View Full Version : Fotógrafo... mas não tanto

Páginas : [1] 2

|ferrari|
28-06-2008, 12:32
Decidi abrir este tópico para criar um momento zen.
Certamente todos terão algo para contar. Pessoalmente tenho visto muita coisa ultimamente que é de arrepiar :D

"É melhor disparar em modo RAW, mas tenho receio que ao disparar em RAW o sensor se danifique mais facilmente que em modo M. Estarei errado?"
"It's best to shoot with RAW, but I am afraid that shoot with RAW, sensor will be easy to break than shooting with M Mode. Am I Wrong?"
Fonte (http://www.flickr.com/groups/canonxt/discuss/72157605662728340/)

"Eu tenho um filtro polarizador (pensava que era para escurecer a foto) e achava estranho ele rodar. Tenho mesmo de ler e testar mais.
É o que dá comprar um pacote de filtros para a máquina no ebay"
Fonte (http://www.forumfotografia.net/index.php?topic=12757.0)

Achei que devia partilhar estas últimas, chamemos-lhes "gafes" :D
Optei por colocar a fonte em ambos, se alguém que por qualquer motivo é contra-indicado, posso tirar.

god_dice
29-06-2008, 14:06
LOL
Essa primeira é um must...

Bem, eu já cheguei a ler que a designação que davam ao modo P(rogram) era modo Profissional... :cwm27:

Quando encontrar mais posto aqui :D

Boa iniciativa :P

Abraço

Rui Marto
30-06-2008, 02:32
:p

Epah, também anda por aí aquela do "profissional" que usava benqs ou HPs ou lá o que era.

cardosoaac
30-06-2008, 09:39
:p

Epah, também anda por aí aquela do "profissional" que usava benqs ou HPs ou lá o que era.

...era HP´s e atingiu o "topo da perfeição" à conta disso :lol:!

adolfo dias
30-06-2008, 14:46
José Santiago
POR NORMA QUANDO NAO GOSTO DE UMA FOTO ,,,NÃO VOTO,,MAS GOSTO QUE QUANDO ME DÃO 1-2-3-4-QUE ME DIGAM PORQUE.. CONHECO MUITO POUCA GENTE COM CANON 350D ADORAVA TROCAR INFORMAÇOES TECNICAS CONTIGO,,,PELA TUA GALERIA PEQUENINHINHA MAS 100 POR CENTO MUITO PROFISSIONAL..DOU-TE O MEU MOVEL CASO QUEIRAS DAR UMAS DICAS SOB FOTOGRAFIA,,EU EM TROCA DOU-TE UM CD COM FOTOS DAS MINHAS MELHORES AMIGAS,,,NU ARTISTICO,,,,TOPAS.....SALPICO PARA OS AMIGOS JOSE SANTIAGO PARA ALGUNS

e isto

http://olhares.aeiou.pt/nao_e_o_joaq...to1548991.html (http://olhares.aeiou.pt/nao_e_o_joaquim_do_talho/foto1548991.html)

Informação técnica Exif
ESTE E MESMO FOTOGRAFO ,,ITALIANO COM CARTEIRA DE PROF,,, MANDO ESTA BOCA ,,PORQUE EM PORTUGAL,,BASTA TER DINHEIRO PARA COMPRAR UMA MAQUINA E TODA A GENTE,,E FOTOGRAFO..OU PENSAM QUE SÃO..HA 15 DIAS VI UM SENHOR QUE TRABALHA NUM TALHO A FOTOGRAFAR COMO PROFISSIONAL ,,UM BATIZADO,,,MAS HA MAIS,,,,,,,,,,,,,.

acho que foi a melhor perola que li até hoje
sacanas dos talhantes a tirar fotos...

Rui Marto
30-06-2008, 14:52
Por acaso já tinha lido essa... Realmente, um talhante a fotografar um baptizado... E provavelmente a tirar melhores fotos que ele. lol

adolfo dias
30-06-2008, 14:53
depois há assim outras perolas como pannings a cegonhas (com um céu limpo como fundo) :lol:

god_dice
30-06-2008, 14:55
TODAS AS FOTOGRAFIAS PRESENTES NESTA GALERIA SÃO DE MINHA AUTORIA E ESTÃO PROTEGIDAS POR LEI.
QUEM,SEM MINHA AUTORIZAÇÂO EXPRESSA,USURPAR,CONTRADIZER,VIOLAR O DIREITO MORAL,SERÁ SUJEITO A QUEIXA-CRIME NOS TERMOS DO CÓDIGO DOS DIREITOS DO AUTOR E DIREITOS CONEXOS E LEGISLAÇÂO EM VIGOR
NOS RESPECTIVOS PAISES DA INFRACÇÂO.
Não contradigam o rapaz nem façam comentários imorais senão levam com um processo... :002:
Por acaso já tinha visto esses dois comentários no Olhares... :lol: Quanto ao primeiro, fui ver as fotos das supostas amigas.....bem, não comento.. :D

O Olhares agora está uma miséria, se antes já não era grande espingarda, ultimamente é o degredo, enfim ...:009:

Rui Marto
30-06-2008, 15:13
Bem, não vamos começar a falar do Olhares.com se não nunca mais saímos daqui com tanto mal que há a dizer. :p

god_dice
30-06-2008, 15:40
Há quem nasça para a música, este acha que não nasceu para a fotografia... :D

Pessoal, eu ja to ficando depressivo ja com essa parada de fotometria!
me mandaram uma vez um artigo falando sobre esse negocio, mas eu sinceramente não entendi po&$#&# nenhuma...será que por eu não entender isso, não nasci pra fotografia? existe um jeito leigo de aprender isso?
se alguem souber, poderia me ajudar dando exemplos? obrigado!

BrunoMCP
02-07-2008, 01:04
É normal, que vocês, os fotógrafos profissionais se sintam irritados quando vêm um amador a exibir as suas fotos na Web, talvez até achem que eles não deviam ter o direito de ter uma boa câmara, entendo perfeitamente.

Mas lembrem-se que é possível considerar a fotografia um hobby, como qualquer outra arte,
e que não é crime ter um hobby sobre o qual não se saiba nada...

Podiam dizer a quem escreveu determinada palermice que está errado, de forma educada, ou acabam por se transformar em rufias, que só sabem gozar com a ignorância dos outros...

Lembrem-se que NÃO IAM GOSTAR SE O TALHANTE COMENTASSE: "OLHA AQUELES PALERMAS QUE ACHAM QUE SABEM ESCOLHER BOA CARNE, MAS QUE NÃO DISTINGUEM BACON DE TOUCINHO..."

Por outro lado, concordo convosco:
Se não entendem do assunto, que falem, sequer...
Mas como haviam de aprender assim?

Rui Marto
02-07-2008, 01:49
Nós também não somos profissionais (pelo menos a maioria não é) e temos todo o gosto em ajudar quem sabe menos que nós.
Isso não quer dizer que não possamos ter um cantinho para guardar grandes calinadas que volta e meia encontramos.

cardosoaac
02-07-2008, 10:29
É normal, que vocês, os fotógrafos profissionais se sintam irritados quando vêm um amador a exibir as suas fotos na Web, talvez até achem que eles não deviam ter o direito de ter uma boa câmara, entendo perfeitamente.

Mas lembrem-se que é possível considerar a fotografia um hobby, como qualquer outra arte,

Podiam dizer a quem escreveu determinada palermice que está errado, de forma educada, ou acabam por se transformar em rufias, que só sabem gozar com a ignorância dos outros...

Lembrem-se que NÃO IAM GOSTAR SE O TALHANTE COMENTASSE: "OLHA AQUELES PALERMAS QUE ACHAM QUE SABEM ESCOLHER BOA CARNE, MAS QUE NÃO DISTINGUEM BACON DE TOUCINHO..."

A questão não é, propriamente, a do talhante tirar fotografias mas o desenrolar da conversa do "fotógrafo" que queria dar um CD cheio de fotografias das amigas em trocas de umas dicas de fotografia.

Isto não é o canto do escárnio, agora, as pessoas deveriam se conter, um pouco mais, se parece aqui alguém, depois de, supostamente, ler uma série de reviews, a dizer, com a maior convicção do mundo, que faz maravilhas com uma máquina que não vale um caracol, ao ponto de atingir a perfeição, ou faz milagres ou está MUITO equívocado...

BEKASpro
02-07-2008, 14:06

Eu ñ fico irritado, nem tal coisa me passa pela cabeça!! fico é irritado quando criticam fotos sem sequer saberem do q estão a falar!! Tem-se a mania de falar em aspectos tecnicos, palavras caras q muitos nem sabem o significado... para que?! se exibirem?!

Eu raramente comento fotos. porque?! simples se comentasse fotos pelos aspectos tecnicos acho q era um dos mais odiados em foruns... lol!! Agora quando me vêm dizer nas fotos que tiro, que devia fazer assim ou assado, que devia ter focado o plano B ou ñ ter respeitado o regra y... a minha pergunta é?! mas quem és tu para me falares do meu trabalho?! ás vezes sinto-me assim... isto é mais um desabafo...

Quanto ao topico em si, bem, as pessoas têm q ter a noção q fotografar ñ é só carregar no botão... às vezes para se chegar a um resultado temos q "penar" muito. Já vi dizerem muitas barbaridades, seja aqui, no olhares e noutros foruns... mas é assim, ninguém nasce ensinado mas à comentarios de pura estupidez...

Cumps.

PS: Será q fiz sentido?! LOL :lol:

macpat
02-07-2008, 19:06
Eu sinceramente não vejo nenhum mal neste tipo de tópico pois acho que a intenção foi provocar boa disposição nos membros com as calinadas que por vezes aparecem.

Elas acontecem em todo o lado e até mesmo com profissionais, ora vejam, por exemplo no futebol, quase de certeza que já ouviram a expressão "chutou com o pé que tinha mais à mão" ou "o meu coração só tem uma cor, azul e branco" etc... no entanto foram ditas por profissionais, um comentador de jogos de futebol e outro era jogador, no entanto todo o "povo" brinca com elas e agora por tempos do Euro2008 chegou-se a fazer uma petição para o comentador voltar a relatar os jogos da Selecção!!

Acho que o intuito é brincar um pouco com as calinadas que por vezes são escritas(neste caso) que por vezes são o resultado de cansaço, desconhecimento, distracção, ego, etc...
Por isso acho que tanto o pessoal com mais conhecimento ou novatos(como eu) :P não deve levar a "peito", por vezes até se aprende com as calinadas dos outros ou nossas.

@BEKASpro (http://www.techzonept.com/member.php?u=81061)
Acho que não te deves retrair em comentar as fotos mesmo só apresentando aspectos negativos porque se as pessoas não querem ler opiniões que ajudam na evolução, então que coloquem as fotos no Olhares pois aí de certeza que quase só vai ver comentários do tipo: fixe, porreiro, 5*, etc....
Agora também digo, eu não tenho "moral" quase nenhuma para fazer comentários técnicos mas já posso opinar se gosto ou não da foto, se gostaria de ver com mais aquele pormenor ou não, sei lá... se está direita ou não pois este tipo de opinião já é pessoal e a nivel estético e o que é agradável para uns pode ser desagradável para outros.....

Já pareço o god_dice (http://www.techzonept.com/member.php?u=36320) com os testamentos dele.... :lol:

Rui Marto
02-07-2008, 19:25
Acho que não te deves retrair em comentar as fotos mesmo só apresentando aspectos negativos porque se as pessoas não querem ler opiniões que ajudam na evolução, então que coloquem as fotos no Olhares pois aí de certeza que quase só vai ver comentários do tipo: fixe, porreiro, 5*, etc....

Mas que verdade. lol É que se vamos pelo Olhares, qualquer um é da elite fotográfica de Portugal. Sinceramente, em 1 ano de olhares, acho que só umas duas ou três vezes é que recebi um comentário honesto (ou seja, negativo... lol).

BEKASpro
02-07-2008, 19:30
Eu sinceramente não vejo nenhum mal neste tipo de tópico pois acho que a intenção foi provocar boa disposição nos membros com as calinadas que por vezes aparecem.

Elas acontecem em todo o lado e até mesmo com profissionais, ora vejam, por exemplo no futebol, quase de certeza que já ouviram a expressão "chutou com o pé que tinha mais à mão" ou "o meu coração só tem uma cor, azul e branco" etc... no entanto foram ditas por profissionais, um comentador de jogos de futebol e outro era jogador, no entanto todo o "povo" brinca com elas e agora por tempos do Euro2008 chegou-se a fazer uma petição para o comentador voltar a relatar os jogos da Selecção!!

Acho que o intuito é brincar um pouco com as calinadas que por vezes são escritas(neste caso) que por vezes são o resultado de cansaço, desconhecimento, distracção, ego, etc...
Por isso acho que tanto o pessoal com mais conhecimento ou novatos(como eu) :P não deve levar a "peito", por vezes até se aprende com as calinadas dos outros ou nossas.

