View Full Version : Apple Mac OS X Leopard 10.5.3 Released
Já está aí. Num Software Update perto de si :)
Detalhes @ apple.com (http://support.apple.com/kb/HT1141)
TUAW (http://www.tuaw.com/2008/05/28/mac-os-x-105-3-released/)
Instalada e sem problemas!
Rui_Carlos 28-05-2008, 19:48 Depois de abrir o Software Update, aquilo chegou a um ponto, ainda enquanto estava à procura de actualizações, em que o mac ficou bastante lento, e acabei por cancelar...
Depois deixem as melhorias mais significativas que notaram, por curiosidade. :)
trespasser 28-05-2008, 19:57 Depois deixem as melhorias mais significativas que notaram, por curiosidade. :)
Isso e se já vale a pena gastar a centena de balas para finalmente sair do Tiger.
Depois de abrir o Software Update, aquilo chegou a um ponto, ainda enquanto estava à procura de actualizações, em que o mac ficou bastante lento, e acabei por cancelar...
Aconteceu-me o mesmo. Depois voltei a abrir e funcionou sem problemas. Update de 420MiB por aqui.
Instalado, zero problemas até agora.
lammer.pt 28-05-2008, 19:59 Improves 802.1X behavior and reliability.
Será que vai resolver o meu problema com o eduroam? :D
Instalei no meu G4 e não sei se será "síndrome de update" mas o scroll do Safari e o próprio Safari está mais smooth assim como o spotlight :P
Rui_Carlos 28-05-2008, 20:08 Aconteceu-me o mesmo. Depois voltei a abrir e funcionou sem problemas. Update de 420MiB por aqui.
Instalado, zero problemas até agora.
Também já está a instalar...
Mr. Brightside 28-05-2008, 20:29 Update de 420MiB por aqui.
198 MB aqui.
Watermelon 28-05-2008, 21:02 Sei que fez grandes improvements a nível de performance gráfica. O DL2 depende deste update para funcar correctamente.
Mr. Brightside 28-05-2008, 21:03 É impressão minha ou esta actualização demora mais a instalar que as anteriores?
s e 7 e n 28-05-2008, 21:08 Ta instalado :D
Até agora nada de novo... vamos ver...
demorei uns 15 minutos a instalar, voces também ? granda seca :S
Não sei se é devido a este update, mas depois apareceu-me este:
This update extends RAW file compatibility for Aperture 2 and iPhoto ’08 for the following cameras:
Canon EOS Digital Rebel XSi/Kiss Digital x2/450D
Epson R-D1
Leaf AFi 7
Leaf AFi 6
Leaf AFi 5
Pentax K200D
Pentax K20D
destr0yer 28-05-2008, 21:24 Se não tens nenhuma destas maquinas digitais, podes cagar para isso :x2:
É como os updates do Adobe Camera Raw apenas para suportas nova maquinas
Mr. Brightside 28-05-2008, 21:25 Não sei se é devido a este update, mas depois apareceu-me este:
Provavelmente sim:
Includes additional RAW image support for several cameras.
Decrypter 28-05-2008, 21:27 A mim também apareceu isso , mas logo no software update juntamente com o 10.5.3 .
Do género, mal ele fez o search apareceu isso , não sei até que ponto isso me vai servir mas pronto xD
Downloading ^^
ruimoura 28-05-2008, 21:47 Já está. Tudo ok. Venha o próximo :002:
[PT]latrine 28-05-2008, 21:50 mais um sem problemas
Rui_Carlos 28-05-2008, 22:04 Estive a usar o Spaces, e parece que agora já funciona melhor ao mudar de aplicações...
smasher_marques 28-05-2008, 22:04 Pessoal isto num Mac Book C2D 2.0Ghz 1Gb RAM corre às mil maravilhas?
ruimoura 28-05-2008, 22:10 Pessoal isto num Mac Book C2D 2.0Ghz 1Gb RAM corre às mil maravilhas?
Corre pois :)
smasher_marques 28-05-2008, 22:17 então tou a pensar comprar isto:)
já agora, qual é o melhor preço para o Leopard?
odraude000 28-05-2008, 22:50 downloading....:joker:
AntiForm 29-05-2008, 00:08 The file “index-leopard.merged-1.sucatalog” couldn’t be found on the server “swscan.apple.com”.
Anyone? :|
enigma80 29-05-2008, 00:16 Estou com o mesmo problema...
Feito...
