View Full Version : hp 530 e-escolas

slydor
15-05-2008, 13:12
Boas

tenho dificuldades em dois nix;

No debian instalo tudo normalmente mas quando o X tenta arrancar crasha e não detecta a placa de rede, não percebo o porque.

No slackware 12 instalo corre tudo bem, mas não detecta a placa de rede =/

Skyflier
15-05-2008, 20:48
Experimenta distros que mostram estar mais avançadas na detecção do hardware como o Ubuntu 8.04 ou OpenSUSE, tens outras como o Mandriva, Fedora 9, Gentoo, etc...

Experimenta estas que não te devem dar assim tantos problemas:)

Cumps

LnxSlck
15-05-2008, 21:03
Boas

tenho dificuldades em dois nix;

No debian instalo tudo normalmente mas quando o X tenta arrancar crasha e não detecta a placa de rede, não percebo o porque.

No slackware 12 instalo corre tudo bem, mas não detecta a placa de rede =/

No Slackware é claro que detecta, se quando ligares o PC tiveres um cabo de rede ligado á placa de rede, ele detecta e faz logo um pedido de IP, caso contrário não vai aparecer, mas ai como root, fazes: ipconfig eth0 up e depois dhcpcd eth0

eth0 ou o dispositivo que for

pSu
15-05-2008, 21:06
Qual é o erro que dá? Ao tenta arrancar o X ?

slydor
16-05-2008, 22:44
Experimenta distros que mostram estar mais avançadas na detecção do hardware como o Ubuntu 8.04 ou OpenSUSE, tens outras como o Mandriva, Fedora 9, Gentoo, etc...

Experimenta estas que não te devem dar assim tantos problemas:)

Cumps
Boas obrigado pela respostas, não vou muito para o unbunto nem para o fedora acho demasiado live microsoft, o gentoo parece me interessante e tem bue tutorais de como instalar vou tentar se se conseguir ponho no forum como fiz }>

outra pergunta penso que a placa deste portatil nao e a eth0 normalmente em porteis sao quais? ( e o meu primeiro portatil)
abraços.

LnxSlck
16-05-2008, 22:45
Boas obrigado pela respostas, não vou muito para o unbunto nem para o fedora acho demasiado live microsoft, o gentoo parece me interessante e tem bue tutorais de como instalar vou tentar se se conseguir ponho no forum como fiz }>

outra pergunta penso que a placa deste portatil nao e a eth0 normalmente em porteis sao quais? ( e o meu primeiro portatil)
abraços.

normalmente sao eth0 ou eth1

Skyflier
17-05-2008, 00:12
normalmente sao eth0 ou eth1
Por exemplo no meu é eth0 e tenho também uma wlan0 que é a wifi, isto no Ubuntu. slydor (http://www.techzonept.com/member.php?u=54717) se achaste o Gentoo interessante então força, eu nunca a usei mas pelo que dizem tem das maiores comunidades e tens imensos tuturiais. Experimenta pode resolver a tua questão.

Cumps

ttpires
17-05-2008, 16:42
Olá Boa Tarde

Recentemente adquiri o portatil HP 530 da TMN do programa E-opurtunidades.

Gostava de saber se é possivel instalar o ubuntu neste Computador. E se ele reconheçe automaticamente todos os componentes .

Obrigado

iGama
17-05-2008, 18:46
olha podes fazer um favor?

Podes correr o comando "lspci" na consola e meter aqui o resultado? é para eu ter uma ideia do hardware/fabricantes/chipset etc

iGama
17-05-2008, 18:49
por favor, mete o Desktop CD ( live cd ) e testa :)

e ja agora corre o comando :

lscpi

na consola e diz-me o resultado.

Pmms
17-05-2008, 18:50
Sim, funciona sem problemas em principio.

Até vou testar isso no portatil.

Ubunto Live Cd

Vou fazer download depois reporto resultados.

:-D

ttpires
17-05-2008, 19:24
Sim, funciona sem problemas em principio.

Até vou testar isso no portatil.

Ubunto Live Cd

Vou fazer download depois reporto resultados.

:-D

eu de momento nao tenho um live CD... depois poe aqui os resultados sff

Skyflier
17-05-2008, 21:52
Eu também tenho o mesmo portatil, meti o Live CD do Ubuntu 8.04 e o resultado é o seguinte:

ubuntu@ubuntu:~$ lscpi
bash: lscpi: command not found

Será que tem que estar mesmo instalado?

Bmw1000c
17-05-2008, 22:01
eu fiz lscpi, e deu o mesmo erro.

