View Full Version : Preços Não baixaram na Apple Store Portuguesa nem na lojamac.com

antek
06-07-2008, 20:00
O governo desce o Iva em 1%, as lojas mudam o iva de 21 para 20%, no entanto os preços não mudaram nem um centimo...

O macbook de base, que custava 999%, devia custar menos 9.99€, mas não aconteceu.

Uma vergonha não acham? Quem paga o iva é o consumidor e até estas lojas, tidas como credíveis, aproveitam para meter mais algum ao bolso!!!

Enviei um mail à lojamac.com ao qual me responderam:

Caro "Antek",

O nosso catálogo já foi actualizado para reflectir a nova taxa de IVA.
Grande parte dos nossos produtos estão agora mais baratos. No entanto,
como houve fornecedores que aumentaram os preços, tivemos de manter
o preço antigo nos produtos em causa.

Com os melhores cumprimentosBoa desculpa não????

asturmas
06-07-2008, 20:02
Qual o problema? Estão no seu direito de o fazer, não estas contente vai a fnac ou worten (esses até te dao mais 1% de bonus ate dia 15)

rui_m7
06-07-2008, 20:11
Já tinha lido sobre o assunto aqui (http://lists.paradigma.pt/pipermail/tce/2008-July/000254.html).
Realmente está mal.

Cumps

antek
Claro que estão no seu direito, mas acho uma grande lata fazerem mal a conversão de $ para €(sim, eu sei que o imposto é diferente...) e depois quando se baixa o IVA ainda ficam com ele....

lothar_m
As lojas são livres de porem o preço q quiserem desde que paguem os impostos devidos.

Tal como tu és livre para comprar outros equipamentos.
se queres um gadget da apple tens de pagar esse "privilégio".

smasher_marques
06-07-2008, 20:12
É simples, o IVA baixa, então aumenta-se ao preço sobre o qual o IVA incide. Deste modo o PVP mantem-se e o lucro aumenta.

exxtreme
06-07-2008, 20:16
Todos estao no direito de roubar. Ja nao basta a diferença de preço em relaçao aos EUA, agora ainda fazem destas.

Nao me venham dizer que 1% e pouco, porque isso vai aumentar-lhes uns bons €€€€ de lucro.

Eu notei bem essa descida, tinha umas peças pa montar um PC encomendadas na AquaPC, e tava para pagar 938€, mas agora apenas paguei 860€. Já é algum!

rui_m7
06-07-2008, 20:17
É simples, o IVA baixa, então aumenta-se ao preço sobre o qual o IVA incide. Deste modo o PVP mantem-se e o lucro aumenta.
Exactamente. As próprias lojas admitem que o fazem. Quanto a mim está errado. O governo baixa o IVA como uma suposta tentativa de baixar o PVP dos produtos. Assim acaba por ficar tudo sem efeito.

smasher_marques
06-07-2008, 20:22
Exactamente. As próprias lojas admitem que o fazem. Quanto a mim está errado. O governo baixa o IVA como uma suposta tentativa de baixar o PVP dos produtos. Assim acaba por ficar tudo sem efeito.
Não fica sem efeito. Deste modo as empresas conseguem encher a carteira, que está vazia em muitos casos. O consumidor continua a pagar o mesmo.

Em vez de descerem ao preço e beneficiarem tanto o vendedor como o comprador, pois um preço mais baixo aumenta, normalmente, as vendas, deste modo só beneficia o vendedor.

Isto já se passou com os ginásios no inicio do ano e o governo nada fez.

lo_diablo
06-07-2008, 20:29
nos açores o iva tem diferença de 6% e não beneficiamos, o preço fica igual ao do continente, excepto em produtos PT e SAPO.

confrontei o agente oficial apple de cá com isto e ele disse-me que a apple afixa o preço final, e depois, o preço sem iva deve ser calculado conforme o iva aplicado no momento.

EDIT: o governo se quisesse ter beneficiado a população aumentava era nas contas próprias e não no IVA, aquando de esta decisão o J S já tinha na ideia era um maior lucro para os comerciantes...

aumentassem a qualidade do serviço de saúde ou escolar, ou as pensões ou os ordenados, coisas que a população sentisse na carteira. e, eu também foi a primeira coiza que fiz às 23:00 do dia 30 de junho, foi ver se o preço na loja apple tinha baixado, mas nada mudou, nem na apple nem nas outras, coisa que já estava prevista.

