View Full Version : DUVIDA Mac Air

Crazy_kiko
17-05-2008, 23:42
Boas ppl alguem me sabe dizer macbook air k tipo de disco leva?
é possivel ter o vista num e detectar todo o hardware? Axam que realmente vale a pena pelo portatil que é o preço?

Desde já agradeço .

Romani48
18-05-2008, 01:12
1- há uma versão com discos "normais" que são as de 1700€ e há outro com discos SSD (se nao estou em erro) mas ja fica para cima dos 2000 e muitos euros :p
2 - sim
3 - discussão sem sentido não vale a pena a resposta

ebmac
18-05-2008, 23:37
Sinceramente acho que há gente que compra Apple só por ser bonito... O Air é um portátil da gama dos ultra-finos e ultra-leves (neste caso é o mais fino até à data, mas não o mais leve). Quem questiona o preço do Air achando-o caro é porque não conhece o mercado. Há mais algum portátil desta gama a este preço??? Mostrem!
Sim, o Air leva um HDD de 1.8" PATA (igual aos dos iPods, daí a capacidade de 80GB) e há ainda a versão de SSD (memória flash) que, como disse o Romani48, custa perto de mil euros mais que a versão de HDD, e este tem a capacidade de 64GB. Para além disso têm porcessadores de velocidades diferentes, o de HDD com 1.6GHz e o de SSD com 1.8GHz.
E agora digam que a Apple é careira. O Toshiba R400 é um portátil da gama do Air, não tem drive óptica incorporada, a qual se vende em separado assim como a do Air e, para nem falar do preço do portátil, a sua drive custa duzentos e uns quantos euros, ao invés da drive do Air que custa oitenta e nove euros!!!
Cada um é livre de fazer o que bem entender com um computador Apple, acho é que o Air não é máquina para se instalar um Windoze, muito menos um Vista...

Mitch
19-05-2008, 02:08
Sinceramente acho que há gente que compra Apple só por ser bonito... O Air é um portátil da gama dos ultra-finos e ultra-leves (neste caso é o mais fino até à data, mas não o mais leve). Quem questiona o preço do Air achando-o caro é porque não conhece o mercado. Há mais algum portátil desta gama a este preço??? Mostrem!
Sim, o Air leva um HDD de 1.8" PATA (igual aos dos iPods, daí a capacidade de 80GB) e há ainda a versão de SSD (memória flash) que, como disse o Romani48, custa perto de mil euros mais que a versão de HDD, e este tem a capacidade de 64GB. Para além disso têm porcessadores de velocidades diferentes, o de HDD com 1.6GHz e o de SSD com 1.8GHz.
E agora digam que a Apple é careira. O Toshiba R400 é um portátil da gama do Air, não tem drive óptica incorporada, a qual se vende em separado assim como a do Air e, para nem falar do preço do portátil, a sua drive custa duzentos e uns quantos euros, ao invés da drive do Air que custa oitenta e nove euros!!!
Cada um é livre de fazer o que bem entender com um computador Apple, acho é que o Air não é máquina para se instalar um Windoze, muito menos um Vista...

várias incorrecções:
- com 1.4kg, o air não é de todo um ultra-leve
- não é o portátil mais fino de sempre. quanto muito será o mais fino à venda actualmente.
- o toshiba r500 é que é o concorrente do air. o r400 é um portatil com ecrã rotativo ao estilo tablet pc.
- o toshiba r500 pode ter (ou não) drive integrada. sem a drive, chega a pesar METADE do que pesa o macbook air.
- há versões do r500 para variados preços. algumas não longe do preço do air
- o toshiba é um portátil completo (tem todas as portas de expansão que normalmente se encontra num portátil) e pode ter drive integrada. ainda assim é bastante mais leve que o macbook air.
- o toshiba tem como opção discos duros com o dobro da capacidade do air
- o toshiba também tem versão SSD. curiosamente fica mais ao menos ao mesmo preço que a mesma o air com ssd. quem é que é careiro, afinal?

o público alvo do air é diferente do público do toshiba. mas agradece-se que ao fazer comparações se seja justo.

cumps

ptmaluko
19-05-2008, 02:28

hmmm, ja experimentaste o vista mesmo? olha que ultimate com sp1, enfim, muito bom.