AndreAPL
17-05-2008, 22:11
Como root
lspci

esquiso
17-05-2008, 23:06
Não precisa de ser como root. O problema é que o comando é lspci e não lscpi.

iGama
18-05-2008, 00:00
shit mm erro meu ( shame on me ) é lspci como o esquisos disse. sorry pessoal

Paulo Truta
18-05-2008, 00:52
Ubuntu detecta tudo sem problemas (Eu instalei no HP 530 e dá tudo bem ;)

Wireless e tudo (Versão 7.10)

Se achas live microsoft muda o visual, não é muito dificil xD

Cumps ;)

ttpires
18-05-2008, 10:53
Ubuntu detecta tudo sem problemas (Eu instalei no HP 530 e dá tudo bem ;)

Wireless e tudo (Versão 7.10)

Se achas live microsoft muda o visual, não é muito dificil xD

Cumps ;)

Sendo assim vou espetar lhe ubuntu no rapaz :P

Pmms
18-05-2008, 14:41
Podem me dizer, onde encontrar essa versao live Cd?

:001:

esquiso
18-05-2008, 14:42
http://www.ubuntu.com/getubuntu/downloadmirrors

slydor
18-05-2008, 19:36
estranho, no ubunto corre tudo bem e no debian nao :S eu agora ja desistalei o debian mas o problema que tive no debian foi que o X nao arrancava, vou tentar o debian com 130mb o resto ele saca da net é ver se corre tudo bem desta vez.

ps. gosto de coisas complicadas se o ubunto da a primeira não da pica nenhuma. LOL

esquiso
18-05-2008, 19:43
estranho, no ubunto corre tudo bem e no debian nao :S eu agora ja desistalei o debian mas o problema que tive no debian foi que o X nao arrancava, vou tentar o debian com 130mb o resto ele saca da net é ver se corre tudo bem desta vez.

ps. gosto de coisas complicadas se o ubunto da a primeira não da pica nenhuma. LOL

Ubuntu. E quanto ao Debian não arrancar, que erro dá no X? Já tentaste mudar o driver para vesa no xorg.conf?

slydor
18-05-2008, 22:31
Ubuntu. E quanto ao Debian não arrancar, que erro dá no X? Já tentaste mudar o driver para vesa no xorg.conf?

sim ubuntu, sim ja tentei acho que no problema e mesmo com a compatibilidade pois o x arranca mais logo bloqueia.

Obrigado pelas discas malta, vou tentar resolver os problemas depois digo vos as soluções.

Abraços.

Pmms
08-07-2008, 01:25
Instalei o Ubunto 8.04 no portatil Hp 530 mas nao consigo meter o wireles, a dar.
Ou seja carrego na tecla de ligar o wireles, e ele nao liga.

Soluçao ?

8|

Paulo Truta
08-07-2008, 02:14
Elel liga, infelizmente não tens acesso à pesquisa de redes, ou seja, tens de saber o nome das redes para te poderes ligar... Na minha escola o nome da rede é SMC-2 e então ligo o wireless, ele começa a piscar intermitentemente e depois em cima no icone de rede tenho de clicar e meter o nome da rede, e ele faz a ligação. Não arranjei outra forma de por a dar neste portátil, infelizmente.. cumprimentos ;)

hellaxe
08-07-2008, 16:48
Instalei o Ubuntu 8.04 no portatil Hp 530 mas nao consigo meter o wireles, a dar.
Ou seja carrego na tecla de ligar o wireles, e ele nao liga.

Soluçao ?

8|

Tem alguma luz indicadora?? Não conheço a máquina.
Se sim é porque tem a placa a funcionar.
Depois tens é de procurar a rede:
Sistema - Administração - Redes.
No wireless procurar a rede e meter as pass: wep ou wpa.

Pmms
08-07-2008, 18:24
Este portatil é 1 tecla para wireles.
A luz nem sequer liga, carrego na tecla mas nao acontece nada.

Eu ja instalei num PC que tinha pen wireles, e pediu o nome da rede e tabem a chaves.

Mas no Hp530 nepia, ao instalar nao pediu nada do wireles...:(

AndreAPL
08-07-2008, 18:59
Esses portateis são uma porcaria nesse aspecto. As placas wireless, pelo menos nesse e no toshiba, como já vi, não sao minipci's, como seria normal, mas usb. Se souberes o chipset...

Skyflier
08-07-2008, 19:30
No meu HP 530 o wireless funciona no Ubuntu, a luz pisca e quando ligo a uma rede fica fixa.

Paulo Truta
08-07-2008, 22:08
Pois no meu acontece o mesmo... não será o teu portátil que esta a ter problemas no wireless (A nível de hardware?)

Cumps ;)

Pmms
08-07-2008, 22:13
Afinal funciona.

O botao apenas nao acende a luz, mas a rede funciona.

Exelente mesmo Ubunto a rular a patrao :)

Vou esperimentar agora o BIG LINUX.

:007:

Paulo Truta
08-07-2008, 22:17
Haha coool... boa sorte, não te vais arrepender, o Ubuntu safa-se bem com este portátil

Pmms
09-07-2008, 00:02
Este portatil sem duvida alguma sao grandes maquinas.

