Boas!
Tenho um Exchange server dentro do escritório a fazer as funções pretendidas mas, quando pretendo enviar para fora usando o smtp do meu ISP apanho com as limitações de nº de mails, destinatários por msg, etc... e estraga-me tudo!
Solução deles: coloquem um servidor vosso a fazer o envio!
Ora + um Exchage para front-end é uma nota preta e má escolha, quanto a mim.
Daquilo que há em Linux free para empresas, qual a melhor distro e servidor de mail?
Só quero enviar do Exchange para uma DMZ com esse Linux onde ele recebe e envia directamente para os mailservers de destino.
A recepção mantém-se pelo ISP e o Exchange vai buscar por POP.
Tenho IP fixo e já estou a tratar de mexer no registo MX do domínio.
Obrigado desde já!
Phantasia
21-05-2008, 12:15
Penso que qualquer distribuição serve para o que pretendes...
Aqui no trabalho tenho um fedora 4 a tratar disso! Ao mesmo tempo é aproveitado como antivirus e antispam.:D
pessoalmente estou a utilizar dois opensuses 10.2 para relay de uma empresa com 1100 empregados.
.. e so tenho bem a dizer :D
Olá de novo!
Já tenho o FEDORA instalado e o SENDMAIL.
Como não me dou muito bem com a linha de comandos em linux instalei o webmin
Daí fiz umas configs mas a coisa não está a correr bem! Este foi o resultado de um telnet
220 localhost.localdomain ESMTP Sendmail 8.14.2/8.14.2; Fri, 23 May 2008 11:39:5
3 +0100
helo meudominio.com
250 localhost.localdomain Hello [192.168.0.43], pleased to meet you
mail from: eu@meudominio.com
250 2.1.0 eur@meudominio.com... Sender ok
RCPT TO: eur@netvisao.pt
450 4.4.0 eu@netvisao.pt... Relaying temporarily denied. Cannot resolve
PTR record for 192.168.0.43
Se enviar via exchange, recebo "Relaying denied. IP name possibly forged [192.168.0.xx]"
O /etc/mail/access tem:
Connect:localhost.localdomain RELAY
Connect:localhost RELAY
Connect:127.0.0.1 RELAY
# Teste
192.168.0.0 RELAY #acho que é assim que se define que a rede 192.168.0.0 é permitida...
# teste
From:meudominio.com RELAY # permite o relay deste dominio??
O /etc/mail/mailertable tem:
meudominio.com smtp:*
Mas não dá! Ideias?
Apache933
25-05-2008, 22:10
boas
envias por smarthost ou dns ??
é que por dns nao passas pelo relay do isp e as limitaçoes sao as impostas internamente.
por um frontend nao te resolve o problema se o frontend passa para o relay do isp.
e se tens ip fixo, pq nao recebes por smtp ??
Olá!
Do Exchange estou a enviar para o smtp do ISP e isso é que me trás as limitações de envio.
Se enviasse por DNS tinha que por o Exchange exposto para o exterior... má ideia!
Assim quero ter um sistema complicado que funciona:
Envio do exchange para um Linux na DMZ, ele envia por DNS directamente para os outros.
Quando os outros respondem o MX com prioridade mais alta é o do ISP que recebe os mails. Depois o exchange vai buscar por POP3 esse mails às caixas do ISP e entrega nos mailboxes clientes.
Creio que assim tenho bastante fiabilidade pois o ISP está "sempre" on-line para receber mails e tenho um linux dedicado para envio de mails. Com pouca manobra posso colocar o Exchange a fazer tudo e colmatar uma falha do ISP ou do Linux interno:001:
Já mexi numas coisas e neste momento o Exchange já envia pelo Linux (que está um bocadinho desprotegido), apenas não passa os erros de mail do Linux para o Exchange...
Esse é o próximo desafio!