Agora também digo, eu não tenho "moral" quase nenhuma para fazer comentários técnicos mas já posso opinar se gosto ou não da foto, se gostaria de ver com mais aquele pormenor ou não, sei lá... se está direita ou não pois este tipo de opinião já é pessoal e a nivel estético e o que é agradável para uns pode ser desagradável para outros.....

Já pareço o god_dice (http://www.techzonept.com/member.php?u=36320) com os testamentos dele.... :lol:
A questão é q normalmente os comentarios q vejo só fala em aspectos negativos... algo q muita gente nem sequer tem o conhecimento para falar em tal coisa!! Eu quando comento um foto nunca falo dos aspectos negativos por uma simples razão!! Eu ñ sei se a pessoa em questão quis dar o efeito x,y,z à foto ou se foi mesmo sem querer... criticar é facil!!

O olhares para mim morreu!! além do novo layout q é pessimo, as galerias publicas são um autentico atentado a quem tem grandes fotos e só tem dois ou tres comentarios.

cumps.

c3l5o
02-07-2008, 20:02
É realmente o problema deste tipo de sites, já o flickr o que o safa são alguns grupos muito específicos onde se encontra muito boa informação. Já nos comentários também aparece muita porcaria...

Torna-se dificil para quem está a começar e a querer aprender encontrar alguém com o conhecimento e o tempo disponível para ensinar através de um ou outro comentário ou conversa...

adolfo dias
02-07-2008, 20:35
A questão é q normalmente os comentarios q vejo só fala em aspectos negativos... algo q muita gente nem sequer tem o conhecimento para falar em tal coisa!! Eu quando comento um foto nunca falo dos aspectos negativos por uma simples razão!! Eu ñ sei se a pessoa em questão quis dar o efeito x,y,z à foto ou se foi mesmo sem querer... criticar é facil!!

O olhares para mim morreu!! além do novo layout q é pessimo, as galerias publicas são um autentico atentado a quem tem grandes fotos e só tem dois ou tres comentarios.

cumps.

é a tua opinião. se achas que uma foto tem um aspecto que desgostas/poderia ficar melhor de outra forma pq n dizer?
se a pessoa queria realmente aquele efeito e tiver o minimo de dois dedos de testa aceita a critica e n começa a disparatar tipo aquele idiota do olhares ou alguns personagens do FF.
eu quando tenho que apontar alguma falha aponto. se n gosto da petala cortada digo isso mm, o que subentende dd logo (ou pelo menos devia) que acho que o resto da foto está bem.

adolfo dias
02-07-2008, 20:38
É realmente o problema deste tipo de sites, já o flickr o que o safa são alguns grupos muito específicos onde se encontra muito boa informação. Já nos comentários também aparece muita porcaria...

Torna-se dificil para quem está a começar e a querer aprender encontrar alguém com o conhecimento e o tempo disponível para ensinar através de um ou outro comentário ou conversa...

o que se passa nesse tipo de "comunidades" é que se começam a formar os grupinhos de comadres e chega a uma altura que até a foto de uma parede é motivo para 2 paginas de "brilhante" "5*" "magnifico" e ai de quem disser "é so uma parede"
acaba tudo a esfregar as costas uns aos outros para ver as nossas fotos comentadas. todos os outros que n nos esfregam as costas são postos à margem

macpat
02-07-2008, 22:06
é a tua opinião. se achas que uma foto tem um aspecto que desgostas/poderia ficar melhor de outra forma pq n dizer?

Muito bem disse o adolfo, quantas vezes o michael c colocou fotos em B&W e o pessoal disse que gostavam mais a cores mas o que se vai fazer? ele gosta mesmo é a B&W(penso eu), é a opinião de cada um que se pede! Por exemplo esta foto (http://img369.imageshack.us/my.php?image=p6a8272mx5.jpg) tua, o warlord disse:

mt bom, so e pena n teres conseguida uma velocidade de disparo ainda maior para se ver o detalhe do pneu

e disseste:

se assim ñ fosse a foto perde a acção!! o arrastamento nas rodas é necessário para criar uma maior sensação de movimento.

cumps.

o que se vai fazer? não se pode agradar a gregos e troianos, ele preferia o pneu com mais detalhe, o Rui Marto gostou assim e decerto o teu boss da revista também deve ter gostado....

Devemos continuar com os comentários sejam a favor ou contra pois decerto que ajudam ou dão uma perspectiva diferente sobre o mesmo assunto ou mesmo ideias para outra foto...

Foi coisa que sempre estranhei, sendo tu uma da pessoa com muita experiência e capacidade técnica, infelizmente, poucos são os teus comentários às fotos dos outros mas cada um sabe o tempo disponível que tem....

Mas também é verdade que quando se faz um comentário se deve tentar justificar o mesmo, pelo menos é o que tento fazer e regra geral é o que se pratica aqui no fórum e eu acho muito saudável mostra um espírito de entreajuda e não de "comadres".....

Lá estou eu com os testamentos.... :zzz:

god_dice
02-07-2008, 22:51

Ainda tens de comer muita papa de aveia para chegares aos meus calcanhares a nível de testamentos... :lol:

Quanto à conversa do Olhares, aquilo é tudo à base do compadrio...E é como o Adolfo diz, quando se tem muitos amigos, até uma foto a uma parede é elevada ao estatuto de master piece. Depois também há aqueles espertalhões que votam 1* ou 2 e nada dizem ou ainda os que escrevem "Espectacular! 5*" e depois votam 3*... lol Eu já ando à procura de alternativas, já lá tenho 370 fotos, mas vou pregar para outra freguesia, para me levantar o ego já tenho o pessoal conhecido. Quanto ao Flickr, se não se mete as fotos em grupos, comentários são às mijinhas, mas pelo menos não vêm à caça do voto 5* e GP. Neste aspecto até estou a gostar do Deviant Art e possivelmente abrirei uma conta no Reflexos Online, ainda tenho de analisar bem.

Em parte concordo com o BEKASpro em relação aos comentários, é sempre complicado fazer comentários no aspecto técnico pois nunca temos bem a certeza do que era pretendido pelo fotografo e se há aqueles que agradecem as dicas também há os que se acham donos da razão e nos correm ao pontapé... :D Não costumo comentar muitas fotos, mas quando comento tento sempre ir além dum "Boa foto, gostei das cores." até porque há sempre um ou outro detalhe que escapa a quem tirou a foto. Uma coisa também é certa, se fossemos todos a comentar de uma maneira construtiva todas as fotos que nos aparecem à frente, não faziamos mais nada desta vida pelo que, normalmente, apenas comento quando noto que há um ou outro aspecto que editando ou fazendo de certa maneira na altura da foto iria melhorar, isto é, só falo quando sei o que estou a dizer e com base no (pouco) que sei, caso contrario ninguem ganha com isso. Ao contrario do que o BEKASpro referiu, normalmente foco-me nos aspectos negativos para dar a minha opinião até porque normalmente o hábito é reforçar a ideia de que a "foto está porreira e que tem aquela coisita ali mas não faz mal".

Quanto ao que o user BrunoMCP disse, na minha opinião não há qualquer problema que o pessoal tenha dúvidas...Como disse um prof meu, não existem perguntas estúpidas, existem é perguntas que podem levar a respostas estupidas... :D

Já cheguei ao ponto de ver pessoal que compra uma SLR e abre topicos em foruns a perguntar se a máquina não está avariada pois não consegue tirar foto pelo LCD como na compacta... (isto numa Nikon D40). Por um lado, aquele individuo do Olhares tem uma certa razão, hoje em dia qualquer um compra uma SLR e pensa que é o maior lá da aldeia a tirar fotos...Já alguém disse que o mais comum em Portugal era haver fotos com uma excelente qualidade e nitidez mas com um conteúdo de merda...:lol: Isto porque compram equipamento XPTO e esquecem-se que é preciso (muito) mais que uma boa maquina e uma boa objectiva para tirar "aquela" foto.

Hoje em dia com a Internet e cada vez mais sites especializados, a procura de informação está ao alcance de um clique pelo que há dúvidas e questões que se as pessoas se dignassem a ter um pouco de trabalho e pesquisar por elas obtinham tudo e mais alguma coisa sobre o assunto... Mas há muita gente que quer a papinha feita...lol Mas nada contra o pessoal que faz essas perguntas, afinal de contas nem toda a gente tem obrigação de saber tudo e é para isso que há o pessoal "especializado" nos assuntos aqui pelo fórum :D

Para acabar.... macpat, beat this :205: :lol:

cumps

cardosoaac
04-07-2008, 00:33
Eu sei que não será o sítio mais indicado para perguntar isto, mas..

o que que acham da nova lente da Canon...

http://lh3.ggpht.com/cardosoaac/SG1SRrl_KeI/AAAAAAAAARQ/mFk1WdFVGzU/Canon_calinada.jpg?imgmax=640

... agora a A470, UPA, UPA! Enfim, mais uma review desactualizada!

Rui Marto
04-07-2008, 00:37
:lol: Bem... Uma A470 com uma Vario Tessar...... É do best!

god_dice
04-07-2008, 00:39
Se repararem no panfleto do Jumbo, a Canon 40D traz o kit de lentes da Olympus :D

[R]House
04-07-2008, 00:41
Isto hoje é um mundo em constante mudança. :lol:

cardosoaac
04-07-2008, 00:48
É a globalização!

god_dice
04-07-2008, 00:57
Se bem que uma 14-40 na 40D até dava um wide-angle jeitosinho :D e já poupava trabalho em PP para acrescentar a vinhetagem...lol

michael c
04-07-2008, 02:23
Vou ali lavar buscar os oculos para ver se li bem...:lol:

Cumps,
michael c

freerider
04-07-2008, 02:38
Comentário a uma foto minha no olhares....http://olhares.aeiou.pt/foto1753801.html

"Esse sol, tipo bola, tá muito bonito. Tenho uma canon EOS 5D e ainda não consegui fazer isso na digital. Qual foi o segredo? Aguardo seu contato. A foto está muito boa."

E que tal investir numas aulas em vez de comprar o maior e melhor do mercado ????

Rui Marto
04-07-2008, 02:44
Ele realmente tem algumas fotos fixes, mas uma pergunta dessas...

freerider
04-07-2008, 13:33
Era bem :) Não me importava nada.
Em relação á parte técnica da coisa...não percebo ainda muito de exposição e de luz mas julgo que tb tenha a ver com o facto de ter feito a medição no próprio sol que já estava muito fraco. Dai ter resultado numa velocidade tão alta para uma abertura tão pequena aquela hora do dia. Acho que qq pessoa conseguia fazer o mesmo...eu até estava a usar o modo de Sunset...lol
O risco do barco achei que acrescentava qq coisa á foto mas até foi a namorada que me chamou a atenção pq eu estava mais distraido a explorar a máquina pq a tinha á muito pouco tempo

grandenaboverde
04-07-2008, 14:01
sff mantenham-se ontopic.

kadeR
04-07-2008, 21:33
Se repararem no panfleto do Jumbo, a Canon 40D traz o kit de lentes da Olympus :D

nao precisas de ir muito longe... ja n é a primeira vez que vejo uma nikon com processador digic III na mediamarkt :lol:

=)

god_dice
06-07-2008, 18:41
me ajudem, não consigo usar o monitor lcd da sony a-200k para tirar fotos...

Apenas consigo irar fotos no visor óptico, já li o manual umas três vezes... Estou desesperado... POR FAVOR, ME AJUDEM...

Aconselho a lerem o resto do tópico...

Aqui: http://www.forumfotografia.net/index.php?topic=13435.msg86892;boardseen#new

adolfo dias
06-07-2008, 19:19
Aconselho a lerem o resto do tópico...

