View Full Version : total home made waterchiller
boas, ja tinha ideias em mente ha muito,
o jll resolveu convençer-me a fazer um :D, comprou o que foi preciso, e compramos as ferramentas necessárias :) meti mãos ha obra :P faltava umas coisas, e quando chegou o bonjour comprámos tudo o que faltava,
resumindo, temos tudo o que é precizo para montar chiller's proms, etc
depois de ler uma beka... abituar-me ao maçarico
http://ricky.home.sapo.pt/chiller/12.JPG
http://ricky.home.sapo.pt/chiller/8.JPG
http://ricky.home.sapo.pt/chiller/9.JPG
http://ricky.home.sapo.pt/chiller/10.JPG
http://ricky.home.sapo.pt/chiller/11.JPG
http://ricky.home.sapo.pt/chiller/1.JPG
http://ricky.home.sapo.pt/chiller/3.JPG
http://ricky.home.sapo.pt/chiller/4.JPG
http://ricky.home.sapo.pt/chiller/5.JPG
http://ricky.home.sapo.pt/chiller/6.JPG
http://ricky.home.sapo.pt/chiller/7.JPG
não foi á primeira que isto fez este friu todo, mas ao fim de uns testes de medidas de capilar/tipo de gaz, está a por a agua/metanol a +- 20ºc negativos com um p4 willi a 1.8v ligado na bios (na sei pk a bios puxa e com cooler a ar de cobre tt ficava nos 50º assim com um bloco de grafica adaptado, xegou a bater nos -3º na bios :))
ainda falta afinar mais, fazer melhores vacuo's...
deem-me um tempinho, que eu, o bonjour e claro o dono deste chiller, o amigão jll, pomos isto tudo bonito, numa caixa +- com 50x40cm com 40 de altura, um reservatório bonito de plastico a fazer umas temps fixes, para a semana ja vimos isto a arrefecer um p4 2.8c e uma ati :)
tinha de por pics desta ***** no forum :D :D
o que acham? um chillerzito a manter o metanol a -20º com um reservatório de 5l ainda em testes :D
VoRtAn_MaDgE 23-02-2004, 01:50 Always innovating...como smp...
Mt bom o projecto, força nisso RiCkY, tá com mt bom aspecto...
Tadinha da Hydor, inda lhe congelas o eixo e as pás:D...
Bolacha Maria????Parecido não ou é 1a marca de nome Torrada mesmo :rolleyes: ???
Keep the good work
Aproveita e pede emprestado pá parte de trás do core da ati não???
Just kidding
Cumps
Vortan
Bem já tinhamos falado no MSN sobre isto, mas ainda nao tinhas acabado!
Grande power! Isso num peltier Rendia muito!
A bomba... coitada... ainda vai partir as pás! :die: :D
Buddy... tás de parabéns como sempre! :)
Já tirei uma pic do evap, dps dá uma vista de olhos na outra thred do "Novo Brinkedo" ;)
Keep Going!
Ahhh!! Bué louco, grandes malucos!
Bom trabalho! ;)
Como o ricky ja disse, juntei-me ao "cromo" do freeze e zás toca de arrefecer o meu menino!!! (brrrrrrrrrrrrr) :004:
Inicialmente kria fazer com a ajuda dele e do bonjour 1 prommy, mas a questao do evaporador deixou de parte essa ideia.
Mesmo assim peguei nakela velharia e começamos a testar, lá com o 2º novinho a coisa teve pés para andar e tem demonstrado belos resultados. Aquela tarde de sabado estava mesmo fria!!!! :-D
Acho que 1 gajo aprende é a exprimentar e a questão da condensação pessoal é mais mito que outra coisa, mas claro isolem tudo mt bem pois o contacto com o ar é que estraga as coisas!!!
Sou novo nisto mas cada vez mais frequento o forum e tenho aprendido muito com isto, e tendo amigos como este puto, manos Portugal tem muito a mostrar naquela ORB, vamos pa frente que quantos mais melhor. Eu nem quero tar em tops, so quero ver o meu 2.8 a 4000!!! :009:
1 abraço a todos e qualquer sugestao é bem vinda, estou cá pra aprender.
Fiquem bem e puxem muito pelos vossos brinquedos, qualquer dia acordam a dizer "Papa!" do tao evoluido que isto vai ficar!!! :lol:
Fiquem bem e "Lets freeze in Hell!!!"
Jorge Lopes aka "the new freezer in town" :001:
VoRtAn_MaDgE 23-02-2004, 02:15 Well... it's just another freekin' maniac in the town:004: !
So uma cena que me lembrei antes de deitar!
Se o people todo aki quer ser "freezer", espero que não ande para ai 1 "Songoku" para nos matar a todos! ehehehehehehhe
:lol:
Portem-se e abraços
Já chega por hoje e por aki em casa os dias do aircooling estão contados!!! :009:
Jorge Lopes
P4rthen0n 23-02-2004, 02:32 Nice work. :)
Sempre tive um gosto especial por chillers, nao sei porque mas axo-lhes muito mais piada do k direct die:cool:
-20 ainda na bricadeira promete. :)
pois promete :D
ja agora a malta do chiller's k se pronunciem em termos de temperatura que conseguem e se o tamanho do reservatório interessa assim tanto, pois a minha ideia é manter o de 5l para fazer um sistema pequeno
mas penso que -20 ja é muito bom
Fintas-XP 23-02-2004, 02:44 Ricky esta impecavel -20 em load ja com o sistema montado esta mt bom mesmo:D
Estas a usar R404A?
Começa a treinar para montares a 1ª cascade tuga:D
Cumprimentos e continuação de bons overclocks
P4rthen0n 23-02-2004, 02:45 Originally posted by |RickY|
ja agora a malta do chiller's k se pronunciem em termos de temperatura que conseguem e se o tamanho do reservatório interessa assim tanto, pois a minha ideia é manter o de 5l para fazer um sistema pequeno O k se ve por ai sao reservatorios de 20/25l o k ainda da uma diferenca consideravel face aos 5l k tao ai :P
Como o reservatorio eh maior sempre dava pra enrolar mais "fio" la dentro.
Originally posted by Fintas-XP
Ricky esta impecavel -20 em load ja com o sistema montado esta mt bom mesmo:D
Estas a usar R404A?
Começa a treinar para montares a 1ª cascade tuga:D
Cumprimentos e continuação de bons overclocks
estou a usar r22, com r404a ainda vai ganhar uns graus
mas r22 é mais barato pa andar a testar :P
Bom /me no words
Se não tivesse descoberto este forum nunca iria ver tanta maluqueira. O que estes gajos fazem com a "arca congeladora" é do caneco lol. O que a droga faz a estes "pequenos"...:003: :P
FabioCannavaro 23-02-2004, 07:18 Exelente 5*, depois queria ver isso todo montadito :D
-20 já , isso promete...
oc_nightmare 23-02-2004, 10:07 wooooo ghetto powa:D
kuanto é k te custa o r22? vou ver se comeco o chiler ja hoje k depois durante as aulas nao ha tempo:rolleyes:
para o chiller sempre podias usar uma valvula de espansao:001:
[] oc_nightmare
[BoB]Marley 23-02-2004, 10:44 Axo ke ainda me vou meter nisso tb... a ver se a minha mãe manda a arca fora ke tá velha e aproveito o compressor ke ela tem... :D
O prob é o radiador, será ke dakeles de WC dará? em vez de agua, passava gaz... e o gaz e o resto do material arranja-se onde?
oc, so tenho uma botija de 1 kg, anda ha volta de 11E
pk valvula de expansão? tubo capilar rula :D
Originally posted by |RickY|
pk valvula de expansão? tubo capilar rula :D
Ora nem mais! Eu vou usar 3metros e meio! :D
buddy explica-me aí +/- como se solda a prata, pk o meu pai diz k solda o evaporador lá no trabalho dele! :D
É k assim vai-se adiantando trabalho... ;)
O meu pai foi lá de manhã e eles não vendem tubo capilar nem o tubo fléxivel... mas diz k conheçe um armazém onde devem ter disso (fika é longe) mas pode ser k eu o convença a ir lá depois do trabalho! :D
Continuando o assunto de soldar a prata, akilo é só meter a solda onde keremos e akeçer a solda com o maçarico né!?
E o pó branco como é, mergulhamos a solda 1º antes de soldar ou como é!?
O meu pai já soldou várias coisas, portanto basta explicar +/- como é k ele desenrrasca-se muito bem! ;)
oc_nightmare 23-02-2004, 14:57 pah tubo capilar rulla mas so pa direct die q as cargas de calor sao baixas..... com a TEV ainda conseguias sacar mais uns grauzitos no chiller:D
ja agora... tas a usar metanol?....:004: :004: :004:
hehehe:D
|Oc|CRASH_OVer 23-02-2004, 16:42 ja agora a malta do chiller's k se pronunciem em termos de temperatura que conseguem e se o tamanho do reservatório interessa assim tanto
tenho o meu a dar -40º com 25L....
qt mais Litros melhor, demora mais a bater na temp maxima (negativa), mas consegue mante-la mt mais tempo com o chiller desligado...
o meu so necessita de ligar 2 ou 3horas por dia para manter uns confortaveis -30º no deposito...
ojdr2001 23-02-2004, 18:09 Excelent work Ricky. Parabéns!!!
Cascade a caminho:) :)
NeoToPower 23-02-2004, 19:08 |RickY|, faz-me um pequeno favor, podes dizer onde posso comprar o gaz (r22), o tubo capilar, o dryer, termostato, and so on.... Tenho aqui 5 compressores (2x r22 +2x r12 + 1 desconhecido :D de 1/2hp) a arriscarem-se a ir parar ao monte da sucata. Isto porque quando arranjar tempo (quando..... >( ) vou ver se meto mãos á obra até pk soldadura pra mim ñ tem muito que saber ( MIG, TGI, electrodo revestido, tocha de acetileno) e devo conseguir fazer uma coisinha dessas com relativa facilidade.
excelente trabalho Ricky, agora já só falta o resto :004: :004: :004:
Originally posted by NeoToPower
|RickY|, faz-me um pequeno favor, podes dizer onde posso comprar o gaz (r22), o tubo capilar, o dryer, termostato, and so on.... Tenho aqui 5 compressores (2x r22 +2x r12 + 1 desconhecido :D de 1/2hp) a arriscarem-se a ir parar ao monte da sucata. Isto porque quando arranjar tempo (quando..... >( ) vou ver se meto mãos á obra até pk soldadura pra mim ñ tem muito que saber ( MIG, TGI, electrodo revestido, tocha de acetileno) e devo conseguir fazer uma coisinha dessas com relativa facilidade.
NeoToPower, eu trabalho em ar condicionado e já fiz um phase-change pró pc e posso-te dizer que facilidades é coisa que não encontras. Ou tens tudo espalhado pelo quarto o que facilita alguma coisa ou então se quiseres uma coisa minimamente arrumada e com relativo bom aspecto, é algo que te vai dar muito trabalho.
Na altura que fiz o meu não tinha internet, o que é sempre bom para um gajo consultar para tirar dúvidas e obter ideias. Teve ser tudo home made.
quando montei aquilo já tinha posto o gás (r22) no dia anterior e de um dia para o outro perdeu gás o que veio a condicionar o funcionamento mas mesmo assim ainda chegou a tar em -10ºc, só que o meu medo da condensação, para não falar de outros prob's e o facto de já tar farto daquilo fez com que eu desistisse.
