View Full Version : [Artigo] Suddenly, 64-bit Windows is mainstream
Romani48 31-07-2008, 20:34 Last year, x64 editions of Windows Vista were hard to come by and seen as mainly for early adopters. This year, with little warning, the tide seems to have shifted dramatically. I noticed the first hint three weeks ago, when I visited HP’s website to check the specs of the new TX2500z notebook (http://www.shopping.hp.com/webapp/shopping/computer_series.do?storeName=computer_store&category=notebooks&series_name=tx2500z_series&a1=Category&v1=Mobility) and saw that a 64-bit upgrade was available for all models. When I looked at the flyers in last Sunday’s paper, I saw several PCs at Best Buy with 64-bit Vista Home Premium Edition installed, including notebooks from HP and Toshiba and quad-core desktops from Gateway and Dell; the former came with 4GB of RAM and a 19-inch LCD monitor for $750, while the latter had 6GB of RAM and a 19-inch monitor for $830.
Microsoft noticed the sudden shift as well. According to stats I received yesterday, the installed base of 64-bit Windows Vista machines in the U.S. has more than tripled in the last three months. Using data from its Windows Update servers, Microsoft calculated that 1.45% of all Windows Vista machines were running x64 Vista editions in March of this year. By June, that figure was up to 5.18%. That number is actually more impressive than it sounds: by my back-of-the-envelope calculations, making that shift in total market share means that at least 20% of all Vista PCs sold in the second quarter of this year came with 64-bit editions of Windows Vista preinstalled. By fall, it’s possible, even likely, that we’ll reach a tipping point, with more than 50% of new PCs sold at retail coming with 64-bit editions of Windows Vista preinstalled.
I guess I shouldn’t be surprised. I’ve been running Vista x64 on my main desktop PC since February, with no issues whatsoever. In May, I converted a year-old ASUS Tablet PC to Vista x64 and was astounded at how easy it was (http://www.edbott.com/weblog/?p=1968). Finding 64-bit drivers for virtually every mainstream device is easy, and I have yet to see a 32-bit Windows program that won’t run on an x64 system.
So why the shift now?
First, RAM is cheap. With the exception of low-end loss leaders, most new PCs in the retail channel these days are equipped with 4GB of RAM or more and cost under $1000. If you want to actually use that RAM (http://www.edbott.com/weblog/?p=1828), you need to move to a 64-bit code base. Looks like the major OEMs figured that out, too.
Second, a new wave of applications is going to debut in the fall, Most are aimed at digital media enthusiasts and professionals, including Adobe Photoshop CS4 and Lightroom (http://blogs.adobe.com/jnack/2008/04/photoshop_lr_64.html). (In fact, the next version of Photoshop will be 64-bit native for Windows 64-bit OSes only.) Adobe’s John Nack says (http://blogs.adobe.com/jnack/2008/04/photoshop_lr_64.html) “the speedup due to running in 64-bit mode is around 8-12%” and that opening a 3.75 gigapixel image on a suitably equipped machine (quad-core, 32GB of RAM) is “about 10x faster.” Sony’s long-awaited 64-bit Vegas Pro 8.1 video editing program (announced and demoed at NAB in 2007 (http://www.sonycreativesoftware.com/news/ShowRelease.asp?ReleaseID=660&), demoed again at NAB in 2008 (http://www.sonycreativesoftware.com/news/article.asp?articleid=51&keycode=3511)) should be available around the same time.
Update 31-July: Well, that was fast! Around the time I was writing this post, Adobe released Photoshop Lightroom 2, with full 64-bit support for Windows Vista. Details here (http://www.adobe.com/aboutadobe/pressroom/pressreleases/200807/072908AdobeLR2.html).
For consumers, there’s certainly potential for confusion, especially given that most systems sold in the past few years have combined 64-bit CPUs with 32-bit Windows. Microsoft has prepared some guidelines for hardware and software vendors (http://www.microsoft.com/Windows/windows-vista/compare-editions/64-bit-ready.aspx) and for consumers (http://www.microsoft.com/windows/windows-vista/compare-editions/64-bit.aspx). The most likely point of confusion comes when downloading drivers; I was pleased to see that HP is delivering its drivers and software updates with both x86 and x64 versions in the same downloadable package, allowing the installer to decide which one to use based on the system’s specs.