Aqui: http://www.forumfotografia.net/index.php?topic=13435.msg86892;boardseen#new

o mesmo sistema da H5 :lol:
faz-me lembrar um que comprou a 350d dizia que n prestava pq a sony compacta dele tinha mais zoom

Rui Marto
06-07-2008, 19:30
LOL

Por acaso ainda hoje um amigo pegou na minha 40D e ficou a pensar "Epah, mas o ecrã não trabalha?" porque estava à espera que a imagem aparecesse no LCD.

god_dice
06-07-2008, 19:35
O que é mais incrivel, é que hoje em dia há praticamente informação sobre tudo e mais alguma coisa e mesmo assim há pessoas que cometem erros incrivelmente estúpidos...mas pronto, se fosse com o meu dinheiro estava preocupado, agora é com o dele ele que se amanhe... :D

Rui Marto
06-07-2008, 19:40
Pois, foi o que eu lhe disse. Quem é que compra coisas que não faz a mínima ideia do que são ou para que servem? As pessoas deixam-se levar muito pela cena da "qualidade de imagem" e depois dá nestas cenas tristes.
Isto é tipo a minha avó que conduz mal como tudo, a comprar um Ferrari só porque tem dinheiro e depois é que pergunta "Mas isto não tem caixa automática?!".

god_dice
06-07-2008, 19:52
Este não foi o unico que já vi a fazer esta pergunta e certamente que não será o ultimo...há quem seja feliz nessa "ignorância" há outros que acordam para a vida :D

freerider
06-07-2008, 21:42
Tens certeza Rodrigo? Mas por que então monitor de lcd d 2,5, sendo que a H5 da sony tira fotos pelo monitor, todas tiram... Não estou acreditando que paguei uma nota e a máquina é uma bosta... TODAS DA LINHA ALFHA DA SONY ENTÃO NÃO TIRAM FOTO PELO MONITOR?LOL.....só me dá vontade de

http://img.olhares.com/data/big/206/2067230.jpg

speedofthesea
06-07-2008, 22:36
As pessoas deviam se informar antes de comprar SRL´s mas como agora uma SRL custa "pouco" as pessoas nem pensão por ex há para ai 5 ou 6 anos o meu pai comprou uma Sony Cyber-shot 3.2 MP pelo preço da 400D .

Cumps

adolfo dias
13-07-2008, 11:40
Digital - A nova tecnologia em fotografia: São inovadoras, desde o funcionamento ao modo de "revelação". A fotografia é registada em disquete, ou num cartão de memória (smart card), que podem ser removidos e recolocados sempre que necessário. Como um computador, a máquina digital possui comandos que permitem visualizar a imagem, gravar, armazenar, fazer anotações, apagar, imprimir, etc. Os dados podem ainda ser passados para PC ou Mac, para serem tratados. Ao adquirir uma máquina digital tenha em conta a sua resolução. Quanto maior a resolução da máquina (número do pixels), melhor será a qualidade da imagem obtida.
(fiquei a saber que uma digital imprime fotos, usa diquetes e que tem que ter mt MP)

Compacta - Qualidade e facilidade de utilização: Se não domina as técnicas fotográficas, esta é a máquina ideal para si. Pequena, leve e, normalmente, pouco dispendiosa, a máquina compacta é, sobretudo, muito simples de utilizar e oferece resultados bastante aceitáveis. A focagem e a exposição são automáticas, bastando enquadrar e pressionar o botão para registar a imagem. Alguns modelos oferecem uma maior versatilidade, pois possuem zoom, uma gama de velocidades de obturador e grandes aberturas. O flash apenas ilumina objectos a poucos metros de distância, pelo que convém ter noção dos níveis de luz natural existente em cada registo.
(wow... as compactas tem zoom e grandes aberturas? vou já comprar uma)

Iso

Para ajustar a sensibilidade do filme.

(eu na digital uso o ASA)

Date

Esta função oferece um grande rigor no que respeita à classificação das fotografias.
Através do comando DATE, o fotógrafo pode registar a data e a hora, de modo a que sejam impressas na fotografia.

(deveres importante na hora de escolher)

in http://www.worten.pt/Advice-MaquinaFotografica.aspx

fico um pouco mais burro cada vez que leio este tipo de coisas

edit: e sim, sei que há compactas sem zoom

Rui Marto
13-07-2008, 11:47
Epah, a parte da impressão, depende das máquinas. Ambas as minhas máquinas permitem ligar por USB à impressora e imprimir directamente, logo têm controlos de impressão.

De resto adorei os conselhos deles, é com cada prego...

adolfo dias
13-07-2008, 11:50
Epah, a parte da impressão, depende das máquinas. Ambas as minhas máquinas permitem ligar por USB à impressora e imprimir directamente, logo têm controlos de impressão.

De resto adorei os conselhos deles, é com cada prego...

então deveria ser dito que possui conexão para impressoras
dizer que "tem comandos que permite imprimir" a mim soa-me a algo que alguem mt burro vai pensar que imprime na m+aquina

Pentrite
13-07-2008, 12:11
Se não me engano as primeiras máquinas digitais giardavam as imagens em disquetes, pode-s dizer que a máquina serve para imprimir, da mesma forma que se diz que um computador serve para imprimir.

Rui Marto
13-07-2008, 12:20
então deveria ser dito que possui conexão para impressoras
dizer que "tem comandos que permite imprimir" a mim soa-me a algo que alguem mt burro vai pensar que imprime na m+aquina

Epah, também há que ser mesmo muito burro.
Eles não dizem em lado nenhum que "a máquina imprime fotos", dizem que a máquina tem comandos que permitem imprimir, e de facto a máquina tem. Só precisa estar ligada à impressora, tal como o PC, mas é tudo controlado pela máquina.

Pentrite
13-07-2008, 13:26
Aliás acredito que haja mercado para uma "Polaroid" Digital, com o hype certo poderia ser um sucesso de vendas. Bastava chamar-lhe iPolaroid e colocar-lhe um maçã como logo e era ver milhares nas filas á espera do lançamento e a tremer de emoção ao primeiro disparo.

Rui Marto
13-07-2008, 18:04
:lol:

Realmente tudo o que tenha o "i" vende ao pontapé.

BTW, esta pode vir para aqui. Hoje um senhor abordou-me na rua:

- "Olhe, desculpe, o senhor que percebe de fotografia podia-me ajudar aqui numa coisa?"
- "Sim, com certeza. Diga lá qual é a sua dúvida..."
- "É que eu tenho aqui esta máquina de filmar (...)"

knifass
13-07-2008, 20:52
realmente... há "cum cada un"!
http://www.forumfotografia.net/index.php?topic=13435.0 :lol:
mas enfim... eu, até há coisa de dois anos, provavelmente acreditaria em muitas dessas "bacoradas", ( claro k há umas que têm limite :S) é o que o poder de compra e a ganância de vender fazem... as massas continuam a comprar o mais caro "porque é melhor", não interessa para que é... eu tenho uma colega minha com uma D80 que pensava que quanto mais alto o valor do ISO melhor qualidade teria a foto... enfim, não acho que a culpa seja dela...
uma pessoa vai a uma loja e vê duas máquina que, no panfleto, só tem como especificações o nº d megapixeis, o zoom e o ISO... é lógico que a que tiver os valores mais alto é a escolha acertada!!! o sistema é assim mesmo... -.-'

adolfo dias
13-07-2008, 22:15
Epah, também há que ser mesmo muito burro.
Eles não dizem em lado nenhum que "a máquina imprime fotos", dizem que a máquina tem comandos que permitem imprimir, e de facto a máquina tem. Só precisa estar ligada à impressora, tal como o PC, mas é tudo controlado pela máquina.

eu já acredito em td

kadeR
14-07-2008, 00:43
eu já acredito em td

Olympus nespresso??? :lol:

Rui Marto
14-07-2008, 00:44
Gozam gozam, mas eu não me importava.

adolfo dias
14-07-2008, 00:55
Olympus nespresso??? :lol:

hein?

kadeR
14-07-2008, 01:23
hein?

faz ai um search e depois ja ves do que falo. lol

Rui, eu axo que tambem nao me importava, mas prants...

Rui Marto
14-07-2008, 02:33
Bom, não pude deixar passar esta:

Hoje em dia já não é preciso teres uma máquina topo de gama profissional, ou uma máquina retro profissional para teres boas fotos. Quando comecei a me apaixonar por fotografia tinha uma máquina de 2.0 px com qualidade horrivel, depois passava pelo photoshop e saia de lá com a qualidade de uma máquina topo de gama, as vezes muito melhor do que a foto tirada por uma maquina profissional e derivados. A profissionalidade não se mede só pelo material e nem muito menos pelo preço :) quem diz isso é ignorante. Hoje tenho uma Canon e tiro fotos excelentes sim. mais conseguia ter fotos excelentes como as que tenho com a Canon com qualquer outra máquina fotografica, usando photoshop. Então se você não usa a máquina mesmo como profissional a máquina que tu expôs aqui está otima, óbviamente que há melhores, isso não discuto. E uma dicazinha: Sejas tu um fotografo Profissional ou Amador saiba escolher coisas (neste caso máquinas) que se adaptem ao seu modo de fotografia, ao seu estilo de fotografar e as tuas necessidades. e se é amador compre uma máquina á altura e para melhorar suas fotos baixe photoshop *: [minha opinião];)

Acho que vou arranjar esse tal de Photoshop, depois guardo a minha 40D e passo a dar mais uso ao meu Nokia N70.

kryo
14-07-2008, 02:49
Bom, não pude deixar passar esta:

Acho que vou arranjar esse tal de Photoshop, depois guardo a minha 40D e passo a dar mais uso ao meu Nokia N70.

eu ia fazer quote a isso... lol

god_dice
14-07-2008, 11:10
Oh pah...queres ver que ainda consigo salvar as 3 fotos que tirei ontem ao nascer do Sol com o meu N70 todas tremidas por causa do barco?! :D Não deixa de ser verdade que com o Photoshop conseguem-se alguns "milagres" mas daí a ter a mesma qualidade que uma "máquina profissional" ou uma Bridge mais avançada... :002:

Só se for para mostrar as fotos em 640x480 px, aí sim, acredito que a diferença seja praticamente zero.

Rui, o N70 não dá, tem de ser uma máquina com 2px e não 2Mpx :p

Já agora, e o link para essa discussão? Gostava de ver o porquê :D

cumps

Rui Marto
14-07-2008, 13:47
No quote, a seguir ao user, tens uma setinha, é só clicares aí que vais parar ao post original.
http://www.techzonept.com/showthread.php?p=3238552#post3238552

Realmente, coitado do meu N70. Se calhar é mesmo isso. Como a máquina dele só tinha 2 px, tinha um pixel pitch do caraças! Aposto que aquilo até ia a ISO238174892360560!

adolfo dias
14-07-2008, 13:53
se fosse o studio max até acreditava

speedofthesea
14-07-2008, 21:29
Agr venho aqui contar uma que so me dava vontade de rir mas n pude.
Bem encontrei a dias um senhor conhecido e tivemos a falar um pouco de fotos então eu mostreilhe a minha 400D e ele disse -"Essas maquinas são muito boas, eu tb th uma mas tem uma objectiva mais pequena ..."
Noutro dia encontro o e saca da sua compacta e diz -"esta é a minha maquina, como vez n tem uma objectiva tam grande como a tua mas , bem poem te la ai pa tirarmos uma foto."

lol
Cumps

Rui Marto
26-07-2008, 22:57
Bem, aqui fica mais uma, no site da Staples.

"Outras Características: Anti-Vibração, Prioridade ao Rosto"

Parece que inventaram um novo modo criativo. A partir de agora as máquinas vão passar a ter Av, Tv e Fv (F de Face).

marcopinho
27-07-2008, 00:54
Agr venho aqui contar uma que so me dava vontade de rir mas n pude.
Bem encontrei a dias um senhor conhecido e tivemos a falar um pouco de fotos então eu mostreilhe a minha 400D e ele disse -"Essas maquinas são muito boas, eu tb th uma mas tem uma objectiva mais pequena ..."
Noutro dia encontro o e saca da sua compacta e diz -"esta é a minha maquina, como vez n tem uma objectiva tam grande como a tua mas , bem poem te la ai pa tirarmos uma foto."

lol
Cumps

Se soubesses o que fartei de rir...
Há pessoal que não sabe distinguir uma simples compacta de uma DSLR é mesmo para rir da inocência dos outros.

kadeR
05-08-2008, 02:21
bah, reparem no tamanho do sensor e no crop value do sensor da A100... xD

http://www.radiopopular.pt/institucional/familias/fotografia_camaras/B3_MaqFotosReflex.jpg

Rui Marto
05-08-2008, 02:22
bah, reparem no tamanho do sensor da A100.... xD

http://www.radiopopular.pt/institucional/familias/fotografia_camaras/B3_MaqFotosReflex.jpg

Onde?

kadeR
05-08-2008, 02:59
nas specs da A100...

Rui Marto
05-08-2008, 08:34
nas specs da A100...

Sim, em que sítio...?

strobe
05-08-2008, 08:58
Eu achei mais piada às fotos da Canon 350D e da Sony A100 estarem trocadas e de como todas as máquinas têm exactamente a mesma pontuação 4* (não vá alguma ficar invejosa da vizinha)

Rui Marto
05-08-2008, 09:08
Eu não consigo ver a imagem.

macpat
05-08-2008, 12:44
Estão aí pelo menos duas coisas mal, a A100 tem estabilizador de imagem integrado no corpo e o crop factor é de 1,5 e não de 2. Os tipos devem ter-se engano a fazer a tabela!!

fonte: dpreview

|ferrari|
05-08-2008, 12:51
Já para não falar que o tamanho do sensor da A100 está como o da Olympus, 4/3.
Se alguém carregasse no botão compra online, e escolhesse a sony pela fotografia, ia ficar com uma Canon, é o markting da Canon a funcionar :D

speedofthesea
05-08-2008, 14:11
Ao menos ficava com uma marca Melhor...