Pelo preço, esta espectacular.

Ainda nao me deixou mal em nada nem estou arrependido em nada,nao sou pessoa para jogos.

:P

Paulo Truta
09-07-2008, 15:11
Same for me... O melhor que podia ter escolhido, principalmente por causa do processador, que dá "Porrada" a todos os outros, até os mais recentes, o que é muito bom para mim... HP 530 FTW!

jmpirex
09-07-2008, 21:47
Boas pessoal, eu tenho um HP530 e gostava de saber se ha algum problema em ter o portatil com a bateria e a mesmo tempo ligado? e que eu uso mt o portatil e deves em quando a luz vai abaixo e ele tambem porque nao tem bateria. Em principio ele ao estar sempre ligado vai viciar a bateria ou nao?

Gostava que alguem podesse ajudar neste assunto!!!

Cumprs.:lol:

Paulo Truta
09-07-2008, 22:04
Está à vontade, nunca tirei a bateria do portátil. Mas certifica-te de uma coisa... quando usares o PC só com a bateria, tenta descarregá-la completamente antes de ligares à corrente. De resto ela não vai viciar no worries... cumps ;)

jmpirex
09-07-2008, 22:13
Thanks pela ajuda!!!:002::002:

_mistral_
04-09-2008, 19:15
boas pessoal...

tenho o HP530 tambem e tenho andado com dois problemas diferentes em duas distros diferentes...>(>(>(>(>(

quando instalo o 7.10 o som nao funciona... se actualizo para a 8.04, a placa nao é automaticamente detectada e nem sei como a instalar...

cumpx

uterrorista
04-09-2008, 23:29
(...) mas certifica-te de uma coisa... quando usares o PC só com a bateria, tenta descarregá-la completamente antes de ligares à corrente (...)
Na minha opinião acho isso um mito - mas aqui não é o local indicado para discutir tal.

As únicas preocupações que realmente interessam são (na minha opinião):

Utilizar a bateria pelo menos uma vez por 1/2 semanas no mínimo para que tenha algum 'ritmo'.
Nunca deixar mesmo a bateria descarregue totalmente por falta de uso.

Estas novas baterias não viciam. Mas é claro que muitos ciclos de usam a cansam.

Paulo Truta
05-09-2008, 00:09
boas pessoal...

tenho o HP530 tambem e tenho andado com dois problemas diferentes em duas distros diferentes...>(>(>(>(>(

quando instalo o 7.10 o som nao funciona... se actualizo para a 8.04, a placa nao é automaticamente detectada e nem sei como a instalar...

cumpx

Reeinstal... provavelmente foi uma má instalação...

Na minha opinião acho isso um mito - mas aqui não é o local indicado para discutir tal.

As únicas preocupações que realmente interessam são (na minha opinião):

Utilizar a bateria pelo menos uma vez por 1/2 semanas no mínimo para que tenha algum 'ritmo'.
Nunca deixar mesmo a bateria descarregue totalmente por falta de uso.

Estas novas baterias não viciam. Mas é claro que muitos ciclos de usam a cansam.

Bem já tivemos grande discussão quanto a isso numa thread que já está enterrada penso eu...

Tens razão quanto às tuas recomendações mas convém mesmo descarregar a bateria para completar o ciclo de descarga... ao desligar o PC com bateria carregada e voltar a ligá-lo estás a desperdiçar um ciclo de carga...
O "Cansaço" é mesmo acabarem por ficar "Viciadas"... a única coisa que foi feita foi a detecção da bateria e 2 vias de "abastecimento".

P/exemplo. Nos antigos portáteis a energia passava sempre pela bateria antes de chegar ao PC (Quando ligado à corrente claro). Isto fazia com que fossem gastos "à toa" centenas de ciclos de descarga por ter o PC ligado 1 hora à corrente e à bateria ao mesmo tempo...

Nos novos portáteis, se a bateria tiver ligada ao PC enquanto este está ligado à corrente, a energia é dada directamente ao PC e à bateria em separado. Ou seja, não é gasta qualquer energia da bateria enquanto o PC está ligado à corrente.

Espero ter-me explicado... E desculpem o Off-topic...

Cumps ;)

_mistral_
05-09-2008, 00:40
Reeinstal... provavelmente foi uma má instalação...

3 vezes seguidas no 7.10?

sera que é do meu cd??

cumpx

Paulo Truta
05-09-2008, 14:27
Talvez... Eu tenho o mesmo PC que o teu, instalando o 7.10 corre tudo às mil maravilhas... o 8.04 também... Eu tenho o CD que mandei vir gratuitamente da Canonical... Talvez tenhas gravado mal o CD... tenta gravar outra vez e vê o que sai...

Cumps ;)

hellaxe
05-09-2008, 15:08
Antes de instalar fazer o check ao cd. Isso basta. Se der para o torto grava de novo. E testa.