The biggest sticking point continues to be legacy hardware. OEMs delivering new machine configurations can ensure that every included device works properly, but plugging in an older device might not work. My three-year-old ScanSnap scanner finally has 32-bit Vista drivers, but Fujitsu has announced that it has no intention of producing x64 drivers for that series.
Ironically, one of the most high-profile laggards is from Microsoft itself. As I noted last December, Microsoft’s fingerprint readers (http://blogs.zdnet.com/Bott/?p=344), included with some mice and keyboards, don’t offer 64-bit support. Since then, UPEK has released x64 drivers (http://www.edbott.com/weblog/?p=1876) and control software for its devices (I have one on my desktop (http://www.edbott.com/weblog/?p=1934) and one an the ASUS Tablet). Ironically, the fingerprint reader in my new x64-based HP notebook works perfectly with its Digital Persona software. The Microsoft devices use that same software; alas, the new Windows Vista Compatibility Center (http://www.microsoft.com/windows/compatibility/Default.aspx) still lists those devices as “not compatible” with 64-bit Windows Vista.
So, how many of you are running 64-bit Windows? Any problems to report?
Fonte (http://blogs.zdnet.com/Bott/?p=506&tag=nl.e539)
Discussão interessante..
Parece que finalmente as coisas estão a encarreirar para o mundo de 64bits..
Uma coisa que o Vista trabalhou bem para tal, foi este mesmo suporte.. A melhor gestão de RAM, a facilidade e o facto de o Vista x64 não ser um produto tão "escondido" como o XP64 favoreceu muito a tal acontecimento.
Depois juntamos as memórias cada vez mais baratas, e a nº elevado de gaming rigs.. e 64bits torna se mainstream
About f*cking time, é o que tenho a dizer! Agora podiam era pegar nisso e lançar o Windows 7 64-bit de raiz.
exxtreme 31-07-2008, 21:56 exacto.
O problema tambem esta nas OEM's que continuam a distribuir sistemas 32bit's mesmo que o hardware suporte 64bit's. Hoje em dia vemos quase todos os portateis com os famosos 3GB de RAM, porque nao tao para migrar para sistemas 64bit's.
Depois quem se lixa é o ze povinho, que se tiver que fazer upgrade a RAM, vai ter tambem que fazer upgrade ao SO também.
Se nao fosse assim, os 64bit's ja eram mainstream, e os programadores ja tinham oferecido quase todas as suas aplicaçoes em 64 bit's.
petersaints 31-07-2008, 22:39 É natural esta evolução... penso que em 5 anos já teremos os x86-64 perto de 100% implementado... Apenas máquinas mais antigas utilizarão ainda SOs x86.
Pode ser que a Adobe abra a pestana. Isso sim, era muito bom :)
agora que o pessoa começa a pensar cada vez mais em 4GB de RAM, mal era se quisessem continuar a insistir nos 32bits
Hoje em dia vemos quase todos os portateis com os famosos 3GB de RAM, porque nao tao para migrar para sistemas 64bit's.
pior que isso é ver portateis já com 4GB de RAM mas com SO 32 bits :neutral:
A tecnologia x64 poderia neste momento estar bastante mais em uso do que está..
Um dos grandes problemas também passa pela aceitação do próprio utilizador. Eu uso o XP x64 praticamente desde o inicio, com um AMD x64 e cada vez que eu refiro isso, obtenho logo resposta imediata "ah e tal eu não uso isso por causa das incompatibilidades" 8|
Conto pelos dedos os programas que até agora não funcionaram no x64 ou o Hardware para o qual não existem drivers.. A maior parte desse Hardware ou já está completamente ultrapassado ou mesmo que não existam drivers oficiais, com um pouco de paciencia colocam-se a trabalhar
Isto é tal e qual a história dos multi-cores.. Existe a tecnologia mas depois são poucas as coisas que retirem o devido proveito
A tecnologia x64 poderia neste momento estar bastante mais em uso do que está..
