View Full Version : Snow Leopard [Discussão Geral]
odraude000 10-06-2008, 11:54 Seguindo isto,
Räzzo;3060474']Para ter uma thread limpa de fakes e rumores
e para discutir o que ai vem...
http://images.apple.com/macosx/snowleopard/images/hero20080609.jpg
-> Microsoft Exchange Support
-> 64-bit
-> Multicore
-> Media and Internet
-> OpenCL
Fonte, Apple (http://www.apple.com/macosx/snowleopard/?sr=hotnews?sr=hotnews.rss)
magelight 10-06-2008, 11:58 Vou poder utilizar a arquitectura 64bits no meu imac 2.66GHz?
ONTOPIC: Acho que a apple ainda deve ter muito trabalho pela frente em relação ao snow leopard, ainda á poucos meses saiu o leopard...
Podemos começar pela data de lançamento deste OS X que será, em princípio, no dia 5 de Janeiro de 2009 na Macworld Conference & Expo. Certamente que Steve Jobs aproveitará esta ocasião para também lançar novos Macs baseados no Nehalem e com gráficas NVIDIA.
Mas seis meses é muito tempo. :D
ruimoura 10-06-2008, 12:01 Vou poder utilizar a arquitectura 64bits no meu imac 2.66GHz?
ONTOPIC: Acho que a apple ainda deve ter muito trabalho pela frente em relação ao snow leopard, ainda á poucos meses saiu o leopard...
O Leopard é 64 bits :eek:
magelight 10-06-2008, 12:04 O Leopard é 64 bits :eek:
Really? OMG
Desculpem tenho um Imac desde domingo...
Estou curioso com a profundidade do update, tão pouco tempo depois do Leopard. Estou ainda mais curioso em saber se é certo o abandono do PPC tendo em conta o lançamento tão apressado deste Mac OS e de não apresentar diferenças significativas em relação ao actual Leopard. Mesmo o nome faz-me desconfiar da profundidade das mudanças a implementar.
odraude000 10-06-2008, 12:55 Estou curioso com a profundidade do update, tão pouco tempo depois do Leopard. Estou ainda mais curioso em saber se é certo o abandono do PPC tendo em conta o lançamento tão apressado deste Mac OS e de não apresentar diferenças significativas em relação ao actual Leopard. Mesmo o nome faz-me desconfiar da profundidade das mudanças a implementar.
Quase certo, até porque dizem que vão adaptar e optimizar este novo Leopard para os multicore...creio que será uma optimização do Leopard para fazer uso de todos os recursos destes "novos" processadores.
QuickFire 10-06-2008, 12:56 Exactly... cheira mais a um Service Pack que a um novo sistema operativo :P
Quase certo, até porque dizem que vão adaptar e optimizar este novo Leopard para os multicore...creio que será uma optimização do Leopard para fazer uso de todos os recursos destes "novos" processadores.
Talvez, mas isso n implica que o suporte a PPC seja abandonado ainda que não seja melhorado face à versão anterior.
odraude000 10-06-2008, 13:11 Talvez, mas isso n implica que o suporte a PPC seja abandonado ainda que não seja melhorado face à versão anterior.
Claro, o ideal, e para deixar toda a gente contente era fazer um grande update para optimizar o Leopard no PPC, o último presumivelmente...e depois então fazer o Snow Leopard rular para os intel-based.
tiagotex 10-06-2008, 14:10 Segundo a Apple o Snow Leopard vai demorar 1 ano, por isso talvez seja apenas lançado na próxima WWDC e não é apenas um service pack. Serão adicionadas funções e principalmente será mexido nas suas bases para o tornar um sistema ainda mais fiável e eficiente e segundo a Apple ele aguentará teoricamente até 16TB de RAM, quase 500 vezes mais do que o actual...
smasher_marques 10-06-2008, 14:19 A data de lançamento está prevista para daqui a um ano, portanto, deve ser apresentado na WWDC...
Quanto a novidades:
• Optimization for multi-core processors
• GPU friendly
• Supports "breakthrough" amounts of RAM—16TB to be precise
• New "modern" QuickTime X platform
• Safari with 53% faster JavaScript implementation
O resto ainda não é publico, mas o SL já foi mostrado ontem mas sobre NDA. Portanto ainda vamos ter que esperar para ter mais novidades.
[_Rafeiro_] 10-06-2008, 17:13 Ainda bem que é só para o ano..
Uma coisa: Quem tinha o Tiger, e actualizou para o Leopard, quanto pagou? Provavelmente quando este "snow" sair, também devemos ter que pagar :wow:
Rui_Carlos 10-06-2008, 17:15 ;3064575']Ainda bem que é só para o ano..
Uma coisa: Quem tinha o Tiger, e actualizou para o Leopard, quanto pagou? Provavelmente quando este "snow" sair, também devemos ter que pagar :wow:
Depende... Eu paguei €65 por uma licença de estudante, mas agora acho que é mais cara.
Em princípio, a licença normal não deverá ficar por mais de €129.
ruimoura 10-06-2008, 17:16 Em relação ao webkit muuuito mais rápido, está tudo aqui -- http://webkit.org/blog/189/announcing-squirrelfish/
smasher_marques 10-06-2008, 17:19 como é que se compram licenças de estudante para o Leopard?
s e 7 e n 10-06-2008, 17:21 Tinhas que pagar 129€ que é o preço do Leopard.
Depois quem tinha comprado um Mac cerca de 1mês antes do Leopard ser anunciado, teve direito ao Leopard por 12€.
E depois tinhas o Leopard com desconto Estudantes que custava cerca de 65€, mas que agora já subiu o preço...
Agora este Snow Leopard quase que aposto que deve ser quase um SP1, dai o nome de Snow Leopard, senão eles davam outro nome e não um da "categoria" do Leopard.
E acho que deve ser gratuito, mas se formos pagar deve ser uma coisa mínima...
Ricardo.RPL 10-06-2008, 17:26 Era porreiro era vir com uma theme a condizer com o nome (para além do original do Leopard, claro). Sinceramente, acho que não fazia mal nenhum ao OS X ter um pequeno grupo de themes para o termos mais ao nosso gosto. O simples tons de azul/cinzento nos botões não é nada de especial...
blastarr 10-06-2008, 17:38 O Leopard é 64 bits :eek:
O kernel do Leopard é apenas 32bit.
Watermelon 10-06-2008, 18:03 O kernel do Leopard é apenas 32bit.
Exactamente:
Apple has gone 64-bit across the board, with two major exceptions. The first is the kernel itself, which remains 32-bit in order to maintain compatibility with existing drivers. The second is a bit of a sad story... or perhaps a hopeful one. You decide.
ruimoura 10-06-2008, 19:45 Exactamente:
Isso são preciosismos ...
Eu por meu lado espero que não cortem com o PPC, tenho drivers da HP (já inclusos no leopard) que são PPC only. Se cortarem nisso, peu na minha PSC.
BTW, este 10.6 parece-me um super service pack... Pagar por isto é um big no no na minha opinião..
blastarr 10-06-2008, 21:43 Isso são preciosismos ...
O núcleo de 32bit de um sistema operativo anunciado como sendo de 64bit é um "preciosismo" ?
Só podia vir de um fã da Apple...
Sabes, concerteza, que este "preciosismo" técnico já impediu (http://news.cnet.com/8301-13580_3-9909725-39.html) que a Adobe lançasse o Photoshop CS4 a 64bit nos Mac, e restringiu a nova versão apenas ao Windows Vista x64, não sabes ?
:rolleyes:
O núcleo de 32bit de um sistema operativo anunciado como sendo de 64bit é um "preciosismo" ?
Sabes, concerteza, que este "preciosismo" técnico já impediu (http://news.cnet.com/8301-13580_3-9909725-39.html) que a Adobe lançasse o Photoshop CS4 a 64bit nos Mac, e restringiu a nova versão apenas ao Windows Vista x64, não sabes ?
Que raciocínio mais tortuoso. Ligas coisas desconexas com que intenção? Qual é a ligação do facto da Adobe não ir lançar o Photoshop CS4 64bits com o kernel a 32 bits?
A coisa é tão simples como isto. A Adobe ainda usa o antiquado Carbon que não foi portado, e provavelmente nem será, para 64 bits. O que condiciona é o facto da framework Carbon ser ainda a 32 bits e não o kernel. Tenho software de 64 bits a correr no Leopard ao lado de tudo o resto e sem espinhas. O mesmo não posso dizer das experiências penosas com o Vista 64bits (only).
ruimoura 11-06-2008, 02:41 O núcleo de 32bit de um sistema operativo anunciado como sendo de 64bit é um "preciosismo" ?