Sem problemas :D
brunomelo 29-05-2008, 01:07 Feito sem problemas, so quando reiniciou depois de instalar seleccionei o Disco do Mac mas foi-m pro vista lol Ainda assustei-m mas depois reiniciei outra vez e deu na boa :)
Lá se vão os meus 16 dias de uptime. Vamos ver como corre a instalação.
Edit:
está feito. Estava a ver que a meio da instalação tinha congelado a imagem mas depois lá continuou.
Isto (http://lifehacker.com/393810/mac-os-xs-address-book-can-now-sync-google-contacts-update-for-iphone-owners-only-ugh) é que me faz lembrar porque odeio muitas das estratégias da apple. Mas pronto.
Frequent_flyer 29-05-2008, 09:08 Instalei ontem à noite.
Download de 424 (ou algo do género) megas. Demorou um pouco mais de 1 hora.
Instalação. Correu tudo bem e sem problemas.
bruno_eg 29-05-2008, 09:09 Corre tudo bem sem problemas.
hornet_900 29-05-2008, 09:11 Estes são os melhoramentos neste update:
What's included?
The Mac OS X 10.5.3 Update is recommended for all users running Mac OS X 10.5 and includes general operating system fixes that enhance the stability, compatibility and security of your Mac.
General
Fixes a font issue that could result in Helvetica Narrow being used in applications instead of Helvetica.
Addresses an issue with stuttering video and audio playback in certain USB devices.
Resolves stability issues with Word of the Day, iTunes Artwork, and Slideshow screen savers.
Fixes an issue in which certain attached hard drives may not show up in the Finder.
Addresses an issue with .Mac syncing of Dashboard widgets over multiple Macs that use different screen resolutions.
Includes additional RAW image support for several cameras.
Improves the accuracy of the Software Update progress bar indicator.
Addresses an issue in which Finder may not be available if the computer name is blank in Sharing preferences.
Improves Active Directory binding and login.
Eliminates a delay when logging in as an Active Directory user in a .local domain.
Improves Spotlight searches on a AFP file server volumes.
Clients can now change their password at the login window when bound to a Mac OS X 10.4 Open Directory server.
Improves Safari reliability when connecting to the Internet through a Microsoft ISA proxy.
Address Book
Addresses reliability issues when searching for contacts using built-in search.
Resolves issues with mapping addresses that contain an ampersand character (&).
AirPort
Improves 802.1X behavior and reliability.
Improves reliability when using Time Capsule.
Automator
Addresses an issue in which some actions may not work with the "Show When Run" option enabled.
Resolves an issue in which the "New iCal Event" action may not work.
Resolves an issue that prevents workflows from being saved in the Finder's contextual menu.
Fixes reliability issues for Automator scripts that search for files by date.
Resolves an issue that prevents workflows from being saved in the Finder's contextual menu.
Addresses an issue in which Automator workflows as Finder plugins do not work when the workflow begins with the "Get Selected Finder Items" action.
Fixes an issue in which the "Copy Files" action does not reliably work when added from Automator’s warning dialog.
iCal
Addresses potential privacy issues by allowing events to be marked as private.
Resolves an issue in which the inspector does not show capacity and availability info for conference rooms within a building.
Addresses an issue in which the current day could appear in the left-most column of the weekly view.
Addresses reliability issues with meeting alarms, invitations and attachments.
Resolves issues with reliability when restoring from iCal backups.
Fixes accuracy issues with auto-completion, availability data and location names.
Resolves an issue in which iCal may send cancellation notices for events in the past after a calendar is deleted.
Fixes reliability issues with iCal syncing.
iChat
Addresses reliability issues with screen sharing.
Resolves an issue in which saved chat transcripts may reported as "still in use" after opening and closing them in iChat.
Resolves an issue with group chats not being indexed in Spotlight.
Only the last 250 messages of an active chat are saved. Fixed to save unlimited number of lines.
Addresses issues with echo cancellation that may occur on portable Macs.
Mail
Resolves an issue in which Mail may prevent idle sleep when set to automatically check for new messages every minute.
Addresses stability issues that may be encountered when dragging large attachments into an email message.
Fixes an issue that could occur if two compose windows are open when dragging a file to the Mail icon in the Dock.
Addresses reliability issues when changes are made to a mailbox while offline.
Resolves wrapping issues that may be found with consecutive spaces in plain text.
Fixes issues with certain web pages appearing garbled when emailed from Safari.
Fixes an issue in which the Sent, Drafts, and Outbox mailboxes incorrectly list the "cc" recipients in the "To" column.
Addresses reliability issues with attachments added to plain text notes.
Fixes reliability issues with authenticated RSS feeds.
Resolves an issue in which attaching an alias to an email message may not send the actual file.