PS: não quero com isto desmotivar-te, e minha intenção dar-te a conhecer o real trabalho necessário :)
Ricky, tencionas fazer um cascade?
Isso é k rendia m8! :D
Ainda tenho aki um compressor k nem faço a mínima kual é, mas ainda me dá na tola e faço um waterchiller como esse com R22! :D
Serve perfeitamente para chillar o peltier ;)
Vai dando noticias disso! :)
NeoToPower 23-02-2004, 20:17 Joni, acredita que ñ me desmotivas em nada. E sim, pretendo fazer uma coissa que fique arrumadinha debaixo da secretária, coisa que ñ vou ter problemas em conceber e fabricar (acredita.... estruturas em ferro/alumineo são o prato do dia a dia :P ).
O meu principal problema vai ser mesmo arranjar o gas (r22 em principio --- r104 tb é uma opção segundo o que eu tenho lido-- ), um dryer novo, tubo capilar e por tudo em vacuo.
Pra por em vacuo penso já ter o prob resolvido.... acho :P .
Agora, essas latas de gas, já trazem o lubrificante integrado ou tem de ser adicionado á parte?
Esse cumutador que usas-te quando carregaste o compressor. Onde arranjar?
Como fazer pra por o sistema em vacuo?
and son on......
-para soldar precisas de acetileno e oxigenio
-o "comutador" são os manómetros
-como tens outros compressores podes usar a linha de aspiração desse outro compressor para fazer vácuo, aqui tb precisas dos manómetros
:) ........:::::::::::Boa Sorte::::::::::.............:)
Edit:Os compressores têm oleo lá dentro, em principio não precisas pôr, agora se um compressor é de r12 não convem por outro gás, porque o oleo e as valvulas estão mais preparados para esse gás. Isto não fiz, o meu era r12 e eu pus r22 e funciona na boa, não há prob.
Essas latas, que eu tenha conhecimento não se vendem em latas, há bilhas de fréon e isso é caro, agora eu não sei se dá para "alugar" uma bilha e depois pagares só o gás que usaste.
Essas bilhas não trazem óleo lá dentro.
NeoToPower 23-02-2004, 21:07 Ok, obg
Relaitvamente a por em vacuo... era mesmo essa a minha solução :P
Já agora, quanto custa um manometro desses?
Os compressores r22 são compativeis com propano (ou será butano) sem mudar o oleo? isto pk estar a abrir o compressor para mudar o oleo é uma beca chato.
Acetileno e oxigénio... sim.... acho que andam algures por aqui na firma duas bilhas de 50kg de cada um deles :D Argon e co2 tb se arranja embora façam falta na semi-automática :D E se ñ der com nada disto tb se arranja propano pra desenrascar no maçarico :D :D
Preciso de recarregar o compressor com oleo pk perdeu algum quando o saquei. Como posso fazer?
As latas que utilizaste já tem o oleo em conjunto com o gas?
eu sei que sou chato, mas antes de meter maõs á obra convem ter tudo planeado de modo a evitar supresas.
- os manómetros são caros, mas os mais rascas não sei
- os compressores compativeis com propano, ou butano???para que te serve isso?
Abrir um compressor desses? isso está hermeticamente fechado, isso não se abre. Se quiseres viras-o ao contrário e deixas escorrer o oleo todo pra fora, depois metes oleo novo (um pouco mais daquilo que sair) e deixas-o de pé para escorrer todo para o fundo (o oleo tens de comprar para o efeito, não ponhas Fula:P ).
- já te disse no meu post anterior que essas latas são bilhas e que não trazem oleo lá dentro (graças a deus).
NeoToPower 23-02-2004, 22:00 Propano aka R239 (salvo erro) parece que é uma alternativa + barata em relação ao r22 e segundo me parece usa o mesmo oleo de poleyster.
Agora a proxima pergunta.... onde compro o oleo?
Btw.. latas.... bilhas.... seja lá aquilo que for, onde arranjo?
edit:já te disse no meu post anterior que essas latas são bilhas e que não trazem oleo lá dentro (graças a deus)
ha pois :D
fdx o propano é inflamável, não te metas nisso. Já viste se ficas com uma fuga!!!
para comprar isso vai a uma casa que esteja relacionada com material de ar condicionado ou "frio", em lisboa não sei.
Edit: procura nas pág's amarelas por refrigeração comercial para ver o que dá!?!
NeoToPower 23-02-2004, 22:14 Originally posted by joni
fdx o propano é inflamável, não te metas nisso. Já viste se ficas com uma fuga!!!
para comprar isso vai a uma casa que esteja relacionada com material de ar condicionado ou "frio", em lisboa não sei.
Pois, pois.... inflamavel mas poderá a vir a ser a unica solução. A ñ ser que alguem me diga onde comprar dessas bilhas pequenas com r22.
|Oc|CRASH_OVer 23-02-2004, 22:15 quem brinca com metanol no deposito (inflamavel, chama invisivel, causa cegueira, e morte...), nao se vai preocupar com o propano...
ha anti-congelantes -40º em soluções 50/50, para mim 50% de 25Litros fica-me em 9contos de anticongelante -40º
mt mais seguro....
há bilhas de fréon e isso é caro, agora eu não sei se dá para "alugar" uma bilha e depois pagares só o gás que usaste.
Disse-te isto num post anterior, pode ser que seja possivel. Podes sempre tentar negociar com os gajos da loja, tu nem de 1/2 kilo precisas para isso, e se pagares fixe esse 1/2 kilo pode ser que te safes.
Agora se calhar terias de deixar uma garantia, não fosses tu pirar-te com a bilha :D
NeoToPower 23-02-2004, 22:28 Bem..... eu trabalho com um representante da air-liquide que fica a apenas 100m da minha casa. Se eles tivessem desse gas.....
Originally posted by |Oc|CRASH_OVer
quem brinca com metanol no deposito (inflamavel, chama invisivel, causa cegueira, e morte...), nao se vai preocupar com o propano...
ha anti-congelantes -40º em soluções 50/50, para mim 50% de 25Litros fica-me em 9contos de anticongelante -40º
mt mais seguro....
|Oc|CRASH_OVer isso que tás a falar é whaterchiller, certo? mas apesar da thread ser sobre isso, eu estou a falar de phase-change directamente ao cpu (se é que se pode dizer assim).
quem brinca com metanol no deposito (inflamavel, chama invisivel, causa cegueira, e morte...), nao se vai preocupar com o propano...
Cabe ao NeoToPower de fazer as escolhas que achar melhor
:rolleyes:
NeoToPower 23-02-2004, 23:01 Cabe ao NeoToPower de fazer as escolhas que achar melhor
ora bem :D
eu estava pra ir para propano pk o gás até tenho aqui e é muito acessivel.
Btw.... argon ñ dá? :P até é um gás inerte e ñ inflamavel :D
oc_nightmare 24-02-2004, 00:47 Btw.... argon ñ dá? até é um gás inerte e ñ inflamavel
pois..... para o condensar é que deve o cacete:D
tou a usar 50% de metanol para testar, depois o gajo mete anti-congelante... embora ja brinke com metanol ha um tempo (fazer combustivel para os aviões/carros telecomandados :P)
agora tou numa de afinar isto, que com umas dicas preciosas do |Oc|CRASH_OVer a coisa vai rular :P
destr0yer 24-02-2004, 03:25 Como ja disse-te no forum da Aquapc, quero ver isto a bombar bem:004: Está muito fixe este chiller!!!
ora bem :D
eu estava pra ir para propano pk o gás até tenho aqui e é muito acessivel.
Btw.... argon ñ dá? :P até é um gás inerte e ñ inflamavel :D
NeoToPower, acho que deves ir com calma e não meter a carroça à frente dos bois!
oc_nightmare 25-02-2004, 01:38 ja agora |Oc| tens pics actualizadas do teu chiller? mostra aí sff:)
cheers
|Oc|CRASH_OVer 25-02-2004, 02:17 ja n lhe mexo á quase 1 ano.... same old chiller :)
oc_nightmare 25-02-2004, 10:13 se tas a conseguir -40ºC.... tas a trabalhar com r404a certo?
cumps
|Oc|CRASH_OVer 25-02-2004, 16:49 same old r134a !
voçes e os gases... cada gas tem a sua afinação no chiller, ja vi colegas com -50º em compressores um pouco mais potentes mantendo o r134a..
waterchiller nao é direct-die, aqui afina-se para ter as temps mais baixas possiveis sendo a unica carga a Agua do deposito (cheio...)
Sim o R404a ia baixar um pedaço as temps, mas o R404a é muito mais precioso em Direct-die por ter a caracteristica de aumentar as pressões (compressor aquece mt mais...) e conseguir manter as temps mais baixas em Load, Load!...
portanto, r404a ajuda sempre.... mas se afinas um chiller para um determinado Gas, consegues sempre temps muito boas!
[BoB]Marley 25-02-2004, 16:57 [off-topic]
uma sujestão...
n era má ideia fazer-se um "dicionario" (thread com sticky) para esses termos "direct-die", etc. ou para é ke serve cada gaz, tipo o r404 ou r134 ou sei lá mais o kê... entre outros termos usados e que alguns eu n percebo (eu e mto mais gente) :P
btw: já n houve um em tempos?
[/off-topic]:rolleyes:
ja n lhe mexo á quase 1 ano.... same old chiller :)
Não o tinhas vendido?
|Oc|CRASH_OVer 25-02-2004, 20:45 nops... melhor q nunca, e com nova alma lol
O segredo não está no R134a mas sim no Nesquick que meteste no depósito! :D
P4rthen0n 25-02-2004, 21:10 Como eu (e muitos outros) me arrependo de nao me ter adiantado ao |Oc|CRASH_OVer :rolleyes:
|Oc|CRASH_OVer 25-02-2004, 21:46 P4rthen0n, o chiller foi bem montado, mas calibrado como tava so batia nos -25º com o deposito cheio :\
obvio que me armei em fino e fui marrar phase-change durante uns meses, ganhei 15º e não toco mais nisto...
mas pelo q falei com o ricky, tenho a ideia que ele com uma nova bomba de vacuo e tempo a calibrar a carga de gas e capilar, passa os -40º na boa..
Ele ja percebeu que calibrar waterchillers não é tão pera doce como calibrar direct-dies, é que aqui demora mt mais tempo a saber se as pequenas alterações fazem efeito ou não :rolleyes:
pois é oc, fazer friu não é complicado, mas fazer muito friu é um pau heheheeh
direct die é muito mais simples de calibrar/artilhar, é tudo mais rapido, perde-se mais tempo
anyway, tens ai um chiller com temps do diabo :P
Ricky vou arranjar-te outro cliente :D
bom depois de uns arranjos e de levar r404a ja saiem uns valores engraçados :)
-47º na serpentina medidos com uma sonda redonda(mau contacto por isso le mal)
ja ta tudo arranjado, so falta a base e pouco mais, está tudo a ocupar 45cm x 50cm x40cm(altura)
acabei de por metanol no reservatório e de por a bomba a funcionar, daki a um bocado ligo o pc e vamos ver que temps se atingem :)
o tubo de agua tem um furo, onde está a sonda, de forma a medir a temperatura da agua que xega ao bloco do cpu :)
ja meto resultados
:001:
oc_nightmare 02-03-2004, 00:27 keep us posted |ricky|:cool:
VoRtAn_MaDgE 02-03-2004, 00:50 Estamos á espera:D ...
