View Full Version : Asus DVD-Rom Problem when mounting in Gentoo
Boas,
Eu tenho um leitor de dvd Asus como Secondary Master (hdc) com o SO linux gentoo kernel 2.6.5 o que se passa é que quando tento fazer mount ao dispositivo mount /dev/cdroms/cdrom /mnt/dvd recebo a seguinte /dev/cdroms/cdrom0: Input/output error
mount: block device /dev/cdroms/cdrom0 is write-protected, mounting read-only
Se fizer dmesg é-me devolvido o seguinte:
ide-cd: cmd 0x28 timed out
hdc: DMA timeout retry
hdc: timeout waiting for DMA
hdc: status timeout: status=0xd0 { Busy }
hdc: status timeout: error=0x00
hdc: drive not ready for command
hdc: ATAPI reset timed-out, status=0x80
hdd: DMA disabled
ide1: reset timed-out, status=0x80
hdc: status timeout: status=0x80 { Busy }
hdc: status timeout: error=0x01IllegalLengthIndication
hdc: drive not ready for command
hdc: ATAPI reset timed-out, status=0x80
ide1: reset timed-out, status=0x80
end_request: I/O error, dev hdc, sector 0
Buffer I/O error on device hdc, logical block 0
end_request: I/O error, dev hdc, sector 8
Buffer I/O error on device hdc, logical block 1
end_request: I/O error, dev hdc, sector 16
Buffer I/O error on device hdc, logical block 2....
.....
Não consigo fazer boot com o livecd so consigo utilizar o meu gravador (hdd). O leitor funciona em windows.
Alguem tem sugestões?
Obrigado
Pelo erro do read-only, n me parece que se passe nada de mal, uma vez que é mesmo suposto ele montar read-only (n é gravador de cd's).
Agora o não conseguires fz boot é que é estranho...
Tenta inserir um cd de música e ver se ele consegue ler ...
Se conseguir .... é mto estranho
O que aquilo quer dizer é que o DVD não consegue ler o conteudo do CD que lá puseste... provavelmente porque o CD está ilegivel, pelo menos aqueles sectores...
O que aquilo quer dizer é que o DVD não consegue ler o conteudo do CD que lá puseste... provavelmente porque o CD está ilegivel, pelo menos aqueles sectores...
O problema é muito estranho pq se eu fizer boot do livecd no dvd ele da-me erros enquanto que se fizer o boot com o gravador tudo corre bem
Não consigo perceber pois o dvdrom le bem no windows pelo que não pode ser problema de hardware. Ja nao sei o que fazer...
ha leitores mt finos... e o gravador deve ler bem o cd pq até foi la que o gravast provavelmente. Tb tenh probs com alguns leitores de dvd e conheço ppl ke tb tem, ke não lêm certos cds... enfim uma treta!
ha leitores mt finos... e o gravador deve ler bem o cd pq até foi la que o gravast provavelmente. Tb tenh probs com alguns leitores de dvd e conheço ppl ke tb tem, ke não lêm certos cds... enfim uma treta!
Mas isso não faz muito sentido pq o mm cd lê no windows. Por ex o livecd arranca com o leitor dvd so que no final começa a dar erros quando tenta fazer o mount... Eu ja tive este leitor a funcionar com o redhat 9 mas no mandrake 10 tinha o mm problema que no gentoo. Não poderá ser da versão do kernel ? Não me lembro que kernel teria o redhat9 ...
Obrigado pelo feedback na mesma.
Feiticeiro 23-04-2004, 16:58 Na semana que vêm irei tentar instalar (finalmente) o Gentoo 2004 no meu pc.
Pelo que reparei a forma de fazer o mount para um leitor de dvd, cdrom ou dvdrw é diferente.
Estou correcto?
Já agora, se tiver um dvdrw no ide secundário como master como é que se faz o mount?
Também é assim:
/dev/cdroms/cdrom /mnt/dvd ?
Fiquem bem.
Na semana que vêm irei tentar instalar (finalmente) o Gentoo 2004 no meu pc.
Pelo que reparei a forma de fazer o mount para um leitor de dvd, cdrom ou dvdrw é diferente.
Estou correcto?
Já agora, se tiver um dvdrw no ide secundário como master como é que se faz o mount?
Também é assim:
/dev/cdroms/cdrom /mnt/dvd ?
Fiquem bem.
Se tens dois leitores eles vao estar no /dev/cdroms/cdrom0 e 1 . O mount quer seja leitor de dvd ou gravador deve ser feito da mesma maneira penso eu, mas tb posso estar enganado :P
Ja consegui resolver o problema fiz emerge module-init-tools e tudo passou a funcionar até ja faz copy on the fly :P
Obrigado pelas respostas
Ja consegui resolver o problema fiz emerge module-init-tools e tudo passou a funcionar até ja faz copy on the fly :P
Porque raio tens o Kernel 2.6 ...?
É o default do gentoo 2004...? Acho MUITO estranho.
Porque raio tens o Kernel 2.6 ...?
É o default do gentoo 2004...? Acho MUITO estranho.
Não, o default do gentoo é 2.4. mas eu quis o 2.6 :P manias ... :)
Pois, acho que está a custar ao pessoal, perceber que o 2.6 aínda tem mta cena errada e mto instável.
Eu n recomendava a ng com um 2.4 (pricipalmente se for o .25) a trocar para 2.6 por enquanto.
Mas .... isso é só a minha opinião ...
Pois, acho que está a custar ao pessoal, perceber que o 2.6 aínda tem mta cena errada e mto instável.
Eu n recomendava a ng com um 2.4 (pricipalmente se for o .25) a trocar para 2.6 por enquanto.
Mas .... isso é só a minha opinião ...
Sim acho que tens razão, acho que vou voltar para o 2.4 :rolleyes:
Não, o default do gentoo é 2.4. mas eu quis o 2.6 :P manias ... :)
Quando chegar ao 2.6.13 é uma boa altura para mudar.
Historicamente isso tem sido verdade.
Ya, tem sido tão certo como a lei de Moore para os processadores.
Mas estável, estável, só mm a partir do .20 :D
Cumps
Bem desculpem mas tenho aqui um problemazito é o seguinte.
Eu resolvi o problema do mount do leitor ao fazer emerge module-init-tools. Agora tenho um problema que é: Se fizer reboot ele deixa de voltar a reconhecer o leitor tenho que voltar a fazer emerge module-init-tools para voltar a ter o dvd a funcionar outra vez :( alguem sabe o que posso fazer para deixar de ter que fazer isto???
Muito Obrigado desde já,
Feiticeiro 26-04-2004, 13:28 Bem desculpem mas tenho aqui um problemazito é o seguinte.
Eu resolvi o problema do mount do leitor ao fazer emerge module-init-tools. Agora tenho um problema que é: Se fizer reboot ele deixa de voltar a reconhecer o leitor tenho que voltar a fazer emerge module-init-tools para voltar a ter o dvd a funcionar outra vez :( alguem sabe o que posso fazer para deixar de ter que fazer isto???
Muito Obrigado desde já,
Não percebo uma ponta disto, mas não tens que colocar isso num ficheiro de nome "conf.*" ? Não recordo-me do nome do ficheiro agora.
Não percebo uma ponta disto, mas não tens que colocar isso num ficheiro de nome "conf.*" ? Não recordo-me do nome do ficheiro agora.
EM Gentoo não.
Eventualmente poderá ter de mudar o /etc/mtab e o /etc/fstab
|