View Full Version : O que é o serviço SVCHOST.EXE
Dudekrazy
14-04-2004, 10:10
E o seguinte eu no Windows Task Manager tenho 3 serviços a ocupar me memoria com o nome de SVCHOST.EXE , alguém sabe o que e este serviço ou o que faz ?
tiagottx
14-04-2004, 10:14
Eu então tenho alguns 5 na Task Manager :rolleyes: Também gostava de saber o que é isto...
SVCHOST.EXE ou "Generic Host Process for Win32 Services" é 1 processo generico do SO, que no fundo (e de 1 forma simplificada) estão a ser usados para correr serviços do windows.
Mais informações (http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;en-us;250320)
Demiurgo
16-04-2004, 22:37
Pode ser sinal de virus.
Tinha impressão que o blaster fazia uso do SVCHOST...mas n juro.
Telles
FabioCannavaro
17-04-2004, 00:46
Normalmente quando o SVHOST está ah ocupar muita memoria , normalmente é um virus entranhado, e existem uma carrada deles *g*
FELiYCORA
17-04-2004, 01:18
se eu finalizar um desses serviços o som vai-se e os jogos n correm pk diz que n existe placa de som...
azeiteiro
17-04-2004, 01:31
ahah
eu fexei 2 ou 3 e o ie deixou de responder e a net foi-se abaixo :lol:
vao ao executar e escrevam services.msc....ai veem o kek o svhost.exe esta a carregar na memoria..controla apenas os serviços do windows :D
O SVCHOST.EXE é um conjunto de serviços que a Microoft criou quando lançou o Windows 2000 e a partir dai todos os sistemas operativos posteriores já incluem esses serviços. Geralmente, são serviços inofensivos que o sistema operativo necessita para correr ou para se conseguir uma ligação à net. Por isso é que ao encerrar o SVCHOST.EXE, a net deixa de funcionar, já que o serviço que obtém o DNS também foi encerrado.
Também há virus que usam o SVCHOST.EXE para se ligarem à internet, como o Blaster. Aconselho a fazeres as actualizações do Anti-Virus para que possas verificar se é realmente um virus.
Se não for, arranja uma firewall para controlares o que o SVCHOST.EXE faz. Eu, por exemplo, tenho o acesso à Internet bloqueado para o SVCHOST.EXE menos para o DNS que ele precisa para que o Internet Explorer consiga aceder à Net.
Espero ter ajudado. :)
trincamix
04-09-2007, 12:53
:004:amigo foste uma grande ajuda.ob
PapiMigas
04-09-2007, 22:40
O blaster mandava abaixo um dos svhost.exe e isso provocava o shutdown.
Podem experimentar mandar todos abaixo. Há um deles que vai provocar a celebre janela de shutdown num minuto.
Façam shutdown -a e o sistema volta ao normal.
Corrijam-me se estiver errado!
malcriado
06-09-2007, 12:07
O blaster mandava abaixo um dos svhost.exe e isso provocava o shutdown.
Podem experimentar mandar todos abaixo. Há um deles que vai provocar a celebre janela de shutdown num minuto.
Façam shutdown -a e o sistema volta ao normal.
Corrijam-me se estiver errado!
Não se ponham a terminar os serviços todos, senão depois não os conseguem inicar de novo, o reboot do computador em certos serviços não repõe! Se souberem o que estão a fazer tudo bem! Alguns desses svhost.exe é os serviços de várias coisas ao mesmo tempo, placa gráfica, wireless, etc etc!
PS: O post é de 2004, mas mesmo assim ajudou alguém, isso é bom! :)
Kraftwerk
06-09-2007, 12:15
Já agora, leiam isto:
Identify Loaded SVCHOST.EXE in Windows Task List (http://www.raymond.cc/blog/archives/2007/08/23/identify-loaded-svchostexe-in-windows-task-list/)
PapiMigas
06-09-2007, 17:00
Não se ponham a terminar os serviços todos, senão depois não os conseguem inicar de novo, o reboot do computador em certos serviços não repõe! Se souberem o que estão a fazer tudo bem! Alguns desses svhost.exe é os serviços de várias coisas ao mesmo tempo, placa gráfica, wireless, etc etc!
PS: O post é de 2004, mas mesmo assim ajudou alguém, isso é bom! :)
Podes mandá-los abaixo que eles reiniciam...
badboy_yes
21-02-2008, 13:13
como é possivel o portatil de um amigo meu nao ter nenhum processo desses.. é um g2s..
tem o ultimate 32bits.. eu umm compal fl90 ultra com o home premiun x64..
como é possivel o portatil de um amigo meu nao ter nenhum processo desses.. é um g2s..
tem o ultimate 32bits.. eu umm compal fl90 ultra com o home premiun x64..
Porque não seleccionas-te a opção em baixo "ver os serviços de outros utilizadores".
Não é recomendado terminar serviços do Windows pelo Gestão de Processos. Se quiserem terminar é no "gestão de serviços".
Mas se meterem a fechar todos os serviços não tem sentido nenhum.
SVCHOST.exe é o programa que inicia serviços(temas, Som, Internet, DHCP, Wireless, Instalador de Programas, antivirus,..), existe 1 por cada serviço.
badboy_yes
26-02-2008, 14:41
Porque não seleccionas-te a opção em baixo "ver os serviços de outros utilizadores".
Não é recomendado terminar serviços do Windows pelo Gestão de Processos. Se quiserem terminar é no "gestão de serviços".
Mas se meterem a fechar todos os serviços não tem sentido nenhum.
SVCHOST.exe é o programa que inicia serviços(temas, Som, Internet, DHCP, Wireless, Instalador de Programas, antivirus,..), existe 1 por cada serviço.
é possível.. tenho de confirmar..
LeoTolkki
27-02-2008, 14:56
Talvez isso ajude um bocado: (não só para esta dúvida)
http://www.liutilities.com/products/wintaskspro/processlibrary/
BladeRunner
27-02-2008, 15:10
E o seguinte eu no Windows Task Manager tenho 3 serviços a ocupar me memoria com o nome de SVCHOST.EXE , alguém sabe o que e este serviço ou o que faz ?
Simples: http://support.microsoft.com/kb/314056/pt
Foste lá primeiro, antes de vir aqui perguntar?
SleepingMan
16-03-2008, 15:10
bom,eu tb tenho esse problema,normalmente deixo o portatil a funcionar durante a noite(para que n vem ao caso :P ) e o svchost começa a comer ram como se nao houvesse amanha.resultado obvio,as ventoinhas disparam e eu acordo....
já estive a ler os links q varios users meteram aqui e outros q eu encontrei.
aparentemente o problema é algo relacionado com o windows update,existem ate casos q o svchost come a ram totalmente.
parece q é preciso apagar um directorio do WU e depois alterar algumas coisas q eu n percebi bem.
se alguem perceber oq é preciso fazer exactamente para corrigir isto agradecia.eu ainda tentei descernir oq se tinha a fazer mas n consgui.este é um bug q ja anda por aqui à um tempinho.....
cumps
vBulletin v3.7.2, Copyright ©2000-2008, Jelsoft Enterprises Ltd.