Cumps
Vortan
xeguei a casa depois do café e o metanol k andava nos tubos de wc antes do bloco tava a -4º :S
meti mais uma bekinha de gaz e passado 15min ja tava a -9º
ja la vou ha garagem ver :) agora tem de se calibrar :D
-14ºc :) vamos ver onde para para pensar em por mais gaz
-22º conseguidos as 3 da manhã :D
a subir :P
Mind-Twist 04-03-2004, 19:10 deve ser a descer :P
A partir dali até foi a mesmo a subir, porque foi desligado :-D :-D :-D
No outro dia, às 12h a água ainda andava nos 0º, e demorou qualquer coisa como meia hora pra voltar aos -16º. O isolamento do reservatório fez milagres :D
Só falta isolar as mangueiras da bomba :D
Cumps.
atinge os -35 sem problemas e rapidamente :)
|Oc|CRASH_OVer 04-03-2004, 22:22 ya mt bom isso... parabens :)
No outro dia, às 12h a água ainda andava nos 0º
trabalhem melhor o isolamento, ta a perder temperatura muiiiito rapido....
Ricky, Não sei se ja te disse no msn, mas no isolamento q te falei
e que tu ate ja tinhas pensado nele (Balde dentro de outro e preencher o espaço com espuma)
desligo o Chiller com -40º, passam 24h e ainda esta nos -30º,
uns 2 dias depois ainda está nos 0º...
cumps
Mind-Twist 04-03-2004, 22:28 poliextireno e' assim tao bom para isolar isso ???
|Oc|CRASH_OVer a ideia dos dois baldes parece mto boa e' mto fixe =)))
|Oc|CRASH_OVer 04-03-2004, 22:52 é fixe mas o meu chiller ja foi montado assim, a ideia nao foi minha :)
o isolamento ta bom, acredita, so k o reservatório é de 5l ;) e os tubos de wc ainda na tão isolados :D
|Oc|CRASH_OVer 05-03-2004, 03:18 5 Litros..... certo, esqueci-me desse pormenor lol
ficou melhor do que eu pensava :D
ainda falta isolar melhor o reservatório, la para segunda ja ta montado no p4 2.8c do jll pa termos resultados :)
as pics tão más, ao vivo pareçe perfeito, uma coisa comprada :D e ainda na tá acabado
vamos ver como aquenta carga, mas pareçe um promy(origem) killer :D
http://ricky.home.sapo.pt/f2.JPG
http://ricky.home.sapo.pt/f3.JPG
http://ricky.home.sapo.pt/f5.JPG
ps: ja passou os -40, mas a ***** do chillcontrol da erro apartir dos -40 lol tal como o da promy dá apartir dos -55
se quisermos a agua apenas a -5º por exemplo é definir isso no chillcontrol e o compressor pára e liga de forma a manter os -5º ou qualquer outra temperatura :)
está muito bom mesmo, espero que as temps com o pc a bombar tb sejam tão satisfatórias, se conseguir manter pelo menos -35º na agua, os resultados devem ser ela por ela com uma promy de origem :) talvez melhores (a minha de origem batia nos -28 em carga)
oc_nightmare 05-03-2004, 21:31 onde é q compraste o chill control? e quanto te custou?
sem duvida |ricky| tu rullas:D
o chillcontrol custa +- 50E numa casa da especialidade ca de setubal :)
os meritos são meus e do bonjour, pois fizemos a cena a meias :P
de parabéns tá o jll pois vai ficar com uma cena á maneira :D
este fds montamos no p4 :D
ps: mais alguem ker um? :D :D :D
VoRtAn_MaDgE 05-03-2004, 21:42 Excelente trabalho Ricky...parece tar mt bem feito...
Vais começar a comercializar os chillers???
Tens é d arranjar patente...inda te sacam a ideia :D !
Cumps
Vortan
oc_nightmare 05-03-2004, 21:48 se me fizesses umas soldaduras e a triple evac de graça.......:D
abraço, ocn:)
Mind-Twist 05-03-2004, 21:49 isso ta a ficar mto loco man =)))
tao os 3 de parabens
sempre quero ver a cascade:D :D :004:
ojdr2001 05-03-2004, 22:32 Para confirmar os méritos do Ricky, o fim de semana passado afinou e recarregou o meu chiller que antes fazia 0/-2.
Depois de trabalhado pelo nosso amigo e pelo Bonjour também, já pôs i líquido a -22:) :)
Provavelmente ainda dará mais só que chegou a esta temperatura e congelou deixando de circular água. Estava a usar anticongelante puro de -25 mas mesmo assim não dá.:)
Bem pessoal,
acho que estamos todos de parabens! :D
O projecto está a surpreender até os mais cépticos, temos de ver isso, já que + que (-40º) para 1 chiller é muita coisa! :die:
Os testes começam este fim de semana e os resultados vão ser conhecidos em breve. :001: Espero que sejan bons, claro!
Tenho sorte em ter amigos que, primeiro, percebem destas cenas e se propoem de imediato a ajudar, e segundo são mesmo 1s grandes bacanos por todo o empenho dispensado neste projecto que quando começou para mim parecia 1 sonho! :eek:
1 grande abraço a todos e que esta ideia se propague ainda apesar de ser quase 1 "prototipo" em portugal por ter sido montado practicamento do zero!
Ricky e Bonjour novamente 1 grande obrigado!
Abraços a todos e bom fim de semana!!! :-D
Mind-Twist 07-03-2004, 09:45 ai esta a entre ajufa e' mto importante entre a nossa pequena grande comunidade =))) e cada vez maior e melhor
este pode ser o primeiro projecto de mtos kem sabe nao se de o caso de fazer dist para vender era uma boa ideia talcomo home made direct die kits para venda a um preço redusido em sabe ??
P4rthen0n 07-03-2004, 10:46 Muito bom mesmo, tem temps bastante boas com a vantagem de ainda dar pra grafica, chip7 e pro k mais se kiser! :)
ps: mais alguem ker um? :D :D :D Isto eh mesmo pra levar a serio?
É!! :D :D :D
Já estamos em fase de preparação de mais um, para um pessoa que já estava interessada num chiller, e ainda ficou mais depois de ver o potencial deste bichinho. Futuras 'encomendas' podem ser tratadas.
Cumps!
P4rthen0n 07-03-2004, 15:03 Originally posted by BonJouR
É!! :D :D :D
Futuras 'encomendas' podem ser tratadas.
Nem imaginas o k me agrada ler isso:cool: :)
oc_nightmare 07-03-2004, 18:44 e preços?:D
ja com o desconto para o ppl do techzone:001: :003:
quanto é que ficou mais ou menos este chiller? em termos de componentes,e gas,etC?
se precisarem de um socio para entrar com capital..ja sabeM :P
_zZz_
Hehehehe :)
O custo total deste chiller foi mais de 400 euros.
Os próximos que fizermos, vamos encolher este preço para cerca de €350, já que algum do gasto foi em experimentação de gases, calibrações etc.
Menos que isso já não vai dar por onde fugir, infelizmente. O compressor abaixo do que nós ultilizamos tem uma diferença de preço irrisória, pelo que pensamos que esta combinação será a mais equilibrada e vantagosa a nível de performance.
Convém desde já referir que também oferecemos garantia para os chillers, a nível de eventuais fugas ou defeitos na fabricação (desde que não hajam alterações não autorizadas por nós, o que acho que não vai acontecer porque acho que não há muito por onde melhorar), e garantia no compressor igual aquela que nos é dada pelo fabricante (Danfoss, a marca dos compressores da Prometeia).
Cumps :D
oc_nightmare 07-03-2004, 23:23 q tocha é k vcs utilizaram para soldar isso? usaram oxigenio?
cumps []
P4rthen0n 08-03-2004, 00:18 Desconhecia k davam essa garantia...
Melhor fica! :)
Originally posted by oc_nightmare
q tocha é k vcs utilizaram para soldar isso? usaram oxigenio?
cumps []
Butano :)
Cumps!
bom, passei a noite de volta daquela ***** com o jll, quanto ao isolamento ta fixe,
quanto a testes, ligamos com a agua do reservatório a -20 e vimos logo no mbm uns agradávies -5º em idle com o 2.8@3.5 tal como antes com um slk900 tinha 39º
a temperatura começou a subir até k descobrimos o problema... a bomba funciona bem durante 10min depois reduz o fluxo quase a 0... isto com o metanol muito fluido, pareçe k se vai ter de usar outra bomba... ou então é a porcaria do bloco de agua k atrofia tudo, mas é estranho... mesmo com o fluido a 0º isto aconteçe... 10min e pimbas fluxo da tanga
amanhã vamos tentar testar mais bombas, deu para ver k com um bom fluxo e a agua mais fresquinha é possivel temperaturas no cpu tipo uma prometeia de origem e muito melhor que vapochill's e lá está se for para a grafica tb é o mesmo k ter 2 prometeias :P
quanto ao que o bonjour disse, quero reforçar que não estamos a fazer disto negócio, mas como este ficou muito bom, podemos, se tivermos tempo (sem exames etc) fazer para quem queira, tirando uma margem ridicula para o tempo que perdemos de volta daquilo e para o que investimos em makinas de vacuo etc :)
quanto ao preço, os tais 350E não dá para baixar, visto o objectivo ter sido fazer uma coisa boa e não uma coisa barata e se não fugirmos ao modelo deste chiller, ja temos medidas, etc definidas, dai não perdermos tanto tempo e gaz em calibrações e afincações de tubos capilar etc etc :)
não estamos a vender chillers, estamos abertos a fazer para quem quiser, porque somos uns fixes e não, porque somos uma empresa ;)
compramos o suficiente para explorar este assunto do phase-change, e temos tudo para modar promys, etc etc, para quem se lembra da 1ª vez k modei a promy, falei com um tecnico de friu, e ainda pensei em convençe-lo a fazer tuga-promys para a malta a um preço mais reduzido, mas o gajo era um careiro e nunca tinha tempo, agora é exactamente o mesmo, mas com alguem k tá ligado ah techzone e gosta realmente do assunto ;)
quando este estiver pronto, pomos resultados, pois ja tou farto desta *****, quero é começar a tentar fazer a tal cascade :P
ps:foi so para por os pontos nos i's para ver se ninguem me interpreta mal :P
oc_nightmare 08-03-2004, 07:03 Originally posted by BonJouR
Butano :)
Cumps!
e solda? prata ou cobre?
MadOnion 08-03-2004, 09:28 solda deve ser de prata :>
para aguentar mais a pressões...
não se a de cobre é "forte" o suficiente para aguentar tais pressoões... :eek:
cumps mad
Que bomba usaram? Não foi uma Eheim?
cobre ou prata dá, mas usamos prata, axo k as ligações ficam mais fortes
|RickY| e o k e k vcs usariam como bloco para uma home-made prommy?? e q para um water-chiller um bloco normal da mas para uma coisa tipo prommy ja e diferente!
alguma coisa do genero dos Baker?
ojdr2001 08-03-2004, 12:01 Ricky, esse problema com a bomba....passa-se exactamente a mesma coisa comigo (eheim 1046) usando o anti-congelante a -25.
Penso que terá a ver com a viscosidade do líquido.....
Noto que o anti-congelante com o baixar da temperatura vai aumentando a sua densidade.
