View Full Version : Conjunto de Lentes

Hebervan
27-06-2008, 19:55
Olá pessoal, costumo tirar fotos para uns sites de uns clientes(empresas e produtos), gosto da fotografia como hobbie e de vez em quando sou chamado pra tirar fotos de casamentos, então resolvi tornar a fotografia algo mais profissional e gostaria de saber de vcs quais lentes eu preciso ter no meu kit. Quanto à câmera, será uma Nikon D80 ou D300.
Um abraço e obrigado!

jmmsmm
27-06-2008, 20:12
Quem vai começar a fotografar de forma "algo mais profissional", já deverá saber há muito tempo quais as lentes que precisa no set pessoal...

Além do mais, varia com a utilização...

Imagens de "produtos" para "empresas" é muito vago...

Quem faz casamentos, normalmente já sabe o que precisa... e casamentos, talvez seja das situações mais complicadas de fotografar a nível "profissional"...

Bom, de qualquer forma, já experimentei uma ou outra vez fotografar um casamento, num prisma amador, e não é nada fácil...
O que normalmente transporto e aconselho, é um bom set de primes... com uma distância focal entre os 50mm e os 135mm... aberturas nunca inferiores a f/2.8... de preferência, f/1.8...
Um bom Flash, e uma máquina de backup...

Agora, para as restantes situações, depende da utilização...

Hebervan
27-06-2008, 20:38
Se eu já soubesse p que eu precisaria no meu kit eu não teria perguntado aqui né!?...
Fotos de produtos tipo instrumentos musicais, roupas, carros e etc...
Fotos de empresas tipo faixadas, salas, recepções e etc...
Fui mais específico agora?
O Flash será um Sb-800

|ferrari|
27-06-2008, 20:54
Que máquina tens usado até então?
Que máquina usas nos casamentos, e nas imagens criadas para sites de empresas e porquê a mudança de corpo?

Hebervan
27-06-2008, 21:09
Até agora usei uma compacta mesmo... Quando o casamento é de dia até que dá pra tirar umas fotos razoáveis, mas quando é a noite então infelizmente eu não faço. Aprendi a utilizar a minha câmera no modo manual e dá pra tirar dos produtos e outras coisas, mas não quero mais perder nada por causa dessa limitação e por isso as minhas dúvias.
Algumas fotos minhas: http://www.flickr.com/photos/25007054@N06
Tirei com uma Canon PowerShot A710

jmmsmm
27-06-2008, 23:23
Para o tipo de fotografia que apresentas, este set de luxo devia ser o suficiente...:)

Nikon Nikkor AF-S VR 105mm f/2.8 G IF-ED (Macro)
Nikon Nikkor AF-S DX 12-24mm f/4 G IF ED (Grande ângular, para paisagem e interiores)
Nikon Nikkor AF 50mm f/1.8 D (retrato)
Nikon Nikkor AF 85mm f/1.8 D, ou a 135 f/2.0 (retrato)

Este é mais ou menos o meu set com uma ou outra variante... e é aquele que depois de muito experimentar, me agrada mais...

Podes procurar variantes a algumas destas lentes em "third-Party" pois são mais baratas...
Penso que com estas, consegues fazer de tudo um pouco... e com boa qualidade...

Hebervan
28-06-2008, 05:45
Sinceramente, pelo menos de início, eu gostaria de comprar no máximo umas duas lentes pq não tô com dinheiro sobrando... O que seria mais essencial?

marcopinho
28-06-2008, 11:27
Na minha opinião as mais importantes e, visto que gostas de macro acho que é bastante necessário uma lente do tipo macro e uma lente para retratos.
Abraço;
Marco Pinho

cardosoaac
28-06-2008, 15:00
Alguém me pode indicar um site (ou outro...) onde se pode aprender umas coisas sobre lentes? quais as melhores, comparar modelos...

Obrigado

EizO
28-06-2008, 17:54
Alguém me pode indicar um site (ou outro...) onde se pode aprender umas coisas sobre lentes? quais as melhores, comparar modelos...

Obrigado

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=157595

atchhim
30-06-2008, 02:41
Sinceramente, pelo menos de início, eu gostaria de comprar no máximo umas duas lentes pq não tô com dinheiro sobrando... O que seria mais essencial?

Desculpa lá, mas no "máximo umas duas lentes" não é própriamente um conjunto de lentes....
Se queres só uma, o melhor é arranjares um zoom tipo o 18-200 VR que, embora não tenha a qualidade das primes, cobre-te uma grande intervalo de distância focal - ao que parece até há bastantes profissionais a usá-la...
E se quiseres, complementa com uma das 50mm, ou 85mm ou 105mm, como já referido pelo jmmsmm.
A 50mm f1.8 é uma belíssima lente e não é cara: poderás encomendá-la por pouco mais de 100 euros.

Hebervan
30-06-2008, 05:31
Desculpa lá, mas no "máximo umas duas lentes" não é própriamente um conjunto de lentes....
Se queres só uma, o melhor é arranjares um zoom tipo o 18-200 VR que, embora não tenha a qualidade das primes, cobre-te uma grande intervalo de distância focal - ao que parece até há bastantes profissionais a usá-la...
E se quiseres, complementa com uma das 50mm, ou 85mm ou 105mm, como já referido pelo jmmsmm.
A 50mm f1.8 é uma belíssima lente e não é cara: poderás encomendá-la por pouco mais de 100 euros.

Cara, obrigado pelas dicas e pela honestidade na sua resposta. Sem dúvida eu vou querer complementar com outra lente. Entre a 50mm, 85mm e a 105mm vc aconselha a 50mm?
Um outra dúvida que eu tenho pois não pretendo trocar de câmera tão cedo. A 18-135mm que vem no kit da D300 não dá pra começar nessas atividades que citei no início do tópico?

Obrigado novamente!!!