Cumps

adolfo dias
10-08-2008, 22:02
eu sei que o user anda cá pelo forum, mas fiquei completamente 0.o ao ler este post acerca de uma foto de uma car wash girl numa qq concentração tuning/xunning

podias ter dado um uso decente à lente, uma lente L numa foto tão degradante, desculpa mas está uma foto s/ propósito algum ainda para mais sendo uma edição L

abraço
PS: tenta outro tipo de "testes" para vermos o verdadeiro potencial dessa lente que não ao lavar de um carro (FEIO por sinal, com tigres?? WTF)
olha ficou uma dúvida, para que foi o flash??

e queria eu comprar uma L para fotografar as minhas miniaturas...
é melhor ler bem o manual para saber se é um uso decente ou se a deverei deixar para quem fotografa pevides :lol:

Rui Marto
10-08-2008, 23:26

Realmente... Eu tenho aqui umas fotos do meu cão com a 40D. Shame on me!

kryo
10-08-2008, 23:37
toda a gente sabe que as L sao para jogos do benfica, ou sessoes fotograficas com a salma hayek...

Rui Marto
12-09-2008, 22:36
Bem............................................... ................

Hoje conheci um fotógrafo "professional", mas daqueles mesmos "professionais". Não estão mesmo nada a ver o nível do gajo. Agora não tenho tempo para descrever tudo, mas só para vos abrir o apetite, ele faz o que faz o jamiro e o BEKASpro de 18-55, e mais não digo. :X

OldMan
12-09-2008, 22:39
Se algum dia precisar de uma 18-55 extra eu vendo barato :D

Rui Marto
12-09-2008, 22:47
Opah, não estás bem é a ver o domínio do homem no photoshop. xD A sério, aquilo partiu-me todo. Ainda por cima ele VENDE as fotos. Mas é que vende mesmo e não são poucas...

OldMan
12-09-2008, 22:54
Também quero!

adolfo dias
12-09-2008, 22:56
aguardam-se umas fotos para comprovar o calibre do artista :lol:

Rui Marto
13-09-2008, 08:17
Epah, eu não vou violar o copyright daquelas "obras artísticas", mas já cá posto uma imagem dentro do género, mudando apenas a temática. Vou só (des)praticar um pouco o Photoshop, que mesmo para um amador como eu, não é fácil atingir aquele domínio todo.

Cá fica. Mas não é fácil imitar tal "professional". Isto é trabalho duro e só para quem sabe.

http://img151.imageshack.us/img151/7494/loladaph4.jpg

Uno.
13-09-2008, 10:30
LOOOOL que brutalidade

adolfo dias
13-09-2008, 14:07
dwd tas a gozar certo? 0.o
o gajo tem site? se puderes manda por pm

Rui Marto
13-09-2008, 14:51
Epah, site? O gajo não precisa disso... :p E não, não estou a gozar. Os trabalhos dele são mesmo assim. Muda a temática e pronto, ok, o fundo não são apenas riscos à balda, são coisas que ele saca da net. Tal como o portfólio dele, que saca fotos de outros, photoshopa um bocado, e depois diz que são dele. lol

kadeR
13-09-2008, 15:52
uiii, nao pode xDDD

Rui Marto
13-09-2008, 15:56
Ai pode pode... lol E é a 2€ cada 7x10 (metade de um 10x15).

Ah, e se algum dia se casarem ou tiverem filhos, ele também faz casamentos e baptizados (coitados dos que são enganados).

Joao Tiago
13-09-2008, 16:09
Ai pode pode... lol E é a 2€ cada 7x10 (metade de um 10x15).

Ah, e se algum dia se casarem ou tiverem filhos, ele também faz casamentos e baptizados (coitados dos que são enganados).

Eu vou fazer uma festa de anos, não me queres dar o contacto do senhor? :D

Também já tive uma história engraçado com a minha 450D (sim, e ainda a tenho nem há uma semana). Andava eu por casa e chega o meu pai com um cliente para ver umas amostras. Passo por ele com a 450D e ele diz exactamente isto: "Porra Sr. Mendes (o meu pai), porque é que não dá uma máquina melhor ao seu filho? Aquelas pequeninas é que são boas, estas grandes são aquelas de rolo. Eu tenho lá uma em casa que me custou 70€ e que tira fotos de ficar com a boca aberta e grava tudo num cartão.".

É isto possível? :confused:

Rui Marto
13-09-2008, 16:18
É isto possível? :confused:

Fotografia é como Las Vegas: Anything Can Happen. :p

adolfo dias
13-09-2008, 22:02
epah ele ate nem disse nada do outro mundo
para alguem que n conheça os modelos e veja uma slr de frente n sabe se é de filme ou n

Rui Marto
13-09-2008, 22:24
Também é verdade. Normalmente as de filme são mais estreitas, mas de relance... Podia era ter perguntado se já era digital ou não.

kryo
13-09-2008, 23:04
@Joao Tiago isso e o pao nosso de cada dia pa... comprei a minha maquina nos states, e um familiar trouxe-me. quando me entregou a maquina, comentou que la na america, o pessoal gostava era das maquinas pequeninas, que aquelas é que eram das boas, e nao a que eu tinha pedido, que era antiga, e que as outras tiravam fotografias melhores.
lol, pronto, la eu tive um discurso de aproximadamente 45 minutos a explicar a diferença entre fotos de hi5 e fotos por hobby

@Rui Marto com a cena do fótochope, desculpa, nao e que duvide de ti, mas nao acredito nisso pa! se o nivel de execuçao é o que mostraste, epa, ha mesmo alguem que compre isso? só se forem mitras e chungalhada...

Joao Tiago
14-09-2008, 00:13
Pronto, estou a ver que tenho de comprar uma Sony pequenina (sim, tem de ser Sony e pequenina para ser boa) senão o povo pensa que tenho uma máquina que ainda tira fotos a preto a branco. :D

Miss Marple
14-09-2008, 00:52
Oh pah, num jantar, um amigo meu a tirar fotos com um N95, perguntou-me qual a razão de estar a tirar fotos com uma 450D!

Shame on Me!

Joao Tiago
14-09-2008, 00:53
Oh pah, num jantar, um amigo meu a tirar fotos com um N95, perguntou-me qual a razão de estar a tirar fotos com uma 450D!

Shame on Me!

Porque a 450D não vale nada! Desde quando é que uma 450D bate um N95? E se for o N82, pfffff. Esquece, nem tens hipótese. :D

Miss Marple
14-09-2008, 01:17
Porque a 450D não vale nada! Desde quando é que uma 450D bate um N95? E se for o N82, pfffff. Esquece, nem tens hipótese. :D

Claro! Em vez de estar a pensar comprar lentes e filtros, vou é comprar essa maravilha! E vender a máquina, claro...:D

rekarde
14-09-2008, 01:54
A minha SLR nem chamadas faz.... :(

Uno.
14-09-2008, 01:56

Shame on Me!
Isso é uma pergunta-me como tu perguntares a alguém "Epá.. porque é que tu respiras?" -.-

Rui Marto
14-09-2008, 06:15
@Rui Marto com a cena do fótochope, desculpa, nao e que duvide de ti, mas nao acredito nisso pa! se o nivel de execuçao é o que mostraste, epa, ha mesmo alguem que compre isso? só se forem mitras e chungalhada...

Epah, é como disse, os fundos que ele usa não são apenas riscos, são cenas que ele arranja na net. Mas de resto a execução do photoshop é exactamente assim. Especialmente o recorte das pessoas, atrevo-me mesmo a dizer que é pior ainda.

Quanto às pessoas comprarem... Já se sabe que os país, quando mete os filhos à místura, é sempre bom e engraçado. Pode ser a maior m**** à face da terra, mas se tem a cara do filho (com a típica flashada na cara) então compra-se.

No entanto vou ver se arranjo por aí um exemplar.

kryo
14-09-2008, 10:37
fotos, com papelinho!!!

lolol, opa a sério, isso faz-me pensar que realmente devo começar a investir nisso... fotos de festinhas e tal, dez euros por 10x15 glossy! BRILHA!

Joao Tiago
14-09-2008, 12:56
fotos, com papelinho!!!

lolol, opa a sério, isso faz-me pensar que realmente devo começar a investir nisso... fotos de festinhas e tal, dez euros por 10x15 glossy! BRILHA!

Tenta não cometer o erro de levar uma SLR. Tem de ser um Sony Pequenina (o novo modelo). :D

Miss Marple
14-09-2008, 13:29
Tenta não cometer o erro de levar uma SLR. Tem de ser um Sony Pequenina (o novo modelo). :D

Aquela nova Sony que faz obturação por sorriso!=) Essa é a ideal..

kryo
14-09-2008, 15:23

ROFL! matou-me essa!

Joao Tiago
14-09-2008, 19:11

Estás lá. Bem metida. :D

cardosoaac
17-09-2008, 19:06

Não é só obturação por sorriso...é por níveis de sorriso!!!

Ra7or
18-09-2008, 00:31
Não é só obturação por sorriso...é por níveis de sorriso!!!

Se estiver triste aumenta a exposição para tentar captar um futuro sorriso:007:

Rui Marto
04-10-2008, 02:16
Bem, mais uma pérola:

Como to começando(dinovo) para cobrir um evento seja ele qual for, cobro 150 a hora
ou sej, uma saida de 3hs R$ 450,00
Tudo digital, sem limite de fotos e entregue no dia seguinte em CD

será que to fazendo certo?

eu não tenho muito equipamento só tenho uma camera semi profissional Canon PowerShot S5 IS
e fiz um curso pratico em 2002 em um estudio pequeno, mais muito talentoso
abs
Boi

Por esta lógica, a minha já deve ser médio formato, ou coisa do género. :p

Btw, já tenho fotos do outro profissional. :X

kadeR
04-10-2008, 04:38
bota ai rui... =D

edumad
04-10-2008, 10:19
Ui que bom. Eu tambem tenho uma semi-pro e por essa linha de pensamento tb tenho uma ultimate pro. Acho que devo ser profissional da fotografia, e melhor comecar a cobrar a serio... a mim proprio :P

adolfo dias
04-10-2008, 12:54
bem, a minha tem aneis e sapata de flash logo ja deve ser profissional

Rui maravilha-nos lá

c3l5o
04-10-2008, 13:51
Pelo que li onde o rapaz postou aquilo, aquele tipo de máquinas são muito utilizadas no brasil. Nem toda a gente anda de DSLR atrás...

Agora se é mesmo assim ou não...

Rui Marto
04-10-2008, 14:54
Os Clios e Puntos também são muito utilizados cá, isso não faz deles Porsches e Ferraris. ;)

adolfo, não pode ser pah, aquilo até deve estar registado por causa dos direitos de autor. lolol

adolfo dias
04-10-2008, 18:11
pm-me

Rui Marto
04-10-2008, 21:26
Done, e que tal? :p

adolfo dias
04-10-2008, 21:30
http://adolfodias.no.sapo.pt/wtf.gif

omfg...
mas o gajo tem estudio ou faz estas coisas por encomenda

c3l5o
04-10-2008, 21:30
já agora tb tenho curiosidade :/

Rui Marto
04-10-2008, 22:06
Atenção que estas fotos de que estamos a falar não são daquele brasileiro que faz os casamentos. São de um "grande profissional" aqui da zona, que falei na página anterior e que faz trabalhos deste (http://www.techzonept.com/showpost.php?p=3567404&postcount=81) género.

adolfo dias
04-10-2008, 22:09
http://adolfodias.no.sapo.pt/wtf.gif

omfg...
mas o gajo tem estudio ou faz estas coisas por encomenda

esclarece lá, pq se ele tiver um estudio candidato-me já
as minhas paint skills e mestria a fotografar avioes vão-me fazer rico

OldMan
04-10-2008, 22:09

x2

Rui Marto
04-10-2008, 22:45
esclarece lá, pq se ele tiver um estudio candidato-me já
as minhas paint skills e mestria a fotografar avioes vão-me fazer rico

A primeira ele faz por iniciativa própria (claro que já é tão habitual que se não fizer, as pessoas pedem), com autorização da entidade dona do recinto.

A segunda já é por encomenda. E além disso, ainda faz casamentos, baptizados, etc, todo o tipo de eventos. É o que lhe pagarem para fazer (e pagam!).

adolfo dias
04-10-2008, 22:56

x2

tão a ver a imagem que o Rui postou la atras? pronto :lol:

A primeira ele faz por iniciativa própria (claro que já é tão habitual que se não fizer, as pessoas pedem), com autorização da entidade dona do recinto.