Uma bomba mais potente e tubos de maior diametro devem ajudar.....
btw evap do baker pago e a caminho.....:D :D :D
Originally posted by Raptor
Que bomba usaram? Não foi uma Eheim?
É uma Hydor :rolleyes:
Orlando, penso que seja exactamente isso que está a acontecer .. vamos ver se com outra bomba, mais potente, se conseguem melhores resultados :)
Cumps!
e como e q um gajo prende um baker a MB? os ke eu vi na apoios nem nada!
o compressor q vcs planeavam usar pa uma prommy era tipo o q usaram neste proj??
E q eu ja pensei em fazer uma(apesarde na entender cu disto:D mas tenho um amigo meu q ate nem se mexe mal) e ate ja tinhamos um danfoss dos canucos mas o nosso maior prob era mesmo o bloco
Por mim. Optiimizem ai a coisa que eu sou muito bem capaz de ficar com uma coisa dessas:D
A minha questão é acerca do bloco.
Que bloco é que se usa? Um de WC? Isso vem tudo pronto a funcionar ou não. Resolvam ai a parte da bomba. Parece ser realmente o problema da viscosidade do líquido. E as pás das bombas penso que sejam em plástico. Isso é capaz de oferecer uma resistencia maior o que é capaz de dar cabo da bomba mais rapidamente.
Eu tenho WC mas nunca mexi com um chiller.
Tenho medo de não ser capaz de conseguir fazer o isolamento convenientemente. E como sou de Coimbra tenho que ter a certeza que sozinho consigo resolver os problemas que depois possa ter.
Edit: Tinha lido a thread em "modo transversal". Se a solução for um baker a coisa parece-me complicada. Quer de fixar quer de meter na caixa. Eu queria ter tudo minimamente arrumado.
Optimizem estes pequenos pormenores que depois falamos:)
Originally posted by Kain
e como e q um gajo prende um baker a MB? os ke eu vi na apoios nem nada!
o compressor q vcs planeavam usar pa uma prommy era tipo o q usaram neste proj??
E q eu ja pensei em fazer uma(apesarde na entender cu disto:D mas tenho um amigo meu q ate nem se mexe mal) e ate ja tinhamos um danfoss dos canucos mas o nosso maior prob era mesmo o bloco
Boas!
Eu comprei o evaporador Baker e comprei também o "enclosure" dele!
Tem furos para P4 e A64...
Está pago e a caminho :)
Fiquem Bem!
Metro,
O bloco é um vulgar bloco de WC. De preferencia fácil de isolar :) Quanto à bomba, não é bem um problema nosso .. nós não vamos fornecer a bomba com o chiller, como é natural :)
Já experimentamos esta Hydor, e parece-nos que não é o ideal para isto, mas ... cada um sabe o que acha melhor. :)
Os chillers vão prontos a funcionar, calibrados para máxima performance e programáveis para se adaptarem às necessidades de cada um. A única coisa que é necessária é encher o reservatório com liquido, recomendamos um bom anti-congelante já que metanol puro será um pouco arriscado, além de ser altamente volátil.
Quem tiver mais dúvidas, ou quiser informações mais detalhadas pode pergunta-las aqui ou por pm :D
Cumps!
Originally posted by Ratax
Boas!
Eu comprei o evaporador Baker e comprei também o "enclosure" dele!
Tem furos para P4 e A64...
Está pago e a caminho :)
Fiquem Bem!
E de onde mandas-te vir essa beleza??:D
http://www.xtwerkz.com
http://www.xtwerkz.com/black_projects.htm
sim foi ai que eu os vi mas nao sabia se enviavam para pt e se tem custos na alfandega!
Pagas-te por paypal?
Originally posted by Metro
Tinha lido a thread em "modo transversal". Se a solução for um baker a coisa parece-me complicada. Quer de fixar quer de meter na caixa. Eu queria ter tudo minimamente arrumado.
Optimizem estes pequenos pormenores que depois falamos:) [/B]
Podes sempre por um enclosure como o Ratax http://www.xtwerkz.com/BCPUENC1.jpg
Quanto a meter td na caixa podes perguntar ao |Ricky| se ele te consegue meter por exemplo td dentro de uma mod lian-li para prommy! ja fikava td arrumadinho:D
Ps:sorry pela imagem
Vamos lá por os pontos nos I's :)
Voces estão a falar de Direct Die's, e os Metro está a falar de Chillers. Para os chillers não são precisos evaporadores desse género, apenas um bloco de WC normal.
Cumps.
MadOnion 08-03-2004, 19:14 e para completar o evaporador é um genero de serpentina ou não que fica dentro da agua...
direct die... é directo para o cpu... ou seja evaporador no cpu... e no chiller é evaporador na agua... :D
cumps mad
Eu estava a responder ao kain, porque ele estava a falar de direct-die. Pelo menos era o que parecia pela conversa dele...
Por sua vez o Metro estava a falar, isso sim, de um chiller.
Fiquem Bem
yeps era isso mesmo! eu tenho estadoa falar de uma home-made prommy...
a minha duvida era o tipo de bloco q poderia ser utilizado!
Estavam era dois tipos de posts paralelos um sobre o waterchiller e o q eu estava a comentar:D
ate pk na vejo a utilidade de um baker para WC
PS: qnt ao meu post da imagem estava apenas a tentar responder a duvida do Metro pois devido a questao do baker
Originally posted by BonJouR
Metro,
O bloco é um vulgar bloco de WC. De preferencia fácil de isolar :) Quanto à bomba, não é bem um problema nosso .. nós não vamos fornecer a bomba com o chiller, como é natural :)
Já experimentamos esta Hydor, e parece-nos que não é o ideal para isto, mas ... cada um sabe o que acha melhor. :)
Os chillers vão prontos a funcionar, calibrados para máxima performance e programáveis para se adaptarem às necessidades de cada um. A única coisa que é necessária é encher o reservatório com liquido, recomendamos um bom anti-congelante já que metanol puro será um pouco arriscado, além de ser altamente volátil.
Quem tiver mais dúvidas, ou quiser informações mais detalhadas pode pergunta-las aqui ou por pm :D
Cumps!
Obrigado Bonjour:
Realmente eu estava a falar num chiller e não no direct die. Isso definitivamente não é para mim:)
Eu procuro apenas perfromance e estabilidade. Ninguem me vê a benchar e jogar tb não é comigo.
Por outro lado vivo num apartamento e é complicado ter aqui um sistema muito grande.
Pela descrição do Bonjour já percebi que fica a faltar os blocos, tubo e a bomba. O isolamento de todos os componentes ficará a nosso cargo como é obvio.
Neste momento tenho CPU e gráfica a água e tenho 33º sempre com o CPU a 100% durante semanas.
Como já perceberam preciso de mais performance é no CPU e memórias e não na gráfica que não sabe o que é OC:) pelo que provavelmente no meu caso uma Prometeia será o indicado. Por tudo que vi o isolamento é perfeito e a mudança de socket só implica a mudança do adaptador.
Mas para os OCs e que tenham espaço em casa acho que o chiller é de facto uma excelente opção. Arrefecem CPU e gráfica a umas temps fantásticas e mais barato a um preço que me parece excelente.
O mod à prometeia quando comprar vai ser made by Ricky seguramente.
Os meus amigos já andam a desconfiar que eu endoidei. Se cá metesse um chiller ia parar à psiquiatria de certeza.
P4rthen0n 08-03-2004, 21:12 Originally posted by BonJouR
Quanto à bomba, não é bem um problema nosso .. nós não vamos fornecer a bomba com o chiller, como é natural :) Nao percebi bem o problema com a bomba. Essa bomba deve ser a de 700l/h. Isso nao eh suficiente?
Ou o anti-congelante tem eh k ser melhor e jantamente com uma bomba das melhores k andam por ai no mundo do WC ?
:)
ps: r404a eh o escolhido ?
Quanto ao 'problema' da bomba, já se chegou à conclusão que afinal não é nenhum problema. Pelo menos relacionado com a bomba :)
O WB que nós utilizamos para os testes é que corta demasiado o fluxo de água, seja com que bomba for. :D
O anti-congelante, tem de aguentar temperaturas bastante baixas, porque senão tens duas hipoteses: ou regulas o chill control para temperaturas mais altas, ou então o anti-congelante congela (:-D) e ficas com o fluxo diminuido e a performance mais baixa.
Finalmente, sim, vamos usar R404A :)
Cumps!
Dois jovens aparecem na rua expremamente excitados com um bicho que trazem as costas ... chamam aquilo de Chiller, a ambulancia já foi chamada pra os dois jovens serem levados para o hospital psiquiatrico para uns testes de "malukeira".
Entretando aparecem varias pessoas a gritar "RICKY antes de ires mete aki R404A".
Pois é pessoal. Parece k o mundo virou maluco.
Manuel@ Mour@ (moura ... tinha k ser) G3d3s. :P
Na liguem ... é do sono.
tal como eu sempre pensei a bomba é fixe, o problema é o bloco, com um bloco que tenho aki para a grafica o fluxo ja não para!!
temos de axar um bloco com mais fluxo k este
1A-cooling hv2 k para isolar era muito fixe
um de camara abertao tipo maso..
workava bem,nao? e facil de fazer...
_zZz_
os futuros chillers tb vao ter o mesmo deposito???:D
Mete mas é Blocos à Homem, HomeMade ou Swiftech! :)
Mania de não me darem ouvidos! :D
MadOnion 08-03-2004, 22:29 homemade é uma boa escolha... e como o zZz recomendou... camara aberta ainda é melhor...
agora raptor swiftech não é para o bolso de todos ou se faz o que disse acima... ou então marca o bloco com pelt para ter temps mais negativas... se bem que dada a temperatura atingivel do chiller o pelt fraquito do peltier n irá servir de "quase" nada...
ojdr2001 08-03-2004, 23:23 Pois é ......esta cena para mesmo com o fluxo do anticongelante.
Tou com o sistema preparado e afinado para bater os 19k com a 9600XT mas deixo de ter fluxo a meio dos testes.
Amanhã vou experimentar uma 1048 a ver se resolve mas provavelmente como diz o Ricky&Bonjour é capaz de ser do bloco
qual e o bloco q tas a usar
qual e o bloco q tas a usar
Swiftech MCW50T (versao com peltier) penso eu deke! :)
ja desenhei um waterblock numa barra de cobre k para aki tinha, amanhã vou ver se um torneiro me corta o circuito que desenhei :D se não la vou ter de gastar umas quantas brocas, e depois soldo tudo...
ja que não se axa um á medida, vai ter de se fazer :S isto fica mesmo totalmente home made :S
ja não posso ver isto ha frente >(
é verdade ja me esquecia de dizer, mesmo com o bloco com um fluxo quase nulo, conseguimos com a agua do reserv a -20 ter o cpu a -5º idle
passando assim dos 3500mhz maximos com um slk900 para uns mais agradaveis 3760 estaveis @ 1.5v, promete, sempre são uns 250mhz ganhos, sem mexer no vcore e com tudo a meio gaz :)
cumps
MadOnion 09-03-2004, 09:17 os resultados n podia ser os melhores...
parece que o negocio vai resultar... era disso que o povo pt estava a precisar...
keep going |ricky| & bonjour...
cumps mad
HoMe_CaNiBaL 09-03-2004, 11:03 ricky, vais m obrigar ir a lisboa pa meter o meu chiller a bulir????
ojdr2001 09-03-2004, 11:47 Originally posted by Lasac
Swiftech MCW50T (versao com peltier) penso eu deke! :)
Nopes...tou a usar um aquacomputer normalíssimo. Com o líquido a esta temperatura rende mais do que o pelt. 80W não rende nada....no mínimo preciso do pelt de 172W. Deve tar por aí a chegar....:)
Originally posted by ojdr2001
Nopes...tou a usar um aquacomputer normalíssimo. Com o líquido a esta temperatura rende mais do que o pelt. 80W não rende nada....no mínimo preciso do pelt de 172W. Deve tar por aí a chegar....:)
Ah bom! ;)
sempre pensei k tivesses tirado o peltier do bloko e tivesses a usar assim! ;)
É bem! :)
ojdr2001 09-03-2004, 13:24 Lasac, era bom mas não dá. O que faz de base ao block é o próprio pelt. A água está em contacto directo com o heatcore do pelt.
