View Full Version : Desenvolvimento de um JOGO

Persuader
04-07-2002, 20:08
Olá a todos.

Uma ideia: e se pusessemos pés ao caminho para podermos
discutir aqui o que realmente deviamos? Sim, programar.

Podiamos unir esforços para desenvolver um jogo, o mais simples possível, mas que permitisse aprender qualquer coisa não só a nós mas também a todos aqueles que visitam este forum.

Com a ajuda de todos tudo fica mais fácil. Podiamos definir as tarefas a realizar:

1. Definir o tipo de jogo (se possível criar algo novo :))
2. Elaborar a história
3. Escolher linguagem de programação
4. Desenho dos níveis do jogo ou o jogo em si
5. Programação
6. Teste e volta a 5. as vezes necessárias
7. Jogar

E usavamos este forum para comunicarmos uns com os outros, a trocar ideias, a trocar código, enfim, a partilhar conhecimento.

Eu pensei fazer um jogo tipo SOKOBAN (para quem não sabe, é um jogo em que um homenzinho tem de empurrar caixotes para locais predefinidos) em 3D, sendo que os caixotes eram cubos com letras, e o resultado final do ordenamento dos cubos formava uma frase ou palavra.
Como linguagem de programação, acho que seria mais ou menos fácil de fazer na linguagem C, usando OpenGL + GLUT. Esta combinação permitiria portar o jogo tanto para windows como para linux.

Agora falta vocês darem as vossas sugestões.

Um abraço.

Persuader
04-07-2002, 21:06
Como uma imagem vale por mil palavras, aqui vai.....

:cool:

Poiuy
04-07-2002, 23:14
Eu acho a ideia genial, aliás eu gostava imenso de participar na construção de um jogo, mas infelizmente não percebo nada de programação.
Contudo posso tentar contribuir com ideias para o jogo.
Inclusive tenho 2 amigos meus que podem tentar ajudar nos gráficos...

Acho a ideia mesmo muito boa!!!!

chight
04-07-2002, 23:40
Persuader, podes contar comigo...

Agora penso que podiamos fazer algo melhor, conceber um jogo mesmo de raíz, e não nos limitarmos a fazer uma versao nossa de algo já existente.

Mas também compreendo que se torna mais dificil nos organizarmos ao tentarmos fazer uma coisa nova, pois se for uma ideia ja existente, o desenvolvimento do jogo já é conhecido...

Quanto a programação... eu posso contribuir em:

- Java
- C
- Prolog

Descreve mais pormenorizadamente os teus planos :)

Morais
05-07-2002, 00:01
Count me in =)

Bem, apenas sei os basicos de C++, Visual Basic e AutoCAD mas com a devida motivação axo que posso aprefeiçoar os meus conhecimentos ....

Vou já procurar o 3D Studio Max ;)

Agora quanto á linguagem e conceito ... não faço ideia ... porque não uma MOD? Assim já temos o motor grafico/fisico ...

Bem, fica aqui a minha sugestão.

Portem-se,
Moralez

AVxAMD
05-07-2002, 01:42
Tambem estou pronto para pôr as mãos na massa.
Delphi ou VB e Gráficos.
Era fixe fazer um jogo e depois todos poderem fazer download
no site da UNREAL.
Tinha era que levar o LOGO do FORUM e um link
directo ao FORUM da UNREAL. :)
Penso eu de que...

Dan
05-07-2002, 15:29
/me wants to help!!! http://www.plauder-smilies.com/wavey.gif

embora a tua ideia seja muito boa, tb acho que a criaçao de um mod ou de um jogo de raiz sejam tb hipoteses a considerar :)

mas e de facto uma excelente iniciativa :001:

Praetor
05-07-2002, 16:14
count me in!

para design gráfico aka imagens muito bonitas lol

Persuader
05-07-2002, 19:50
Gosto de ver que até acharam a minha ideia interessante.
Assim, podiamos começar por esboçar o jogo em si.

Quando eu disse "o mais simples possível" queria dizer isso mesmo, ou seja, algo que nos permita começar do início, e também que permita que outros aprendam também. E não só, um projecto simples quase que garantia que iria ser concluído, pois não adianta estar a pensar em criar um jogo revolucionário e cheio de complexidade para depois não ser terminado.

Nesta perpectiva aquela ideia do "sokoban" 3D enquadrava-se perfeitamente... mas foi só uma ideia e espero que tenham outras sugestões a dar.

Quando finalmente tivessemos o "mais simples" jogo feito, aí sim, poderiamos partir em busca de novos horizontes. Mas não convem pensar muito nisso para já.

Ah, alguns de vocês falaram em MODs. Eu não sei bem o que isso é, mas suponho que sejam add-ons para outros jogos. Estou correcto? Se for esse o caso, parece-me que seria mais vantajoso fazer um jogo desde o início, pelo menos em termos de aprendizagem (mais uma vez também a pensar naqueles que não sabem programar).

Mas as sugestões são bem vindas. Venham elas.... :)

Um abraço

Persuader
05-07-2002, 20:03
Está em desenvolvimento um jogo 3D para auxilio na aprendizagem da lógica da programação. No jogo controlamos um cientista que tem de programar uns robots (sim programa-los numa liguagem, bastante simples até) para que estes realizem algumas tarefas, de modo a passar de nível. O jogo chama-se COLOBOT.

O endereço é
http://www.epsitec.ch/colobot/index.php
ou
http://www.colobot.com/

Pode-se fazer download de uma versão de demonstração. Só é pena que o jogo seja em inglês ou francês, e só ainda ter manual em francês.

Se não tiverem dificuldades com estas línguas, esta pode ser o início de uma auspiciosa carreira na programação. Quem sabe....

Um abraço.

Dan
05-07-2002, 21:44
Originally posted by Persuader
Quando eu disse "o mais simples possível" queria dizer isso mesmo, ou seja, algo que nos permita começar do início, e também que permita que outros aprendam também. E não só, um projecto simples quase que garantia que iria ser concluído, pois não adianta estar a pensar em criar um jogo revolucionário e cheio de complexidade para depois não ser terminado.

