View Full Version : Curiosidades sobre cinemas
mauro1855 20-07-2008, 23:48 Boas, é só para satisfazer a minha curiosidade. Quando vamos ao cinema e vemos cenas com sons mais baixos (não em intensidade, refiro-me a sons mais graves), a sala de cinema estremece (não sei se todas as salas têm essa capacidade). O que gostaria de saber era o que faz a sala estremecer, e sub-woofer muito poderoso ou um sistema mesmo desenhado para fazer a sala estremecer?
Além disso, gostaria tb de saber qual o material usado nas salas de cinema para k isso aconteça, penso que uma sala normal não faz isso...
Outra dúvida ainda, qual é a média de potência de som numa sala de cinema de tamanho médio??
Isto é mesmo so por curiosidade e talvez para discutir alguns aspectos destes sistemas...
Cumps
The Zombie 21-07-2008, 10:05 São os Subs mesmo.
Mas o segredo é que não é um. :)
São vários.
E como um Sub não é direccional, eles podem colocar onde quiserem que o espectador não sabe onde estão.
Eu desconfio que alguns estão mesmo por detrás da Tela.
As próprias Main Speakers tb são de qualidade profissional ,e já de si, produzem graves de respeito, mesmo sem os Subs.
mauro1855 21-07-2008, 12:49 Faz um efeito muito interessante... Não m sabem dizer qual a potência média de som por sala de cinema??
Cumps
bathombre 21-07-2008, 13:51 Mesmo assim, onde as salas ganham em potencia, perdem em detalhe e pormenor. Mais ainda se tiveres mal situado.
Com um sistema de gama média em casa, há uma melhor percepção do som como um todo, efeitos sonoras, música e diálogos, do que existe no cinema. E cada vez mais esta diferença pode-se notar.
Mas vamos por partes:
No cinema o bitrate da mistura Dolby Digital é de uns meros 320 kbs e no DTS 1,5 MB. Tirando as grandes salas, que estão equipadas para DTS e SDDS, as restantes só tem a possibilidade de emitir em Dolby Digital a 320 kb´s. Para se emitir o formato DTS e SDDS, o projeccionista tem que inserir um CD com esta mistura sonora.
No entanto nunca percebi nas exibições nas grandes salas quando estamos perante um filme em Dolby Digital, DTS ou SDDS, pois o nível de agressividade é de tal ordem que me é impossível comparar ou perceber se esta mistura é melhor ou pior da que o do filme que ouvi a semana passada.
O facto da sala ter colunas grandes e mais importante, o revestimento / acústica da sala, também ajudam a que o som se pareça sempre bom, mesmo que por vezes demasiado excessivo. Há salas em Portugal que tem uma agressividade nos graves que é uma coisa absurda.
Em casa, o home-cinema, a história é diferente.
É perfeitamente possível ter um compromisso idêntico ou superior a qualquer sala de cinema, o que é preciso é algum dinheiro.
As colunas de som, de marcas como KEF, B&W, Monitor Audio, JBL (a marca que é frequente encontramos nas salas de cinema), M&K, entre outras, mesmo que mais pequenas, conseguem proporcionar uma qualidade técnica espantosa e musicalmente superiores as usadas nas salas de cinema.
O bitrate dos DVD´s em Dolby Digital é superior, 338 kb ou 448 kb´s dos DVD´s vs os 320 kb´s, usados nas sala de cinema. E com o Blu-Ray as diferenças ainda vão ser maiores. Os formatos Dolby True HD e DTS HD MA, irão permitir um nível sonoro que só é possível nos próprios estúdios de gravação. Bitrates de 6 Mb ou mais.
O problema do DVD, e isto acontece somente com o Dolby Digital é que muitas vezes a mistura sonora é suavizada para o home-cinema e por vezes roubam-nos alguma da espectacularidade que poderemos sentir na sala de cinema. Por sorte há o DTS, pena que não seja mais usado. Mas agora com o Blu-Ray estes problemas nunca mais se irá colocar.
