View Full Version : Tutorial Overclocking: Como fazer, conceitos e riscos.

-X-
18-05-2008, 16:03
Após muita frustração, por este ser o segundo tutorial que farei sobre este tema, pois o outro desapareceu misteriosamente do forum :grumpy:, apresento-vos um tutorial sobre o processo denominado Overclocking.

------------

Conceitos a saber:

Clock: Velocidade interna do CPU, medida pelo valor do FSB x o valor do multiplicador (BIOS).

FSB ou Front Side BUS Sucintamente:Tem a função de definir a velocidade externa do processador, ou seja a velocidade a que o processador comunica com as componentes da motherboard.
As velocidades do FSB variam entre 100 Mhz, 133 Mhz, 166 Mhz.

O Front Side BUS transfere data entre o CPU e a ponte norte da motherboard.
A ponte norte da motherboard é um dos dois chips fulcrais do chipset, sendo o outro a ponte sul.
A ponte norte faz a comunicação do processador com as memórias e em alguns casos com os barramentos AGP e PCI-Express.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ed/Schema_chipsatz.png

A ponte sul tem ligaçoes com o barramento PCI, com a BIOS, com as portas USB, ISA, IDE...

Ciclo de clock: Intervalo de tempo entre impulsos eléctricos que o processador usa para comunicar com o restante da motherboard.

Vcore: Voltagem do equipamento.

Riscos:

Antes de mais nada, não me responsabilizo por quaisqueres danos ao hardware como consequencia da utilização da informação disponibilizada neste thread.

A utilização deste processo implica três grandes riscos:

1º - A diminuiçao do tempo de vida dos componentes alterados.
2º - A possibilidade de o processador, memoria ou até a motherboard queimarem devido ao aumento de voltagem (utilizado no 2º processo opcional de overclocking).
3º - A possibilidade de o CPU ficar mais lento.

------------

Hardware:

Nem todo o hardware serve para fazer overclocking, pois a diferença de potencial ganho nem sempre é significativa.
Caso decidem usar a tecnica de aumento de voltagem e diminuição do ciclo de Clock, sugiro que comprem um bom Cooler, pois com o aumento de voltagem o processador tende a aquecer ainda mais.
Sublinho esta necessidade especialmente se o vosso processador é da linha de montagem Athlon ou AMD, que como sabem custumam aquecer bastante.

Agora, os fabricantes mais confiaveis onde esta tecnica tem uma probalidade superior de sucesso são:
Asus, Abit, Gigabyte, MSI, Soltek e Soyo.

E importante notar, que outros fabricantes podem ter bons modelos para overclocking e estes citados terem modelos inviaveis a tecnica.

------------

COMO FAZER:

1º Processo:

O overclocking e realizado dentro do menu da BIOS (acessivel pelo butao "Delete" quando o PC inicia.)
Dentro do menu da BIOS, ir ao item que corresponde ao processador, normalmente sob o nome "CPU Setup", "Processor Settings".
Ao entrar neste menu ira aparecer uma operação:

FSB x Multiplicador = Clock

Ou seja, O FSB, que determina a velocidade do CPU x multiplicador = Velocidade do CPU

Para realizar o overclocking basta aumentar o valor do FSB, usando as setas do teclado, ou as teclas Page Up ou Page Down.

Exemplo:
Settings originais: 100 Mhz x 16 = 1.6 Ghz/1600 Mhz
Overclocking: 133 Mhz x 16 = 2.1 Ghz/2100 Mhz

Outro exemplo:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fc/Overclock.jpg

(AMD Athlon XP no BIOS Setup onde a frequencia do Front Side Bus foi aumentada para 148 Mhz e o factor multiplicador de 13.5 para 16.5)

Neste ponto o overclocking já está efectuado.
Embora estes valores variem de processador para processador, de motherboard para motherboard, o FSB é o valor que interessa aumentar, embora em alguns casos dê para aumentar o multiplicador.

2º Processo

Neste processo vamos rever os conceitos de ciclo de Clock e Vcore.

Como sabem, as instruçoes que o CPU dá aos outros componentes na motherboard não são nada menos do que impulsos eléctricos.
Os intervalos entre esses impulsos são medidos pelo ciclo de Clock.
Ao aumentar a voltagem do equipamento (Vcore) esses intervalos de tempo entre impulsos irão diminuir, aumentado a velocidade de processamento.

A este processo chama-se overvolting.

O valor do Vcore pode ser alterado na BIOS ou com o programa PowerStrip.
Não me recordo onde e peço desculpa mas com um pouco de pesquisa vão lá.