Quanto á pergunta de quem criou o post, comprar um macbook air para instalar vista acho que nao faz muito sentido, para isso compras o toshiba R500 que quanto a mim é mais bonito que o air, mais leve, mais pequeno e so nao é mais fino. Ha e ja traz vista.

leopard
19-05-2008, 02:29
Palmas para o Mitch. Brilhante!! Gostei bastante da tua resposta, foi esclarecedora o suficiente para mostrar a algumas pessoas a realidade.

Satan
19-05-2008, 02:37
Lindo lindo é o sony vgn-tz21mn, mais leve do que o r500, só tem o contra de ser mais caro e de ter um processador mais fraco (U7500):(

ebmac
19-05-2008, 13:14
1º- A Toshiba não concorre com a Apple.
2º- O Air está na gama dos portáteis ultra-finos e ultra-leves. Ou um ultra-leve é um portátil com menos de 1Kg???!!! O Air pesa apenas 1.36Kg, a versão de HDD, a de SSD deve pesar perto de 1Kg.
3º- Mostrem-me então o mais fino…
4º- Mostrem-me o R500 ao preço do Air.
5º- Já viste bem a qualidade do ecran do R500? Acho que não. Não vale um chavo.
6º- É mais bonito que o Air?????!!!!!! O gosto é discutível. O R500 não tem nada de bonito, é de plástico e daqueles de fraca qualidade, com cromados, parece um mini aparelhagem de marca rasca.
7º- A versão SSD do R500 fica mais cara que a do Air, para vossa informação. E porquê a diferença tão pequena nos preços do R500??? Porque apenas muda o "disco".
8º- Ninguém fala do CPU??? 1.3GHz para os R500 e 1.6 e 1.8 para os Air.
9º- E a gráfica?? Hmmmm, andam a cuspir para o ar... X3100 para o Air e 950 para o R500.
10º- Disse no início que o a Toshiba não concorre com a Apple, só estou a apontar estes factos apenas pela ilusão que muita gente tem. Esta é a realidade. :)

Agora venham com os argumentos da tanga das portas USB e drives incorporadas, tenho aqui as respostas prontas.
Há muita gente que não tem classe para o Air…

Romani48
19-05-2008, 15:29
Há aqui uma coisa.. o utilizador que criou o post não disse que ia instalar o Vista para substituir o OSX.. pode ser porque precisa dele.. Acho que esta discussão já entra no campo da opinião pessoal, tal como afirmei no meu post, e para isso já há a thread oficial do Air

Como o mitch disse, e muito bem, cada um "luta" em categorias diferentes..
Pessoalmente o Air não seria o meu portátil de eleição porque não traduz as capacidades que necessito num portátil.. mas cada um é livre e cada um tem as suas necessidades.

Mais uma vez é uma discussão sem sentido e acho que não há motivos para argumentação.. as respostas ás questões iniciais estão dadas e acho que não há muito mais a dizer

ebmac
19-05-2008, 16:41
Claro está, e já dei a resposta à pergunta num dos posts atrás. O Air não é o portátil indicado para ter os dois OSs. Primeiro porque o HDD é de 80GB e depois não tem a performance ideal para o Vista. O que não acontece com o OS X, para esse sim tem uma performance bastante boa.

Crazy_kiko
19-05-2008, 17:29
Bem entao é o seguinte o que eu gostava era de um portatil relativamente fino e leve. MAs que n fosse muito mau. Já agora quyal o maximo que poderei por de disco num Air independentemente do preço que isso me vai custar? ou seja um disco de pelo menos 250 gb é possivel? ou de 320gb? já agora tanto a grafioca como o processador sera que dá para fazer umas ediçoes de imagens?.... Dái eu keria o win vista pois trabalho com o photoshop e como por vezes nem sempre estou em casa e preciso editar uma ou outra foto fora de casa gostaria de saber se acham que o Air poderia aguentar com isso...

Desde já agradeço todas as respostas...

ebmac
19-05-2008, 17:58
Bem entao é o seguinte o que eu gostava era de um portatil relativamente fino e leve. MAs que n fosse muito mau. Já agora quyal o maximo que poderei por de disco num Air independentemente do preço que isso me vai custar? ou seja um disco de pelo menos 250 gb é possivel? ou de 320gb? já agora tanto a grafioca como o processador sera que dá para fazer umas ediçoes de imagens?.... Dái eu keria o win vista pois trabalho com o photoshop e como por vezes nem sempre estou em casa e preciso editar uma ou outra foto fora de casa gostaria de saber se acham que o Air poderia aguentar com isso...