Como para ti sou "fã da Apple" não respondo, porque sou fã e não sei o que digo.
Mas olha que essa da Adobe foi boa, sim senhor. Um gajo também não pode acertar sempre, certo?
Catacang 11-06-2008, 09:21 A verdade é que um dos principais benefícios de ter um s.o. a 64 bits, que é poder tirar partido de 4 ou mais GB de RAM está presente no Leopard, que até suporta mais que isso.
O Snow Leopard supostamente irá suportar 16TB de RAM, o que, a acontecer, ainda maior feito se torna com o kernel a 32bits :wow:
Cumps.
A verdade é que um dos principais benefícios de ter um s.o. a 64 bits, que é poder tirar partido de 4 ou mais GB de RAM está presente no Leopard, que até suporta mais que isso.
O Snow Leopard supostamente irá suportar 16TB de RAM, o que, a acontecer, ainda maior feito se torna com o kernel a 32bits :wow:
Cumps.
No Snow o kernel será 64 bits.
Neste snapshot podemos constatar que os processos a 64bits são uns mamões de memória, pelo menos quanto à virtual. Espero que consigam diminuir o "footprint" geral do OS X. A memória está barata mas não exageremos. :D
http://images.appleinsider.com/snowleopard-080610-1.jpg
Fonte (http://www.appleinsider.com/articles/08/06/10/apple_seeds_iphone_build_5a331_os_x_10_6_build_10a 96_safari_4.html)
Dúvida, o Snow Leopard terá suporte para Intel Macs de 32 bits?
ruimoura 11-06-2008, 11:45 Dúvida, o Snow Leopard terá suporte para Intel Macs de 32 bits?
Os Mac Intel suportam todos 64 bits ...
Rui_Carlos 11-06-2008, 11:47 Os Mac Intel suportam todos 64 bits ...
Penso que os CoreDuo não era 64bits.
Penso que os CoreDuo não era 64bits.
Exacto. Eram 32 bit.
Rui_Carlos 11-06-2008, 11:49 Neste snapshot podemos constatar que os processos a 64bits são uns mamões de memória, pelo menos quanto à virtual. Espero que consigam diminuir o "footprint" geral do OS X. A memória está barata mas não exageremos. :D
Pois, mas a memória efectivamente usada é a memória real...
ruimoura 11-06-2008, 11:50 Penso que os CoreDuo não era 64bits.
São. Já os Pentium D eram 64 bits ...
Edit:
Instruction set: MMX, SSE, SSE2, SSE3, x86-64
Isto já vem de 2005
Rui_Carlos 11-06-2008, 11:53 São. Já os Pentium D eram 64 bits ...
http://en.wikipedia.org/wiki/Core_Duo
http://daringfireball.net/2008/06/ins_and_outs_of_snow_leopard
Desculpa Rui, mas o Meu CoreDuo não é 64 bits. Disso tenho a certeza. Agora se estás a confundir com Core2Duo esses sim são 64 bits. Daí a minha questão.
BlueShark 11-06-2008, 11:54 Core Duo é 32 bits e o Core 2 Duo é que é a 64 bits
ruimoura 11-06-2008, 11:54 http://en.wikipedia.org/wiki/Core_Duo
http://daringfireball.net/2008/06/ins_and_outs_of_snow_leopard
Ui, então peço desculpa. Não sabia que no meio de tanto processador 64 bits a intel tinha enfiado processadores 32 bits ... Agora fiquei parvo ... É que a Intel já tem 64 bits desde 2005. Não sabia mesmo que tinham metido ali no meio uns a 32bits ...
Desculpa Rui, mas o Meu CoreDuo não é 64 bits. Disso tenho a certeza. Agora se estás a confundir com Core2Duo esses sim são 64 bits. Daí a minha questão.
Eu não estava a confundir, estava era a partir do princípio que desde os Pentium D (2005) todos os processadores Intel suportavam 64 bits. Foi uma pequena surpresa para mim ...
ruimoura 11-06-2008, 12:48 :x2: senão o mais provável é esta thread acabar fechada.
Será este Snow Leopard um update, ou distribuído com um SO? Há muita especulação à volta deste assunto...
Há essa especulação, mas a ser distribuído já em inícios de 2009 não me parece que faça qualquer sentido que seja uma nova versão, com direito a caixa, mas sim um grande update. Digo eu ...
Rui_Carlos 11-06-2008, 12:51 Mas afinal é para inícios de 2009, ou para daqui a um ano?
Penso que 10.1 foi distribuído gratuitamente para quem tinha o 10.0, certo? Pode ser que aconteça o mesmo com este...
odraude000 11-06-2008, 12:51 se assim for espero que não seja pago, quando saiu o leopard tinha centenas de novas funcionalidades, creio que agora estão na fase de optimizar tudo para que daqui a uns dois anos nos surpreendam com mais um destes lançamentos! :)
ruimoura 11-06-2008, 12:55 Mas afinal é para inícios de 2009, ou para daqui a um ano?
Penso que 10.1 foi distribuído gratuitamente para quem tinha o 10.0, certo? Pode ser que aconteça o mesmo com este...
Foi uma maneira de falar, já foi dito que era dentro de um ano.
Romani48 11-06-2008, 13:10 Ui, então peço desculpa. Não sabia que no meio de tanto processador 64 bits a intel tinha enfiado processadores 32 bits ... Agora fiquei parvo ... É que a Intel já tem 64 bits desde 2005. Não sabia mesmo que tinham metido ali no meio uns a 32bits ...
Não pôs.. todos os C2D são 64bits... o SO é que pode não ser..
Neste caso a kernel não o é, segundo percebo.. contudo não sei até que ponto certo software pode ser hibrido e correr..
ruimoura 11-06-2008, 13:21 Não pôs.. todos os C2D são 64bits... o SO é que pode não ser..
Neste caso a kernel não o é, segundo percebo.. contudo não sei até que ponto certo software pode ser hibrido e correr..
Estava a falar-se dos Core Duo :P
Dúvida, o Snow Leopard terá suporte para Intel Macs de 32 bits?
Segundo os screenshots deste site (http://orchardspy.com/), possivelmente sim.
Segundo os screenshots deste site (http://orchardspy.com/), possivelmente sim.
Isso não serão screenshots de um computador com um CD E2180 (que se bem me lembro é 64bits)?
Isso não serão screenshots de um computador com um CD E2180 (que se bem me lembro é 64bits)?
Pentium dual-core != Core Duo (ainda para mais esse é processador de desktop)
Romani48 11-06-2008, 21:12 Estava a falar-se dos Core Duo :P
ah! :p não tomei atenção a esse promenor
nesse caso os CPUs têm apenas instruções 32bits, e como tal a kernel não pode ser 64bits.. a não ser que seja hibrida..
Porque uma das grandes diferenças com o Core 2 é o facto de o Core (Yonah) não ter as tais instruções de 64bits, como até podemos ver aqui:
The shortcomings of Intel Core (Yonah) are:
32-bit processes only. 64-bit (http://en.wikipedia.org/wiki/64-bit) processes are not supported.
Fonte (http://en.wikipedia.org/wiki/Intel_Core_Duo)
Além do mais só os XEON da altura tiveram implementado o endereçamento de 36bits, PAE, que lá permitia a utilização de 4 ou mais Gb de RAM em sistemas 32bits
Parece-me óbvio que o Snow Leopard suportará tanto os PPC como os Core Duo Yonah a 32bits. No fundo esse trabalho já está feito, é o Leopard.
O sumo do 10.6 é a extensão dos 64 bits a todo o OS X assim como as previsíveis optimizações tendo em conta os cpus multi-core actuais e futuros. Mas há coisas a saber. Por exemplo, o Java 1.6 no OS X só existe na sua versão de 64 bits. Será que vamos ver a versão de 32 bits no Snow Leopard? Era bom que sim.
Rui_Carlos 11-06-2008, 23:39 Parece-me óbvio que o Snow Leopard suportará tanto os PPC como os Core Duo Yonah a 32bits. No fundo esse trabalho já está feito, é o Leopard.
Official: Mac OS X Snow Leopard doesn't support PowerPC Macs (http://www.appleinsider.com/article.php?id=4193)
Official: Mac OS X Snow Leopard doesn't support PowerPC Macs (http://www.appleinsider.com/article.php?id=4193)
Holy shit!! :D Isto seria demasiado radical a não ser que o Snow Leopard não traga nada de realmente novo. Só que já se ouviu falar na promessa do ZFS write/read para a versão server do 10.6 logo muita gente com Xservers PPC vai ficar desiludida. :D
smasher_marques 12-06-2008, 00:44 tal como se previa....
apenas 3 anos de transição parece-me pouco...
ou o Snow Leopard não irá ser lançado em 2009 ou então o update não será tão grande...
pois ainda à 2 anos se vendiam PPC... e isto é demasiado radical a meu ver
apenas 3 anos de transição parece-me pouco...
ou o Snow Leopard não irá ser lançado em 2009 ou então o update não será tão grande...
pois ainda à 2 anos se vendiam PPC... e isto é demasiado radical a meu ver
Concordo, mas com reservas. Depende do que este Snow Leopard apresentar de novo relativamente ao seu antecessor e não falo de melhorias fantásticas a nível técnico (que não são visíveis o utilizador usual ao update e como tal irrelevantes para estes) mas de features visíveis de imediato na utilização.
