View Full Version : Banda Larga Móvel Pré-Paga

NoF
22-08-2008, 09:33
(...) Pela primeira vez em Portugal os clientes da TMN podem ter acesso a Internet de Banda Larga Móvel sem compromissos, sem carregamentos obrigatórios, sem mensalidades e em que os clientes só pagam o que consumirem.

A TMN replica assim na Banda Larga Móvel Pré-Paga o mesmo conceito do pré pago na voz, que permitiu massificar o acesso ás comunicações móveis e revolucionar os hábitos de consumo em todo o mundo.

Com este lançamento de Banda Larga Móvel Pré Paga, a TMN irá contribuir decisivamente para a aumentar a penetração da Internet de banda larga em Portugal e, em particular, o sucesso da Banda Larga Móvel.

Através de um carregamento mínimo de dez euros, o cliente tem acesso à Internet de banda larga móvel durante dez dias com um plafond de tráfego de 300 Megabytes. Findo esse período, o cliente deverá voltar a carregar um mínimo de dez euros para continuar a usufruir do acesso banda larga móvel.

A TMN disponibiliza em simultâneo uma modalidade de carregamento de 30 euros por um período de 30 dias, com um plafond de tráfego de 900 Megabytes, para quem desejar uma utilização por um período de tempo mais longo.

Para ambos os tarifários, a velocidade de navegação é de 512 kbps.

Sem mensalidades, sem carregamentos obrigatórios nem períodos de fidelização para aderir à Banda Larga móvel da TMN basta adquirir uma placa Banda Larga Pré-Paga já com dez euros de saldo e dez dias de navegação incluídas pelo preço de 54,90 euros. Depois é só ir carregando o saldo de acordo com as necessidades de cada cliente.

Para quem já possui uma placa Banda Larga da TMN está disponível por 14.90 euros um cartão pré-pago que inclui um saldo de dez euros e dez dias de navegação.

Sem custo adicional, a TMN irá duplicar o tráfego incluído em cada uma destes tarifários (300 Megabytes para 10 dias e 900 megabytes para 30 dias) dando acesso a todos os seus clientes aos mais de 1500 hotspots Wifi que detém em todo o país. Assim os clientes da TMN que efectuarem carregamentos de 10 euros passarão a ter tráfego de 600 Megabytes e os clientes que efectuarem carregamentos de 30 euros passarão a ter tráfego de 1800 Megabytes (1.8 Gb).
(...)

Fonte (http://casa.telecom.pt/PTResidencial2/Tabs/Sobre_PTComunicacoes/Noticias/noticiasem2008/Agosto/bandafreetmn.htm)

Only*Me
22-08-2008, 10:05
Pena ser igual ao da Vodafone e não inovar. Concorrência não existe.

Romika
22-08-2008, 10:18
Pena ser igual ao da Vodafone e não inovar. Concorrência não existe.

A grande vantagem é para aquelas pessoas que só precisam de net nas férias ou por períodos curto de tempo. Isto é sem dúvida uma resposta a uma pergunta muito feita por estas bandas... "existe algum isp sem mensalidades".

infor69
22-08-2008, 10:23
so acho uma estupidez( pode até nem o ser, ser apenas birra minha) mas acho mal um carregamento de 10eur ser apenas válido durante 10 dias. Se 10eur = 300MB, só se voltava a carregar quando os MB acabassem.

Only*Me
22-08-2008, 10:29
A grande vantagem é para aquelas pessoas que só precisam de net nas férias ou por períodos curto de tempo. Isto é sem dúvida uma resposta a uma pergunta muito feita por estas bandas... "existe algum isp sem mensalidades".

Até podia ser assim mas tens que efectuar um carregamento a cada 120 dias. Eu bem gostava de ter férias de 4 em 4 meses... Isso não é totalmente "free of charge"...

Romika
22-08-2008, 10:54
Até podia ser assim mas tens que efectuar um carregamento a cada 120 dias. Eu bem gostava de ter férias de 4 em 4 meses... Isso não é totalmente "free of charge"...

Fui agora à Vodafone, para ver se também tem essa dos 120 dias mas ao carregar no banner na homepage fui parar a uma página engraçada (http://www.vodafone.pt/main/Mapa+do+Site/?error=true), será que responderam a TMN em cima do joelho? :wow:

31415
22-08-2008, 12:35
O que dava mesmo jeito era os 10 dias não serem sequenciais... e ter um bocadinho mais de tráfego. Assim já bombava aos fds fora do ADSL. Continuo dependente dos amiguinhos das placas e dos hotspots wi-fi :sad:

Romika
22-08-2008, 13:06
O que dava mesmo jeito era os 10 dias não serem sequenciais... e ter um bocadinho mais de tráfego. Assim já bombava aos fds fora do ADSL. Continuo dependente dos amiguinhos das placas e dos hotspots wi-fi :sad:

Os 10 euros de carregamento ou seja os 10 dias dá para "Plafond de 300 MB em banda larga + 300 MB grátis de tráfego na rede Wi-Fi (http://www.tmn.pt/portal/site/tmn/menuitem.0204b1bea2d53c6dd205fb10751056a0/?vgnextoid=41c118d7a0f2a110VgnVCM1000005401650aRCR D)"

Only*Me
22-08-2008, 13:06
Fui agora à Vodafone, para ver se também tem essa dos 120 dias mas ao carregar no banner na homepage fui parar a uma página engraçada (http://www.vodafone.pt/main/Mapa+do+Site/?error=true), será que responderam a TMN em cima do joelho? :wow:

Foi na da Vodafone que vi isso dos 120 dias. Na TMN não vi mas é certamente igual, como sempre.

miguelrsantos
22-08-2008, 14:21
Mas os 10 dias teem de ser seguidos ou alternados é que eu por exemplo só preciso de alguns dias do mês .
300 megas é mesmo muito pouco .

mauro1855
22-08-2008, 14:23
300 megas é mesmo muito pouco .

