View Full Version : RheoBus LM317
para quem estiver interessado ...;)
é um esquema que eu fiz com ajuda do EXTRAMAN
http://sork.no.sapo.pt/circuito.jpg
1000=resistencia de 1000 OHM
240=resistencia de 240 OHM
1 uf=capacitor
0,1 uf=capacitor
1K=potenciometro de 1 KOHM
Peterwolf 02-07-2002, 13:50 Ta mt fixe :)
os meus parabens e ke venham mais e melhores!
Tá bonito, mas traduzam mais em pormenor. Pq há mta gente, na qual eu não me incluo, cof, cof (ironia) q não vê a ponta dum chavelho qdo olha para isso. :D
...há mta gente, na qual eu não me incluo, cof, cof (ironia) q não vê a ponta dum chavelho qdo olha para isso.
Diz aí o que não percebes que eu ou alguém tentamos explicar;)
EXTRAMAN 02-07-2002, 22:29 Mandem as duvidas pessoal ;) Estamos aqui para ajudar
" as coisas verdes rectangulares/azuis rectangulares " -> resistencias
" as coisas ovais laranjas " -> condensadores ceramicos
" aquela coisa preta-branca-preta " -> condensadores electrolitido
so nao sei é o que é aquilo la em cima azul redondo....
EXTRAMAN 03-07-2002, 04:28 Leds. Podem ser opcionais bem como a resistencia em série com o mesmo.
Não percebo nada da figura visto ser um analfabeto da electronica,mas como sou autodidacta...respondam-me:
Se eu for a uma loja de electrónica com esse esquema os tipos conseguem saber o material que é necessário???
Podiam fazer tipo uma lista dos componentes necessários e que estão descritos na figura...
E já agora...quanto fica comprar esses componentes todos ?
Obrigado
aalves
EXTRAMAN 03-07-2002, 17:00 Por baixo do esquema está uma lista. Tens ke lhe somar o LM317T, e o led e a resistencia se os quiseres pôr. Qualquer loja sabe do que se trata se apresentares essa lista ;)
Quanto aos preços, pode variar de loja para loja, mas um valor previsível dificilmente será superior a 2€-2,50€ senão inferior...
eu talvez vá fazer dentro de algumas semanas este:
http://www.moddingfaq.de/moddingfaq/luefter/lasvegas/th_67.jpg
http://www.moddingfaq.de/index.php?artid=803
EXTRAMAN 03-07-2002, 19:17 Boa sorte com isso. É bastante completo e o efeito visual proporcionado pelas barras de leds é muito fixe ;)
[BIOHAZARD] 04-07-2002, 23:06 Jcab mt bonito, mas ocupa-te 3 bays 5/2 !!!
8o
Agora que eu vou começar a fazer o meu Rheobus gostaria de perguntar ao SORK e EXTRAMAN o seguinte:
para que servem os condensadores de 0.1uF e 1uF ?
pergunto isto, porque já vi um outro esquema parecido a este e não tinha condensadores:
http://www.pimpedoutcases.net/howtos/images/rheobus/circuit6.jpg
vou também sacar a datasheet a ver se tira alguma conclusão...
Acabei de ver a datasheet do LM317T.
Na Datasheet mostram efectivamente, que na entrada e saída se deve colocar condensadores
de 0.1uF e 1uF, respectivamente.
O condensador de saída de 1uF não tem uma grande utilidade. Somente melhora a resposta
transitória, que no caso do Rheobus não é muito importante.
O condensador de entrada de 0.1uF, por outro lado, será preciso quando o LM317 estiver muito
distante da alimentação. Ou seja, este condensador também não será preciso no Rheobus, já que
a alimentação não está muito longe.
Agora em relação às resistências de 240 Ohm e 1 MOhm usadas:
como é que chegaram a esses valores de resistências ?