A segunda já é por encomenda. E além disso, ainda faz casamentos, baptizados, etc, todo o tipo de eventos. É o que lhe pagarem para fazer (e pagam!).

omfg...
o mundo está perdido

OldMan
04-10-2008, 23:00
É o que lhe pagarem para fazer (e pagam!).
zomg111

E ando eu a "perder" o meu tempo nas aulas... quando podia fazer trabalhos "profissionais"!
Pobres clientes...

tão a ver a imagem que o Rui postou la atras? pronto :lol:
Já tive o prazer de ver as outras também :)

c3l5o
04-10-2008, 23:09
Não tenho pena nenhuma de quem compra... Lol só compra quem quer e afinal de contas duvido que ele não venda só as fotos.

Para nós que se calhar trabalhamos com programas de edição de imagem aquilo não é nada de jeito, mas para o zé da esquina se calhar aquilo até é fixe porque foi feito no Photoshop... lool
O que ele faz é mau, mas a culpa é do mercado que não o obriga a melhorar o seu trabalho...

Rui Marto
04-10-2008, 23:46
Obviamente. No entanto, não posso deixar de criticar a atitude dele. É que ele próprio se gaba e auto-proclama um excelente fotógrafo, fazendo uso de um portfólio plagiado.

Acho que as pessoas devem ter olhos para verem o que fazem. Eu trabalho, cobro pelo que faço, mas estou longe de ser bom ou muito bom, pelo menos por enquanto. E obviamente não digo aos meus clientes que não presto, mas também não lhes digo que sou o máximo, muito menos os engano com um portfólio falso.

É que pela linha de pensamento dele, acho que vou já mandar o meu portfólio para a Vogue e afins! :lol:

Mk Pt
05-10-2008, 00:13
Para nós que se calhar trabalhamos com programas de edição de imagem aquilo não é nada de jeito, mas para o zé da esquina se calhar aquilo até é fixe porque foi feito no Photoshop... lool
O que ele faz é mau, mas a culpa é do mercado que não o obriga a melhorar o seu trabalho...

É como a existencia e sobrevivencia da tvi, de correio da manha, de comentadores expert em futebol como o rui santos.....

É tudo muito mau, mas as pessoas gostam, querem e comem..

E na questão de gostos então.. É provavel que olhem para o portfólio desse gajo e gostem mais que um trabalho de um fotografo realmente profissional.
É como na arquitectura, muitos preferem um projecto de um desenhador ou engenheiro às três pancadas, porque mais facilmente têm a sua casa com telhadinho e beiradinho com custo de projecto mais baixo, mas não têm noção do que vão gastar a mais em obra devido a incoerências de projecto ou simplesmente pela falta de definição dos materiais/projecto de execução.
Mas lá está, como em todas as profissionais, há bons, médios emaus profissionais. Ainda estou para saber como se faz um projecto de arquitectura sem ter um levantamento topográfico e sem se ter visto sequer o local do projecto, e acreditem que de vez em quando vejo isto acontecer. E isto numa profissão que requer, supostamente, estudo a sério e inscrição numa Ordem Profissional.
Ainda ficam admirados de haver 'fotografos profissionais' do calibre deste mostrado pelo Rui Marto??

Ahh Rui Marto, normalmente pelo que vejo e do que oiço, os piores prfissionais são aqueles que se gabam mais do seu trabalho, que dizem que são bons e que trabalham barato, e que por vezes são os que usam portfolios de outros para se promoverem.
E os profissionais realmente capazes são mais honestos e têm noção que podem e devem melhorar sempre..

Rui Marto
05-10-2008, 00:41
Tens toda a razão. :)

Eu estudei eng.mecânica, não arquitectura, mas como deves imaginar, até fico doente com o que vejo no parque automóvel nacional. Mais ainda quando levo o carro ao mecânico e não só pago, como ainda tenho que lhe ensinar o que fazer, como fazer e porquê assim.
Também sei que na construção é idêntico, porque conheço vários construtores e vejo frequentemente projectos, casas, etc...

Quanto a mim... Lá está, não sou bom, mas esforço-me para um dia vir a ser. E mesmo quando for, sei que há sempre margem para melhorar.

helius
05-10-2008, 02:21
agora despertaram-me a curiosidade, também quero ver essas "pérolas" :D

em relação aos profissionais BBC (Bodas, Baptizados e Casamentos :)) é como tudo, há excelentes, bons, mediocres e maus, infelizmente, cá em Portugal, existe uma grande preponderância dos medíocres e dos maus, que sobrevivem à base de preços reduzidos, o que no fim de contas é mau para todos, incluindo os clientes, que ficam com um trabalho medíocre.

Mas não há nada a fazer, este ramo é regido pelo mercado, e os preços baixos ditam as regras...

cumps

adolfo dias
05-10-2008, 11:02
agora despertaram-me a curiosidade, também quero ver essas "pérolas" :D

em relação aos profissionais BBC (Bodas, Baptizados e Casamentos :)) é como tudo, há excelentes, bons, mediocres e maus, infelizmente, cá em Portugal, existe uma grande preponderância dos medíocres e dos maus, que sobrevivem à base de preços reduzidos, o que no fim de contas é mau para todos, incluindo os clientes, que ficam com um trabalho medíocre.

Mas não há nada a fazer, este ramo é regido pelo mercado, e os preços baixos ditam as regras...

cumps

é mais pelo facto de 99% dos clientes olharem para um 10x15 duma D3 ou duma hp657 e verem o mesmo.
para nós que temos um gosto "mais apurado" pela fotografia preocupariamo-nos em ver o portfolio do fotografo e/ou pedir referencias.
no caso dos casamentos dos meus primos foram onde era mais barato independentemente da qualidade.
a foto do convite que nos enviaram parecia algo feito pelo "amigo" do Rui naqueles efeitos todos manhosos dos programas que acompanhavam os scanners em 1995 :lol:

mas barato n tem necessariamente que significar mau. um fotografo suponho que cobre em função das despesas que tem. se tem menos renda pra pagar e tem uma impressora mais poupadinha pode-se dar ao luxo de cobrar um par de € a menos

Rui Marto
05-10-2008, 15:17
Exacto. Eu não sei quanto é que ele cobra para eventos e isso, mas provavelmente será pouco. Talvez se fizesse o mesmo tipo de trabalho, até é possível que cobrasse um preço igualmente baixo. No entanto, modéstia à parte, consigo garantir um trabalho com muito mais qualidade que o dele.

PS: Acho que garantir um trabalho melhor que o dele, praticamente todos nós cá no fórum conseguíamos. lol

michael c
05-10-2008, 17:11
Um grande profissional apresenta quase sempre muita humildade. Há uma frase que resume o pensamento que um bom profissional deve ter: "The question is not how good you are, but how good you can be..."

Isto para dizer que aqueles que se proclamam os artistas do sítio geralmente são aqueles que menos qualidade têm naquilo que fazem. Contudo, dada a nossa mediocricidade cultural no geral, o nosso tecido empresarial e a nossa sociedade em geral, infelizmente não sabe distinguir um bom de um mau trabalho. Para eles é tudo igual e o que conta e faz a diferença não é qualidade mas sim o preço. Quem trabalha ou tenta trabalhar com qualidade não se pode dar ao luxo de praticar os preços que praticam os maus profissionais. Isto porque o mesmo trabalho lhe irá demorar muito mais tempo a executar e provavelmente usam equipamentos que foram mais caros que os do mau profissional.

É tudo uma questão de balanço. Acho que o que é preciso e o que é importante é não se parar e ter sempre vontade de aprender mais. A partir daí, mesmo que hoje não sejamos bons, se tivermos empenho e nos apaixonarmos por aquilo que fazemos, poderemos chegar longe. Haja paciência e força de vontade.

E sim, não pensem que isto dura para sempre. Os maus profissionais não duram para sempre no mercado. Um dia serão de tal forma ultrapassados pela estagnação e marasmo em que caiem, que terão de "arrumar as botas" face a uma concorrência muito mais ambiciosa e que apresenta trabalhos de muito mais qualidade. A mudança é a unica variável constante na vida, e mais cedo ou mais tarde, até a sociedade portuguesa e os nossos empresários irão evoluir no sentido de reconhecer aquilo que é um trabalho de excelência e aquilo que nitidamente não o é.

Cumps,
michael c

c3l5o
05-10-2008, 18:09
Mas essa evolução embora me pareça cada vez mais perto também me parece ainda muito longe.

kryo
05-10-2008, 23:14
nao sei. depois de algumas perolas que ouvi e vi hoje, nao sei... acho que perdi o gosto pela fotografia.

Rui Marto
05-10-2008, 23:23
Então? Conta. lol

kadeR
05-10-2008, 23:43
lololol realmente... deixar-nos de agua no bico xD

kryo
06-10-2008, 00:15
opa, nao posso.
eles andem ai!!!

edumad
06-10-2008, 00:20
Infelizmente acho que o mercado da fotografia para casamentos está saturado de trabalho médio.
As pessoas não são necessariamente insensíveis à arte da fotografia, mas estão simplesmente habituados a trabalhos que não lhes tocam minimamente. Se tiverem no álbum um ângulo engraçado ou uma composição cuidado numa das fotos se calhar já ficam todos contentes.
Apesar de não ser para todos ($$$), acho que fazia bem aos casais ver uns portefólio de bons pros que percebem a importância de um casamento e de um bom álbum que o grave para sempre.

Dia 11 de Outubro tenho um casamento de amigos em Santiago de Compostela. À umas semanas atrás foi com eles e mais pessoal visitar Linlithgow, onde entramos numa igreja. Vi-os aos dois a dirigirem-se ao longo da igreja e pensei "grande foto para eles". Tirei a foto, não é nada de especial, esta mais ou menos bem feita diria. Quando a mostrei, a Belén (a noiva) ficou visivelmente emocionada e disse que gostou muito da foto. Momentos como estes não são comuns com o tipo de fotografia que faço. Senti-me muito bem e fiquei muito contente por eles terem gostado. Acho que todos os álbuns de casamento deviam ter pelo menos uma foto que faça os noivos sentir o mesmo.
No meu caso foi sorte, foi circunstância, mas lá está, por alguma razão se chamarão "profissionais".

Conta lá o que se passou Kryo...

BTW, alguém sabe alguma cena de jeito para fotografar em Santiago além da catedral. (isto é, se eu tiver tempo).

Rui Marto
06-10-2008, 00:55
Mas é isso mesmo... Uma boa foto tem que despoletar qualquer coisa nas pessoas. Especialmente se estamos a falar de fotos com o mínimo de importância para essas pessoas. E para isso, não basta ser tirada com uma SLR ou ser de um momento engraçado.

Aqui há dias, aproveitei para fazer uma experiência, visto que toda a gente fotografou com a minha máquina e toda a gente gabava a máquina. Ao gravar as fotos para um CD, fiz questão de meter duas pastas: "Rui" e "Outros".
Escusado será dizer que a qualidade da máquina esteve sempre presente. Mas posso dizer que vi na cara das pessoas, uma enorme diferença na reacção, ao verem as fotos normais, que toda a gente tira, e ao verem minimamente bem tiradas. Era a diferença entre ouvir "Esta foto está gira" e ouvir "Wow! Espectáculo de foto.".

E nisto, nem eu sou profissional, nem aquilo era uma coisa tão importante quanto um casamento. Fará se fosse.

Devia-se criar a "Ordem dos Fotógrafos" ou alguma entidade que realmente filtrasse os profissionais.

michael c
06-10-2008, 01:24
A questão aqui é:

- Quanto custa um casamento fotografado e filmado por uma boa empresa da área?

- Quanto custa um casamento fotografado e filmado com qualidade média por uma empresa da área?

- Quanto custa um casamento fotografado e filmado por uma empresa que oferece um serviço de fraca qualidade?

Cumps,
michael c

adolfo dias
06-10-2008, 01:43
acho que a questão é mais o que se considera bom, mau e assim assim.
para alguem que está habituado a fotografar de hp537 ver um fotografo com uma s100fs até parece profissional
um gajo que fotografa de 40d ja n pensaria isso.

a questão é mais o que o cliente quer e na esmagadora maioria das vezes quer fotos que retratem o acontecimento.
n lhe interessa se está com +1ev, se o flash faz bounce no tecto ou se usa uma L.
no fim interessa-lhe olhar para as fotos e ter uma recordação do casamento//baptizado

michael c
06-10-2008, 01:49
Era aí que queria chegar Adolfo. O que importa é aquilo que o cliente quer e aquilo que está disposto a pagar.:) Não importa como é feito, importa o resultado final e se esse resultado satisfaz ou não as necessidades do cliente.

Cumps,
michael c

Rui Marto
06-10-2008, 02:19
n lhe interessa se está com +1ev, se o flash faz bounce no tecto ou se usa uma L.
no fim interessa-lhe olhar para as fotos e ter uma recordação do casamento//baptizado

Claro que isso não lhe interessa, mas há diferenças entre a foto cuja reacção é "Ena.." a foto cuja reacção causada é "Wow!".

