View Full Version : Como ligar 20 pc's...
Boas pessoal..
Queria perguntar como se pode ligar 20 pc's a net estilo ciber-cafe,qual é a melhor maneira de fazer isso e a mais fiavel :) :)
Obrigado :001:
Um switch com 20 portas, digo eu :) ou então mais batato, um hub de 20 portas :D
Mas +e melhor especificar qual o objectivo.
Lan caseira e no fim desmontar ou mesmo cyber cafe.
Hummmm :rolleyes: Estava a pensar mais num cyber-cafe..... :004:
Gateway de internet Linux , e switch aonde ligam as 20 workstations e o(s) servidor(es) ...
bom uma coisa minimamente profissional e assim:
fala com a ptprime, como e para uma empresa pedes um link adsl da webside (ligação empresarial nao tem limites de trafego)recomendo 1 megabit, como nao vais ter serviços espostos a net recomendo que peças a ligação com 1 ip dinamico normalissimo.
depois um router, pode ser um Cisco 836 (adsl over rdis) ou um 837 (adsl over pots) este router e uma grande maquina e tem firewall (por software) ja muito boa.
para fazeres a lan pode ser um cisco 2950 de 24 portas normal,
para optimizares os acessos a net a nivel de web etc, recomendo que instales uma proxy, pode ser um squid a correr um linux qualquer ou um ISA Server sobre 2003 Server.
e ta feito.
depois um router, pode ser um Cisco 836 (adsl over rdis) ou um 837 (adsl over pots) este router e uma grande maquina e tem firewall (por software) ja muito boa.
para optimizares os acessos a net a nivel de web etc, recomendo que instales uma proxy, pode ser um squid a correr um linux qualquer ou um ISA Server sobre 2003 Server..
Para quê o cisco se ele tem de ser a maquina linux com o squid...? Redundância da firewall num cyber...?
Caching, optimização do link o squid so la esta para caching.
na verdade se nao tiver maquinas espostas nem da firewall precisa pois tudo o trafego proveniente do exterior que nao esteja na tabela de nat dinamica bate na trave, mas uma firewallzita principalmente uma statefull que e o caso nao faz mal ter so ajuda.
Caching, optimização do link o squid so la esta para caching.
... e content filter, e privoxy, etc etc...
Nem empresas incorporam soluções Cisco, quanto mais um simples cyber caffer ....
"Nem empresas incorporam soluções Cisco"
man es maluco :)
mas tb e verdade que quem nao tem dinheiro nao tem vicios.
ha muita mesmo muita empresa com cisco em portugal, e algumas nao muitas infelizmente com o desenho da rede e implementação pelo warlock
a poix e !!
:)
Bem ,ja começo a entender mais as coisas :)
Agora.....não me dou muito bem com o linux (ainda não tive tempo para trabalhar com mais afinco com ele) todas as soluçoes que me falam servem da mesma maneira para o windows certo? :rolleyes:
Mais alguem tem mais soluções, ou queira dar mais uma (ajuda) para eu ficar defenitivamente a entender como a coisa funga...??
Thanks!!
exacto tb fazes isto com windows
2003 server
e ISA Server da Microsoft, instalas com a opção so para caching e esta a andar.
Boas pessoal..
Queria perguntar como se pode ligar 20 pc's a net estilo ciber-cafe,qual é a melhor maneira de fazer isso e a mais fiavel :) :)
Obrigado :001:
Cyber -Café????? :-D
Já tens Sócio ó Cromo??? :D
Um switch com 20 portas, digo eu :) ou então mais batato, um hub de 20 portas :D
Mas +e melhor especificar qual o objectivo.
Lan caseira e no fim desmontar ou mesmo cyber cafe.
Boas.
Chip nesta situação nada como um switch.
Se for para ficar numa instalação por um ano ou mais então nada melhor
que ter um pequeno bastidor e uma rede estruturada, assim elimina risco tanto para o equipamento como para os dados em circulação na rede.
Necessitas de um Servidor, Switch, Pc's, etc, muita coisa.
Aqui não vamos aplicar tecnologia CISCO, sai uma fortuna e eu que o diga,
mas uma coisa é certa, CISCO é CISCO e uma prova é que fiz uma encomenda
recente e ainda não tenho porque a CISCO não tem em Stock.
Caricas se necessitares de algo como um plano destes, fala comigo. :)
Já agora passa pelo site da BlackBox, eles têm equipamentos para tudo e
desenhos que podes ver e tirar ideias.
Um grande abraço.
Cyber -Café?????
Já tens Sócio ó Cromo???
Ja ! Tambem keres :P :P :P depois nos falamos!!!!! ;)
"Nem empresas incorporam soluções Cisco"
man es maluco :)
mas tb e verdade que quem nao tem dinheiro nao tem vicios.
ha muita mesmo muita empresa com cisco em portugal, e algumas nao muitas infelizmente com o desenho da rede e implementação pelo warlock
a poix e !!
:)
Acreditabas se eu te dissesse q eu tenho aqui um router cisco encostado?
|
|