A única solução é mesmo trocar este pelt por um de 172W da mesma dimensão: 40x40 mm.
Originally posted by ojdr2001
Lasac, era bom mas não dá. O que faz de base ao block é o próprio pelt. A água está em contacto directo com o heatcore do pelt.
A única solução é mesmo trocar este pelt por um de 172W da mesma dimensão: 40x40 mm.
Sempre achei k era um MCW50 com uma coldplate e um peltier "ensandwichado"! ;)
Boas pessoal!
Como estão! Tenho andado ocupado com a m***** do chiller mais o ricky e o "bonjas"! :P
Aquela cena ta dificil, primeiro eram as temps, agora que as temps estão 1 espectaculo foi a falta de fluxo.... :die:
Não vos quero desanimar, aos futuros interessados, mas esta cena ou fica muito boa, o que relativamente a isso eu não me posso queixar, volto a agradecer aos 2 "profs Pardal", ou o trabalho que teram para deixar tudo impec até deixa 1 gajo louco, eu que o diga! :lol:
Espero que isto fique concluido rapidamente pois agora nem maquina tenho já que ficou em casa do Ricky para se montar o bloco e se fazer os "mega isolamentos" :wow:
Desejo a continuação de 1 bom trabalho para esta dupla de sucesso e que o produto final seja mesmo de :wow: (deixar 1 gajo de olhos abertos)!
Portem-se bem e resultados serão lançados nos proximos dias :009: , I hope....! :001:
Best regards,
Jorge Lopes
amanhã o bloco tá pronto :) por enquanto tou a fazer um isolamento removivel da board, se houver interessados posso fazer um genero de how-to, caso este isolamento prove estar bom :)
fica uma piczita
Tu tás lá! :)
Sim sr. bem feitinho e pelos menos aí não deve ter condensação nenhuma! :D
Se isso aprovar e se não for pedir mto faz um mini-guia! ;)
Keep going
Lasac, concordo contigo! :001:
Este puto da-lhe bueh! Não admira que Portugal esteja tão lá em cima!
Vamos acabar mas é este project que quero ver isto a debitar boas temps!!! :004:
1 abraço a todos e "let's freeze in hell!!!" :001:
Agradecimentos,
Jorge Lopes :009:
Caldense 09-03-2004, 18:19 estes gajos sabem muito.. 8o 8o
Boas!
Tenho uma máquina de vinho à pressão (R22) parada há muito tempo cá em casa e penso dar-lhe utilidade agora.
Tenho uma duvida:
Aquilo no depósito da água tem a serpentina que arrefece a água e a serpentina por onde passa(ria) o "vinho". É melhor utilizar a serpentina de passagem do líquido, ou tirar essa serpentina e utilizar o depósito em pleno para a água que vai passar nos blocks?
Ou seja, é melhor deixar apenas a serpentina de refrigeração no depósito e tirar a outra que "só" servia para "correr" o líquido no depósito arrefecendo-o?
Saudações
Tá altamente o bloco! :)
Esperemos por resultados!
Ta espectaculo o bloco, trabalho de pro!
Continua assim mano!
Abraços e da-lhe com muito FRIU!!!!! :die:
Jorge Lopes
P4rthen0n 10-03-2004, 19:04 Em relacao ao bloco...
Vale mais a pena assegurar um elevado fluxo (como eh o caso desse bloco) ou mais curvas ou mais burakinhos pra aumentar a superficie de contacto?
oc_nightmare 10-03-2004, 19:25 bom bloko sem duvida..... mas sera k esse labirinto nao ira limitar o fluxo com o anticongelante?...
cheers, ocn
o fluxo ta muito bom :)
tem labirinto, mas largo :)
a board ja ta isolada ja meto pics
ojdr2001 10-03-2004, 20:37 Ricky, excelente o bloco.
Também já resolvi o problema do fluxo. Bastou mudar da 1046 para a 1048 e mudar de tubo de 6 para 8. Agora já tenho um fluxo à homem:D :D
Isto claro...com o bloco MCW50-T
Eu na cheguei a entender pk eh k o ppl passou das 1250 + tubos de 10mm para 1046 + tubos de 6mm ... em teoria perde-se fluxo :P
Ricky tou ansioso por ver essas pics e os testes :D
Orlando é assim mesmo! Fluxo power! ;)
Vou ter de tentar arranjar um frigorifico para sakar-lhe o sistema completo e fazer uma coisa do género... já k o projecto "Premetia-clone" vai fikar parado por uns belos tempos... :rolleyes:
Força nisso!
axo k exageramos uma beka no isolamento, mas pelo menos tá facilmente desmontavel e seguro :D
http://ricky.home.sapo.pt/chiller/13.JPG
http://ricky.home.sapo.pt/chiller/14.JPG
http://ricky.home.sapo.pt/chiller/15.JPG
http://ricky.home.sapo.pt/chiller/16.JPG
ojdr2001 10-03-2004, 22:11 Perfeito. Profissional. Parabéns.
Só uma nota: isso não obstrui um pouco a colocação do cooler no chipset?
axo k serve bem para isolar umas cascade :D
ojdr: da para montar bem o cooler do chipset :) depois das pics ainda dei uns tokes nakilo
Excelente e com um "look" muito "Pro" :)
K tal fazer um guiazinho pa malta dos chillers!? :D
Essa manga que utilizaram de lado é tipo a das prommy?
oc_nightmare 10-03-2004, 22:37 isto sim é isolamento a hOmem:D
tá com um look mto pro:)
keep us posted:cool:
P4rthen0n 10-03-2004, 22:38 Originally posted by Ratax
Essa manga que utilizaram de lado é tipo a das prommy? A mim parece-me mangueira normal isolada :)
Ricky, se possivel, incluiriam bloco e tubos no chiller?
Devem tar a falar da neonprene em tubo pelo k entendi...
pode-se incluir o waterblock, tubos e neoprenes, e fazer uma guia de isolamento se este provar estar mesmo bom e se gostares
pode-se incluir o waterblock, tubos e neoprenes, e fazer uma guia de isolamento se este provar estar mesmo bom e se gostares
Very nice! :)
Se isso aguentar-se bem, faz um artigozinho, acho k vai ajudar muito ppl k ainda não percebe muito disto (principalmente de isolamento!).
Só de ver akilo dá gosto de montar o meu peltier no cpu! :D
Assim k chegar a bomba nova veremos!
Andei a gastar a neoprene (tapete de rato antigo com 5mm de espeçura!:D) para o evap, mas ainda sobrou um tapete mais pekeno! (cerca de 2mm mais fino) ;)
VoRtAn_MaDgE 10-03-2004, 23:06 É kd vejo cenas destas que me apetece mudar para o phase change cooling...:D ...
Já faltou mais e o culpado és tu ó ricky:P ...
Cumps
Vortan
o bloco ta perfeito :D diferença de 3º entre idle e load :)
tamos em testes :) a diferença entre o cpu e a agua tá nos 6-7º :)
tamos com a agua a 0º e o cpu a bater nos 6-7º vamos deixar isto arrefecer :)
bom com a agua a -30 e o cpu a 1.7v atingimos os 3992 3dmark estable :D muito bom isto dá -5º full load no cpu e -10 idle
o objectivo tá nos 4ghz, que desde já é brultal para um cpu k maxed@ 3.5 com slk900
o meu 2.8 tb dava 3.5 a ar e so deu 2950 com promy de origem :)
ja actualizo
o meu 2.8 tb dava 3.5 a ar e so deu 2950 com promy de origem :)
2950? dá menos com a promy do que a ar? dever ser mais 3950, não?
Dou-te o desconto :P não é cedo e faz muito frio por esses lados :D
Bom trabalho, continua assim que vais no bom caminho.
Já agora, mudaste de bomba por causa do fluxo ou isso ficou a andar bem só com a mudança do bloco?
Cumps
ficou bom so com o bloco
bom saiem os resultados mais finais:
agua@ -37
vcore 1.8v
cpu temp load: -10
mhz:4010mhz
para uso diário (estavelzissimo):
agua@-35 limitado pelo chill contorl
vcore 1.65
cpu temp load: -15
mhz:3910mhz
perfeito não? :D
e isto para não esperarmos mais um tempinho até a agua chegar aos -40 :)
o que mais me surpreendeu é termos tado sempre a bombar 3dmark etc e ter demorador 1h e meia a xegar dos 13º na agua aos -37 :)
ganhar graus com carga constante num chiller é obra :)
axo k acabamos com a ideia k um chiller demora 2 dias a por a agua a -10º :)
o bloco ficou perfeito, diferenças de 3 ou 4º entre idle e load num p4 é muito bom
gostava de ver o cpu do vortan neste chiller :D
promys's de origem batidas, nest chiller objectivo: igualar a uma r404a moded promy :D :D
custou mas rendeu :)
agora vou tirar um tempo pa mim e a proxima é a cascata, vamos ver se consigo resultados tão bons como com este chiller :)
agora vou tirar um tempo pa mim e a proxima é a cascata, vamos ver se consigo resultados tão bons como com este chiller :)
Força nisso |RickY|.
Bem o mereces.
VoRtAn_MaDgE 11-03-2004, 02:50 gostava de ver o cpu do vortan neste chiller
Lá tás tu a meter ideias na mh mona pá,m és fdd:D ...
Pena seres de Setúbal e eu de lisboa...se já tivesse carro...já sei k n resistia e ia aí...:P ...
Óptimos resultados como sempre Ricky:004: !
btw, kual o stepping desse 2,8???SL6WJ ou SL6WT...será k acertei e é 1 destes????
Fdx xeguei só agora a casa...tive a jogar á bola no meio d1a rotunda com 1 dos xefes da worten mais pessoal de lá com os fogareiros a ver...até acordamos o ppl do quartel k lá tava ao lado...GANDAS MALUCOS!
Excelente trabalho!
Cumps
Vortan
Boas pessoal,
tenho muito boas noticias! O chiller é mesmo uma grande BOMBA!!!! :004:
O meu "normal" 2.8c chegou ate aos 4000 a fazer 3dmark sem probs e ate acredito que para o screenshot se consiga uma melhor speed, era lindo 4.1 ou 4.2 (devo ser louco!!!)! :001:
A temp que o reservatorio atinge e na speed que o faz são impressionantes, ainda por mais que o pc esteve sempre ligado e quase sempre em load a correr testes do 3dmark. :die:
Acho impressionante o trabalho realizado pelo Ricky e o Bonjour, deveras pros nesta cena e com alta dedicação para ficar tudo a bulir a 100% com "1000% de error free". :D
Desejo as melhores felicidades a eles e eu espero que os meus results em bench sejam dos melhores que andam por ai, dentro do que os meus componentes deixam fazer sem por agora se recorrer a mods! :wow:
1 grande a todos e em especial para os novos profs "Pardal" do sitio!!!