Nesta perpectiva aquela ideia do "sokoban" 3D enquadrava-se perfeitamente... mas foi só uma ideia e espero que tenham outras sugestões a dar.

Quando finalmente tivessemos o "mais simples" jogo feito, aí sim, poderiamos partir em busca de novos horizontes. Mas não convem pensar muito nisso para já.

Ah, alguns de vocês falaram em MODs. Eu não sei bem o que isso é, mas suponho que sejam add-ons para outros jogos. Estou correcto? Se for esse o caso, parece-me que seria mais vantajoso fazer um jogo desde o início, pelo menos em termos de aprendizagem (mais uma vez também a pensar naqueles que não sabem programar).

Mas as sugestões são bem vindas. Venham elas.... :)

Um abraço

concordo ctg, e de facto melhor começar por programar um jogo simples antes de ir ja costruir algo muito complexo. depois sim, como disses-te, e espero que sim, pensaremos em mais e melhor.

MOD's sao sim como modificaçoes, add-ons a jogos que se estao a tornar muito populares, tanto que agora muitos jogos ja saem com editores proprios, e ja foi criado como que um Editor Universal, o gmax. ha ate mods que se tornaram tao populares que irao fazer versoes comerciais.

mas no entanto, como disse em cima, a tua ideia de começar por baixo parece-me mais indicada: depois de criarmos esse sokoban (que por acaso nunca joguei) e que se vera se temos futuro :rolleyes: :P

Chip
05-07-2002, 22:36
Granda idéia!!!

Eu não pesco nada de nada em programação..., mas no que ouder ajudar, conta comigo!

Apocalypse
09-07-2002, 00:08
Bem, eu não tenho assim muito tempo, mas no que puder ajudar, é só dizer... acho uma ideia inovadora e bastante boa.

Se for em frente, e espero que sim... só temos a ganhar... é capaz até de unir mais os membros, e consequentemente melhorar a qualidade do nosso forum.
Juntem- se a nós, restantes membros... nem que seja para dar apoio moral... heheheh...

vota
09-07-2002, 01:30
Acho que a primeira coisa a defenir será que tipo de jogo....
Claro que toda a gente deve crer um jogo diferente, mas acho que deviamos por aqui umas ideias, para isto começar a andar.

Assim sugiro:

* tipo trivial, ou seja com perguntas respostas e alguns enigmas.
(gosto particularmente deste, e é um jogo que normalmente todos gostam de jogar...)

* Aventura gráfica/comica (gráfica entenda-se por gráficos simples...)

etc...

Apocalypse
09-07-2002, 13:06
Gostei dessa tua ideia, do jogo, com perguntas e respostas, tipo trivial... É bom para aquelas alturas em que só queremos descontrair...

Mas, tb podíamos depois ter um outro, com um ambiente mais gráfico, talvez, para os menos dotados de cérebro. :-D

É claro que este se faria futuramente, não é preciso ser tudo ao mesmo tempo. E aos poucos e poucos, até fazíamos uma pequena "coleção" de jogos, para o pessoal ter por onde escolher. Que dizem??

Obs: Desculpem lá, mas no meio desses "futuros" jogos tem que haver, por mais simples que seja, um shoot'em up".... hehehe... Talvez com a cara do pior user do forum, como alvo... :D

Any
09-07-2002, 13:48
bem eu percebo um coto de VB, se precisarem de ajuda digam.. e ja agora uma ideiazita, q tal um trivial persuit da informatica?? de qq maneira fika a ideia...

Vão dando noticias

LaNgSuYaR
09-07-2002, 23:09
eu aprendo....... :) :) :) :)
percebo de html e um coto de actionscript..... influências do flash

gutter
09-07-2002, 23:20
Tou nessa pessoal, tenho pouco tempo pois o IseL esgota o pouco que tenho mas gostava de participar.

C++ e Java percebo.

Dêm noticias.

1º Qual é mesmo o jogo que vamos fazer ???
2º Qual a linguagem ??
--> c++ era bom, orientato por objectos, tinhamos de escolher uma biblioteca grafica.

3º Construir ai o UML e distribuir as classes pelo ppl.

zapper
11-07-2002, 19:34
pesco bastante de JAVA e tb ja dei C, assembly, scheme, VRML... ja nao sei q mais
como é q posso programar openGL??
tb trabalho bem imagens (podem contar comigo pra texturas)
n curto muito a cena do sokoban acho muito xunga... + acçao

SoundSurfer
11-07-2002, 23:36
É boa ideia... eu pesco qq coisa de C, C++, e dou uns toques em OpenGL...

AVxAMD
22-07-2002, 11:31
Boas a todos.
Sempre vamos em frente com isto?
Fico à espera de respostas.
Temos que pensar nisto mais a sério. :)
Um abraço a todos.

Dan
22-07-2002, 21:56
Eu tou pronto! :) Dem-me trabalho! Mesmo que fique a nora para o fazer, tenho todo o tempo do mundo (resumindo, estou de ferias) para o conseguir fazer :cool:

sono
22-07-2002, 23:50
Ppl podem contar comigo:

Sinto-me a vontade em:
Java
Java3D
C
Prolog
etc (k n sao precisas para isto ;p)

Definao o jogo e maos a obra!!

Espero noticias! :001: :001:

Andr0m3da
23-07-2002, 00:20
Tendo em conta o meu tempo, a minha presença aqui resume-se a oferecer-me como tester, desculpem mas tou metido em varios projectos+faculdade.

um abraço

Persuader
24-07-2002, 21:08
Link interessantes para obter ideias:

http://egoboo.sourceforge.net/
http://www.rit.edu/~jpw9607/gne/
http://asteroids3d.sourceforge.net/
http://www.ablazespace.de/

Andr0m3da
24-07-2002, 22:37
só uma dica.

façam numa linguagem multiplataforma (fora com o VB por exemplo) e usem OpenGL, sempre dá para migrar melhor pra linux mais tarde...