Um dos grandes problemas também passa pela aceitação do próprio utilizador. Eu uso o XP x64 praticamente desde o inicio, com um AMD x64 e cada vez que eu refiro isso, obtenho logo resposta imediata "ah e tal eu não uso isso por causa das incompatibilidades" 8|
Conto pelos dedos os programas que até agora não funcionaram no x64 ou o Hardware para o qual não existem drivers.. A maior parte desse Hardware ou já está completamente ultrapassado ou mesmo que não existam drivers oficiais, com um pouco de paciencia colocam-se a trabalhar
Isto é tal e qual a história dos multi-cores.. Existe a tecnologia mas depois são poucas as coisas que retirem o devido proveito
so true.. a maior parte das pessoas tem medo de mudar por causa das imcompatibilidades de drivers e software mas actualmente já existem montes de apps compativeis com 64bits, assim de momento nem me lembro de alguma que não tenha funcionado.
cumps
sir_atmc 02-08-2008, 03:11 Eu só não uso o Vista 64 bits porque não consigo encontrar drivers para a webcam, leitor de cartões e uma das aplicações OSD. Não é que faça muita diferença, mas até costumo usar a webcam frequentemente. Fora isso, nunca encontrei mais problemas (na altura em que o usei), para além de ser muito muito estável (coisa que o Vista 32bits já é).
Uso Vista x64.. problemas que tive até agora? nenhum.. perfecto :p
Será que num acto de estupidez eles ainda vao lançar o Windows 7 x86?
tambem uso o vista 64 bits desde o inicio do ano e não tive problemas, só a placa de tv satelite dá mais um bocado de trabalho para instalar, de resto sem problemas e super estavel, não tenho ideia de voltar para 32bits
já uso há alguns dias vista 64 bits. 0 problemas (excepto a webcam da lifetech que não tem drivers de jeito... mas tb usava-a pouco, não me faz diferença)
não tensiono mudar de novo pa 32 bits... gosto assim como está
de facto também tenho reparado nos ultimos dias esta evolução para 64 bits... o vista impulsionou muito o uso desta plataforma...
Romani48 02-08-2008, 15:25 A tecnologia x64 poderia neste momento estar bastante mais em uso do que está..
Isso hoje em dia não é nada...
o WOW64 do XP estava muito verde.. o WOW64 do vista está perto de perfeito..
e poucas (ou nenhumas se não usarmos software manhosos) são as aplicações 32bits que não funcionam no Vista x64..
pessoalmente ainda acho que a unica limitação são sistemas com <4Gb de RAM.. porque sinceramente não gostei da performance em relação a sistemas <4Gb RAM@x86
petersaints 02-08-2008, 18:01 Isso hoje em dia não é nada...
o WOW64 do XP estava muito verde.. o WOW64 do vista está perto de perfeito..
e poucas (ou nenhumas se não usarmos software manhosos) são as aplicações 32bits que não funcionam no Vista x64..
pessoalmente ainda acho que a unica limitação são sistemas com <4Gb de RAM.. porque sinceramente não gostei da performance em relação a sistemas <4Gb RAM@x86
Eu o pouco testei na versão RTM (logo que o Vista saiu) era sensivelmente a mesma treta :P Mas sim penso que para quem tenha 2GB de RAM por enquanto não vale a pena usar x64 na vasta maioria dos casos. Assim que tenha 4GB (e disponibilidade) salto para x64. Mas se pensam que o x86 vai morrer da noite para o dia... estão muito enganados!
Paulo Truta 02-08-2008, 19:06 Para já não morre, mas cheira-me que o windows 7 vai sair só em versão x64... já estava na altura, digo eu!
Romani48 02-08-2008, 19:19 Para já não morre, mas cheira-me que o windows 7 vai sair só em versão x64... já estava na altura, digo eu!
não sai.. vai também ter uma versão 32bits.. se calhar infelizmente
Paulo Truta 02-08-2008, 19:50 Simplesmente não percebo o porquê. Nenhum computador com menos de 1Gb não deverá suportar o 7 com fluidez. Qualquer processador non-dual core não deverá suportar o 7 com fluidez... Todos os processadores dual-core têm instrução de 64Bit (Penso eu, isto não tenho a certeza).