Para fazer overvolting nas graficas ou nas pontes norte das motherboards muitas vezes é necessario modificações a nivel de hardware.

NOTA: O VALOR DO VCORE SÓ DEVE SER ALTERADO ENTRE 0,1V E 0,05V!

Ao fazer overvolting é certo que a temperatura do CPU vai aumentar, e se for usado desmedidamente pode trazer graves danos ao hardware.
Mas se combinado com um overclocking bem feito na BIOS (explicado anteriormente) e juntamente com um bom cooler, pode se obter maior estabilidade e velocidade em termos de processamento.

Imagem da BIOS de um ASUS P5E3 Deluxe relativamente ao Vcore:

http://i.neoseeker.com/neo_image/157127/article/asus_p5e3_deluxe/bios_0026_thumb.jpg

------------

Notas finais:
O overclocking apenas deve ser utilizado quando se tem a certeza de que o hardware suporta esse tipo de alterações.

O overclocking em computadores menos recentes é mais complicado de efectuar pois envolver a mudança de posiçoes de jumpers na motherboard.

Utilizar este processo por vossa própria conta e risco, pois se der para o torto, chapéu hardware :lol:.

Alem dos processos acima descritos, existe um programa que podem tentar utilizar para fazer overclocking:
Clockgen.

Um bom programa para monitorizar e aperfeiçoar o overclocking que queiram fazer é o CPU-Z.
É um freeware para o Microsoft Windows e é capaz de detectar o CPU, RAM, a motherboard e outras informações sobre o vosso PC, como os mems, cache.
Sendo importante tambem para verificar os clocks e a velocidade do FSB.

Aqui apresento uma imagem de um Intel Cores Duo T2300E sem overclocking no CPU-Z.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/9/9b/CPU-Z_screenshot.png

E podem usar o corecenter para mudar voltagens, embora não vos possa ajudar pois nao estou familiarizado com o processo.

Aqui estão os links para sacar os programas que referi neste tutorial:

Powerstrip: http://baixaki.ig.com.br/download/PowerStrip.htm (http://baixaki.ig.com.br/download/PowerStrip.htm)

Clockgen: http://baixaki.ig.com.br/download/ClockGen.htm (http://baixaki.ig.com.br/download/ClockGen.htm)

CPU-Z: http://baixaki.ig.com.br/download/CPU-Z.htm (http://baixaki.ig.com.br/download/CPU-Z.htm)

-----------------------------

Bom, espero que tenha ajudado nesta questão, alguma duvida ou algo que me tenha esquecido de mencionar, por favor postem e corrijam-me. Fico agradecido!

Cumps a todos! :003:

Prelim
18-05-2008, 16:10
quem querer tirar o merito, n estou a ver nh tutorial aqui.

nao descreves nada sobre a tecnica passo a passo para o fazer (so falas de FSB, e como sabes quem ler isso irá ficar na mm), nem apresentas nh exemplo das referidas marcas no topico. tenta desenvolver mais o q pretendes com screens e exemplos, dividores de mems, parametros de latencias, features de cpu a desactivar em caso de OC etc etc, deves saber do q falo.

mas parabens na mm e força com isso ;)

-X-
18-05-2008, 16:21
quem querer tirar o merito, n estou a ver nh tutorial aqui.

nao descreves nada sobre a tecnica passo a passo para o fazer (so falas de FSB, e como sabes quem ler isso irá ficar na mm), nem apresentas nh exemplo das referidas marcas no topico. tenta desenvolver mais o q pretendes com screens e exemplos, dividores de mems, parametros de latencias, features de cpu a desactivar em caso de OC etc etc, deves saber do q falo.

mas parabens na mm e força com isso ;)

Boas, :D , tens razão e eu estava ciente disse quando elaborei o post, fi-lo assim para nao introduzir informação supérflua á aplicação pratica do overclocking.
Tambem tens de perceber que é dificil elaborar um tutorial pratico, limpido e acessivel a todos. :x
Deu-me trabalhinho mesmo assim.
Mas assim que puder irei actualizar. :D

alentejaninho
18-05-2008, 21:11
Bem ja agora quem dá mais umas informações sobre o programa, o post ta muito simples e claro, percebi melhor aqui do que em alguns outros post sobre a materia embora precise de mais algumas imagens ;) Por isso os meus parabens

Rom Hacker
18-05-2008, 22:19
É um tutorial Clean,que para iniciantes não há melhor :)

-X-
18-05-2008, 22:31
É um tutorial Clean,que para iniciantes não há melhor :)

Obrigado, tentei fazer o meu melhor para mantê-lo limpo e acessivel para todos!

maneta
18-05-2008, 22:44
Era interessante, meterem um tuto para fazer OC às memórias. Há muitas pessoas que apenas lhe mudam a voltagem e a frequência e não sabem que se mudarem os tempos dos ciclos, poderão ter melhor performance.

alentejaninho
18-05-2008, 22:56
e ja agora dizias tam bem como vao ter aos sitios em especifico :D

Cumps ;)

-X-
18-05-2008, 23:06
Era interessante, meterem um tuto para fazer OC às memórias. Há muitas pessoas que apenas lhe mudam a voltagem e a frequência e não sabem que se mudarem os tempos dos ciclos, poderão ter melhor performance.

