PDA

View Full Version : Xbox PC Emulator

SilveRRIng
11-04-2004, 20:56
Está ainda em fase muito Beta, mas já corre o Turok a frames estáveis e com minor glitches.

Vejam aqui:

http://www.caustik.com/cxbx/index.htm

Para sacar está aqui:

http://sourceforge.net/projects/cxbx/

Como não tenho jogos nem a Xbox quem experimentar fale dos resultados.

Good Luck :)

NeoToPower
11-04-2004, 21:56
Tendo em conta que a xboxa ñ é mais que um pc já seria de esperar que mais cedo ou mais tarde surgissem emuladores.
Creio que ñ falta muito pra se estar a correr jogos xboxa nop pc. Só foi mesmo preciso alguem dar o 1º passo :D

BlueBird
11-04-2004, 22:15
Como um dos autores do emu diz na página devido à parecença da arquitectura da xbox com um pc (processador celeron, gráfica GF3 com alguns melhoramentos, etc...) a possibilidade de criar um emulador que corra os jogos decentemente não é imaginária já que grande parte do código dos mesmo corre "directamente" sendo apenas o resto "emulado".

The basic theory behind Cxbx is a tasty blend of HLE (High Level Emulation), and extremely efficient direct code execution. Since the Xbox uses an Intel Pentium processor, a large percentage of the code (most importantly, the code that tends to eat up the CPU) can be executed directly. This means there is no need for DynaRec (Dynamic Recompilation), which saves alot of CPU and RAM. Emulators such as UltraHLE and Project64 have proven that High Level Emulation is a really great way to achieve high performance. Cxbx takes this idea and, because of the Xbox's architecture, takes it to the next level by combining it with direct code execution. The result is speed and accuracy.

Any
11-04-2004, 22:43
Era bom que alguem exprimentasse com um dvd da xbox para ver se realmente da...
já jogava o halo 2 antes de ele sair para pc ( se é q algum dia sairá ) :001:

Chip
11-04-2004, 23:05
finalmente vamos ter uma xbox... com AMD (A64 de preferência) e ATI :D :004:

Raptor
11-04-2004, 23:22
Eu tenho ali uns jogos da Xbox, posso ir experimentar. :)

Raptor
11-04-2004, 23:30
Não consigo... grrrr...

Isto pede-me ficheiros executaveis .xbe e os DVD da Xbox que eu tenho não têm esse ficheiro...

Grrrrrrr

Archangel
11-04-2004, 23:36
Eu tenho ali uns jogos da Xbox, posso ir experimentar. :)

Se tens uma Xbox, qual o interesse de emulares os jogos xbox no pc? Espero ao menos que esse emulador tenha suporte para joysticks e que existam joysticks capazes de jogar os jogos da xbox na perfeição.

De qualquer forma não vejo muitas vantagens neste momento. Para quem não tem dinheiro para comprar uma xbox, terá muito menos dinheiro para correr jogos xbox emulados num pc, pois só de comparar um sistema com o outro, saí MUITO mais barato comprar uma xbox do que um sistema capaz de emular os seus jogos.

Os unicos que irão ficar animados com a notícia serão os Power Users. Gastam €2000+ num pc mas depois são forretas ao ponto de dar €150 por uma xbox. :o :P

QuickFire
11-04-2004, 23:48
De qualquer forma não vejo muitas vantagens neste momento. Para quem não tem dinheiro para comprar uma xbox, terá muito menos dinheiro para correr jogos xbox emulados num pc, pois só de comparar um sistema com o outro, saí MUITO mais barato comprar uma xbox do que um sistema capaz de emular os seus jogos.

Nao sei se será bem assim visto que o pessoal que ja tem pc e quer jogar games da Xbox no pc e nao ta pa comprar uma Xbox sai uma soluçao a custo 0 =P ou quase

Chip
11-04-2004, 23:52
Nao sei se será bem assim visto que o pessoal que ja tem pc e quer jogar games da Xbox no pc e nao ta pa comprar uma Xbox sai uma soluçao a custo 0 =P ou quase

Exacto! (Que não é o meu caso, que comprei uma xbox nas boas promos dqa fnac)

E à quantidade de notícias de pacotes e torrentes de ar que por ai se apanham, não é dificil de ver o sucesso que o emulador pode ter, se funcionar bem.