Onde o home-cinema perde, é na acústica da sala. Obviamente se não tivermos uma sala dedica para tal, o melhor que podemos conseguir é um compromisso aproximado das condições ideais (cortinados, tapetes, etc..) Mas nunca consegue a performance de uma sala / estúdio dedicado.
mauro1855 21-07-2008, 14:14 Faço sempre os possíveis para ver os filmes na semana em que saem, de forma a ver na melhor sala, nomeadamente nas salas 4 ou 5 do Cinema Vasco da Gama. Estas são 2 das 4 salas portuguesas THX certified, com Dolby Digital, DTS e SDDS. Eu gosto destas salas mesmo porque os graves são muito bons, e quando existe uma cena fixe, ainda me estou a lembrar do Iron Man, a sala estremece. Cada passo que o "Iron Man" dava (quando com o fato, claro:009:) a sala estremecia, e gosto particularmente deste efeito. Por isso iniciei o tópico, de forma a ter a mínima percepção de como este efeito é reproduzido... O sistema de som que tenho em casa, apesar de apenas ter quase 400W (2 subwoofers incorporados (L e R) de 150W no total), os graves são muito fixes, e até consegue fazer estremecer algumas coisas, (principalmente o sofá que é de pele), mas obviamente que não consegue reproduzir o efeito... Um dia destes hei-de comprar uma Logitech Z-5550, diz que o som é muito bom, e o design das colunas é muito aliciante...
Cumps
The Zombie 21-07-2008, 14:42 Queres esse tipo de efeito tens de ter Subs de qualidade.
Uns REL ou Velodyne com um Amp a debitar bem para eles.
Qual o teu sistema?
bathombre 21-07-2008, 16:00 Faço sempre os possíveis para ver os filmes na semana em que saem, de forma a ver na melhor sala, nomeadamente nas salas 4 ou 5 do Cinema Vasco da Gama. Estas são 2 das 4 salas portuguesas THX certified, com Dolby Digital, DTS e SDDS. Eu gosto destas salas mesmo porque os graves são muito bons, e quando existe uma cena fixe, ainda me estou a lembrar do Iron Man, a sala estremece. Cada passo que o "Iron Man" dava (quando com o fato, claro:009:) a sala estremecia, e gosto particularmente deste efeito. Por isso iniciei o tópico, de forma a ter a mínima percepção de como este efeito é reproduzido... O sistema de som que tenho em casa, apesar de apenas ter quase 400W (2 subwoofers incorporados (L e R) de 150W no total), os graves são muito fixes, e até consegue fazer estremecer algumas coisas, (principalmente o sofá que é de pele), mas obviamente que não consegue reproduzir o efeito... Um dia destes hei-de comprar uma Logitech Z-5550, diz que o som é muito bom, e o design das colunas é muito aliciante...
Cumps
Por acaso acho as salas do Vasco da Gama das mais agressivas a nível de graves. Exagerado, até demais. Mas também já não vou lá há uns dois anos, pode ser que entretanto tenham feito algumas modificações a sala.
E não são uma Logitech que conseguem reproduzir o tipo de graves in your face, que nos fazam sentir imersos dentro de um filme. Este tipo de subs são muito descontrolados e sobrepõem-se ao som das restantes colunas. Mas ei, como colunas de PC para ter num desktop não deixam de ser magnificas.
As marcas que o Zombie referiu é que sim. Quem tiver dinheiro ou venha a ter um rico emprego, um Rel Stendor ou um Studio, aquilo parte tudo e ressuscita mortos. :009: Nunca mais entravam em nenhuma sala de cinema. Um bom sub-woofer sente-se, não se ouve. Quem tiver problemas cardiacos, não se aproxime de um, a não ser que lhe esteja a dar uma, ai ligue logo o sub e ponha o War of The Worlds DTS que aquilo é melhor que um desfibrilador. Já ouvi um Stendor e fiquei logo com vontade de dedicar-me ao mundo do crime :002:
Mas há ainda uma presiosidade de subwoofers que é a B&K, que só via net se pode comprar, mas não, não pensem que são mais caras só por isso, antes pelo contrário, oferecem a melhor relação preço / qualidade do mercado. Por 600 euros temos um subwoofer que se equipara a um de 1500 euros. E por 400 um que se bate ombro a ombro contra um de 700. Quem puder e quiser ter um sub de grande qualidade, estas são no-brainer.
