View Full Version : Bomba Watercooling.
santiago.pt 12-07-2008, 00:19 Boas pessoal do watercooling,
Dúvida: Eu tenho uma Bomba Laing DDC 12v (http://www.coldzero.pt/coldzero/Produto.asp?Familia=Water&Artigo=1646), tem 420 litros/hora, 3.7m coluna de agua.
O cpu QX9650 a 4GHZ está com 26º.
Caso eu comprasse uma bomba Bomba Laing DDC 12v Plus, que tem 600l/hora, 4.7m coluna de água... suponho que o fluxo aumentaria bastante... e em termos de temperaturas...?? tb iriam baixar?
acham que poderia chegar ao 23º por exemplo??
Abraço
ao certo nao me lembro quantos graus ganhei ao passar de uma para outra, pq quando a montei adicionei 3 blocos, e já tinha 2(cpu e vga)
5ºC ganhas sempre, mas se quiseres ver alteraçoes mais drasticas(sendo o circuito pouco restritivo), vai para a mcp655, tens é de passar para tubo 1/2
vai-te ficar +/- ao mesmo preço, ou até ligeiramente mais barato
que radiador tens?
se calhar é o radiador que não está a dar 100% conta do serviço...
que radiador tens?
se calhar é o radiador que não está a dar 100% conta do serviço...
tambem acho que deves ver o radiador ou radiadores antes da bomba, tipo o tamanho, ventilação, alto fluxo ou restrictivo etc...
santiago.pt 12-07-2008, 02:39 Bem.. tinha falta de informação, vou então colocar a informaçõa e voçês dizem o que poderá estar a "atrapalhar" o sistema. Se um radiador novo seria melhor, ou uma bomba mais forte seria melhor...
Bomba Laing DDC 12v. 420l/h. 3.7m coluna de agua
Tubo Tygon R-3603 1/2"
Radiador Black Ice GTS-Lite 240
Liquido FESER VSC
Bloco CPU Enzotech Sapphire SCW-1 REV A
Bloco NB Enzotech Sapphire SNBW REV A
Bloco SB Enzotech Sapphire SLF-1
Bloco Mosfets Enzotech MOS-C1
Temperaturas actuais:
CPU....26-30º
NB......38-45º
SB......40-45º
Acho que estão um bocado altas para o tipo de sistema que tenho.. principalmente no NB.. até parece que tenho sistema a ar instalado. O que é que voces acham?
Devia instalar um radiador melhor ou uma bomba com mais força? Ou os 2 ? lol
Existe o mesmo radiador, em versão GTX ou em versão GTS X-Flow... mas não sei até que ponto compensa gastar € neles.. devo ganhar 2º não!? Digo eu não sei...
Numa bomba com mais força, presumo que tenha mt mais flow e possa melhor a dissipação e baixar uns bons graus.. tb digo eu.. não sei..
AJUDEM-ME PLZ
Epá...acho que tens umas temperaturas fantásticas......ainda mais com 4G.
Sempre houve polémica, entre defensores de alto/baixo fluxo... isso foi bastante discutido, na altura no forum da Aquapc, salvo erro, pelo user Jacob, que demonstrou, ser um mito os altos fluxos como solução para baixar as temperaturas...
Eu já usei uma Eihm 1048, só que tive problemas e foi com os porcos.
Mudei para a actual Eihm 1046, com metade do fluxo, e já lá vão uns anitos 0 problemas, e sem diferenças de temperatura, em relação a bomba anterior.
Na minha experiência, e falo por mim, mais importante do que o fluxo, e ter uma boa dissipação liquido/ar.
Tenho 2 radiadores, só para o CPU, e usando apenas um, com este mesmo fluxo, noto a diferença.
Claro que existem mais variáveis, como as fans, temp. WB, ambiente, etc, etc....
Abraço,
santiago.pt 12-07-2008, 12:37 Então segundo a tua opinião...
Uma bomba com mais força, apesar de aumentar o fluxo, poderá não baixar a temperatura, apenas aumenta a circulação da água... ou seja na prática, a elevada circulação da água não diminui a temperatura, mas sim mantém as temperaturas com mais facilidade.
O que é mais certo baixar as temperaturas é o airflow dentro da caixa, e o os radiadores instalados.
1 radiador de 120 dará piores temperaturas do que um radiador de 240. Então parece-me que é esse o rumo que tenho de tomar.
Estão de acordo comigo?
Já agora... O mito de os radiadores black ice gtx são mais ruidosos.. confirma-se!?
Até que ponto é diferente um radiador "black ice gtx" e o "black ice gtx-lite" ???
Na minha opinião os "black ice gtx" são mais volumosos, mais largos, logo com mais cobre e area de dissipação... logo teoricamente conseguem melhores temperaturas que os "gtx-lite" por serem mais finos. É apenas uma teoria.
Confirmam!?
|
|