Pois é, mesmo a sério, as soluções Móveis diárias da CLix e Sapo pagas 3€ por dia mas sempre tens 250MB para gastar.... Estas novas ofertas da TMN e Vodafone são uma roubalheira, ainda se aumentasssem o tráfego para 1 GB, ainda por cima velocidades de 512 Kbps...

Cumps

viskonde
22-08-2008, 14:24
isto tambem e o começo
pode ser que em alguns meses isto baixe.. vamos ver...

acho "engracado" quem carrega com 30€ seguidos nao tem nenhum bonus.. bem que podiam dar mais trafego ou mais dias..... mas não.... carregar com 30€ ou 10€*3 vai dar ao mesmo..

Até podia ser assim mas tens que efectuar um carregamento a cada 120 dias. Eu bem gostava de ter férias de 4 em 4 meses... Isso não é totalmente "free of charge"...e nao da para usar uma vez, e cagar para aquilo? e quando quisermos voltar a usar compramos novo cartao ? :D

sir_atmc
22-08-2008, 15:17
O objectivo disto não é ter muito trafego, mas sim proporcionar um acesso a email, messenger, e pouco mais. Pelo menos é a maneira como vejo isto...até acho interessante.

31415
22-08-2008, 15:54
Mesmo assim é muito caro!!! A mensalidade mais baixa que existe é €22,5 e tem 1GB, se quisermos fazer isso por carregamentos temos €30 / 30 dias e 900Mb e a mesma velocidade... não compensa. Estes gajos têm de retirar os 10 dias seguidos!

Só dá mesmo para ir de férias 10 dias de 120 em 120 dias. Vou pedir 10 dias de férias ao patrão nestas condições e comprar uma :p.

[-_-]
22-08-2008, 19:00
A Kanguru já tem pré-pago mas só oferecem quando uma pessoa quer desistir!

Não acho que vão fazer muito diferente da TMN e da Vodafone. Sabes de alguma coisa?

Kanguru lança Internet Móvel Pré-paga exactamente igual à Vodafone e TMN...

Mega
23-08-2008, 00:08
Pois, devem ser 10 dias seguidos... Eu tenho o tarifário diário, 3€/200Mb, não sei se este me compensa mais... Acho que ainda não...

eYe
23-08-2008, 01:39
Bem era mesmo isto que eu precisava mas fui estupido ao mudar para a TMN banda larga movel...

Então agora com as ferias eu tencionava levar o meu PC com net para outro lado e tinha net adsl fixa da CLIX, saí de lá e mudei para a TMN banda larga movel mas as velocidades de ligação são estrondosamente baixas para quem não quer pagar tanto por uma internet, mesmo na area da capital...

Estou a pensar mudar para uma com 6mb da Sapo ADSL fixa ou então também ja vi NetCabo ZON de 8mb que é ao mesmo preço (até é mais barata até ao fim de 2008 :) )

Mas agora n sei se os tipos da TMN me vão cobrar as mensalidades todas se eu mudar para esse sistema de carregamentos só para quando vou de ferias, será o mais provavel que me cubram esses xulos :/

Cumps.

31415
27-08-2008, 16:42
Liga para eles a pedir para cancelar e vais ver que eles te mudam, se não vão te propor qualquer coisa mais vantajosa. Funcionam todos igual :mad:.

Encarnado
29-08-2008, 00:17
Porque raios não fazem uma cena parecida ao NetPac 2? :|

Não podiam taxar ao minuto? Eu ainda tenho o meu NetPac 2 activo, nao o uso porque onde precisaria dele, não há tomada de telefone!

Mortymore
29-08-2008, 16:01
Só me vou pronunciar sobre a publicidade enganosa.

Alguém devia processá-los por andarem a apregoar um produto sem carregamentos obrigatórios... sem compromissos... mas que se o cliente quizer manter vai ter que assumir o compromisso de carregar obrigatoriamente no mínimo a cada 120 dias.

Então isto é o quê???

Que eu saiba o que nos estão a dizer é que estamos obrigados a fazer carregamentos a cada 120 dias, mas esses senhores devem falar uma linguagem um bocado diferente... ou o Português está a ficar "um coxe" evoluido e eu não tenho acompanhado... sei lá!...

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Retirado dos respectivos sites
(os pregões e as "pequenas" observações)

---------------------------------------------------------------------------------------------------
TMN:

banda larga pré-paga tmn. Só paga o que navega.

Sem carregamentos obrigatórios,
só precisa de carregar quando quiser navegar.

> Para manter o serviço activo basta efectuar um carregamento a cada 120 dias.

Vodafone:

Vita Net

O novo serviço de Banda Larga móvel recarregável!

A Vita Net é a oferta ideal para quem necessita ocasionalmente de internet móvel em Banda Larga.
Sem mensalidade. Sem compromissos.

Para manter o serviço Vita Net activo, basta efectuar um carregamento a cada 120 dias

Optimus - Kanguru:

Kanguru Pré-Pago

Banda Larga em todo o Lado. Recarregável, sem mensalidade, sem compromissos. Com carregamentos flexíveis a partir de 10€!

Para manter o serviço activo é necessário efectuar pelo menos um carregamento cada 120 dias.

Cyber.User
30-08-2008, 03:08
;3444944']A Kanguru já tem pré-pago mas só oferecem quando uma pessoa quer desistir!

É verdade. Quando pedi para rescindir o contrato após os 12 meses de fidelização, fizeram-me a proposta para um tarifário recarregável, para continuar cliente, o qual aceitei.
Carrego com 20€ (mínimo de um carregamento por ano) e tenho 500 MB de tráfego. Nada de semelhante aos novos tarifários recarregáveis que agora existem em que se carrega e se tem apenas x dias de utilização.

smartins
30-08-2008, 13:59
TMN:

> Esgotado o plafond de tráfego ou terminado o período de navegação, deverá efectuar um novo carregamento para continuar a navegar. O tráfego não consumido será acumulado ao tráfego correspondente ao novo carregamento, até ao limite de 1800MB. Prevalece o período de navegação com maior validade.