J_Adonis 21-07-2008, 17:11 Mas há ainda uma presiosidade de subwoofers que é a B&K, que só via net se pode comprar, mas não, não pensem que são mais caras só por isso, antes pelo contrário, oferecem a melhor relação preço / qualidade do mercado. Por 600 euros temos um subwoofer que se equipara a um de 1500 euros. E por 400 um que se bate ombro a ombro contra um de 700. Quem puder e quiser ter um sub de grande qualidade, estas são no-brainer.
Confirmo. Aqui em casa mora um Monolith e para algum material, tenho mesmo de baixar os graves, ou a coisa pode tornar-se desagradável. Especialmente em música com algumas gravações mais antigas.
mauro1855 21-07-2008, 19:17 E não são uma Logitech que conseguem reproduzir o tipo de graves in your face, que nos fazam sentir imersos dentro de um filme. Este tipo de subs são muito descontrolados e sobrepõem-se ao som das restantes colunas. Mas ei, como colunas de PC para ter num desktop não deixam de ser magnificas.
Tb o objectivo não é que o subwoofer estremeça a sala como no cinema, mas que sejam suficientemente boas para desfrutar de um som de alta qualidade...
As marcas que o Zombie referiu é que sim. Quem tiver dinheiro ou venha a ter um rico emprego, um Rel Stendor ou um Studio, aquilo parte tudo e ressuscita mortos. :009: Nunca mais entravam em nenhuma sala de cinema. Um bom sub-woofer sente-se, não se ouve. Quem tiver problemas cardiacos, não se aproxime de um, a não ser que lhe esteja a dar uma, ai ligue logo o sub e ponha o War of The Worlds DTS que aquilo é melhor que um desfibrilador. Já ouvi um Stendor e fiquei logo com vontade de dedicar-me ao mundo do crime :002:
LOOOOL, tá certo. Huum, War of the Worlds não é propriamente o meu filme favorito, que tal Transformers?? xD
Bem, de qualquer maneira alterei o título do tópico, pois agora lembrei-me de fazer mais algumas perguntas:
Digamos que eu sou um ganda maluco com muito dinheiro (que não sou:002:), e queria montar um pequeno negócio de exibiçãoi de filmes. Tipo um cinema mas sem ser algo assim tão grande como um cinema. Um negócio pequenito mas que oferecesse uma qualidade semelhante à de um cinema de qualidade média... Pergunto o que seria preciso neste termos:
-Licenças de exibição e onde arranjar. Para que valores monetários ficam essas licenças
-Hardware necessário.
Já agora, aquelas colunas e subwwofers que referiram à pouco, sabem dizer alguma loja online que venda desse tipo de colunas??
Cumps
DinhaBoy 21-07-2008, 19:25 Vou frequentemente aos cinemas Lusomundo do Forum Coimbra e Dolce Vita Coimbra e nunca notei o bass excessivo, pelo contrário. O som ouve-se praticamente todo das colunas junto à tela e as laterais apenas dão alguns sons.
bathombre 21-07-2008, 19:28 Só falei do War of the Worlds porque tem uma das misturas sonoras em DTS mais bombásticas que já ouvi em DVD. Os Transformers também é muito bom, mas ficou limitado ao Dolby Digital.
mauro1855 21-07-2008, 19:36 Qual o teu sistema?
Não é propriamente um sistema de Home-cinema, é mais uma aparelhagem, à qual liguei o leitor de DVDs (6 ligações entre DVD e Sistema). Já é velhinho tb, é um Technics SC-EH790.