Archangel
12-04-2004, 00:37

Solução a custo zero mas não para todos e muito menos neste momento. Vou tentar explicar o meu ponto de vista...

Em primeiro lugar vejamos quais os requisitos para se conseguir emular de forma razoável um jogo xbox no pc. No site mencionam uma GeForce FX 5600 e um P4 2.8 ghz (só não vi referencia à memória ram), mas eu duvido que isso seja suficiente para correr a maioria dos jogos para a xbox (pelo menos os mais interessantes). Logo à partida, imaginando que o emulador suportava todos os jogos, para jogarmos de forma razoável e alcançarmos a qualidade de uma xbox seria necessário um processador + gráfica + ram acima da média. A maioria dos utilizadores pc não possuem pc's acima da média. E uma xbox não é tão cara assim que não se possa comprar.

Em segundo lugar, temos de ter em conta que o emulador ainda se encontra na sua fase inicial, apenas com muita sorte iremos conseguir correr durante os próximos meses, jogos xbox com a mesma qualidade que uma xbox + televisão. E com certeza iremos deparar-nos com o mesmo o problema que existe em certos sistemas que é o emulador não suportar determinado jogo e temos de esperar uma eternidade por uma nova versão capaz de suportar o jogo.

Por essas e por outras que eu só vou olhar seriamente para esse emulador daqui por mais um ano ou dois, quando o emulador estiver mais maduro. Por isso que eu penso que ainda é muito cedo para pensarmos em jogar jogos xbox a custo 0. Quem sabe daqui por um ano ou dois as coisas sejam mais optimistas. ;)

Por enquanto o melhor mesmo é comprarem uma xbox se quiserem disfrutar de jogos xbox. :009:

QuickFire
12-04-2004, 00:44
Na minha modesta opinião as specs do site estão um pouco "abusadas" devido ao facto de as comparar com as specs da xbox ja referidas neste topico eu pessoalmente o facto de existir emulador não me faz difrença porque tenho uma xbox mas acredito que a muito boa gente possa ser "interessante" :) anyway ainda só fiz um teste com uma coisa que tinha para aqui e deu-me erro por isso vou deixar este emu amadurecer um pouco mais :)

ToTTenTranz
12-04-2004, 00:46
Se tens uma Xbox, qual o interesse de emulares os jogos xbox no pc?

Se for um PC decente (CPU 2.8Ghz/2500+, 512Mb DDR 333/400, gráfica R9500 Pro ou superior, etc etc) então temos:

1- Jogar a resoluções maiores que 640*480
2- Antialiasing
3- Anisotropic filtering
4- Redução dos tempos de loading drástica
5- Possibilidade de jogar em gamepads que não obriguem a cirurgias de alongamento nos dedos nem que custem os olhos da cara
6- Jogar certos FPSs com rato e teclado, e tambem alguns RTS.
7- Mostrar o dedo do meio à Microsoft, que sabe sempre bem (para alguns).
8- Vender a XBoX, pois ela já não é necessária para ver as maminhas das meninas do DOA3 a saltitar. :D
9- Se possível, jogar o modo multiplayer de jogos que só funciona com o Live (que se paga forte e feio..) na nossa rede caseira.

Os jogos da xbox com AA, AF e a resoluções maiores devem ficar espectaculares. Basta ver os jogos emulados da PSOne com estes extras ligados e qualquer um vê que não tem nada a ver.

Korben_Dallas
12-04-2004, 00:47
Se os gajos estão a tentar é porque acham que é possível e acredito que venha a ser... aliás espero que a XBOX Next mm com ATI consiga emular os jogos da XBOX 1... isso é uma dúvida q ainda está por responder.

Eu sinceramente não vejo necessidade de emular as consolas desta geração... para mim a emulação tem piada para cenas antigas.

Anyway devem ter escolhido o Turok por alguma razão... quero vê-los a emular um Otogi ou um Ninja Gaiden :P

É esperar para ver...

