View Full Version : Firmware capaz de transformar o gravador NEC 2500A a NEC 2510A dual layer!!
Uma noticia fabulosa, sobretudo se tivermos em conta o preço a que actualmente se pode adquirir os NEC 2500A, que ronda os 100 euros!!
:009:
http://www.cdrinfo.com/forum/tm.asp?m=66772&mpage=1&key=%F0%90%93%94
http://tdb.rpc1.org/firmware/2510A.ZIP
Oh.... é desta que vou comprar um NEC! :D Thx mate.
Atenção que ainda não se sabe muito bem se ele grava bem em DL...
Mesmo em SL não se tem bem certezas...
Ainda está tudo muito verde.
Eu pessoalmente espero que a coisa resulte, uma vez que eu tenho um NEC 2500A, mas para quem está a pensar comprar, se calhar é melhor esperar por mais alguns testes...
Já tinha postado na thread do Lite On.
Black_Gamer 13-05-2004, 18:43 Bem, parece me k vou comprar um gravador de dvd's! :D
(1st post :D)
Sorte vossa :rolleyes: Ninguem sabe se o Plextor 708a grava Dl?
Estou para ver a fiabilidade dessa firmware, duvido que tenha sucesso a 100%, isto pk gravar am DL significa uma calibraçao diferente do laser.
O 708 e segundo sei, tb ira ter uma firm destas, mas a plextor ainda nao se descoseu.
Se vai ter espera-se um pouco, n é preciso trocar :D
Mesmo que venha a nao ter, por mim nao me interessa, quando sairem vou comprar um de raiz, alem de esperar por resultados e testes.
Black_Gamer 13-05-2004, 23:23 Já agora, kuando alguém decidir testar esta firmware, que poste aki os resultados, pois tou mesmo interessado em comprar um gravador de DVD's e se este conseguisse realmente gravar DL de uma forma eficiente era ja este k comprava. Thanks ;)
O problema é não haver DL media, logo testar só mesmo para quem é insider na indústria.
Parece que o firmware grava bem em SL, pelo menos grava +/- como o 1.07, apesar de já tar nas mãos do Herrie e portanto vai ser tweakado para funcionar melhor.
Cheira-me que vou buscar um destes.
MarcoWWE 14-05-2004, 03:10 E para o Pioneer 107D nao ha nada? :confused:
E para o Pioneer 107D nao ha nada? :confused:
Há a firmware 1.13 patched, em que gravas todos os DVDs a 8X, algo que os NEC, por falta de qualidade ou adeptos, não tem. Comprem é um barato e que grave DVDs sem dar problemas, pensar na questão se vai gravar DL é uma treta pegada..... Eu fui um dos tristes contemplados com um sony dual 4X quando os DVDs de 4X eram uma miragem... NEC foi a mesma treta, foram só chatices quando quisemos gravar a 4X. Aprendam com a experiência dos outros... comprem bom e barato, tendo em vista não as especificações mas se faz o trabalho bem feito. :rolleyes:
SilveRRIng 14-05-2004, 09:48 Há a firmware 1.13 patched, em que gravas todos os DVDs a 8X, algo que os NEC, por falta de qualidade ou adeptos, não tem. Comprem é um barato e que grave DVDs sem dar problemas, pensar na questão se vai gravar DL é uma treta pegada..... Eu fui um dos tristes contemplados com um sony dual 4X quando os DVDs de 4X eram uma miragem... NEC foi a mesma treta, foram só chatices quando quisemos gravar a 4X. Aprendam com a experiência dos outros... comprem bom e barato, tendo em vista não as especificações mas se faz o trabalho bem feito. :rolleyes:
O NEC 2500A grava a 8x em -R e +R com firmwares hackadas também. Dá boas perspectivas de vir poder a gravar DL, dados os testes de qualidade que já fez e tem uma verdadeira legião de seguidores. DL só irá render quando houver Media com fartura e se queiram "backups originais" porque em termos de velocidade de gravação é mais rápido fazê-lo em 2 SL. Isto, claro, se os preços acompanharem.
O NEC 2500A grava a 8x em -R e +R com firmwares hackadas também. Dá boas perspectivas de vir poder a gravar DL, dados os testes de qualidade que já fez e tem uma verdadeira legião de seguidores. DL só irá render quando houver Media com fartura e se queiram "backups originais" porque em termos de velocidade de gravação é mais rápido fazê-lo em 2 SL. Isto, claro, se os preços acompanharem.
Mas qual é o interesse de hackar a firmware???
Eu tenho um NEC 2500A com a firmware de origem, e gravo os dvd's da Intenso ( -R que custam 0,99 euros e têm indicação 1-4x) a 8X sem qualquer problema...
SilveRRIng 14-05-2004, 11:12 Mas qual é o interesse de hackar a firmware???
Eu tenho um NEC 2500A com a firmware de origem, e gravo os dvd's da Intenso ( -R que custam 0,99 euros e têm indicação 1-4x) a 8X sem qualquer problema...
Para te responder a isso o melhor será visitares o site: www.cdfreaks.com e veres o fórum onde se discute as firmwares hackadas para este DVD Recorder. Parece-me que aumentam consideravelmente o suporte para gravação num maior número de "medias" que caso contrário não se conseguiria a 8x.
Um amigo meu só conseguiu gravar Princos 4x a 8x quando usou uma dessas firmwares (a Beta 7, salvo erro). Se calhar o NEC "vê" esses Intenso como graváveis a 8x, é o mais certo.
Uma noticia fabulosa, sobretudo se tivermos em conta o preço a que actualmente se pode adquirir os NEC 2500A, que ronda os 100 euros!!
:009:
http://www.cdrinfo.com/forum/tm.asp?m=66772&mpage=1&key=%F0%90%93%94
http://tdb.rpc1.org/firmware/2510A.ZIP
Adoro estas Noticias....
Já alguem testou .. é que tenho tannnnnntas dúvidas...
Qualquer dia sai um firmware para um Gravador original (4x) que grava DL, a 16x e tira bicas.... tudo por 56€ ..
Testem lá isso ...
O problema é não haver DL media, logo testar só mesmo para quem é insider na indústria.
Sempre a mesma pergunta, sempre a mesma resposta.
n é por nada mas ... I told ya :x2: :009:
NEC rox
@cdrinfo
Mitsubishi Chemicals announced that the first DVD+R DL media will be available in the Japanese market end of May. Codenamed "DTR85N1", the discs are expected to cost approximately 1,500 Yen (EUR 11,50).
Muito xulado durante os proximos meses, e claro 45min pra gravar 1 DVD DL :puke: , demoro 18min a gravar 2 DVD SL no meu, por isso é pra eskecer ate ao DL 4x.
So lah para o natal :016:
(claro k nessa altura jah andam ai os Blue ray e HD-DVD :cool:)
e drives dvd para ler o DL? sem ser a drive que grava.. ehe
e drives dvd para ler o DL? sem ser a drive que grava.. ehe
?!?!?!?
DL e compativel com qq drive de pc ou de sala ... nao percebo a tua duvida.
SilveRRIng 14-05-2004, 15:08 e drives dvd para ler o DL? sem ser a drive que grava.. ehe
Os media dos filmes não são já DL, com 9,4GB? Estes são lidos em qq drive, sala ou PC, não é? Se estiver enganado corrijam-me.
Os media dos filmes não são já DL, com 9,4GB? Estes são lidos em qq drive, sala ou PC, não é? Se estiver enganado corrijam-me.
Sure .. dai a minha resposta mais acima.
refiro-me a DVD+R DL que no dvdinfo pro ainda nao vi nenhuma drive que suporte a leitura
DVD+R DL ou -R o ke interessa e que sao DL, logo sao compativeis com todas as drives, quer pc quer home cinema.
Tinha um artigo sobre isso, mas perdi-lho o rasto entrementes.
Sim tens razão, é pena é não ser em todos os DVDs e pior é que eu recentemente fiz um teste (gravar a 8X em DVDs de 4X) podes ver AQUI (http://coversdvd.quickhoster.com/forum/viewtopic.php?t=335) esse teste que eu fiz e no qual verifiquei tb a qualidade das gravações com o Kprobe num gravador liteon. Tira as tuas conclusões, porque sinseramente, tenho visto testes com o pioneer (www.dvdrecordable.com ou net nem sei) com uns Bulpak e ficavam 5 estrelas... agora do NEC..... ah, e o Nec1300A tinha n seguidores e nunca acertaram com a compatibilidade, visto que continua a dar problemas.... Foi só isso que quiz mencionar.
Quanto á questão se vão dar para ler ou não DL, bem.... é um pouco cedo falar sobre isso, porque li algures que certas drives (gravadores e afins) colocam nas caracteristicas a capacidade para tal.... o meu leitor de sala Sony, não lê CDs gravados (diz que lê SVCD e afins) não menciona nada acerca de DVDs, mas a verdade é que come todos.
DVD+R DL ou -R o ke interessa e que sao DL, logo sao compativeis com todas as drives, quer pc quer home cinema.
Discordo... DVD +R ou -R não deixa de ser DVD, no entanto, Denver 15* (por exemplo) não come +R :016:
Denver? Mas isso e dvd? :joker:
Estava-me a referir ao facto do DL .. nao das normas de dvd. Nao interessa se e + ou - DL, todas as drives presentes que leem DL dos filmes estao habilitadas a ler os DL que ai veem a nivel de gravaçao.
Discordo... DVD +R ou -R não deixa de ser DVD, no entanto, Denver 15* (por exemplo) não come +R :016:
Experimenta alterar o "booktype" para DVD-ROM antes de gravar (se a tua drive suportar isso) e vais ver se ele come ou não. ;)
Tenho aqui 2 leitores DVD de sala. Um mais recente, que embora tenha custado "vinte e cinco tostões" engole tudo e mais alguma coisa. Outro mais antigo, Mustek, com uns 2 anos, não lê +R nem +RW ou -RW. Parece que só lê -R e DVD-ROM, claro. Mas isto só tem a ver com o reconhecimento inicial do disco, ou seja se eu gravar um +R e lhe alterar o "booktype" para DVD-ROM, então o Mustek já lhe pega sem problemas.
Sobre o DL ser reconhecido ou não pelas drives de PC ou de sala existentes. Segundo a Philips, existirá uma elevada compatibilidade. Não são esperados grandes problemas a esse nível. Outra coisa poderão ser os problemas de qualidade dos discos ou até dos gravadores a gravar DL. Esperemos até a coisa acalmar, começarem a ser fornecidos discos DL a preços interessantes e depois logo se vê. Até lá não são mais do que discussões académicas e quem disser peremptoriamente o que quer que seja poderá vir a enganar-se.
Não é bem assim, e segundo tenho andado a ler, poderá haver alguns problemas em alguns equipamentos lerem os DVD+R DL. Não se esqueçam que os discos DL que já existem são prensados e não queimados. Há algumas diferenças...
Uma coisa é certa, só o tempo o dirá
edit: vejam a review do Plextor 712A DVD-/+R Drive no http://www.anandtech.com/storage/showdoc.html?i=2052
Interestingly enough, DVD+R9 does not show up for read capabilities. When we put some of our burned DVD+R9 media inside the drive, the drive would not recognize our disc. :003:
Morpheus 17-05-2004, 14:46 n esperem preços mto baixos nos dvd's de 8,5 gb ... segundo o que li em vários foruns o preço vai ser por volta dos 30 e tal euros cada... no inicio claro ...
@cdrinfo
Muito xulado durante os proximos meses, e claro 45min pra gravar 1 DVD DL :puke: , demoro 18min a gravar 2 DVD SL no meu, por isso é pra eskecer ate ao DL 4x.
Não esquecer que, se o uso que se dá ao DVD é para gravar cópias de segurança então não é assim tão simples pegar num DVD-ROM e partir em dois e gravar. Ou melhor, mesmo que seja simples leva tempo. Outra hipótese, mais normal é pegar num filme original e reduzir o tamanho ficando em condições de copiar para 1 só DVD gravável. Ora esse processo leva o seu tempo, além de causar alguma, ainda que ligeira perda de qualidade.
Somando tudo isto, não sei sei o tempo que leva a gravar um DVD original directo para um DVD DL é assim tanto como isso... Além de ser muito mais simples: copiar DVD para DVD e já está.
(claro k nessa altura jah andam ai os Blue ray e HD-DVD :cool:)
Podem vir esses novos formatos mas:
- preços?
- disponibilidade?
- compatibilidade com equipamentos existentes?
Ou será que agora vamos todos deitar fora os gravadores e leitores de mesa que funcionam na maior e comprar os lindos e caros Blue Ray e HD-DVD? Não me parece. Com os preços extremamente acessíveis dos leitores de mesa, com o preço dos gravadores de mesa a baixar (ainda estão caros), com o preço dos gravadores para PC a caiiiiiiir e com o preços dos discos graváveis a rastejar o formato DVD ainda estará aí para durar durante muito, muito tempo.
n esperem preços mto baixos nos dvd's de 8,5 gb ... segundo o que li em vários foruns o preço vai ser por volta dos 30 e tal euros cada... no inicio claro ...
Segundo notícia recente, os primeiros discos da MCC vão chegar às lojas no Japão a 11 Euros. Não é assim tão caro com se temia ainda para mais uma tecnologia nova e onde ainda não há concorrência. Além disso os Verbatim (penso que seja esta marca que a MCC vai usar para os discos DL) não são os discos mais baratos mesmo em SL.
http://www.cdfreaks.com/news/9714
NEC warns users not to apply ND-2510A Firmware to ND-2500A drives
On the Internet there is currently a Firmware version floating around that ought to change the usual 8x DVD burner ND-2500A to an ND-2510A that is able to write double layer media. According to NEC this Firmware does not work on the ND-2500A because some adjustments have to be made during the manufacturing process that cannot be applied later.
Because of this it will be impossible to let the ND-2500A write DVD+R DL only by upgrading the Firmware. Even if this will succeed in single cases, the danger of getting coasters is very high and the DL-recordables will have error ammounts beyond the specification
Ainda n ha testes suficientes, lah pk deu 1 teste n ker dizer nada, ha k fazer testes com várias medias (o k n existe neste momento) e verificar a qualidade de gravação.
A k ter calma, so dps desses testes todos é k se pode afirmar se a drive fica igual a 2510A ou n.
Pk tb ha k ter sorte com a drive, a maior parte n deverá dar para DL.
A n ser k keiram gravar 1 em cada 10 tentativas :rolleyes:
Sabem se irá sair algum DVD-RW DL com interface SATA ??
|
|