Vodafone:

Sempre que for efectuado um carregamento dentro do período de utilização disponível, os volumes de dados (MB) e de SMS não utilizados acumulam com os volumes resultantes desse carregamento até um limite de 1.800 MB e 180 SMS. Os volumes de dados e de SMS não utilizados expiram no mesmo nomento em que termina o período de utilização disponível.

Ou seja, segundo o que está no site de ambas as operadoras, o da tmn será melhor pois o trafego não consumido acumula com o do novo carregamento enquando que o da Vodafone não.

Pentium
01-09-2008, 22:07

Alguém devia processá-los por andarem a apregoar um produto sem carregamentos obrigatórios... sem compromissos... mas que se o cliente quizer manter vai ter que assumir o compromisso de carregar obrigatoriamente no mínimo a cada 120 dias.

Então isto é o quê???

Concordo a 200%

miguelrsantos
01-09-2008, 22:27

Então isto é o quê???

Que eu saiba o que nos estão a dizer é que estamos obrigados a fazer carregamentos a cada 120 dias, mas esses senhores devem falar uma linguagem um bocado diferente... ou o Português está a ficar "um coxe" evoluido e eu não tenho acompanhado... sei lá!...

Retirado dos respectivos sites
(os pregões e as "pequenas" observações)

TMN:

banda larga pré-paga tmn. Só paga o que navega.

Sem carregamentos obrigatórios,
só precisa de carregar quando quiser navegar.

> Para manter o serviço activo basta efectuar um carregamento a cada 120 dias.

Vodafone:

Vita Net

O novo serviço de Banda Larga móvel recarregável!

A Vita Net é a oferta ideal para quem necessita ocasionalmente de internet móvel em Banda Larga.
Sem mensalidade. Sem compromissos.

Para manter o serviço Vita Net activo, basta efectuar um carregamento a cada 120 dias

Optimus - Kanguru:

Kanguru Pré-Pago

Banda Larga em todo o Lado. Recarregável, sem mensalidade, sem compromissos. Com carregamentos flexíveis a partir de 10€!

Para manter o serviço activo é necessário efectuar pelo menos um carregamento cada 120 dias.

Fiz uma queixa na deco , instituto do consumidor e anacom aconselho a fazerem o mesmo .
Acrescentei na queixa o facto de apregoarem o só pago o que usa e no final serem 10 dias seguidos para usar.
E se quisermos usar em dias alternados.

ruca1973
01-09-2008, 23:17
Vamos lá ver...

Estou a tentar perceber onde está a ilegalidade dos 120 dias. Eu por exemplo na Vodafone tenho um tárifário sem carregamento obrigatórios mas ao fim de x meses se não se passar nada fico com o tarifário inactivo. Acho que o mesmo acontece noutras operadoras.

120 dias são 4 meses. Implicam 3 carregamentos de 10 euros num ano. Dá 30 euros. Em 1 ano.
Agora eu pergunto: quem é que investe mais de 50 euros para ter internet móvel e está á espera estar mais de 4 meses sem a usar? Tal como, quem é que investe num telemóvel e só quer carrega-lo de ano a ano?

Isto é uma segurança por parte das operadoras. Uma empresa pode perfeitamente estabelecer as suas regras e arranjar formas de se precaver. As regras existem, só não as cumpre quem não souber ler. As operadoras avisam toda a gente que existe esse periodo de 120 dias. Só estariam a cometer alguma ilegalidade se não o fizessem.

E só adere quem quer (quem conhece as regras do serviço), a tmn, vodafone e optimus não obrigam ninguém a fazê-lo.

roger_pt
02-09-2008, 00:07
TMN:

Vodafone:

Ou seja, segundo o que está no site de ambas as operadoras, o da tmn será melhor pois o trafego não consumido acumula com o do novo carregamento enquando que o da Vodafone não.

O da Vodafone acumula com o novo carregamento. O que esta escrito no que sublinhaste quer dizer que quando acaba o prazo fica tudo a zero, quer no trafego quer nas sms. Essa condição é igual nos 3 operadores

Mk Pt
02-09-2008, 00:17
Vamos lá ver...

Estou a tentar perceber onde está a ilegalidade dos 120 dias. Eu por exemplo na Vodafone tenho um tárifário sem carregamento obrigatórios mas ao fim de x meses se não se passar nada fico com o tarifário inactivo. Acho que o mesmo acontece noutras operadoras.

120 dias são 4 meses. Implicam 3 carregamentos de 10 euros num ano. Dá 30 euros. Em 1 ano.
Agora eu pergunto: quem é que investe mais de 50 euros para ter internet móvel e está á espera estar mais de 4 meses sem a usar? Tal como, quem é que investe num telemóvel e só quer carrega-lo de ano a ano?

Isto é uma segurança por parte das operadoras. Uma empresa pode perfeitamente estabelecer as suas regras e arranjar formas de se precaver. As regras existem, só não as cumpre quem não souber ler. As operadoras avisam toda a gente que existe esse periodo de 120 dias. Só estariam a cometer alguma ilegalidade se não o fizessem.

E só adere quem quer (quem conhece as regras do serviço), a tmn, vodafone e optimus não obrigam ninguém a fazê-lo.

Ninguem é obrigado a aderir, e quem tem dois dedos de testa lê e analisa o que vai contratar. Mas qualquer pessoa minimamente informada sabe o que é Publicidade Enganosa, algo que é proíbido por Lei.
E as empresas podem estabalecer as suas regras..Internas.. e as suas ofertas e os seus preços.. Mas seja que empresa for não pode infrigir a Lei para 'precaver-se' . E estão em ilegalidade porque publicitam algo como sendo livre de carregamentos obtigatórios, mensalidades etc.. E depois, em letras pequenas dizem que para manter serviço activo é necessário carregamento de 120 em 120 dias, acho que não é preciso ser jurista para perceber que é uma situação clara de publicidade enganosa.

Infelizmente parece que o pessoal da Anacom estão lá é por causa do tacho e não mexem uma palha, ou então comem à mesa com as operadoras...

