View Full Version : VIA K8T800 PRO: PCI/AGP Lock and 1000 HyperTransport for Athlon 64
microcris 06-05-2004, 17:19 VIA finally adds PCI/AGP lock to a PRO version of the K8T800. The K8T800 PRO is also VIA's first chipset with 1000 HyperTransport. While this version is launching on Socket 940, it is the same chipset that we will see next month on Socket 939.
http://www.anandtech.com/chipsets/showdoc.html?i=2046
Aqui está a parte(s) mais interessante(s):
VIA will price the new PRO chipset version exactly the same as the previous non-PRO version. This means that you will quickly see the K8T800 PRO replace the K8T800 in every Athlon 64 configuration - Socket 754, Socket 940, and the new Socket 939. The chipset will be the same in all configurations, meaning 1000 HT and PCI/AGP lock will soon be available even in Socket 754 boards for current Athlon 64 chips that are based on the K8T800 PRO chipset.
Mesmo preço das K8T800
AGP/PCI lock presente (tal como mensionei noutros tópicos!)
Performance concerteza será excelente! Já as actuais K8T800 são excelentes!
Ai ai lá se vai o dinheiro para uma aqui pra mim! :007:
Aqui no 3000+ vai ser pra passar os 312mhz fsb (o disco começa a marar apartir daí!)...
Venham elas!
SilveRRIng 06-05-2004, 17:34 A unica coisa que falta acrescentar aí era aparecerem boards com AGP e PCI Express x16, para fazer uma transição suave e não obrigar a trocar de board mais tarde por causa da gráfica ou ter de comprar gráfica já por causa da board. Vamos lá ver...
Lasac, o AGP/PCI lock na nova abit nem seker esta presente e nao ha configuraçao possivel na bios .. algo anda a escapar ou à abit ou a via.
Check here (http://forums.overclockers.co.uk/showthread.php?threadid=17217461)
Lasac, o AGP/PCI lock na nova abit nem seker esta presente e nao ha configuraçao possivel na bios .. algo anda a escapar ou à abit ou a via.
Check here (http://forums.overclockers.co.uk/showthread.php?threadid=17217461)
Estranho.....
mas que vai ter agp/pci lock não há dúvida, agora porquê é que nessa abit não estava dísponivel é que é estranho.
Mais estranho é haver um tipo que ninguém conhece com uma board dessas e ainda não ter visto nenhuma review num site de hardware.
A ser verdade essa review, as voltagens são muito boas.
Quando sair para o mercado, vou comprar uma que tenha agp/pci lock, como é obvio.
A unica coisa que falta acrescentar aí era aparecerem boards com AGP e PCI Express x16, para fazer uma transição suave e não obrigar a trocar de board mais tarde por causa da gráfica ou ter de comprar gráfica já por causa da board. Vamos lá ver...
Isso realmente dava muito jeito, e já agora 2 slots para DDR2. Assim ficávamos com tudo :D
A board esta a venda na overclockers.co.uk ha ja uma semana +-.
A board esta a venda na overclockers.co.uk ha ja uma semana +-.
Peço desculpa, não sabia.
Mas pelos vistos há qualquer coisa de errado com a abit :rolleyes:
A L E L U I A
FInalmente um chipset pra por os A64 on fire...
Venham eles! :x2: :x2: :x2: :x2:
[z
SilveRRIng 06-05-2004, 22:08 Apostava o tomate esquerdo em como os locks e o multiplicador vão ficar disponiveis com uma BIOS nova, mais tarde ou mais cedo. Essa BIOS deve ser em tudo idêntica às K8V normais. :P
Apostava o tomate esquerdo em como os locks e o multiplicador vão ficar disponiveis com uma BIOS nova, mais tarde ou mais cedo. Essa BIOS deve ser em tudo idêntica às K8V normais. :P
Eu não apostava tanto... meu rico tomate! :D
De qualquer maneira, as boards com o NF250Gb estão-me a parecer muito mais apelativas que as com o K8T800 Pro... e já agora está previsto algum CPU s754 com o HT @ 1Ghz?! :confused:
Sinseramente ando para comprar board para A64, ando mesmo de todo, agora com a saida do novo da VIA e o novo nforce 3 250 n sei qual escolher, existe algum comparativo entre as duas?
Eu cá esperava era pela Asus K8N-E DLX... parece ser uma excelente aposta! :)
Concordo .. deve ser mas melhorzitas ke ai veem.