Não espero grandes features que se enquadrem neste segundo ponto e penso que talvez os utilizadores de PPC não se sintam muito afectados caso este cenário se verifique.
Caso de facto se verifique ser uma major release com muita coisa nova e diferente nas camadas superiores do sistema operativo, então é certo que os utilizadores PPC se vão sentir altamente esfaqueados nas costas pela Apple.
Mas note-se que seja como for, a adopção do Leopard não tem sido propriamente bombástica e conheço dezenas de pessoas que continuam fiéis ao Tiger e saiem-se eles agora com um update destes tão em cima do joelho?
Cheira-me que existem duas grandes motivações por detrás deste lançamento e mais outras duas que são meramente contextuais, por esta ordem:
1. Resposta ao Windows 7: a Apple em termos de Marketing só tem a ganhar neste momento ao projectar o seu sistema operativo contra o Windows e acredito que o Windows 7 ainda não seja suficientemente bom para superar o Mac OS X o que confere à Apple mais uma oportunidade (ao fazer o lançamento simultâneo) de se debater com a Microsoft e ganhar em termos de qualidade o que obviamente aumenta o potencial de angariação de clientes no mundo Windows.
2. Aparecimento de funcionalidades revolucionárias a nível de hardware que exijam como é óbvio, mudanças críticas no software actual. Se lançarem tablets multi-touch ou quaisquer outros dispositivos com funcionalidades ao nível de hardware muito profundas, existe uma necessidade clara de adaptação profunda que é conseguida com mais sucesso através do lançamento de um novo sistema operativo (como contra exemplo disto temos o XP Tablet Edition que é completamente desconfortável e nada ergonómico).
3. Alocar os recursos de desenvolvimento na plataforma Intel e deitar o PPC para trás das costas. Quer gostemos, quer não, o suporte ao PPC aloca recursos (não apenas económicos, nestas coisas nem tudo se reduz a dinheiro) na Apple e devem querer como é óbvio rentabilizar o futuro pela concentração de esforços na plataforma actual.
4. Empurrar os utilizadores a mudar para Intel. Esta é óbvia, ao empurrar os PPC users para Intel à partida venderão mais máquinas Intel e notar o seguinte detalhe: os clientes PPC da Apple têm uma característica comum não presente de forma tão consistente nos clientes Intel: são extremamente fiéis à marca e eles sabem disso e como tal devem ver pouco risco de abandono por parte destes clientes para soluções concorrentes.
blastarr 12-06-2008, 02:55 Pentium dual-core != Core Duo (ainda para mais esse é processador de desktop)
- Pentium Dual Core E2xxx para desktops = Core 2 Duo de 64bit com 1MB de cache L2 (na realidade, é o core "Allendale" de 2MB dos E4xxx, mas com metade da cache desactivada).
- Pentium Dual Core T20xx a T2130 para notebooks = Core Duo de 32bit (versão "Yonah", com metade da cache).
- Pentium Dual Core T23xx para notebooks = Versão dos Pentium Dual Core E2xxx para notebooks, 64bit.
As diferenças entre modelos baseados na arquitectura Core Duo e na mais recente arquitectura Core 2 Duo são muito mais significativas do que apenas ter ou não ter suporte para software 64bit.
Encarnado 12-06-2008, 11:55 A verdade é que um dos principais benefícios de ter um s.o. a 64 bits, que é poder tirar partido de 4 ou mais GB de RAM está presente no Leopard, que até suporta mais que isso.
Cumps.
Podes ter 8GB num Mac Pro (e já o podias ter no PowerMac G5).
Não confundir o bus de dados (32 bit) com o bus de endereçamento (48bit(?)).
Sobre o corte ao suporte do PPC... à muito que estou à espera...
3 anos foi a transição do OS9 para o X
Rui_Carlos 12-06-2008, 12:01 Podes ter 8GB num Mac Pro (e já o podias ter no PowerMac G5).
O G5 já era 64bits.
Sirikazy 12-06-2008, 12:45 A solução ira ser tão simples como esta. O Leo Snow ou Leo SP1 sera exclusivo para Intel mas ao mesmo tempo os utilizadores irão usufruir das ventagens deste Snow a partir de um futuro 10.5.X. E ai finalizara o suporte ao PPC em termos de actualização do SO em PPC por parte da Apple.
Romani48 12-06-2008, 12:49 O G5 já era 64bits.
verdade
Microprocessadores PowerPC G5 dual-core de 2GHz single, 2,3GHz single ou 2,5GHz dual
Arquitetura de processador PowerPC com caminhos e registros de dados 64-bit
@ http://www.apple.com/br/powermac/specs.html
mas se atenção.. li ai que isto iria ser possivel porque a base é a mesma..
ora não é bem assim.. a kernel não é a do leopard.. e pelo o que vejo é o que "mais" vai mudar..
sendo a kernel alterada podem muito bem tirar o suporte aos cpus mais antigos..
aliás é na kernel que está o suporte a estes cpus.. basta ver como algumas linhas de codigo permitem a utilização da kernel em AMD, por exemplo
blastarr 12-06-2008, 12:54 Podes ter 8GB num Mac Pro (e já o podias ter no PowerMac G5).
"Bus de dados de 32bit" ?
"Bus de endereçamento" ?
What the heck are you talking about ?
O endereçamento de memória depende do conjunto e tipo de registers na CPU, não tem nada a ver com um "bus".
Até podes ter endereçamento de 36, 40 ou 48bit (as implementações actuais), num sistema Hypertransport dos Athlon 64/Phenom, cuja largura é de... 32bit -16bit downstream/16bit upstream-.
O Quickpath do Intel "Nehalem" tem 20bit de largura - claro que a velocidade de relógio é muito superior à do actual FSB GTL+ -.
E não há nada que impeça -em teoria- um sistema com FSB de 8bit de ser acoplado a uma CPU que enderece memória acima dos 32bit como todos os actuais modelos da Intel e AMD.
Quanto ao "bus de dados", o interface de qualquer DIMM actual é sempre de 64bit, independentemente do número de canais de acesso à northbridge.
Como a implementação mais popular é de dois canais, tens efectivamente 128bit de largura para DDR2 até 800MHz, ou DDR3 até 1600MHz (velocidades oficiais aprovadas pelo JEDEC).
Já existe a tecnologia FB-DIMM DDR2, claro, que providencia até quatro canais para a NB, mas tem enormes latências e elevados consumos energéticos, pelo que a futura implementação nativa de 3 canais para DDR3-1600 do "Nehalem" é a melhor opção a médio prazo.
Eu diria que vocês estão alegremente em offtopic.
odraude000 12-06-2008, 14:31 Concordo, mas com reservas. Depende do que este Snow Leopard apresentar de novo relativamente ao seu antecessor e não falo de melhorias fantásticas a nível técnico (que não são visíveis o utilizador usual ao update e como tal irrelevantes para estes) mas de features visíveis de imediato na utilização.
Não espero grandes features que se enquadrem neste segundo ponto e penso que talvez os utilizadores de PPC não se sintam muito afectados caso este cenário se verifique.
Caso de facto se verifique ser uma major release com muita coisa nova e diferente nas camadas superiores do sistema operativo, então é certo que os utilizadores PPC se vão sentir altamente esfaqueados nas costas pela Apple.
Mas note-se que seja como for, a adopção do Leopard não tem sido propriamente bombástica e conheço dezenas de pessoas que continuam fiéis ao Tiger e saiem-se eles agora com um update destes tão em cima do joelho?
Cheira-me que existem duas grandes motivações por detrás deste lançamento e mais outras duas que são meramente contextuais, por esta ordem:
1. Resposta ao Windows 7: a Apple em termos de Marketing só tem a ganhar neste momento ao projectar o seu sistema operativo contra o Windows e acredito que o Windows 7 ainda não seja suficientemente bom para superar o Mac OS X o que confere à Apple mais uma oportunidade (ao fazer o lançamento simultâneo) de se debater com a Microsoft e ganhar em termos de qualidade o que obviamente aumenta o potencial de angariação de clientes no mundo Windows.