Quanto ao afirmar que nos telémoveis os planos pré-pagos sem mensaliddades também têm carregamentos obrigatórios ao fim de 120 dias, isso é completa mentira..:
O + Perto SMS não tem carregamentos obrigatórios. Para manter o cartão activo basta receber ou realizar uma chamada não gratuita de 3 em 3 meses.
Por cada 1€ que carregares as SMS grátis e as chamadas mais baratas para a tmn são prolongadas durante 2,4 dias até ao limite de 60 dias. Se não carregares continuas a poder falar a € 0,322 por minuto e enviar SMS a € 0,119 para todas as redes. É diferente de ter que carregar, aqui o que publicitam é verdade e não leva a enganos..

Edit: já agora fica aqui o link do Decreto-Lei 330/90 [já actualizado] - Código da publicidade:
http://www.aacs.pt/legislacao/codigo_da_publicidade.htm
Artigo 11º (Publicidade Enganosa)..

Mortymore
02-09-2008, 00:41
...Estou a tentar perceber onde está a ilegalidade dos 120 dias...

...Agora eu pergunto: quem é que investe mais de 50 euros para ter internet móvel e está á espera estar mais de 4 meses sem a usar? ...

A ilegalidade não está estritamente nos 120 dias, como me parece evidente. A ilegalidade está em apregoar coisas como "sem carregamentos obrigatórios" e depois obrigar as pesssoas a fazer 1 carregamento, nem que fosse anual.

Quanto a investir €50 e ficar mais de 4 meses sem usar net, eu era um dos que talvez o fizesse e acredito que muito mais pessoas haveria.
Já alguma vez foste passar 15 dias de férias ou até mais, para um sítio onde não tivesses net... 1 hotspot?
Já pensaste que deve haver pessoas que têm que se deslocar pelo país, de tempos a tempos, por tempo indeterminado e em alturas incertas, e que podem precisar de net, e que dava mesmo jeito a apregoada liberdade de carregar e usar apenas quando fosse estritamente necessário?
Já pensaste na quantidade de emigrantes que só aparecem 1 vez no ano?

Pois... é só mais uma daquelas coisas pensadas por um tipo da capital que tem acesso a tudo e se esquece que o resto do país também é Portugal.

Só não vê quem não quer ver, que se está a apregoar uma coisa e a vender outra.
Que não apregoassem a liberdade total, e já estava tudo OK. Mas olha lá se os carregamentos obrigatórios a cada 120 dias estão escritos a letras "gordas"!...

Mas como "é normal"...

Abraço

ruca1973
02-09-2008, 00:52
Ninguem é obrigado a aderir, e quem tem dois dedos de testa lê e analisa o que vai contratar. Mas qualquer pessoa minimamente informada sabe o que é Publicidade Enganosa, algo que é proíbido por Lei.
E as empresas podem estabalecer as suas regras..Internas.. e as suas ofertas e os seus preços.. Mas seja que empresa for não pode infrigir a Lei para 'precaver-se' . E estão em ilegalidade porque publicitam algo como sendo livre de carregamentos obtigatórios, mensalidades etc.. E depois, em letras pequenas dizem que para manter serviço activo é necessário carregamento de 120 em 120 dias, acho que não é preciso ser jurista para perceber que é uma situação clara de publicidade enganosa.

Infelizmente parece que o pessoal da Anacom estão lá é por causa do tacho e não mexem uma palha, ou então comem à mesa com as operadoras...

Quanto ao afirmar que nos telémoveis os planos pré-pagos sem mensaliddades também têm carregamentos obrigatórios ao fim de 120 dias, isso é completa mentira..:
É diferente de ter que carregar, aqui o que publicitam é verdade e não leva a enganos..

Edit: já agora fica aqui o link do Decreto-Lei 330/90 [já actualizado] - Código da publicidade:
http://www.aacs.pt/legislacao/codigo_da_publicidade.htm
Artigo 11º (Publicidade Enganosa)..

Vamos lá ver se nos entedemos.

Isto da net sem mensalidades não dura 10 dias? Se eu quiser continuar a utilizar não tenho que carregar com + 10 euros?

Meto 10 euros e se eu quiser utilizar daqui a 15 dias, 30 dias, 45 dias, 90 dias ou 120 dias tenho novamente que meter 10 euros. Mas se meter 121 dias depois pago 10 euros + 10 euros?

De qualquer forma faz-me uma certa confusão uma pessoa estar preocupada com uma net que tem uma validade de 10 dias e com carregamentos de 4 em 4 meses... de 10 euros.

cusca
02-09-2008, 01:18
Já agora outra questão ...não acham demais ter de se suportar integralmente uma placa por 54E ?
E sabem se temos de usar a placa que eles indicam ou çpoderemos usar outra , por exemplo de outro operador ?
É que para beneficiar deste serviço ocasional , sai muito caro ter que comparar a placa , qdo nos serviços deassinatura as placas saem a custo 0

pes_player
02-09-2008, 23:41
Na minha opinião estes serviço (TMN, VDF e OPTIMUS) não servem.
O meu ponto de vista:

Este tarifário está dirigido para utilizadores ocasionais que não necessitem de uma ligação permanente. Aqui os 10 dias de serviço / 300 MB falham. Muitas pessoas como eu vão frequentemente passar o fim de semana fora ( seja ao Algarve, à sua terra natal ...), levam o portátil querem ter acesso ao e-mail e mandar uns bitaites nuns fóruns de discussão. Para isso não necessitam de acesso por 10 dias.
O acesso deveria ser diário ou então atribuido um limite de tráfego sem limite de tempo para ser usado.
Assim ganhava o utilizador e o operador ( que assim tinha mais clientes, eu seria um deles).
Assim quando venho à terra ligo-me por modem 56k, é lentinho mas ainda vai dando para alguma coisa.

Abraços!!!

ruca1973
03-09-2008, 00:41
Na minha opinião estes serviço (TMN, VDF e OPTIMUS) não servem.
O meu ponto de vista:

Este tarifário está dirigido para utilizadores ocasionais que não necessitem de uma ligação permanente. Aqui os 10 dias de serviço / 300 MB falham. Muitas pessoas como eu vão frequentemente passar o fim de semana fora ( seja ao Algarve, à sua terra natal ...), levam o portátil querem ter acesso ao e-mail e mandar uns bitaites nuns fóruns de discussão. Para isso não necessitam de acesso por 10 dias.
O acesso deveria ser diário ou então atribuido um limite de tráfego sem limite de tempo para ser usado.
Assim ganhava o utilizador e o operador ( que assim tinha mais clientes, eu seria um deles).
Assim quando venho à terra ligo-me por modem 56k, é lentinho mas ainda vai dando para alguma coisa.