Para começar. Podes usar o Photoshop no OS X, até corre melhor que no Windoze. Querer o Vista num Mac para correr o Photoshop é incompreensível, no mínimo.
Todos os Apples são finos e leves, se compararmos com os outros portáteis do mercado. Pelo preço do Air compras um MacBook Pro que é mais o que precisas.
Esquece o trocar os discos do Air. Ninguém te vai fazer isso. São discos de 1.8" e creio que o máximo que existe são mesmo os 80GB, não há discos de 1.8" de 200 nem de 250 nem tão pouco de 320GB. Esquece.
Portanto. Não instales o Vista no Apple que comprares, a não ser que querias andar a brincar aos joguinhos, aqueles que não há para OS X, ou a fazer riscos no AutoCad. :) Tens de tudo para OS X, não se justifica a instalação dum Windoze num Apple.

ruimoura
19-05-2008, 18:08

A suite CS3 da Adobe é bem mais rápida num Mac que em windows ... não percebo bem a tua ideia ... Não sabes que há os produtos da Adobe para Mac?

ebmac
19-05-2008, 18:47
A suite CS3 da Adobe é bem mais rápida num Mac que em windows ... não percebo bem a tua ideia ... Não sabes que há os produtos da Adobe para Mac?

LOL

Romani48
19-05-2008, 18:54

Finalmente pronuncias te que era o que faltava nesta thread..
Ora bem.. realmente pelo o que descreves a ti dava te realmente jeito um mac.. mas nunca o air na minha opinião.. penso que o melhor para ti seria um macbook que é bem mais barato e podes por esse tal disco de 320Gb que penso não ser possível, pelo menos não sem recorrer à apple, e mesmo assim estou fora do assunto para te poder dar uma resposta conclusiva.

Quanto ao photoshop.. é como já referiram antes.. as suites da adobe existem também para MAC, e são bem mais estáveis e rápidas e eu que o diga em comparação no meu pc nos testes que fiz..

Porém ao mesmo tempo parece me que estamos a lidar com outra coisa..

é que se ele não sabe isso então é porque não "comprou" para o MAC :x

ebmac
19-05-2008, 19:04
Ao trocares o HDD do MacBook ou do MacBook Pro perdes a garantia. Apenas podes trocar a RAM. No entanto é possível trocar o HDD, no Air é que não.
Sim, estamos à espera de outra questão. :)

Romani48
19-05-2008, 19:18
nem mesmo trocando directamente na apple? falando com eles?
mesmo assim é sempre melhor um disco de 120, 160 ou 250Gb que o de 80 do AIR

ebmac
19-05-2008, 19:47
nem mesmo trocando directamente na apple? falando com eles?
mesmo assim é sempre melhor um disco de 120, 160 ou 250Gb que o de 80 do AIR

Isso já não sei, é tentar. Fazê-lo em "casa" é certo de que se perde a garantia.

s e 7 e n
19-05-2008, 19:50
Ao trocares o HDD do MacBook ou do MacBook Pro perdes a garantia. Apenas podes trocar a RAM. No entanto é possível trocar o HDD, no Air é que não.
Sim, estamos à espera de outra questão. :)

TA MAL....

Podes trocar RAM e HDD que n perdes a garantia....
Agora se fores por exemplo trocar um HDD a um MBP que não é uma tarefa muito fácil e estragares alguma coisa, esquece a garantia.
Mas senão fizeres nada de mal durante o processo tens sempre garantia.

Mitch
19-05-2008, 21:13
Há muita gente que não tem classe para o Air…
é preciso ter classe para ter um air? uau, já começa a típica argumentação snob :016:

/me não terá discussões com pseudo-elitistas. xau aí

Decrypter
19-05-2008, 21:32
For sure !
No manual do MB / MBP tem como se muda o disco/RAM e como o s e 7 e n (http://www.techzonept.com/member.php?u=14331)disse e muito bem , apenas na situação de danificares algum componente aquando da muda do disco /RAM é que perdes a garantia .
No caso do criador do tópico aconselhava-te vivamente a comprares um MB . Isto porquê ? É de 13" , não é tão leve quanto o Air mas também a diferença não é por ai além . Em troca de algumas gramas a mais ganhas um processador melhor, maior capacidade de disco/RAM com a possibilidade de troca.
Podes usar perfeitamente a suite da Adobe que corre 5 estrelas com uma velocidade impressionante .

