cusca
30-04-2004, 11:56
Que ghost usar para um só computador com várias partições e que permita realizar cópias de partições inteiras. Pergunto isto pq me parece que o Ghost Corporate é muito pesado e complicado de usar. Obrigada
|
View Full Version : Ghost cusca 30-04-2004, 11:56 Que ghost usar para um só computador com várias partições e que permita realizar cópias de partições inteiras. Pergunto isto pq me parece que o Ghost Corporate é muito pesado e complicado de usar. Obrigada peter alien 30-04-2004, 18:16 Eu utilizo o Ghost 2003 (versão para DOS), é um prog que "ainda" cabe numa disquete. Esta última versão para além de copiar partições FAT32 permite ainda copiar partições NTFS e penso que também EXT3 (Linux). Até hoje tudo correu ás mil maravilhas :) :) :) Se quiseres copiar só partições FAT32, então as versões 2002 ou 2001 ( ou v6.5) servem perfeitamente. Ah... já agora o Norton Ghost tráz muitos utilitários, este que eu referi é apenas um deles, o nome dele é GHOSTPE.EXE, e é um utilitário que corre em DOS. kazuza 30-04-2004, 18:27 Para o que pretendes, qualquer versão serve... Não sei porque dizes que o CE é dificil de usar... É o Santo Graal dum BOM "ténico" de informática! ;) SwimmerBoy 30-04-2004, 18:34 Alguem me pode explicar o k é mm o ghost?? Eu creio k é um programa que faz imagem do disco rigido, certo?? Se sim, como o utilizam?? Cumps peter alien 30-04-2004, 18:46 É o Santo Graal dum BOM "ténico" de informática! ;) SIM, e a melhor descoberta que eu fiz até hoje para as minhas insónias informáticas :D:D:D Para mim é o melhor programa para criar backups e restaurar imagens de discos rigidos ou partições. A criação e restauro é feita de forma muito simples. Um exemplo, foi o que eu fiz com o XP que estou a usar neste momento, instalei o SO, instalei todos os drivers, optimizei-o ao limite, enfiei-lhe :D o SP1... e pronto. Depois sai para o DOS com uma disquete de arranque do Win98SE, arranquei com o Norton 2003 (utilitário para o DOS), ou seja, o Windows fica paradinho (como convém) e depois é só usar as opções do prog que são simples para fazer um backup da partição C (onde está o Windows) para outra partição ou para outro HD. Ele ainda tem uma opção de compressão o que tornará o(s) ficheiro(s) de backup mais pequenos. E prontoxxx...limpinho. Para mais info... http://www.symantec.com/sabu/ghost/ghost_personal http://www.symantec.com/techsupp/ghost/ghost_2003_info_tutorial.html Fica bem kazuza 02-05-2004, 18:47 Não estás a falar de versões Corporativas, senão não precisarias de disquete ... Basta ires à consola e clicar backup, que o computador é encerrado remotamente e dá automaticamente inicio ao processo de backup sem disquete, nem intervenção do utilizador... Acabando, reinicia para o Windows (ou Linux) novamente... Tudo isto feito por rede... Sem ter sequer que abrir a torre, nem precisar de disquete alguma ... cusca 02-05-2004, 22:31 É essa a minha dificuldada; tenho o corporate mas só tenho 1 comput .Então como uso aquela consola ? É chato mas podias dar-me algumas dicas que me ajudassem a andar para a frente . Obrigada de qq modo cusca 03-05-2004, 14:37 Tendo 2 discos em raid 0 , ao usar o Ghost para clonar , a reposição só se pode fazer para outro raid 0 ou pode transpor-se para 1 só disco ? Obrigada pela ajuda kazuza 03-05-2004, 18:44 A consola tem que ser instalada num comp. que não seja o qual queres fazer backup... Podes fazer backup de RAID, mas só podes fazer o load dessas imagens para discos simples ... Se tens só um comp. , não queres o CE para nada... Fica-te pelo 2003 ... JoaoVr 