View Full Version : Ar Condicionado

ThunderHawk
16-07-2008, 11:38
Não sei bem se é o sítio certo mas cá vai... Onde tenho os pc's, está a tornar-se insuportável a temperatura ambiente. Por isso estava a pensar num ar condicionado portátil.... Quem experimentou, que tal? E quanto ao consumo eléctrico/manutenção? Quanto fica ao final do mês +/-. É mais para o verão portanto a capacidade de aquecimento não me interessa muito.

situs
16-07-2008, 11:53
boas tens aki um simulador da edp
para simulares os consumos:x2:

http://www.servicos.edp.pt/download/flash/simul_global.html

ThunderHawk
16-07-2008, 11:59
Excelente! Muito obrigado :D

ThunderHawk
16-07-2008, 16:27
Não consigo saber a potência (wats) destes ar condicionados portáteis na worten :(
http://www.worten.pt/ProductList.aspx?oid=8|25|79|9388|&c=2654867&l=1
Some help please ? :)

ruicastro
17-07-2008, 01:47
Não sei bem se é o sítio certo mas cá vai... Onde tenho os pc's, está a tornar-se insuportável a temperatura ambiente. Por isso estava a pensar num ar condicionado portátil.... Quem experimentou, que tal? E quanto ao consumo eléctrico/manutenção? Quanto fica ao final do mês +/-. É mais para o verão portanto a capacidade de aquecimento não me interessa muito.

Tenho um portatil "classe A" sinceramente gasta pouco mas nao tem nada a ver com os de parede!! se tiveres uma area grande pensa bem porque o meu "bufa bufa" e nao arrefeçe nada"! Ar condicionados a serio e "carrier mitsubishi e etc"! Ah e ja agora tenho um carrier "classe A" inverter de parede! Tou fascinado arrefece bem no verao mt bem mesmo e no inverno aquece bem e sem problemas!! E claro que a comprar os inverter sao muito mais caros mas compensa na luz! E nunca tens problemas!!

Cumps

ThunderHawk
17-07-2008, 09:23
Tenho um portatil "classe A" sinceramente gasta pouco mas nao tem nada a ver com os de parede!! se tiveres uma area grande pensa bem porque o meu "bufa bufa" e nao arrefeçe nada"! Ar condicionados a serio e "carrier mitsubishi e etc"! Ah e ja agora tenho um carrier "classe A" inverter de parede! Tou fascinado arrefece bem no verao mt bem mesmo e no inverno aquece bem e sem problemas!! E claro que a comprar os inverter sao muito mais caros mas compensa na luz! E nunca tens problemas!!

Cumps

Obrigado :) A área não é muito grande... mas tenho que ponderar bem, porque o portátil posso levá-lo para qualquer divisão enquanto que o de parede não. Quanto ao consumo já vi que posso estar seguro. Vou ver melhor e depois digo qq coisa. Mais uma vez obrigado a todos.

phonix
17-07-2008, 09:58
nas lojas babu ou babou. vi la um a venda por 69€
provavelmente nao sera grande coisa mas para um area pequena deve desenrrascar-se

*Diogo*
17-07-2008, 12:37
Eu também tenho um é uma torre, é pequena e custou uns 40 euros mas se a meteres contra ti fica fresco.

danizito
17-07-2008, 12:47
esses sistemas de ar condicionado portatil não precisam de ter um tubo para escoar a água? Tinha ideia que já vi vários com um tubo a escoar para a janela...

asusmen
17-07-2008, 13:01
esses sistemas de ar condicionado portatil não precisam de ter um tubo para escoar a água? Tinha ideia que já vi vários com um tubo a escoar para a janela...

Não tem não, tem é um recipiente no interior que tem de ser vazado de tempos a tempos.

ruicastro
17-07-2008, 18:16
Nao os a/c portatil utilizam sim um tubo para o extrior ou seja teras de ter o a/c perto de uma janela poderes poder colocar o tubo! Esse tubo é quando utilizas um a/c para frio o tubo deita ar quente! Quanto queres o a/c para quente ele deita no tubo ar frio! Isto para evitar sobreaquecimento do compressor!!

P.S Todos os a/c portatil tem tubo! Pode haver um com um sistema diferente mas todos tem tubo!!!

Cumps

Não tem não, tem é um recipiente no interior que tem de ser vazado de tempos a tempos.
Sim e verdade mas tambem tem tubo!!!!

Axas_que_sim
17-07-2008, 21:14
Boas!