Portem-se e siga pra frente com Portugal no TOP!!! :009:
P4rthen0n 11-03-2004, 16:25 Originally posted by |RickY|
agua@ -37
vcore 1.8v
cpu temp load: -10
mhz:4010mhz
para uso diário (estavelzissimo):
agua@-35 limitado pelo chill contorl
vcore 1.65
cpu temp load: -15
mhz:3910mhz
o que mais me surpreendeu é termos tado sempre a bombar 3dmark etc e ter demorador 1h e meia a xegar dos 13º na agua aos -37 :)
ganhar graus com carga constante num chiller é obra :)
axo k acabamos com a ideia k um chiller demora 2 dias a por a agua a -10º :) epa, 5* melhor do k eu alguma vez pensei :)
espetacular
parabens :):001:
magnífico! 8o
Tou 90% convencido a montar um bicho desses futuramente! :)
Ah, parece k o isolamento aprovou! :D
Keep going!
o isolamento so teve de ser reforçado nos tubos! -30 e tal provaram ser suficientes para o gelo atravessa os tubos de borraxa e o neoprene redondo de 8mm de espessura :P
|Oc|CRASH_OVer 11-03-2004, 19:53 tado sempre a bombar 3dmark etc e ter demorador 1h e meia a xegar dos 13º na agua aos -37
ISto é mt bom mesmo... tendo em conta que o deposito so tem 5 Litros. É que o calor do Cpu dispersa-se na pouca agua que tem e esta aquece mais rapido, ou deveria, parece que esse chiller mete o meu a um canto ao longe :D
bom trabalho mesmo
NeoToPower 11-03-2004, 20:15 bolas... vcs estão-me mesmo as querer levar a fazer um brinquedo tb para mim :P
Eu achho que vou mais é destruir um frigorifico e tirar o compressor juntamente com o condensador e a espiral ( evaporador) por por a bombar. É um r22 de 1/2hp (ou 1/4 ñ me lembro) e fica como está. Só tenho de arranjar um depósico isolado e mais umas coisitas que se arranjam bem pra ficar a bombar em 3 tempos.
Gostava de fazer uma coisa mais custumizada mas simplesmente o tempo..........:sad:
|Oc|CRASH_OVer 11-03-2004, 20:30 1/2hp
tens outro?! lol isso é forte meu
NeoToPower 11-03-2004, 20:42 Epá, tenho um monte enorme de sucata ( bem enorme...... assim, assim... ) onde está a sucata da firma e sp que alguem aqui da vizinhança deita um frigorifico fora deita-o sp no monte de sucata que tenho no estaleiro da firma.
Ora, já lá tenho 3 frigorificos, 1 com 2 compressores ( o tal que penso que é de 1/2) e os outros apenas com 1 todos r22 salvo erro. E para ajudar á festa tenho 3 no armazem assim um coto mal tratados de andar de um lado pro outro á espera que eu tenha tempo de pegar naquilo.
Acho que até csg arranjar compressores de 1hp se procurasse bem ou então por intermédio do dono da sucateira onde entrego a sucata da firma ( 3T por ano +/- ). Eu até recebo radiadores á borla :P
O principal problema é que a firma anda numa roda viva por causa do trabalho e tempo para isto é nulo.
Edit: ................ o prob ñ é só o tempo....... por x's ñ me lembro de ir ver essas coisas :sad: ....... esta carola ñ anda muito boa ultimamente :D
mais uma teka delas :D
http://ricky.home.sapo.pt/1b.JPG
http://ricky.home.sapo.pt/2b.JPG
http://ricky.home.sapo.pt/3b.JPG
http://ricky.home.sapo.pt/4b.JPG
http://ricky.home.sapo.pt/5b.JPG
Que caixa tao linda!!!! :P
Ta power a arrumaçao dos tubos de agua, melhor não se conseguia, garanto!!!! :001:
1 abraço e muito obrigado por tudo!!!!
:004:
Bom aspecto tem, desempenho tb, que mais se pode querer?
Só se for de borla :P isso é que não pode ser pq as coisas custam €s
Tá muito potente, bom tabalho :)
Se me sair o totoloto, já sabem, têm de fazer um para mim :D
Cumps
Fikei sem palavras! 8o
5* o trabalho k aí está! :)
ojdr2001 12-03-2004, 19:06 Ricky&Bonjour: Só uma palavra: Excelente!!!!
Só falta "vestir" a caixa do chiller:D :D
oc_nightmare 12-03-2004, 19:42 8o
eu por mim acabava por aki.... lindo8o
sem duvida, vocês rullam:P :D
MadOnion 12-03-2004, 20:44 How it can be****8o 8o 8o
TRABALHO DE MESTRE.... vcs os dois têm futuro :-D, para o tamanho que tá e performance que tem tá excelente...
não tenha nada a apontar... mesmo que tivesse algum ponto contra... o transformaria logo em ponto a favor...
trabalho de mestres... volto a dizer8o
por mim tb ficava como está :P a caixa penso que vai ser de acrilico, mas isso é com o jll :)
umas ultimas pics :D
http://ricky.home.sapo.pt/6b.JPG
http://ricky.home.sapo.pt/8b.JPG
http://ricky.home.sapo.pt/9b.JPG
http://ricky.home.sapo.pt/10b.JPG
na ultima foto dá para percaber o pk de tanto neoprene :D e pk o reforço nos tubos pelo menos dentro da caixa hehehe da caixa ao reservatório o jll depois trata do assunto :D
cumps :)
VoRtAn_MaDgE 12-03-2004, 21:28 Parabéns Ricky e Bonjour...EXCELENTE !!!!!!!!!!!!!!!!!8o :004: 8o
Acreditem pessoal, ta 1 trabalho de mestres, persistência e perfecionismo!!! :003: :003: :003:
A dedicação de 3 cabecinhas que tornaram real 1 sonho que tive e que começou com 1 compressor de 1 frigi velho ate chegar a esta maravilha! 8o 8o
Não é só o produto final que conta, tudo o que se aprendeu, estudou e se aplicou, tenho de tirar o chapeu ao Ricky que o gajo quando se mete numa, quem é o muda de ideias?!?!?!? (:D :D :D :D ), parabens puto!!!! O bonjour tambem lhe devo bueh já que as cenas que dizia batiam certo e ajudavam no melhoramento do produto, 1 obrigado a ti tambem! :001: :001:
O bixo como lhe chamo :009: , ta mesmo power e relativamente a aparencia eu nisso sou 1 beca exigente, dai que ja ando com ideias de lhe por talvez acrilico e uns catodos para dar 1 aparencia mais contundente, já que la no bules todos me chamam de maluco, mas é a pala da malukice de uns que o mundo anda pra frente! :die:
Desejo boa sorte a todos os que tentarem seguir o nosso caminho ao fazerem 1 coisa destas, que não desistam e que se precisarem de ajuda podem, eu penso que falo pelos 3, pedir ajuda para resoluçao de problemas.
1 abraço a todos e desejos de high benchs para todos, já que este "cantinho a beira mar plantado", tem já reputação de boas cabeças para fazerem grandes inventos.
Portem-se,
Jorge Lopes
PS: Ricky vai pra frente com a cascata, aquela ideia que tiveste nao me parece nada absurda,chila essa m***** toda!
eu vi, eu vi:D
é pura e simplesmente espectacular, muito profissional
recomendo a toda a gente q gosta de extreme oc., e nao tem €€ para prommys, ate pq esta da para cpu, grafica, (gpu e mems), mosfets, nwb... é só a gente querer:)
jill, não tinhas mais autocolantes para meter na caixa? :D:D:D:D:D
J/k
Está fixe.
Mas ainda não soubemos o que nos interessa saber, qual é o custo total dessa brincadeira?
Mas ainda não soubemos o que nos interessa saber, qual é o custo total dessa brincadeira?
Ele e o Bounjour fazem chillers destes por 350€ segundo disseram, mas não sei se trás bloko e akela neoprene toda...
Este deve ter fikado bem caro, já k foi a "cobaia" para futuramente fazer tudo bem logo á primeira! (não kero dizer k esteja mal, muito pelo contrário! "Cobaia" no bom sentido da expressão! ;))
Ta 5* o project :)
mt pro em termos de look performance tudo ::001:
PARABENS :D :P
ps-encomendo chillers para cascais ???:004:
jill, não tinhas mais autocolantes para meter na caixa? :D:D:D:D:D
Raptor you should know, f***** PUB!!!!
:001: :001: :001: :001: :001: :001: :001:
1 abraço a todos e boa sorte para o futuro!
Jorge Lopes :004:
350€?
É aceitável! :)
Bloco é que na queria nada disso, nem bloco nem bomba nem tubos... isso é tubagem à menina! :D
Aqui é tudo grande, FLUXO FLUXO FLUXO!!! :D
o q e bom e mangueira de jardim!!!:D
o q e bom e mangueira de jardim!!!:D
E uma bomba dakelas de puxar água dos poços! :D
Eu sempre usei 1/2" e uma bomba de 950LT/H, ao menos fluxo não faltou com a água chillada! (só com 15% de anti-congelante na água destilada, mas tb não se compara nadinha akele waterchiller! ;))
oc_nightmare 15-03-2004, 00:00 a minha eheim tb n se queixava mas as temps n tinham nada a ver com as desse chiller..... tb como so usava agua del cano tinha de desligar akilo de tempos a tempos por causa do gelo k se formava dentro do reservatorio.......
cumps, ocn
O belo do metanol faz milagres, a espiga é aquilo evaporar tao rapidamente, tenho de comprar anti congelante -45 para deixar te ter este problema.
Agora com o sistema em Lisboa, vou a procura disso, mas nem sei preços, so espero nao ter nenhuma surpresa.
Relativamente a fluxo, com tubos de .8 ou não ele ta 1 espectaculo, axo que se deve muito ao belo do bloco que o Ricky desenvolveu, porque mesmo com 1 bomba de 1000000 l/h e aquele bloco que trouxe da aqua n fazia o suficiente, perdendo-se fluxo com alguns minutos de ter-se o chilla ligado. Tambem vou andar de olho na hydor pra ver se akilo n me morre de 1 dia para o outro.
1 abraço e fiquem bem!
Jorge Lopes
PS: Agora com tempo a ver vamos quais os scores que vou sacar!
No mods de voltage included!!! :puke:
ya.. o bloco não ajudava muito, nem com 2 hydor e uma kk de 1500l todas em serie o fluxo era jeitoso hehehe mas o bloco resolveu o prob :P
o jll sabe bem para k bombas tive eu a olhar no aki antes de trocar de bloco...
