View Full Version : O que mais vos faz falta no Mac OS X?

3dhouse
28-05-2008, 19:40
Nunca ninguém colocou esta questão? Que software vos faz falta ou que precisa de ser melhorado e incluir as tais features que necessitam?

Vou falar por mim que necessito de um bom leitor ou codec WMV/WMA já que o Flip4Mac não dá conta do recado, um IM completo com tudo o que o MSN do Windows tem e que a Autodesk passe o 3ds max para mac!

ruimoura
28-05-2008, 19:42
Um IM que funcione correctamente com o protocolo do msn (a maior parte dos contactos de quase toda a gente vem de lá) e reafirmo a parte do 3dstudiomax. De resto, está cá tudo :)

sir_atmc
28-05-2008, 19:44
O Microsoft Messenger for Mac não é uma boa opção? Desconheço se é free ou não.

Watermelon
28-05-2008, 19:49
Não tem webcam nem áudio...

vouyeur
28-05-2008, 19:54
Um IM que funcione correctamente com o protocolo do msn

Concordo completamente.
Ultimamente tem-me feito imensa falta o M$ Visio, de resto não me consigo lembrar de nada que me faça falta.

luckystriked
28-05-2008, 19:56
Como fazem com os wmv e wma?

Xistel
28-05-2008, 20:01
Nao tenho Mac, mas uma coisa que falta é a aposta é compatibilidade de jogos e a possibilidade de outras marcas usare os Os da Apple (não digo que os Mac não sejam bonitos, mas ai sim o mac dominaria o mundo (ou pelo menos ganharia uma maior fatia do mercado) .

Aí sim, compraria um.

robz
28-05-2008, 20:33
Apenas a raridade de jogos para OSX e a incompatibilidade de alguns programas com SO, por ex o autocad. (Sim, quem não gosta de jogar às vezes?) Sei que o podemos fazer através do windows, mas é chato fazê-lo só para isto.

joaorikard
28-05-2008, 20:39
Como fazem com os wmv e wma?

Perian + Flip4Mac.
Quando não funciona, o que não é comum, abro com o VLC.

*edit*
Não sinto falta de nada :P
O Microsoft Messenger serve-me perfeitamente. Odeio 'nudges' e essas porcarias.
E para jogar, tenho as consolas. :D

Romani48
28-05-2008, 20:43
leitor decente de WMA
IM para protocolos windows live decente e completo

Jogos não digo porque isso já é os raios das produtoras a implicar com a maior fatia do mercado do Windows

Suporte em sistemas non-Apple legalmente

OldMan
28-05-2008, 22:44
Um SHIFT+DEL importado do windows... não sou gajo para ir ao lixo todas as semanas e às vezes aquilo fica com centenas de ficheiros.
E se houvesse maneira de apagar apenas alguns ficheiros que estejam no lixo também era bem vinda.

smasher_marques
28-05-2008, 23:02
Um cliente IM, porque não da Apple? , com suporte de Video-Chamadas e Audio para o MSN.

Uma maior compatibilidade com os jogos que correm em Windows, mas isso tambem teria que incluir boa vontade das produtoras.

Mas o faz mesmo falta é o Solitário!:cool:

smasher_marques
28-05-2008, 23:07
Um apagar definitivo tambem me faz falta

[PC]Räzzo
28-05-2008, 23:09
Usar o enter para abrir ficheiros :p

Ofenza
28-05-2008, 23:19
Räzzo;3012025']Usar o enter para abrir ficheiros :p

cmd+seta pra baixo
é como se estivesses a pressionar o icone, faz sentido.

prefiro que o enter sirva para renomear ficheiros. :)

Cyber.User
28-05-2008, 23:20
Eu sinto falta de uma espécie de "Windows Explorer".

Xistel
29-05-2008, 00:04
Já agora..porque é que a apple não difunde o seu os por outras marcas? assim como a windows? só teria a ganhar penso eu..

fsousa.fsousa
29-05-2008, 00:07
Já agora..porque é que a apple não difunde o seu os por outras marcas? assim como a windows? só teria a ganhar penso eu..

Essa questão está farta, mas mesmo farta de ser discutida aqui na techzone!

3dhouse
29-05-2008, 00:16
Uns joguinhos incorporados no SO além do Chess também eram bem-vindos, assim uma coisa tipo minas ou solitário :joker:

lammer.pt
29-05-2008, 00:29
Posso ser do contra?

Sinto falta do Adium quando vou ao windows.

Pronto, já disse.

(Uso o pidgin mas não é a mesma coisa :'()

Encarnado
29-05-2008, 01:29
assim como a windows?

A Windows? Isso é o quê? Uma empresa não é de certeza.

Voltando ao topico:
Faz-me falta um SO que coma menos RAM e menos disco.

sir_atmc
29-05-2008, 01:31
Será que o correcto é "comer RAM" ou "usar RAM"? :)

Voila
29-05-2008, 01:56
Sinceramente não me faz falta nada, mas talvez seja tambem conforme a area que o utilizador usa o mac, um programador terá mais problemas em usar OSX só..

Falaram de jogos... para isso existe as consolas e pc's.

rui_m7
29-05-2008, 02:15
Sinceramente não me faz falta nada, mas talvez seja tambem conforme a area que o utilizador usa o mac, um programador terá mais problemas em usar OSX só..

A que problemas te referes?
A mim fazem-me falta programas de video streaming e algum software muito especifico do meu curso.

e o MS Paint :lol:

Cumps

Ofenza
29-05-2008, 02:42

Pensas mal. Este assunto parece ser o pão de cada dia aqui na TZ. Pessoal, querem o OS X comprem um mac, ou então montem o vosso hackintosh. É escusado estarem sempre a falar nisto. É uma péssima ideia. A Apple está a usar a estratégia adequada aos seus produtos, e não é por acaso que é tão bem sucedida.

O poder da marca Apple e Mac está todo aí, não entendem? Se passarem a haver PCs com Mac OS X, a marca perde-se...

Compra um mac e percebes.

ImAnAlcoholic
29-05-2008, 05:01
Räzzo;3012025']Usar o enter para abrir ficheiros :p

existem addons para fazer isso =)
ainda assim prefiro a maneira da mac =D

luckystriked
29-05-2008, 10:09
O OS X consome assim tanta ram? pensei que fosse "leve" para q o mac fosse bastante fluido.

sir_atmc
29-05-2008, 11:14

Falaram de jogos... para isso existe as consolas e pc's.

O problema é que nem sempre há dinheiro para se comprar um Mac e um PC ou uma consola. Neste momento já existe a possibilidade de correr o Windows nativamente, o que é bom.