Qual é a treta de existir 32Bit para o 7? Cumps ;)
Romani48 02-08-2008, 19:56 por acaso há um grupo de dual cores que não tem 64bits.. Core Duo acho.. já nem me lembro..
ainda assim o objectivo é que o 7 ser mais leve que o vista.. a ver vamos
petersaints 02-08-2008, 20:04 por acaso há um grupo de dual cores que não tem 64bits.. Core Duo acho.. já nem me lembro..
Exacto... os Core Duo dos portáteis (nessa altura nos desktops tinhamos os Pentium D) são 32-bit only. Até ainda há MacBooks (e penso que MacBook Pro também) com esse tipo de CPUs.
Penso que no 7 vamos assistir à coexistência das duas arquitecturas. Com coexistência quero dizer que vai ser mais 50/50 do que é hoje... Só talvez no Windows 7+1 o x86 morra ou se torne minoritário!!
Mr. Brightside 02-08-2008, 20:38 por acaso há um grupo de dual cores que não tem 64bits.. Core Duo acho.. já nem me lembro..
Sim, os Core Duo são 32 bits.
De qualquer forma, acredito que quando o 7 for lançado já todos os PCs venham com 4 GB (excepto alguns de gama mais baixa), por isso os 32 bits devem tornar-se desncessários.
Romani48 02-08-2008, 22:59 mas os 64bits virem só porque temos mais memória não é algo assim tão positivo... os 64 bits deviam aparecer naturalmente mas com o surgimento de softwares criados para essas plataformas.. optimizados pelo menos..
Paulo Truta 03-08-2008, 02:43 mas os 64bits virem só porque temos mais memória não é algo assim tão positivo... os 64 bits deviam aparecer naturalmente mas com o surgimento de softwares criados para essas plataformas.. optimizados pelo menos..
Pois mas o mainstream de utilizadores de PC não necessita de software que trabalhe especificamente com 64Bit... por isso os 32BIt ainda são usados...
CUmps ;)
Romani48 03-08-2008, 03:01 Pois mas o mainstream de utilizadores de PC não necessita de software que trabalhe especificamente com 64Bit... por isso os 32BIt ainda são usados...
CUmps ;)
nesse caso o 64bits também não é necessário.. lá está o circulo vicioso.. 2Gb para o utilizador comum, ou os 4Gb num sistema 32bits ou até 36bits (com PAE) é mais que suficiente (neste momento)
Paulo Truta 03-08-2008, 04:23 nesse caso o 64bits também não é necessário.. lá está o circulo vicioso.. 2Gb para o utilizador comum, ou os 4Gb num sistema 32bits ou até 36bits (com PAE) é mais que suficiente (neste momento)
Pois é um pequeno dilema mas penso que a evolução para os 64 Bit se vai dar por causa do factor RAM e não por causa dos softwares concebidos para tirar proveito dos 64 Bit porque o utilizado comum nem sequer sabe o que isso é nem interessa... cumps ;)
Chopstick 03-08-2008, 04:41 isso de só usar 64 bits com 4GB de ram ou mais, para mim é treta.."só" tenho 2GB tanto no fixo como no portátil e ambos têm vista 64 bits e depois de ter tido as vesões de 32bits de vista e xp não volto para elas tão cedo...noto menos fluidez, mais instabilidade e muitos mais Bsods, em 64 bits ainda não tive um único Bsod e são raros os programas que bloqueiam...os PCs cá de casa não devem voltar a ver 32bits, gosto muito mesmo
isso de só usar 64 bits com 4GB de ram ou mais, para mim é treta.."só" tenho 2GB tanto no fixo como no portátil e ambos têm vista 64 bits e depois de ter tido as vesões de 32bits de vista e xp não volto para elas tão cedo...noto menos fluidez, mais instabilidade e muitos mais Bsods, em 64 bits ainda não tive um único Bsod e são raros os programas que bloqueiam...os PCs cá de casa não devem voltar a ver 32bits, gosto muito mesmo
Aqui é igual, tenho vista 64bit num de 2GB ram e a estabilidade não se compara com 32bit e ao menos a hibernação funciona como deve ser. O único inconveniente que vejo em 64bit é que o sistema não parece ser tão solto quanto 32bit, talvez derivado do uso de várias aplicações 32bit que podem piorar um pouco a performance geral.
