View Full Version : Powershot G9 vs DMC-FZ 50

RSantoss
22-06-2008, 12:46
A julgar pelos preços em vários locais, a FZ50 é melhor, por ser mais cara. É mesmo?

Pelo que percebi, a FZ50 é superior à primas FZ8 e FZ18, e consegue elevar-se para os níveis da G9.

A FZ50 é uma máquina maior, menos compacta, mas aparte disso e do facto de ter uma lente mais versátil, pode-se dizer que tira fotografias com melhor qualidade que a G9?

G9 vs FZ 50 (http://www.dpreview.com/reviews/compare_post.asp?method=sidebyside&cameras=canon_g9%2Cpanasonic_dmcfz50&show=all)

O que justifica um preço mais elevado para a FZ50?

Andre_pais
22-06-2008, 13:28
Eu por esses preços comprava a FZ18 e estava muito bem servido.

São 2 optimas máquinas. A G9 é melhor no que toca a macro se não me engano, e a FZ50 cobre grandes distancias.
Além disso o zoom e o foco são manuais por anel o que é muito porreiro.

Depois tens o problema do preço e do tamanho.

Tive a FZ30 na mao e andei com ela um dia inteiro, e digo-te, que é muito confortavel e o tamanho não é nada de chamar a atenção. É grandinha mas quantobasta.

Rui Marto
22-06-2008, 14:15
Eu por esses preços comprava a FZ18 e estava muito bem servido.

A FZ18 é uma máquina bem abaixo de qualquer uma destas duas. Tem 18x de zoom e ponto. Tanto a FZ50 como a G9 superam a FZ18 em tudo ou quase tudo.

RSantos, em relação à tua dúvida, as coisas não se medem pelo preço.

A FZ50 é mais tipo SLR. Tem anéis e uma lente com mais zoom. A G9 é uma compacta.

Aparte de tamanhos e da lente mais versátil, a G9 tira melhores fotos.

Agora se justifica ou não tu é que sabes. A G9 é melhor, mas a FZ50 é mais versátil e mais confortável de se usar.

RSantoss
22-06-2008, 16:10
Ok ;)

Sendo assim, acho que vou avançar para a G9.

Pena é que a bateria acaba rápido.

Vou ter que andar sempre com uma suplente atrás.

E cartão de memória o que aconselham?

Rui Marto
22-06-2008, 16:31
Sandisk Extreme III 2Gb.

Quanto à bateria não sei. Ainda tenho que ver para quantas fotos dá, mas no site da Canon diz 240.

Andre_pais
22-06-2008, 16:42
A FZ18 é uma máquina bem abaixo de qualquer uma destas duas. Tem 18x de zoom e ponto. Tanto a FZ50 como a G9 superam a FZ18 em tudo ou quase tudo.

RSantos, em relação à tua dúvida, as coisas não se medem pelo preço.

A FZ50 é mais tipo SLR. Tem anéis e uma lente com mais zoom. A G9 é uma compacta.

Aparte de tamanhos e da lente mais versátil, a G9 tira melhores fotos.

Agora se justifica ou não tu é que sabes. A G9 é melhor, mas a FZ50 é mais versátil e mais confortável de se usar.

Preço, wide, telephoto, macro e o tamanho da máquina. (isto contra a FZ50)

O autonomia da FZ18 tambem suspeito que seja superior.

Rui Marto
22-06-2008, 16:48
Preço, wide, telephoto, macro e o tamanho da máquina. (isto contra a FZ50)

O autonomia da FZ18 tambem suspeito que seja superior.

E queres comparar isso com tudo o que perdes a nível fotográfico e em qualidade de imagem?!
Em relação ao tamanho a FZ18 também não é nada pequena, por isso mal por mal, ao menos a FZ50 tem os anéis de zoom e focagem.

Tu (como já se percebeu) dás uma grande importância à versatilidade da lente. A maioria das outras pessoas não, desde que seja versátil o suficiente, está bom. E versátil o suficiente para mim é um zoom entre 5 a 10x, mas para muitos até pode ser um zoom de 3x.
Outros (como eu) metem a qualidade de imagem acima de tudo e pelos vistos o RSantoss também visto que ele próprio disse logo no primeiro post: "mas aparte disso e do facto de ter uma lente mais versátil".

Andre_pais
22-06-2008, 19:43
Só estava a dizer que a FZ18 nao era superada em praticamente todos os aspectos como disseste.

É grande a FZ18? olha que a G9 não é assim tão mini. E comparada com a FZ50 a FZ18 é bastante pequena.

RSantoss
22-06-2008, 20:09
Só estava a dizer que a FZ18 nao era superada em praticamente todos os aspectos como disseste.

É grande a FZ18? olha que a G9 não é assim tão mini. E comparada com a FZ50 a FZ18 é bastante pequena.

A G9 não é uma compacta como as demais. É uma compacta 'gordinha'. Eu já a vi na FNAC, dentro duma redoma de acrílico, e apesar de compacta é maior que as outras compactas (mas também muito melhor que essas).

Mas se falarmos em dimensões, números, temos:

G9

Comprimento = 10,8 cm
Altura = 7,4 cm
Profundidade (com a lente toda de fora) = 7,1 cm

Um total de 567,4 cm cúbicos

FZ18

Comprimento = 12,5 cm
Altura = 7,6 cm
Profundidade (penso que já com a lente) = 10,6 cm

Um total de 1007 cm cúbicos

FZ50

Comprimento = 14,1 cm
Altura = 7,6 cm
Profundidade (já com lente) = 14,2 cm

Um total de 1721,9 cm cúbicos

A FZ50 é a maior de facto, mas tem qualidade de imagem superior à FZ18. Tem também um sensor maior, quase tão grande como a G9.