Persuader
30-07-2002, 17:05
Bem, já que ninguém tem mais sugestões, eu vou dar a minha, e colocar a fasquia ligeiramente mais alta.

Estou a pensar sériamente em seguir com isto para a frente, e desenvolver um jogo de Andebol em 3D (C + Opengl). Esta ideia deu-me um amigo meu quando lhe disse que queria fazer algo diferente, e visto que não conheço nenhum jogo de andebol.....

http://www.dei.isep.ipp.pt/~i970345/opengl_files.zip
Este ZIP possui alguns ficheiros para ajudar na configuração de OpenGL para quem necessite. (Nota: para sistemas Windows)

(Obs.: Depois de descompactado o ZIP, vão ter os seguintes ficheiros:
Glut for WIN32 Homepage.lnk ---> link para o site do GLUT para windows
GLUT tutorial.zip ---> pequeno tutorial GLUT em HTML
glut-3.7.6-bin.zip ---> libraria GLUT e respectiva DLL
opengl95.exe ---> librarias e DLLs OpenGL (se já tiverem as DLLs não necessitam de instalar)
Setting Up OpenGL.htm ---> página HTML que explica onde devem ser colocadas as librarias e DLLs do OpenGL)
)

Um abraço

vasco marques
05-08-2002, 15:40
olá

Estou muito interessado em colaborar neste projecto.

Já há algum tempo em que queria fazer um jogo, aliás vários, mas não tenho conhecimentos de programação nesta área, mas estou disposto a aprender, tenho muita vontade.

Aproveito esta oportunidade para então coloborar e parender ao mesmo tempo.

Eu gostava de fazer um jogo tipo trivial pursuit(não conheço nenhum jogo, acho que não há), mas se optarem por outro alinho na mesma. Esse do andebol também é fixe, mas se calhar um pouco dificil.

primeiro queria saber quais as linguagens de programação que vamos usar e que software tenho de ter para a realização do jogo, já agora se me pudessem indicar sites úteis onde eu podesse estudar as tais linguagens que vamos usar, seria optimo!

Aguardo noticias

um abraço

Vasco

Zealot
05-08-2002, 16:02
Mas sabes programar em alguma linguagem?

vasco marques
05-08-2002, 17:10
só em web pages

mas gostava de aprender a programar jogos, por isso aki estou eu! :D

No entanto se me forem dando umas dicas, eu aplico-me.

vasco marques
05-08-2002, 18:08
só em web pages

mas gostava de aprender a programar jogos, por isso aki estou eu! :D

No entanto se me forem dando umas dicas, eu aplico-me.

Lee
17-08-2002, 03:33
Eu cá tb na pesco nada mas gostaria de aprender, portante count me in to!:D

Korben_Dallas
28-08-2002, 19:00
Pessoal podem contar comigo para ideias... programação é que ainda não sei mais que HTML e Visual Basic...

Acho que a ideia do MOD era boa...

joao_
22-10-2002, 21:14
ya ideia potente...
se eu poder ajudar...
tenhu conhecimentos (mt) básicos de pascal e C que aprendi na escola e o C só comecei este ano, mas posso ajudar na ideia de fazer um jogo k ajude a aprender uma liguagem eu podia fazer o controlo para o jogo na se tornar mt para "experts"
;)

Hiperzone
29-10-2002, 12:25
ya podem contar comigo, eu pessoalmente ando-me a iniciar em Directx para visualbasic 6.

Já faço colisoes, meto os gajos a andar, so tenho problemas é com as layers que tou com dificuldade de cria-las.
isto é um cado complicado mas faz-se. só sei DirectDraw +-. vou começar a esperimentar D3D.

agora noutras linguagens já nao sei. c++ percenbo pouco.

Hiperzone
29-10-2002, 12:38
tive a investigar e penso que o melhor para uma boa inicialização que seja compativel para todos era fazer um RPG tip do Egoboo que ta muito bom. Mas um rpg diferente do habitual. RPG Action estilo zelda mas com novos conceito e claro gráficos 2d/3D.

eu so nao fiz já jogos porque não percebo nada de como fazer imagens para os jogos. Não gosto de perder muito tempo a sacar imagens de outros jogos.

rapidpt
31-10-2002, 15:38
Eu concordo plenamente em desenvolvermos um SOKOBAN em 3D (OpenGL).

Penso é que primeiro de tudo temos que nos organizar, i.e. dividir o grupo de programadores por áreas, por exemplo: programação, efeitos gráficos, enredos, etc.

Cada uma destas áreas teria um programador principal responsável (PPR), um individuo que tivesse o minimo de conhecimentos e assim criariamos um esqueleto rígido para o grupo.

Todos as outras pessoas poderiam participar, e interactuavam com cada um dos PPR conforme a área em que quisessem intervir.

Assim teriamos como base um grupo rígido de PPR que sustentavam todos os outros.

Acho que reuniões on-line ou off-line, pelo menos, mensais seriam indispensáveis.

joao_
31-10-2002, 18:25
então siga com o jogo...
definam as areas e o programador principal de cada area, e dps ou cada programdor principal dix o k precisa e o resto do ppl ajuda ou então o ppl increve-se em cada area ou ainda se pode fazer as duas coisas ao msm tmp
:) espero ter ajudado

Ju5tM3
05-12-2002, 03:20
Contem comigo. Acho a ideia muito interessante.
Tenho conhecimentos de C / C++, espero poder contribuir e também, quem sabe, aprender aguma coisa... OpenGL, por exemplo...

kanguru
13-12-2002, 07:54
"Como linguagem de programação, acho que seria mais ou menos fácil de fazer na linguagem C, usando OpenGL + GLUT. Esta combinação permitiria portar o jogo tanto para windows como para linux."

podias-me dar umas paginas de como programar em C, openGL e GLUT ? sff

tks

Andebol.org
31-12-2002, 04:10
Viva!