Eu cá esperava era pela Asus K8N-E DLX... parece ser uma excelente aposta! :)
A asus está bastante feia... aquele amarelinho mete nojo... :puke:
gosto bastante da MSI e da GigaByte, mas acho que todas elas tem um defeito... porque é que decidiram por as portas SATA ao pé da slot AGP... não vejo logica nenhuma nisto... :rolleyes:
aqui ficam umas pics
asus
http://www.asus.com/products/mb/socket754/k8n-e_d/k8n-e_d_l.jpg
gigabyte
http://www.legionhardware.com/Pics/Gigabyte_K8NSNXP/Image_00.jpg
msi
http://www.hardocp.com/images/articles/1082350875lk8SrXrQq3_1_4_l.jpg
Quanto ao desempenho das duas... é ela por ela, afinal de contas o K8T800 Pro apenas possui AGP/PCI Lock e suporte para HT @ 1Ghz, logo o seu desempenho é semelhante á versão não Pro... Acho que em features, o nF250 tá mais bem servido... cá fico a espera delas... :D
A Asus pode parecer-te feia com o amarelo tipico dela, mas sempre foram assim.
A questão é que à muitos anos que não via um Layout tão bem defenido e limpinho como ela, está espetacular.
Em principio, a minha próxima escolha a nivel de motherboard! :)
ps: gosto de como o socket está na MSI, perfeita para a prometeia!
SilveRRIng 07-05-2004, 01:04 Desde que vi uma board para s939 que tinha AGP e PCI-Express 16x fiquei na esperança q venham a lançar uma assim tambem para 754. Só se me for garantido q isso n vai acontecer é q irei pensar numa destas novas.
Outra coisa q tb curtia era q essa board tivesse Vdimm até 3,2V. Não curto ter q fazer mods, muito menos se não puder ser com "grabbers". Esta abit tem tudo, só falta garantir os locks num update de BIOS, senão vou ficar mono-tomático :P
Quanto ao desempenho das duas... é ela por ela, afinal de contas o K8T800 Pro apenas possui AGP/PCI Lock e suporte para HT @ 1Ghz, logo o seu desempenho é semelhante á versão não Pro... Acho que em features, o nF250 tá mais bem servido... cá fico a espera delas... :D
Quais features?
Edit: Já não falta muito para poder encomendar a ST na aquapc \o/
1 das feature é uma firewall certificada... "NVIDIA firewall certified by ICSA"
http://www.techreport.com/onearticle.x/6678
1 das feature é uma firewall certificada...
Isso parece bom....mais alguma coisa..?
Aqui no 3000+ vai ser pra passar os 312mhz fsb (o disco começa a marar apartir daí!)...
Isso acontece devido a quê?
Quanto ao desempenho das duas... é ela por ela, afinal de contas o K8T800 Pro apenas possui AGP/PCI Lock e suporte para HT @ 1Ghz, logo o seu desempenho é semelhante á versão não Pro... Acho que em features, o nF250 tá mais bem servido... cá fico a espera delas...
Para além disto a largura de banda entre o north e o south aumentou de 500 para 1GHz.
O que é que achas que falta ao k8t800 pro, para te agradar mais?
Sinseramente eu gosto muito da Asus, a cor não me importa muito, o que a minha ja sofreu, agora tá na janela a secar a ver se a água some...
A próxima board que comprar vai ter de durar umas temporadas e nem que tenha de ficar mais caro, queria uma boa escolha e sem soldaduras... (Sou altamente azarado, a garantia é essencial)
']Para além disto a largura de banda entre o north e o south aumentou de 500 para 1GHz.
O que é que achas que falta ao k8t800 pro, para te agradar mais?
o v-link aumentou de 533mhz para 1ghz?! não vi referência a isso em lado algum (de certeza ke ando distraido :rolleyes:), mas de qualquer maneira, pelos testes actuais, o K8T800 Pro até está a ter piores resultados que a versão n-Pro... até agora n vejo motivo nenhum para trocar o meu K8T800 para o Pro, se nem a certeza do AGP/PCI lock temos...
Edit: Estive a procura e não existe qualquer referência ao v-link ter aumentado para 1Ghz... confirma la isso
de qualquer maneira a minha pergunta á qual ninguem me respondeu mantem-se, vão sair, ou vai sair, algum CPU s754 que tire partido do HTT @ 1Ghz?!
o v-link aumentou de 533mhz para 1ghz?! não vi referência a isso em lado algum (de certeza ke ando distraido :rolleyes:), mas de qualquer maneira, pelos testes actuais, o K8T800 Pro até está a ter piores resultados que a versão n-Pro... até agora n vejo motivo nenhum para trocar o meu K8T800 para o Pro, se nem a certeza do AGP/PCI lock temos...
Edit: Estive a procura e não existe qualquer referência ao v-link ter aumentado para 1Ghz... confirma la isso
de qualquer maneira a minha pergunta á qual ninguem me respondeu mantem-se, vão sair, ou vai sair, algum CPU s754 que tire partido do HTT @ 1Ghz?!
http://jonirod.no.sapo.pt/via.gif
O agp/pci lock de certeza que existe, não percebo a tua dúvida.
em relação a sair algum 754 com 1GHz, não sei.
apenas no proprio site da VIA é que é feito referência ao v-link 1000Mb/s, o que é estranho não ter sido reparado nas previews que foram feitas ao chipset...
quanto ao AGP/PCI lock, realmente ele existe nas boards de referência, mas nas que tão a sair para o mercado não o implementam... mas tal como já foi aqui dito, uma actualização de bios poderá resolver.
o cpu s754 @ 1Ghz, realmente não há referência do mesmo em site algum, apenas para s939, dai não estar a ver grande utilizadade nisso... acho que tanto o nF250 e o K8T800 Pro tão ela por ela, mas as funcionalidades de network que o chipset da nVidia possui é que me estão a aliciar...