Edit : Ele tem razão , é preciso ter classe ( € ) xD

Mitch
19-05-2008, 21:41
Edit : Ele tem razão , é preciso ter classe ( € ) xD

lol, se como ele diz, para ter um r500 é preciso MAIS dinheiro, então é preciso ter mesmo muita classe para ter um r500... isso dos macbook air é para pobres :joker:

ruimoura
19-05-2008, 21:49
Isso já não sei, é tentar. Fazê-lo em "casa" é certo de que se perde a garantia.
Como já foi dito, isso é totalmente incorrecto, nem imagino onde possas ter lido isso ...

Romani48
19-05-2008, 22:05
eu bem me parecia.. até porque já tinha lido por ai pessoas a fazê lo..
Portanto a minha aposta seria mesmo no macbook se a tua edição multimédia for algo light, ou então o pro se for algo mais "sério"...

porque o AIR não me parece ser o que queres..
claro que é sempre um caso a pensar se não puderes andar com uma coisa mais grossa por ai (salvo seja :-D)

Crazy_kiko
19-05-2008, 22:36
O meu problema n é o € é sim ter uma coisa que me vá satisfazer e seja de todo portatil... que essa é uma das grandes prioridades... estou indeciso entre um de 12'' e um de 13 pois depois para trabalhar em cs tenho monittor sufcientemente grande para poder ligar ... agora quanto ao disco do air n me sabem dizer entao nada ao certo do maximo qiue ha para ele? de capacidade ? é que não estou para andar sempre com o disco portatil a tras...

3dhouse
19-05-2008, 22:41
Já devem estar para sair os SSD de 250GB mas não te metas nisso que a brincadeira sai cara. O macbook air pode ser bonito mas para trabalhar em coisas pesadas não serve. O macbook é leve, podes fazer upgrade à RAM e ao HD e bem mais barato

s e 7 e n
19-05-2008, 22:44
No Macbook Air só tens 2 opções de disco...

80GB Parallel ATA Drive @ 4200 rpm
64GB Solid State Drive [Add $999]

Decrypter
20-05-2008, 00:39
Podes dizes especificamente porque não estás a considerar o MB ?
É leve, fino (relativamente) e aguenta bem com o vista ( tirando o pequeno problema do EFI , que esperemos que seja resolvido ). De uma breve experiência que tive com o Vista no meu MB corria bastante rápido . Tão bem ou até melhor que no meu anterior FZ21Z ( sony vaio ) .
No MB como já foi dito podes meter "qualquer" disco de 2.5" e podes trocar de RAM .

ebmac
20-05-2008, 01:15
Vou certificar-me do que disse em relação às garantias. Depois deixo aqui a informação que recolher.
Quanto a mudares o disco do Air, já que tanto insistes e não sei porquê, podes sempre ligar para a California e tentar falar com alguém da Apple, não sei, talvez fazer um choradinho e perguntar se eles fazem uma versão especial para ti. :) Faz uma pesquisa de HDDs de 1,8" para ver que capacidades maiores encontras, vais ter uma resposta. Depois basta ligares para a Apple e pedires um HDD maior.

Off Topic.

Os meus argumentos com certos membros acabam por aqui.
É escusado fechar uma thread sempre pela mesma razão.

s e 7 e n
20-05-2008, 01:59
Vou certificar-me do que disse em relação às garantias. Depois deixo aqui a informação que recolher.

Apple Warranty: Installing Memory, Expansion Cards, User Installable Parts Does Not Void Warranty (http://docs.info.apple.com/article.html?artnum=13946)

Crazy_kiko
20-05-2008, 13:16
Então vou ver um MB se toda a gente me diz que compensa mais em relação ao que pertendo... eu adoro o designe do air dái estar a puxar mais para o air independentemente do preço... Quanto a algo de 13'' ou 12 '' o que ha de macbook que voces considerem que vale a pena para correr assim uns programas +/- puxados?
Já agora com o vista instalado e com o AutoCad algo que não se arraste dentro dos tamanhos que referi ha?

Desde já agradeço a todos a vossa ajuda pois tem-me ajudado a n cometer erros que mais tarde provavelmente me levariam a andar a gastar dinheiro desnecessario na troca de portateis ...