Creio que este tópico está na secção errada e seria bom que algum moderador mudasse, para quem, no futuro, queira pesquisar na categoria que lhe pertence (Geral, creio). Dito isto, não me dou tão bem com o calor como o frio, daí estar a pensar arranjar algo que areje a casa, que é, ainda por cima, o último andar, perto da telha. O problema do ar condicionado, além de ser considerado prejudicial ao ambiente e mesmo à saúde (se não for limpo constantemente), tem de obedecer a regras para quem vive num prédio, em que terá de ter a aprovação de todos, por questões estéticas, o que dará muito trabalho, porque já sei como funcionam as coisas. Estou, portanto, à procura de alternativas. O portátil, segundo dizem, é fraco. Falaram-me há tempos de um substituto do ar condicionado, mais ecológico e barato, bastando colocar água, que ele gera frio. Alguém conhece? A pessoa que me falou nisto soube através de um amigo, mas não sabia o nome daquilo, nem o preço.

Obrigado.

ruicastro
17-07-2008, 21:31
Boas!

Creio que este tópico está na secção errada e seria bom que algum moderador mudasse, para quem, no futuro, queira pesquisar na categoria que lhe pertence (Geral, creio). Dito isto, não me dou tão bem com o calor como o frio, daí estar a pensar arranjar algo que areje a casa, que é, ainda por cima, o último andar, perto da telha. O problema do ar condicionado, além de ser considerado prejudicial ao ambiente e mesmo à saúde (se não for limpo constantemente), tem de obedecer a regras para quem vive num prédio, em que terá de ter a aprovação de todos, por questões estéticas, o que dará muito trabalho, porque já sei como funcionam as coisas. Estou, portanto, à procura de alternativas. O portátil, segundo dizem, é fraco. Falaram-me há tempos de um substituto do ar condicionado, mais ecológico e barato, bastando colocar água, que ele gera frio. Alguém conhece? A pessoa que me falou nisto soube através de um amigo, mas não sabia o nome daquilo, nem o preço.

Obrigado.
Os novos ar concionado nao prejudicam o ambiente!! Isso era nos antigos os novos tem o gas R410A (que é amigo do ambiente)! E claro se "comprares barato sai rato" disso nem duvides! Os meus sao todos da carrier e de 9000 btu rondam os 1400€! Mas poupo na luz porque são inverter! E o comforto é outro! Por exemplo tas no quarto e ele mesmo tando a trabalhar nao o ouves!! Muito bom mesmo!!! Aconselho!

caam14
17-07-2008, 23:37
Boas!

Obrigado.
Ar condicionado portátil é o pior investimento que se pode fazer, não tens problemas com o condomínio(que sempre poderias tentar resolver numa reunião de condomínio) por causa de estética mas és capaz de arranjar problemas por causa do barulho, é que de todos os que já vi é difícil dizer qual é que mete mais barulho que o outro e o desempenho deixa muito a desejar pois é como já aqui disseram, se o virares para ti ainda és capaz de sentir a fresca, mas uma ventoinha também o faz, é uma questão de meteres um recipiente com gelo à frente:lol:.
Quanto ao aparelho que te falaram não é com água que faz frio, mas sim com gelo, trata-se de um ventilador(ventoinha dentro de uma caixa) que contem um recipiente para colocares gelo e que ao fazer passar o ar por esse recipiente faz com que o ar seja um pouco mais fresco, isto se tiver virado para ti, ou seja, é basicamente o sistema da ventoinha com o recipiente de gelo à frente:x2:.
Por isso é uma questão de veres o que realmente queres, se queres frio a sério com algum silencio e que arrefeça a divisão gastando realmente pouco compra um ar condicionado fixo, de preferência com sistema inverter e de marca japonesa.
Fica bem.

ruicastro
18-07-2008, 11:06
Ar condicionado portátil é o pior investimento que se pode fazer, não tens problemas com o condomínio(que sempre poderias tentar resolver numa reunião de condomínio) por causa de estética mas és capaz de arranjar problemas por causa do barulho, é que de todos os que já vi é difícil dizer qual é que mete mais barulho que o outro e o desempenho deixa muito a desejar pois é como já aqui disseram, se o virares para ti ainda és capaz de sentir a fresca, mas uma ventoinha também o faz, é uma questão de meteres um recipiente com gelo à frente:lol:.
Quanto ao aparelho que te falaram não é com água que faz frio, mas sim com gelo, trata-se de um ventilador(ventoinha dentro de uma caixa) que contem um recipiente para colocares gelo e que ao fazer passar o ar por esse recipiente faz com que o ar seja um pouco mais fresco, isto se tiver virado para ti, ou seja, é basicamente o sistema da ventoinha com o recipiente de gelo à frente:x2:.
Por isso é uma questão de veres o que realmente queres, se queres frio a sério com algum silencio e que arrefeça a divisão gastando realmente pouco compra um ar condicionado fixo, de preferência com sistema inverter e de marca japonesa.
Fica bem.
Ora ai esta!! Faço das tuas as minhas palavras!! Atenção "CARRIER" é das melhores marcas que andam no mercado! E não é japonesa! É francesa! Os tecnicos que me o vieram instalar disseram que a carrier era das melhores se nao a melhor! Porque nunca dão problemas e se derem têm boa assistência!!! muito bom mesmo!