Stormgiant 03-08-2008, 05:30 No portatil tenho Vista 32bits e no desktop Vista 64bits. Tirando á parte as diferenças de hardware, prefiro de longe o 64bits. Só tive até agora 2 jogos que nao correram na maquina, de entre dezenas que experimentei. ( eram já um pouco antigos e tentavam aceder directamente ao hardware, coisa que o vista com os layers nao deixa ).
Penso que a evolucao de 32 para 64bits vai ser mais lenta do que a que se assistiu á passagem dos 16 para 32bits. Nessa altura, devido a limitacoes dos 16bits, notou-se uma evolucao muito grande em termos de performance quando se fazia a migracao do software (o hardware apareceu bem mais cedo do que o software na altura ). Hoje em dia, tal como já disseram pouco acima, a diferença dos 32 para os 64 para o utilizador comum quase que nao se nota porque os 32 já conseguem dar margem de manobra aos software. No meu caso, para meter os 8GB no desktop era determinante, ou teria que ir para Linux.
Penso que a evolucao de 32 para 64bits vai ser mais lenta do que a que se assistiu á passagem dos 16 para 32bits.
Está a ser completamente ao contrário, está a ser mt mais rápida. Ainda me lembro o Bill Gates dizer que nunca iria precisar dos 32bits..
There appears to be a shift taking place in the PC industry: the move from 32-bit to 64-bit PCs.
We've been tracking the change by looking at the percentage of 64-bit PCs connecting to Windows Update, and have seen a dramatic increase in recent months. The installed base of 64-bit Windows Vista PCs, as a percentage of all Windows Vista systems, has more than tripled in the U.S. in the last three months, while worldwide adoption has more than doubled during the same period. Another view shows that 20% of new Windows Vista PCs in the U.S. connecting to Windows Update in June were 64-bit PCs, up from just 3% in March. Put more simply, usage of 64-bit Windows Vista is growing much more rapidly than 32-bit. Based on current trends, this growth will accelerate as the retail channel shifts to supplying a rapidly increasing assortment of 64-bit desktops and laptops.
64-bit PCs running 64-bit editions of Windows Vista typically have 4GB of memory or more. Compared to 32-bit systems, which top out at around 3GB of memory, 64-bit PCs can offer added responsiveness when running a lot of applications at the same time and have the potential for greater performance and new experiences as next-generations applications are written to take advantage of this new platform.
E além de já ter programas dedicados para x64 tipo 7zip é um programa de compressão e é muito útil funcionar mais rápido e fluidamente, TrueCrypt, etc etc O próprio Windows Vista 64bits tem varias melhorias em relação ao 32bits. Sei que por exemplo a Boot do Windows Vista 64bits carrega os drivers aleatoriamente para a memória afim de se tornar mais seguro.. Entre outras melhorias
A common misconception is that 64-bit architectures are no better than 32-bit architectures unless the computer has more than 4 GB of memory. This is not entirely true:
* Some operating systems reserve portions of process address space for OS use, effectively reducing the total address space available for mapping memory for user programs. For instance, Windows XP DLLs and userland OS components are mapped into each process's address space, leaving only 2 to 3.8 GB (depending on the settings) address space available, even if the computer has 4 GB of RAM. This restriction is not present in 64-bit operating systems.
* Memory-mapped files are becoming less useful with 32-bit architectures, especially with the introduction of relatively cheap recordable DVD technology. A 4 GB file is no longer uncommon, and such large files cannot be memory mapped easily to 32-bit architectures; only a region of the file can be mapped into the address space, and to access such a file by memory mapping, those regions will have to be mapped into and out of the address space as needed. This is a problem, as memory mapping remains one of the most efficient disk-to-memory methods, when properly implemented by the OS.