Decrypter
20-05-2008, 13:56
Como já te disse o MB com 2 GB + de Ram aguenta-te com o Vista e Autocad ( a não ser que puxes MUITO , claro) na boa mesmo . Acho que devias de facto colocar essa hipótese .

ruimoura
20-05-2008, 15:49
Como já te disse o MB com 2 GB + de Ram aguenta-te com o Vista e Autocad ( a não ser que puxes MUITO , claro) na boa mesmo . Acho que devias de facto colocar essa hipótese .

Estou a experimentar o Vista (64bits) no meu Macbook (especificações na lateral) e corre que é uma maravilha. Mas maravilha mesmo ...

Decrypter
20-05-2008, 16:00
Estou a experimentar o Vista (64bits) no meu Macbook (especificações na lateral) e corre que é uma maravilha. Mas maravilha mesmo ...

Como resolveste a questão do EFI ?
Se é que resolveste !! É que no meu aparecem uns quantos erros quando inicio o Vista .
Não me estava a apetecer mesmo nada apagar a partição do EFI. Já experimentei pô-lo em disable mas ou não fiz correcto ou não me resolveu o problema !

ruimoura
20-05-2008, 16:07
Como resolveste a questão do EFI ?
Se é que resolveste !! É que no meu aparecem uns quantos erros quando inicio o Vista .
Não me estava a apetecer mesmo nada apagar a partição do EFI. Já experimentei pô-lo em disable mas ou não fiz correcto ou não me resolveu o problema !

Resolvi. Instala um programa chamado EasyBCD, e algures por lá tem uma opção para reescrever o MBR. É só fazer isso e fica tudo normal, depois de reiniciar. Penso que é na parte "Manage Bootloader" do programa, na parte lateral esquerda.

Decrypter
20-05-2008, 16:52
Resolvi. Instala um programa chamado EasyBCD, e algures por lá tem uma opção para reescrever o MBR. É só fazer isso e fica tudo normal, depois de reiniciar. Penso que é na parte "Manage Bootloader" do programa, na parte lateral esquerda.

Desculpa a chatice mas, apagaste a partição ou instalaste esse programa no VISTA ? E lá tem alguma opção especifica ? Ou fizeste ambos ? xD

Obrigadão :-D

ruimoura
20-05-2008, 16:57
Desculpa a chatice mas, apagaste a partição ou instalaste esse programa no VISTA ? E lá tem alguma opção especifica ? Ou fizeste ambos ? xD

Obrigadão :-D

Instalas esse programa no vista, pahh ... É pequenino, e gratuito. Procura no google ;)
Aquilo ao correres o programa apresenta-te várias opções. escolhes a opção de reescrever o MBR (já disse acima onde) e pronto.

Decrypter
21-05-2008, 00:37
Instalas esse programa no vista, pahh ... É pequenino, e gratuito. Procura no google ;)
Aquilo ao correres o programa apresenta-te várias opções. escolhes a opção de reescrever o MBR (já disse acima onde) e pronto.

A minha dúvida na altura era mesmo se tinhas apagado a partição o que foi esclarecido com prontidão por ti . Muito obrigado, este problema andava-me a dar a volta à cabeça !
Agora está 10 estrelas . E sim, o Vista no MB funciona que é uma coisa brutal !!
Já tenho no meu a bombar .
Mais uma vez , muito obrigado .
Acho que devias por isto num tutorial ou isso visto que já vi no fórum várias dúvidas em relação ao "problema" (ex-problema :-D) com a partição EFI.

brunomelo
21-05-2008, 19:07
O vista tb funciona k é um espectaculo no meu macbook então agora que esta com 4gb de ram nem se fala =) . Obrigado ruimoura tb andava à procura da solução pra este erro. Agora esta bem melhor. Já agora tens problemas com o hibernar no vista?

Crazy_kiko
21-05-2008, 23:23
Já agora de 13'' qual o melhor que voces consideram para editar imagens ? De MB?

Decrypter
21-05-2008, 23:59
Na minha modesta opinião escolhias o MB branco , um dos dois modelos. Já num thread antigo disseram que talvez se note diferença no processamento/edição de imagens os 0.3 GHz de diferença entre o primeiro modelo e o segundo . Pessoalmente duvido que se note ..
Anyway, caso o computador se engasgue um bocado penso que com uma SO-DIMM no bixo e tudo ficará resolvido .