E um fotógrafo mau, não tem necessariamente que ser barato.

edumad
06-10-2008, 02:30
Em boa verdade mts das as fotos de muitos casamentos, consegues faze-las com uma compacta.
Mas para aquelas em que queres um print maior, ou a foto exige luz especial ou jogo a serio com DoF, entao tens de ir por uma SLR.

O cliente é que manda, e o cliente sujeita-se ao que pode pagar, claro está.

Infelizmente para alguns profissionais, o cliente não sabe sempre discernir... A diferença de preços entre um mediano e um bom pode não ser sempre grande. O bom ou muito bom pode não precisar de vidro top. Se lhes deres um momento mágico achas que se vão preocupar com a definição depois?

Com a popularização das máquinas digitais cresceu exponencialmente o numero de pessoas com máquinas fotográficas (SLRs até). Mas o número de fotógrafos não cresceu assim tão significativamente. O problema deste crescimento, junto com os telemoveis, é que qualquer pessoa tira uma foto tecnicamente bem feita. Acho que esta "inundação" retirou sensibilidade as pessoas para reconhecerem o valor do fotografo e o aspecto artistico que a fotografia mesmo mais "banal" consegue ter. Para além disso, como tirar fotos é tão fácil (ao contrário de fazer fotografia) que muitos viram uma actividade em que com cobres investidos em material e umas poucas noções se podem apresentar como profissionais.
Não recomendo obrigar as pessoas a terem um curso aqui ou ali para poderem exercer a actividade pois parece-me errado. Mas fomentar uma cultura que leve à valorização da fotografia e do trabalho do fotógrafo seria importante.

Infelizmente exemplos como este continuam por todo o lado:
Após enviar o link para as minhas fotos de granada a um amigo...
"Grande aquisiçao... tens aí uma bela camara!"

"Obrigado.
Sim...
Faz-se o que se pode para acompanhar a qualidade da maquina"

Compreendo que a maior parte do pessoal vê muita foto de P&S que compram em promos de supermercados ou fotos telemóveis e depois fiquei admirados com a imagem de uma maquina de jeito (no caso a FZ18).
Felizmente não são a maioria que faz comentários destes e os meus amigos tem comentado a minha evolução e a qualidade das fotos :)

Lembrei-me agora do que deveria ter dito a este meu amigo...
Qual foi a foto que gostas-te mais? Porquê? Como é que isso se deve à máquina?
Se realmente se dever à máquina a qualidade das fotos, então andarei a tirar fotos completamente banais e sem imaginação.

Mk Pt
06-10-2008, 10:04
Devia-se criar a "Ordem dos Fotógrafos" ou alguma entidade que realmente filtrasse os profissionais.

Não vão por aí..
A minha classe profissional é, supostamente, regulada por uma ordem, e não é por esse motivo que deixa de haver [muito] maus profissionais. E depois ainda por cima, é obrigatorio pagar cotas para se poder exercer e para dar um bom tacho a alguns xulos que sendo da mesma profissão precisam de estes cargos de dirigência por manifesta falta de capacidade para exerfer a profissão que estudaram e supostamente têm [aka Helena Roseta, por exemplo.........]

Podia talvez ser uma espécie de associação, que reconhece o profissionalismo, mas mais uma vez seria sempre complicado. Como reconhecer o profissionalismo, através de cursos? através de trabalho já feito? Mas nesta ultima hipotese é sempre dúbio, o gosto é variável e pode haver sempre interesses, e na primeira hipotese uma qualquer pessoa pode tornar-se um profissional razoável em curso de meses ou um/dois anos e outra tirar curso de 2 ou 3 anos e não ficar grande fotografo, e muito menos quando chegar ao mercado de trabalho garantir que representa bem a classe e seja fotografo aceitável, que para ganhar clientes executa maus trabalhos a preços baixos..

É sempre complicado.......

E para piorar as pessoas normalmente procuram preços baixos sem olhar à qualidade do que vao obter...

Pentrite
06-10-2008, 10:24
Eu acho que nesta questão o mercado é que deve regular a actividade, se as pessoas ficam satisfeitas com a mediocridade, então os maus profissionais vão continuar a existir, se a exigência aumentar, os maus ou evoluem ou desaparecem, uma má fotografia não trás problemas éticos ou deontológicos, não é a mesma coisa que projectar mal uma casa ou não distinguir uma constipação de uma pneumonia.

adolfo dias
06-10-2008, 11:08
Claro que isso não lhe interessa, mas há diferenças entre a foto cuja reacção é "Ena.." a foto cuja reacção causada é "Wow!".

E um fotógrafo mau, não tem necessariamente que ser barato.

poucas fotos a mim me causam o "wow factor" e n é por ser "fotografo"
no entanto um amigo meu tirei-lhe uma foto na expomoto com ele na R1 e infelizmente o WB falhou por completo, mas foi relativamente tratada no PS e pra ele foi uma foto "wow"
e sei que ele n me disse isso so pq sim. conheço-o há 11 anos e sei que ele me dizia "foto de mrd" se assim fosse

esqueces-te que n estamos a falar de books, estamos a falar de fotos que servem para retratar o suposto dia mais feliz das nossas vidas.
é quase como fotojornalismo... é apenas uma foto para provar/relembrar que aconteceu e é quase impossivel falhar desde que se tenha um equipamento decente.

é como fotografar aviões. n há mt que inovar ou inventar... é fotografar com o avião à nossa frente para registar a pintura e matricula.
um casamento é basicamente fotos de fim de semana com mais qualidade e para vender a mt gente.

sei que há um fotografo de casamentos (americano) que é bastante conceituado por apostar em angulos arrojados. o gajo leva escadotes, trepa a arvores, deita-se no chão e mais n sei o quê... agr eu pergunto-te, achas realmente que isso teria sucesso em portugal? na minha opinião teria sucesso prai em 1 de cada 15 casamentos.

depois alem da questão € há a questão quantidade. novamente no caso do meu primo, os pais contrataram o fotografo e avisaram-no desde logo que pagavam apenas 200 fotografias. então para que é que ele iria tirar mais? há um protocolo a seguir nos casamentos... casa da noiva, caso do noivo, familiares, casamento, fotos perto da igreja, fotos no copo de água. será que ele tem margem de manobra para inovar?

http://k53.pbase.com/o4/01/63501/1/54143700.GalleryASamplesA16.jpg

isto é uma fotografia 99% dos clientes procura e que qualquer um de nós faria

e um bom fotografo n tem que ser caro

StandByer
06-10-2008, 11:27
Eu, por acaso, tenho conhecimento de causa com os 2 extremos da escala em fotógrafos de casamentos.
Estive, há cerca de 1 ano, no casamento de um casal amigo em Gaia e o fotógrafo era "velha guarda", não sou expert em marcas mas era uma máquina de filme e com o visor na parte superior da máquina como se fosse uma médio formato (e talvez fosse). Estávamos lá no almoço a tirar fotos entre nós com as nossas compactas fraquinhas quando o sr se aproximou para, tb ele, nos tirar fotos e começou, na brincadeira, a minorizar as nossas maquinetas... Eu ri-me e até expliquei à minha namorada que, se a máquina dele era mesmo de médio formato, apesar de velhota, deveria ter excelente imagem... Agora imaginem o meu espanto quando, mais tarde vi as fotos do casamento. Desenquadradas era o menor dos problemas. Escuras (imenso e a grande maioria delas) Flash horrível (ora excessivamente forte ora parecia que nem lá estava) cheguei a ver fotos dos noivos em que a exposição ficou boa para o fundo e escura nos noivos (estamos a falar de fotos de interior e não... não confundi com nenhuma foto de silhuetas :-D).
Eu sei que os meus colegas não pagaram muito... mas pagaram demasiado por um mau trabalho num dia que nunca se repetirá. E atenção, isto não sou eu, como entusiasta, a ser muito crítico, eles tb não ficaram satisfeitos.

StandByer
06-10-2008, 11:36
Já agora no outro extremo...

Quem for da zona de Leiria sabe uma das casas de fotografia que melhor qualidade têm nos trabalhos de casamento (e mais caro levam tb). Eu já conhecia o trabalho deles e contratei-os para o meu casamento (há 2 semanas atrás :002:) e digo-vos... o trabalho ronda os 2500€ (porque escolhi o "pack" + baratinho) mas para quem, como eu, gosta de foto e queria ficar com as imagens de um dia bastante único... acho que vale o esforço.

Mas eles não fazem "fotoreportagem". Fazem algo mais parecido com books fotográficos. E provam que, com muita técnica, excelente material, muito, muito olho e bastante trabalho de photoshop, qualquer um se acha um modelito fotográfico! :lol:

kryo
06-10-2008, 12:20
sei que há um fotografo de casamentos (americano) que é bastante conceituado por apostar em angulos arrojados. o gajo leva escadotes, trepa a arvores, deita-se no chão e mais n sei o quê... agr eu pergunto-te, achas realmente que isso teria sucesso em portugal? na minha opinião teria sucesso prai em 1 de cada 15 casamentos.

nao precisas de ir tao longe. em portugal tens um fotografo, tambem bastante conceituado e muito caro (infelizmente nao me recordo do nome do homem...), que aposta muito em fotografia "original" por assim dizer. nao o ves a fazer o tradicional trabalho de noivos em fila com padrinhos, madrinhas, amigos, avos, netos cunhados, bla bla.
o gajo prepara-se dias antes, aposta em fotos que revelem muito do intimo do casal, tal como pequenos detalhes antes do proprio casamento.

Rui Marto
06-10-2008, 14:46
poucas fotos a mim me causam o "wow factor" e n é por ser "fotografo"
no entanto um amigo meu tirei-lhe uma foto na expomoto com ele na R1 e infelizmente o WB falhou por completo, mas foi relativamente tratada no PS e pra ele foi uma foto "wow"
e sei que ele n me disse isso so pq sim. conheço-o há 11 anos e sei que ele me dizia "foto de mrd" se assim fosse
A mim também, mas espera até ser o teu casamento...

esqueces-te que n estamos a falar de books, estamos a falar de fotos que servem para retratar o suposto dia mais feliz das nossas vidas.
é quase como fotojornalismo... é apenas uma foto para provar/relembrar que aconteceu e é quase impossivel falhar desde que se tenha um equipamento decente.
Ora aí está, muita gente não quer algo só para registar o dia. Podem até não pensar nisso na antes, nem na altura, nem nos tempos que se seguem. Mas mais tarde vão pensar.
Por isso vês pessoas cujas fotos do casamento estão no armário, nem saem de lá, e que um gajo adormece a ver o álbum, logo na primeira foto. E vês pessoas cujas fotos estão espalhadas pela casa, muitas vezes impressas em grandes formatos e afins.
Claro que há gente que pendura qualquer coisa na parede, mas é muito mais fácil isso acontecer, se a foto for qualquer coisa de especial, não apenas pelo momento.

É que mais um pouco e é preferível fazer como nos jantares de turma do 9º ano, em que há um puto que leva a máquina do pai e está feito. Fica o momento registado na mesma.

Sinceramente, não, por causa da mentalidade das pessoas. Como foi dito, a exigência fotográfica das pessoas caiu a pique, pois hoje em dia qualquer um é fotógrafo. Até basta ter uma superzoom e saber ligá-la no "Auto".

depois alem da questão € há a questão quantidade. novamente no caso do meu primo, os pais contrataram o fotografo e avisaram-no desde logo que pagavam apenas 200 fotografias. então para que é que ele iria tirar mais? há um protocolo a seguir nos casamentos... casa da noiva, caso do noivo, familiares, casamento, fotos perto da igreja, fotos no copo de água. será que ele tem margem de manobra para inovar?

O facto de ele só vender 200 fotos, não significa que tire apenas 200. Fazes ideia de quantos profissionais chegam a tirar centenas, para apenas vender uma? Não em casamentos, é claro, mas acontece. Ainda por cima com o digital, não gastas rolo, e já que estás lá, podes muito bem ir tirando as fotos que te apetecer. No final podes dar a escolha ao cliente (dessas 1000, quais são as 200 que quer), ou podes seleccionar tu as melhores 200 do teu trabalho.
Acho que com o digital não faz qualquer sentido cobrar à foto tirada, apenas à foto vendida.

Rui Marto
06-10-2008, 15:53
Cada vez mais acredito que tenho que abrir um estúdio. adolfo, alinhas? lol Eu, tu e mais um ou dois...

kryo
06-10-2008, 15:57
eu alinho.
nunca fiz estudio, mas ainda no outro dia estive a mudar as lampadas do meu candeeiro.

portanto, sou mais que experiente em estudio!