* Some programs such as data encryption software can benefit greatly from 64-bit registers (if the software is 64-bit compiled) and effectively execute 3 to 5 times faster on 64-bit than on 32-bit.
The main disadvantage of 64-bit architectures is that relative to 32-bit architectures the same data occupies more space in memory (due to swollen pointers and possibly other types and alignment padding). This increases the memory requirements of a given process and can have implications for efficient processor cache utilization. Maintaining a partial 32-bit model is one way to handle this and is in general reasonably effective. In fact, the highly performance-oriented z/OS operating system takes this approach currently, requiring program code to reside in any number of 32-bit address spaces while data objects can (optionally) reside in 64-bit regions.
Stormgiant 03-08-2008, 10:06 Está a ser completamente ao contrário, está a ser mt mais rápida. Ainda me lembro o Bill Gates dizer que nunca iria precisar dos 32bits..
Estava a falar da evolução natural do mercado na procura de melhor software, porque é melhor e mais rápido. Neste momento, visto que o salto para 64bits das maquinas normais tem melhorias marginais em termos de performance ( até virem softwares específicos de 64bits ), o rápido crescimento dos 32 para os 64bits é quase conduzido pelo marketing em vez da necessidade.
PS. - O que o Bill Gates disse no tempo dos dinossauros, já o fez ficar mal muitas vezes. :x2:
Quando eu comecei a programar, nunca na vida imaginamos que os nossos topo de gama 8088 XT a 4.7Mhz fossem evoluir para o que temos agora, e para o que vem ai nos proximos 5 anos ;)
Na informática já se deu vários bumms, os únicos que faltam é o disco e as baterias.
Os discos já estamos dentro do principio do bumm com os discos SSD. Como a RAM começa a ficar barata, até discos só com RAM já se vêem. As baterias ainda faltaram, a ver vamos...
A Microsoft disse que o próximo Windows(Windows 7) iria ter 32bits e 64bits, ao contrário do que se esperava. Mas com a rápida procura das versões 64bits, e ainda na altura em que sair (12/2009 ou 2010) os computadores terão de certeza mais de 3GB de RAM, então ainda é duvidoso..
A concorrência beneficia os 64bits, vê-se a Adobe a apostar nos 64bits agora também que o Silverlight saiu e outros programas de fotos. Assim. como outros programas com concorrência vão começar a sair versões 64bits.
Assim que o flash sair a 64bits, o Firefox, Opera irão também a trás, o IE já tem. E depois verá-se um transição dos programas passarem de 32bits para também 64bits, e depois só 64bits(o que deverá ainda demorar)..
PoolMania 03-08-2008, 12:52 Faltam os jogos a 64 Bits.... :P
Porque para muita gente que só usa o Windows para jogar sente-se diferenças entre 32 Bits e 64 bits em vários jogos: Tem problemas em 64 Bits nem sempre visiveis mas quando se corre os mesmos jogos a 32 Bits já se nota.
Romani48 03-08-2008, 14:06 Aqui é igual, tenho vista 64bit num de 2GB ram e a estabilidade não se compara com 32bit e ao menos a hibernação funciona como deve ser. O único inconveniente que vejo em 64bit é que o sistema não parece ser tão solto quanto 32bit, talvez derivado do uso de várias aplicações 32bit que podem piorar um pouco a performance geral.
é isto que eu refiro.. a evolução deveria ser feita pela necessidade desta no contexto geral de um sistema informático..
agora só porque querem mais 700 ou 500Mb de RAM.. é estupido..
Façam aplicações que corram em dois sistemas.. ex: Crysis (nos jogos), Photoshop (em multimédia, ainda que não venha na mesma "package").. Hoje em dia é raro as coisas em CD's, e a utilização de DVDs de dupla camada já é geral.. e o HDDVD até poderia ter ajudado nisto.. distribuir aplicações com ambas as arquitecturas..