Abraços!!!

Tu querias para um dia, outra pessoa para 2 dias, outra dava-lhe jeito para 3 dias and so on... e vai-se a ver teriam de criar-se pelo menos 10 tarifários só para os 10 dias. Isso é pouco prático.

Eles quando vêm com tarifários não o fazem a pensar só nas necessidades de determinados clientes mas no maior número de clientes possível. 10 foi o 'número mágico' a que chegaram. 10 dias por 10 euros.

Mas levando isso para um uso diário seriam 30 megas para gastar em 1 dia pagando 1 euro.
Contudo há que relembrar que existem carregamentos minímos. Mesmo num telemóvel ninguém pode meter só 1 euro ou 2. Na net pré-paga o número minímo é 10.

Only*Me
03-09-2008, 00:49
quem é que investe mais de 50 euros para ter internet móvel e está á espera estar mais de 4 meses sem a usar? Tal como, quem é que investe num telemóvel e só quer carrega-lo de ano a ano?

Quem decide de que forma o dinheiro me sai da carteira e de que forma uso a internet movel ou o meu telemovel sou eu e não a operadora. Não andamos a brincar ao Monopólio.

ruimoura
03-09-2008, 01:02
Isto é uma treta. A limitação dos 4 meses nem me aquece nem me arrefece, porque já existe isso nos cartões recarregáveis, e ninguém se lembra (não necessariamente o mesmo prazo, mas a mesma modalidade para manter o serviço activo). O que me incomoda verdadeiramente e que é descabido de todo são os 10 dias. Eu carregava os 10 euros, e podia gastar os 300 megas nos dias que me apetece-se, e comprava já isto amanhã, e era o uso lógico que isto teria. Com o limite dos 10 dias, é mais uma palhaçada das operadoras portuguesas, para obrigarem as pessoas a carregar mais dinheiro.

Não tem pés nem cabeça.

ruca1973
03-09-2008, 01:07
Quem decide de que forma o dinheiro me sai da carteira e de que forma uso a internet movel ou o meu telemovel sou eu e não a operadora. Não andamos a brincar ao Monopólio.

Mas da mesma forma não és tu que tens voz activa na criação de tarifários de uma empresa. Limitas-te a pagar se assim o desejares. Eles apresentam o seu 'produto', agrada, aderes, se não agrada, paciência, há quem adira. Tu mandas no teu dinheiro e muito bem mas não mandas nas estratégias e planos de uma empresa.

Se essas estratégias e planos são maus ou pouco produtivos isso cabe ás empresas decidirem, consoante a aderência e reposta dos clientes.

Mas é muito raro haver alguma alteração a pensar numa minoria.

mauro1855
03-09-2008, 01:13
Mas da mesma forma não és tu que tens voz activa na criação de tarifários de uma empresa. Limitas-te a pagar se assim o desejares. Eles apresentam o seu 'produto', agrada, aderes, se não agrada, paciência, há quem adira. Tu mandas no teu dinheiro e muito mas não mandas nas estratégias e planos de uma empresa.

Se essas estratégias e planos são maus ou pouco produtivos isso cabe ás empresas decidirem, consoante a aderência e reposta dos clientes.

Mas é muito raro haver alguma alteração a pensar numa minoria.

Mas aqui é o contrário, vai haver uma alteração a pensar na maioria, porque sinceramente est serviço não cabe na cabeça de ninguém por vários motivos...
- a regra dos 10 dias tá de facto, deviam dar um determinado tráfego para ir gastando à vontade;
- Mesmo com a regra dos 10 dias, SÓ 300 megas??, é muito pouco, se visitamos sites mais pesados regularmente, lá se vai o tráfego (quem jogas MMORPGs, ou outro tipo de jogos do género, como ogame, metaldamage, tribos ...)
- Pagamos o que pagamos e so temos direito a um serviço de 512 Kbps??!!

Em comparação com as actuais nets móveis diárias Sapo/Clix:
- Serviço Diário igual a 3€ = 250 MB tráfego/dia
- Só paga quando usa, quando precisar (uma vez por mês no mínimo).

Sinceramente prefiro as actuais móveis Sapo/Clix, para os users menos pontuais dá muito mais jeito...

Cumps

ruca1973
03-09-2008, 01:31
Mas aqui é o contrário, vai haver uma alteração a pensar na maioria, porque sinceramente est serviço não cabe na cabeça de ninguém por vários motivos...
- a regra dos 10 dias tá de facto, deviam dar um determinado tráfego para ir gastando à vontade;
- Mesmo com a regra dos 10 dias, SÓ 300 megas??, é muito pouco, se visitamos sites mais pesados regularmente, lá se vai o tráfego (quem jogas MMORPGs, ou outro tipo de jogos do género, como ogame, metaldamage, tribos ...)
- Pagamos o que pagamos e so temos direito a um serviço de 512 Kbps??!!

Em comparação com as actuais nets móveis diárias Sapo/Clix:
- Serviço Diário igual a 3€ = 250 MB tráfego/dia
- Só paga quando usa, quando precisar (uma vez por mês no mínimo).

Sinceramente prefiro as actuais móveis Sapo/Clix, para os users menos pontuais dá muito mais jeito...

Cumps

Vamos ver como pega e se pega. Sinceramente acredito que hajam algumas alterações lá maís para a frente mas por agora são estes os valores no lançamento.

Mas sinceramente, alguém está a pensar usar a net pré-paga para jogar on-line? Por favor. Isso é cair no ridículo. Porque não sacar já agora um filme em divx de 700 megas em 30 dias? Ainda sobram 200 megas e são só... 30 euros.

Ou que tal ver um pouco de tv on-line durante 2 horas? Com sorte as 300 megas chegam.

