View Full Version : Rede mt domestica Wireless

Rob-Zombie
03-06-2004, 02:36
Antes de começar é só para avisar que andei no search mas não fiquei lá mt esclarecido por isso cá vai.

A minha situação é bastante simples, cable modem, router wireless , portatil e pc.
Instalei tudo hoje e de forma muito simples , liguei o router , nas configuraçoes selecionei só as opçoes do ip e mais nada fiz. Riniciei as maquinas e pimba tudo a funcionar bem. As minhas duvidas são as seguintes:

O que fazer para que apenas estes 2 computadores possam aceder ao router? (não va alguem vir para o meu jardim gamar.me o sinal :lol: )

Desliguei a firewall que tinha no pc (blackice) disseram-me que por ter router ja estava seguro , é verdade não tenho que me preocupar?

Quero partilhar todo o meu disco tanto do portatil como do pc , qual a melhor maneira de o fazer? e certeficar-me que so quem ta na rede pode aceder a essas partilhas ?

Queria tambem saber o que tenho que fazer para que apenas o utilizador xxx do portatil possa aceder as partas partilhadas no pc?

Por ultimo , recomendem-me um bom programa para controlar remotamente o pc apartir do portatil e vice-versa.

Espero não tar a ser mt chatinho hehe , mas sinceramente redes é coisa que nunca percebi muito e tenho algum receio que possa fazer barraca.

kazuza
03-06-2004, 03:50
Por partes:

Encriptação WAP com o maior numero de bits possível, bloqueio ao MAC Address e não fazer BROADCAST de SSID

Se o router tiver firewall e em principio estiver bem configurada, não

Má politica! partilha apenas as pastas que necessitas de aceder remotamente, e em permissões , designa que users e que tipo de acesso podem ter

Respondido no paragrafo anterior

Se localmente, Ambiente de Trabalho remoto. Se do exterior (WAN) Tight VNC sobre SSH

Cumps,

kazuza

Tafinho
03-06-2004, 04:42
bloqueio ao MAC Address

Absolutamente inútil.

kazuza
03-06-2004, 04:57
Referes-te a spoofing, tafinho?

Sugere-se TUDO o que aumente a segurança na rede, seja mais ou menos eficaz...

Alguns script kiddies já ficam pelo caminho, podes ter a certeza ...

Tafinho
03-06-2004, 14:10
Referes-te a spoofing, tafinho?

Sugere-se TUDO o que aumente a segurança na rede, seja mais ou menos eficaz...

Isso não aumenta a segurança na rede...

"There's no security throuh obscurity"

chight
03-06-2004, 20:20
Eu concordo com o Kazuza... lá por haver maneiras de arrombar uma porta, nao vais passar a ter a tua casa sem porta só pq ela é derrubável.

é mais ou menos isso...

Tafinho
03-06-2004, 20:55
Eu concordo com o Kazuza... lá por haver maneiras de arrombar uma porta, nao vais passar a ter a tua casa sem porta só pq ela é derrubável.

Sem dúvida...

Agora, aquilo não vai aumentar a segurança caso tenhas o WEP activado.

Rob-Zombie
04-06-2004, 12:46
Bem , hoje finalmente vou poder dedicar algum tempinho ao pc. Não estou propriamente familiarizado com os termos que ai falaram mas vou agarrar aqui nos livrinhos de instruções e no google para tentar descobrir essas coisa hehe
obg pela ajuda ;)

WarLock
04-06-2004, 20:07
faz tudo o que foi descrito aqui que ja fica bem bom, ja ninguem se vai dar ao trabalho de ter partir isso.

como sabemos as rede wireless ainda tem alguns problemazinhos eu o que recomendo mas e necessario algum know how, nao efectuar o broadcast do ssid e restrição por mac address, e nao usar wep, usar ipsec para dentro da lan, algo a concentrar tuneis vpn na rede wireless, uma firewall um server a correr algo apropriado, etc.

Rob-Zombie
04-06-2004, 20:55
Operação concluida com sucesso! Consegui fazer tudo o que o kazuza recomendou! :D Mais uma vez obrigado

greven
09-05-2005, 00:13
Desculpem estar a desenterrar isto... mas tenho um problema semelhante e não quis estar a criar outra thread.

Tenho um router ASUS WL-500 WIFI, desktop, Laptop com wif integrado.

Tenho tudo a funcar nas horas em termos de acesso à net, segurança, etc, etc.

Agora queria partilhar algumas pastas entre os dois PC's.

Corri o Network Wizard, mas quando corro no portátil, o gajo diz que o meu LAN está desligado e se calhar não deve detectar que tenho wifi... :( Só sei que os PC's não aparecem no workgroup, respectivamente). Tenho o mesmo user name em ambos e password. :(

Relp... Ou algum link assim tipo guia para configurar isto? Andei À procura no Google mas não encotnrei nada, já tive uma página muito fixe com tutorials sobre redes, mas já perdi isso há uns tempos.

Sorry por melgar.

EDIT -

O IP do meu router é: 192.168.1.1

Desktop : 192.168.1.2
Laptop : 192.168.1.3

Não seria normal se fizesse PING 192.168.1.3
no meu desktop que aparecesse resposta? Aparece connection timed out! :|

kazuza
09-05-2005, 00:29
Vê nas stickies > http://www.techzonept.com/showthread.php?t=36499 ;)

greven
09-05-2005, 02:07
Era a firewall.... argh. Mas já resolvi o caso. :P Thx.