Só falei do War of the Worlds porque tem uma das misturas sonoras em DTS mais bombásticas que já ouvi em DVD. Os Transformers também é muito bom, mas ficou limitado ao Dolby Digital.
Pois, tens razão, mas não faz mal que eu tenho aqui "A Bússola Dourada" em DTS, tá muito fixe mesmo...
De qualquer maneira, o que têm a dizer sobre as minhas outras questões??
Cumps
[EDIT] Isto é uma das coisas que pode fazer a sala estremecer, certo:
http://www.velodyne.com/products/product.aspx?ID=18&sid=875c383e
Cumps
The Zombie 21-07-2008, 20:00 Quanto ao licenciamento não faço ideia, mas em Hardware tens aki exemplos:
Dolby Digital Processor
http://www.dolby.com/professional/motion_picture/solutions_digitalcinemas2.html
Colunas de Som Klipsch
http://www.klipsch.com/world/eu/en/products/details/ca-800t.aspx
Subs Velodyne
http://www.velodyne.com/products/brochures/dd%201812%20signature%20edition.pdf
Preços..... Já me tá a doer a cabeça..... :D
Pra cima de 50.000€ só isto.
mauro1855 21-07-2008, 20:15 Preços..... Já me tá a doer a cabeça..... :D
Pra cima de 50.000€ só isto.
Lool, um investimento um pouco caro... xD....
TIve a ver agora as brochuras dos subs velodyne e realmente é impressionante. Subwoofers de 6000W8|8|8|8|8|
Cumps
The Zombie 21-07-2008, 20:33 Lool, um investimento um pouco caro... xD....
TIve a ver agora as brochuras dos subs velodyne e realmente é impressionante. Subwoofers de 6000W8|8|8|8|8|
Cumps
Velodyne é de homem amigo :)
Há esses, e depois há o resto. ;)
nem são aparelhos muito caros apesar de serem razoaveis:002:
mauro1855 24-07-2008, 13:35 Por acaso acho as salas do Vasco da Gama das mais agressivas a nível de graves. Exagerado, até demais. Mas também já não vou lá há uns dois anos, pode ser que entretanto tenham feito algumas modificações a sala.
Hoje vou lá ver o "The Dark Knight", vamos lá ver como é... Eu como adoro os graves, quanto mais estremecer melhor...
Alguém sabe o que aconteceu ao Cinema Lusomundo do Vasco da Gama? Está muito mais pekeno. Costumava ter aprox. 11 salas, agora só tem umas 6...
Cumps
Joao Tiago 24-07-2008, 16:14 Aproveitando o tópico acerca de curiosidades de cinema, gostava de saber qual o projector usado nas salas de cinema. Alguém consegue responder? :D
bathombre 24-07-2008, 16:36 Aproveitando o tópico acerca de curiosidades de cinema, gostava de saber qual o projector usado nas salas de cinema. Alguém consegue responder? :D
A maioria ainda usa os clássicos projectores de película, onde temos que mudar a bobina. São poucos os que usam os novos projectores digitais DLP. O do Alvalaxia ou era um Runco ou um SIM.
Joao Tiago 24-07-2008, 16:51 A maioria ainda usa os clássicos projectores de película, onde temos que mudar a bobina. São poucos os que usam os novos projectores digitais DLP. O do Alvalaxia ou era um Runco ou um SIM.
Aquela qualidade de cinema vem desses projectores de bobina? 8|
Genome_Boy 24-07-2008, 16:54 São vários. Mas podes saber isso no próprio cinema. Pelo menos à entrada de cada sala, nos cinemas lusomundo do oeiras parque, tens uma placa com informações desse tipo.
Genome_Boy 24-07-2008, 16:55 Aquela qualidade de cinema vem desses projectores de bobina? 8|
Qual qualidade?!
bathombre 24-07-2008, 17:10 Aquela qualidade de cinema vem desses projectores de bobina? 8|
Qualidade só nas primeiras exibições e mesmo assim, as vezes nem isto.