E com enorme prazer que vejo o Andebol a ser falado dentro de uma das areas que mais amo a seguir ao Andebol, a programação. Com base destas paixões, à uns tempos juntei o util ao agradavel e fiz um site de Andebol, o Andebol.org (http://www.andebol.org) :).

Assim vinha propor-me para ajudar em tudo o que fosse preciso quer imagens, até mesmo algum codigo se estiver ao meu nivel.

Fica a ideia, visitem o site e alguma coisa não exitem em contactar-me. No IRC no #Andebol ( Dead_Fighter ) ou pelo mail andebol@andebol.org.

Cumprimentos,
O Responsavel do Andebol,
Vitor Bernardo

Andebol.org - http://www.andebol.org

warezguy
29-01-2003, 14:41
Gostaria de ajuda sou um n00b em programação!!!
Seria possivel alguém deixar abaixo um link com um bom manual (k se perceba, ainda não muito avançado) de programação em C e C++??? :)

Cooling
29-01-2003, 14:58
acho uma boa idea criamos um rpg inovador e de alguma maneira implantarlhe um suporte multiplayer pos users deste forum puderem jogar entre si!!! tenho conheçimentos mesmo mt basicos de html li so a 1 liçao :D
fikem

Meqif
04-02-2003, 07:25
Gosto da ideia de fazer um RPG (sou fanático por RPGs!) mas não me importava de ajudar no jogo escolhido pela maioria.

Tenho alguns conhecimentos de C++ (estou a aprender sozinho com tutoriais na net), mas também posso servir de beta tester. Isso ia ajudar-me a aprender + e ia ajudar-vos.

Fiquem bem ;)

Mig
13-02-2003, 17:07
VB6.0 e um pouco de C++ à vossa disposição.
:)

Ash3z
17-02-2003, 13:59
Posso ajudar perfeitamente, apesar de nao perceber muito de programação.
No entanto ja fiz um software de gestão de 1 hotel completissimo, e uma agenda electronica mt cool , tudo em C.
Bem o C++ nao eh mt diferente , por isso tb devo dar 1s tokes ;)
GL!

Archangel
08-03-2003, 21:36
Eu não tive tempo de ler a thread toda, mas se por acaso precisarem de alguma pequena contribuição com a parte gráfica (texturas, animação, CG ou criação de modelos 3D) ou no audio, podem contar comigo.

diceboy
14-05-2003, 12:28
Eu dou uns tokes em c e vb mas gostava imenso de aprender mais e a programar com open gl d3d e cenas assim mais poderosas, tou à disposição! :)

KhAoTiK_TaChYoN
01-07-2003, 21:30
Eu tb kero participar. Eu dou uns tokes de C++, Java e REALbasic (axo k deviam experimentar - http://www.realbasic.com).

Brandão
04-07-2003, 21:18
Se precisarem de ajuda contem comigo. Sei um pouco de VB6, Delphi, tambem de QBASIC :)

:004:

ScuMM
08-08-2003, 12:47
bem... istu ta xeio de 'contem comigo's ...

agora falta e começar o jogo propriamente... andebol n foi uma ma ideia... ja k so ha akele jogo de andebol de praia e n precisa de grandes rols de dados e informacoes sobre a personagem como n rpg apesar do rpg poder ser 3d disfarcado...

alguem sabe se e possivel em linguagem c ou assim fazer 3d?

eu n me importava de ajudar nos graficos e alguma programaçao ke possa vir a aprender e porke n mm um site em flash oficial do jogo...

agora alguem c conhecimentos em programaçao ke dê o primeiro passo...

mas entre andebol (3D) e RPG (n e preciso tanto mas ja ha muitos) contem comigo em alguma coisa

CoolZero
17-08-2003, 19:01
Podes usar c, c++, etc... o que interessa hj em dia é que uses ou OpenGL ou Directx.

Se usares as bibliotecas do OpenGL ou DirectX podes criar um quake em Visual Basica praticamente.

Mas a aprendisagem de OpenGl e DirectX não é simples. Há mtas coisas que a maior parte do ppl nem sequer sabe que existem... a melhor maneira mesmo é aprender com kem ja sabe e depois, quando se já tiver umas bases bastantes boas, partir sózinho para um projecto a sério.

Podes sempre usar c apenas.. invocares o modo gráfico em assembly mas depois n estás à espera de obteres uma frame rate aceitável claro...

Fragman
05-09-2003, 16:22
eu ja desenvolvi uns quantos joguinhos (coisas simples) em 2d, sendo um deles um rpg, mas n tenho grande experiencia em programação no k toca a gráficos. Percebo um pouco de C (nada gráfico no entanto...), mad adorava aprender! Se kiserem e/ou precisarem da minha ajuda para alg coisa, digam. Gostava tb de aprender a trabalhar c C++.

xBoShY
29-09-2003, 17:02
Podem contar comigo. Sou dos Açores e estou a estudar agora em Lisboa (IST).

Tenho o SDK do Direct X 8 (fix download), e o SDK do Direct X 9 (recebido por correio da Microsoft USA - fui beta tester).

Quanto às linguagens de programação... axo k isso é das ultimas coisas a resolver, primeiro temos de preparar o projecto - cria-lo, pensa-lo, critica-lo, estuda-lo, etc-lo... :D - só depois escolheremos a linguagem e o suporte gráfico.

Eu propunha k o pessoal se encontra.se todo num local a fim de por as coisas a rolar...

Fikem bem, xBoShY

FabioCannavaro
29-09-2003, 18:44
Visual basic & C++ .

S.T.E.E.L.
05-10-2003, 14:45
Eu faço a música, se kiserem. :D

KosmiC_Khaoz
08-10-2003, 19:37
eu so agora é que conheci este forum,estava a ler o post e reparei que ainda não decidiram o que fazer, acho que deveriam passar por http://forum.gamedev-pt.net iria ajudar :D

Eu estou também agora a começar um projecto mas, posso ajudar no que for preciso :D

RPGs RuLLa mas sao dificeis de fazer,micro machines type :D

PrOdG
13-11-2003, 20:45
Isto acabou por ficar tudo em águas de bacalhau? É que não me importava de participar :)

el_zeus
16-01-2004, 10:48
Boas ppl!!