Epá, cabe às marcas implementarem aquilo que os chips disponibilizam, quer os locks quer o v-link!!
A mim pessoalmente o k8t800pro cativa-me mais que o nforce, mas na realidade não sei nada sobre essas "funcionalidades de network" de que falas, excepto que traz uma firewall.
Quais são as outras funcionalidades?
Edit: A questão do 1GHz de HTT é mais a pensar nos proximos cpu's da amd especialmente com s939. Acho que o 754 nem virá com HTT a 1 GHz, tanto mais que só há-de ir até ao 3700+.
SilveRRIng 08-05-2004, 03:12 A unica coisa q HT a 1Ghz pode significar de bom para nós, no socket 754, é eventualmente uma maior margem para OC, sem ter que baixar tanto o HT para "FSB" mais altos. Mas não faço a menor ideia se é o facto.
Naquele quadro comparativo há uma coisa que me deixou intrigado e que não sei ao que se refere.
Bus Arquitecture: Asynchronous para o Pro e Synchronous para o n-Pro.
A que Bus é que isto se refere e porquê a mudança? Será que vem daqui a razão para a menor performance do Pro ou será mesmo só a maturidade das boards e BIOS?
Penso que seja assíncrono porque podes ter o HTT fixo a 1Ghz, no KT800 apenas podes especificar um multiplicador (4x default), portanto o HTT deve vir independente do bus e portanto assíncrono.
Claro que posso só tar a dizer bosta. Mas também já é tarde...
A unica coisa q HT a 1Ghz pode significar de bom para nós, no socket 754, é eventualmente uma maior margem para OC, sem ter que baixar tanto o HT para "FSB" mais altos. Mas não faço a menor ideia se é o facto.
Naquele quadro comparativo há uma coisa que me deixou intrigado e que não sei ao que se refere.
Bus Arquitecture: Asynchronous para o Pro e Synchronous para o n-Pro.
A que Bus é que isto se refere e porquê a mudança? Será que vem daqui a razão para a menor performance do Pro ou será mesmo só a maturidade das boards e BIOS?
Creio que o limite do HT (LDT) é tb imposto pelo CPU, ou seja mesmo mesmo que a board permita 1GHz, não vamos passar muito dos 800 na mesma.
fdx, então esse BUS não é o agp/pci lock - é por ser assincrono que permite que o bus do pci seja independente.
ou seja o HT funciona de forma assíncrona do bus do agp/pci.
Edit: se isso pode ser a causa de menos desempenho do pro, não sei...,talvez...!
SilveRRIng 02-06-2004, 17:06 "Desenterrei" esta thread para trazer noticias frescas, do Anando, quanto aos locks das VIA K8T800 Pro.
Como alguns fabricantes se têm apercebido, não está fácil de por os locks a funcionar a 100%. Em teoria, vendo a coisa no papel, não se vê razão para o problema, mas algo se passa.
A VIA diz estar em cima do assunto e que resolverá o problema, mas neste momento ainda eles próprios não sabem onde está o problema, segundo contactos entre os engenheiros desta e o Anando.
Este último, com base nisto, para quem é importante os locks, aconselha a compra de boards com chipset nf3-250.
our advice FOR NOW is to buy an nForce3-250 chipset if the PCI/AGP lock is an important feature in your Athlon 64 purchase decision.
Na página a seguir a esta (http://www.anandtech.com/chipsets/showdoc.html?i=2069&p=3) há uma explicação com mais detalhe acerca do funcionamento do bus dos VIA e respectivos locks.
Eu antes estava inclinado para o k8t800pro, mas agora depois de ler algumas reviews não há muitas dúvidas que o nforce3 250Gb é o melhor.
-1GHz HT (LDT)
-firewall
-suporte nativo para sata e pata (ainda não percebi o que é o pata)
-uma treta qualquer para que a giga-lan não seja dependente do bus pci, e desta forma não o sobrecarregar
para além disto, reviews que vi da MSI K8T neo, facilmente atingem os 300MHz de HT sem problema nenhum, e como tem 1GHz de LDT tal como o k8t800pro é tb possivel fazer OC a esse nível :)
o unico inconveniente da MSI é a falta de voltagens no chipset e LDT, daí o melhor ser esperar pela ASUS.
Pata = IDE's normais ... se não tou em erro ... Paralel ATA
Pata = IDE's normais ... se não tou em erro ... Paralel ATA
...se quisermos ligar 2 discos IDE em RAID, nesse caso ficamos sem mais nenhum sitio para ligar os cd-rom's ?
|
|