View Full Version : Ajuda com NTFS e migração para Linux

Meqif
31-01-2004, 19:45
Boas!

Pretendo largar (se possível por completo) o Windows e usar a tempo inteiro o Linux na minha máquina.

Quanto aos programas que julgo não terem versão correspondente ou clone para Linux e que para mim são essenciais (DVD Shrink e alguns jogos que estimo muito :D ) pensei em usar o wine/wineX ou VMware, conforme o caso; portanto, este ponto está mais ou menos assente.

O que me levou a abrir esta thread é o seguinte:
O meu disco está (por enquanto) com três partições: uma para o Windows, programas e espaço livre temporário para os backups de dvd's :D - 16GB; outra com 10GB que apenas tem algumas isos de linux e jogos (que são meus, estão montados como drives virtuais), mas posso apagar esta partição se houver necessidade; finalmente, uma com cerca de 51GB quase cheia, com anime, trabalhos e todas as coisas que costumo instalar num Windows limpo (drivers, Winamp, Nero, etc). A partição mais importante é, portanto, esta última, de 51GB.
O problema é que todas as partições estão em NTFS :confused: e quero preservar os dados que tenho (pelo menos da 3ª partição) e, obviamente, tê-los disponíveis no Linux. Eu sei que a leitura e a escrita no ntfs são possíveis, mas também sei que a escrita é perigosa e leva à perda de dados :'(

Gostava de saber o que me aconselham. Sei que poderia converter as partições para FAT32 mas tenho as partições a usar a compressão do NTFS (bad move, I know, vai dar dores de cabeça) e penso que acima de um certo tamanho, o FAT32 usa um cluster size horrível.

Abraços!

Nemesis11
31-01-2004, 19:51
- Converter para fat32
- Usar vmware ou ViartualPC em cima de windows (assim não largas o windows.....)
- Dual boot (mandas uma das partições ao ar e ficas com leitura das outras partições em Ntfs)
Só não sei como é que o linux se dá com a compressão do Ntfs.

EDIT: Já agora, vi uma live distro com full read/write de Ntfs, já é seguro o write?

Meqif
31-01-2004, 20:03
Obrigado pela resposta rápida Nemesis11 :)

Originally posted by Nemesis11
- Converter para fat32

Já suspeitava que alguém me ia dizer isto :P Provavelmente é o que farei, mas posso ter problemas com a conversão por causa da compressão, não? Tenho aqui o Partition Magic 8, achas que o devo usar para este fim?

- Usar vmware ou ViartualPC em cima de windows (assim não largas o windows.....)

Mas eu quero largar o Windows :P

- Dual boot (mandas uma das partições ao ar e ficas com leitura das outras partições em Ntfs)
Só não sei como é que o linux se dá com a compressão do Ntfs.

Por experiência própria, a compressão na leitura não faz mossa :cool:
Neste caso teria alguns problemas de falta de espaço. Também poderia ir passando o que tenho na 3ª partição para uma outra e ir alterando o tamanho de ambas (diminuir a 3ª e aumentar a nova) ou entao arranjava um disco e copiava os dados da 3ª partição para o disco, apagava a partição original, criava uma nova e voltava a passar os dados para lá, mas não tenho onde arranjar o disco :(

EDIT: Provavelmente a distro que viste foi o Knoppix ou semelhante, não? Já experimentei uma variante brasileira do Knoppix (o Kurumin) e a escrita ainda não é completamente segura... testei e desapareceram do mapa alguns files na raiz da partição >(

Nemesis11
31-01-2004, 20:19
Originally posted by Meqif
Já suspeitava que alguém me ia dizer isto :P Provavelmente é o que farei, mas posso ter problemas com a conversão por causa da compressão, não? Tenho aqui o Partition Magic 8, achas que o devo usar para este fim?

És capaz de ter problemas com a compressão, mas para jogar pelo seguro, pq não tiras a compreção à drive antes da conversão?
PM8, é assim, eu uso (ou usei, pq agora nem por isso) e nunca tive problemas, mas se percorreres os foruns, vais ver pessoas que tiveram. Por isso não recomendo.
O Convert penso que tb não funciona para Fat, por isso é melhor esperares que alguem aconselhe uma forma segura.