80E por uma bomba de 6500l/h não é muito, o unico problema é não caber dentro do reservatório :D, mas tivemos vai não vai hehehehe
Mind-Twist 15-03-2004, 02:00 LOL uma bomba de 6500l ?
dasss
mas por esse preço nao e' cara
pa esse projecto ta mto loco
btw xegaste a testar chillar o condensador da promy ou kryotech ????
teoricamente establisavas a temp do r404a nao ?
talvez conceguices uma temp mais estavel =PPP
|RickY| daki a uns tempos (1 mes +-) vou tar interessado numa coisa dessas
o k é k dizes??
eu já andei praki a inventar ,mas isto mete-me uma confusao do crl
é k eu consigo arranjar um frigo inteiro,,mas depois fico a olhar para akilo,sem saber ao certo o k é preciso tirar
e tb nao pesco nada de soldar, e kuais compressores melhores!
podiam sff por aki pics detalhadas do k é preciso tirar dum frigorifico, pra fazer promy ou chiller???PLEASE???
cumps e obrigado
aqui ficam mais umas pics desta maravilha...8o
http://wazaaa.no.sapo.pt/ricky/gelo00.JPG
http://wazaaa.no.sapo.pt/ricky/gelom00.JPG
http://wazaaa.no.sapo.pt/ricky/gelomm00.JPG
http://wazaaa.no.sapo.pt/ricky/gelommm00.JPG
ate a ultima, ja a -40º :eek: ...espera só ate eu ter €€ e a gente fala:D
tira o compressor :P
pois isso sei eu k é preciso:) , mas e o evaporador/condensador/termostato nao sei se tou praki a dizer alguma bacurada?
pelo k tenho visto, a partir do compressor tem k ser tudo feito e depois soldar (evaporador)
kuanto ao condensador parece-me ser um radiador para o efeito,,ou nao??
se eu conseguir encaixar na tola este processo ,em principio vou depois encaixa-lo na tola de um kota aki de ao pé de minha casa k tem tipo uma oficinazita onde arranja frigorificos, e tem todo o material k é preciso:D :D
já falei assim por alto com ele ,e disse-me k é so dizer como kero tipo ter um "eskema" mas tou uma beca á nora com isto
cumps
Originally posted by @weed@
pois isso sei eu k é preciso:) , mas e o evaporador/condensador/termostato nao sei se tou praki a dizer alguma bacurada?
pelo k tenho visto, a partir do compressor tem k ser tudo feito e depois soldar (evaporador)
kuanto ao condensador parece-me ser um radiador para o efeito,,ou nao??
se eu conseguir encaixar na tola este processo ,em principio vou depois encaixa-lo na tola de um kota aki de ao pé de minha casa k tem tipo uma oficinazita onde arranja frigorificos, e tem todo o material k é preciso:D :D
já falei assim por alto com ele ,e disse-me k é so dizer como kero tipo ter um "eskema" mas tou uma beca á nora com isto
cumps
Neste artigo já ficas a perceber o esquema.
http://www.overclockers.com/tips1032/
Mas o que tu precisas mesmo é de pegar no compressor, lêva-lo ao Ricky e deixares tudo por conta dele.
Ele é o homem indicado para isso:D
o problema é que um gajo demora dias a afinar comprimentos de tubo capilar, quantidades de gaz, etc etc
tipo, fazes uma alteração, meia h de vacuo
meter gaz calibrar (horas e dias lol) e ver o maximo,
voltar a alterar etc até tar tudo bom, isto se queres uma coisa com performançe
assim por alto a 1ª x k puzemos este a fazer friu, sem carga demorou umas boas horas a dar -10 na agua e com o pc ligado provavelmente descia logo
agora ao fim de uns belos dias tá a dar -40 ao fim de 1h com o pc a bombar
pelo menos aki o tecnico de friu k conheço, so de mão de obra são 40E ha hora :S
se queres ser tu a inventar uma cena do genero aconselhava-te a alterar um ar condicionado para chiller ou usar uma makina de arrefecer cerveja, pois o sistema ja ta feito
se fores em frente com isso, define tudo bem antes de mandares o homem fazer alguma coisa
se quiseres uma replica deste, pm-me ;)
cumps
Demora e não é pouco!
Este chiller so a fazer e a afinar demorou cerca de 3 semanas, foi 1 arduo trabalho mas compensou em grande!
Relativamente a resultados estou impressionado!
Passei dos 3500@1.5v a ar para os 3920@1.7v [280FSB] em uso diario.
Proximo passo é tentar para bench aos 4000 e chillar-se a grafica para sacar 1 bom result no 3dmark.
1 abraço
Jorge Lopes
benchas a 4ghz na boa, mas para render tens de ter as mems 5/4 e para isso falta voltes :P
esqueceste de dizer k a ar na ganhava mhz com voltagem
benchas a 4ghz na boa, mas para render tens de ter as mems 5/4 e para isso falta voltes :P
esqueceste de dizer k a ar na ganhava mhz com voltagem
Este mano fala e fala sempre com razão!!!! :001:
Relativamente as mems, estao a 5/4 a 2-2-2-5@224, pois com estes timmings os 2.8 volts q a board permite ja me tornam o pc instalvel. Mods são mesmos precisas para se conseguir mais das mems. A unica limitação que tenho é mesmo a board, 1 ABIT IC7-G :puke: ehehehehehehehehe!!!!!
Abraços
Jorge Lopes
HoMe_CaNiBaL 17-03-2004, 17:39 ricky fdx...
fizest um chiller ao jill e nao lhe fizest os vmods??
tas a falhar d crl...
faz la' os vmods! ele e' um rapaz kuase feliz...com os vmods, e' um rapaz concretizado! em termos do pc claro...dp vem as mulhers e ixu... hehehe
Originally posted by HoMe_CaNiBaL
ricky fdx...
fizest um chiller ao jill e nao lhe fizest os vmods??
tas a falhar d crl...
faz la' os vmods! ele e' um rapaz kuase feliz...com os vmods, e' um rapaz concretizado! em termos do pc claro...dp vem as mulhers e ixu... hehehe
HoMe_CaNiBaL, tens razão mas coitado do Ricky, nem imaginas o trabalho que ele teve so para montar este sistema. Ainda por cima os mods nesta board fazem-na perder garantia... :'( Não sei se vou para a frente com isto tenho de pensar nisso }>
1 abraço
Jorge Lopes
Originally posted by jll
HoMe_CaNiBaL, tens razão mas coitado do Ricky, nem imaginas o trabalho que ele teve so para montar este sistema. Ainda por cima os mods nesta board fazem-na perder garantia... :'( Não sei se vou para a frente com isto tenho de pensar nisso }>
1 abraço
Jorge Lopes
Vmem fazes na boa com 1 grabber :P
MadOnion 17-03-2004, 18:57 lasac se fosse uma p4c ou p4p sim...
mas na ic7 não... tens de desoldar uma resistencia e soldar outra... pelo que vi quando blackamd fez na dele...
cumps mad:D
Originally posted by MadOnion
lasac se fosse uma p4c ou p4p sim...
mas na ic7 não... tens de desoldar uma resistencia e soldar outra... pelo que vi quando blackamd fez na dele...
cumps mad:D
lol exacto, tava a pensar na p4c800 :rolleyes:
Originally posted by Lasac
lol exacto, tava a pensar na p4c800 :rolleyes:
Pois pessoal, a espiga é mesmo essa.
A IC7 para esse mod tem de se retirar 1 mosfet e meter-se 1 POT (espero não estar a mandar nenhuma bacurada) e dessa forma la se vai a garantia.
Se por acaso a board tivesse de ir para RMA sem se fazer o mod ainda falava com o Rui para trocar esta pela Asus, mas eu gosto tanto deste "black PCB" da ABIT :sad: :sad: :sad:
1 abraço
Jorge Lopes
:004:
Boas pessoal,
com ou sem mods na board, agora o meu novo desafio é afinar o chiller ao maximo retirando gaz que está a mais para tentar benchar a -40º sem probs para o compressor!!! :004:
Novamente agradecimentos ao Ricky por todos os truques que me tem ensinado na ajuda e aperfeiçoamento do chiller!
Dentro de alguns dias e com tempo dedicado a isto faço uns teste de 3dmark para conseguir melhorias nos meus ja conseguidos 23210 pontos.
Tenho andando na xtremesystems a ler para aprender como chillar a grafica de forma segura e a poder usar diariamente desta forma. Para os interessados dar 1 vista de olhos aqui ajuda muito: http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?s=&threadid=22968&perpage=25&pagenumber=13
Abraços
Jorge Lopes
olha k o gajo na deve ter akilo a fazer -40 :D isola bem isso :D
pelo que pareçe usou um ar condicionado adaptado para chiller
olha k o gajo na deve ter akilo a fazer -40 :D isola bem isso :D
O Ricky tem razão... olha k isolar uma gráfica é muito pior doke um cpu e entao para usar no dia-a-dia inda pior!
Eu com o peltier vim-me grego para conseguir isolar a gf3 a -30ºc kuanto mais -40ºc 8o
na altura andava á tona como tu, pois nunca tinha feito grandes aventuras, tipo andei sempre com aircooling e passei nesse momento para watercooling home-made + peltier ;)
Foi um grande salto, mas correu bem, pk o drakula teve muita paciência comigo...
eu usei uma camada de +/- 0.5cm de vaselina e neoprene junto (tapete de rato).
isola isso muito bem nas zonas perto, pois a minha começou a ganhar uma poça na traseira da gráfica perto do gpu, mesmo em cima da vaselina! :D
Se fosse num local onde não tinha vaselina , era uma vez uma gf3... :004:
é relativo :P
tenho um amigo, o osgas que tal como eu quando se farta duma coisa nunca mais lhe pega...
por abito deixa o pc sempre ligado para não custar a ligar quando quer ver kk cena, e deixa tb sempre a bombar sety
ah uns tempos ele ainda tinha o p3, encostei-me na caixa dele e keimei-me na perna (como é possivel!)... lol a fan da fonte tava parada e a do cpu tb, perguntei-lhe como pode é que ele tinha deixado xegar akele ponto e ele respondeu: "pois ja ha uns tempos que o pc não fazia barulho" LOL o mais incrivel é que não queimou nem fonte nem cpu, enquanto eu ja tive uma fonte oem tb em k a fan parou uns segundos e puff keimou
agora depois de updates e tal, tem uma vapochill, ontem trouxe a vapochill para modar para r404a e qual não é o meu espanto quando olho para a grafica e... pingava agua :S demontei, tava toda ferrujenta mas mesmo com uma poça de agua em cima funcionava LOL como é possivel?
entre testes o pc deixou de funcionar... la desmontei tudo, o cpu até tava verde.... e pingava agua tb... la sequei tudo e isolei e ja ta tudo bom... hj falei com ele e ele disse-me que axava estranho o pc desligar-se de x em quando LOL
grande história, mas dá para ver como o material as x é mais resistênte que pensamos :P
Há gajos com muita sorte! 8o
Esse osgas é um personagem! Mas é um bacano! Ele ainda tem a Mota? ;)
ojdr2001 18-03-2004, 22:43 E ficou famoso por abanar o balde com o gelo da Praça de Setúbal........:D :D :D
claro que tem a mota, mas agora so quer é f***r nunca mais apareçeu no forum :P
Boas pessoal,
1º quero agradecer os conselhos da malta acerca do como fazer o chill a grafica!
Relativamente a tua cena com a GF3 Lasac, tiveste sorte, mas eu tambem acho que tanto as graficas principalmente, como os processadores aquecem bem por si, logo "penso eu de que" :) o proprio calor ajude a evitar a condensação, com o devido isolamento claro.