enfim.. vou esperar e ver.. os 64bits já cá estão.. agora usem nos por favor
fiz uns testes no meu laptop, ambos com SP1 instalado e fresh install, vou ainda fazer com XP SP3
_________________________________Vista Ultimate x64 -------- Vista Ultimate x86
Passmark Performance Test 6.1 -------570 -----------------------523
PCMark Vantage. ---------------------2908 ----------------------sem resultado ( trial key )
3DMark03. ---------------------------1769 ----------------------1710
3DMark06. ---------------------------611 -----------------------557
PCMark05. ---------------------------não testado ---------------3743
cinemark benchmark
Open GL Test ------------------------911 -----------------------618
Single CPU Render Test. --------------2058 ----------------------1847
Multiple CPU Render Test -------------3933 ----------------------3475
Romani48 03-08-2008, 18:32 testes sinteticos não são facto comprovativo da utilização diária de um sistema..
mas é obvio que iriam ter melhores resultados porque é isso que o x64 é...
já agora.. 2Gb ou 4? (ou mais)
fiz uns testes no meu laptop, ambos com SP1 instalado e fresh install, vou ainda fazer com XP SP3
_________________________________Vista Ultimate x64 -------- Vista Ultimate x86
Passmark Performance Test 6.1 -------570 -----------------------523
PCMark Vantage. ---------------------2908 ----------------------sem resultado ( trial key )
3DMark03. ---------------------------1769 ----------------------1710
3DMark06. ---------------------------611 -----------------------557
PCMark05. ---------------------------não testado ---------------3743
cinemark benchmark
Open GL Test ------------------------911 -----------------------618
Single CPU Render Test. --------------2058 ----------------------1847
Multiple CPU Render Test -------------3933 ----------------------3475
já agora podes dizer quais são as caracteristicas do laptop?
Faltam os jogos a 64 Bits.... :P
Eles existem.. Lembro-me bem de à uns anos atrás jogar o Farcry com as patch´s x64 e ficava uma loucura.. Imagem com muito mais detalhe e maior fluidez
José Alberto 04-08-2008, 03:47 Lista de jogos 64bits:
http://www.start64.com/index.php?option=com_content&task=view&id=190&Itemid=116
Não sei se está actualizado.
Romani48 04-08-2008, 14:29 falta o crysis e mais um ou outro que sei que há patches para tal....
ainda assim os jogos onde se vê bastantas melhorias são sem duvida o
Stalker e Far Cry
o Crysis e o Half life, por exemplo são jogos bastante optimizados, pelo que eu não notei diferenças entre os dois tipos de arquitecturas.. :)
mas acredito que com 64bits podemos ter jogos com muito mais detalhes e funcionalidades, quer a nivel grafico, fisico como também na AI
Já nao era sem tempo, que comece a era dos 64 bit. Só falta os programadores começarem a aderir para podermos finalmente aproveitar ao máximo o potencial de todo o hardware "recente". Demorou quase 5 anos mas finalmente chegou :lol:
já agora podes dizer quais são as caracteristicas do laptop?
É o E-escola Dell Inspiron 1525
Sem flames p.f.
Só não mudo para o Vista 64, pelo facto de ter apenas 2G.
Dadas as minhas especificidades de uso do PC, a versão de 64, não se adequa a mim, para já.
De resto, do que experimentei, 0 problemas, mais fluido que o Vista 32, 0 incompatibilidades, ou se as havia, encontrava sempre algures um patch qq.....
Lá para o natal, meto 4 ou 8G de RAM, e nem hesito: Vista 64
Já era sem tempo, e é inevitável. Acho que todos aqui, já tínhamos esse feeling há bastante tempo.
Acho que ainda este ano, se vai massificar ainda mais.
Cumps,
Uso Vista x64.. problemas que tive até agora? nenhum.. perfecto :p
Será que num acto de estupidez eles ainda vao lançar o Windows 7 x86?
O Windows 7 vai ser de certeza x86 a correr a 64. :p
Sim eu sei que hoje em dia x86 refere-se mais aos processadores 32 bit. :)
Eu não uso Vista a 64 nem XP no desktop a 64. Razão... no portátil vinha só a versão 32 bit e no Desktop não tenho paciência para procurar outros drivers. :p
Mas o 64 bit tem demorado a se tornar mainstream. Até o 32 bit foi mais rápido.