Temos que pensar que esta solução é parecida com o VHS, com muito mais resolução claro e a medida que começa a ser rodada deteriora-se.
As últimas exibições de um filme por norma é algo a evitar.
Diogo Pinto 24-07-2008, 18:03 Qualidade só nas primeiras exibições e mesmo assim, as vezes nem isto.
Temos que pensar que esta solução é parecida com o VHS, com muito mais resolução claro e a medida que começa a ser rodada deteriora-se.
As últimas exibições de um filme por norma é algo a evitar.
Por acaso não sabia isso, da deterioração da película.
Cumps,
bathombre 24-07-2008, 19:11 Por acaso não sabia isso, da deterioração da película.
Cumps,
Tudo o que não é digital está sempre sujeito aos efeitos do tempo e ao desgaste da utilização.
Aqueles efeitos que fizeram para o Grindhouse, tinha como propósito retractar uma fita completamente gasta e em certas partes, com falta de cenas, que o projeccionista teria sido obrigado a remover por estava completamente ilegível. Neste tipo de filmes undegroung, normalmente só havia um ou duas cópias para o país inteiro, e quando chegava a terrinha do Tarantino já a película estava mais rodada que uma prostituta.
Curisoamente isto acontecia um pouco também em Portugal e com filmes grandes. Quando o filme chegava a sala de cinema das terras (antigamente quase todas as terras tinham uma sala de cinema, ao estilo Cinema Paraiso) já a fita estava mais gasta que pastilha elastica.
The Zombie 24-07-2008, 19:32 Basta a pelicula ser sujeita a um processo fisico de rodagem nas bobines enquanto passa no projector para se deteriorar como as fitas magnéticas.
mauro1855 24-07-2008, 19:36 Eu que o diga, o chamado "Policy Trailer" dos cinemas Zon Lusomundo já tá mais que desgastado... Para quem não sabe, o policy trailer é aquilo que aparece mesmo antes do filme com os avisos de "não fumar" ou "Deitar as embalagens nos recipientes para o efeito".
Vim agora do cinema e reparei que na placa à entrada da sala estava lá escrito a potência da lâmpada e a marca do projector...
Ainda são poucos os que usam DLP?? Olha que já começam a ser alguns. Acho que na maioria dos cinemas Zon, pelo menos uma sala já tem digital. A do Vasco da Gama tem pelo menos 2 digitais, não sei se tem mais...
Cumps
Olhem que os projectores de 35mm são bastante superiores aos DLP que por aí andam. Experimentem ir ver o novo Batman ao freeport ou ao uci do corte ingles e comparem com as copias digitais que devem estar (não tenho a certeza) no vasco da gama e no alvaláxia.
A textura e até mesmo a resolução(?) da imagem é superior em 35mm, já para não falar na diferença da percepção do ritmo da imagem que só existe em película. É claro que nos 70mm do IMAX ainda deve ser mais extraordinário. Quanto ao desgaste da película tem muito a ver com a forma como o filme é montado na torre ou no prato (por isso é que se nota mais na passagem de bobinas) porque se o projector for bem mantido o desgaste é mínimo, mas tudo depende como o filme ficou depositado, etc. O celulóide de acetato é bem mais robusto que uma fita vhs...
Depois já existem filmes mantidos com mais de um século e conseguiram sobreviver em arquivos até hoje, fazendo-se restauração em novos internegativos e positivos. Interessante pensar na quantidade de backups que vai ter que ser feito (e o seu preço!) para um filme sobreviver durante mais que um século nesta era digital, com a tecnologia sempre a mudar e a preservação digital a não se revelar tão duradoura como a analógica.
mauro1855 25-07-2008, 13:38 Olhem que os projectores de 35mm são bastante superiores aos DLP que por aí andam. Experimentem ir ver o novo Batman ao freeport ou ao uci do corte ingles e comparem com as copias digitais que devem estar (não tenho a certeza) no vasco da gama e no alvaláxia.