ToTTenTranz
12-04-2004, 00:56
Solução a custo zero mas não para todos e muito menos neste momento. Vou tentar explicar o meu ponto de vista...

Em primeiro lugar vejamos quais os requisitos para se conseguir emular de forma razoável um jogo xbox no pc. No site mencionam uma GeForce FX 5600 e um P4 2.8 ghz (só não vi referencia à memória ram), mas eu duvido que isso seja suficiente para correr a maioria dos jogos para a xbox (pelo menos os mais interessantes). Logo à partida, imaginando que o emulador suportava todos os jogos, para jogarmos de forma razoável e alcançarmos a qualidade de uma xbox seria necessário um processador + gráfica + ram acima da média. A maioria dos utilizadores pc não possuem pc's acima da média. E uma xbox não é tão cara assim que não se possa comprar.

Ké? Fazes ideia de quais são as specs da XBox?!
Correspondem a um pc bastante abaixo da média! Ram?! A Xbox tem 64Mb de ram partilhada para todo o sistema! Só as placas gráficas de baixa gama da actualidade têm 128Mb dedicados!
E se achas que o problema está nos ciclos de processamento necessários para emular a máquina então eu aconselho-te a ler o primeiro post desta thread: a parte peculiar neste emulador é que muito pouca coisa é verdadeiramente emulada. A maioria do código é processada na linguagem nativa dos nossos processadores!

Luka
12-04-2004, 01:13
Não consigo... grrrr...

Isto pede-me ficheiros executaveis .xbe e os DVD da Xbox que eu tenho não têm esse ficheiro...

Grrrrrrr

Igual aqui :confused:
Tenho 16 DVDs da Xbox e nao têm esse ficheiro, so ficheiros .VOB e outros...

Archangel
12-04-2004, 01:15
ToTTenTranz, se tudo fosse tão fácil assim já estavamos a jogar Halo emulado no pc. ;)

ToTTenTranz
12-04-2004, 01:17
ToTTenTranz, se tudo fosse tão fácil assim já estavamos a jogar Halo emulado no pc. ;)

E estamos. O que é que achas que é o Halo que se joga no pc? ;)

Archangel
12-04-2004, 01:21
E estamos. O que é que achas que é o Halo que se joga no pc? ;)

Duh! :o Escolhi um mau exemplo pra dar. :P

SilveRRIng
12-04-2004, 01:55
Andei pelos fóruns do Xbox Emulator e descobri mais mas coisitas.

Parece q não é assim tão linear. Primeiro porque os leitores DVD dos PC's não lêem os da Xbox sem umas manhas. Isto implica firmwares crackadas e umas soldagens e muito poucos modelos o serão capazes de fazer, falou-se nos Samsung. (talvez só com ISO's no disco do PC se consiga fazer alguma coisa, não sei...)

É preciso também o DirectX9 SDK, com a opção de Debug ligada, pergunta q é feita antes da instalação disto.

Só os jogos feitos com este SDK da Xbox q tenham para lá o .xbe é devem funcionar.

Está aqui explicado:

http://www.ngemu.com/forums/showthread.php?t=41220

Há por lá mais umas threads q dão mais umas luzes quanto a isto.

Raptor
12-04-2004, 02:28
Ok, caguei no emulador então! :)

Jogo na Xbox! :D

Chip
12-04-2004, 02:33
já somos dois... pelo menos até o emulador amadurecer :D

(humm.. pera lá.. mas eu nem na xbox jogo... /me precisa de dias de 35 horas :D)

_zZz_
12-04-2004, 02:46
já somos dois... pelo menos até o emulador amadurecer :D

(humm.. pera lá.. mas eu nem na xbox jogo... /me precisa de dias de 35 horas :D)
yep..35 horas dava jeito :p isto sao horas para andar por aki? :P amanha é dia de trabalho...:P

_zZz_

Korben_Dallas
12-04-2004, 09:39
Chip faz como eu pah dorme menos e andas todo fdido :D

Já vou com 30h de KOTOR na XBOX e muitas no PGR2... que JOGÃO! :wow:

Chip
12-04-2004, 10:39
eu tenho feito isso... mas é para trabalhar :005:

ToTTenTranz
12-04-2004, 11:51
Chip faz como eu pah dorme menos e andas todo fdido :D

Já vou com 30h de KOTOR na XBOX e muitas no PGR2... que JOGÃO! :wow:

KOTOR na XBox?! tsk tsk...
Sabes que a versão de pc tem um nível extra? E montes de items novos tambem? :P

Korben_Dallas
12-04-2004, 13:05
KOTOR na XBox?! tsk tsk...
Sabes que a versão de pc tem um nível extra? E montes de items novos tambem? :P

Custou-me 20€ no Cash Converters... e valeu BEM a pena.

Esse content que falas já fiz o download no XBOX Live... :009:

Karski
12-04-2004, 13:43
O facto de vcs n conseguirem ler os dvds de Xbox no pc não quer dizer que os .xbe não estejam lá porque acreditem ou não eles estão ;)

Vcs não os conseguem ler pq aquilo não usa o mesmo formato de leitura de um pc convencional. Aquilo são Xiso´s

Experimentem lá ripar o dvd para o disco e vão ver como vêm os files todos :P

GEoGaMA
12-04-2004, 14:10
sem querer parecer algum guru da emulação.. por que não ando lá perto sequer...

Anyway devem ter escolhido o Turok por alguma razão... quero vê-los a emular um Otogi ou um Ninja Gaide

eu acho que eles não escolhem o jogo a emular... o que eles fazem é emular ( ou traduzir) pedidos que o software (jogo) faz ao hardware (suposta xbox), por isso se aconteceu ser o turok a funcionar é porque simplemente este jogo utiliza todas as funções que eles já conseguiram traduzir..
É provável que existam já outros jogos a funcar... no universo da oferta da gama de jogos da xbox...á espera de ser descoberto...

Ké? Fazes ideia de quais são as specs da XBox?!
Correspondem a um pc bastante abaixo da média! Ram?! A Xbox tem 64Mb de ram partilhada para todo o sistema! Só as placas gráficas de baixa gama da actualidade têm 128Mb dedicados!
E se achas que o problema está nos ciclos de processamento necessários para emular a máquina então eu aconselho-te a ler o primeiro post desta thread: a parte peculiar neste emulador é que muito pouca coisa é verdadeiramente emulada. A maioria do código é processada na linguagem nativa dos nossos processadores!

nada disso...e a explicação:
1º--> Sendo os tipos, aqueles que fazem o emulador.. já lá vai uns tempitos.. um ano??, acho que podemos confiar neles quando dizem que essas são as especificações requeridas...
2º-->Mesmo dando o desconto do hardware ser parecido ao pc... a arquitectura da consola faz com que tenha uma largura de banda entre os chips.. que só se encontra no hardware de gama alta pra pc..
Acho que existe uma lei qq da emulação tipo: para emular qq máquina é necessário pelo menos 3x mais potência no pc (a nível de mhz)

Bem.. até posso tar enganado em algumas coisas que disse, mas acompanhando as noticias da emulação há mais de 10 anos.... não posso tar redondamente enganado em tudo :P

Emular um jogo não é meter o cd, correr o software e tá a andar.. .. é ver os problemas, arranjar soluções, procurar respostas e no fundo, estar dentro do assunto.. que não só tornam o jogo mais apetecivel..como o próprio processo de tentativa e erro é só por si um jogo...
e depois existem sempre comentários...
Ok, caguei no emulador então! Jogo na Xbox!
que fazem com que as empresas não se xateiem muito com isto.... porque no fundo emular jogos do seu próprio temp até á data sempre foi coisa de pc geeks... uma fracção do publico alvo dos jogos..
E quando aparece algo que consegue aproximar-se do bota e tamos a jogar.. sei lá.. VGS, alguém se lembra??.. vem a sony, ou outra qq e acaba com a festa...
Claro que há excepçoes, mas justificadas pelo facto de já n haver mercado pra esses jogos ou por se tratarem de consolas de bolso, que perdem interesse quando não teem a vantagem de serem jogadas em qq lado...

bem, acho que é tudo...