Cumps

Mordorr
18-07-2008, 11:13
POr momentos, pensei que fosse para mandar o ar frio exclusivamente para o PC, e não arrefecer o quarto/casa...

Sendo assim, mais vale algo realmente de jeito:002:

TheBigTwo
18-07-2008, 11:46
o Meu A/C é mais barato do que esses todos! É algo complexo de colocar em funcionamento mas bem afinado é bem melhor que um A/C da Carrier, mas só funciona á noite.

Chama-se "corrente de ar" e funciona assim:

- Abro a janela do escritório
- Abro a janela da casa de banho que fica no fundo do corredor

Voilá,... ar fresquinho.

ruicastro
18-07-2008, 12:00
o Meu A/C é mais barato do que esses todos! É algo complexo de colocar em funcionamento mas bem afinado é bem melhor que um A/C da Carrier, mas só funciona á noite.

Voilá,... ar fresquinho.
:lol::002: POis essa ta boa!!!!

luckystrike
18-07-2008, 12:28

Cumps

Olha que no que toca ao gasto energético eu discordo. Eu tive um Bosch portátil (classe A afaik) durante alguns dias que além de fazer uma barulheira enorme tinha uma potência de 975 watts para arrefecer uma divisão praí de 7 m2, coisa que mesmo assim não era eficaz. O Samsung de parede (não sendo inverter, 850 watts e 9000 BTUs) que eu agora tenho a arrefecer uma divisão de 14m2 além de gastar logo menos, atinge rapidamente a temperatura e pára de gastar, sendo assim, do meu ponto de vista, muito mais económico.

Abraço

ruicastro
18-07-2008, 13:03
Olha que no que toca ao gasto energético eu discordo. Eu tive um Bosch portátil (classe A afaik) durante alguns dias que além de fazer uma barulheira enorme tinha uma potência de 975 watts para arrefecer uma divisão praí de 7 m2, coisa que mesmo assim não era eficaz. O Samsung de parede (não sendo inverter, 850 watts e 9000 BTUs) que eu agora tenho a arrefecer uma divisão de 14m2 além de gastar logo menos, atinge rapidamente a temperatura e pára de gastar, sendo assim, do meu ponto de vista, muito mais económico.

Abraço
Pois e porque o compressor funciona muito menos para arrefecer e ta muito mais tempo parado a manter a temperatura!!! Mas o ser "inverter" é o compressor que aumenta e reduz a velocidade comforme necessário isso chega a fazer ate 50% de menor consumo!! comprovado!!!

luckystrike
18-07-2008, 21:30
Certo, eu não estava a duvidar nada do inverter, mas sim dos A/C portáteis consumirem menos :)

Cumps

zzz
19-07-2008, 15:49

Voilá,... ar fresquinho.

esse tb é o meu AC :P
mas só funciona nas noites fresquinhas :lol:

Estou a pensar por uma ventoinha ao pé da janela para puxar o ar fresco da noite para dentro do quarto :P

ruicastro
21-07-2008, 01:41
Não recomendo AC portátil a ninguém... é a pior opção que se pode fazer! aquilo aquece mais do que arrefece! (mais vale deitar os 200€ ao lixo)

Quem poder que compre um de parede é que nem se compara...

já agora queria saber se nos apartamentos é necessário informar todos os inquilinos sobre a instalação ou a câmara etc...e se decidir instalar sem informar qual seria a "multa"?

cumps
Comcordo totalmente! ainda hoje tive no escritorio e coloquei o portatil a funcionar!! Aquilo deita ar frio mas tem de tar virado para ti e para arrefecer uma divisão pequena demora mais ou menos um dia!! Nao aconselho a ninguem portatil! De parede e a melhor coisa que anda aqui no mea, rcado!! Nao suja nadnao se tem de andar a tirar a agua e arrefece mais 4 vezes se nao mais do que os portateis!! com a mesma potencia!

Cumps

Axas_que_sim
21-07-2008, 02:00
Quem poder que compre um de parede é que nem se compara...

já agora queria saber se nos apartamentos é necessário informar todos os inquilinos sobre a instalação ou a câmara etc...e se decidir instalar sem informar qual seria a "multa"?