A textura e até mesmo a resolução(?) da imagem é superior em 35mm, já para não falar na diferença da percepção do ritmo da imagem que só existe em película. É claro que nos 70mm do IMAX ainda deve ser mais extraordinário. Quanto ao desgaste da película tem muito a ver com a forma como o filme é montado na torre ou no prato (por isso é que se nota mais na passagem de bobinas) porque se o projector for bem mantido o desgaste é mínimo, mas tudo depende como o filme ficou depositado, etc. O celulóide de acetato é bem mais robusto que uma fita vhs...
Depois já existem filmes mantidos com mais de um século e conseguiram sobreviver em arquivos até hoje, fazendo-se restauração em novos internegativos e positivos. Interessante pensar na quantidade de backups que vai ter que ser feito (e o seu preço!) para um filme sobreviver durante mais que um século nesta era digital, com a tecnologia sempre a mudar e a preservação digital a não se revelar tão duradoura como a analógica.
O Batman não está em digital em nenhuma sala. Sinceramente desculpa lá mas comparando as películas com Digital, para mim quem ganha é sem dúvida o Digital. Foste ver o Iron Man em Digital?? É simplesmente muito melhor. Não existe desgaste da película, a qualidade do Som parace melhor (?)... Já para não dizer que não ocupa espaço físico de armazenamento...
Cumps
The Zombie 25-07-2008, 13:50 Mesmo agora os filmes são todos rodados em HD e suporte Digital.
Pelo menos os estudios principais.
E já ouvi dizerem num programa de cinema que toda a biblioteca dos estudios já está arquivada digitalmente também.
Os filmes dos estúdios não são rodos rodados em digital ou HD. Muitos são rodados em película de 35mm que é depois passado para digital para construir e melhorar efeitos visuais e fazer a montagem, e depois é novamente passado em laboratório para interpositivos que depois servem para fazer as cópias em película.
Tive agora a ver que o Dark Knight foi rodado com cameras Panavision de 35mm e IMAX de 65mm, por exemplo. O último que vi em digital foi o Kung Fu Panda, e nota-se uma enorme pixelização em certos pormenores e movimentos da imagem. Falta de fluidez. Deve ser preciso sentar mesmo nas últimas filas da sala para ter uma imagem com uma definição completamente aceitável. Acho que a projecção digital das salas portuguesas ainda anda nos 2K de resolução, enquanto a película tradicional deve superar os 4K e o IMAX 8K. Pessoalmente espero que no futuro os filmes que sejam rodados inteiramente em digital sejam projectados em melhores projectores digitais (4K+) e os que continuem em 35mm sejam exibidos e preservados no seu formato original.
mauro1855 25-07-2008, 18:58 Os filmes dos estúdios não são rodos rodados em digital ou HD. Muitos são rodados em película de 35mm que é depois passado para digital para construir e melhorar efeitos visuais e fazer a montagem, e depois é novamente passado em laboratório para interpositivos que depois servem para fazer as cópias em película.
Tive agora a ver que o Dark Knight foi rodado com cameras Panavision de 35mm e IMAX de 65mm, por exemplo. O último que vi em digital foi o Kung Fu Panda, e nota-se uma enorme pixelização em certos pormenores e movimentos da imagem. Falta de fluidez. Deve ser preciso sentar mesmo nas últimas filas da sala para ter uma imagem com uma definição completamente aceitável. Acho que a projecção digital das salas portuguesas ainda anda nos 2K de resolução, enquanto a película tradicional deve superar os 4K e o IMAX 8K. Pessoalmente espero que no futuro os filmes que sejam rodados inteiramente em digital sejam projectados em melhores projectores digitais (4K+) e os que continuem em 35mm sejam exibidos e preservados no seu formato original.
Sinceramente fui ver o Panda Kung-Fu tb e não notei nenhuma pixelização, nem no Iron Man, se calhar o problema é mesmo do cinema onde vais, talvez não seja o equipamentop apropriado, não sei. Mas quanto a essa questão da resolução, também espero que num futuro muito próximo seja tudo em 4K...