Poderei abordar esse tema num proximo tutorial (tambem limpo e simples).
Realmente é verdade, muitas pessoas desconhecem o factor dos tempos dos ciclos.
Obrigado pela ideia!

Cumps :)

zatrus1984
19-05-2008, 00:35
Muito Obrigado -X- Bom POSt

-X-
20-05-2008, 19:30
Muito Obrigado -X- Bom POSt

Obrigado zatrus, qualquer dúvida que tenhas, pergunta :D

Cumps!

byakya_sama
23-05-2008, 21:46
Obrigado zatrus, qualquer dúvida que tenhas, pergunta :D

Cumps!

Boas

Muito bom post, simples e conciso. Creio apenas que devesses mudar o título, visto que se tratam de conceitos básicos e riscos. O processo actual de fazer OC não está explícito, apenas os objectivos do mesmo (upar o fsb e voltagem).

Poderias fazer um outro post, este seria "Overclocking: Conceitos Básicos e Riscos" e o segundo poderia ser qualquer coisa como "Overclocking: Como Fazer (Avançado)", como por capítulos.

Mas mesmo assim, muito bom, o que explicaste neste post que eu demorei 5 minutinhos a ler, está muito mais fácil de entender que outros artigos MUITO extensos (de dezenas de páginas) na net por aí, que explicam que tu explicaste aí muito resumidamente.

Cumps

anjo2
23-05-2008, 22:15
Acho que podes adicionar mais um programa, o setfsb
De resto, mais vale estar separado por partes as várias técnicas de overclocking para ser mais fácil aos que se estão a iniciar e mesmo aos que já saibam algo e só querem mesmo a prática.

vasco fernandes
28-05-2008, 19:30
A utilização deste processo implica três grandes riscos:

1º - A diminuiçao do tempo de vida dos componentes alterados.
2º - A possibilidade de o processador, memoria ou até a motherboard queimarem devido ao aumento de voltagem (utilizado no 2º processo opcional de overclocking).
3º - A possibilidade de o CPU ficar mais lento.

explicame este conseito sff. :)

Rom Hacker
28-05-2008, 20:51
Easy,
Se o Cpu aquece mais fica instável,se fica instável fica mais lento.
Podes ver neste video o que o aquecimento faz:
http://br.youtube.com/watch?v=cCmai6Q9DoM
Cumps

vasco fernandes
28-05-2008, 21:02
Easy,
Se o Cpu aquece mais fica instável,se fica instável fica mais lento.
Podes ver neste video o que o aquecimento faz:
http://br.youtube.com/watch?v=cCmai6Q9DoM
Cumps

não tem logica, para isso chegar a esse ponto tem de haver temperaturas extremas acima de 70/80º.

Rom Hacker
28-05-2008, 21:09
não tem logica, para isso chegar a esse ponto tem de haver temperaturas extremas acima de 70/80º.
Depende dos Cpu's,a performance desce sempre que a temperatura chegue por volta dos 50~60º,por mais que a perda seja insignificativa,vale sempre.

KingjacK
28-05-2008, 21:15
No meu por exemplo quando me esqueco de ligar a bomba de água as temps chegam aos 60,70 e o load do windows torna-se mais lento...

-X-
25-06-2008, 16:22

Isso depende do equipamento que tens, claro.
Mas ao sobreaquecer o CPU, sem queimar, fica instavel e como consequencia o processamento mais lento.
Pode até chegar a queimar um pente de memória, agravando ainda mais a velocidade da maquina.

Cumps,

thejota
02-07-2008, 15:42
Meu camarada,
Sou leigo, mas gosto de ler sobre informática e posso lhe dizer que sua explicação está quase boa. Fiquei até com vontade de tentar um over no PC, mas achei que necessitava de maiores informações. De qualquer forma, dou-te os parabéns pela iniciativa, trabalho e esplanação (pelos conceitos colocados).
Não fique acanhado e continue nos passando conhecimento.
Fica um grande abraço,
Thejota/São João da Barra/Rio de Janeiro/Brasil.