Sou trabalhador-estudante (quase finalista :D ) de Eng informatica na FCT-UNL e programador .

Possuo experiencia em C/C++, Java , Delphi, VB, Prolog. Sei mais mas aki para o caso chegam. Para a faculdade já fiz um jogo em java que era uma mistura do pacman com akele jogo do homem a empurrar os caixotes. Era muito simples, mas funcional e divertido. Como tal poderiamos agarrar neste (só no conceito) e refaze-lo com uma perspectiva mais profissional.

Como tal , quem tiiver interessado PM ou deixe aqui mesmo. }>

PS: Isto não é para ficar em aguas de bacalhau é para fazer. E FAZER BEM, pq se correr bem pode-nos abrir vária portas.

Quem interessa :die: :

-Designer
-Programadores(Logica, Gráficos Opengl e DX, DataBase)
-Musicos
-Ppl com vontade de aprender.

Linguagens a usar:

-Java e C, estou aberto a outras hipóteses...

Por fim digam alguma coisa seus calões :004:

estigma
16-01-2004, 11:01
quando terminar o projecto que estou neste momento.

Posso participar para design, concepção e ideias!

Shorman
12-02-2004, 20:05
eu n perxebo nd de programação mas se prexixarem de ajuda para ideas kontem kmg

EndUser
13-02-2004, 12:09
Bom dia pessoal, não sei como é q estão as coisas nesta ideia, mas gostaria de ajudar, no que toca a experiência, em programação não sei nada, o que posso mesmo fazer é criar niveis, durante dois anos fiz mapas para o jogo SWAT3 com o Worldcraft (agora Hammer) e uns runs com o mesmo programa para o Half-Life. Deêm-me um motor gráfico e uma plataforma para construir os niveis e talvez possa ajudar.

Cumprimentos

KoRn
17-04-2004, 00:47
n sei kuase nada de programação apenas algumas bases em VB, tou a programar um PacMan em VB, se poder ajudar-vos era porreiro :).

Muse
28-04-2004, 09:25
Olá!,

Já estou a ver que o pessoal se desinteressou profundamente. É pena, pois eu até li a thread até ao fim. Bem, a intenção foi boa!

Puf.

TeCh
11-05-2004, 00:11
Heyaz, inscrevi-me no forúm e o foi a primeira e única thread que li (hoje) e a que mais me interessou, acho muito fixe essa ideia de fazer um jogo, eu ando a aprender C (sozinho) se puder ajudar em alguma coisa :)

BTW para que quer aprender C eu tenho aqui um livro que saquei da net (duma dessas redes maradas de IRC) completo sobre C, caso queiram que vos envie /query TeCh na rede da PTnet (irc.ptnet.org) e falem comigo :)

Espero que avancem com a ideia (se avançarem irei aplicar-me mais nas minhas leituras :D )

Peace

greven
11-05-2004, 00:16
Engraçado, esta thread tem 2 anos e desde essa altura que é só pessoal a oferecer-se... tanta gente, não estou a ver como vamos pagar o ordenado a tanto pessoal!! :D

tipuh
19-06-2004, 20:36
Sinceramente 2 ans para combinarem um jogo e nd :rolleyes: Mas pronto... Tal como muitos dos users que se voluntariaram, tb eu tenho curiosidade em programar jogos... Não digo para entrar a fundo nessa vossa ideia pois programação deste lado só mesmo C++, mas como vocês não se decidem prefiro fazer um jogo a meu tempo e a meu gosto... Para tal (e a razão deste meu post) é a solicitação de ferramentas (vulgo software) necessárias para me iniciar nisto... O meu problema é mesmo fazer a raiz do jogo, poix não sei por onde começar :sad: Se alguém me quizer dar umas luzes o verão está aí à porta e eu com muito tempo pa trabalhar :)

Espero que digam algo e me ajudem... Thanks pela atenção :cool:

fish
15-07-2004, 21:22
eu tb ia dar o meu "contem comigo!", mas agora k vi k ja la vao 2 anos e so agora vi a thread...

bom, se kerem mesmo avançar com isto, entao ca vai:

acho k era interessante fazer um jogo com algum tipo de interface grafico, ja que parece ser o k mais estimula o ppl aki (no meu caso, era o k eu keria aprender mais). qto a vcs n sei, mas eu axo k este projecto era uma boa opurtunidade para expandir conhecimentos e ao mesmo tempo ajudar e dar opurtunidade aos outros de aprenderem tb.

qto ao jogo, ja k os meus conhecimentos graficos sao limitados, acho k klker coisa como um motor 3d a correr decentemente ja era uma grande vitoria, e acho k pra muitos aki tb. mas se kerem uma coisa a serio, entao a primeira ideia k m vem a cabeça e um shooter muito simples, mas acho k tanto a ideia do SOKOBAN como a do Andebol sao boas.

E para isto ir pra frente de uma vez por todas, o k eu acho bem e fazer um poll com as varias hipoteses ja aqui postas:

- SOKOBAN
- TRIVIAL
- ANDEBOL
- SHOOTER

outra coisa importante é definir quem vai participar ACTIVAMENTE (não k se ponha de parte os k nada percebem de programaçao, mas como ja disse ensina-los...) e definir klker tipo de hierarquia. Acho k o persuader, por exemplo, deve ter o merito de ser um dos cabeças, bem como o ppl k mais percebe do assunto (acho k n vi aki ng k percebesse MESMO... onde e k andam os cromos???). Eu sou bom em algoritmia, sei C e Pascal, e mais importante alguns conhecimentos de Assembly. para alem disso so o VB e pouco mais.

bem ja escrevi mto... digam (e façam...) coisas :joker:

[ThunderS]
17-08-2004, 02:36
bem.. aqui vai mais um para o conta comigo... :lol:

vamos avançar com o projecto.