03-05-2004, 19:07 Boas, eu utilizo a versão 2003, vem dentro do meu CD do Norton System Works, juntamente com o Norton Anti-Virus normal e Corporate, e penso que venha por lá tambem a firewall... A que eu tenho é em versão windows, tipo, tenho dois discos, normalmente uso-a para depois de formatar tudo e instalar o windows, fazer uma cópia, tipo, instalo o windows, os programas, os updates, e no final faço um backup para o outro disco (N deixa fazer backup para o mesmo disco) e quase todos os fins de semana faço restore, e tenho um windows todo direitinho acabado de instalar em 7 minutos... kazuza 03-05-2004, 19:46 Vamos esclarecer umas coisas... O Ghost LEGAL é instalado em Windows, que depois criará os meios de arranque da máquina que se acharem convenientes... Além disso, instala o Ghost Explorer, que permite visualizar o conteudo de imagens ghost, e compilá-las... O Ghost não é só aquele programinha de DOS que cabe numa disquete, mas sim todos os aplicativos DOS e WIN32... Nenhum Ghost permite fazeres backup dum disco para ele próprio (partindo do principio que só tem uma partição...) :D EDIT: Nenhum Norton System Works contém aplicativos Corporate... JoaoVr 03-05-2004, 19:51 Pois... Eu n disse k era original... Eu tenho-os todos comprados (Cof Cof), mas depois arranjei (Comprei numa loja com uma mula k leva ao domicilio) o "Norton Super Pack 5 em 1 Boot CD" cusca 03-05-2004, 23:07 Kazuza desculpa lá a insistência mas não sei a quem mais perguntar . Tenho raid 0 com várias partições e outro disco IDE ; clono a partição do raid onde tenho o sistema para o IDE como segurança. Mais tarde , se tiver problema sistema , posso ou não repor a imagem que tenho guardada para a partição em raid ? kazuza 03-05-2004, 23:09 Não. Só para disco simples... cusca 03-05-2004, 23:49 Então , na tua opinião , tendo raid 0 , como podemos precavermo-nos ? Cada vez que há bronca temos que começar tudo do princípio ( no que diz respeito à instalação do sistema )? Ou conheces alguma salvaguarda ? Obrigada kazuza 04-05-2004, 10:21 Justamente por isso não uso RAID em discos de sistema... Há por aí uma thread em que digo isso mesmo, e ninguém percebeu porquê... Podes sempre usar o MS Backup, mas não te fará o backup do disco completo... Triston 04-05-2004, 11:14 É pa eu uso o Acronis true image server e faço o backup do sistema todo online e' bem melhor do q o MS Backup ;) ctr 04-05-2004, 15:55 Então , na tua opinião , tendo raid 0 , como podemos precavermo-nos ? Cada vez que há bronca temos que começar tudo do princípio ( no que diz respeito à instalação do sistema )? Ou conheces alguma salvaguarda ? Obrigada Para o que queres tens o Veritas Bare Metal Restore, mas para tê-lo tens de ter o Veritas Netbackup Datacenter. Muito dispendioso e n se justifica quando dizes ser só para 1 servidor. Ah, e convem saber o que está a fazer o raid. Cmps. kazuza 10-05-2004, 14:28 É pa eu uso o Acronis true image server e faço o backup do sistema todo online e' bem melhor do q o MS Backup ;) Acronis, Partiion Magic, Drive Images e por aí fora, é tudo da SYMANTEC! Estão grandes, eles... O Acronis faz exactamente o mesmo que o Ghost, é uma questão de preferências... Mas também não te repõe as imagens em discos RAID ... ctr 10-05-2004, 15:27 Estive a testar o ghost a fazer a reposição para raid e dá, tal como podem carregar na configuração os drivers da placa de rede tb dá acrescentar outros, neste caso o driver raid. Cmps. SwimmerBoy 12-05-2004, 13:31 Se o ghost é assim tão pequeno (a versão de DOS), alguem o pode arranjar?? Cumps (tou mm necessitado