A mim fazem-me falta programas de video streaming e algum software muito especifico do meu curso.

Cumps

Penso que ele se referia em programar linguagens .NET (quer se queira quer não são bastante utilizadas).

Pensas mal. Este assunto parece ser o pão de cada dia aqui na TZ. Pessoal, querem o OS X comprem um mac, ou então montem o vosso hackintosh. É escusado estarem sempre a falar nisto. É uma péssima ideia. A Apple está a usar a estratégia adequada aos seus produtos, e não é por acaso que é tão bem sucedida.

O poder da marca Apple e Mac está todo aí, não entendem? Se passarem a haver PCs com Mac OS X, a marca perde-se...

O problema é que as vezes as pessoas não compram um Mac por ser bastante caro...se calhar dessa forma mais pessoas passariam a usar OS X. Não estou com isto a dizer que concordo ou deixo de concordar.

O OS X consome assim tanta ram? pensei que fosse "leve" para q o mac fosse bastante fluido.

O conceito de consumir RAM associado a ficar pesado é muitas vezes utilizado...contudo se a RAM for bem utilizada, o consumo de RAM torna-se uma coisa benefica. Com esta afirmação presumo que sejas utilizador do MS Windows XP. Se utilizares o Vista consegues perceber a diferença entre "comer RAM" e "usar RAM", coisa que de certeza que acontece com o OS X. Mas espera pelo comentário dos utilizadores do OS X que concerteza te vão conseguir explicar melhor :)

luckystriked
29-05-2008, 11:35
O conceito de consumir RAM associado a ficar pesado é muitas vezes utilizado...contudo se a RAM for bem utilizada, o consumo de RAM torna-se uma coisa benefica. Com esta afirmação presumo que sejas utilizador do MS Windows XP. Se utilizares o Vista consegues perceber a diferença entre "comer RAM" e "usar RAM", coisa que de certeza que acontece com o OS X. Mas espera pelo comentário dos utilizadores do OS X que concerteza te vão conseguir explicar melhor :)

Por acaso sou utilizador do vista xD
Ok, fico á espera de uma explicação :D

LCD Man
29-05-2008, 11:38
Faz-me falta o autocad e o solidworks.

sir_atmc
29-05-2008, 11:56
Por acaso sou utilizador do vista xD
Ok, fico á espera de uma explicação :D

Então já deves ter reparado que apesar de muitas vezes o Vista gastar 1GB de RAM em 2, a RAM é bastante bem usada, tornando o sistema muito fluido e rápido. Aqui co o OS X de certeza que acontece o mesmo, talvez melhor ainda. Pessoalmente acho um desperdicio grande parte da memória ficar a "apanhar pó" em vez de ser usada. Mas para isso é preciso que seja bem usada.

[PT]latrine
29-05-2008, 11:59
Access... tenho o VMware só para isto... que raios!

destr0yer
29-05-2008, 12:16
E não usas o desktop para isso? :p

[PT]latrine
29-05-2008, 12:45
hehe... a última vez que liguei o desktop foi à semana e meia e foi para jogar eve-online. Nunca mais lhe peguei...
Como mantenho um site que é suportado numa base de dados Access+ASP estou tramado.

Kaiput
29-05-2008, 12:47
faz-me falta o atalho "executar" as vezes faz-me falta para passar trabalhos pela net da escola e sou obrigado a gravar tudo numa pen ir para um pc windows para poder fazer isso... :/

Kaiput
29-05-2008, 12:48
mas de resto não me faz falta nada mais... :P

talvez apenas a web e audio no msn... :P

cumps pa todos ;)

anamnesies
29-05-2008, 12:49
latrine;3013868']hehe... a última vez que liguei o desktop foi à semana e meia e foi para jogar eve-online. Nunca mais lhe peguei...
Como mantenho um site que é suportado numa base de dados Access+ASP estou tramado.

Creio que já saiu um cliente Eve Online para Mac OS X...

Metro
29-05-2008, 14:10
A mim faz-me falta ter um sistema de ficheiros que funcione em Windows, Linux e Windows sem fazer mais nada. Bem sei que o FAT32 é suportado mas a limitação do tamanho dos ficheiros não resolve o problema. É a maior chatice para mim.
Se o Mac avariar vou perder umas horas a tratar de tudo.

Isso e um problema não específico do Mac mas que tb existe no Mac é os formatos proprietários.
Por outro lado coisas perfeitamente escusadas como ainda ontem com o update do 10.5.3 dar para sincronizar os contactos do google mas apenas com um iPhone. Não dá com o Mac. Irrita estas limitações que não fazem qualquer sentido. Já comprei um Mac por isso deixem-se de tretas e de limitações.
Em termos de programas não preciso de nada que não tenha na apple.

kulmatacylon
29-05-2008, 14:39
Como recem utilizador de Mac OS (Switcher c/ 4 Meses), sinto falta do Windows Explorer e de uma aplicação que abra os Progamas em uma unica aplicação! O Finder é muito bonito (mais que o seu homonimo do Windows) mas acho muito rigido c/ as pastas e ficheiros! O Windows Explorer é muito mais flexivel neste assunto.
O Dock é também muita agradável á vista, mas é um factor de distracção, e colocar todos os Progamas nesse local não é solução. Eu pus a pasta das aplicações no "Stacks" e abro-as em forma de leque! Para mim é a melhor solução!
O resto..... Fantástico!

Slash
29-05-2008, 14:39
Pode parecer estranho, mas aquilo que sinto mais falta é de poder usar um Command+X para fazer um cut em ficheiros, apenas temos copy & paste e não cut & paste :)

De resto, faz-me tudo falta quando trabalho em windows :D

Nuno

Metro
29-05-2008, 15:00
Como recem utilizador de Mac OS (Switcher c/ 4 Meses), sinto falta do Windows Explorer e de uma aplicação que abra os Progamas em uma unica aplicação! O Finder é muito bonito (mais que o seu homonimo do Windows) mas acho muito rigido c/ as pastas e ficheiros! O Windows Explorer é muito mais flexivel neste assunto.
O Dock é também muita agradável á vista, mas é um factor de distracção, e colocar todos os Progamas nesse local não é solução. Eu pus a pasta das aplicações no "Stacks" e abro-as em forma de leque! Para mim é a melhor solução!
O resto..... Fantástico!

Não usas o quicksilver para fazer lauch dos programas? Experiementa. A dock podes sempre coloca-la na lateral ou a esconder-se.

s e 7 e n
29-05-2008, 15:14
Não usas o quicksilver para fazer lauch dos programas? Experiementa. A dock podes sempre coloca-la na lateral ou a esconder-se.

Yup, nada melhor que usar o QuickSilver :D
Daquelas App que fazem sempre falta....