2. Aparecimento de funcionalidades revolucionárias a nível de hardware que exijam como é óbvio, mudanças críticas no software actual. Se lançarem tablets multi-touch ou quaisquer outros dispositivos com funcionalidades ao nível de hardware muito profundas, existe uma necessidade clara de adaptação profunda que é conseguida com mais sucesso através do lançamento de um novo sistema operativo (como contra exemplo disto temos o XP Tablet Edition que é completamente desconfortável e nada ergonómico).
3. Alocar os recursos de desenvolvimento na plataforma Intel e deitar o PPC para trás das costas. Quer gostemos, quer não, o suporte ao PPC aloca recursos (não apenas económicos, nestas coisas nem tudo se reduz a dinheiro) na Apple e devem querer como é óbvio rentabilizar o futuro pela concentração de esforços na plataforma actual.
4. Empurrar os utilizadores a mudar para Intel. Esta é óbvia, ao empurrar os PPC users para Intel à partida venderão mais máquinas Intel e notar o seguinte detalhe: os clientes PPC da Apple têm uma característica comum não presente de forma tão consistente nos clientes Intel: são extremamente fiéis à marca e eles sabem disso e como tal devem ver pouco risco de abandono por parte destes clientes para soluções concorrentes.
Quem fala assim não é gago!
Concordo em muito, se não mesmo tudo, acredito que esta release não seja para "prejudicar" alguém mas sim para optimizar os recursos que utilizadores intel dispõem (que são bastante diferentes dos PPC) ao lançar uma versão "quitada" do Leopard, sem grandes features novas, ou seja, com o intuito de melhorar a segurança, processamento em multi-core, etc...aquilo que todos nós sabemos...os ainda utilizadores PPC (Leopard) não "se vão sentir altamente esfaqueados nas costas pela Apple" mas sim vão aperceber-se de que o futuro do Mac OS X é intel-based!
:x2:
Sem dúvida. Só não varro tudo porque até é interessante.
Mas fica por aqui. Snow Leopard.
magelight 13-06-2008, 19:59 A apple já disse alguma coisa sobre mudanças gráficas?
Sirikazy 13-06-2008, 21:36 não, e nem esperes isso para breve.
Podes ter 8GB num Mac Pro (e já o podias ter no PowerMac G5).
Sobre o corte ao suporte do PPC... à muito que estou à espera...
3 anos foi a transição do OS9 para o X
Nos G5 o bus de dados era de 64 bits com 36bits para o endereçamento.
A Apple fornece informação sobre a arquitectura que usou.
Fonte (http://developer.apple.com/documentation/Hardware/Developer_Notes/Macintosh_CPUs-G5/PowerMacG5/2Architecture/chapter_3_section_4.html)
[_Rafeiro_] 14-06-2008, 00:33 Passei pelo macrumors, e vejam isto:
http://images.macrumors.com/article/2008/06/11/131105-6846_400.jpg
Noticia completa aqui (http://www.macrumors.com/2008/06/11/mac-os-x-snow-leopard-drops-powerpc-support/)
Cumps
Lê a thread. (http://www.techzonept.com/showpost.php?p=3071883&postcount=49)
[_Rafeiro_] 14-06-2008, 10:00 Não tinha reparado.. Sorry! :sad:
Cumps
The_True_Eue 17-06-2008, 17:18 -> Media and Internet
Que é isto? O que trás de novo?
-> OpenCL
O que é realmente o OpenCL? E será mesmo aquela coisa que vai ultrapassar a Nvidia, e bla, bla, bla, como diz o Jobs?
• Supports "breakthrough" amounts of RAM—16TB to be precise
Alguém me consegue explicar qual é a grande dificuldade para um SO de 64 bits suportar 16Tb de RAM em vez de 4Gb, 8Gb, 16Gb, 17Gb, 69Gb, 1Tb, 3Tb, 5.5Tb, whatever? O que é que torna isso um grande "breakthrough"?
Mas que pancada a vossa!!! Não gostam da GUI do OS X???!!! A Apple nunca foi nessas cantigas de Themes!!! Porque insistem nisso alguns utilizadores???!!! Até vou falar do janelas! :) Detesto ver (o que ao mesmo tempo me agrada) aqueles utilizadores que personalizam o janelinhas com cursores borboletas, aliens, etc, etc.. Janelas pirosas, imitações do OS X (Made in China, não se ofendam os chineses!), etc etc.. Querem o OS X assim??? É que a partir do momento que a Apple fizer isso vai aparecer muita nojeira. Lembro-me em tempos de usar coisas do género (quando não tinha consciência) no OS 9 e mesmo 8 era o Kaleidoscope! Dava para mudar todo o aspecto GUI do sistema, meu Deus!!! Que foleirice. Experimentei também o ShapeShifter e, por incrível que pareça tinha sempre um bug no GUI aqui ou ali. Não, themes não! Está muito bem como está, quem o desenhou desenhou-o bem!
Quanto ao Snow Leopard! A melhorias parecem ser bastante boas, já estava na altura de se começar a fazer algo no sentido de melhorar o software e OS! O hardware já vai muito mais à frente e há que tirar partido disso. A Apple tem evoluído nesse sentido já faz algum tempo, com o CoreAudio, CoreImage, CoreAnimation, está portanto na altura de seguir em frente! Para quem não sabe o Tiger é parcialmente 64-bit (não me vou aprofundar neste assunto, pesquisem)! Ah, e parem de inventar nomes em relação ao upadte do Leopard! Service Pack?????? WTF :)
Falando do lançamento. Sim Evangelion, tens muita razão no que disseste. No entanto há que olhar para trás. A Apple em média lança um OS novo todos os anos, está entre um ano/ano e meio, por isso está dentro do normal.
Quanto ao custo a minha opinião é que provavelmente se vai pagar, e o mais certo é serem à mesma 129 euros. Ou acham que o custo do OS é só aplicável quando tem funcionalidades novas, daquelas visíveis (GUI) e não só???!!! Eu acho que vai ter o seu custo, se não melhor!! Já estou é mentalizado! :)
Ricardo.RPL 17-06-2008, 22:10 Mas que pancada a vossa!!! Não gostam da GUI do OS X???!!! A Apple nunca foi nessas cantigas de Themes!!! Porque insistem nisso alguns utilizadores???!!! Até vou falar do janelas! :) Detesto ver (o que ao mesmo tempo me agrada) aqueles utilizadores que personalizam o janelinhas com cursores borboletas, aliens, etc, etc.. Janelas pirosas, imitações do OS X (Made in China, não se ofendam os chineses!), etc etc.. Querem o OS X assim??? É que a partir do momento que a Apple fizer isso vai aparecer muita nojeira. Lembro-me em tempos de usar coisas do género (quando não tinha consciência) no OS 9 e mesmo 8 era o Kaleidoscope! Dava para mudar todo o aspecto GUI do sistema, meu Deus!!! Que foleirice. Experimentei também o ShapeShifter e, por incrível que pareça tinha sempre um bug no GUI aqui ou ali. Não, themes não! Está muito bem como está, quem o desenhou desenhou-o bem!
Tenho ideia que não me referi a um programa que nos deixasse criar todo o tipo de themes e sacar outras tantas da net para ir mudando radicalmente o aspecto do Mac todas as semanas. Estava a falar de uma coisa criada pela Apple e que fosse coesa com o resto do SO. Seria como os temas Azul, Prata, Verde, Clássico do Windows (no Mac, seria qualquer coisa do estilo Default, Snow, Tiger, ou outra coisa qualquer).
Por exemplo, pode-se considerar que do Tiger para o Leopard houve uma mudança de theme. No entanto, a nova continua a ser tão prática e agradável como a anterior. A lançar uma nova para dar a opção entre duas (ou mais), também seria algo desse género, muito provavelmente seguindo mais as tonalidades de azul claro e branco (snow...).
Falando do lançamento. Sim Evangelion, tens muita razão no que disseste. No entanto há que olhar para trás. A Apple em média lança um OS novo todos os anos, está entre um ano/ano e meio, por isso está dentro do normal.
Isso não é propriamente linear. Apesar de ser válido para versões até à release do Panther, a Apple teve um período não menos de 2 anos entre o lançamento de versões entre o Panther e o Tiger e depois entre o Tiger e o Leopard.
Apenas um ano de diferença quando claramente o Leopard parece ser de acordo com muita gente, um produto pouco maduro e ainda mais no contexto atrás descrito parece um pouco apressado. Seja como for não acredito no cumprimento do calendário.