Sox
06-07-2008, 20:47
Qual o problema? Estão no seu direito de o fazer, não estas contente vai a fnac ou worten (esses até te dao mais 1% de bonus ate dia 15)

Qual o problema? É com cada um...

O facto de serem empresas oportunistas, não causa problema?! Argh...

nos açores o iva tem diferença de 6% e não beneficiamos, o preço fica igual ao do continente

Aí justifica-se, pois a importação para os açores tem custos extras que os do continente não têm. Assim o P.V.P., coisa que não aconteceria se tivessem o IVA igual ao do continente.

exxtreme
06-07-2008, 21:17

Deves nadar em dinheiro para poderes concordar com essa politica. Ou entao deves ganhar alguma coisa com isso.

Watermelon
06-07-2008, 21:25
O governo desce o Iva em 1%, as lojas mudam o iva de 21 para 20%, no entanto os preços não mudaram nem um centimo...

O macbook de base, que custava 999%, devia custar menos 9.99€, mas não aconteceu.

Uma vergonha não acham? Quem paga o iva é o consumidor e até estas lojas, tidas como credíveis, aproveitam para meter mais algum ao bolso!!!

Enviei um mail à lojamac.com ao qual me responderam:

Caro "Antek",

O nosso catálogo já foi actualizado para reflectir a nova taxa de IVA.
Grande parte dos nossos produtos estão agora mais baratos. No entanto,
como houve fornecedores que aumentaram os preços, tivemos de manter
o preço antigo nos produtos em causa.

Com os melhores cumprimentosBoa desculpa não????
Mas vocês acham que isto só se passa com os macs? É algo generalizado! Ou acham que a massa, arroz, e outros bens essenciais baixaram de preços?

Depth
06-07-2008, 21:28
Infelizmente isto passa-se em todo o lado..Já foi o mesmo nos ginásios..o Iva desceu ainda um bom valor e os preços iguais..O cereal sobe 2 cêntimos e eles aumentam 2 cêntimos em cada pão..o mesmo na gasolina..
Cada vez que alguma coisa aumenta ou desce..o cliente sai sempre prejudicado..salvo algumas excepções..

Mas claro..estas empresas só o fazem porque continuam a ter clientes..por isso o povo é que tem que estar atento..

lo_diablo
06-07-2008, 21:28
Qual o problema? É com cada um...

O facto de serem empresas oportunistas, não causa problema?! Argh...

Aí justifica-se, pois a importação para os açores tem custos extras que os do continente não têm. Assim o P.V.P., coisa que não aconteceria se tivessem o IVA igual ao do continente.

os transportes vão de 5€ a 25€... nunca dá a diferença de preço,e, tudo o que vem da america para portugal, passa primeiro pelos açores(os barcos, porque fazem escala cá), logo, o envio do material para os açores ter de passar pelo continente é uma pane*****

asturmas
06-07-2008, 21:34
Deves nadar em dinheiro para poderes concordar com essa politica. Ou entao deves ganhar alguma coisa com isso.
Eu não concordo nem sou rico apenas é uma coisa legal que têm o direito de fazer.

Gestalt
06-07-2008, 21:39
Espertos são eles.

Pensam...se há patos para comprar um mac, tb os há para o pagar ao iva do mês passado.

ruimoura
06-07-2008, 21:46
Espertos são eles.

Pensam...se há patos para comprar um mac, tb os há para o pagar ao iva do mês passado.

Estas atitudes são de todo condenáveis, mas não acontece só com os produtos Apple, é com tudo, como já foi referido antes.

Btw, post reported, foi um comentário bastante infeliz da tua parte.

transistorTJB
06-07-2008, 21:46
Também sou natural dos açores, e a única vantagem é o preço dos combustíveis (mas isso não chega para compensar o preço das viagens açores-lisboa... já que cada vez que compro um bilhete (e isso acontece 4 vezes por ano), nunca comprei com o mesmo preço...).

Em relação aos calculos apresentados pelo user no 1º post, devo dizer que estão errados.
O portátil chega a pt com um preço x, e sobre esse preço x é aplicado a taxa do iva.

ou seja 999=x+0.21*x => x= 825.62€ O resto que pagas (173.38€) vão directamente para os cofres do estado... partindo do prinicípio que a desculpa dada no 1º post é falsa (de que o preço dos produtos aumentou), o novo preço (com iva a 20%) deveria ser:

825.62+ 825.62*.2 = 990.744€ (podemos fazer a aproximação de -1% no preço do valor final do equipamento)... Sempre tive a opinião de não baixar o iva... depois de o aumentarem ninguem vai descer o preço de revenda de nada... a não ser nos combustíveis e pouco mais...