Rui_Carlos
29-05-2008, 15:27
No Leopard, para abrir aplicações, o Spotlight parece-me mais do que suficiente...

[PT]latrine
29-05-2008, 15:38
No Leopard, para abrir aplicações, o Spotlight parece-me mais do que suficiente...

Mais do que concordo... já fui quicksilver user, mas o spotlight desde o leopard já apresenta as Apps em primeiro lugar em qualquer pesquisa...

é menos uma aplicação e menos um indexante e menos uma interface e menos...

cmd+space safari enter

odraude000
29-05-2008, 15:42
Um SHIFT+DEL importado do windows... não sou gajo para ir ao lixo todas as semanas e às vezes aquilo fica com centenas de ficheiros.
E se houvesse maneira de apagar apenas alguns ficheiros que estejam no lixo também era bem vinda.

era muito util nalgumas situações...

Cumps

MS Paint? eu tenho o pixelmator faz bem de paint :002:

Quanto a um programa de IM, gosto muito do Ichat por isso o ideal era integração do MSN...otherwise, continuar a evangelizar o pessoal e fazer com que eles mudem para Gmail!!!

Mandei um mail para a microsoft e eles nem se dão ao trabalho de responder, devíamos todos era boicotar!!! Por estas atitudes a que eles chamam 'estratégias de marketing' é que eles estão a perder terreno!! Cá estaremos para ver!...

Rui_Carlos
29-05-2008, 15:45

Em último caso, podes fazer isso no Terminal...

RaaR
29-05-2008, 15:49
faz-me falta o atalho "executar" as vezes faz-me falta para passar trabalhos pela net da escola e sou obrigado a gravar tudo numa pen ir para um pc windows para poder fazer isso... :/

Não percebi a ideia. O que é o atalho "executar"?

Se o próprio, ou alguém que tenha percebido, souber explicar-me, satisfará a minha curiosidade.

destr0yer
29-05-2008, 16:01
latrine;3013868']hehe... a última vez que liguei o desktop foi à semana e meia e foi para jogar eve-online. Nunca mais lhe peguei...

ja vendias isso então, lol.

E windows XP em bootcamp?

Lash
29-05-2008, 16:24
Para o pessoal que sente falta da webcam e audio no MSN Messenger/ Live Messneger, experimentem o MercuryIM, funciona lindamente.

[PT]latrine
29-05-2008, 16:33
ja vendias isso então, lol.

E windows XP em bootcamp?

hahaha... um Amd 754 com 4 anos? :) por 50€ mais vale ficar com ele :)

Quanto ao cliente para mac, no meu macbook de primeira geração nem tentei correr... deve ser péssimo já que assenta em emulação do tipo wine/cedega wahtever

Eu tenho o bootcamp+eve aqui no portátil e ele até se porta bem para o que eu faço, que envolve pouco combate e poucas naves em simultâneo... mas... não tenho tempo...

bruno_eg
29-05-2008, 16:38
Faz-me falta:
- Versões "decentes" do MS Office (VB Scripts, equações) e do MSN Messenger;
- Software para digitalizar imagens;
e agora não me lembro mais ...

Armadillo
29-05-2008, 16:43
uma coisa muito simples de implementar mas que, vá-se lá saber porquê, ainda nao fizeram:
Redimensionar as janelas em toda a frame e não apenas no canto direito.
Pahh, tar limitado a um canto minusculo, ainda por cima agora que as resoluçoes dos monitores estao cada vez maiores, é do piorio.
Obrigado Steve... NOT!

cumps

LowPro
29-05-2008, 18:11
Eu sinto falta de uma espécie de "Windows Explorer".

Então não sintas mais hehehehe Ora toma lá disto ;) (http://www.versiontracker.com/dyn/moreinfo/macosx/13237)

smasher_marques
29-05-2008, 23:17
A incompatibilidade de algumas funções do Office 2008 com o Office 2007 é deveras irritante.

As equações ficam todas maradas se forem feitas no Windows e abrir o ficheiro no Mac.

Astinus
30-05-2008, 01:39
Preciso de programas de modelação para esquemas UML, estilo MS Visio ou JUDE.

sir_atmc
30-05-2008, 01:56

Penso que o DIA tem uma versão para OS X. Não é um programa tão completo como o MS Visio ou o Enterprise Architect, mas é bastante bom.

Ofenza
30-05-2008, 03:47
O resto..... Fantástico!

Eu acho o Finder melhor do que o Windows Explorer por várias razões.

- Navegação por colunas (imbativel)
- Enter para renomear ficheiros é bem mais intuitivo do que F2 no Windows
- Podes alterar as extensões directamente no Finder
- cmd+click numa pasta ou icone da barra lateral abre outra janela do Finder
- em conjunto com o exposé, de preferência com cantos activos é um mimo mover ficheiros entre janelas do Finder. e mesmo sem ter de recorrer a isso, é mais fácil usar numa base de arrastar e largar do que o windows.
- a barra lateral é personalizavel. dá um jeitaço. organiza-se bem as pastas e depois coloca-se ali na barra lateral a pasta do projecto em que estiveres a trabalhar para aceder mais rapidamente, sem teres ir a pastas e subpastas.
- novamente a navegação por colunas. podes arrastar um ficheiro para nao sei quantas directorias "acima" bastando arrastar da coluna dessa para a outra. no windows fazias o cut, back back back back, paste, por exemplo
- quicklook! :)
- o menu contextual é mais relevante e com menos "lixo" que o explorer. é mais facil chegar ao "nova pasta" por exemplo.

Para encontrar as aplicações prefiro ter o Finder a abrir automaticamente na pasta das Aplicações. Defines isso nas preferencias... E também uso o spotlight para abrir apps que não estão na doca. Deixei-me do Quicksilver, com o leopard.

fsousa.fsousa
30-05-2008, 12:57

Nem mais....

Metro
30-05-2008, 12:58

- Navegação por colunas (imbativel)
- Enter para renomear ficheiros é bem mais intuitivo do que F2 no Windows
- Podes alterar as extensões directamente no Finder
- cmd+click numa pasta ou icone da barra lateral abre outra janela do Finder
- em conjunto com o exposé, de preferência com cantos activos é um mimo mover ficheiros entre janelas do Finder. e mesmo sem ter de recorrer a isso, é mais fácil usar numa base de arrastar e largar do que o windows.
- a barra lateral é personalizavel. dá um jeitaço. organiza-se bem as pastas e depois coloca-se ali na barra lateral a pasta do projecto em que estiveres a trabalhar para aceder mais rapidamente, sem teres ir a pastas e subpastas.
- novamente a navegação por colunas. podes arrastar um ficheiro para nao sei quantas directorias "acima" bastando arrastar da coluna dessa para a outra. no windows fazias o cut, back back back back, paste, por exemplo
- quicklook! :)
- o menu contextual é mais relevante e com menos "lixo" que o explorer. é mais facil chegar ao "nova pasta" por exemplo.

Para encontrar as aplicações prefiro ter o Finder a abrir automaticamente na pasta das Aplicações. Defines isso nas preferencias... E também uso o spotlight para abrir apps que não estão na doca. Deixei-me do Quicksilver, com o leopard.

Não sei fazer metade disto. É tanto atalho e forma de fazer que não há quem aguente :D

Green Lion
30-05-2008, 16:33
É precisamente aqui que tenho mais dificuldades no MacOSX em relação ao windows. Baralho-me com as janelas e atalhos. Prefiro o método windows em que as janelas abertas estão todas disponíveis na barra em baixo.

nfn
30-05-2008, 16:51
É precisamente aqui que tenho mais dificuldades no MacOSX em relação ao windows. Baralho-me com as janelas e atalhos. Prefiro o método windows em que as janelas abertas estão todas disponíveis na barra em baixo.
Existirá alguma aplicação tipo toollbar que se possa colocar num dos lados do ecrã que simule a do windows onde se vejam as janelas abertas?
Deve de haver por aí alguma coisa deste género?

3dhouse
30-05-2008, 17:11
o expose não te serve?

nfn
30-05-2008, 17:46
serve, mas uma menubar algures num dos lados com os icons das aplicações abertas não era má ideia!

Zed_Blade
01-06-2008, 03:56

Já conheces o Visual Paradigm? É free, e é o programa que uso nas cadeiras de engenharia de software.. Serve-me muito bem =)

bsod
01-06-2008, 11:43
Não sei se já alguém puxou esse tema (não tive pachorra para ler as três páginas) mas faz-me falta a função "hibernate" do sistema. Muitas vezes tenho que desligar mesmo o computador (quando saio de casa, porque quando ando por cá, simplesmente adormeço-o), e não me apetece andar sempre a abrir tudo de novo...

Se até as distros de Linux mais recentes têm isso, porque é que o Mac OS não tem? :P

Rui_Carlos
01-06-2008, 12:00
Eu só desligo (ou melhor, reinicio) o meu nas actualizações do sistema, ou coisas assim, de resto, é só fechar a tampa. Mesmo que passe dias sem ir ao portátil...
Até agora, ainda não senti falta da função de hibernar.

shello
01-06-2008, 14:31
Bem sei que não estamos num tópico de esclarecimento de dúvidas, mas parece-me que por vezes o pessoal deixa-se levar pelo que apenas sabe/tem e não procura mais informação. Aqui vão umas dicas.

cmd+seta pra baixo
é como se estivesses a pressionar o icone, faz sentido.

prefiro que o enter sirva para renomear ficheiros. :)
Eu costumo usar CMD+O no finder para abrir... Open ;) Também prefiro o Enter para renomear, e dou comigo a abrir muita coisa quando vou ao Windows :-D

Faz-me falta um SO que coma menos RAM e menos disco. Desde que o consumo de RAM seja bem gerido, eu não vejo qualquer problema em que o SO me consuma tudo. E o OS X tem uma gestão de memória bastante decente, IMO. Vê o artigo sobre gestão de memória no OSX (http://docs.info.apple.com/article.html?artnum=107918) no site da Apple.

latrine;3014558']Mais do que concordo... já fui quicksilver user, mas o spotlight desde o leopard já apresenta as Apps em primeiro lugar em qualquer pesquisa...

é menos uma aplicação e menos um indexante e menos uma interface e menos...

cmd+space safari enter
Eu ainda uso o QS. Concordo perfeitamente que para usar apenas como application launcher seja um desperdicio ter mais uma app a indexar ficheiros, etc. Mas há coisas que o Spotlight não faz, como ao procurares um ficheiro actuares directamente, seja para o mover para outra pasta, ou mudar-lhe o nome, mover para o lixo, abrir com outra app, fazer relaunch (a uma app), etc, etc...
Outro uso que costumo dar ao QS é como "mini-finder". Quando preciso de meter um ficheiro para uma pasta, navego no QS até lá e simplesmente faço drag do ficheiro para cima do icone. Aquilo é uma "proxy", faz tudo o que é suposto ser feito, incluíndo mover o que aparece lá para outro lado qualquer — e é esta uma das coisas que eu mais gosto no OS X, a integração das aplicações com o sistema.
O QS é capaz de acções bastante avançadas (como indexação dentro de aplicações, ou acções especiais para certos tipos de ficheiros) e bastante úteis, muita gente fica apenas pelo application launcher. E para esse caso, o Spotlight é uma excelente ferramenta.

Não quero com isto dizer que não use o spotlight... Este indexa grande parte do meu mac, e indexa coisas que eu não quero que sejam indexadas pelo QS. Logo, quando estou à procura de qualquer coisa que não esteja nos sítios mais comuns, Spotlight all the way.
Ah, e é possível no Spotlight mudar a prioridade dos tipos que aparecem nos resultados. É uma questão de mudar nas preferências se alguma coisa não estiver a gosto.

Faz-me falta:
- Versões "decentes" do MS Office (VB Scripts, equações) e do MSN Messenger;
- Software para digitalizar imagens;
e agora não me lembro mais ...
Sobre as equações, acho que usar LaTeX para as escrever torna-se prático.
Para digitalizar eu uso o software da minha multifunções, HP. É um nojo não se poder durante a instalação dizer o que se quer ou não instalar, tenho que levar com aquela tralha toda. Enfim, não devia sequer estar a reclamar, nem ainda lhes enviei um "email-do-ódio" a reclamar disto...

Existe JUDE Community para Mac. Já o usei para fazer uns esquemas UML.

Não sei se já alguém puxou esse tema (não tive pachorra para ler as três páginas) mas faz-me falta a função "hibernate" do sistema. Muitas vezes tenho que desligar mesmo o computador (quando saio de casa, porque quando ando por cá, simplesmente adormeço-o), e não me apetece andar sempre a abrir tudo de novo...

Se até as distros de Linux mais recentes têm isso, porque é que o Mac OS não tem? :P
Tal como o Rui_Carlos também baixo a tampa e o mac entra em sleep mode. Apenas é consumida a energia necessária para manter informação na RAM — muito, muito pouca.

Existe um
(http://deepsleep.free.fr/), mas pode ter algumas implicações a nível do sistema. É importante primeiro ler esta informação no pequeno ficheiro de documentação que está na página.

Agora sobre mim... Assim à primeira vista não me lembro de nada que sinta falta aqui, sem ser a compatibilidade das aplicações da Adobe com HFSX (HFS+ Case sensitive), mas isso é incompetência da grande por parte da Adobe. Já foi discutido noutro tópico.

souto
02-06-2008, 05:22

Tens um também muito porreiro, chamado Visual Paradigm :)

Mitch
02-06-2008, 05:36

1- Navegação por colunas (imbativel)
2- Enter para renomear ficheiros é bem mais intuitivo do que F2 no Windows
3- Podes alterar as extensões directamente no Finder
4- cmd+click numa pasta ou icone da barra lateral abre outra janela do Finder
5- em conjunto com o exposé, de preferência com cantos activos é um mimo mover ficheiros entre janelas do Finder. e mesmo sem ter de recorrer a isso, é mais fácil usar numa base de arrastar e largar do que o windows.
6- a barra lateral é personalizavel. dá um jeitaço. organiza-se bem as pastas e depois coloca-se ali na barra lateral a pasta do projecto em que estiveres a trabalhar para aceder mais rapidamente, sem teres ir a pastas e subpastas.
7- novamente a navegação por colunas. podes arrastar um ficheiro para nao sei quantas directorias "acima" bastando arrastar da coluna dessa para a outra. no windows fazias o cut, back back back back, paste, por exemplo
8- quicklook! :)
9- o menu contextual é mais relevante e com menos "lixo" que o explorer. é mais facil chegar ao "nova pasta" por exemplo.

1. true
2. gosto mais de usar o rato para esses comandos. dois cliques ou botão direito->renomear
3. no explorer também podes mudar as extensões, não percebi
4. sem opinião
5. true
6. a barra lateral do explorer também é personalizável
7. há outras maneiras de o fazer ;)
8. sem opinião
9. no explorer é muito fácil fazer uma nova pasta... organize>new folder

refiro-me ao vista :p

Zed_Blade
02-06-2008, 10:43
Tens um também muito porreiro, chamado Visual Paradigm :)

Eu já tinha referido esse :P

kaputah
02-06-2008, 15:49
boas... faz-te falta o visio para mac, mas tens um que é idêntico mas para mac que é o concept draw7 professional muito bom mesmo vouyeur

bruno_eg
02-06-2008, 18:29

Eu até crio guias, mas ninguém procura:

[GUIDE] Safe Sleep/Hibernate no MacBook (Pro) (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=139709&highlight=safe+sleep+mac+os)

trespasser
02-06-2008, 18:30
Autocad + Solidworks

Tuaregue
02-06-2008, 21:34

no google procura por

leopard enable hibernate

vai ter de recorrer á linha de comandos

sir_atmc
04-06-2008, 02:49
Lá está, nem mais. A mim o que me parece é que a malta não sabe utilizar o OS X. É do mais intuitivo que há e sempre houve e nem assim...

O problema é que nem todas as pessoas se adaptam. Para ti pode ser mais intuitivo, para ele pode não ser.

ebmac
04-06-2008, 02:52
O problema é que nem todas as pessoas se adaptam. Para ti pode ser mais intuitivo, para ele pode não ser.

Chama-se a isso: maus hábitos! :)

sir_atmc
04-06-2008, 03:14
Chama-se a isso: maus hábitos! :)

Chamar maus hábitos a, por exemplo, renomear ficheiros com o F2, é no mínimo discutível. Pelo menos eu uso muito mais vezes o Enter para abrir pastas/ficheiros do que o F2 (acho que só o utilizei uma ou duas vezes). Quanto ao resto, concordo em absoluto.

Voila
04-06-2008, 03:15
True conheco pessoal que mexe no MAC como no windows.. e não pode ser, assim não estão a dar uso a facilidade que é o OSX e a sua rapidez.

Ainda a pouco um amigo comprou um Macbook, chegou cá a casa para lhe dar uns basicos de como funciona o sistema e o sacana queria tudo MAXIMIZADO.. abria o safari.. esticava tudo de uma ponta a outra.

Lá expliquei que aqui é bom ter tudo em janelas e usa-se o exposé para escolher depois o que queremos usar.

PS: yep o enter dá muito jeito e agora no leopard edita mesmo só o nome, se tivermos "Ficheiro.psd" ele só vai mesmo buscar antes do psd... perfect!

Mitch
04-06-2008, 03:48
Lá expliquei que aqui é bom ter tudo em janelas e usa-se o exposé para escolher depois o que queremos usar.

PS: yep o enter dá muito jeito e agora no leopard edita mesmo só o nome, se tivermos "Ficheiro.psd" ele só vai mesmo buscar antes do psd... perfect!

o exposé funciona sempre, estejam as janelas a ocupar o ecrã todo ou não.
se gostas de estar a trabalhar num programa e ter o ruído visual de outras janelas no ecrã que nem sequer estás a usar... epá, fantástico para ti. quem quiser ter a opção de maximizar, porque não? ora que diabos... aposto que dizes que não só porque é mania da apple.

e no windows vista também edita só a parte do nome do ficheiro :P

fsousa.fsousa
04-06-2008, 10:51
A mim faz-me falta é o Mac OS X! ehehe :)

mad16v
04-06-2008, 11:12
A mim fazia-me falta no MBP as teclas HOME, END, PAGE UP, PAGE DOWN e DELETE. Bem sei que existe combinações para o mesmo resultado.... mas custava muito colocar mais 5 teclas.

Digamos que são teclas que já se "tornaram" standard para um utilizador de qualquer sistema operativo.

ebmac
04-06-2008, 11:32
Chamar maus hábitos a, por exemplo, renomear ficheiros com o F2, é no mínimo discutível. Pelo menos eu uso muito mais vezes o Enter para abrir pastas/ficheiros do que o F2 (acho que só o utilizei uma ou duas vezes). Quanto ao resto, concordo em absoluto.

Alterar a forma de trabalhar do OS X seria a pior coisa que a Apple faria. Sempre foi assim. Querem!? Adaptem-se!!! :)

Alterar a forma de trabalhar do OS X seria a pior coisa que a Apple faria. Sempre foi assim. Querem!? Adaptem-se!!! :)

Aliás, é a mesma treta de querer ter o OS X num pc. Querem usar as coisas boas da Apple? Comprem um Apple.

o exposé funciona sempre, estejam as janelas a ocupar o ecrã todo ou não.
se gostas de estar a trabalhar num programa e ter o ruído visual de outras janelas no ecrã que nem sequer estás a usar... epá, fantástico para ti. quem quiser ter a opção de maximizar, porque não? ora que diabos... aposto que dizes que não só porque é mania da apple.

e no windows vista também edita só a parte do nome do ficheiro :P

Mais uma mania dos windoze users. Maximizar, fazer uma janela do Finder tapar tudo!! Fantástico, espectacular. NÃO OBRIGADO. Tiraria toda a potencialidade de fazer Drag'n Drop, arrastaria as cenas para onde?????!!!!!! Gosto, e tem lógica, de estar sempre a ver algo mais. Faz sentido sim no Photoshop, e para isso ele tem os seus modos de visualização mas, também é util ver o Desktop enquanto se está no Photoshop. Faz lá Drag'n Drop duma imagem que esteja no Safari ou outra coisa qualquer se tiveres essa app "maximizada"!!!! Lindo!!!! Não fazes. Abre rapidamente uma nova janela de Finder tendo uma app ou que quer que seja "maximizada"!!!! Fixe!!! Vais ter de te deslocar e acertar no icon do Finder que está na Dock. Sim, vais ter de acertar porque eu disse - rapidamente. :)
Deixem lá de querer transformar este maravilhoso e quase perfeito OS numa ralé da MS. :P

Rui_Carlos
04-06-2008, 12:10
Quem tem um ecrã de 20" ou 30", pode perfeitamente trabalhar com as aplicações sem estar a ocupar a janela toda, agora para quem usa um ecrã de 12" ou 13", as coisas já não são bem assim.

E depois há pessoas que privilegiam a utilização do teclado, onde não temos esses problemas de acertar no ícone.
Não preciso de ter o Finder maximizado, mas o Safari, o Mail, o iTunes, ou até o iCal, já estão quase sempre maximizados.

sir_atmc
04-06-2008, 12:25
Desculpem lá mas acho que estes comentários têm a sua piada. Qual é o mal de querer estar a usar o ecrã inteiro? Se estiveres só a usar o Safari, ou o Xcode, vais estar só com uma parte do ecrã para quê? Para enfeitar? para dizer que é diferente dos outros? Tal como já disse, o que se adapta a ti pode não se adaptar aos outros. O que não quer dizer que seja melhor ou pior. É tudo uma questão de gostos, e não de (maus) hábitos.

Decrypter
04-06-2008, 12:27
Há uma coisa que não estou a perceber ! Por alguém maximizar as janelas já é um mau utilizador do OS X ?
Isso vem em algum manual ? Era o que mais faltava, não poder maximizar a janela porque fica parecido com o windows .

Mitch
04-06-2008, 12:49
Faz lá Drag'n Drop duma imagem que esteja no Safari ou outra coisa qualquer se tiveres essa app "maximizada"!!!! Lindo!!!! Não fazes.

se tu não sabes fazer isso é porque não sabes usar o mac os...

[PT]latrine
04-06-2008, 15:19
se tu não sabes fazer isso é porque não sabes usar o mac os...

LOL... activa os cantos do ecrã para o exposé...estão lá para isso mesmo.

:)

calamity
05-06-2008, 19:38
latrine;3038370']LOL... activa os cantos do ecrã para o exposé...estão lá para isso mesmo.

:)

Esta foi a melhor xD

Ofenza
05-06-2008, 23:47
Não entendo porque criticam quando alguém diz, e com razão, que janelas maximizadas é a maneira do windows e janelas a usarem apenas o necessário é a maneira do mac os x. Não é prepotência, é facto, porque se repararem quando carregam no verde do Safari ele não maximiza a janela, ele ajusta a janela ao tamanho do site. Na minha opinião é uma forma mais inteligente de funcionar, com a resolução e tamanho dos monitores a aumentarem tanto hoje em dia é um desperdício ver o utilizador de windows com uma janela do IE maximizada com 500px de cada lado vazios.

Outro caso é o do finder, que funciona bem pequeno e com varias janelas abertas, ao inves da forma de trabalhar no windows explorer que geralmente é de janela maximizada com cortar, ir pra cima ou pra tras, colar. No finder arrasta-se de janela para janela, por exemplo, porque é tão mais simples clicar na barra lateral+cmd e abre outra janela.. e pq temos a barra lateral tao personalizavel, nao acontece como no windows quando queres passar dos teus documentos para uma pen, por exemplo. Tens de ir ao menu start, meu computador, pen.. dps ou arrastas de uma janela pra outra ou cortas ou copias.. mas a diferença é que no finder aparece logo a pen na barra lateral.

Mas voltando ao assunto de janela maximizada ou nao, prefiro ter espaço dos lados ou para ver um bocado da janela do adium e assim vejo logo se alguem falou e basta clicar na tab por exemplo.. ou se quiser arrastar uma imagem dum site para alguem, arrasto do safari pro adium assim.. sem ter de alterar janelas. tb gosto de poder ter uma janela do finder a mostrar um bocado por tras do safari para sacar imagens por exemplo. Claro que nao é só assim que as coisas funcionam no os x, e eu uso muito os cantos activos....

A mim fazia-me falta no MBP as teclas HOME, END, PAGE UP, PAGE DOWN e DELETE. Bem sei que existe combinações para o mesmo resultado.... mas custava muito colocar mais 5 teclas.

Digamos que são teclas que já se "tornaram" standard para um utilizador de qualquer sistema operativo.

Uma coisa que gosto muito no mac é ao seleccionar alguma coisa.. um endereço no safari, por exemplo.. se clicares e arrastares pra cima ele selecciona tudo ate ao fim, ou se seleccionares e arrastares pra baixo ele selecciona td antes... muito bom, e no windows n tens isso, tens de arrastar ate ao fim.

Não sinto falta dessas teclas que falas, habituei-me tanto ao up e down para ir pro inicio ou fim de uma linha (ou cmd+setas na maior parte dos casos).

Rui_Carlos
05-06-2008, 23:58
Não entendo porque criticam quando alguém diz, e com razão, que janelas maximizadas é a maneira do windows e janelas a usarem apenas o necessário é a maneira do mac os x. Não é prepotência, é facto, porque se repararem quando carregam no verde do Safari ele não maximiza a janela, ele ajusta a janela ao tamanho do site. Na minha opinião é uma forma mais inteligente de funcionar, com a resolução e tamanho dos monitores a aumentarem tanto hoje em dia é um desperdício ver o utilizador de windows com uma janela do IE maximizada com 500px de cada lado vazios.

Só por curiosidade, qual é o tamanho do teu ecrã?
Como já referi, ainda há quem use ecrãs de 12"... E por vezes "apenas o necessário" é equivalente a "janelas maximizadas".

Ofenza
06-06-2008, 00:15
Só por curiosidade, qual é o tamanho do teu ecrã?
Como já referi, ainda há quem use ecrãs de 12"... E por vezes "apenas o necessário" é equivalente a "janelas maximizadas".

Estou a escrever num de 13'' (1280*800) mas trabalho da mesma forma que no de 17'' e o de 20''.

Rui_Carlos
06-06-2008, 00:28
Estou a escrever num de 13'' (1280*800) mas trabalho da mesma forma que no de 17'' e o de 20''.

Então começa a usar o Eclipse numa resolução de 1024, sem estar maximizado... Até 1280 não é de mais.
Ou mesmo o Safari, é que são poucos os sites que me lembro de usar frequentemente que não tirem partido de usar a largura toda do ecrã.
As outras aplicações que uso regularmente maximizadas são o iTunes, o Mail, o Vienna, e o iCal, e em qualquer uma delas justifica-se estarem assim.

Se há pessoas que não têm a aplicações maximizadas só porque é estilo do utilizadores do windows, problema deles, eu uso da forma que me permite tirar melhor rendimento. E com o expose, nem vejo muito muitos motivos para fazer as coisas de outra forma (principalmente quando uso sobretudo o teclado).

Ofenza
06-06-2008, 00:31
Então começa a usar o Eclipse numa resolução de 1024, sem estar maximizado... Até 1280 não é de mais.
Ou mesmo o Safari, é que são poucos os sites que me lembro de usar frequentemente que não tirem partido de usar a largura toda do ecrã.
As outras aplicações que uso regularmente maximizadas são o iTunes, o Mail, o Vienna, e o iCal, e em qualquer uma delas justifica-se estarem assim.

Se há pessoas que não têm a aplicações maximizadas só porque é estilo do utilizadores do windows, problema deles, eu uso da forma que me permite tirar melhor rendimento. E com o expose, nem vejo muito muitos motivos para fazer as coisas de outra forma.

Entendo. Eu prefiro assim... as janelas maximizadas "abafam-me".

sir_atmc
06-06-2008, 00:34
x2. Usar o Eclipse com Visual Editor+Code View+Package Explorer+ a outra barra do lado direito que não me lembro o nome, sem ter a janela maximizada é um bico de obra. Mesmo com ela maximizada já é (e eu tenho resolução 1440x900). Cada um usa como quer. Não vejo porque é que usar janelas maximizadas é um mau hábituo de Windows.

Mitch
06-06-2008, 01:14
Outro caso é o do finder, que funciona bem pequeno e com varias janelas abertas, ao inves da forma de trabalhar no windows explorer que geralmente é de janela maximizada com cortar, ir pra cima ou pra tras, colar. No finder arrasta-se de janela para janela, por exemplo, porque é tão mais simples clicar na barra lateral+cmd e abre outra janela.. e pq temos a barra lateral tao personalizavel, nao acontece como no windows quando queres passar dos teus documentos para uma pen, por exemplo. Tens de ir ao menu start, meu computador, pen.. dps ou arrastas de uma janela pra outra ou cortas ou copias.. mas a diferença é que no finder aparece logo a pen na barra lateral.

pelo que dizes facilmente se conclui que nunca usaste o windows vista. ou se usaste, não percebeste grande coisa. nem sequer sabes que tem uma barra "personalizável" tal como o mac os, nem sabes que a pen também aparece nessa barra.
isto já para não falar do resto das coisas que disseste que não era possível fazer no windows. falas muito daquilo que não sabes, e isso é um erro. :007:

Voila
06-06-2008, 01:28
Pois eu uso 1920x1200 e dá-me jeito andar com janelas normais, uso muito imagem, arrasto muito...sim sei que dá para limpar tudo e ir para o desktop...
Situações que uso janela completa..... é apenas em Illustrator e Photoshop (apenas em photos uso o ultimo screen o preto)

Mas se querem usar janelas a ocupar tudo.... é com voces... acho que afecta é o work flow....

Ofenza
06-06-2008, 02:43
pelo que dizes facilmente se conclui que nunca usaste o windows vista. ou se usaste, não percebeste grande coisa. nem sequer sabes que tem uma barra "personalizável" tal como o mac os, nem sabes que a pen também aparece nessa barra.
isto já para não falar do resto das coisas que disseste que não era possível fazer no windows. falas muito daquilo que não sabes, e isso é um erro. :007:

Usei sempre windows até 2004, desde aí só tenho usado os x, e casualmente windows. Quando me refiro ao windows é ao xp, portanto. Experimentei uma vez o Vista e fiquei com uma impressão péssima. Não sabia que agora o windows já fazia isso, ainda bem que implementaram isso, deve melhorar e muito a usabilidade. De qualquer forma é algo que o osx ja faz desde 2000. :)

mad16v
06-06-2008, 12:31
Uma coisa que gosto muito no mac é ao seleccionar alguma coisa.. um endereço no safari, por exemplo.. se clicares e arrastares pra cima ele selecciona tudo ate ao fim, ou se seleccionares e arrastares pra baixo ele selecciona td antes... muito bom, e no windows n tens isso, tens de arrastar ate ao fim.

Não sinto falta dessas teclas que falas, habituei-me tanto ao up e down para ir pro inicio ou fim de uma linha (ou cmd+setas na maior parte dos casos).
Atenção que não estou a fazer comparações directas ao Windows. Até porque utilizei windows bastantes anos, mas os últimos 3-4anos tenho sido utilizador de Linux (Red Hat, Mandrake/Mandriva, Ubuntu, Mint).

E tal como referi anteriormente, bem sei que existe atalhos para as combinações HOME, END, PAGE UP e PAGE DOWN..... e nem tenho outra forma de fazer o pretendido se não utilizar as combinações. Apenas refiro que é algo de tão básico e "standard" que se pode fazer com uma só tecla, porque terá de se andar com combinações. Pode ser uma questão de habituação, mas continuo a preferir uma tecla só.

Ou ainda por exemplo ter de se clicar em SHIFT+ALT+8/9 só para fazer { e }. Acho que a Macintosh a nível de teclado poderia tentar uniformizar.... iria ajudar muita gente.

E no que toca a defender Sistemas Operativos, não defendo nenhum.... tão depressa utilizo Windows, Linux ou Mac. Cada um tem os seus pontos negativos e positivos.

smasher_marques
07-06-2008, 19:56
a mim a janela inteira faz-me falta é para navegar na net e para o iTunes pois assim é mais facil orientar-me

eLias
09-06-2008, 06:33
1. true
2. gosto mais de usar o rato para esses comandos. dois cliques ou botão direito->renomear
3. no explorer também podes mudar as extensões, não percebi
4. sem opinião
5. true
6. a barra lateral do explorer também é personalizável
7. há outras maneiras de o fazer ;)
8. sem opinião
9. no explorer é muito fácil fazer uma nova pasta... organize>new folder

refiro-me ao vista :p

2. Muda ao meu lado o nome a 10 ficheiros consecutivos com esse método, quando estiveres no 3º ou 4º já renomeei os 10. Eu ou outro user qualquer.
9. shift cmd n , mais uma vez, quando estiveres a fazer a 3ª ou 4ª pasta já tenho as 10.