A diferença do GUI que há entre o Tiger e o Leopard deve-se a uma evolução! No Tiger havia uma certa "salganhada" de GUIs. Eram as janelas do Finder em aluminium brushed, o iTunes como é hoje, as Pro apps da Apple cinza como é hoje também e por aí a fora! Apenas "uniformizaram" a cena! É óbvio que se essa decisão, a de criar themes, surgir da Apple, sairá decente mas já lá vão muitos anos e não estou a ver isso a acontecer.
Isso não é propriamente linear. Apesar de ser válido para versões até à release do Panther, a Apple teve um período não menos de 2 anos entre o lançamento de versões entre o Panther e o Tiger e depois entre o Tiger e o Leopard.
Apenas um ano de diferença quando claramente o Leopard parece ser de acordo com muita gente, um produto pouco maduro e ainda mais no contexto atrás descrito parece um pouco apressado. Seja como for não acredito no cumprimento do calendário.
Nenhum OS novo é maduro, creio que o primeiro que o vai ser será mesmo o Snow Leopard, visto ser uma melhoria do actual (Leopard)!
Eu também não acredito no calendário mas qui ça!!!???
Tinha ideia que rondava os anos que mencionei, se não vejamos!! Comprei o meu G4 QuickSilver em finais de 2001, ainda vinha com o OS 9, e o X (o 10.0)!! Passaram 6 anos e saíu o Leopard, cinco OSs!! Fazendo as contas dá uma média de ano/ano e meio!!! :)
Rui_Carlos 17-06-2008, 23:13 Tenho ideia que não me referi a um programa que nos deixasse criar todo o tipo de themes e sacar outras tantas da net para ir mudando radicalmente o aspecto do Mac todas as semanas. Estava a falar de uma coisa criada pela Apple e que fosse coesa com o resto do SO. Seria como os temas Azul, Prata, Verde, Clássico do Windows (no Mac, seria qualquer coisa do estilo Default, Snow, Tiger, ou outra coisa qualquer).
Neste momento (e, pelo menos, no Tiger tinhas também já tinhas) tens duas opções de cores: Blue (o default) e Graphite (o que eu uso :))
Nenhum OS novo é maduro, creio que o primeiro que o vai ser será mesmo o Snow Leopard, visto ser uma melhoria do actual (Leopard)!
Eu também não acredito no calendário mas qui ça!!!???
Tinha ideia que rondava os anos que mencionei, se não vejamos!! Comprei o meu G4 QuickSilver em finais de 2001, ainda vinha com o OS 9, e o X (o 10.0)!! Passaram 6 anos e saíu o Leopard, cinco OSs!! Fazendo as contas dá uma média de ano/ano e meio!!! :)
A média não representa o que se passa na realidade. Vai ver o calendário de lançamentos na wikipédia se não confias em mim.
http://en.wikipedia.org/wiki/Mac_OS_X
Quanto ao lançamento maduro, claramente que isso não é assim propriamente. O Panther e o Tiger foram assumidamente lançamentos maduros e isso é bastante evidente pela forma como funcionam em vários aspectos ao contrário por exemplo do Jaguar, do Puma e do Cheetah.
O Leopard foi anunciado como um lançamento maduro e penso que o é no PPC. Mas na plataforma Intel é claramente pouco maduro e atendendo ao historial dos lançamentos pouco maduros do Mac OS X (10, 10.1 e 10.2), o timeframe curto faz todo o sentido.
Rui_Carlos 17-06-2008, 23:17 O Leopard foi anunciado como um lançamento maduro e penso que o é no PPC. Mas na plataforma Intel é claramente pouco maduro e atendendo ao historial dos lançamentos pouco maduros do Mac OS X (10, 10.1 e 10.2), o timeframe curto faz todo o sentido.
Mesmo no caso dos PPC está longe de ser tão maduro como era o Tiger (pelo menos a partir do 10.4.2, que foi quando comecei a usá-lo com regularidade).
Mesmo no caso dos PPC está longe de ser tão maduro como era o Tiger (pelo menos a partir do 10.4.2, que foi quando comecei a usá-lo com regularidade).
Nos G5 acredito que sim. Acho que quem comprou G5 sobretudo numa fase tardia, se deve sentir indignado neste momento. Já nos G4, está afinadíssimo. Tenho contacto diário com um G5 dual-core e com o meu PowerBook G4 e falo com base nesses dois contactos. O G5 está claramente subaproveitado e tinha bem melhor comportamento em Tiger. Já o meu G4 nunca esteve tão bem, algo que tem acontecido sucessivamente desde o OS de origem desta máquina, o Jaguar. E como creio que o meu G4 não é nenhum computador mágico, acho que eles devem ter cortado no development de código mais específico para o G5, mas que no G4 já estava muito amadurecido.
Rui_Carlos 17-06-2008, 23:37 No meu, apesar das melhorias introduzidas no 10.5.3, continua a não funcionar tão bem como o Tiger. Tenho alguns crashs de aplicações, ainda tenho alguns problemas com a rede, etc.
Não é que seja grave, mas no Tiger as coisas estavam melhores.
A média não representa o que se passa na realidade. Vai ver o calendário de lançamentos na wikipédia se não confias em mim.
http://en.wikipedia.org/wiki/Mac_OS_X
Quanto ao lançamento maduro, claramente que isso não é assim propriamente. O Panther e o Tiger foram assumidamente lançamentos maduros e isso é bastante evidente pela forma como funcionam em vários aspectos ao contrário por exemplo do Jaguar, do Puma e do Cheetah.
O Leopard foi anunciado como um lançamento maduro e penso que o é no PPC. Mas na plataforma Intel é claramente pouco maduro e atendendo ao historial dos lançamentos pouco maduros do Mac OS X (10, 10.1 e 10.2), o timeframe curto faz todo o sentido.
Vi no Mactracker, aliás, confirmei!!! Dá a média que já descrevi, um lançamento mais, outro menos, média!!! Whatever!!!
Maduro ou não depende das features que são adicionadas, todas as funcionalidades, periféricos, exigências (de utilizadores e não só), eu pessoalmente não tenho razão alguma de queixa do Leopard, nem em PPC nem em Intel, mas isso sou eu!!
Ricardo.RPL 18-06-2008, 13:29 Neste momento (e, pelo menos, no Tiger tinhas também já tinhas) tens duas opções de cores: Blue (o default) e Graphite (o que eu uso :))
Exacto, já existe a um nível muito básico (só mudarem umas cores), o que se pede não é nada do outro mundo. O que estava a sugerir era ir bocado mais longe dos botões x-+ e scrolls, e mudar também a cor das janelas, menubar, dock, etc. Tudo de forma a manter-se tão agradável à vista e coerente como o theme actual (logo, não poderia haver grandes mudanças, apenas uma alternativa ao mesmo estilo). Já nem digo chegar ao ponto de mudar aspectos como o formato dos botões, o tipo de letra ou os ícones.
The_True_Eue 18-06-2008, 15:30 Exacto, já existe a um nível muito básico (só mudarem umas cores), o que se pede não é nada do outro mundo. O que estava a sugerir era ir bocado mais longe dos botões x-+ e scrolls, e mudar também a cor das janelas, menubar, dock, etc. Tudo de forma a manter-se tão agradável à vista e coerente como o theme actual (logo, não poderia haver grandes mudanças, apenas uma alternativa ao mesmo estilo). Já nem digo chegar ao ponto de mudar aspectos como o formato dos botões, o tipo de letra ou os ícones.
Será que isso faria do Snow Leopard um SO verdadeiramente melhor que o Leopard?
Ricardo.RPL 18-06-2008, 15:53 Será que isso faria do Snow Leopard um SO verdadeiramente melhor que o Leopard?
Não. Aliás, seria grave se isto fosse considerado uma das novas features. Isto é apenas um extra agradável que podiam colocar, que, na minha opinião, dava para desenjoar de ver sempre o mesmo aspecto em todos os Macs, e dava mais liberdade de personalização. Mas é óbvio que isto nunca devia ser visto como uma inovação do 10.5 para o 10.6, tal como não o foi com a nova theme do 10.4 para o 10.5.
Mas a sério, porque é que tanta gente parece desagradada só de ouvir esta ideia? Imaginem que, tal como havia o design do Tiger e agora o design do Leopard, ambos parecidos e com o estilo próprio da Apple, haveria agora um outro do mesmo género, sem grandes invenções, e em opção. Assim, quem preferisse o do Leopard original não mudava, os que preferissem o novo, iam às preferências e mudavam, tal como agora podemos mudar de botões coloridos para monocromáticos.
Não. Aliás, seria grave se isto fosse considerado uma das novas features. Isto é apenas um extra agradável que podiam colocar, que, na minha opinião, dava para desenjoar de ver sempre o mesmo aspecto em todos os Macs, e dava mais liberdade de personalização. Mas é óbvio que isto nunca devia ser visto como uma inovação do 10.5 para o 10.6, tal como não o foi com a nova theme do 10.4 para o 10.5.