[ThunderS]

Xogun
17-08-2004, 10:29
Boas ppl,

Primeiro há que definir que tipo de jogo pretendem dentro das possibilidades e dificuldades que possam aparecer, fazer uma analise profunda que tipo de motores, 2º Storyboard, 3º modelos elaborados (aki eu posso ajudar, tanto eu como o Punkas : somos graduados em 3D).

PaNcRoNi
20-08-2004, 03:45
Bem para já apresento-me:

Sou estudante Secundário do curso " Tecnológico de Informática ", agora estou a concluir o 12º, pois fikei com dos disciplinas para trás :( , como também estou a bulir...

Inscrevi-me há pouco tempo nestes fóruns com outros motivos, mas passei por este post e despertou-me o interesse, gostei bastante da ideia...

Podem contar comigo vou estar apartir de hoje participativo neste post, para ver se este " Projecto " toma algum rumo...

Digamos que estou completamente fresco em Visual Basic pois trabalhei este ano todo com este linguagem de programação, quanto ao resto basta decidirem a linguagem de programação que vão utilizar que eu tratarei de a estudar :cool: , percebo também de C, mas acho que é inútil pois trata-se de algo superior, mas é como os meus stor's diziam

" O que interessa é conhecer o basico o resto deriva tudo disso ( Claro há excepções) "

Bem mãos ao trabalho e que tal começar-mos por uma votação no tipo de jogo???

Poiuy
20-08-2004, 04:21
Eu não precebo nada de programação, como jogo RPG (mesa+pessoas vivas!!! não é computador :) ) numa base semanal, posso ajudar, se precisarem de ideias para a história, ou mesmo para outra coisa qualquer.

Se quiserem fazer uma pool, (ou várias), fassam neste forum.

Se houver realmente interesse neste projecto, e se aparecerem alguns interessados, eu posso sempre criar um forum dentro deste só para discutirmos isto.

Para já têm o meu apoio total... qualquer coisinha apitem :)

Bruxinha
20-08-2004, 15:38
Heyas pessoal, eu não percebo nada de programação, mas axo k ao pessoal falta coordenação nao? ja la vao mais de dois anos e ainda nem está nada decidido. Na minha opinião devia-se fazer tipo uma pool no forum, em que se punham vários tipos de jogos ja mencionados, e outros, depois cada um votava no tipo de jogo que queria e o tipo de jogo que tivesse mais votações seria aquele que se iria efectuar. Pelo menos ficava qualquer coisita definida. Quanto ao tipo de linguagem, também nao percebo nd, mas consoante o tipo de jogo, via-se que linguagem se usava, se calhar uma facil para os noob's tipo eu, percebessem kk coisa. Depois, como ja foi referido, estruturavam-se grupos, os de cenarios, programadores, efeitos, etc. E avançava-se com isso, porque acho que é uma boa ideia, mas temos que começar por algum lado!! :001:

DahPower
20-08-2004, 16:15
Pessoal eu tb tenho umas luzes de Pascal e C, mas onde costumo fazer algumas coisas é em VB,(pk é das linguagens em k é mais fácil obter-se um bom resultado, no meu ponto de vista), mas estava disposto aplicar algum tempo em gamedev. Já tive algumas ideais para alguns jogos k gostaria de fazer, mas sozinho é mt complicado e como vivo num sítio onde pouca gente se interessa por isso... é ainda mais complicado encontrar alguém k keira perder tp com isso.

Eu tenho uma pequena ideia para um jogo que poderia servir até como arranque para o gamedev desta equipa que possivelmente se formará aqui.
Será que ninguém estaria interessado em desenvolver mais um jogo de manager de futebol, assim do género do elifoot, sem mtas complicações como o CM4 mas tb não tão elementar como o elifoot?
Apenas com a 1ª Liga e com a 2ª Honra só para começar... eu só tive esta ideia pk fikei mm desiludido com o elifoot 2004 e visto que não sou o único, pensei k talvez mais alguém tivesse interessado nisto.
Também é verdade que o elifoot não precisa de ser mt complicado, cheio de gráficos, e blá blá blá para ser viciante, nas neste momento já estou farto pois a inovação foi kuase nula.

Eu já pensei faze-lo sozinho mas como disse antes... é difícil e nem me sinto com capacidades ou com conhecimento suficiente para tal !

Pensei k este jogo poderia ser desenvolvido em Flash embora eu tb não perceba mt de Flash!
Se tiverem interessados talvez possamos encontrar uma linguagem mais apropriada a este tipo de jogos!

Fica aqui a minha sugestão, talvez não seja das melhores mas neste momento é a que mais me atrai!

[]'s

[ThunderS]
21-08-2004, 00:53
Desculpem a pergunta de newbie... mas a maioria dos games (u.t., doom3, etc) são programados em que linguagem?

P.S. - Desculpem a ignorancia

PaNcRoNi
23-08-2004, 13:59
Pessoal que se ofereceu para dar ideias fazer a história etc...

Acho que podemos começar por aí, que tal pensarem no tipo de jogo, na maneira de jogar, etc... :o

Eu na minha opinião dava como ideia um jogo simples, mas no entanto complexo, ou seja, que levasse a diferentes maneiras de o jogar. Seria também interessante se fizesse-mos um jogo que podesse-mos estar sempre actualizar e a fazer update's, seria boa ideia a jogabilidade ser apartir de uma página... :rolleyes:

P.S. - É simplesmente uma ideia, e um emporrão!!! :004:

Lasac
24-08-2004, 20:37
Á 2 anos atrás eu e uns colegas meus juntamente com o prof, desenvolvemos um jogo de plataforma (tipo Super Mario) em linguagem Div (Utilizando o Div Game Studio), o jogo fikou cerca de 90% concluído. Estavamos quase a terminar a parte do motor gráfico (corrigir os bugs). A parte gráfica já estava toda feita, só faltava mesmo corrigir os bugs.