Parental Controls
Addresses reliability issues with application logging and time limits.
Resolves an issue in which Parental Controls may prevent forced sleep.
Addresses performance issues with web content filters.
Fixes an issue with managed accounts in which iChat transcripts may not be created.
Addresses issues with 4-byte files and whitelist.
Spaces
Resolves an issue in which switching to a different space and returning back to the original space may reorder the application windows with a different active window.
Resolves an issue in which activating an application from the Dock switches to a different space, even if there is a window for that application in the current space.
Fixes an issue in which Command-Tab may incorrectly switch to a new space.
Addresses reliability issues with Spaces when syncing preferences over .Mac.
Time Machine
Includes fixes for Time Machine compatibility with Time Capsule.
Resolves certain issues when backing up a portable Mac that is on battery power.
Addresses compatibility issues with Aperture 2.
Addresses reliability issues when performing a full restore from a Time Machine backup.
Fixes an issue in which certain function keys may be disabled after using Time Machine.
Fixes a possible alert message that incorrectly states a backup volume does not have enough space.
Updates Time Machine to reliably restore attachments and messages in Mail.
VoiceOver
Includes Braille Update 1.0 which enables GW Micro, HandyTech, HIMS, Nippon, and Papenmeier Refreshable Braille displays.
Addresses an issue with Braille dot 7 and 8 underlining.
Fixes an issue in which HTML page anchors may be ignored by the VoiceOver cursor.
Fixes an issue that prevented Hot Spots from being used in text areas.
Resolves an issue with spell checking in which VoiceOver may only announce the first misspelled word if there are multiple words spelled incorrectly.
Esta info estava no link da descrição do update.
Cumps,
Feito sem problemas, so quando reiniciou depois de instalar seleccionei o Disco do Mac mas foi-m pro vista lol Ainda assustei-m mas depois reiniciei outra vez e deu na boa :)
Aconteceu-me mesmo.
Bem, formatei isto ontem, e quando o liguei e fiz os updates é que vi que tinha saido o 10.5.3. :lol:
Digreyfox 29-05-2008, 10:58 Sacou 400ish MB. Instalou sem chatear, reiniciou e cá estamos. Continua tudo estável e fluído.
A única diferença que notei até agora é importante: Já não tenho a imagem a imagem intermitente em certos vídeos, nomeadamente nos do site da Apple.
Foi problema debatido por aqui há tempos, em alguns macs acontecia a imagem de certos vídeos "piscar" (em vez de o video passar fluidamente, estava como que entrecortado com fotogramas "brancos"). Isso desapareceu, felizmente.
o mac em questão é um blackbook 2.4 com 4gb ram kingston
A minha actualização 10.5.3 foi de apenas 198 MB. Correu tudo bem.
420MB. Done, no problems and no differences till now
A minha actualização 10.5.3 foi de apenas 198 MB. Correu tudo bem.
:x2:
Ha, e a minha actualização foi de ≈520. :P
T_Reis05 29-05-2008, 14:30 420 mb que me demorou 40m a download e a instalar.
Depois reiniciou o mac 2x, assustei-me mas nada de mais.
steelix_ 29-05-2008, 14:36 por aqui também correu bem...
Romani48 29-05-2008, 15:33 It’s Patch Day in the land of Mac OS X Leopard. Apple today shipped Security Update 2008-003 (http://support.apple.com/kb/HT1897) (Mac OS X 10.5.3) with fixes for a wide range of serious vulnerabilities that could put users at risk of information disclosure, denial-of-service and remote code execution attacks.
The update (http://support.apple.com/kb/HT1141) (see Techmeme discussion (http://www.techmeme.com/080528/p86#a080528p86)) includes a fix for the iCal vulnerabilities that were publicly disclosed by Core Security last week. The iCal bugs could be exploited to crash iCal or execute arbitrary code via malicious calendar updates or by importing a specially crafted calendar file.
[ SEE: iCal vulnerabilities put Mac OS X users at risk ] (http://blogs.zdnet.com/security/?p=1160)
Core Security’s warning mentions three separate vulnerabilities but Apple’s update only includes a fix for a single bug:
A use-after-free issue exists in the iCal application’s handling of iCalendar (usually “.ics”) files. Opening a maliciously crafted iCalendar file in iCal may lead to an unexpected application termination or arbitrary code execution. This update addresses the issue by improving reference counting in the affected code. This issue does not affect systems prior to Mac OS X v10.5.
In all, Apple documents at least 41 vulnerabilities in this mega update. They include seven (7) different vulnerabilities in Apple’s implementation of Apache, the most serious of which may lead to cross-site scripting attacks.
[ SEE: Adobe Flash zero-day exploit in the wild (http://blogs.zdnet.com/security/?p=1189) ]
The Flash Player Plug-in also gets a makeover to correct seven (7) bugs could could lead to arbitrary code execution via booby-trapped Flash content. This update includes a fix for the flaw that’s currently being exploited in drive-by malware (http://blogs.zdnet.com/security/?p=1198) attacks.
Code execution holes are also fixed in AppKit’s processing of document files; Apple Pixlet Video’s handling of files using the Pixlet codec; Apple Type Services server’s handling of embedded fonts in PDF filesp; CoreFoundation’s handling of CFData objects; and CoreGraphics’ handling of PDF files.
The Mac OS X Leopard patch also fixes flaws in CoreTypes, CUPS, Help Viewer, International Components for Unicode, Image Capture, ImageIO, Kernel, LoginWindow, Mail, ruby, Single Sign-On and Wiki Server.
http://blogs.zdnet.com/security/?p=1204&tag=nl.e622
420MB, 12min pro download, 5min a instalar, reiniciou 2x, até agora parece ok.
odraude000 29-05-2008, 20:17 instalei ontem, 420 mb...
no problems....
mas hoje, durante o dia usei a eduroam e não notei melhora nenhuma na estabilidade! :(
Estou a ter alguns problemas com o encoding no Safari. Em vez de letras acentuadas aparecem os famosos pontos de interrogação. Alguém com o mesmo problema?
sarocas86 29-05-2008, 20:45 Sabem aquele plug-in do Mail que dava para aceder ao Hotmail? Foi-se com o update :002: Agora só me falta voltar a tentar convencer as pessoas a não enviarem nada para o Hotmail e matá-lo de vez :003:
Estou a ter alguns problemas com o encoding no Safari. Em vez de letras acentuadas aparecem os famosos pontos de interrogação. Alguém com o mesmo problema?
Preferences > Appearance
Standard font: Times 16
Fixed-width font: Courier 13
Default encoding: Western (ISO Latin 1)
Está assim?
Preferences > Appearance
Standard font: Times 16
Fixed-width font: Courier 13
Default encoding: Western (ISO Latin 1)
Está assim?
exacto! Parece que foi um glitch porque agora já funciona bem. Estou a ver que só lá para o
10.5.5 teremos o OS X afinado. :D
smasher_marques 29-05-2008, 22:09 Sistemas Operativos gosto de originais.
Arranja-se o Leopard por 100 ou menos €?
Decrypter 29-05-2008, 23:08 Well, instalei o meu 10.5.3 também (420 mb) e sinceramente não vi mudança alguma .
Hoje lá chego à UM e eduroam 5000 mil vezes para ligar .. OH god --'
Well, instalei o meu 10.5.3 também (420 mb) e sinceramente não vi mudança alguma .
Sofro do mesmo problema na UM -.-
QuickFire 30-05-2008, 00:30 Hoje por acaso fui ao Técnico com o Macbook e ligou à primeira, como de costume. Ainda no outro dia (com o update 10.5.2) estive na Nova e também sem problemas.
Rui_Carlos 30-05-2008, 09:30 Eu na UM, em 5 tentativas que fiz, só numa é que não obteve IP. No 10.5.2, precisava de uma série de tentativas para me ligar. Por isso, parece-me que houve melhorias significativas. No entanto, continuo a não conseguir ligar o VPN usando a rede wireless...
Decrypter 30-05-2008, 09:42 Ontem mais no final da tarde ligou-se bem . Comigo depende do número de pessoas que está ligada, nas horas de maior afluência demoro mais a conseguir receber IP (sem ser auto-atribuído).
Ainda não tive grande tempo para testar melhor mas, se for como o Rui_Carlos (http://www.techzonept.com/member.php?u=13953) diz pode ser que isto esteja mesmo melhor .
Well, instalei o meu 10.5.3 também (420 mb) e sinceramente não vi mudança alguma .
os problemas de ligação a eduroam duvido muito ke seja problema do mac e ainda uso o Tiger!!
Desde que mudaram de EU para eduroam são mais as vezes que não me consigo ligar das que me consigo ligar! e passa-se o mesmo com os meus colegas que usam XP, Vistas e companhia!
cmp's
Rui_Carlos 30-05-2008, 10:14 os problemas de ligação a eduroam duvido muito ke seja problema do mac e ainda uso o Tiger!!
Desde que mudaram de EU para eduroam são mais as vezes que não me consigo ligar das que me consigo ligar! e passa-se o mesmo com os meus colegas que usam XP, Vistas e companhia!
cmp's
Nos últimos tempos de utilização do Tiger (durante o mês de Março), já não tinha problemas na ligação à Eduroam. Embora a ligação caísse com mais frequência do que na EU, já não tinha problema a ligar-me. Além disso, conseguia fazer ligações VPN usando a rede wireless, e agora não consigo.
Tenho colegas que usam a aplicação do Tiger (Internet Connect) no Leopard para se ligarem à eduroam, e parece que não têm tantos problemas.
Não quero dizer que a eduroam não tivesse problemas, mas o Leopard também devia ter alguns...
Esse problema da eduroam resolve-se com a aplicação Internet Connect do Tiger...
Boas pessoal, não estou a conseguir instalar a nova actualização! Bloqueou logo ao inicio(A configurar instalação), sendo que a barra de progresso não avança, e ja estou nisto a uma hora e ela continua igual. Isto num macbook comprado na quinta feira passada. Já forcei a desliguei, liguei novamente e pus a fazer o update e encrava novamente no mesmo sitio! Que sorte... :)
Alguma ajuda, ou relato de algum com o mesmo problema?
Aqui na ubi ainda é e-U, ligar so com o internet connect app do tiger..vou instalar este update e testar a ver se ja liga nativamente sem ter de andar com artimanhas...ruimoura ja deves ter testado nao?
ruimoura 30-05-2008, 14:09 Aqui na ubi ainda é e-U, ligar so com o internet connect app do tiger..vou instalar este update e testar a ver se ja liga nativamente sem ter de andar com artimanhas...ruimoura ja deves ter testado nao?
Não, mas deve estar na mesma. Nothing to see here ...
Mr. Brightside 30-05-2008, 14:36 Há alguns minutos pensei terem começado os problemas com a eduroam, mas felizmente foi geral. :)
hornet_900 30-05-2008, 16:22 Após instalar a actualização, parece que a ventoinha está mais tempo a trabalhar do que a versão anterior.
Acontece a mais alguém?
Cumps
Hoje por acaso fui ao Técnico com o Macbook e ligou à primeira, como de costume. Ainda no outro dia (com o update 10.5.2) estive na Nova e também sem problemas.
Também nunca tive problemas em ligar-me à EDUROAM, nem mesmo através de alguns dos hotspots da PT-WIFI via eduroam.
Sou o único a notar que as cores estão menos brilhantes?
Digreyfox 30-05-2008, 17:37 Sou o único a notar que as cores estão menos brilhantes?
Hein? Deste lado está tudo colorido e brilhante como sempre, tanto no monitor do portatil como no 22"
Não é bem perda de cor, estão é menos cansativas para a vista. Pelo menos aqui, ou então é impressão minha :-D
Update feito e até agora tudo bem.
AntiForm 30-05-2008, 20:24 Boas,
Tive de fazer o update via download pelo site da apple. A mensagem "The file “index-leopard.merged-1.sucatalog” couldn’t be found on the server “swscan.apple.com”." continua mesmo depois do update feito, ou seja não consigo fazer nenhum update automático. Alguém me pode indicar um e-mail de assistência da apple ?
Obrigado.
Update feito sem problemas! a ligação a eduroam continua normal, sem problemas =)
Decrypter 31-05-2008, 22:11 Bem, nunca pensei vir a dizer isto mas não é que consegui ligar-me 5 vezes seguidas direito à eduroam ? Fantástico :-D
Parece que o 10.5.3 sempre revolveu alguma coisa e eu praqui a queixar-me xD
Foxknight 31-05-2008, 23:35 Boas pessoal, não estou a conseguir instalar a nova actualização! Bloqueou logo ao inicio(A configurar instalação), sendo que a barra de progresso não avança, e ja estou nisto a uma hora e ela continua igual. Isto num macbook comprado na quinta feira passada. Já forcei a desliguei, liguei novamente e pus a fazer o update e encrava novamente no mesmo sitio! Que sorte... :)
Alguma ajuda, ou relato de algum com o mesmo problema?
Exactamente o mesmo problema que tu. Já fiz o Repair Permissions duas vezes e nada. Encrava logo ao configurar o instalador ou lá o que é. Update de 199MB.
Repair disk e saquem o Combo Update da página da apple. ( ~530mb)
Foxknight 01-06-2008, 15:06 Repair disk e saquem o Combo Update da página da apple. ( ~530mb)
Pois, foi o que tive que fazer. Assim instalou sem problemas.
Obrigado Xkorp (http://techzonept.com/member.php?u=16814).
|
|