Rui Marto
06-10-2008, 16:11
Epah, não sei. Se sabes mudar lâmpadas acho que já estás um pouco sobre-qualificado. Não quero cá andar a pagar malta com doutoramentos na coisa. :p

helius
06-10-2008, 16:39
é pena vocês morarem, na maioria, para sul, porque até nem era uma má ideia..

cumps

michael c
06-10-2008, 17:04
Eu alinhava já.:D Mas vocês moram muito a sul e eu moro no meio do monte...é pena.:-D

Cumps,
michael c

Rui Marto
06-10-2008, 17:04
helius, sem problema. Com a nossa qualidade, devemos fazer uma fortuna... Compras cá casa, carro, iate e avião para ires a Coimbra quando quiseres. :p

michael c, eu contigo já falei... :D Até podem alugar casa juntos.

michael c
06-10-2008, 17:11
Se eventualmente eu for um dia trabalhar para Lisboa é um caso sério a pensar.:D Who knows.:) A ideia era boa...

Cumps,
michael c

BEKASpro
06-10-2008, 17:32
Se é verdade que o digital veio facilitar dos fotógrafos e editoras, é verdade que o mesmo digital veio "inundar" o mercado de supostos fotógrafos!!

Eu sou fotógrafo como alguns sabem, conheço uma "batelada" de "fotó-mens" e alguns pretendentes a, que ñ passam disso mesmo.

A fotografia é uma área especializada como é óbvio, embora eu faço mais desporto e testes em que envolva máquinas de duas rodas, também tenho que fazer conferencias, entrevistas, estudio, etc... Ñ quer dizer que domina as áreas todas, bem pelo contrario, eu confesso que ñ gosto muito de fotografar pessoas e aí um fotogtafo de casamentos bom consegue resultados que eu ñ consigo... eu vou fotografar, ou melhor, tirar umas chapas no baptizado do meu afilhado, vou fazer um book ao puto, etc, mas confesso que tenho falado com muita gente rodada nesse tipo de fotografia, tenho nevegado em foruns para ver de umas dicas, embora seja profissional cardenciado, é como tudo, estamos sempra a aprender... né?!

Quando me pedem ajuda tento fazer o possivel para ajudar, mas já me aconteceu pedir ajuda a "fotógrafos" (eram amadores, mas avançados que eu respeitava) e diziam que segredo e que ñ podiam, hoje em dia estou onde estou e eles nunca arranjanram trabalho neste ramo... será a tal falta de humildade?! ñ sei...

Nem sei se estou a fazer sentido, tive um fim de semana de corridas muito longo... lol!! :lol:

c3l5o
06-10-2008, 18:06
Completo sentido... É um problema não da profissão, mas sim da sociedade em que vivemos. Todos se querem passar por indispensáveis e insubstituíveis, mas a verdade é que há sempre alguém melhor que nós e as vezes o que faz a diferença é a nossa atitude perante os colegas, o trabalho e a vida.

Há que entender que por vezes nem todos temos o que é preciso. Aquela estrelinha especial e muitos irão ficar eternamente frustrados por mais que procurem serem bons naquilo que gostam.
É se calhar uma das razões que não me leva a querer pegar mais na maquina. E com certeza a razão que me levou ao fim de 4 anos fazer uma mudança radical de curso para algo que para além de gostar, sei que consigo desempenhar tão bem como amigos meus nessas profissões.

A vida é demasiado curta para a desperdiçar-mos com ninharias. Como diz o outro, "falar para quê? É no campo que eu mostro o que valho..." Neste caso não é no campo mas acho que dá para entender.

PS: Qualquer semelhança entre este texto e um escrito por alguém que tenha síndrome de Deficiência de Concentração é pura coincidência, ou não...

michael c
06-10-2008, 18:15
Muito filósofo por aqui.:D Mas basicamente estas duas frases:

Todos se querem passar por indispensáveis e insubstituíveis, mas a verdade é que há sempre alguém melhor que nós e as vezes o que faz a diferença é a nossa atitude perante os colegas, o trabalho e a vida.

Há que entender que por vezes nem todos temos o que é preciso. Aquela estrelinha especial e muitos irão ficar eternamente frustrados por mais que procurem serem bons naquilo que gostam.

resumem tudo. Não basta querer ser bom, é preciso também alguma sorte. Mas como diz o Quique Flores, "quanto mais trabalho mais sorte tenho.":) Portanto, conta acima de tudo a atitude. Certamente nem todos poderemos ser bons naquilo que gostamos de fazer. Mas com trabalho ficará pelo menos a garantia de que ficaremos mais próximos disso mesmo.

Cumps,
michael c

Warlord
06-10-2008, 18:40
Cada vez mais acredito que tenho que abrir um estúdio. adolfo, alinhas? lol Eu, tu e mais um ou dois...como part time alinho, mais k isso era demasiado arriscado, n me sinto "minimamente profissional" para abdicar do meu emprego. ainda tenho mt k aprender...

adolfo dias
06-10-2008, 19:49
A mim também, mas espera até ser o teu casamento...

Ora aí está, muita gente não quer algo só para registar o dia. Podem até não pensar nisso na antes, nem na altura, nem nos tempos que se seguem. Mas mais tarde vão pensar.
Por isso vês pessoas cujas fotos do casamento estão no armário, nem saem de lá, e que um gajo adormece a ver o álbum, logo na primeira foto. E vês pessoas cujas fotos estão espalhadas pela casa, muitas vezes impressas em grandes formatos e afins.
Claro que há gente que pendura qualquer coisa na parede, mas é muito mais fácil isso acontecer, se a foto for qualquer coisa de especial, não apenas pelo momento.

É que mais um pouco e é preferível fazer como nos jantares de turma do 9º ano, em que há um puto que leva a máquina do pai e está feito. Fica o momento registado na mesma.

Sinceramente, não, por causa da mentalidade das pessoas. Como foi dito, a exigência fotográfica das pessoas caiu a pique, pois hoje em dia qualquer um é fotógrafo. Até basta ter uma superzoom e saber ligá-la no "Auto".

O facto de ele só vender 200 fotos, não significa que tire apenas 200. Fazes ideia de quantos profissionais chegam a tirar centenas, para apenas vender uma? Não em casamentos, é claro, mas acontece. Ainda por cima com o digital, não gastas rolo, e já que estás lá, podes muito bem ir tirando as fotos que te apetecer. No final podes dar a escolha ao cliente (dessas 1000, quais são as 200 que quer), ou podes seleccionar tu as melhores 200 do teu trabalho.
Acho que com o digital não faz qualquer sentido cobrar à foto tirada, apenas à foto vendida.

n está nos meus planos casar-me :D

n acho que assim seja. especialmente nos dias que correm em que o casamento é apenas mais um gasta dinheiro e comer à conta.
de todos os casamentos que fui so agr me pergunto pq raio compramos fotos... tá tudo enfiado em gavetas que ng se lembra quais são. os noivos metem um par de fotos na sala quando tem visitas, de resto ou tão engavetadas ou a enfeitar a comoda apenas pq sim.

eu pergunto-me frequentemente pq tiro fotos... acabam tds enfiadas em cd's para ver 1x por ano.

se abrires um estudio e tiveres um cliente que te pede o "pack dos 300" n me parece que vas fazer mt mais.
eu certamente n faria nd de fabuloso a alguem que me pedisse o mais barato e ainda quisesse negociar. n prstava um mau serviço, mas tb levava apenas o básico.
é totalmente diferente um cliente falar com o fotografo, expor o que pretende tentar perceber se pode fornecer aquele serviço e se pode pensar "out of the box" de um cliente que entra e dizer 2quero o mais baratinho e veja la se faz uma atenção"

se lhe pediu 200 fotos e n pagava mais pq raio iria ele tar a chatear-se? só nas fotografias do protocolo vai logo metade ou mais.
até pq no fim os convidados compram sempre o mesmo... foto do grupo na escada da igreja, fotos com os noivos, fotos dos noivos e/ou alguma foto onde eles apareçam. isto dá no máximo 3/5 fotos por convidado

Cada vez mais acredito que tenho que abrir um estúdio. adolfo, alinhas? lol Eu, tu e mais um ou dois...

posso ser o motorista.
n domino o estudio

como part time alinho, mais k isso era demasiado arriscado, n me sinto "minimamente profissional" para abdicar do meu emprego. ainda tenho mt k aprender...

arrisca pá. se formos falar com os clientes do amigo do Rui ficamos logo com o serviço contratado

Warlord
06-10-2008, 20:28
se esses clientes assinarem contrato por uns anos... tenho casa pra pagar, e kero eventualmente casar e ter filhos, o tempo de arriscar ja la vai :P

Rui Marto
06-10-2008, 20:40
Epah, lá está, o facto de ele fazer um trabalho básico, não quer dizer que faça um mau trabalho. Claro que temos que "cortar" nos perks, porque se não estávamos a dar as coisas. Ainda hoje fui falar com um cliente, que queria o mais básico dos básicos, ao preço mais baixo possível. Mostrei-lhe um exemplo do que ele tinha pedido, depois mostrei-lhe o que seria um trabalho simples, mas com alguns toques. Acabou por pedir o que lhe sugeri, que até acaba por ficar ao dobro do preço. Mas porque viu a diferença que as coisas fazem.

Num casamento, claro que há sempre quem se esteja a lixar para a qualidade do trabalho, mas o facto de a pessoa querer barato ou regatear, não quer dizer isso. A pessoa pode muito bem ter pouco dinheiro, mas querer uma coisa minimamente boa.
À falta dele, também preferia pedir ao fotógrafo 200 boas fotos, do que, como muitos, receber um livro com algumas 1000 fotos (viva o digital) que nunca mais vou querer ver.

Ou então posso sempre ir de 40D para o casamento!

Em relação ao pendurar na parede... Epah, lá está. Eu já vi pessoal com fotos emolduradas, que eu nem num 10x15 no quarto punha. Mas também já vi fotos brutais para se imprimir aí com 1m, servindo perfeitamente para decoração.

Btw, porque é que eu fiquei com ideia de que o warlord levou a cena do estúdio a sério? lol

Warlord
06-10-2008, 20:44
olha k ja vi grupos, associacoes, empresas, lojas, etc comecarem como k por brincadeira :P

e preciso e disposicao (e tempo) :P

c3l5o
06-10-2008, 20:49
e dinheiro para investir... Já para não falar de outras coisas que são também precisas para se ter um negócio desse tipo estritamente legal...

E para começares por baixo, diz adeus a cópias do Photoshop e etc. Back to Gimp e outro tipo de ferramentas não tão produtivas.

Muita coisa se pode começar por brincadeira, mas o factor € é muito importante, quer tenhas disposição ou não.

adolfo dias
06-10-2008, 21:11
Num casamento, claro que há sempre quem se esteja a lixar para a qualidade do trabalho, mas o facto de a pessoa querer barato ou regatear, não quer dizer isso. A pessoa pode muito bem ter pouco dinheiro, mas querer uma coisa minimamente boa.
À falta dele, também preferia pedir ao fotógrafo 200 boas fotos, do que, como muitos, receber um livro com algumas 1000 fotos (viva o digital) que nunca mais vou querer ver.

Ou então posso sempre ir de 40D para o casamento!

Btw, porque é que eu fiquei com ideia de que o warlord levou a cena do estúdio a sério? lol

por acaso o ultimo até foi de analogica. a meio da sessão em casa do noivo n conseguia por a máquina a trabalhar :lol:

poder podes, podes é entrar em conflito com o fotógrafo :lol:

acho que ele levou mm a sério :D

adolfo dias
06-10-2008, 21:16
e dinheiro para investir... Já para não falar de outras coisas que são também precisas para se ter um negócio desse tipo estritamente legal...

E para começares por baixo, diz adeus a cópias do Photoshop e etc. Back to Gimp e outro tipo de ferramentas não tão produtivas.

Muita coisa se pode começar por brincadeira, mas o factor € é muito importante, quer tenhas disposição ou não.

n precisas de ter um estudio.
pelo menos n numa fase inicial. podes arranjar uns amigos/as e fazer uns books, crias um site pessoal com bom aspecto com os teus trabalhos para consulta e passas palavra.

outra forma é fazeres a cobertura de um evento e ires a um jornal/revista logo a seguir com um cd com as fotos e as fotos impressas.
tentas negociar algo com eles. sempre é um passo mais perto de te tornares freelancer

o dificil é conseguir o reconhecimento. depois disso a palavra espalha-se depressa

Ipoder
06-10-2008, 21:27
Exactamente não podemos estar a espera que nos venham a porta dizer que nos querem contractar para algo ...

Nós é que temos de ir tentando em varios sitios ( nesse caso revistas, jornais , publicidade etc)...

Sempre se diz que se Maomé não vai a montanha, a montanha vai a Maomé...:)

Rui Marto
06-10-2008, 22:39
c3l5o não é por aí, numa fase inicial poderia-se muito bem alugar um estúdio. Claro que com aluguer tira-se menos lucro, mas também tens acesso imediato a todo o tipo de material. E também depende das sessões que faças, com estúdio criado para isso mesmo ou no exterior, sobrevive-se bem só com reflectores e difusores.