A FZ18 tem a vantagem do macro 1cm face aos 5cm da FZ50, e também a lente que é mais versátil. Mas como o Rui referiu isto pode ser determinante para uns e não o ser para outros.

Depende na necessidade e da aplicação em que a pessoa/fotografo a vai utilizar.

Rui Marto
22-06-2008, 20:28

Naquilo que é relevante, é. Só não é superada em versatilidade, como qualquer outra super-zoom, mas isso é apenas uma característica (zoom). Em todas as outras é superada, logo é superada em todas ou quase todas.
E para muita gente é uma característica irrelevante. Como te disse, muita gente, desde que a máquina tenha o suficiente, já não querem saber disso.

Ainda ontem estive com elas todas na mão.
A G9 não é assim tão mini, aliás, a G9 não é mini de todo. É uma compacta relativamente grande. Mas continua a ser uma compacta.
Já entre a FZ50 e FZ18, a diferença principal é na profundidade, devido aos anéis.

Andre_pais
22-06-2008, 21:14
Eu acho a autonomia, o tamanho, o macro, a cobertura tanto em wide e telephoto e o PREÇO importante. Se acham isso pouco relevante e gostam de bons resultados a 10000000 ISO tudo bem.

Rui Marto
22-06-2008, 22:01
10000000 ISO?! Enfim...

Isso são coisas algo relativas. Nem toda a gente faz macros, nem toda a gente precisa de 28mm e nem toda a gente precisa de 500mm. O tamanho da FZ50 acaba por ser justificado pelo handling SLR-like que é apreciado por muitos.
O preço ainda é a coisa mais relativa de tudo. Cada um define os seus limites dentro do que pode pagar, ou dentro do que acha justificável. Tu preferes pagar menos, há quem prefira comprar o melhor. E não tenhas dúvidas de que a FZ50 e a G9 são mais caras, mas têm muito mais funções e controlos que a FZ18, assim como mais qualidade de imagem, tanto na lente como no sensor.

Andre_pais
22-06-2008, 22:33
Pronto. Tudo bem. Apenas acho que a FZ50 e a G9 estão muito overpriced.

|ferrari|
22-06-2008, 23:41

Repara que são gamas distintas. Uma coisa é dizer que é raro encontrar quem esteja disposto a dar o valor estipulado pelas máquinas, outra completamente diferente, é dizer que não valem o que custam.
O que me parece que estás a dizer com o overpriced é que elas não valem o que custam. Ora sendo única naquilo que faz, a G9 vale todos os centimos, pela exclusividade (que nem a DP1 me pareceu conquistar).

A meu ver, e dado que a G9 considerada o top das compactas e a FZ50 do top 3 das bridges justificam o dinheiro, porque simplesmente é um segmento diferente.
Agora dizer que não davas tanto € por essa ou aquela máquina, é o teu direito e aceitamos.

Relativamente á FZ18 vs FZ50, não se trata do rendimento a ISO elevados, porque logo a ISO100 tens diferenças. Não se trata de tamanho, apesar da FZ50 ser maior.
Trata-se de controlo, precisão, handling, óptica, features (...)

Rui Marto
23-06-2008, 00:09

É a tal questão que o ||Ferarri|| já focou. Tu podes não dar valor ao que máquinas deste segmento te dão a mais, por isso não davas o que elas custam. Mas quem quer o topo dos topos em qualidade e com possibilidades fotográficas muito mais à frente, ou compra uma máquina destas ou única alternativa é uma SLR. E as SLR têm implicações que não são convenientes a toda a gente.

Eu também te posso dizer que não dava 7.000€ por uma Canon 1Ds, mas daí a dizer que é "overpriced" vai um grande passo.

tigazoid
23-06-2008, 02:06
Boa noite pessoal.

Tenho uma duvida que não está directamente relacionada com a thread... Eu tb estou indeciso na escolha da maquina para comprar. Tou a ponderar a possibilidade de mandar vir do site Amazon ou de outro site Norte-Americano uma Panasonic FZ50, mas tenho 2 duvidas:
- A nível de software, como a maquina viria dos EUA, ia haver incompatibilidades?
- Como a máquina é a bateria, e a bateria tem de se carregar ligando á maquina á corrente eléctrica, ia ter problemas, visto a voltagem da rede electrica dos EUA não ser igual á nossa? :confused:

Mais uma vez agradeço a vossa ajuda.

Um abraço

Rui Marto
23-06-2008, 02:10
O Amazon não vende máquinas para Portugal. E se mandares vir dos EUA perdes a garantia, tens que lidar com a alfândega e tens que comprar um carregador (ou ficha) para a europa.

tigazoid
23-06-2008, 11:46
Obrigado Rui Marto.

Ou seja, só tenho inconvenientes: perco a garantia e ainda acrescento uns $$ ao preço base devido á Alfandega?

OBrigado

Rui Marto
23-06-2008, 13:09
Sim, é provável que não ganhes nada com isso. Comprar nos EUA só indo lá buscar.

tigazoid
23-06-2008, 15:54
Ok.

Pode ser que consiga que alguém me traga uma maquina nas férias de Verão. Mas ainda tenho de ponderar bem se vale a pena perder a garantia em prol de ganhar alguns $$.

Obrigado

Abraço