Mas a sério, porque é que tanta gente parece desagradada só de ouvir esta ideia? Imaginem que, tal como havia o design do Tiger e agora o design do Leopard, ambos parecidos e com o estilo próprio da Apple, haveria agora um outro do mesmo género, sem grandes invenções, e em opção. Assim, quem preferisse o do Leopard original não mudava, os que preferissem o novo, iam às preferências e mudavam, tal como agora podemos mudar de botões coloridos para monocromáticos.
Há muito que podes mudar a cor dos botões e do selector.
Vi no Mactracker, aliás, confirmei!!! Dá a média que já descrevi, um lançamento mais, outro menos, média!!! Whatever!!!
Maduro ou não depende das features que são adicionadas, todas as funcionalidades, periféricos, exigências (de utilizadores e não só), eu pessoalmente não tenho razão alguma de queixa do Leopard, nem em PPC nem em Intel, mas isso sou eu!!
Nunca neguei que a tua média estivesse mal calculada. Simplesmente não se pode analisar o lançamento de sistemas operativos através de uma média, tendo em conta que o tipo de alterações e apostas que a Apple faz em cada lançamento são de natureza completamente diferente e penso que isso ficou explícito no meu post.
És livre de concordar ou não.
Ricardo.RPL 18-06-2008, 17:41 Há muito que podes mudar a cor dos botões e do selector.
Eu queria dizer "agora" no sentido de "actualmente, antes de sair o Snow Leopard", e não no sentido de "actualmente, já que antes do Leopard não existia" :P. Eu sei que há essa opção há muito tempo, estava a dizer é que podiam introduzir a nova.
http://macmagazine.com.br/blog/wp-content/uploads/2008/06/23-snowleopard-apps.jpg
Wolfhound 24-06-2008, 12:16 A actualização para o Snow Leopard é automática não é?
Sei que continuo a ter imensos problemas em fazer ligações bluetooth com o meu N73 e a passar ficheiros.
Cumprimentos.
ruimoura 24-06-2008, 12:16 Já tinha visto isso ontem. Parece que vão andar numa de encolher o tamanho geral da instalação.
Na volta vao deixar de ser "Universais".
Pois, é o mais provável.
Não vejo muitos outros motivos a não ser esse.
Se nos requisitos do snow leopard pede um processador intel, não vale a pena um programa ocupar espaço com a plataforma ppc
basconcio 24-06-2008, 18:44 Se é só isso não é preciso o snow leopard, basta correr o Xslimmer que já tira o código PPC. Agora se optimizarem o código isso sim... Não consigo perceber como o mail aí nesse gráfico ocupa quase 300 MB quando no meu mac depois do xslimmer só ocupa 59MB
gansolfm 24-06-2008, 20:30 Se nos requisitos do snow leopard pede um processador intel, não vale a pena um programa ocupar espaço com a plataforma ppc
Acho que é precisamente esta a situação!
Tuaregue 24-06-2008, 21:17 se houver uma grande optimização de código na framework, se o código das aplicações levar uma grande limpeza, vai-se poupar muitos megas/gigas.
o 10.5 levou com muita coisa nova, deve haver muito código por optimizar, muito código redundante e como tal muito megas ocupados sem razão. é tempo de fazer limpeza.
odraude000 24-06-2008, 21:34 A actualização para o Snow Leopard é automática não é?
Ainda não se sabe. Temos de esperar. Agora, esta diminuição no tamanho das app é mais que normal! Espero que as optimizações sejam bastante significativas.
s e 7 e n 27-06-2008, 22:41 Parece que a redução do espaço das apps não esta tão relacionado com a passagem de UB para Intel Only.
Mas sim da compressão de uns ficheiros usados na criação das apps... etc... lol
Podem ler a explicação aqui (http://www.appleinsider.com/articles/08/06/27/solving_the_mystery_of_snow_leopards_shrinking_app s.html).
[PC]Räzzo 28-06-2008, 02:46 Macs com SSD's ao poder :)
Nunca neguei que a tua média estivesse mal calculada. Simplesmente não se pode analisar o lançamento de sistemas operativos através de uma média, tendo em conta que o tipo de alterações e apostas que a Apple faz em cada lançamento são de natureza completamente diferente e penso que isso ficou explícito no meu post.
És livre de concordar ou não.
Sim, concordo! :) mas aqui o Leopard está maduro, reguei-o melhor!! :P
Eu queria dizer "agora" no sentido de "actualmente, antes de sair o Snow Leopard", e não no sentido de "actualmente, já que antes do Leopard não existia" :P. Eu sei que há essa opção há muito tempo, estava a dizer é que podiam introduzir a nova.
A mudança que houve de Tiger para Leopard, como acho que já referi, foi apenas um clean ao GUI, que estava já "ajavardado" no Tiger, umas janelas brushed aluminium, outras +/- como é agora no 10.5, etc. e passou a ser mais uniforme no Leopard, deixando assim de haver o brushed aluminium. A meu ver, repito, a meu ver, têm melhorado e a mim não me enjoa. A única coisa que não curtia muito era o GUI com stripes, dos primeiros OS X, o que na altura era um espectáculo, atenção!!! :)
Se é só isso não é preciso o snow leopard, basta correr o Xslimmer que já tira o código PPC. Agora se optimizarem o código isso sim... Não consigo perceber como o mail aí nesse gráfico ocupa quase 300 MB quando no meu mac depois do xslimmer só ocupa 59MB
Como o consegues?? Aqui o meu diz que o Mail (app) é blacklisted e não reduz nada!!!
Update: Sorry, já vi, faltava o update ao Xslimmer!! :) Já está, e a pesar até menos que 59MB, 24.7MB.
Eu acho que a Apple está a seguir o caminho certo, não é preciso novas features, é preciso é fazer o sistema mais estável, rápido, seguro e leve do que já é! É preciso cortar com as raízes do PPC e deixar isso do Universal que só come espaço em disco à parva! O 10.5 tá cheio de "lixo" e é preciso optimizá-lo.
O uso do Exchange também é de salientar, o que mostra que a Apple está interessada no mercado empresarial.
Por estes tempos estão a dar relevância ao iPhone até que a plataforma estabilize e que os programadores do iPhone apostem também no mac
Eu acho que a Apple está a seguir o caminho certo, não é preciso novas features, é preciso é fazer o sistema mais estável, rápido, seguro e leve do que já é! É preciso cortar com as raízes do PPC e deixar isso do Universal que só come espaço em disco à parva! O 10.5 tá cheio de "lixo" e é preciso optimizá-lo.
O uso do Exchange também é de salientar, o que mostra que a Apple está interessada no mercado empresarial.
Por estes tempos estão a dar relevância ao iPhone até que a plataforma estabilize e que os programadores do iPhone apostem também no mac
Se tivesses comprado um PowerMac G5 quad-core há dois anos, não dirias isso...
Se tivesses comprado um PowerMac G5 quad-core há dois anos, não dirias isso...
PowerMac G5 Quad-core, que grande máquina… :) Eu pude mexer num PowerMac G5, não tive foi destreza para ver o profile do Mac, ou seja, não sei qual era ao certo mas que era rápido era, minha nossa… Percebo o que dizes abc, no entanto tb dou razão ao 3dhouse! Não instalas o Snow Leopard mas podes continuar com o Leopard, certo? As apps funcionam durante anos, não desesperes… Daqui a uns 4 anos estás tu a comprar outra máquina e esse G5 Quad-core ainda vai dar cartas, ou não?? Claro, com o Leopard. No meu caso tenho um iMac (dos penultimos) e tenho ainda um G4, com 7 anos. Neste momento está apenas à espera duma power supply, quando a tiver vou ligá-lo, e vai trabalhar… Em Tiger. :)
Ainda há a hipotese remota da Apple lançar o OS X em duas versões diferentes, uma para PPC e outra para Intel!!! Código optimizado para todos… LOL
PowerMac G5 Quad-core, que grande máquina… :) Eu pude mexer num PowerMac G5, não tive foi destreza para ver o profile do Mac, ou seja, não sei qual era ao certo mas que era rápido era, minha nossa… Percebo o que dizes abc, no entanto tb dou razão ao 3dhouse! Não instalas o Snow Leopard mas podes continuar com o Leopard, certo? As apps funcionam durante anos, não desesperes… Daqui a uns 4 anos estás tu a comprar outra máquina e esse G5 Quad-core ainda vai dar cartas, ou não?? Claro, com o Leopard. No meu caso tenho um iMac (dos penultimos) e tenho ainda um G4, com 7 anos. Neste momento está apenas à espera duma power supply, quando a tiver vou ligá-lo, e vai trabalhar… Em Tiger. :)
Ainda há a hipotese remota da Apple lançar o OS X em duas versões diferentes, uma para PPC e outra para Intel!!! Código optimizado para todos… LOL
Nota que não é o meu caso e peço desculpa se induzi em erro. Mas conheço muita gente em situações desse tipo e é lamentável o que vai acontecer. O pior problema do abandono do PPC nesta nova versão não é o Mac OS X em si, mas o abandono por parte dos developers que se vai seguir certamente em consequência disto. Basicamente, é uma mensagem muito directa por parte da Apple que vai ter forte consequências a médio prazo.