Usando a fórmula que vem na datasheet que nos dá a tensão de saída: Vo=1.25(1+R2/R1)+I*R2
(com R1=240Ohm e R2=1MOhm) obtêm-se (admitindo conforme a datasheet que I=100uA): V0=6.55Volt
Por outro lado, quando o potenciometro estiver a 1kOhm: Vo=11,87 Volt.
No outro esquema que eu meti aqui, os tipos usaram R1=240 Ohm (como tu) e R2= 0Ohm (curto
circuito) e usando a fórmula para calcular Vo obtem-se o valor mínimo: Vo=1,25 Volt.
E quando o potenciometro estiver a 5kOhm: Vo=27,79V
Agora digam-me uma coisa: quais valores é que se deve usar ?
Os vossos valores para Vo parecem bem mais lógicos que os da figura que eu meti....
espero que me possam esclareçer estas dúvidas :)
Muito bom, eu tava para fazer isso. Agora já vai ser mais fácil.
EXTRAMAN 02-08-2002, 19:55 JCAB, pelo que vi leste mal os valores do esquema. tenho neste link, http://pwp.netcabo.pt/0310204302/bblm317.jpg os meus cálculos por onde o sork se guiou. Nesse esquema o valor de R1, vai variar entre 1k e 2k com o potenciómetros e R2 vale 240 ohm.
Se fizeres o cálculo, com vref=1,25 e iadj=100uA vais chegar aos valores de Vo entre mais ou menos 5,3V e 11,7 . Estes valores foram calculados porque muitas fans só arrancam a 5V. No esquema da minha página a fórmula que lá está é uma redução da forma geral em que considerei a ultima parte (iadj*R2)=0.1-0,2V desprezível, para termos de cálculo pois 0.1V não vai alterar nada em termos de tensão á saída. Uma consideração: no meu esquema a nomenclatura de r1 e r2 estão trocadas em relação ao datasheet. Quanto aos condensadores, a datasheet recomenda pelo menos o condensador á entrada do lm317 enquanto o de saída pus pois é quase regra por um condensador á saída de uma fonte regulada e isto não é mais do que uma :)
Quanto ao outro esquema que regula até aos 27 volts, isso até que é pouco importante, pois se o circuito é alimentado a 12V não pode passar disso. Parece-me que esse esquema que viste terá sido copiado por alguém que não percebe muito bem o que fez, simplesmente adaptou-o ás necessidades e não teve problemas. Agora axo que dá mais gozo calcular e montar :))))
O condensador de entrada Cin (numa maneira muito resumida) serve para cortar as altas frequências, impedindo que estas entrem no LM317. Porque este componente contém 29 transístores internos, e sabendo que cada transístores contêm capacidades parasitas muito baixas o LM317 é inevitavelmente sensível ás altas frequências. A presença do condensador de entrada garante um funcionamento previsível do LM317 actuando do seguinte modo: " Hei! Calma aí eu tenho uma capacidade maior logo vocês não se podem queixar porque as altas frequências passam todas por mim!". Deste modo o comportamento do circuito torna-se o desejado eliminando-se possíveis aberrações no comportamento do LM317.
Claro que o que normalmente introduz altas frequências nas linhas de alimentação são as cargas, tal como os CDRs, Discos Rigidos, ventoinhas e afins. Se o LM317 é a única carga ligada á fonte de alimentação e esta fosse fiável o condensador Cin pode ser eliminado.
O condensador Co é mais complicado de explicar na medida em que a sua utilidade se insere no tema das topologias da realimentação, que é como funciona o LM317. Digamos apenas que para certos caso de capacidades da carga o LM317 começa com oscilações parasitas. O condensador Co impõe-se e diminui essas oscilações, diminui mas não as elimina!
Atenção também que o condensador Co Electrolítico recomendado é de 25uF e não 1uF que era se fosse um de tantalo que são mais caros.
Atenção tb que o valor destes condensadores são calculados utilizando métodos bem complicados, nada disto cai do céu!
GrYfInNdOr 07-08-2002, 17:34 Sork, esse reobus aguenta com kuantos watts ?