No inicio do prejecto todos trabalhavam bem. Repartimos as tarefas tudo Ok. Criamos os graficos do jogo atravéz de imagens feitas no Corel Draw 10 (era a última versão na altura) e o motor gráfico etc do jogo foi feito com o Div Game Studio.

O jogo era em 2D, pois na altura só existia o Div Game Studio 2D no entanto deu uma trabalheira enorme! Na parte de testar os bugs quase toda a gente deixou de trabalhar e começaram a jogar para testar os bugs, o pior foi depois de detactar-mos os bugs (também existiam nos graficos, pois foram importados do Corel Draw e necessitavam de alguns retoques) bem quase toda a gente c@gou para os bugs e passavam a vida a jogar :puke:

Chegou a uma altura que era só eu e mais 2 colegas meus juntamente com o prof a trabalhar para o jogo e os restantes iam á aula só para jogar.

Fartei-me daquilo e deixei de aparecer á aula, pois não era obrigatória e até foi ideia nossa ter-mos aquela aula extra num horário combinado entre todos, pelo que toda a gente concordou e foi o que fizemos.

O projecto não durou mais 2 aulas (após a minha saída os outros 2 que trabalhavam nele também desistiram), porque andar a trabalhar 3 + prof. para um monte de malandros não dá!

Espero que pelo menos isso não aconteça com este vosso projecto de construir um jogo.

Tenho aqui o Div Game Studio 2D Original com o manual da linguagem. Seria óptimo para construir um jogo, já que trás uns 20 motores gráficos já programados e a partir deles podemos 'adaptar' ao jogo, mas secalhar só eu é que conheço a linguagem (para além de não conheçer a fundo, não mexo nela á 2 anos)... talvez seja melhor usar uma linguagem que a maioria conheça...

Se conseguirem arranjar o Div Game Studio 3D, isso sim, seria magnífico!

A coisa boa que o Div tem é a capacidade da linguagem! Os graficos são á nossa conta! (Quanto melhor arranjar-mos, melhores gráficos o jogo terá!) Até dá para importar uma imagem tirada com uma maquina digital!

O grande problema é a trabalheira que dá para criar as animações! Para fazer o boneco dar 1 passo tivemos de usar uns 15frames para a coisa ficar +- aceitável!

O motor é muito bom e rápido a compilar as imagens, mas dá imenso trabalho ajustar os graficos, tipo 'encaixar' o boneco num cenário!

Fica ao vosso critério!

Fallen
25-08-2004, 14:34
Fiz o meu PT (Projecto Tecnologico) do meu curso tecnologico de gestão de sistemas informaticos a 2-3 anos atrás com o DIV e já nessa altura o DIV era um dinossauro... Tive boa nota porque o resto tambem fez jogos em pascal.. Penso que com o DIV não se vai a lado nenhum. Para criar um jogo com qualidade profissional sem no entanto recorrer a linguagem de programaçao tão complexas e dificeis como um c++ e não termos problemas de licenças aconselho o Darkbasic profissional (nota que nada tem a ver com o darkbasic normal pois este é quase a mesma coisa que o DIV).

Com o DBP podemos usar directx 9.1, Pixel & Vertex Shader, ragdolls, Bone based animations, Environment mapping , etc etc. Alem disso podemos criar os nossos proprios dlls em c++ se for caso disso ou até usar alguns já criados por outros users como por exemplo o newton DLL que é um physics engine bem abusado.

Alem disso é barato e não temos que pagar nada em royalties e/ou licenças bastando adquirir alguns programas baratos (ou até gratis) para fazer os mapas, animações, characters, som, etc. Pois se estiverem a pensar em fazer um jogo com um visual studio ou um 3d studio max dá jeito ser original pois com copias piratas é arriscar muito (e pagar 5000€ por um programa não é viavel #) )

A outra opção que vejo é usar um compilador gratuito de c++ e criar o motor de raiz. No entanto nesse caso alem de extremamente complicado (eu pelo menos não iria fazer nada mesmo..) mesmo que toda a gente soubesse o que fazer ia demorar MUITOOOOOOO tempo.. mas mm muito #)

Lasac
26-08-2004, 02:43
Fiz o meu PT (Projecto Tecnologico) do meu curso tecnologico de gestão de sistemas informaticos a 2-3 anos atrás com o DIV e já nessa altura o DIV era um dinossauro... Tive boa nota porque o resto tambem fez jogos em pascal.. Penso que com o DIV não se vai a lado nenhum. Para criar um jogo com qualidade profissional sem no entanto recorrer a linguagem de programaçao tão complexas e dificeis como um c++ e não termos problemas de licenças aconselho o Darkbasic profissional (nota que nada tem a ver com o darkbasic normal pois este é quase a mesma coisa que o DIV).

Com o DBP podemos usar directx 9.1, Pixel & Vertex Shader, ragdolls, Bone based animations, Environment mapping , etc etc. Alem disso podemos criar os nossos proprios dlls em c++ se for caso disso ou até usar alguns já criados por outros users como por exemplo o newton DLL que é um physics engine bem abusado.

Alem disso é barato e não temos que pagar nada em royalties e/ou licenças bastando adquirir alguns programas baratos (ou até gratis) para fazer os mapas, animações, characters, som, etc. Pois se estiverem a pensar em fazer um jogo com um visual studio ou um 3d studio max dá jeito ser original pois com copias piratas é arriscar muito (e pagar 5000€ por um programa não é viavel #) )

A outra opção que vejo é usar um compilador gratuito de c++ e criar o motor de raiz. No entanto nesse caso alem de extremamente complicado (eu pelo menos não iria fazer nada mesmo..) mesmo que toda a gente soubesse o que fazer ia demorar MUITOOOOOOO tempo.. mas mm muito #)

Parece-me bem! Pelo menos o DIV era muito bom na altura (4 anos atrás)... :x2:

Como estou mesmo 'out' deste assunto desde esse tempo, não fazia ideia que existiam tais programas... daí pensar que 'adaptar' um motor no DIV fosse uma ideia melhor :rolleyes:

Ok, volto tudo atrás... acho essa ideia genial, usar o DarkBasic Profissional e uns engines 'open-source'! :)

[ThunderS]
27-08-2004, 01:32
... E que tal pool com as sugestões.. é que este topic anda a ficar gigantesco...