É preciso é portefólio. E para isso, nos primeiros trabalhos, não só não se ganha dinheiro, como ainda tens despesa com modelos. E não pensem em amigas, é bastante condicionante e facilmente resulta em maus trabalhos (falo por experiência). Pelo menos para o portefólio, convém dois ou três modelos profissionais, sendo pelo menos um masculino.

adolfo dias
06-10-2008, 23:02
É preciso é portefólio. E para isso, nos primeiros trabalhos, não só não se ganha dinheiro, como ainda tens despesa com modelos. E não pensem em amigas, é bastante condicionante e facilmente resulta em maus trabalhos (falo por experiência). Pelo menos para o portefólio, convém dois ou três modelos profissionais, sendo pelo menos um masculino.

condicionante pq?
ha pessoas e pessoas... acredito que há por ai mt gaja que dava umas boas sessões.
aqui tb interessa o fotógrafo e n tenho duvidas que tu tivesses mais sucesso com a minha A200 e uma "next door girl" do que eu com a tua 40D e uma modelo profissional.

Rui Marto
06-10-2008, 23:12
condicionante pq?
ha pessoas e pessoas... acredito que há por ai mt gaja que dava umas boas sessões.
aqui tb interessa o fotógrafo e n tenho duvidas que tu tivesses mais sucesso com a minha A200 e uma "next door girl" do que eu com a tua 40D e uma modelo profissional.

Condiciona porque grande parte do trabalho, também depende da modelo. É "chato" estar a dirigir pessoas que não fazem a mínima ideia do que fazer. Acabas por ter o dobro de trabalho, ao ter que ter atenção e corrigir "erros" que uma modelo profissional (à partida) não faz.
Depois também há a cena da paciência e prática a "aguentar o sorriso". Uma cara enfadonha é o mesmo que nada. E acredita que com amigas, 90% das vezes, o sorriso só dura os primeiros 30s.
E acima de tudo a modelo não tem que ser linda, tem que ser fotogénica, saber fazer poses e expressões que cativem.

Não é como com a minha namorada, em que nem a 40D se safa. Carregas no shutter e quanto a máquina tira a foto, já ela está de boca aberta a reclamar.
:joker:

Claro que podes ter a sorte de ter uma amiga que até tem jeito e até se desenrasca bem, mas é mesmo uma sorte. E pelo menos eu ainda não tive.

adolfo dias
06-10-2008, 23:27
Condiciona porque grande parte do trabalho, também depende da modelo. É "chato" estar a dirigir pessoas que não fazem a mínima ideia do que fazer. Acabas por ter o dobro de trabalho, ao ter que ter atenção e corrigir "erros" que uma modelo profissional (à partida) não faz.
Depois também há a cena da paciência e prática a "aguentar o sorriso". Uma cara enfadonha é o mesmo que nada. E acredita que com amigas, 90% das vezes, o sorriso só dura os primeiros 30s.
E acima de tudo a modelo não tem que ser linda, tem que ser fotogénica, saber fazer poses e expressões que cativem.

Não é como com a minha namorada, em que nem a 40D se safa. Carregas no shutter e quanto a máquina tira a foto, já ela está de boca aberta a reclamar.

Claro que podes ter a sorte de ter uma amiga que até tem jeito e até se desenrasca bem, mas é mesmo uma sorte. E pelo menos eu ainda não tive.

lá está, depende da pessoa
depois é explicar o que pretendemos, mostrar algumas fotos com exemplos, po-la à vontade e nc forçar nd. se n ficar feito num dia fica feito em dois.
se tens conhecimentos de iluminação e estudio sabes de antemão como preparar o set para alguem n00b dificilmente errar.

se a pessoa tiver algum gosto em ser fotografada até pode considerar a experiencia encorajadora e dar o seu melhor.
n é por ser amadora que é pior que alguem profissional

no caso da minha namorada é o oposto do que escrevi em cima. eu n sei dirigir, ela detesta ser fotografada.
como disse na minha galeria tive mais sucesso com a mosca do que com ela -_-'

Rui Marto
06-10-2008, 23:33
Lol

Por acaso sou sincero... conheço diversos tipos de iluminação, mas não me passa pela cabeça se existe algum que seja mais ou menos recomendável para modelos amadores.

jorgebighit
06-10-2008, 23:35
Vi o nome deste tópico e achei interessante...

Tenho colegas meus que ao verem-me sempre com a bina na mão a tirar fotos que "pelo que eles dizem" são estúpidas :D Começo a tirar fotos a flores, e eles, epah começa a tirar alguam cosia de jeito :joker:

Um que nem tirar fotos sabe, até queria comprar uma D40, comprou uma Canon SX100 (acho que é assim, já não me lembro) e agora está a apanhar pó na gaveta...

O que tenho visto mais é fotografos (se é que se pode chamar isso) com fotos, que quando olho me começo a rir...O pessoal pensa que a comprar uma máquina a patrão já é fotógrafo não sei porquê..Alguém sabe?

Outra coisa, quando participo em algumas provas de DH há lá sempre muitos fotógrafos...Posso-vos dizer que não tenho uma única foto digna minha a andar. Ponham-se na minha situação, dou 5€ por um DVD com fotos do pessoal todo, 5 minhas, 3 delas desfocadas, 1 com um enquadramento bastante fraco, e a outra a watermark tapame a cara. Por amor de Deus. (Tenho que contratar o Bekaspro xD).

Agora Ontopic: Tipo gosto muito de fotografia pois é o meu hobbie favorito juntamente com o DH, duas coisas que me lambem a carteira e ainda querem mais :002: e não sei...Quando estou a tirar fotos parece que me afasto dos problemas e passo para outro mundo...Em qualquer lado que passe sem máquina parece que começo a focar com os olhos e a enquadrar com as mãos...Sei que parece estúpido mas é verdade...Pah através da fotografia vou mesmo ao fundo da minha mente (aserio não gozem)...Masss não seria a minha preferência de profissão, pois além de haverem tantos, não é uma profissão que me vá dar alguma establidade acho eu, logo em principio continuará como Hobbie...

EDIT: Já contruí a minha Caixa de Luz e até com o telemóvel atingi optimos resultados só com luz natural xD..falta é a máquina (já me tou a passar com os palhaços da Canon xD)

edumad
06-10-2008, 23:50
Ora ai esta jorge e mesmo isso que um hobbie/paixao deve ser. Ainda bem que a fotografia te permite isso.

Pentrite
06-10-2008, 23:59
O que tenho visto mais é fotografos (se é que se pode chamar isso) com fotos, que quando olho me começo a rir...O pessoal pensa que a comprar uma máquina a patrão já é fotógrafo não sei porquê..Alguém sabe?

Se calhar o pessoal já é fotógrafo porque as máquinas que compram dão para tirar fotos?

Mk Pt
07-10-2008, 01:22
helius, sem problema. Com a nossa qualidade, devemos fazer uma fortuna... Compras cá casa, carro, iate e avião para ires a Coimbra quando quiseres. :p

michael c, eu contigo já falei... :D Até podem alugar casa juntos.

Eu disponibilizome também.

Eu sou mais de perto, +/- 100 km a norte de lisboa. A minha posição geografica até é boa, ajudava a cobrir toda a região centro.

Ahh.. A nível fotografico tenho uma 'espectacular' Sony Cybershot F-505v [cada vez que me lembro que hoje comprava uma 40D e uma ou duas lentes com o que a cyber custou na altura......] e experiencia em milhares de fotos a maquetes e paisagens [mais especificamente terrenos onde ia projectar].
Até consigo brincar com aberturas e tempos de obturação com a cybershot, logo se avançar com isto e adquirir uma slr irei obviamente estar a um nível já profissional..
:D

Que tal a proposta??

kryo
07-10-2008, 13:30
pa, voltando ali ao assunto das modelos e amigas, tal como ja disse por ai, a minha experiencia em estudio é aproximadamente zero (no entanto, e felizmente, isso vai mudar em breve), ja tentei fazer da minha namorada modelo. e para grande desgosto meu, a rapariga que e bem bonita (nao fosse ela minha namorada...) nao é nada fotogenica. ou melhor, o fotografo é mau. lol.
e depois, ta a fazer poses, mas fa-las durante cinco minutos, depois disso começa ja a reclamar, começa a virar costas, e pronto, la vai tudo com os porcos. nao e facil. nao é so por ter um palmo de cara que vai ficar bem nas fotos, é preciso ter isso em consideraçao.

e depois, tar a pagar um estudio, que nao deve ser nada mas mesmo nada barato, para ir para la com as amigas, e disperdiçar uma sessão... tambem nao e nada facil.

Rui Marto
07-10-2008, 14:46
Sim, aliás, pelo preço do estúdio, mais vale contratar uma modelo. Não é isso que vai fazer uma diferença por aí além.

jorgebighit
07-10-2008, 15:22
Se calhar o pessoal já é fotógrafo porque as máquinas que compram dão para tirar fotos?

Acho que não percebeste o que queria dizer...

Eu posso ter uma 40D e não ser fotógrafo (profissional)...lol?

avantix
07-10-2008, 15:24
Só cá vim dizer para não contarem comigo para o tal projecto. É eu eu ainda nem ao nível dos fotografos que o Rui ali atrás exemplificou estou, quanto mais para participar numa aventura mais séria.

De qualquer forma concordo que um fotografo não é a máquina que transporta, nem o preço que cobra. Um fotografo é o trabalho que produz. Comprar máquinas de topo e cobrar balurdios todos podem fazer ... tirar boas fotos e produzit bons trabalhos é que já é só para alguns.

No meu casamento procurei ver fotografias do fotografo antes de o escolher. falei com amigos, e familiares com conhecimentos na área e com expe^riências com esses fotografos e fui eliminando alguns. No final escolhi de entre os que para mim produziam o que eu pretendia, o mais barato.
E não me choca que um dos fotografos que apresentou melhoros fotografias tivesse ficado de fora, simplesmente porque ele apenas tirava fotografia tradicional de casamento, e não foto-reportagem do casamento.

Ora sendo o melhor fotografo para mim, tive de abdicar dele, pois ele não abdicou das 3 horas de formação alinhada para tirar foto. resumindo, não era o que eu procurava e como tal ficou de fora.

P.S. Boa sorte no projecto.

Rui Marto
07-10-2008, 16:35
Eu volto a repetir que estava a brincar quando falei naquilo... lol

c3l5o
07-10-2008, 17:56
Hoje em dia tem de se escolher muito bem as palavras. Já não é como antigamente que ng ligava puto ao que se dizia por aqui. :D

Rui Marto
07-10-2008, 18:05
Sim, estou a ver que esta secção já passou mesmo a era do "Epah, comprei esta HP fenomenal.. Faz de webcam e tudo!". Agora sempre que se fala de fotografia, é à séria. :p

god_dice
07-10-2008, 18:13
Eu há coisa de 4 anos, antes de apanhar esta panca mais "séria" com a fotografia (há uns 2 anitos praí), estive mesmo para comprar uma daquelas Mustek que eram 5 em 1... :lol:

Fazia de webcam, leitor MP3, máquina de filmar, máquina fotográfica e voice recorder! Atingia os 6MP por interpolação, só falta saber ao certo a função que melhor desempenhava, se é que desempenhava alguma em condições :lol:
Seriam certamente os 100€ mais mal gastos da minha vida... :D

c3l5o
07-10-2008, 18:15
Faz-me lembrar uma coisa que li na Nat Geo deste mês. "Os ocidentais têm sempre uma visão das coisas preto no branco, nós aqui na Rússia vemos uma ENORME área cinzenta!"

Não sei porquê mas acho que era o exemplo dos Russos que devíamos seguir aqui no fórum... Levar as coisas a sério mas poder brincar também um bocadinho. A culpa é da escrita que dificulta a compreensão do uso da ironia e do sarcasmo. :D

Acho que o novo acordo ortográfico devia trazer emoticons ou parecido. :rolleyes:

Rui Marto
07-10-2008, 18:32

Mas é verdade... O facto de não vermos as pessoas, faz com que de facto muitas vezes as interpretemos mal.

Enfim... Então, afinal para o estúdio, sou eu, o helius, o kryo... O warlord fica no papel de estagiário explorado. O drekas segura nos reflectores e o adolfo é motorista, é isso?
c3l5o e tu?

kryo
07-10-2008, 18:33
epa, lamento, mas nao contes comigo.

eu tou noutro nivel.

imagina la tu, que ate tenho um segundo corpo. o meu portatil tem uma camara, imagina la, 1.3 megapixeis!!!!!!!!!!!

lamento, mas nao trabalho com amadores!

c3l5o
07-10-2008, 18:34
Eu posso tratar da logística das coisas. Fico tipo um "ro