Cumps
mauro1855 12-08-2008, 19:05 Boas, já ha uns tempos que não vinha a este tópico, mas digam-me uma coisa, ainda dentro do tópico, existe algum receiver que permite a ligação de Subwoofers múltiplos??
Outra dúvida, agora saindo um pouco da área, existe algum problema em ligar, ao receiver, colunas de marca diferente..??
Os subwoofers Boston Acoustic,são bons? (Boston Acoustic HPS10HO)
Cumps
mauro1855 14-08-2008, 12:30 Boas, já ha uns tempos que não vinha a este tópico, mas digam-me uma coisa, ainda dentro do tópico, existe algum receiver que permite a ligação de Subwoofers múltiplos??
Cumps
Up
Alguém???
Cumps
bathombre 14-08-2008, 12:55 Boas, já ha uns tempos que não vinha a este tópico, mas digam-me uma coisa, ainda dentro do tópico, existe algum receiver que permite a ligação de Subwoofers múltiplos??
Outra dúvida, agora saindo um pouco da área, existe algum problema em ligar, ao receiver, colunas de marca diferente..??
Os subwoofers Boston Acoustic,são bons? (Boston Acoustic HPS10HO)
Cumps
A questão dos sub podes comprar um adaptador em forma Y ou um phono splitter e ligas a entrada do sub do receiver.
Não há problema para o receiver ligares colunas de marcas diferentes, o problema pode estar nas diferenças sonoras. Juntar KEF com B&W por exemplo, nunca daria uma boa combinação.
vacalouca 14-08-2008, 13:37 Maior parte das pesoas suam um Y como o bathombre, mas se quiseres mesmo recriar um ambiente de cinema, este bomba da Yamaha (http://www.yamaha.com/yec/products/productdetail.html?CNTID=558249) capaz de 11.2 é capaz de dar uma ajuda :D
E assim a qualidade de imagem de uma fita convencional ainda e superior ao digital...nao se iludam....agora tem muito mais vantagens claro...uma das principais e o nao ter desgaste....e sobre o som a maior parte dos filmes em fita agora ja tras som digital...
Superfast 12-09-2008, 23:10 Não esquecer uma coisa.
A qualidade dos graves vai ser muito influenciado pela fonte. Os graves profundos vao de 14 a 60/70 ou mesmo 80 no limite hz o que implica que a amostragem tem de ser precisa. Depois a qualidade dos filtros (ou seja do amplificador que faz filtragem para a saida .1).
Depois a melhor quantidade é sempre aos pares. Tens o efeito harmonico.
Ou seja melhor que 1 big monster sao 2 small monster. Ou seja metes 2 REL Q 100 em paralelo ou ainda melhor:
Metes 1 a fazer os 40-80 hz e outro a fazer 15 -40 hz.
Resumindo, colunas frontais a fazer 80 - infinito, filtras os graves profundos para 1 sub (40 - 80) e os infra-graves (15 - 40) Para outro.
Quem usa este principio é a yamaha com os seus amps que fazem 7.2
Posso dizer-te que ouvi um sistema com 5 b&w e 2 rel. A sala nao estremece.......o sofa sai literalmente do sitio. 27 cms com o filme godzilla.
Claro que implica 1 investimento grande. 1500 euros só os subs. Porque um sub para baixar aos 20 hz tem de ser muito bom
vacalouca 13-09-2008, 02:58 Quase que aposto que com dois Bk Monolith (http://www.bkelec.com/HiFi/Sub_Woofers/monolith-df.htm)já fazes a festa e ainda ficas com uns bons trocos para pipocas desses 1500€ :D
Superfast 13-09-2008, 03:13 Claro os valores sao apenas referencia.
Pode-se comprar MJ Acoustics tambem. Agora não se pode querer é frequencias fidedignas abaixo de 30..28 hz com subs até 500 euros.
Agora claro 2 MJ de 300 euros vais ter a zona dos 35/40- 80 hz super empolgada e ja chega p partir cristais lol
|
|