Chakal
27-08-2004, 21:05
Bom eu manjo um pouco de Delphi, bem mais forte de VB e linguagem C já fiz um site de jogos meus: www.jurubebagames.hpg.com.br, meu login já foi pro saco e o servidor deu mancada tirando os downloads mas se quiser é só me pedir, esse site nem olho mais, foi só uma primeira tentativa de fazer e distribuir meus jogos
Parece q tá c\ problemas pra organizar isso, naum eh melhor separar quem quer criar idéias, quem quer programar ...., reunir grupos no icq ou messenger , decidir o q fazer, mandar as notícias pros e-mails de todo mundo enfim...

fish
24-10-2004, 20:37
mas isto ainda ta aki??
se já nem kem criou a thread se interessa e ng faz nada acho k o melhor era fecharem isto. a não ser que seja para bater o record de permanência...

Kayvlim
03-01-2007, 00:00
Xiiii que desenterranço, pá! Bem-vindo ao fórum, e espero que não te tenhas registado apenas para procurar mão-de-obra para um jogo ;)

Decidi seguir o rumo desta thread em vez de reportá-la, porque, mesmo fazendo quase 5 anos desde que foi fundada (isto já passou do "aberto"), penso que a ideia é muito interessante, e até pode ser que com este novo "boom" da Techzone, possa existir mais gente interessada no desenvolvimento dum jogo.

Eu pessoalmente não percebo nada de DirectX ou OpenGL, mas de Visual Basic dou uns toques, e posso tentar ajudar no que puder. Alguém está interessado?
Se não, o melhor será o staff apagar este post e o anterior, ou fechá-la de vez :)

Cumps [[[[[[[[]]]]]]]]
angelofwisdom

destr0yer
03-01-2007, 02:36
apesar de velha, é 1 tema interessante que ando com interesses ;) Recentemente fiz 1 jogo em java a proposito de 1 cadeira e curti bué!

Thunderh
03-01-2007, 05:27
Agora uma pergunta possivelmente parva... era dá usar a nova plataforma XNA para jogos Xbox360 para criar um jogo para PC?
Pelos vistos assim já há bastante código possível de aceder e parece ser bastante fácil de usar mas não sei se é compatível com PC's.

Se sim era uma boa forma de criar um jogo de forma eficaz, participativa e bastante acessível.
Se não sempre se pode criar um jogo para Xbox360...

More Info ----> http://msdn.microsoft.com/directx/XNA/default.aspx

Update 1:
Pelos vistos é possível criar jogos compatíveis com Windows

Q: Will I be able to develop a game and run it on both Xbox 360 and Windows?
A: You will have to compile the game once for each platform. In this release simply create a separate project for each platform and then compile them both. Our goal is to allow as much code as possible to be shared between those two projects, allowing you to use the same source files in both projects, but platform-specific code will need to be conditionally-compiled.

E ainda por cima é grátis :P
Deixo também um vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=nDUzjy-IUPg) com algumas demonstrações de jogos que em media demoraram uma semana a ser feitos (isto dito por uma entrevista que se pode encontrar no site http://www.gametrailers.com/index.php)

CuttySarkPT
03-01-2007, 15:06
Boas!

Vou reactivar este post!! Vou criar uma página pessoal dedicada ao desenvolvimento de um jogo! Não percebo nada de programação, mas...

Nos tempos do spectrum existia um jogo, que embora fosse uma m**da, tinha uma ideia engraçada:

Era o "PROFESSIONAL FOOTBALLER".

O user era um jogador que evoluía na sua carreira em função das decisões que tomava nos jogos, treinos, etc. Os skills do jogador aumentavam ou diminuíam em função das decisões acertadas ou erradas e depois podia ser convocado, comprado, ir à selecção, etc.

Aqui está uma review desse jogo:
http://www.worldofspectrum.org/showmag.cgi?mag=Crash/Issue92/Pages/Crash9200063.jpg (http://www.worldofspectrum.org/showmag.cgi?mag=Crash/Issue92/Pages/Crash9200063.jpg)

A minha ideia era criar um jogo 3D, onde o jogador teria uma perspectiva na 3ª pessoa (com alguma visão de jogo) e que através de um comando do tipo PSX 2, conseguiria fazer os mais diversas acções, dominar a bola, fintar, simular, chutar, passar, desmarcar-se, etc.

Através de um algoritmo qq e de uma forte componente estatística as opções tomadas pelo jogador iriam caracterizar os seus skills. Estes skills poderiam estar disponíveis na net, num servidor, com os rankings... Team Work, trabalho com e sem bola, defensivo, ofensivo, agressividade, posição (defesa, médio, avançado)

Possibilidade de fazer jogos online...

Numa perspectiva singleplayer, a qualidade dos treinos e dos jogos efectuados iriam condicionar a carreira do jogador...

O Jogador escolheria as suas opções físicas, altura, peso, velocidade, pé preferencial, etc. Esta escolha iria alterar toda a física do jogador e as suas capacidades. Um jogador alto teria dificuldade em fazer fintas, fazer mudanças de direcção… mas seria muito forte no jogo aéreo e no choque, por exemplo

Encontrei um Motor de 3D na net, o ogre3d que é opensource...

http://www.ogre3d.org/ (http://www.ogre3d.org/)

São algumas ideias apenas… Espero que alinhem e discutam!

Abraços

Korben_Dallas
03-01-2007, 15:14
Pessoal esta thread já tem barbas :P

Que tal criarem threads novas com as ideias ou projectos que tiverem?

Se quiserem que crie thread a partir de algum post desta thread mandem PM ao Triston ou façam-no manualmente.

:iconlock: