View Full Version : Who's Online

Inpanzinator
18-07-2008, 19:03
Bem, gostava de saber se é possível fazer um sistema que nos diga quem está a jogar um determinado jogo online na sua consola. Do género: o jogador X vai jogar o jogo Y online na sua consola. Antes de ir, vai à internet, define o seu status para o jogo Y (de uma lista predefinida) e depois existe uma página ou aplicação onde podemos ver quantos jogadores estão a jogar e quais os jogos. Assim, se quisessemos jogar online, poderiamos ver se alguém estava a jogar o jogo que queriamos e assim ter companhia. Não sei se isto é muito difícil de fazer, ou até quem em que linguagem deve ser feita.

_____

Outra ideia seria ter uma espécie de messenger mas em que só pudessem fazer login certas pessoas registadas e em que os diferentes status fossem os vários jogos disponíveis para jogar. Esse mesmo programa serviriam como chat em que podíamos falar uns com os outros. Será possível?

____

Se não perceberem a ideia digam! :P

The_True_Eue
18-07-2008, 19:15
Isso não é complicado. Mas não percebo nada de programação Web por isso não posso ajudar.

Inpanzinator
18-07-2008, 19:20
Pois, eu sei que não deve ser assim muito complicado, mas gostava de algumas dicas para o fazer. Tipo a linguagem em que devia fazer, se já existe algo do género que possa ser adaptado...

The_True_Eue
18-07-2008, 19:50
Se fosse eu fazia isso em ASP .NET para fazer uma página Web. Se não tiveres acesso a um servidor web que corra ASP .NET, então PHP.
Se for para implementar um aplicação tipo messenger é preciso definir protocolos de comunicação primeiro. Depois podes fazer em qualquer linguagem, desde que se respeitem os protocolos. Eu prefiro C#, mas por questões de portabilidade, talvez Java fosse uma boa ideia. Ou ambos, C# para plataformas onde consegues correr aplicações .NET, e Java para as outras. Não seria muito diferente o código.

sergio.gomes
18-07-2008, 19:52
isso nao deve ser muito dificil de se fazer, centralizar o estado de players e disponibiliza-lo em pagina web..

mas isso soa-me a "algo que já foi pensado" =)

eu apostava mesmo 1º em procurar por aplicacoes semelhantes ja existentes e ver o que oferecem e se servem o objectivo:) para saber se vale a pena investir num projecto do zero:)

cumps

Inpanzinator
18-07-2008, 19:54
Pois, de certeza que já existem sistemas destes, mas não encontro nada na internet...Porque, por exemplo, existe um sistema semelhante com o online da xbox. Os jogadores podem ter nas suas assinaturas os seus status.

Inpanzinator
18-07-2008, 21:07
Já agora, se fosse implementado no sistema SMF era excelente. Do género: só os users com login feito podiam aceder a essa área...

Kayvlim
19-07-2008, 02:37
Já agora, se fosse implementado no sistema SMF era excelente. Do género: só os users com login feito podiam aceder a essa área...

Como assim?

Inpanzinator
19-07-2008, 12:16
Estás ambientado com o SMF? Se sim, a ideia era criar um mod que abrisse um novo separador na barra de menus. Quando o utilizador estivesse com login feito, essa secção seria visível. Ora, aí o jogador poderia escolher de uma lista de jogos, o jogo que iria jogar na sua consola, enquanto que também seria disponibilizada informação em relação a quem estava a jogar e que jogo era. Percebeste?

Era tipo como se fosse a lista de quem está online. Nela aparece as acções dos users. Era algo desse género que queria, mas tinha de aparecer só quem estava a jogar e qual o jogo.

Kayvlim
19-07-2008, 13:32
Se bem percebi, não é uma coisa difícil de se fazer, mas lá que é demorada, é :x

O SMF está programado em PHP.
Explicar também é difícil, mas acho que basta pôres na Base de Dados uma tabela nova para isso com o username e o jogo que está a jogar, e pões um separador no template do menu que não será visível por Visitantes e que irá buscar essas informações à base de dados.

Não sei se existirá um mod assim, mas é algo tão "personalizado" que duvido.

Inpanzinator
19-07-2008, 15:00
Pois, já andei à procura de Mods semelhantes, mas não encontrei nenhum. O único site que conheço com um sistema do género é este: www.vooks.net

Nesse site tem tipo um IRC onde podemos escolher o jogo e depois aquilo actualiza na página principal. Já mandei um mail para o admin a perguntar como fez e também já fiz um request do mod no fórum do SMF...Agora é aguardar.

Como não tenho conhecimentos de PHP, não me posso aventurar a fazer isto sozinho... : S

sir_atmc
20-07-2008, 03:00
SQL+PHP parece-me ser indicado, embora não posso ajudar muito nesta area.