View Full Version : escolha de media center (dvd, hdd, consola, pc)

temp9300
19-05-2008, 16:45
Estou a pensar em avançar para um media center e gostava de saber quais as opções e qual será a mais indicada.

Identifiquei as seguintes hipóteses, começando pela mais barata:

1-leitor dvd com suporte usb (não suporta conteudos HD (MKV) )
2-leitor hdd portatil com media center (com suporte MKV)
3-consola PS3
4-PC media center.

A opção 3 e 4 parecem-me um bocado dispendiosas e não são livres de incómodos (bugs, ruido no caso do pc, etc)
A opção 1 não suporta HD portanto torna-se pouco interessante.
Resta a opção 2, que tem como desvantagem poder ficar desactualizado.

Há mais opções a considerar? (Se forem sem HD não vale a pena, mais vale ficar por um leitor dvd com usb barato).

Cleophas
19-05-2008, 17:30
Eu aconselho-te PC... podes sempre começar com uma configuração básica e ir melhorando. Vantagem maior: expansibilidade/actualização garantidas...

temp9300
20-05-2008, 10:22
o problema do pc é que obriga logo a um investimento inicial mais elevado e é dificil ter a garantia de que irá funcionar sem problemas nem ruído. alem disso a caixa deve ser maior e mais pesada e gera mais calor. :(

Cleophas
20-05-2008, 10:33
Certo. São factores que deves ponderar. Mas na minha opinião é a melhor (ou menos má...) escolha... dispõem!

bubathecat
20-05-2008, 12:21
o problema do pc é que obriga logo a um investimento inicial mais elevado

Um leitor multimedia que leia MKV fica quase ao mesmo preço. O Popcorn fica pelos 250 € vindo dos States mas por cá pode ficar pelos 300 €, acho eu, e ainda tens que juntar um disco ou ter outro PC para fazer streaming. Os outros (DVICO?) são mais caros. Há HTPCs por 400 €.

vacalouca
20-05-2008, 12:29
Não concordo, no caso do Popcorn fica sempre mais barato até porque dá para comprá-lo por Espanha se não me engano. Até porque um HTPC minimamente decente (isto é que não se engasgue com rips 1080p) deve ficar sempre por volta dos 500€.

Diria que se poupa por volta dos 200€. Se a comparação fosse com um TVix aí a vantagem de preço seria bem menor e nalguns casos até poderia ficar mais caro.

Depois há a questão da facilidade de utilização, há quem prefira ter uma coisa que seja simplesmente ligar e funcionar ao invés de um PC o qual dá sempre mais trabalho de configuração/manutenção, embora permita um maior número de funcionalidades.

Cumps

Cleophas
20-05-2008, 12:39
500€ por um PC que não engasgue é, no mínimo, exagerado. Sim, os discos multimédia tem vantagens e desvantagens, mas não precisas de exagerar valores para marcar a tua posição... por 350€ já consegues um HTPC que não engasga (nem em 1080p, a menos que estejas a jogar COD4 ao mesmo tempo, coisa que me parece que os discos multimédia não fazem... pronto também mandei a minha piada) e que poderás melhorar progressivamente. Mas claro que, por melhor que o configures, tens sempre um sistema operativo por trás que requer sempre alguma manutenção.

vacalouca
20-05-2008, 12:45
Bom estou sempre a aprender e se me mostrares aí uma config de media-center por 350€ que pape tudo retiro o que disse. Confesso que todas as que tenho visto e que considereo satisfatórias andam pelos 500€...

bubathecat
20-05-2008, 13:39
Há aí um tópico com uma configuração por 400 € que, dizem, lê tudo, sem problemas!

Cleophas
20-05-2008, 14:19
NOx Media Black - 47,90€
Fonte Xilence 400W 120mm - 19,50€
ABIT FATAL1TY - 81,50€
Processador E2180 - 58,90€
Memoria DDR2 667Mhz - 28,90€
DVD-/+RW - 23,90€
Disco 250Gb - 47,90€
Teclado+Rato MKPlus - 39,90€

TOTAL = 348,40€

É evidente que pode ser muito melhorado, mas é garantido que não engasga com rip's 1080p. Podem ser encontradas soluções AMD mais baratas mas não as domino, por isso usei INTEL na configuração.

vacalouca
20-05-2008, 15:14
Estou convencido ;) Já dá uma boa base para um media center sem dúvida.

Cumps

l@rama
20-05-2008, 15:18
Um conselho, gasta aí mais qq coisita e compra um cooler para o CPU que consegues um OC do outro mundo com esse CPU...

Cleophas
20-05-2008, 15:23
Além do coller (permite OC e baixa o ruido) muitos outros componentes podem ser posteriormente adicionados:
- Placa de captura de TV
- Drive Blu-Ray (quando os preços forem competitivos)
- Mais um disco (com maior capacidade)
- placa de som dedicada (para os mais puristas...)
- placa gráfica dedicada (para jogos a on-board apenas desenrasca e mal...)