Esta net ainda é mais fraca que a banda larga móvel e foi concebida de propósito assim. Quem se mete num 'mini' não pode estar á espera da performance de 1 'Porsche'.

Encarnado
03-09-2008, 10:09
Preferia aderir a um pacote de net movel light/basic que se paga 22 euros e tem-se 1GB de trafego a subscrever este tarifario.

Um tarifario a descontar consoante as transferencias era porreiro.
"Deixa cá meter mais 300 megas no cartão..."

mauro1855
03-09-2008, 11:54
Mas sinceramente, alguém está a pensar usar a net pré-paga para jogar on-line? Por favor. Isso é cair no ridículo. Porque não sacar já agora um filme em divx de 700 megas em 30 dias? Ainda sobram 200 megas e são só... 30 euros.

Ou que tal ver um pouco de tv on-line durante 2 horas? Com sorte as 300 megas chegam.

Esta net ainda é mais fraca que a banda larga móvel e foi concebida de propósito assim. Quem se mete num 'mini' não pode estar á espera da performance de 1 'Porsche'.

Eu bem me parecia que alguém ia cometer esse erro... Caso não saibas, quando me referi aos jogos online, referi-me ou MMOG (Massive Multiplayer Online Game), e são jogos que se jogam apenas recorrendo a browsers de Internet (Sites), não sendo preciso nem software nem qualidade de pings. Exemplos desses jogos são Ogame, Travian, MetalDamage. Se não sabes o que é, se calhar uma peskisasinha dava jeito. Existem milhares de utilizadores em Portugal que jogam este jogo (nao é por acaso que existem 24 servidores no Ogame Português), e os jogadores a sério tão constantemente a vigiar o jogo, basta um descuido de uma hora e é a morte do artista...
São Sites pesados porque têm ainda uma quantidade razoável de imagens...

Se não querem aceitar o meu exemplo dos MMOG, então aceitem o exemplo do HI5, o tráfego é muito pouco...

Cumps

ruca1973
03-09-2008, 13:06
Eu bem me parecia que alguém ia cometer esse erro... Caso não saibas, quando me referi aos jogos online, referi-me ou MMOG (Massive Multiplayer Online Game), e são jogos que se jogam apenas recorrendo a browsers de Internet (Sites), não sendo preciso nem software nem qualidade de pings. Exemplos desses jogos são Ogame, Travian, MetalDamage. Se não sabes o que é, se calhar uma peskisasinha dava jeito. Existem milhares de utilizadores em Portugal que jogam este jogo (nao é por acaso que existem 24 servidores no Ogame Português), e os jogadores a sério tão constantemente a vigiar o jogo, basta um descuido de uma hora e é a morte do artista...
São Sites pesados porque têm ainda uma quantidade razoável de imagens...

Se não querem aceitar o meu exemplo dos MMOG, então aceitem o exemplo do HI5, o tráfego é muito pouco...

Cumps

Seja como for, acho que dá bem para perceber quais as limitações e para que serve a net pré-paga: ver uns sites, ver uns mails, um pouquinho de MSN...

Se queres jogar jogos (on-line ou não), este serviço não serve, nem sequer foi feito para isso.

A mim tb me dava jeito ter net pré-paga com pelo menos até 3,6 mb de velocidade e 10 GB de tráfego. Por 10 euros em 10 dias era uma pechincha. Que espectáculo de net que era. Mas o meu mundo dos sonhos, é uma coisa, o mundo das operadoras é outro.

mauro1855
03-09-2008, 20:01
Seja como for, acho que dá bem para perceber quais as limitações e para que serve a net pré-paga: ver uns sites, ver uns mails, um pouquinho de MSN...

Se queres jogar jogos (on-line ou não), este serviço não serve, nem sequer foi feito para isso.

A mim tb me dava jeito ter net pré-paga com pelo menos até 3,6 mb de velocidade e 10 GB de tráfego. Por 10 euros em 10 dias era uma pechincha. Que espectáculo de net que era. Mas o meu mundo dos sonhos, é uma coisa, o mundo das operadoras é outro.

Então as operadoreas vão perder muita dinheiro, porque existe muitos viciados por aí (principalmente jogadore OGame ou Travian) que não largam o jogo um segundo, e que eram capazes de subscrever um serviço a este preço só para manter o jogo debaixo de olho...

Cumps

nipnip
03-09-2008, 20:03
Então as operadoreas vão perder muita dinheiro, porque existe muitos viciados por aí (principalmente jogadore OGame ou Travian) que não largam o jogo um segundo, e que eram capazes de subscrever um serviço a este preço só para manter o jogo debaixo de olho...

Cumps

para perderem pressupõe-se que o ganhavam antes... o que não é verdade...

os custos desta oferta para os operadores é muito reduzido... portanto só têm a ganhar com ela, já que dão a conhecer um novo serviço, vai haver sempre pessoal a passar os 100 megas e por isso a pagarem mais, vai haver quem se habitue e acabe por subscrever um tarifário "tradicional"... etc

cusca
04-09-2008, 14:20
pois , mas tb vai haver os que devolvem e tão depressa não queiram ouvir falar nesta nova tecnologia ...é que se a de 1 Mbps já é tão lenta , faço ideia a de 512!!!

JohnnyC
04-09-2008, 18:26
Já agora outra questão ...não acham demais ter de se suportar integralmente uma placa por 54E ?
E sabem se temos de usar a placa que eles indicam ou çpoderemos usar outra , por exemplo de outro operador ?
É que para beneficiar deste serviço ocasional , sai muito caro ter que comparar a placa , qdo nos serviços deassinatura as placas saem a custo 0

Olá

Fui ontem a uma loja Vodafone com essa questão. A menina que estava a atender disse que necessitava de um equipamento com GPRS, UMTS ou HDSPA. Eu perguntei se o meu HTC P3600 servia... Ela respondeu que se tiver GPRS, UMTS ou HDSPA e permitir partilha de internet com o PC sim, já que o cartão Vita NET é um cartão SIM normal, com um tarifário de dados. Usar pens de outras operadoras, não perguntei.