O Windows 7 vai ser de certeza x86...
sim acredito k sim.. mas o k eu espero é k tenham uma vertente para os 64bits
Como o XP tem vertente para a versao de 32 bits e a de 64 bits..
Eu espero o msm do 7..mas ao contrario :p
Boa tarde.
Não sei se o Windows 7 vai ter a versão de x86 o facto é que, pelo que se vê em alguns blogs sites de notícias de tecnologia e afins (de momento não tenho fontes) é que o Windows 7 vai ter internamente tecnologia de virtualização, isto é vai ter a possibilidade de correr qualquer aplicação nativamente através desta tecnologia.
Não vejo muita necessidade de um SO a 32bits á excepção dos jogos ou de quem quer ter uma aplicação muito dedicada a correr a 32bis, pois uma aplicação não corre com a mesma velocidade num SO virtualizado, mas a evolução desta tecnologia corre a passo à Francis Obirah Obikwelu :002:.
Fiquem bem
Romani48 08-08-2008, 13:44 antes de mais terá sim x86, nem que seja x86_64 :p
mas o que eu li por ai nuns papeis brancos da MS que também teriam a versão x86 (32bits), ainda que o seu lançamento não seja tão seguro quanto isso.
Quanto as tecnologias de virtualização já existem @ Vista SP1, trazidas do Server 2008. E ainda tens o magnifico WOW64 do Vista que está de longe melhor que o do XP..
E dado que a MS vai manter a mesma estrutura dos drivers nesta versão do windows, parece me que será das primeiras versões do windows que poucas incompatibilidades vai ter com o panorama actual
sir_atmc 08-08-2008, 19:36 Sem flames p.f.
Dadas as minhas especificidades de uso do PC, a versão de 64, não se adequa a mim, para já.
De resto, do que experimentei, 0 problemas, mais fluido que o Vista 32, 0 incompatibilidades, ou se as havia, encontrava sempre algures um patch qq.....
Já era sem tempo, e é inevitável. Acho que todos aqui, já tínhamos esse feeling há bastante tempo.
Cumps,
Se o teu problema é usar um sistema 64 bits com 2GB de RAM, digo-te que com 2GB de RAM podes usar perfeitamente um sistema x64. Pelo menos da experiencia que eu tenho. É claro que quanta mais RAM melhor, mas mesmo com 2GB já se notam diferenças.
The_Golden_Eagle 08-08-2008, 20:29 Sem flames p.f.
Cumps,
Isso não quer dizer nada, eu no meu desktop, tenho o Windows Vista Home Premium x64, e tenho o seguinte sistema:
CPU: Intel Celeron D 346 (prescott)
RAM: 1,5GB DDR2 533
GPU: Ranhoso da via, não suporta o Aero
HD: Seagate Baracuda 40Gb
E posso te garantir que aquilo voa!, mais rápido que o Windows XP, pus o vista para gastar a Ram disponível para poder melhorar o desempenho, porque o raio do Win XP estava-me a gastar 200MB de Ram num sistema com 1500MB!, assim que pus o Vista a RAM passou a ser usada, mas o mais importante é bastante mais rápido e estável que o Win XP, portanto os 2GB não serão impedimento.
Cumprimentos,
:kfold:
Romani48 08-08-2008, 21:19 ambas as vossas experiencias são muito válidas e verdadeiras, eu também posso dizer que sim que como sistema fica 5*
Agora tarfas mais pesadas, jogos, edição multimédia: o sistema recente se bastante... eu ressenti muito em Corel PSP e no PS CS3...
eu tanto no portatil como no desktop tenho vista x64 e corre muito bem. Os problemas que me dá normalmente tem a ver com os drivers nao serem assinados, por exemplo ainda nao consegui por o nibitor a funcionar em condiçoes.
ambas as vossas experiencias são muito válidas e verdadeiras, eu também posso dizer que sim que como sistema fica 5*
Agora tarfas mais pesadas, jogos, edição multimédia: o sistema recente se bastante... eu ressenti muito em Corel PSP e no PS CS3...
Obrigado Romani.
Faço das tuas, as minhas palavras.
Mas atenção. Entre o 32 e o 64, sombra de dúvidas agradou-me o 64!
Cumps,
|
|