Em PPC tenho apenas um PowerBook G4 17'' que vai quase no 5º ano de vida e como tal, estou mesmo à espera da primeira oportunidade para o reformar e por uma máquina como esta nem me queixo, viveu bem o seu tempo e vou tê-lo a correr como hoje até que morra. Mas para quem comprou computadores pouco antes do anúncio da transição, dói e não é pouco.
tiagotex 05-07-2008, 02:05 Escrevi uma análise exaustiva do Snow Leopard no Appletuga (http://www.appletuga.com):
http://i293.photobucket.com/albums/mm61/appletuga_wwdc08/hero20080609.jpg
O nome do próximo sistema operativo da Apple foi revelado durante a Keynote do Steve Jobs, na WWDC 2008, embora apenas tenha revelado que se chamaria Snow Leopard, nos dias seguintes vieram a público mais informações sobre o Snow Leopard (por exemplo a página no site da Apple dedicada ao Snow Leopard) (http://www.apple.com/pt/macosx/snowleopard/), dando-nos a conhecer um pouco mais como será o próximo sistema operativo da Apple.
A principal informação revelada é o facto de o Snow Leopard ter o seu desenvolvimento focado na performance e segurança, devendo manter o mesmo aspecto que o Leopard.
Neste artigo é feita uma análise exaustiva do Snow Leopard:
Será mais leve
http://img67.imageshack.us/img67/8914/200806182326ec5.gif
O gráfico em cima mostra uma comparação do tamanho de algumas aplicações no Leopard e no Snow Leopard.
É possível constatar que existem diferenças enormes em algumas aplicações como o Preview, Automator, TextEdit, entre outros, que vêem o seu tamanho reduzido drasticamente, isto vai implicar uma melhora de rendimento significativa.
Segundo um dos developers, ao qual foi facultada uma cópia do Snow Leopard beta na WWDC 2008, após uma análise (http://www.appleinsider.com/articles/08/06/27/solving_the_mystery_of_snow_leopards_shrinking_app s.html), chegou à conclusão que a diminuição do tamanho das aplicações foi conseguida, em parte, graças aos arquivos de localização, que fazem do Mac OS X um sistema multi-línguas, mas não só.
Os ficheiros NIB, que acompanham as aplicações, devem ser compactados, resultando na diminuição do tamanho da aplicação. O developer realizou uma experiência, compactando ficheiros XML e HTML incorporados no Mail do Leopard, reduziu de 289 MB para 96.6 MB o tamanho da aplicação. Se olharmos para o gráfico vamos constatar que os números são muito parecidos.
A Apple já tinha utilizado esta técnica anteriormente nos ficheiros de preferência .plist, comprimindo-os.
O developer refere que estes ganhos são obtidos facilmente, pois o Leopard foi mal concebido, não sendo apagados os ficheiros designable.nib das aplicações, que deveriam ter sido removidos na última beta (versão Golden Master) e dá um exemplo, no Mail existem 1,400 ficheiros desses, que ocupam quase 200 MB.
Quando este gráfico foi dado a conhecer a maioria das pessoas ficaram a pensar que essa diminuição de tamanho se devia ao facto do Snow Leopard deixar de suportar os Mac equipados com PowerPC, mas segundo vários developers, a remoção do código referente ao PowerPC teria um impacto muito pequeno no tamanho das aplicações, comparado com a compressão dos ficheiros XMLs e gráficos relacionados com a localização das aplicações e remoção de ficheiros NIB de desenvolvimento.
De frisar que os developers afirmam que as aplicações no Snow Leopard continuam a ser universais, isto é, funcionam em Intel e PowerPC, à semelhança do Leopard.
Isto são boas noticias, especialmente para os utilizados que têm Mac’s equipados com processadores PowerPC, que ficaram com o “pé a traz” com a Apple, pois quando esta disponibilizou a beta do Snow Leopard aos developers um dos requisitos era possuir um Mac Intel (http://www.appletuga.com/snow-leopard-empresas-e-powerpc.php), este facto pode dever-se à Apple estar ainda numa fase inicial do desenvolvimento do novo sistema operativo e ter desenvolvido primeiro para a plataforma Intel, mas ainda não há certezas sobre isto, apenas especulações.
Framework multitouch
Já circularam vários rumores que a Apple iria colocar trackpads multitouch em toda a gama de portáteis da Apple. Para isso a Apple está a desenvolver uma framework multitouch completa, composta por liberarias e funções para o Snow Leopard, que vão permitir que todos os developers possam utilizar essa tecnologia e desenvolver aplicações utilizando-a.
Esta framework multitouch também vem alimentar outros rumores que davam como muito provável o lançamento de um Mac Tablet, que seria um portátil com um ecrã multitouch e sem teclado, passando o Snow Leopard a ser um sistema operativo com suporte completo para multitouch.
Auto-extracção e activação de dados
A Apple está a desenvolver uma tecnologia de detecção de dados, que irá fazer a extracção de dados e activação dos mesmo de forma automática, como por exemplo as fontes. Isto ocorreria de uma maneira similar à de quando extraímos informações sobre contactos da agenda no nosso correio no Mail.
Processamento de texto
A Apple irá desenvolver o processamento de texto, permitindo a correcção automática de palavras mal escritas ou colocadas fora do contexto, como por exemplo os erros de gramática. Este processamento de texto pode ser usado em todo o sistema.
http://i293.photobucket.com/albums/mm61/appletuga_wwdc08/devices20080609.png
Suporte do sistema de ficheiros ZFS
O Snow Leopard terá suporte total para o sistema de ficheiros ZFS, permitindo ler e escrever neste sistema de ficheiros. Algumas das vantagens são:
Verificação e reparação de dados corrompidos;
Não é necessário criar partições nos discos. Combina-se os discos rígidos disponíveis criando uma única partição com todos os dados.
Pode-se utilizar o sistema RAID-Z, que é similar ao RAID-5, mas evita as corrupção de dados.
Um sistema de backups, parecido com o Time Machine, que consiste em tirar uma “imagem” ao sistema a cada 10 segundos. Estas “imagens” permitem recuperar todo o sistema.
A incorporação do ZFS é um passo muito importante, pois o anterior sistema HFS+ já está a ficar ultrapassado. Podem saber mais sobre o ZFS aqui (http://en.wikipedia.org/wiki/ZFS).
OpenCL
A Apple irá incorporar a tecnologia OpenCL (Open Computing Language) no Snow Leopard, esta será analisada pela Computer Working Group podendo tornar-se no padrão da industria.
A tecnologia OpenCL permite que as aplicações tenham acesso a todo o poder de processamento da placas gráfica, por exemplo. Assim as aplicações podem usar o poder de processamento do GPU, em conjunto com o poder do CPU, permitindo tirar proveito de todo o poder dos GPUs, cada vez mais potentes, das placas gráfica. Isto faz com que os GPUs deixem de ser utilizados apenas para o processamento gráfico.
Esta tecnologia vai tornar o Snow Leopard mais eficiente, aproveitando todos os recursos ao seu dispor.
Multicore
O Snow Leopard irá incluir um conjunto de tecnologias chamado de “Grand Central”, estas iram proporcionar um suporte inigualável para sistemas multicore.
Os processadores modernos têm aumentado o desempenho em número de núcleos e nem tanto em maiores velocidades do relógio.
O Grand Central permite tirar todo o partido da capacidade de processamento, fazendo com que todo o Mac OS X aceda aos diversos núcleos e optimizando-o para distribuir tarefas entre diversos núcleos e processadores. O Grand Central também faz com que seja muito mais fácil para os programadores criarem programas que tiram o máximo de partido da potência dos sistemas multicore.
Independência de resolução
O Snow Leopard terá independência de resolução, para isso é necessário que os mapas de bits sejam substituídos por gráficos vectoriais na interface gráfica do sistema, podendo assim mudar o tamanho do ecrã sem nos preocuparmos com a resolução.