Mas enfim, penso q escolhi um media center de entrada de gama perfeitamente funcional. Não lhe peçam milagres com 350€.

temp9300
20-05-2008, 15:29
gostei da ideia mas tenho uma questão, esta solução não será um bocado ruidosa? A fonte barata nao deve ser muito silenciosa e a ventoina do cpu (especialmente se levar OC) também não deve ajudar. Será que ficaria muito mais caro conseguir um sistema + silencioso?

Em relação à PS3, acho que só continua a perder na questão dos jogos (e no bluray mas por enquanto interessa pouco), especialmente se for com várias pessoas na sala, é dificil bater as consolas.

Cleophas
20-05-2008, 15:39
Só conheço esta fonte por terceiros que me dizem que é melhor que as "OEM". Eu uso uma LCPower com fan de 140mm que custa mais 20€ e nessa não se ouve nada...

Quanto à PS3 tens toda a razão, mas isso depende das necessidades de cada um.

temp9300
20-05-2008, 16:39
em relação às outras ventoinhas, usaste algum cooler especial para o pc? Não se ouve mesmo barulho nenhum de ventoinha enquanto está a funcionar?

E que sistema operativo usas? Essa é outra questão que tenho, depois de ter o HTPC montado, quanto mais tempo será necessário perder a configurar aquilo?

Cleophas
20-05-2008, 16:45
Tenho uma gráfica dedicada que produz o maior ruído do HTPC. Não a comprei para esse fim senão teria comprado passiva. O coller da CPU não me parece ser crítico, mas depende da tua exigência. O que faz mt barulho mesmo é a drive, mas com o Nero Drive Speed está o assunto resolvido.

Eu uso o XP com o MediaPortal por cima (arranca automaticamente com o XP). Estou a começar a meter-me no Ubuntu mas estou mt verde...

Raines
20-05-2008, 22:55
Eu estou um bocado na mesma situacao se nao houver problema aproveito o topico...

Vou comprar um plasma full hd em breve.

e gostaria de ter algo que me fizesse algo como isto...:

Ler dvd, divx, filmes em HD, com upscale (onde possivel) e que me desse a melhor imagem possivel para a tv.

Uma coisa silenciosa e fiavel... Que pudesse ate estar ligado em rede ao pc , mas nao importante...

Ate se fosse um disco externo multimedia que lesse HD era fixe...

No Fundo e para tirar rips HD e depois ler na tv em full hd.

Penso que o melhor seria o popcourn... ou algo semelhante... mas como esta de firmware e de future proof?

Tambem nao me importava que fosse algo como a ps3 que ligava um disco externo usb e depois lia tudo, aliado ao leitor de BR e jogos ( que ate arranjo alguns emprestados assim como filmes BR...), pena nao ler MKV.... que sabe uma possivel ps3 slim ja leia MKV.....

depois ha a hipotese do HTPC... mas sera que ja le bem os mkv...?

Nao me interessa tanto os jogos no pc e navegar na net no plasma..., mas sim a capacidade de ver filmes...

Mas para isso vou ter o pc na sala e posso ligar a tv ou a ps3...

ou ate um portatil fixe que servisse de leitor HD....

Estou de volta destas duvidas...

uma vez que ja tenho um PC medio que me da para o que preciso... com saida DVI ate podia ligar a TV.... o pc faz upscale?

Penso que o popcourn seria uma boa opcao para o que queria adicionado a um disco, a questao e se podia ligar um leitor dvd ou o pc ao popcourn... e se o popcorn faz upscale dos divx.... e dvd.

Ja agora o pop corn pode fazer como a ps3, ligar se em rede ao pc e ir buscar os ficheiros que estao nos discos do pc e ler?

obrigado pessol

desculpem tanta pergunta, mas se me puderem ajudar....

Cleophas
20-05-2008, 23:44
prioridade mkv? sem dúvida HTPC.

temp9300
21-05-2008, 09:11
Não diria isso, há alguns hdd multimedia que tambem conseguem ler mkv.

outra questão, como é a qualidade de ligações video e audio de um htpc à volta dos 400eur?
Com um conversor dvi->hdmi penso que a questão da imagem fica resolvida, mas e o som? A placa onboard pode não ser grande coisa e será que pode estar sujeita a interferências e ruídos devido aos outros componentes?
Este problema em princípio não sei poe com uma ps3 ou hdd multimedia.

Cleophas
21-05-2008, 09:32
Acredito que alguns HDD Multimedia possam ler mkv, mas não poderão ler um formato qualquer estranho que surja amanhã (e sabemos que isso acontece...). A Qualidade da ligação áudio da minha placa onboard (ASUS P5B) é muito boa (mesmo sendo o meu amp. fatela), mas por 400€ é perfeitamente possível comprar um HTPC com som dedicado, embora não veja assim tanta necessidade nisso numa primeira fase... e a abit que propus não requer conversor de video. Já tem HDMI e saóda óptica de audio (SPDIF). A board é mATX o que pode ser prático. Estou bem arrependido de não a ter comprado!

Mais sobre a board em http://www.virtual-hideout.net/reviews/Abit_%20F-190HD/index.shtml