Cumps

Falcon23
05-09-2008, 14:39
Uma dúvida: os acessos diários sapo e clix são exclusivos para pessoas que já posuam acesso fixo de uma das impresas ? sendo assim deixa de interessar para muita gente. 0 concorrência.

31415
05-09-2008, 16:22
Penso que o tipo de utilização é diferente. O sapo até já lançou um novo tarifário que ainda não vi copiado pela concorrência. O banda larga zero dá 100Mb/mês, se consumires 300Mb pagas €12,5 (+€2,5) e que dá para o mês inteiro, não apenas para os 10 dias.

Embora 100Mb ainda seja pouco, parece-me que é uma boa iniciativa. Sendo um cliente sapo estou a ponderar aderir antes das próximas férias.

bystander
05-09-2008, 16:57
http://www.sapoadsl.pt/prodtarif_movel.html

pes_player
07-09-2008, 02:07
Tu querias para um dia, outra pessoa para 2 dias, outra dava-lhe jeito para 3 dias and so on... e vai-se a ver teriam de criar-se pelo menos 10 tarifários só para os 10 dias. Isso é pouco prático.

Eles quando vêm com tarifários não o fazem a pensar só nas necessidades de determinados clientes mas no maior número de clientes possível. 10 foi o 'número mágico' a que chegaram. 10 dias por 10 euros.

Mas levando isso para um uso diário seriam 30 megas para gastar em 1 dia pagando 1 euro.
Contudo há que relembrar que existem carregamentos minímos. Mesmo num telemóvel ninguém pode meter só 1 euro ou 2. Na net pré-paga o número minímo é 10.

Não seria necessário criar 10 tarifários, bastava um tarifário com carregamentos de valor variável, por exemplo:
1€ -> 1 dia
10 € -> 10 dias

Os 10 dias actuais são o "número mágico" para as operadoras. Vais de fim de semana queres internet? Carregas com 10 €, utilizas durante 2 e os restantes ficam para a casa.

É a minha opinião.

miguelrsantos
07-09-2008, 02:56
Vamos lá ver...

EM bom portugues sem carregamentos obrigatorios sigifica que nao és obrigado a carregar nunca na vida.

mauro1855
07-09-2008, 23:22
Uma dúvida: os acessos diários sapo e clix são exclusivos para pessoas que já posuam acesso fixo de uma das impresas ? sendo assim deixa de interessar para muita gente. 0 concorrência.

Sim, o acesso diário é só para uso dos clientes Fixos. Da mesma maneira que para se ter Net Zon é preciso ter TV, ou da mesma maneira que para ter TV da Clix SmarTV ou do MEO, é necessário Internet

Cumps

Joeski
08-09-2008, 00:30
Acho isto muito fixe pra quando um gajo vai de ferias se desenrascar.. Sempre podes ir a foruns, msn, um pokerzito na net ou assim. Tambem com uma net de 512kb queriam andar a fazer downloads? A meu ver os 300mb chegam perfeitamente para o que é..
A unica coisa que não gosto é ser preciso fazer um carregamento de 120 em 120 dias e pelo que tive a ver precisamos de comprar a tal pen que custa prai 60€. Alguem confirma isso da pen?

kamaleon
08-09-2008, 02:05
Pois eu como imigrante fiquei todo entusiasmado quando vi a publicidade da TMN. Disse cà para mim "é desta que vou finalmente ter a minha net no meu portatil quando tou ca!" Bastou-me ir ao site ver as condições para perceber que isto é uma fantochada. Que palhaçada, sinceramente. 10 dias para consumir dez euros ou 300MB!!! Que penuria! E isto tudo, à maravilhosa velocidade de 512Kb! >(

Ainda não vai ser desta para mim, isto não tem interesse nenhum para quem està cà de vez em quando, e mesmo para quando està, não tem interesse. :mad:

Ja agora, a zapp ainda não lançou um pacote pseudo-concorrente?

seed.helper
08-09-2008, 02:32
Vamos lá ver...

ja nao basta tu pagares o "harware" para te ligares a net que se nao me engano é 50 euros e ainda precisam de garantias ??!?

epah os milhoes de lucro vem de coisas pequenas como estas

Encarnado
08-09-2008, 11:11
Penso que o tipo de utilização é diferente. O sapo até já lançou um novo tarifário que ainda não vi copiado pela concorrência. O banda larga zero dá 100Mb/mês, se consumires 300Mb pagas €12,5 (+€2,5) e que dá para o mês inteiro, não apenas para os 10 dias.

Embora 100Mb ainda seja pouco, parece-me que é uma boa iniciativa. Sendo um cliente sapo estou a ponderar aderir antes das próximas férias.

Eu vou aderir. 100MB parece pouco mas pode ser muito dependendo do que faças.
Tem uma flexibilidade que acho que vale bem a pena os 2,5 euros a mais se se passar dos 100MB gratuitos. E quem sabe se no futuro os 100MB aumenta para 150 ou 200!

JcRabbit
08-09-2008, 12:38
Aderi ao tarifário pré-pago da TMN na sexta-feira - isto de ser autor de shareware que é vendido em todo o mundo através da Internet tem muitas vantagens, mas, por causa dos registros e do suporte técnico, não posso ficar sem aceder à net mais do que 1-2 dias seguidos. :'(

Claro que tenho os sitios para onde me desloco frequentemente já artilhados com banda larga fixa e routers wireless (casa da minha namorada e casa de campo dos pais dela, hehe) mas sexta-feira ia passar o fim-de-semana inteiro à quinta de uns amigos dela, numa aldeia perto de Viseu, e eles ali só têm vaquinhas, net nem vê-la.

Já tinha pensado em comprar uma placa de banda larga móvel para o meu portátil, mas com as mensalidades fixas obrigatórias seria um desperdicio de dinheiro - afinal, são muito poucas as vezes que eu teria necessidade de a usar.

Foi por isso que fiquei entusiasmado quando vi a publicidade da TMN à banda larga móvel pré-paga (lançada este mês, não foi? Mesmo a tempo, hehe!) no mesmo dia em que ia arrancar para Viseu. Dei um saltinho rápido à FNAC do CascaisShopping e, para minha surpresa, eles já lá tinham a pen à venda (na TMN tinham-me dito que, como era muito recente, a placa ainda não estaria disponível nas lojas - dah!).

Também lá estava uma 'menina da Vodafone' a promover o mesmo tipo de equipamento, com exactamente o mesmo preço e as mesmas condições!!! Ela própria me disse que as condições da TMN eram uma 'fotocópia' das da Vodafone (e vice-versa, claro). Estes gajos juntam-se à esquina e combinam os tarifários, só pode ser isso. :002: Claro que a esta 'coincidência' chama-se 'cartel' e é absolutamente ilegal, mas, à semelhança do que acontece com as petroliferas e com o preço da gasolina, as entidades reguladoras limitam-se a fechar os olhos.

Como a pen da TMN já estava disponível no expositor e eu até sou cliente TMN, lá acabei por me decidir por esta ultima. Podem ver aqui o resultado:

http://pwp.netcabo.pt/jcrabbit/Photo0048.jpg

http://pwp.netcabo.pt/jcrabbit/Photo0047.jpg

http://pwp.netcabo.pt/jcrabbit/Photo0046.jpg

Para poder navegar na net lá tive eu que ir fazer companhia às ovelhinhas, já que dentro de casa não tinha cobertura suficiente. E ainda fui gozado por ter escolhido TMN, vá-se lá saber porquê! :002:

Enfim... pelo menos na auto-estrada a pen da TMN até se portou razoávelmente bem, apesar de estar constantemente a mudar de GPRS para HSDPA e para UMTS (o que é natural uma vez que estava num carro em movimento e constantemente a mudar de célula).

Jorge Coelho
Winstep Xtreme - Xtreme Power!
http://www.winstep.net (http://www.winstep.net/) - Winstep Software Technologies
Forums: http://forums.winstep.net (http://forums.winstep.net/)

Encarnado
08-09-2008, 16:20
Antes no meio das ovelhinhas que sem net! No meu local de trabalho (dentro do edificio, na "cave" a menos de 10Kms de Lx) vodafone nem vê-la. Apanho optimus 3G e TMN apanho na boa (não tenho télele 3G tmn portanto nao sei se tenho 3G TMN aqui). Vodafone só na rua.

31415
08-09-2008, 18:09
Eu vou aderir. 100MB parece pouco mas pode ser muito dependendo do que faças.
Tem uma flexibilidade que acho que vale bem a pena os 2,5 euros a mais se se passar dos 100MB gratuitos. E quem sabe se no futuro os 100MB aumenta para 150 ou 200!

É essa a minha perspectiva! Deve aumentar dentro em breve, da forma como as coisa estão a evoluir... qualquer dia a vodafone lança com 200 e o sapo vai atrás :009:

Estou praticamente decidido vou aderir ao banda larga zero do sapo :x2:

kamaleon
08-09-2008, 18:52
Nos dias que correm fazer ofertas do que quer que seja que utilizam valores da ordem dos Megabytes parece-me gozarem com a cara das pessoas :002: >(

Encarnado
08-09-2008, 18:54
Nos dias que correm fazer ofertas do que quer que seja que utilizam valores da ordem dos Megabytes parece-me gozarem com a cara das pessoas :002: >(

Gozar ou não, eu aceito de bom grado os 100MB. Isto é para acesso OCASIONAL e não permanente.
Venham eles.

remorema
11-09-2008, 20:51
banda larga zero

até 100MB grátis
se exceder os 100MB até aos 300MB paga 12.5€
dos 300MB até 1GB são 25€
o que exceder de 1Gb é cobrado a 2,5€ por cada 100MB

espero ter ajudado

The Dreamer
26-09-2008, 20:53
Oi pessoal! Só uma pergunta:

Se adquirir 30 dias são 30 dias seguidos de calendário ou 30 dias de navegação efectiva?

Por exemplo se comprar no dia 1 no dia 30 acaba e tenho que recarregar de novo mesmo que nesses 30 dias só tenha utilizado 5 vezes???

Ou são 30 dias de utilização??

Obrigado e abraços

xeik
30-09-2008, 23:13
telefonei hoje para a vodafone e informaram-me que, para clientes com duplex adsl, podemos usufruir de um tarifário "zero" onde:
até 100MB = gratis
entre 100MB e 300MB = 12,5€
entre 300MB e 1GB = 25€
depois 2,5€ por cada 100MB extra
no entanto, a velocidade continua a ser 512... já experimentei e é um verdadeiro "lesmanso"... E o pior: não existe forma (oficial) de controlar o tráfego!!!!! sim, podemos ir ao myvodafone, mas isso não resolve pois as actualizações não são em tempo real, temos que andar a sumar etc......

De qualquer forma, conhecem algum programa que consiga monitorizar o tráfego localmente no pc e "fechar a torneira" aos 99MB? ou aos 299MB?
e se não for pedir muito que funcione em linux.
Já agora fica esta dica - para monitorizar segundo os diferentes interfaces eth0, eth1 etc, existe o VNSTAT, que contabiliza o tráfego de forma diferenciada (rede, wifi ou outras) mas não faz o corte...

cumprimentos

Papetorre
15-10-2008, 12:09
Isto é uma treta. A limitação dos 4 meses nem me aquece nem me arrefece, porque já existe isso nos cartões recarregáveis, e ninguém se lembra (não necessariamente o mesmo prazo, mas a mesma modalidade para manter o serviço activo). O que me incomoda verdadeiramente e que é descabido de todo são os 10 dias. Eu carregava os 10 euros, e podia gastar os 300 megas nos dias que me apetece-se, e comprava já isto amanhã, e era o uso lógico que isto teria. Com o limite dos 10 dias, é mais uma palhaçada das operadoras portuguesas, para obrigarem as pessoas a carregar mais dinheiro.

Não tem pés nem cabeça.

Concordo plenamente com este ponto de vista. Mas espero que mais cedo ou mais tarde as operadoras alterem estas regras.