Só não me meto a aventura porque acho que os toques do Ricky dão uma boa teca na parte da apresentação, tá aqui 1 bloco e peras no CPU, porque por mim era meter o bloco de agua no GPU e "enrolar" a grafica de neopreme!!! :lol: :lol:
Sem gozos Ricky tens de me dar 1 ajuda nisso, por agora vou aprendendo o que é viver com o chiller, vendo temps, afinando o gajo "em tempos" de idle e load, o "ferrar" da bomba para tar a circular fluido :P uma serie de cenas que antigamente 1 gajo não tinha com o aircooling, mas que vale a pena vale, os resultados mostram por si P4 2.8@3.8 1.65v. [uso diario] :die:
1 abraço a todos e fiquem bem!!
Jorge Lopes
PS: Lembrei-me já depois do post, descobri 1 prog powa para manter o cpu em 100% mesmo em idle, para ajudar nas temps, o nome é Cpuidle Pro. Check it out... :cool:
|Oc|CRASH_OVer 19-03-2004, 04:12 para ajudar nas temps ? em que sentido? subi-las ou desce-las?
para ajudar nas temps ? em que sentido? subi-las ou desce-las?
Para "subirem" a nive negativo! :009:
Fica ai o url deles: http://www.cpuidle.de/
Crashover da 1 vista de olhos
1 abraço
Jorge Lopes
Edit: Ao que parece isto faz a mesma coisa que o seti, mas aparenta ser mais "leve" para o sistema e dá para activar/desactivar quando se quiser.
So sei que a temp no chiller "soube" mais rapidamente com o prog ligado mesmo em load!
|Oc|CRASH_OVer 19-03-2004, 04:54 ok.... secalhar percebi mal, mas num Chiller ou prommy, interessa manter o cpu em load o mais tempo possivel para evitar temps "demasiado" negativas...
Querem o CPU sempre a 100%. Fácil instalem o Folding.
O CPU está sempre a 100%, sempre que algum programa precisa de mais CPU vai roubar ao Folding. Não notam diferença de performance. Eu tenho isso, dias e dias e dias assim.
destr0yer 19-03-2004, 13:12 a uns dias atráz vi o resto de um compressor + um radiador mesmo identico ao deste chiler 8o logo vieram-me ideias a cabeça:004: Na minha faculdade é que tem uma coisa que deve bombar muito, um ENORME CHILLER, com um radiador gigantesco (Parece um EVO 240, mas com ventoinhas de 40-50 cm8o ) e um compressor igualmente grande8o 8o 8o 8o 8o 8o Sen contar com o que parece ser o reservatório, gigante! fdz!
Olha só aqueles modulos externos de ar condicionado, tem o compressor + o radiador e a ventoinha, aquilo que deve ser bom! só sai o tubo envoldo de neoprene e ia direitinho para o cpu, lol
um daqueles mesmo grandes era 2 em 1, arcondicionado e prommy :004:
http://www.imadex.com/assets/images/goldstar-ac113.jpg
oc_nightmare 19-03-2004, 14:43 se a unidade de condensaçao de um arcondicionado pesa 50kg, imagina 2 em 1...... qual devera ser a maxima heat load dakilo @ -40ºC?
tive com a ideia de fazer um chiller com um ar condicionado, mas o meu pai disse logo que akilo n dava para ter em casa por causa do calor k faz com akele condensador...... e ainda por cima as fans..... n viram como o berkut se queixava de barulho com o ac dentro do quarto?....
n deixa de ser um sistema poderoso.... r22 powa:D
cumps, ocn
ok.... secalhar percebi mal, mas num Chiller ou prommy, interessa manter o cpu em load o mais tempo possivel para evitar temps "demasiado" negativas...
Crashover concordo contigo, dai vou exprimentar o Folding e o Seti para ver as diferenças entre estes 3.
Apesar do Cpu Idle manter o processador frio eu noto que o PCB da board se mantem quente, mesmo assim vou comparar como se comporta cada 1 destes progs.
1 abraço
Jorge Lopes
:004: :004: :004:
Originally posted by jll
Crashover concordo contigo, dai vou exprimentar o Folding e o Seti para ver as diferenças entre estes 3.
Apesar do Cpu Idle manter o processador frio eu noto que o PCB da board se mantem quente, mesmo assim vou comparar como se comporta cada 1 destes progs.
1 abraço
Jorge Lopes
:004: :004: :004:
Já deves ter visto este artigo.
http://www.systemcooling.com/load_proc-01.html
Distributed Computing Clients
Seti@Home
The most popular DC client in more ways than one, Seti@home also has a great following in benchmark circles, and has been used many times in the past to provide the load for CPU thermal testing.
Folding@Home
Also a popular DC project, Folding@Home has the reputation of being even more processor intensive than Seti.
Prime 95
Prime 95 is probably the most popular utility around for stressing CPU and memory subsystems. Most people who use Prime 95 use it for the abilities of its famous Torture Test to ferret out instabilities, but in point of fact, Prime 95 is actually a DC client, used by the Great Internet Mersennes Prime Search (GIMPS).
Não qero influenciar:D Mas se optares pelo Folding@Home junta-te à nossa equipa.
Para teres o PIV a 100% tens que correr duas vezes o Folding (infromação na página 6 da thread da equipa:)).
Mas no meu caso a diferença de temperatura entre estar só a correr o programa uma vez (CPU usage 50%) e duas vezes é de 1º-3ºC.
Penso que ficarás bem servido com qualquer um deles. O Folding sei que não vais ver diferença de utilização do PC no dia a dia. Mass penso que o SETI é a mesma coisa. Já o Prime é diferente.
destr0yer 19-03-2004, 17:03 Originally posted by oc_nightmare
se a unidade de condensaçao de um arcondicionado pesa 50kg, imagina 2 em 1...... qual devera ser a maxima heat load dakilo @ -40ºC?
tive com a ideia de fazer um chiller com um ar condicionado, mas o meu pai disse logo que akilo n dava para ter em casa por causa do calor k faz com akele condensador...... e ainda por cima as fans..... n viram como o berkut se queixava de barulho com o ac dentro do quarto?....
n deixa de ser um sistema poderoso.... r22 powa:D
cumps, ocn
sim... mas estas unidades que me refiro são todas externas, na qual o tubo que sai do compressor entra no edificio a alimentar a unidade interna (que é apenas o evaporador) não me refiro a arcondicionados internos....
Pessoal,
só para aperfeiçoar o chilla aqui do rapaz, uma ultima coisa!
Tenho estado a usar metanol no reservatorio, mas tinham-me falado em anti congelante, para não estar ralado a nivel de evaporaçao do metanol e cenas.
A minha duvida é simples, onde em Lx posso comprar este produto, mas que seja de -45º (min), que quantidade por no reservatorio de 5 Litros e qual o preço que este me custará?
Agradeço a quem me saiba informar sobre isto, senão torno-me cliente habitual do AKI, já que tenho de lá ir de semana a semana comprar 1 Litro de metanol!!!! 8o 8o 8o 8o
Abraços e obrigado por toda a ajuda!!!!
Cumprimentos,
Jorge Lopes
:004: :004: :004: :004:
NeoKryst 21-03-2004, 17:53 nas bombas de gasolina és caz de encomtrar ou então nos super mercados, tipo continente.
quanto aos preços não tenho bem a certeza mas devem rondar os 5€/ litro.
Fintas-XP 21-03-2004, 18:08 Oi Jill
Tenta na norauto (http://www.norauto.pt/)
Cumps
|Oc|CRASH_OVer 21-03-2004, 18:49 Procura em drogarias..... nem que seja por encomenda, eles arranjam-te isso.
aqui tenho acesso a anti-congelante -40º (50/50), são 9 contos para 10 litros ( + 10 litros de agua destilada)
ojdr2001 21-03-2004, 18:55 -25 encontras no Jumbo. Mais ou menos € 12,00 por 5 L
Obrigado a todos pelas dicas!!! :001:
Nos hipermacados andei a ver e só -5, pelo menos no Carrefour, nem sequer sondas de temp tinham... :die:
Tambem me lembrei das drogarias Oc tenho de ver isso e Fintas thanks pelo site, pelos menos liquidos de referigeração dizem ter, vou mandar mail a perguntar! :D
Abraços
Jorge Lopes
ha uma loja de componentes de carros no forum montijo k tem la dessas coisas :p ja nao me lembro é do nome dela
_zZz_
VoRtAn_MaDgE 22-03-2004, 12:39 Norauto n?
Originally posted by VoRtAn_MaDgE
Norauto n?
yep,é essa mesma..vi agora no site a localizacao dela :P
_zZz_
NeoToPower 22-03-2004, 13:56 ñ è por nada mas............ acho que domingo tenho já um chiler a bombar :P isto se o compressor estiver a funcar :rolleyes:
desmntei um frigorifico e advinhem..... tem um evaporador em espiral mesmo á medida pra meter dentro de um depósito de 10 lt. É um r12 de 120w. è só fazer os isolamentos :D
HoMe_CaNiBaL 22-03-2004, 14:36 Neo, r12 e' mt frakito, troka pa r22! podes meter r22 sem alterar oleos sem nada, por ixu...
um abraco
ñ è por nada mas............ acho que domingo tenho já um chiler a bombar :P isto se o compressor estiver a funcar :rolleyes:
desmntei um frigorifico e advinhem..... tem um evaporador em espiral mesmo á medida pra meter dentro de um depósito de 10 lt. É um r12 de 120w. è só fazer os isolamentos :D
Neo, da-lhe gáz! :D
Queremos mais users de chillers para se poder trocar impressões e ideias de melhoramento do sistema! Estamos sempre a aprender!!! :001:
Abraços
Jorge Lopes
PS: Já falei com a Norauto, vão me vender isso :sad:
Originally posted by HoMe_CaNiBaL
Neo, r12 e' mt frakito, troka pa r22! podes meter r22 sem alterar oleos sem nada, por ixu...
um abraco
la pelo olio ser compativel não quer dizer que aguente, o r22 tem pressões muito mais altas que o r22, vale mais trocar o olio e meter r134a ou r404a, normalmente compressores velhos de r12 não aguentam r22
NeoToPower 22-03-2004, 19:57 Achas que um compressor de 120w ñ aguenta? Quanto ao r12.......... epá, acho que tou enganado. Na volta é um r22 e troquei o nome com o outro compressor do frigorifico. Amanhã quando tiver no bules confirmo isso.
Btw, em quanto é que fica trocar o oleo e recarregar o compressor? É que uma pessoa que me leva 50€ por mudar o gás do mesmo.
Mais uma coisa, se for um r22 dará pra por um gás mais potente?
ps: Argon atinge os -170cº mas precisa de 270psi (18 bar assim por alto) no minimo e usa oleo mineral (pelo que li) logo é compativel com compressores que usem r134a. O prob é que ñ sei a temp de condessação do mesmo. Se csg condensar á temp ambiente era um mimo visto que desse gás arranjo na boa.
so deves conseguir condensar esse gaz com uma cascata de 3 estágios para ai... hehehehe
axas k se condensasse ha temp ambiente na havia ja promys a darem -150... para não falar em varias coisas tal como olios k não congelassem a essa temp mas isso depois é... cascata
NeoToPower 22-03-2004, 22:17 Quantos psi é que faz um compressor de 1/4 assim por alto?
Bonjour usas msn? se sim manda pm ;)
Apanho sempre o Ricky ausente, a ver pelo menos apanho-te a ti online! :P
|
|