View Full Version : Trocar LCD powerbook g4
Boas,
chegou-me aqui às mãos um PowerBook G4 1.5GHz 15".
O ecrã deve ter levado uma pancada, pois está partido no canto inferior direito, sendo apenas legível uma parte da imagem.
Aparentemente na assistência onde o dono do powerbook se deslocou pediam-lhe 900 euros para arranjar o computador :lol:
Encontro no ebay ecrãs que dizem ser adequados para estes PB, os Samsung LTN152W3-L01, a uns 130 euros, o que me parece um preço aceitável.
Será relativamente simples efectuar a alteração? alguém já fez alguma coisa destas?
há uns quantos guias na net, mas aparentemente, conforme a revisão de hardware, a maneira de desmontar vai variando um pouco.
uma ajudinha aí, por favor ;)
obrigado
s e 7 e n 19-06-2008, 21:53 A melhor maneira é usar o ifixit (http://www.ifixit.com/).
Escolher qual a versão do PB na barra onde diz MacStore e depois escolhes Free Fixit Guides e escolhes o Display.
Demiurgo 20-06-2008, 12:39 Boas,
O ecrã deve ter levado uma pancada, pois está partido no canto inferior direito, sendo apenas legível uma parte da imagem.
Aparentemente na assistência onde o dono do powerbook se deslocou pediam-lhe 900 euros para arranjar o computador :lol:
Encontro no ebay ecrãs que dizem ser adequados para estes PB, os Samsung LTN152W3-L01, a uns 130 euros, o que me parece um preço aceitável.
Será relativamente simples efectuar a alteração? alguém já fez alguma coisa destas?
há uns quantos guias na net, mas aparentemente, conforme a revisão de hardware, a maneira de desmontar vai variando um pouco.
obrigado
Depois de tanto tempo a mandar canhonadas contra a Apple ver-te aqui, humildemente, a pedir ajuda...tem piada :-D.
Tens de saber exactamente qual é a revisão do portátil para encontrares o ecrã e as instrucções correctas.
Rui_Carlos 20-06-2008, 17:27 Se encontrasses alguma loja com assistência que não te levasse muito dinheiro pela troca do monitor (e onde pudesses usar um monitor comprado por ti), era capaz de ser boa ideia... É que a operação ainda deve ser bastante complicada. Eu precisava de abrir o meu, que deve estar com lixo na ventoinha, mas depois de ver as instruções para o desmontar mudei de ideias :D
Depois de tanto tempo a mandar canhonadas contra a Apple ver-te aqui, humildemente, a pedir ajuda...tem piada :-D.
Tens de saber exactamente qual é a revisão do portátil para encontrares o ecrã e as instrucções correctas.
eu não sou contra a apple :P sou contra fanboys e sei ver vantagens e defeitos em tudo
o modelo é um A1095, ou seja um powerbook g4 aluminum com bluetooth 1.1
as instruções que tem no ifixit são giras, mas não ensinam a mudar o LCD, apenas ensinam a desmontar a parte de cima do portátil.
Demiurgo 21-06-2008, 16:39 eu não sou contra a apple :P sou contra fanboys e sei ver vantagens e defeitos em tudo
o modelo é um A1095, ou seja um powerbook g4 aluminum com bluetooth 1.1
as instruções que tem no ifixit são giras, mas não ensinam a mudar o LCD, apenas ensinam a desmontar a parte de cima do portátil.
Não sejas modesto :D.
Estranho no ifixit não encontrares guias para desmontar o ecrã.
Lembro-me de há uns anos ter visto pela net um guia para substituir o ecrã dos últimos powerbook pelo do macbook pro (tinhas de mudar também o chassis) mas não faço ideia onde foi isso ou sequer ser a desmontagem é idêntica.
bem, já tenho o ecrã e o portátil, agora resta-me tratar das ferramentas adequadas e meter mãos à obra
Demiurgo 03-07-2008, 13:00 bem, já tenho o ecrã e o portátil, agora resta-me tratar das ferramentas adequadas e meter mãos à obra
Bah isso com uma faca de cozinha ou uns pregos bem aplicados abre-se num instante :D
odraude000 03-07-2008, 17:44 Bah isso com uma faca de cozinha ou uns pregos bem aplicados abre-se num instante :D
:lol: se fosse o MacGyver mudava o lcd com uma agulha e de olhos fechados!:002:
oscarolim 03-07-2008, 17:49 Nao deve ser mt dificil de trocar, ja o fiz num ibook e depois de desmontar a parte de cima e bastante facil. Tem apenas cuidado com os cabos, pois sao muito finos e sensiveis.
bem, já estou a teclar do portátil com o novo ecrã.
foi uma dor de cabeça MONTAR o portátil, muito mais difícil do que desmontar.
felizmente tudo aparenta ser compatível.
agora estou a experimentar isto, mas não sei avaliar o estado de funcionamento do portátil porque nunca o usei antes. parece-me lento... mas se calhar é porque é mesmo lento.
edit: vi que é o GoogleDesktopDae qhe está a atrofiar o computador. não consigo desligar porque não tenho pass de admin
acho que há qualquer programa a fazer com que o icon do rato fique ligeiramente distorcido. no arranque aparece bem, mas depois enquanto carrega o desktop fica distorcido.
a iluminação do teclado parece não funcionar, mas o sensor de luz funciona. uma tecla está meio torta lol. isto para além das amolgadelas... o portátil parece algo mal tratado, deve ter dado uns tombos jeitosos. fico à espera que o dono experimente o portátil e diga se está tudo ok.
Demiurgo 03-07-2008, 20:16 agora estou a experimentar isto, mas não sei avaliar o estado de funcionamento do portátil porque nunca o usei antes. parece-me lento... mas se calhar é porque é mesmo lento.
edit: vi que é o GoogleDesktopDae qhe está a atrofiar o computador. não consigo desligar porque não tenho pass de admin
Se não te queixasses que um computador com 3 anos era lento é que eu me espantava :-D.
Qual é o OS que tem? Quanta RAM?
Atira o Google Desktop pela janela :D.
Boas,
obrigado
Eu tenho um PowerBook 17'' com 5 anos cujo ecrã sofreu um destino trágico há um ano atrás. Na altura quando pesquisei pediam-me 600 euros pelos ecrãs pelo que nem pensei em repará-lo. Podes dizer onde procuraste os modelos compatíveis do ecrã? Por esse preço reparava o bicho.
|
|