Como disse na minha primeira participação neste tópico, tal é necessário, pois vai mexer na estética do prédio. E olha que não sei, para todos os efeitos, se não terá de ficar em acta. Será o mais correcto, para, no futuro, caso haja novos inquilinos e impliquem, que haja uma defesa da nossa parte. Quem me disse isso foi o meu pai. Contudo, gostaria que alguém confirmasse isto.
É nisto que está o busílis da questão, porque não só é díficil reunir todos os condóminos (alguns nem sequer vivem nos prédios hoje em dia, por terem casas alugadas, outros por estarem ocupados), como também há sempre um ou dois engraçadinhos que têm o puro prazer de dizer não.

Já agora deixo três questões:

1) é possível a partir de uma só caixa de instalação ter ar condicionado em duas divisões (quarto e sala, por exemplo)? Ou é mesmo preciso uma caixa por cada divisão?

2) qual o melhor sítio para comprar um ar condicionado? Numa grande superfície como a Worten ou em casas da especialidade (desconheço), por estas perceberem da poda?

3) há "promoções" para quem quer ter ar condicionado em duas ou mais divisões em vez de comprar cada unidade separadamente? Refiro-me a uma espécie de kit para esse efeito.

Obrigado.

technon
21-07-2008, 02:13
Como disse na minha primeira participação neste tópico, tal é necessário, pois vai mexer na estética do prédio. E olha que não sei, para todos os efeitos, se não terá de ficar em acta. Será o mais correcto, para, no futuro, caso haja novos inquilinos e impliquem, que haja uma defesa da nossa parte. Quem me disse isso foi o meu pai. Contudo, gostaria que alguém confirmasse isto.
É nisto que está o busílis da questão, porque não só é díficil reunir todos os condóminos (alguns nem sequer vivem nos prédios hoje em dia, por terem casas alugadas, outros por estarem ocupados), como também há sempre um ou dois engraçadinhos que têm o puro prazer de dizer não.

Já agora deixo três questões:

1) é possível a partir de uma só caixa de instalação ter ar condicionado em duas divisões (quarto e sala, por exemplo)? Ou é mesmo preciso uma caixa por cada divisão?

2) qual o melhor sítio para comprar um ar condicionado? Numa grande superfície como a Worten ou em casas da especialidade (desconheço), por estas perceberem da poda?

3) há "promoções" para quem quer ter ar condicionado em duas ou mais divisões em vez de comprar cada unidade separadamente? Refiro-me a uma espécie de kit para esse efeito.

Obrigado.

Ando também a pensar meter ar condicionado, no meu caso optei por um Sharp com filtro de iões e inverter e telefonei para a camara de oeiras, onde vivo, e disseram que tinha de enviar foto da fachada do prédio com o lugar onde pretendia instalar a unidade esterior.

1) sim existem algumas marcas com 1 unidade exterior e até 3 ou 4 interiores.
2) Diria casas da especialidade porque percebem bastante mais do assunto.
3) Quando me vieram fazer orçamento disseram que com a compra ofereciam 2 substituiçoes do filtro ou assim.

cumps

Axas_que_sim
21-07-2008, 03:37
Ando também a pensar meter ar condicionado, no meu caso optei por um Sharp com filtro de iões e inverter e telefonei para a camara de oeiras, onde vivo, e disseram que tinha de enviar foto da fachada do prédio com o lugar onde pretendia instalar a unidade esterior.

1) sim existem algumas marcas com 1 unidade exterior e até 3 ou 4 interiores.
2) Diria casas da especialidade porque percebem bastante mais do assunto.
3) Quando me vieram fazer orçamento disseram que com a compra ofereciam 2 substituiçoes do filtro ou assim.

cumps

Obrigado pela resposta. Também sou do concelho de Oeiras, podes dizer-me quanto tempo demora o processo?

1) Ainda não fiz uma pesquisa intensa de ares condicionados, mas podes indicar marcas que tenham uma unidade exterior e até três interiores? E preços, s.f.f. Já agora, uma outra pergunta: se eu quiser ter, por enquanto, apenas uma unidade exterior para duas interiores, poderei mais tarde acrescentar uma terceira unidade interior para mais uma divisão?

2) Bem sei que isto envolve uma pesquisa da minha parte - e fá-lo-ei assim que se decidir pôr ar condicionado cá em casa -, mas podes(m) citar algumas casas da especialidade?

Acrescento mais uma pergunta que poderá, à partida, ser insignificante: nunca vi a instalação de um ar condicionado, por isso pergunto se os fios de instalação são grandes. Vou explicar: por questões estéticas, creio que poderia pôr uma unidade exterior na parte lateral de trás da minha casa, onde não há movimento, mas as divisões onde gostaria de colocar as unidades interiores são no lado oposto. Será possível a instalação?

Obrigado.