Agenda com suporte para o Exchange
http://img70.imageshack.us/img70/7964/snowleopard01tc0.jpg
O Address Book 5.0 (Agenda 5.0) virá com o Snow Leopard e terá suporte para o Exchange, juntamente com o Mail e o iCal, demonstrando o interesse crescente da Apple pelo mundo empresarial.
Aplicações Web no Mac OS X
http://img295.imageshack.us/img295/7990/snowleopardwebapp1lr1.jpg
O Safari 4.0 que virá com o Snow Leopard terá uma nova função no menu Ficheiro, “Guardar como Aplicação Web…”, esta função irá guardar o site inteiro no formato de aplicativo, permitindo que o site seja visitado no modo offline e que não seja necessária a utilização do browser.
http://img295.imageshack.us/img295/9046/snowleopardwebapp3kp3.jpg
Recorrendo a esta nova ferramenta poderemos usar, por exemplo o Google Docs, sem estar ligado à Internet.
Conclusão
É preciso salientar que o Snow Leopard será 100% 64-bits e terá suporte para multicore, tirará partido dos GPUs das placas gráficas, não sendo um novo sistema operativo, mas sim a continuação do Leopard, com tudo o que lhe falta, mantendo o aspecto, mas evoluindo muito a nível interno.
Das características referidas em cima ainda faltam duas, das quais existe pouca informação, o QuickTime X, que foi anunciado que será lançado juntamente com o Snow Leopard e a capacidade do Snow Leopard utilizar até 16 TB de memória RAM.
É esperado que o Snow Leopard seja lançado dentro de um ano, muito provavelmente na WWDC 2009.
Ainda não se sabe se a Apple vai manter o suporte ao PowerPC e se o Snow Leopard será vendido como um novo sistema operativo ou se será apenas uma grande actualização. Qual a vossa opinião? O que vos faz mais falta das novas funcionalidade do Snow Leopard? Estão dispostos a mudar para Mac Intel para utilizar o Snow Leopard caso este não esteja disponível para PowerPC? Digam da vossa justiça.
Via Appletuga (http://www.appletuga.com/tudo-o-que-precisa-saber-sobre-o-snow-leopard.php)
Na verdade é mais ou menos oficial que o PPC foi abandonado. Seja como for, excelente resumo das perspectivas sobre o Leopard. ;)
odraude000 05-07-2008, 11:56 Seja como for, excelente resumo das perspectivas sobre o Leopard. ;):x2:
Belo trabalho, será que com este passo para o exchange o próximo será para integração de outros serviços, por exemplo msn support no ichat?
tiagotex 05-07-2008, 13:40 :x2:
Belo trabalho, será que com este passo para o exchange o próximo será para integração de outros serviços, por exemplo msn support no ichat?
Obrigado.
Já não duvido nada da integração de mais serviços, a Apple está a abrir-se, especialmente para o mundo empresarial, com o Snow Leopard a Apple deve fazer um grande ataque ao windows nas empresas começando logo com o argumento do rendimento, que se agora a diferença já é grande no Snow Leopard deve ser abismal, por isso a não ser que a Microsoft consiga um milagre, a Apple vai ganhar muito terreno.
Quanto ao iChat suportar o protocologo do msn, não me admira nada que o façam na próxima versão.
odraude000 05-07-2008, 14:33 Obrigado.
Já não duvido nada da integração de mais serviços, a Apple está a abrir-se, especialmente para o mundo empresarial, com o Snow Leopard a Apple deve fazer um grande ataque ao windows nas empresas começando logo com o argumento do rendimento, que se agora a diferença já é grande no Snow Leopard deve ser abismal, por isso a não ser que a Microsoft consiga um milagre, a Apple vai ganhar muito terreno.
Quanto ao iChat suportar o protocologo do msn, não me admira nada que o façam na próxima versão.
Creio que é uma altura excelente para fazerem este "ataque" ao mercado pois a microsoft não conseguiu fazer negócio com a yahoo ou seja a microsoft já não tem como competir com a google, a apple e a google sempre tiveram boas relações, se integrarem os serviços da google mais no seu sistemas vão conquistar o mercado dos domésticos, quanto ao empresarial, esta jogada do exchange e a possível integração do msn em iChat ganhava muitos mas mesmo muitos pontos para o lado da apple. Vamos esperar que assim seja.
O Snow Leopard afinal é um grande upgrade do Leopard ou será mesmo um novo sistema operativo como, por exemplo, passagem do Tiger para Leopard?
Creio que é uma altura excelente para fazerem este "ataque" ao mercado pois a microsoft não conseguiu fazer negócio com a yahoo ou seja a microsoft já não tem como competir com a google, a apple e a google sempre tiveram boas relações, se integrarem os serviços da google mais no seu sistemas vão conquistar o mercado dos domésticos, quanto ao empresarial, esta jogada do exchange e a possível integração do msn em iChat ganhava muitos mas mesmo muitos pontos para o lado da apple. Vamos esperar que assim seja.
Essas "boas relações" não são ingénuas. Um dos bosses do Google pertence ao board da Apple. Admira-me até (nem admira tendo em conta que é o Jobs à frente daquilo) que não haja ainda maior colaboração entre as duas companhias.
E sim, é um pouco de ambos, um novo Mac OS X mas claramente a refinar o Leopard. O nome não engana.
tiagotex 05-07-2008, 15:51 O Snow Leopard afinal é um grande upgrade do Leopard ou será mesmo um novo sistema operativo como, por exemplo, passagem do Tiger para Leopard?
Eu acho que é apenas um grande upgrade do Leopard, pois vai manter o mesmo design e vão melhorar o sistema, melhorando muito a sua eficiência.
A opinião dos analistas encontra-se dividida, muitos dizem que será um novo sistema operativo e que será vendido como tal, outros dizem que será uma grande actualização e que poderá ser vendido, mas para as pessoas que possuam o Leopard custará apenas 10 € a 30 € e ainda à aqueles que defendem que será uma grande actualização e que será distribuída gratuitamente para as pessoas que tenham o Leopard.
Agora só podemos esperar e ver o que acontece.
odraude000 05-07-2008, 18:37 Essas "boas relações" não são ingénuas. Um dos bosses do Google pertence ao board da Apple. Admira-me até (nem admira tendo em conta que é o Jobs à frente daquilo) que não haja ainda maior colaboração entre as duas companhias.
Não sabia mas, assim sendo, ainda mais razões têm para fazer um "futuro" apple-google based...
Uma fonte do site de rumores AppleInsider revelou mais uma novidade do Mac OS X 10.6 Snow Leopard: Quick Look integrado No modo de visualização de ícones. Basta passar o rato por cima do ícone de um ficheiro de áudio, por exemplo, para que um botão de reprodução apareça sobre o próprio ícone.
Clicar no botão fará com que o áudio seja reproduzido pelo próprio Finder, sem necessidade de abrir uma janela extra ou estar em modo de visualização por colunas. O mais interessante é que o ficheiro continuará a tocar mesmo se você for trabalhar em outra aplicação; o áudio só é interrompido se você selecionar outro ficheiro ou janela no próprio Finder. Um anel à volta do botão indicará o progresso de reprodução da faixa.
O recurso funcionará similarmente para vídeos e outros documentos.
http://images.appleinsider.com/snowleopard-080721-1.png
Sirikazy 21-07-2008, 22:15 Uma fonte do site de rumores AppleInsider revelou mais uma novidade do Mac OS X 10.6 Snow Leopard: Quick Look integrado No modo de visualização de ícones. Basta passar o rato por cima do ícone de um ficheiro de áudio, por exemplo, para que um botão de reprodução apareça sobre o próprio ícone.
Clicar no botão fará com que o áudio seja reproduzido pelo próprio Finder, sem necessidade de abrir uma janela extra ou estar em modo de visualização por colunas. O mais interessante é que o ficheiro continuará a tocar mesmo se você for trabalhar em outra aplicação; o áudio só é interrompido se você selecionar outro ficheiro ou janela no próprio Finder. Um anel à volta do botão indicará o progresso de reprodução da faixa.
O recurso funcionará similarmente para vídeos e outros documentos.
http://images.appleinsider.com/snowleopard-080721-1.png\
Se voltasem a solução antiga faziam melhor, antes se podia meter o ficheiro de som a meio sem ter que estar a reproduzir desde o inicio. Essa é das tais coisas do tigre que mais valia não terem tocado....
[PT]latrine 21-07-2008, 22:45 Tiaagotex... grande trabalho!!! poupaste-me algumas horas de pesquisa :)
Agora do ZFS... há pessoal que diz bem, outro que diz que a mais valia será só para o X server... a ver vamos...
Digreyfox 22-07-2008, 08:59 Sirikazy: ninguém disse que não podias continuar a usar a barra de espaços, tens é uma possibilidade extra.
|
|