Mas eu quero largar o Windows :P

Só dei a hipotese do Vmware/VirtualPC, pq é o que uso.
Claro que tb podes fazer o contrario. Ter Linux e um VM de windows (para matar as saudades :D)

Por experiência própria, a compressão na leitura não faz mossa :cool:
Neste caso teria alguns problemas de falta de espaço. Também poderia ir passando o que tenho na 3ª partição para uma outra e ir alterando o tamanho de ambas (diminuir a 3ª e aumentar a nova) ou entao arranjava um disco e copiava os dados da 3ª partição para o disco, apagava a partição original, criava uma nova e voltava a passar os dados para lá, mas não tenho onde arranjar o disco :(

eheh. Grande complicação. As soluções são boas, mas dão um bocado de trabalho.....:)

EDIT: Provavelmente a distro que viste foi o Knoppix ou semelhante, não? Já experimentei uma variante brasileira do Knoppix (o Kurumin) e a escrita ainda não é completamente segura... testei e desapareceram do mapa alguns files na raiz da partição >(

Sim, estava a ler sobre isso quando fiz aquele post.

http://www.distrowatch.com/table.php?distribution=insert

"INSERT provides full read-write support for NTFS-partitions using captive-ntfs."

Como acabei de ver, nem sei o que é o "captive-ntfs". Tb para mim não é muito importante, mas tenho que ver se é seguro ou não.

Meqif
31-01-2004, 20:31
1
Certo, é o que eu pensava. Também li algumas queixas variadas há uns tempos, daí a pergunta.

2
Yup, se vires o início do 1º post vês que disse algo assim :P VMware para linux para os progs insubstituíveis :D

3
É mesmo uma grande complicação... só mesmo em último caso...

4
Interessante... o driver que se usava para isso não era esse... look what I found:

"Captive provides full free read/write access to NTFS disk drives in the WINE way by using the original Microsoft Windows ntfs.sys driver. It emulates the required subsystems of the Microsoft Windows kernel by reusing one of the original ntoskrnl.exe, ReactOS parts, or this project's own reimplementations on a case by case basis. Involvement of the original driver files was chosen to achieve the best and unprecedented filesystem compatibility and safety."

Fonte: http://www.linux.org/apps/AppId_8727.html

Portanto é capaz de ser bastante seguro :) Vou ver se encontro reports sobre o uso disso :D

Obrigado pela ajuda que tens dado :)

EDIT: Site oficial http://www.jankratochvil.net/project/captive/ e testemonials http://www.osnews.com/comment.php?news_id=5299

kanguru
31-01-2004, 21:46
nao li mt bem, mas keres por linux e o windows instalado no vmware ? é pq o vmware nao tem acelaraçao 3d, portanto nao da pa jogar... pelo menos as versoes que ja usei eram assim.

quanto a ler e escrever no ntfs se usares a versao 2.6.x do kernel podes ler e eskrever sem probs no ntfs. (penso que tem alguns probs mas pelo menos o risco de perder dados ja não existe)

Meqif
31-01-2004, 22:16
Originally posted by kanguru
nao li mt bem, mas keres por linux e o windows instalado no vmware ? é pq o vmware nao tem acelaraçao 3d, portanto nao da pa jogar... pelo menos as versoes que ja usei eram assim.

quanto a ler e escrever no ntfs se usares a versao 2.6.x do kernel podes ler e eskrever sem probs no ntfs. (penso que tem alguns probs mas pelo menos o risco de perder dados ja não existe)

É mais ou menos isso, o Windows instalado no VMware serviria apenas para as aplicações que o wine não corre, para os jogos usaria o WineX.

Não sabia que o suporte built-in no kernel já não estava no estado "Não suportado e perigoso" 8o Obrigado pela informação :)

Enfim, vou ver se pesquiso o feedback de ambas as possíveis soluções para ainda usar o NTFS: a do novo kernel e a do driver baseado no utilizado pelo Windows :cool:

Meqif
31-01-2004, 22:30
Acerca do suporte para ntfs do novo kernel encontrei isto:

"mangancha writes

¿Sabe alguien si el soporte de escritura en NTFS que viene con el kernel 2.6.0-test7 es seguro? ¿Puedo comenzar a montar mi partición parásita de WinXP como read/write?

Esto es lo que dice la documentación del kernel:

To mount an NTFS 1.2/3.x (Windows NT4/2000/XP/2003) volume, use the file system type 'ntfs'. The driver currently supports read-only mode (with no fault-tolerance, encryption or journalling) and very limited, but safe, write support.

Pero en el sitio de sourceforge dice esto:

There are two drivers, currently. The original driver, in 2.4 has some write code in it, but it is extremely dangerous to use it. The possibility of destroying your filesystem is very high.

