Ah porra para os Samsungs -_-

Neojag

Power Member
Acabado de formatar a máquina (windows 2000 SP4 / última bios da Asus que detecta o disco correctamente como 160Gb), criei as partições do Samsung SP1604N no Gdisk (2 de 60Gb e uma de ~40). O disk management do windows, que reconhecia o disco como tendo de capacidade 128Gb antes de estar particionado, reconhece estas três partições.

No entanto, já dentro do windows, não consigo formatar nenhuma destas partições, o gajo simplesmente queixa-se que não consegue acabar a formatação. Vou tentar formatá-las mais tarde com o format clássico da disquete de arranque do WinME, mas estou com receio que aconteça o mesmo da última vez com um disco igual a este: da primeira vez desapareceram todas as partições e respectivo conteúdo, e da segunda um das partições ficou fazia e sem estar formatada.

Que acham que faça?
Obrigado ;)
 
Será k n podes pôr o Windows XP? É k a meu ver, n compensa pelas chatices k poupas com o XP, além de não precisar de tantos updates, parece-me ser mais compatível de uma forma geral, e tão ou mais rápido até, em certos casos... Espero n estar a dizer nenhuma bacorada, mas houve aki uma altura em k andava com a mania do Windows 2000 SP4, mas dps só me deu chatices por causa de incompatibilidades...
 
Tenho XP na outra máquina, e de qualquer forma sou mais apologista do Win2k SP4 ;) Simplesmente não gosto mesmo nada do XP, todos temos direito às nossas manias :D

Quanto a problemas de incompatibilidade com o Win2k nunca tive nenhum de maior (tirando as *****s habituais do uindoze às vezes :D).
 
A minha ideia de "mai lindo" não é barras verdes, janelas azuis, botões vermelhos, e ***** a torto e a direito :D Mas obrigado de qualquer forma ;)

Mais alguém por favor?
 
Experimenta ligar o disco à outra maquina onde tens o XP elimina todas as partições e cria novas e formata-as.

Já agora estás a formatar em Ntfs ou fat 32 ? E sabes que dentro do XP e do Win 2000 só consegues criar partições de fat 32 com o tamanho máximo de 32Gb ? Com uma disquete de arranque do 98SE já criei uma partição de 60Gb em fat 32 ...nunca experimentei criar maiores mas pode ser que dê. Não tenho a certeza se a disquete de arranque do ME e do 98SE tem as mesmas caracteristicas por isso também podes experimentar fazer isso.

Depois diz o resultado ;)
 
Última edição:
WhiteTiger disse:
E sabes que dentro do XP e do Win 2000 só consegues criar partições de fat 32 com o tamanho máximo de 32Gb ?

Nem ele, nem tu, nem ninguém...

O tamanho máximo do FAT32 é 17 Terabytes, que no XP quer no win2000.
 
Tafinho disse:
Nem ele, nem tu, nem ninguém...

O tamanho máximo do FAT32 é 17 Terabytes, que no XP quer no win2000.

Esse valor não parece estar correcto quanto ao tamanho de partição máxima que podes ter em fat32 é aproximadamente de 8 trrabytes.
Quanto ao ntfs:
In theory, the maximum NTFS volume size is 264 clusters minus 1 cluster. However, the maximum NTFS volume size as implemented in Windows XP Professional is 232 clusters minus 1 cluster. For example, using 64-KB clusters, the maximum NTFS volume size is 256 terabytes minus 64 KB. Using the default cluster size of 4 KB, the maximum NTFS volume size is 16 terabytes minus 4 KB.
Eu não estou a dizer que não podes usar partições maiores que 32GB, não consegues ( ou conseguias ...se já mudou ) formatar partições com mais de 32GB em fat32 com as ferramentas que o SO tem ...só se for através de um outro programa como por exemplo o Partition Magic ... ou então usando o método que eu indiquei - boot disk Win 98SE

Limitations of the FAT32 File System in Windows XP

Mesmo artigo para Windows 2000 ( link está no outro artigo ... )

Limitations of FAT32 File System: Windows 2000

Outro link com info sobre filesystems ( ver em Part II Desktop Management )

http://www.microsoft.com/resources/...Windows/XP/all/reskit/en-us/prkc_fil_tdrn.asp
 
Última edição:
WhiteTiger disse:
Esse valor não parece estar correcto quanto ao tamanho de partição máxima que podes ter em fat32 é aproximadamente de 8 trrabytes.

Sim, aquele valor era um valor teorico, se a M$ tivesse feito as coisas bem. 8 TB não me parece muito afastado no entanto...

Quanto à questão, convém ter em conta o que a M$ diz sobre isso
but you cannot create a FAT32 volume larger than 32 GB by using the Format tool during Setup

Só durante a instalação é que não se conseguem partições maiores que os 32GB, tirando isso estão à vontade para as criar.

E depois tem isto:
Another option is to start from a Microsoft Windows 98 or Microsoft Windows Millennium Edition (Me) Startup disk and use the Format tool included on the disk.

Sem comentários...
 
Tafinho disse:
Quanto à questão, convém ter em conta o que a M$ diz sobre isso


Só durante a instalação é que não se conseguem partições maiores que os 32GB, tirando isso estão à vontade para as criar.

E depois tem isto:

Another option is to start from a Microsoft Windows 98 or Microsoft Windows Millennium Edition (Me) Startup disk and use the Format tool included on the disk.

Sem comentários...

Já tinha referido que podes usar uma disquete de arranque do 98SE ( não mencionei a do ME porque nunca usei .

Além disso não é só durante a instalação que não podes formatar partições iguais ou superiores a 32GB em Fat32, também não consegues faze-lo usando as ferramentas nativas do XP ( Disk Management ) .....

Ou não leste o meu post ou não percebeste ..... no comments !?
 
WhiteTiger disse:
Além disso não é só durante a instalação que não podes formatar partições iguais ou superiores a 32GB em Fat32, também não consegues faze-lo usando as ferramentas nativas do XP ( Disk Management ) .....

Eu posso... já fiz, pelo menos até aos 80GB nunca tive problemas no XP.

Lendo a documentação do MSDN torna as coisas muito claras:

Para o windows 2000:

You cannot format a volume larger than 32 GB in size using the FAT32 file system in Windows 2000. The Windows 2000 FastFAT driver can mount and support volumes larger than 32 GB that use the FAT32 file system (subject to the other limits), but you cannot create one using the Format tool. This behavior is by design. If you need to create a volume larger than 32 GB, use the NTFS file system instead.

http://support.microsoft.com/default.aspx?kbid=184006

Para o XP:

You cannot format a volume larger than 32 gigabytes (GB) in size using the FAT32 file system during the Windows XP installation process. Windows XP can mount and support FAT32 volumes larger than 32 GB (subject to the other limits), but you cannot create a FAT32 volume larger than 32 GB by using the Format tool during Setup.

http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;EN-US;314463

O que é diferente daquilo que está explicíto para o win2k.
Mais explicitamente, segundo aquilo acima:

FAT32 supports drives up to 2 terabytes in size.

(para o winXP)

http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;EN-US;310525
 
Última edição:
gdisk 1 /cre /pri /sz:50P /for /q

Executa isto duas vezes que o SO já não te chateia mais...
Podes é depois convertê-las para NTFS usando:
convert X: /fs:ntfs

Onde X é a letra da unidade

Podes fazer tudo com o gdisk, sem sequer precisares do diskmgmt do SO ...

Para mais info:

gdisk /?

Para finalizar a confusão que para aí vai:

2000 e XP , nem com todos os updates até este minuto, CRIAM partições FAT32 maiores que 32Gb. PONTO FINAL!

Se quiserem criar partições FAT32 maiores que 32Gb, criem-nas e formatem-nas em DOS...
 
Última edição:
Obrigado pelas respostas :)

Eu queria deixar as partições deste disco em Fat32 para mais tarde poder montar e ler/escrever decentemente em linux. Formatá-las em DOS quer com o gdisk ou com o format clássico em fat32 não me vai trazer problemas do género dos últimos certo?

Uma coisa que estou tentado a fazer é usar apenas os 128Gb que o windows detecta e fazer as partições com o Disk Management... Se bem que seja um gasto imbecil, talvez assim evite chatices de partições perdidas e afins não?
 
kazuza disse:
Para finalizar a confusão que para aí vai:

2000 e XP , nem com todos os updates até este minuto, CRIAM partições FAT32 maiores que 32Gb. PONTO FINAL!

Se quiserem criar partições FAT32 maiores que 32Gb, criem-nas e formatem-nas em DOS...

Para mim nunca houve confusão pois foi o que eu disse desde o principio.
Sempre numa boa estou aqui para aprender e partilhar o pouco que eu eventualmente sei :P
 
Neojag disse:
Obrigado pelas respostas :)
Uma coisa que estou tentado a fazer é usar apenas os 128Gb que o windows detecta e fazer as partições com o Disk Management... Se bem que seja um gasto imbecil, talvez assim evite chatices de partições perdidas e afins não?

Com o gdisk ou o format da M$, se feito em DOS, nunca terás probs com as partições FAT32, seja de que tamanho forem (mesmo que seja uma a ocupar a totalidade do disco), e tanto o 2k como o XP suportam-nas completamente, simplesmente não as criam.

A ferramenta que uso geralmente para esse fim é o gdisk ;)
 
Back
Topo