É precisamente nos pontos onde discordaste que o Mac tem uma eficiência bem superior.
Cumps

ebmac
09-06-2008, 09:28
Maximizem o que quiserem, não venham é dizer que o OS X ficava melhor se o botão + das janelas maximizasse, e é aí que não me estão a perceber!!!! Obviamente faz sentido que quem tem um ecrã pequeno ou uma aplicação que necessite de tal maximização aumente ao máximo a janela, que o façam, agora aquele botãozinho fazer isso é que não.
Imaginem o seguinte: abram o Photoshop, abram 2 imagens, coloquem o Photoshop no modo de visualização de ecrã preto ou o anterior (aquele que não se vê nada a não ser uma imagem), agora arrastem a outra imagem para dentro dessa! Conseguem?? Boa!!! Qual a forma mais rápida e eficiente?? Vá, não me lixem! :)
É certo que o OS X tem muitas maneiras de fazer isto ou aquilo, uns utilizadores fazem duma forma, outros doutra mas, a filosofia do sistema sempre foi esta, a do Windoze sempre foi outra.

sir_atmc
09-06-2008, 09:31
Deves pensar que toda a gente quer andar a arrastar imagens a todos os minutos :007:

Mr. Brightside
09-06-2008, 10:25
Ontem apercebi-me que dava jeito poder definir vários perfis de poupança de energia.

OldMan
09-06-2008, 17:37
Reparei há pouco tempo num detalhe que nunca tinha reparado. Para aquele pessoal que se queixa da falta de um "cmd+x". Acontecia-me muitas vezes passar ficheiros de um disco para outro e depois tinha que ir à origem apagar o que não queria, mas depois reparei que enquanto estou a fazer o "drag" se carregar em cmd ele deixa de ter o "+" no canto, ou seja, assim que o largar ele apaga-o da origem.
Do mesmo modo, se carregar no alt ele mete lá o "+".
Nunca tinha visto nada sobre isto!

ebmac
09-06-2008, 20:27
É, ele faz move!!! Maçã+x faria cut. O OS X faz cut mas não no Finder.
Drag'n Drop a toda a hora! :P The easy way!!!

odraude000
16-06-2008, 06:02
Reparei há pouco tempo num detalhe que nunca tinha reparado. Para aquele pessoal que se queixa da falta de um "cmd+x". Acontecia-me muitas vezes passar ficheiros de um disco para outro e depois tinha que ir à origem apagar o que não queria, mas depois reparei que enquanto estou a fazer o "drag" se carregar em cmd ele deixa de ter o "+" no canto, ou seja, assim que o largar ele apaga-o da origem.
Do mesmo modo, se carregar no alt ele mete lá o "+".
Nunca tinha visto nada sobre isto!

realmente, dá mesmo muito jeito! thks! :)

[PT]latrine
16-06-2008, 12:42
Atenção a fazer isto para unidades externas, ou de rede... se algo corre mal, ele apaga os ficheiros originais, mesmo sem ter o comprovativo que chegou tudo bem para o outro lado!
é mais uma "feature" do Mac OSx :)

Mr. Brightside
16-06-2008, 12:45
latrine;3090907']Atenção a fazer isto para unidades externas, ou de rede... se algo corre mal, ele apaga os ficheiros originais, mesmo sem ter o comprovativo que chegou tudo bem para o outro lado!
é mais uma "feature" do Mac OSx :)
Tinha a ideia que isso já tinha sido corrigido. :confused:

alp81
16-06-2008, 12:46
Bem tanto quanto sei, isso foi uma "feature" que entretanto já foi corrigido, se não me engano logo nos primeiros updates do leopard.

Cumprimentos.

ebmac
16-06-2008, 14:26
Não sei se já foi corrigido ou não. É mau sim sr. mas até, comparando com a realidade, faz sentido. É como passar um copo de vidro de uma pessoa para outra, se algo corre mal, como por exemplo o copo caír, azar, parte-se!! :) Agora a sério, se não foi corrigido deveria ser. Ora aqui está algo que faz falta no OS X, algo com sentido! Neste caso a falta é apenas uma correcção. Se já foi corrigido está a caminho da perfeição! LOL

s e 7 e n
16-06-2008, 14:45
Isso ja foi corrigido no 10.5.1

System and Finder
Addresses a potential data loss issue when moving files across partitions in the Finder.
@About the Mac OS X 10.5.1 Update (http://support.apple.com/kb/HT1566)

smasher_marques
16-06-2008, 14:47
tenho que tratar de arranjar o Leopard tou a ver. que no outro dia perdi umas coisas à conta disso

OldMan
20-06-2008, 16:46
Não sei se o que vou dizer é bug ou feature (:004:) nem se este é o local ideal para postar, mas acho que não merecia um tópico.

Tendo o "snap to grid" activo no desktop podemos arrastar um ficheiro para cima de outro que eles ficam exactamente um por cima do outro formando um monte. Descobri por acaso, mas até pode dar jeito para quem usa muitos icons no desktop.
Obviamente isto não funciona com pastas.

carlos07
21-06-2008, 03:00
Boa noite, para alem do messenger eu sinto falta de um programa para fazer graficos tipo Origin, já agora se alguem conhecer, agradeço ;)

(Já agora alguem cá trabalha com Crossover para MAC?)

OldMan
21-06-2008, 03:57
Uma coisa que não me lembrei na altura que fiz o primeiro post é que quando se vai gravar um ficheiro dava-me jeito que ao escrever ele fosse mostrando os ficheiros que têm nomes idênticos ao que estou a escrever. Isto porque às vezes tenho vários ficheiros tipo "file1", "file2", "file3" e a dada altura já não sei em quantos vai.

Ofenza
21-06-2008, 06:55
Uma coisa que não me lembrei na altura que fiz o primeiro post é que quando se vai gravar um ficheiro dava-me jeito que ao escrever ele fosse mostrando os ficheiros que têm nomes idênticos ao que estou a escrever. Isto porque às vezes tenho vários ficheiros tipo "file1", "file2", "file3" e a dada altura já não sei em quantos vai.

:confused:

Não os vês na janela quando gravas?

OldMan
21-06-2008, 17:40
Depende da quantidade de ficheiros/pastas que tiver na pasta onde estou a guardar. Às vezes não dá para ver sem ter que andar à procura.