PS, o LM317 nao eh quele que aquece de carai ? :D
Rasputin 22-08-2002, 12:44 Porque não tentam fazer um controlador de fans, mas usando PWM em vez de ser um Rheobus. Tem as suas vantagens. Li uma vez um artigo (não me lembro aonda, mas vou procurar) que tava porreiro, com esquemas e tudo. Daqui a uns tempos (leia-se assim que tiver tempo e me dispuser) vou fazer um para controlar talvez aí até umas 4 fans com controle de temperatura e sleep mode.
EXTRAMAN 28-08-2002, 02:27 Estou a fazer uma modificação ao circuito de modo que o controle seja feito por botões (up/down) em vez do potenciómetro. :)
PEÇO IMENSA DESCULPA!!!! :D
tenho andado desligado dos fóruns nacionais nestes últimos meses, ando a fazer um site em php e mysql e isto leva-nos tempo e dinheiro!
eu ainda nem fiz o rheobus por causa do site (e falta de dinheiro:().
mas tá ai o senhor EXTRAMAN para tirar as vossas dúvidas.
GrYfInNdOr, penso que aguenta na boa 4 ventoinhas, mais não sei é uma questão de experimentar!
NetGhost 21-12-2005, 13:22 No outro esquema que eu meti aqui, os tipos usaram R1=240 Ohm (como tu) e R2= 0Ohm (curto
circuito) e usando a fórmula para calcular Vo obtem-se o valor mínimo: Vo=1,25 Volt.
E quando o potenciometro estiver a 5kOhm: Vo=27,79V
Não te enganaste nem nada?...
Na volta o LM317 tem baterias lá dentro... Como é que ligandi isso a uma fonte de 12V chegas a ter 27.79V?
usa os valores que tens no esquema original... Esses estão bem calculados.
Abraço
redalert 21-12-2005, 14:41 Não te enganaste nem nada?...
Na volta o LM317 tem baterias lá dentro... Como é que ligandi isso a uma fonte de 12V chegas a ter 27.79V?
usa os valores que tens no esquema original... Esses estão bem calculados.
Abraço
Ele deveria estar a referir à tensão minima e máxima na saida (independentemente da tensão de entrada). ;)
[[]]
Soldi3r^^ 15-07-2007, 21:44 É possivel com 1 potenciometro de 10K e um LM317T controlar 1 fan de 80cm? de 12v?
redalert 16-07-2007, 12:44 É possivel com 1 potenciometro de 10K e um LM317T controlar 1 fan de 80cm? de 12v?
É. Basta redimensionares a resistência de 1000 Ohm em série com o potênciometro.
[[]]
PS: ganda desenterranço! :D
Soldi3r^^ 16-07-2007, 12:47 É. Basta redimensionares a resistência de 1000 Ohm em série com o potênciometro.
[[]]
PS: ganda desenterranço! :D
Não te importas de me fazer um esquema? nem que seja no paint lol, é que ainda sou um bocado leigo em electrónica. Tenho aqui os livros mas ainda não os li lol :P
Soldi3r^^ 16-07-2007, 14:53 http://img159.imageshack.us/img159/6302/controladordevelocidadeyl6.png
assim dará?
-EDIT-
Este em cima não dá!
fica aqui um correcto para 12v
http://img55.imageshack.us/img55/5074/fanspeedregulatorrp0.gif
O conjunto
R2 - VR1 definem e limitam a regulação
Os valores são dados pela formula:
Vout = 1.25(1 + [R2+VR1'] / R1) + (Iq * [R2+VR1'])
Site: http://www.cpemma.co.uk/reg.html
Nuno_Rocha 26-08-2007, 20:13 " as coisas verdes rectangulares/azuis rectangulares " -> resistencias
" as coisas ovais laranjas " -> condensadores ceramicos
" aquela coisa preta-branca-preta " -> condensadores electrolitido
so nao sei é o que é aquilo la em cima azul redondo.... aquelas coisas redondas azuis devem ser leds, pois se virem imagens de RheoBus, alguns têm leds para iluminar o potenciometro
|
|