disso....) kazuza 12-05-2004, 21:31 (tou mm necessitado disso....) hum hum.... ctr: solução "not reliable" O DOS não consegue adressar correctamente a memória para controladoras... Resultado: ou buffer overflow, ou corrupção dos dados... SwimmerBoy 12-05-2004, 22:04 O DOS não consegue adressar correctamente a memória para controladoras... Resultado: ou buffer overflow, ou corrupção dos dados... Que queres dizer com isso?? Com a versão do DOS não funciona?? kazuza 12-05-2004, 22:14 Ou funciona mal ... Falando de controladoras RAID, evidentemente... SwimmerBoy 12-05-2004, 22:40 Ah, então quem não tem RAID, não precisa de se preocupar com a versão em DOS, certo?? Isso fica com k tamanho?? (uma instalação do xp com tweaks e drivers +/-??) Fica do tamanha da instalação ou comprime uma beca?? Cumps kazuza 12-05-2004, 23:23 Dá para efectuar compressão. Quem trabalha pelo "ambiente gráfico" :D do ghost, tem 3 níveis de compressão disponiveis: nenhum, fast ou high compression... Quem trabalha pela linha de comandos (à lá pata) no ghost como eu, tem 10 :D Contudo, vejo ainda muitas dúvidas sobre o que é o ghost e a falarem de versões xpto que não existem... Aconselho a lerem isto (ftp://ftp.symantec.com/public/english_us_canada/products/ghost/manuals/symghost_8/Getting_Started.pdf) ctr 13-05-2004, 11:31 hum hum.... ctr: solução "not reliable" O DOS não consegue adressar correctamente a memória para controladoras... Resultado: ou buffer overflow, ou corrupção dos dados... Ya, acredito, mas no meu caso funcionou, foi mais 1 teste, porque até nem uso o ghost para recuperar as minhas maquinas. Cmps. SwimmerBoy 13-05-2004, 16:34 Consegui arranjar o ghost para dos versão 2001.. Dá erro ao tentar fazer uma imagem de uma particao NTFS... Help please peter alien 13-05-2004, 17:21 Vá Swimmy :D a versão 2001 não cobre partições NTFS, só FAT. A versão 2003 já cobre partições NTFS, FAT32 e EXT3 (Linux). Sempre usei o Ghost e nunca tive problemas. Quanto ao RAID (confesso) nunca utilizei o dito animal hehe..., por isso se não for para utilizar em RAIDs, a coisa corre 5 estrelas :) Como o kazuza disse, podes sempre optar por comprimir a imagem a criar. Fica bem e não te desesperes ;) SwimmerBoy 13-05-2004, 17:26 peter...pm :D peter alien 13-05-2004, 17:36 Tens mêil ;) Depois diz se correu bem :D ZiNoM 17-05-2007, 12:24 Boas, Tambem ando aki com umas dificuldades em clonar uns discos k acabei por conseguir com um programa chamado "Drive Snapshot", este programa mt simples no windows para clonar 1:1 um disco, tambem da para correr em DOS e fazer restores dos discos km dev ser. La consegui visto que eu queria recuperar esses discos na virtual machine da microsoft e correr em dos para entao por o disco a dar. O meu problema é que ja n é a seguranca dos programas k tavam la dentro, isso foi ultrapassado com o clone mas agora nao consigo correr os programas pk provavelmente os programas tao antigos com 20anos n conseguem correr com um processador Dual Core "deduzi". Descobri maneira de simular com o DOSBox e entao aí emular o disco mas para isso preciso de fazer um clone do disco novamente mas para um ficheiro que fique com extensao ".img", sera que o ghost ou algum desses programas de clone vai fazer isso? Ja agr um ponto um pouco fora mas se der pa ajudarem, mais algum sistema Virtual que emule pc's com processador antigo ou alguma maneira de fazer o microsoft virtual machine trabalhar km se fosse em processador antigo? Se me puderem ajudar eu agradecia mt :) Desculpem o bocado off-topic mas dpx posso criar um topico para cada situacao. Cumpts |