The new driver, introduced in 2.5.11, has some write code, but it's very limited. The driver can overwrite existing files, but it cannot change the length, add new or delete existing files. "

http://www.cofradia.org/modules.php?name=News&file=article&sid=6383

Tenho de ver o feedback de ppl que _realmente_ usou o novo driver e não teve medo :p

kanguru
31-01-2004, 23:21
pois olha experimentei agora e na consegui eskrever na partiçao do windows :/
so deu pa ler e tenho a partiçao "montada" com "rw", e tenho a opçao de escrita activada no kernel.

Meqif
31-01-2004, 23:36
pois olha experimentei agora e na consegui eskrever na partiçao do windows :/
so deu pa ler e tenho a partiçao "montada" com "rw", e tenho a opçao de escrita activada no kernel.

Provavelmente porque "The new driver, introduced in 2.5.11, has some write code, but it's very limited. The driver can overwrite existing files, but it cannot change the length, add new or delete existing files."

Não há crise, quando chegar o router/modem (Zoom X5), posso finalmente testar o driver "Captive", que pelo que tenho visto é bastante bom :) Só não instalei já o Debian porque tenho um modem usb que não é reconhecido no linux :puke:

Se o captive não bombar bem, tento converter a partição com o Partition Magic 8 ou cravo um disco e faço as malukices k disse em cima xP

kanguru
01-02-2004, 00:45
tens certeza que não é reconhecido? procura bem isso :) por acaso eu nunca tive probs com incompatiblidades com hardware no linux, até o wireless la me desenrraskei com um prog que usa uns drivers do windows pa ter rede :)

quanto ao ntfs, ya é esse o prob ja tinha lido mas nao me lembrava... ou seja escreve mas é inutil :P boa sort com esses drivers se bulir diz kkr koisa :)

Meqif
01-02-2004, 01:01
tens certeza que não é reconhecido? procura bem isso :) por acaso eu nunca tive probs com incompatiblidades com hardware no linux, até o wireless la me desenrraskei com um prog que usa uns drivers do windows pa ter rede :)

quanto ao ntfs, ya é esse o prob ja tinha lido mas nao me lembrava... ou seja escreve mas é inutil :P boa sort com esses drivers se bulir diz kkr koisa :)

Certeza absoluta, não existem drivers para o Octal A360 :P No Google encontrava muito ppl a pedir drivers linux para este modem mas não se arranja nada :( Descobri algo giro sobre ele: Made In Israel :-D

Obrigado pelos votos de boa sorte :) Podes crer que conto como correu.

Tafinho
01-02-2004, 01:39
Não tentem sequer escrever em NTFS... não é seguro por mais que digam.

Mesmo a escrita e leitura em FAT32 só há 2 ou 3 anos é que ficou minimamente fiável (alguém se lembra dos desastres dos 2.4.11 e 2.4.13 ...?).

Quanto ao modem USB, não se que Google usaste, mas o que precisas está aqui: http://cepheus.ods.org/octal_a360_linux.html

É muito complicado algum dispositivo de grande consumo não funcionar em Linux.

kanguru
01-02-2004, 02:08
Originally posted by Tafinho

Mesmo a escrita e leitura em FAT32 só há 2 ou 3 anos é que ficou minimamente fiável (alguém se lembra dos desastres dos 2.4.11 e 2.4.13 ...?).

Quanto ao modem USB, não se que Google usaste, mas o que precisas está aqui: http://cepheus.ods.org/octal_a360_linux.html

realment ha sempre alguem ke ja precisou do hardware e ke se deu ao trabalho de fazer os drivers eheh :)

Meqif
01-02-2004, 02:14

Bolas... :( Então que sugeres que faça?

8o Esse documento sobre o meu modem é recente... "HOWTO - Sapo-ADSL com OCTAL A360 em Linux
update - 15/01/2004"
Quando fiz a pesquisa à coisa de uns 3-4 meses não havia mesmo nada Oo

Obrigadão :)

Tafinho
01-02-2004, 02:22
Bolas... :( Então que sugeres que faça?

3 partições

1 em NTFS para trabalhares em windows, se precisares.
1 em FAT32 para partilhares as coisas entre os 2 SOS
Umas para o Linux.

Meqif
01-02-2004, 10:37
3 partições

1 em NTFS para trabalhares em windows, se precisares.
1 em FAT32 para partilhares as coisas entre os 2 SOS
Umas para o Linux.

Isso não resolve o problema principal: usar a partição de 51GB no Linux, que é o que pretendo.