Sox
06-07-2008, 21:53
Mas vocês acham que isto só se passa com os macs? É algo generalizado! Ou acham que a massa, arroz, e outros bens essenciais baixaram de preços?

Enganas-te e bem. Baixaram sim. Nas grandes superfícies pelo menos. Obvio que o mercieiro daqui do lado não se deu ao trabalho de o fazer, e vai beneficiar do aumento do lucro. Mas as grandes empresas (continente, jumbo e afins) bem como de outros bens baixaram os seus preços.

Logo, a Apple deveria tê-lo feito também... Mas claro, aqui quem manda não é a Apple, são os revendedores ou a Interlog.

asturmas
06-07-2008, 21:55
O continente sim, o Feira Nova até admitiu que não sabia se ia baixar..

Watermelon
06-07-2008, 22:16
Mas as grandes empresas (continente, jumbo e afins) bem como de outros bens baixaram os seus preços.
Por aqui não se notou... Se bem que ainda não cheguei a ir às compras este fds...

Fcirne
06-07-2008, 22:16

Pois não! e não tinham de baixar"por causa da alteração do iva de 21% para 20%!! pois não são taxados a 21% mas sim a 5%.

cmp's

AwakE
06-07-2008, 22:36

Isso é ilegal basicamente.

Sox
06-07-2008, 22:40
Pois não! e não tinham de baixar"por causa da alteração do iva de 21% para 20%!! pois não são taxados a 21% mas sim a 5%.

cmp's

Lol... nem todos os bens alimentares (bolachas, sumos, etc...) são taxados com a menor taxa do IVA. Faz as compras da semana e depois diz-me alguma coisa. Vê lá bem o talão das compras.

P!NTAS
06-07-2008, 23:07
tipo o IVA é um imposto sobre o preço original, é diferente de tirar 1% ao preço.tem que se tirar 1%ao imposto, logo a diferença nunca é muito grande, daí a ironia de baixar 1%

transistorTJB
06-07-2008, 23:27
tipo o IVA é um imposto sobre o preço original, é diferente de tirar 1% ao preço.tem que se tirar 1%ao imposto, logo a diferença nunca é muito grande, daí a ironia de baixar 1%

Disse isso numa reply que fiz...

"(...)
ou seja 999=x+0.21*x => x= 825.62€ O resto que pagas (173.38€) vão directamente para os cofres do estado... partindo do prinicípio que a desculpa dada no 1º post é falsa (de que o preço dos produtos aumentou), o novo preço (com iva a 20%) deveria ser:

825.62+ 825.62*.2 = 990.744€ (...)"

Nao é igual... mas é praticamente. São 10€!

Acho que essa atitude de manter os preços é repugnável... Sempre à procura de mais lucro. supondo que vais a um c.c. comprar o teu pc, com esse dinheiro pagas o parque e já almoças :p Melhor do que nada...

P!NTAS
06-07-2008, 23:33
nem devia era haver imposto.dava para pagares o almoço e parque durante todo o mês:lol:

[PT]latrine
06-07-2008, 23:56
Por acaso essa coisa de manter os preços é ilegal... é aproveitamento de um agente (vendedor) de uma baixa genérica imposta pelo estado de um dos factores que pesam sobre o preço final do objecto.Se a taxa baixou, o valor TEM obrigatoriamente que baixar... claro que nos dias seguintes pode voltar a subir por causa de um dos factores que fazem parte do processo produtivo e distribuição do produto

Há fiscalização, o problema é que não chega a todo lado.

P!NTAS
07-07-2008, 00:01
latrine;3198569']

Há fiscalização, o problema é que não chega a todo lado.

Só chega onde "eles" querem.vai no bom caminho.....

Fcirne
07-07-2008, 00:32
Lol... nem todos os bens alimentares (bolachas, sumos, etc...) são taxados com a menor taxa do IVA. Faz as compras da semana e depois diz-me alguma coisa. Vê lá bem o talão das compras.

Digo que têns razão!
Mas o Arroz e a massa a ke ele se referia são taxados a 5% lol

e desde quando sumos "enlatados" e mesmo bolachas e afins são considerados bens essenciais!

RaaR
07-07-2008, 00:39
Se o mercado funcionar, a descida de preço não acompanha exactamente a descida do IVA.

O imposto é a diferença (ganha pelo Estado) entre o que a procura paga e o que a oferta recebe. A forma como o imposto afecta cada uma das partes depende da elasticidade.

Não vou dar uma aula de economia mas não fica mal ter este bocadinho extra de cultura e saber que uma descida de imposto deverá reflectir-se em ganhos para a oferta e para a procura (as proporções dependerão da referida elasticidade).

smasher_marques
07-07-2008, 00:45
Isso é ilegal basicamente.
Porque?
Ninguem te impede de aumentar o preço de uma coisa.

E depois na informática, como noutros ramos, a marca define um preço de venda ao publico recomendado e os vendedores locais, as lojas, pouco ou nada podem fazer, a não ser descontos. Pois agora tem uma maior margem. Mas na tabela devem apresentar o preço que a marca manda.

Sox
07-07-2008, 00:45
Digo que têns razão!
Mas o Arroz e a massa a ke ele se referia são taxados a 5% lol

e desde quando sumos "enlatados" e mesmo bolachas e afins são considerados bens essenciais!

Estamos a falar da maior taxa de IVA, que agora está a 21%. Continuando nesta conversa, obviamente que é sabido que os bens essenciais (assim determinados pelo Estado) estão taxados com a menor taxa. Sendo assim, referi alguns bens "essenciais" (posso também referir papel higiénico, champô, detergente...) que estavam taxados a 21% e passaram a estar a 20%

:)

Voltando mais On Topic, um computador hoje é dia quase que é um bem essencial, tão essencial que agora com o "e-escola" pretende-se que o mesmo chegue a toda a população que necessita dele. É pena que as grandes empresas (algumas delas, como a Interlog) nã tenha isso em consideração e não acompanhe a descida dos impostos...

sigul
07-07-2008, 03:00
Btw, post reported, foi um comentário bastante infeliz da tua parte.
:x2: (nao fiz report, mas concordo)
Lá porque tens algo contra a apple, nao venhas chamar patos aos que compram/ou que querem comprar produtos mac ;)

Por acaso nao percebi... A gasolina continua na mesma.
Digo o mesmo que o meu pai... A descida do IVA em 1% é só para garantir ao PS mais um ano no governo :rolleyes::rolleyes::rolleyes:

sigul
07-07-2008, 03:06

Isso nao faz sentido e nota-se claramente a ilegalidade
O preço na América mantem-se igual, logo nao devia sofrer aumento em Portugal
Já basta as taxas de alfandega e etc's
Mas nao haver descida de preço com a descida de IVA??
Pode ser uma quantia insignificante para o dinheiro que vamos pagar de qualquer maneira, mas isto só mostra o caracter das empresas no nosso Pais...

PS: sry for double-posting

Demio
07-07-2008, 03:34
Isso nao faz sentido e nota-se claramente a ilegalidade
O preço na América mantem-se igual, logo nao devia sofrer aumento em Portugal
Já basta as taxas de alfandega e etc's
Mas nao haver descida de preço com a descida de IVA??
Pode ser uma quantia insignificante para o dinheiro que vamos pagar de qualquer maneira, mas isto só mostra o caracter das empresas no nosso Pais...

PS: sry for double-posting
Ilegal? Desde quando é que é ilegal mudar o preço a produtos? Deixa-me rir um bocado.

Eu sou profissional liberal, e se agora quisesse passar a cobrar €50/h em vez de €40/h então podia a meu bel-prazer.

A única limitação para a venda de produtos, é que certos fabricantes impõem limites máximos para as margens de lucros, que não podem ser quebrados. Mas mesmo quebrar esses limites não seria tecnicamente ilegal, mas seria uma quebra de contrato, o que nunca é bom.

MikeDays
07-07-2008, 04:55
Se isso fosse completamente legal o Holmes Place não estaria metido na encrenca em que está, o IVA baixou de 21% para 5% para os ginásios e eles simplesmente aumentaram os preços de modo a que o consumidor final continuasse a pagar o mesmo valor. Tem-se falado bastante disto e alguns ginásios estão com problemas, inúmeras reclamações, etc. No entanto aqui a diferença é de 16% e não de 1%, logo nota-se muito mais.

Fcirne
07-07-2008, 10:12
Se isso fosse completamente legal o Holmes Place não estaria metido na encrenca em que está, o IVA baixou de 21% para 5% para os ginásios e eles simplesmente aumentaram os preços de modo a que o consumidor final continuasse a pagar o mesmo valor. Tem-se falado bastante disto e alguns ginásios estão com problemas, inúmeras reclamações, etc. No entanto aqui a diferença é de 16% e não de 1%, logo nota-se muito mais.

E qual é a encrenca alem da má publicidade??
Que eu saiba o estado nada fez!
e nada pode fazer!!

[PT]latrine
07-07-2008, 11:13
Wrong... ou melhor.. quase right.

Sendo o IVA um imposto directo sobre o consumidor final, e que não tem qualquer impacto no processo produtivo, uma descida na sua taxa terá que obrigatoriamente, no momento zero, incidir directamente sobre o consumidor que é quem o paga na totalidade... é a lei.

Quando muito vais assistir ao crescimento posterior do preço face a uma procura que, sendo mais elástica que a oferta (que neste caso nada sofre pois assegura exactamente a sua remuneração de antes da baixa do imposto), produzirá uma pressão ascendente no preço... mas que eu saiba... nunca no momento zero, e nem nunca de valor igual à descida do imposto.

Quando o imposto sobe... não vês os vendedores a baixar os seus preços na fase zero... e no entanto... a procura retrai-se.

Isto da dinâmica dos mercados é giro :), especialmente tendo alguém com quem conversar.

JPC

Se o mercado funcionar, a descida de preço não acompanha exactamente a descida do IVA.

O imposto é a diferença (ganha pelo Estado) entre o que a procura paga e o que a oferta recebe. A forma como o imposto afecta cada uma das partes depende da elasticidade.

Não vou dar uma aula de economia mas não fica mal ter este bocadinho extra de cultura e saber que uma descida de imposto deverá reflectir-se em ganhos para a oferta e para a procura (as proporções dependerão da referida elasticidade).

Demio
07-07-2008, 11:21
latrine;3200029']Wrong... ou melhor.. quase right.

Sendo o IVA um imposto directo sobre o consumidor final, e que não tem qualquer impacto no processo produtivo, uma descida na sua taxa terá que obrigatoriamente, no momento zero, incidir directamente sobre o consumidor que é quem o paga na totalidade... é a lei.

Quando muito vais assistir ao crescimento posterior do preço face a uma procura que, sendo mais elástica que a oferta (que neste caso nada sofre pois assegura exactamente a sua remuneração de antes da baixa do imposto), produzirá uma pressão ascendente no preço... mas que eu saiba... nunca no momento zero, e nem nunca de valor igual à descida do imposto.

Quando o imposto sobe... não vês os vendedores a baixar os seus preços na fase zero... e no entanto... a procura retrai-se.

Isto da dinâmica dos mercados é giro :), especialmente tendo alguém com quem conversar.

JPC
Não estou a ver bem esse "momento zero". Isso na prática não existe. O IVA desce, "olha vamos subir o preço". Pronto.

Romani48
07-07-2008, 11:56
Apesar de já ter constatado este facto em tudo... ainda que já tenha visto alguns produtos, não do foro tecnológico mais baixos.
Também é de ver que andamos em tempos menos bons e todos tentam puxar a sardinha para o seu lado..

Agora fico estupido quando leio coisas destas:

Privilégio? Privilégio onde? Privilégio é eu chegar a casa todos os dias e ter a comida no prato.. Ter sempre roupa que vestir e água para tomar banho..

Um... gadget.. da Apple privilégio? Ainda me hão de explicar o que é que há de privilégio

RaaR
07-07-2008, 12:01
latrine;3200029']Wrong... ou melhor.. quase right.

JPC

O que eu referi era, de forma simples, o que deve acontecer com impostos "normais". O IVA, sendo um imposto ao consumo, tem particularidades próprias. Pelo que escreveste, vejo que conheces o funcionamento económico destes factores. Infelizmente, a maioria não conhece.

Neste caso particular, como o IVA deveria afectar apenas os consumidores, num mundo ideal em que a lei fosse cumprida, deveria reflectir-se totalmente (ou quase) no preço final. Aqui, porém, haverá um ajuste da oferta por forma a receber aquilo que os consumidores estão dispostos a pagar que, dependendo da elasticidade da procura, poderá ser exactamente o mesmo que já pagavam antes.

É importante lembrar que, mesmo o IVA, afecta a oferta. Basta imaginar um IVA de 80%, mesmo que não fosse pago pela oferta, esta venderia muito pouco se quisesse manter as actuais margens de lucro.

(…)

Privilégio? Privilégio onde? Privilégio é eu chegar a casa todos os dias e ter a comida no prato.. Ter sempre roupa que vestir e água para tomar banho..

Um... gadget.. da Apple privilégio? Ainda me hão de explicar o que é que há de privilégio

Por definição, ter comida não é um privilégio; pelo contrário, é precisamente algo essencial e, consequentemente, não é um direito exclusivo.

Romani48
07-07-2008, 12:19
Por definição, ter comida não é um privilégio; pelo contrário, é precisamente algo essencial e, consequentemente, não é um direito exclusivo.
Não me queria estender no offtopic.. mas não expliquei bem.. nos dias de hoje.. o essencial, infelizmente, tem se tornado num privilégio :(

sigul
07-07-2008, 14:18
Não me queria estender no offtopic.. mas não expliquei bem.. nos dias de hoje.. o essencial, infelizmente, tem se tornado num privilégio :(:x2:

smasher_marques
07-07-2008, 14:40
eu digo que é legal, e acho que tenho razão, pois qualquer pessoa pode a qualquer momento aumentar o preço dos seus produtos.

Nos ginásios pelo que me lembro acho que ouve um acordo entre o governo e os ginásios antes da entrada em vigor disso para eles baixarem os preços. e isso é diferente.
E não queiram comparar uma descida de de 1% a uma de 16%

ruimoura
07-07-2008, 14:52
Nos ginásios pelo que me lembro acho que ouve um acordo entre o governo e os ginásios antes da entrada em vigor disso para eles baixarem os preços. e isso é diferente.

É tão legal e tão bonito que quase nenhum (ou nenhum mesmo) ginásio cumpriu isso e mantiveram todos os preços.

zx-9r
07-07-2008, 16:56
As lojas são livres de porem o preço q quiserem desde que paguem os impostos devidos.

são estas mentalidades que prejudicam os outros consumidores...

já estás a pagar "e bem" o privilégio de ter um apple, simplesmente agora tás a aumentar o lucro da loja...

wenning1982
07-07-2008, 22:14
antek,

e que tal encaminhares isso para as autoridades ? como cidadão que paga os impostos e etc, acho que devias contactar as autoridades. Ainda para mais, dito pelo n/ primeiro ministro na televisão, que dependia dos consumidores detectarem as infracções e denuncia-las. Eu não ficaria calado, e só posso de momento dar-te apoio para o fazeres, e incentivar-te.

Ganhamos todos a reportarmos as anomalias que vimos no n/ mercado, só assim este pais poderá ir a algum lado, denunciando os infractores.

cumprimentos & força.

aff
07-07-2008, 22:19
Por acaso os sumos são taxados com a taxa de 5%:004:

Sox
07-07-2008, 22:37
Por acaso os sumos são taxados com a taxa de 5%:004:

Obrigado, fica a rectificação. Mas é algo curioso... Pelos vistos os sumos são um bem mais "essencial" do que o papel higiénico. Bem... há quem não dê valor a ter onde limpar o rabo. :002:

MikeDays
07-07-2008, 23:52
eu digo que é legal, e acho que tenho razão, pois qualquer pessoa pode a qualquer momento aumentar o preço dos seus produtos.

Estive hoje a conversar com uma jurista sobre isso e ela realmente disse o mesmo que tu. No caso dos ginásios pode haver algum tipo de ilegalidade, no entanto as lojas como a FNAC são livres de aproveitar o abaixamento do IVA para subir os seus preços 1%.

madi
08-07-2008, 02:31

Desculpem lá o off-topic mas o Holmes Place já tinha IVA de 5% desde o ano passado. Muitos já podiam alterar o IVA desde o ano passado. Creio que desde Setembro ou coisa parecida.

Rui_Carlos
08-07-2008, 16:56
Quando o IVA subiu, alguém se deu ao trabalho de ver se o preços também subiam?

Admitindo que a Apple fixa o preço final, e que ajusta os preços em função do IVA, então se calhar também não subiu os preços quando o IVA subiu (não faço ideia se foi isto que aconteceu ou não).

Tenho dúvidas quanto à ilegalidade disto, mas se é ilegal, é muito fácil de contornar a lei... Bastava às empresas subir o preço uns dias antes ou depois, e estava o problema resolvido. Este é um problema que deve ser resolvido pela concorrência, e não por leis.