Para terem uma ideia mais clara de como está o disco, aqui vai uma imagem:

http://meqif.no.sapo.pt/disco.jpg

O que vou fazer é apagar a 2ª partição (o E: ) e usar o espaço que fica para as partições do Linux. Em relação ao D: é que estou meio empancado e é aí que o driver captive ou a conversão para fat32 entram.

Obrigado por toda a ajuda até agora :)

Tafinho
01-02-2004, 11:06
Isso não resolve o problema principal: usar a partição de 51GB no Linux, que é o que pretendo.

Só podes ler.

E conversões NTSF - FAT32 com o Partition Magic é brincar com o fogo.

Meqif
01-02-2004, 11:24
Só podes ler.

E conversões NTSF - FAT32 com o Partition Magic é brincar com o fogo.

Tou lixado... então o que é que eu faço?
Mesmo que eu possa aceder aos ficheiros para leitura, fico sem espaço em disco que preciso e que teria na outra partição (costumo pôr as coisas em dvd para libertar espaço). Só se eu fosse gravando as coisas para dvd, diminuindo o tamanho da partição e aumentando com o espaço dessa uma outra em fat32, mas isso é trabalhoso e os resizings são perigosos...

Tafinho
01-02-2004, 14:05
Backups em DVD.
Formatas em FAT32
Voltas a gravar para o disco.
Pode ser trabalhoso mas é seguro.

Meqif
01-02-2004, 15:39
Backups em DVD.
Formatas em FAT32
Voltas a gravar para o disco.
Pode ser trabalhoso mas é seguro.

Ou isso, ou arranjava um disco emprestado, copiava tudo para esse disco, formatava o meu em FAT32 e depois voltava a copiar do hdd emprestado para o meu. Custa menos dinheiro do que os dvds :D

Bem, parece que o assunto está resolvido... agora só falta é cravar um disco :D

Obrigado a todos pela ajuda :)

MeeTra
02-02-2004, 06:12
http://linux-ntfs.sourceforge.net/index.html

Meqif
02-02-2004, 08:11
Originally posted by MeeTra
http://linux-ntfs.sourceforge.net/index.html

Erm... esse é o driver que vem com o kernel... :p Thanks anyways :)

MeeTra
02-02-2004, 18:36
sim mas ao menos tens aí a informação sobre ele que ninguem te tinha dado até agora.

Tafinho
02-02-2004, 18:51
sim mas ao menos tens aí a informação sobre ele que ninguem te tinha dado até agora.

Nenhuma que ele tenha perguntado...

Meqif
02-02-2004, 20:30

Como por exemplo...?
Esse foi o primeiro site que visitei quando o kanguru me falou sobre a melhoria do driver embutido no kernel :P E realmente não me ajudou muito =/

Mas penso que o assunto já pode ser tratado de modo "civilizado", o pc da minha irmã tem um disco de 40GB, basta-me ir metendo coisas em dvd até o que tenho somar menos que os míseros 35GB livres naquele disco... a partir daí basta ligar os pcs em rede (ou ligar o outro disco a este pc, mas não sei se o esforço compensa :P) e andar em trocas e baldrocas... :D

Metro
03-02-2004, 17:01
Pela minha experiência no SUSE podes copiar cenas de partiçoes em NTFS. No entanto eu sugeria o seguinte:
Arranjas o tal disco para meteres todos os dados.
Depois crias um sistema com dual boot com grub para teres os dois SO. XP e Linux.
Como o Grub arranca por definição no SUSE até te esqueces que tens o XP na máquina. Se quiseres alguma coisa do WIN quando estás em Linux vais buscar. A mim parece-me que esta é uma excelente solução.
Mas mudar para Linux de uma vez eu continuo sempre com alguma dificuldade.
Ainda hoje tentei instalar o SUSE no VMware comojá fiz n vezes, e aquilo ficou pendurado quando reiniciou. Porquê? Não faço a minima ideia. Vou reinstalar outra vez:confused:
Quanto ao suporte em Linux. Continua sem haver suporte para o controlar Promise da minha board por exemplo. Isso irrita um bocado. Suporte para a minha gráfica? Não há tb. Tenho para 9700 e 9800. Nada para 9700Pro.

Off-topic: Tafinho já me irrita a tua assinatura com tanto Gentoo a correr:D

Meqif
03-02-2004, 17:31
Copiar _de_ partições ntfs é fácil, agora escrever nelas já é mais arriscado, e era o que eu pretendia :P

Neste momento tenho isto em dual boot, com o Debian (Kurumin) a arrancar por definição. O que me lixa é que aquela coisa não vinha com os compiladores instalados por defeito :rolleyes: por isso não posso compilar os drivers do meu actual modem, e ainda não chegou o router/modem (Zoom X5) que encomendei :confused:
Ah, aquilo tem uma coisa a que chamam "ícones mágicos", que são nem mais nem menos que 'scripts' para sacar uma determinada coisa sem trabalho nenhum. Um deles é um pack de compiladores que _deveriam_ vir de base, mas assim não me serve de nada, porque para sacar assim preciso de ligação à net e para ter net preciso dos compiladores :lol: Não há problema com isso, daqui a pouco deve chegar o Zoom.

Assim que puder faço isso mesmo do disco, tal como disse.

Quanto a isso do Suse pendurar no VMware, acho que já li por aí que há uma cena qualquer no Suse que o faz bloquear assim nalgumas máquinas, se calhar é isso que está a acontecer?

Sobre os drivers, a ATi não se tem esforçado muito sobre isso, infelizmente, ao contrário da Nvidia. E isso do Promise não sabia (não uso raid :p)

Tafinho
03-02-2004, 23:02
Neste momento tenho isto em dual boot, com o Debian (Kurumin) a arrancar por definição. O que me lixa é que aquela coisa não vinha com os compiladores instalados por defeito :

apt-get gcc

Se não me engano...

Meqif
03-02-2004, 23:11
apt-get gcc

Se não me engano...

Julgo que estás certo :) O problema é que para conseguir sacar o compilador, preciso de ligação à net. E para que preciso eu do compilador senão para compilar os drivers do modem? :P

|[-BooT-]|
04-02-2004, 01:06
recentemente estive numa situaçao parecida com a tua...

tinha o xp instalado e queria por dual boot com o suse 9.0

instalei o suse correu tudo na boa tah a funcar na perfeiçao (excepto o mozilla que dps de abrir quando quero escrever demora uma eternidade ate aparecer alguma coisa, mas so no arranke, dps funca na boa)... soh que o meu problema foi o seguinte... no menu de arranque quando queria iniciar o windows aparece "filesystem type unknown... blabla"... resumindo tou soh a correr linux... caguei pro windows, comecei ah procura das cenas que usava em windows para linux (msn, newsgroups, bt, kazaa, etc...) encontrei TUDO... amsn, pan newsreader, azureus, e um guia para por o kazaa a correr em linux

soh o k me lixa eh k tenho 545gb formatados em NTFS e puff.. o k fiz foi por o espaço livre que tinha nas partiçoes todas em espaço nao particionado e converter para linux

e prontos... windows not needed no more :P

ps: tafinho... se souberes do k eh o problema do mozilla diz kk coisa sff ;)

Tafinho
04-02-2004, 02:18
Originally posted by |[-BooT-]|

ps: tafinho... se souberes do k eh o problema do mozilla diz kk coisa sff ;)

A máquina mais fraca que testei o mozilla era um PIII@1.2Ghz e nunca me fez isso.

Tás em que PC?

Tenta sacar a versão mais recentes que têm saído BASTANTE optimizadas.

Meqif
04-02-2004, 08:09
soh o k me lixa eh k tenho 545gb formatados em NTFS e puff.. o k fiz foi por o espaço livre que tinha nas partiçoes todas em espaço nao particionado e converter para linux

e prontos... windows not needed no more :P

Mas depois não ficaste com várias partições espalhadas pelo disco? :p
Isso assim parece-me um coto mais trabalhoso do que a solução que arranjei, mas é algo a considerar... O grande problema desse método é que supõe que há bastante espaço livre, que é algo que não tenho... se tivesse, em vez de copiar de um disco para outro era para outra partição :p

Obrigado pela sugestão :)

enok
04-02-2004, 11:59
545gb!? ****SE! :eek:

|[-BooT-]|
04-02-2004, 13:23
Originally posted by 3n0k
545gb!? ****SE! :eek:

lol

A máquina mais fraca que testei o mozilla era um PIII@1.2Ghz e nunca me fez isso.

Tás em que PC?

Tenta sacar a versão mais recentes que têm saído BASTANTE optimizadas.

tou com um amd 2600+... o k acontece eh tipo um crash temporario... vou seguir o teu conselho e sacar uma nova versao ;)

por acaso ninguem tem prai uma serial para a ultima versao do vmware para linux ? :P

Metro
04-02-2004, 13:59
lol

tou com um amd 2600+... o k acontece eh tipo um crash temporario... vou seguir o teu conselho e sacar uma nova versao ;)

por acaso ninguem tem prai uma serial para a ultima versao do vmware para linux ? :P

PM send. Liga só à segunda:D