Demio
10-07-2008, 17:29
Quando o IVA subiu, alguém se deu ao trabalho de ver se o preços também subiam?

Admitindo que a Apple fixa o preço final, e que ajusta os preços em função do IVA, então se calhar também não subiu os preços quando o IVA subiu (não faço ideia se foi isto que aconteceu ou não).

Tenho dúvidas quanto à ilegalidade disto, mas se é ilegal, é muito fácil de contornar a lei... Bastava às empresas subir o preço uns dias antes ou depois, e estava o problema resolvido. Este é um problema que deve ser resolvido pela concorrência, e não por leis.
Porquê uns dias antes ou uns dias depois?

Os preços, que eu saiba, podem ser alterados a qualquer altura. Basta subir o preço à meia-noite do dia em que o IVA desce e pronto.

Onde é que está a ilegalidade disto, podem-me explicar?

A ética sim é questionável, mas isso dava pano para mangas.

[PT]latrine
10-07-2008, 18:51
Bem... parece que a ASAE está em cima da empresa de gás Natural que fez o mesmo...porque fez o mesmo e... é ilegal...

Rui_Carlos
10-07-2008, 18:53
latrine;3219602']Bem... parece que a ASAE está em cima da empresa de gás Natural que fez o mesmo...porque fez o mesmo e... é ilegal...

Isso parece-me atirar areia para os olhos das pessoas por parte dos políticos, mas pronto.
Ainda gostava de ver a lei que diz que isso é ilegal.

leon branco
17-07-2008, 18:00
Acabei de trocar o meu Mac,e acabei por comprar um por bom preço 1.288,00 em 10 vezes sem juros na loja do estádio da luz ( mediamark) é um IMac 2.66 2 G,ainda bem que alguém baixou os preços.

sigul
17-07-2008, 20:58
Penso que deviamos protestar, se for de verdade uma acção ILEGAL, e pedir para ou baixarem o preço ou voltarem a meter o apple remote no pacote!
:009:

ps: no caso dos portateis óbvio!

Sox
18-07-2008, 06:04
voltarem a meter o apple remote no pacote!

Desde quando deixou de vir o Apple Remote? Agora paga-se?!

Xkorp
18-07-2008, 08:45
Desde quando deixou de vir o Apple Remote? Agora paga-se?!

O último Macbook Pro já não trazia o remote no pacote... Trocaram por um paninho para limpar o ecrã LOL

sigul
18-07-2008, 22:08
O último Macbook Pro já não trazia o remote no pacote... Trocaram por um paninho para limpar o ecrã LOL
:x2:
Nao sei para quê o pano... Papel higienico humido tem o mesmo efeito...
(SORRY FOR OT!)

sLiNk
19-07-2008, 22:36

Esses não desceram de certeza, visto que o IVA deles não era 21%. :002:

ciberg
19-07-2008, 22:59
Apesar de não ser correcto do ponto de vista ético, parece-me que o manterem o preço final não será ilegal.

Neste tipo de produtos normalmente é definido um preço final para uma região do globo, Europa neste caso, e todos os países independentemente de terem taxas de IVA distintas pagam todos o mesmo preço.

Um bom exemplo disto são as consolas, se a Sony define que na Europa a PS3 custa 399€ ela custará isso em todos os países abrangidos, e mesmo que a taxa suba o preço final será sempre 399€.

Rui_Carlos
19-07-2008, 23:08
Um bom exemplo disto são as consolas, se a Sony define que na Europa a PS3 custa 399€ ela custará isso em todos os países abrangidos, e mesmo que a taxa suba o preço final será sempre 399€.

Só que quando sobe, ninguém se lembra de criar estas discussões para passarem a pagar mais :zzz:

rest44
20-07-2008, 13:55
A culpa é do governo que fez mal a lei. Descer 1% no iva é ridiculo, mas se tivesse imposto que todos os preços catalogados seriam obrigados a descer proporcionalmente ao IVA, as empresas teriam de baixar os preços.

Não o fez porque? Porque a ideia desta lei não é beneficiar o consumidor final, mas sim as empresas. É uma forma de estimular a economia (se é correcta ou não, isso é outra conversa).

Resumindo: pagamos o mesmo ! lol

asturmas
20-07-2008, 16:25
Mas não podia fazer isso pois as empresas estão no seu direito de aumentar os preços