View Full Version : hp 530 e-escolas
Boas
tenho dificuldades em dois nix;
No debian instalo tudo normalmente mas quando o X tenta arrancar crasha e não detecta a placa de rede, não percebo o porque.
No slackware 12 instalo corre tudo bem, mas não detecta a placa de rede =/
Skyflier 15-05-2008, 20:48 Experimenta distros que mostram estar mais avançadas na detecção do hardware como o Ubuntu 8.04 ou OpenSUSE, tens outras como o Mandriva, Fedora 9, Gentoo, etc...
Experimenta estas que não te devem dar assim tantos problemas:)
Cumps
Boas
tenho dificuldades em dois nix;
No debian instalo tudo normalmente mas quando o X tenta arrancar crasha e não detecta a placa de rede, não percebo o porque.
No slackware 12 instalo corre tudo bem, mas não detecta a placa de rede =/
No Slackware é claro que detecta, se quando ligares o PC tiveres um cabo de rede ligado á placa de rede, ele detecta e faz logo um pedido de IP, caso contrário não vai aparecer, mas ai como root, fazes: ipconfig eth0 up e depois dhcpcd eth0
eth0 ou o dispositivo que for
Qual é o erro que dá? Ao tenta arrancar o X ?
Experimenta distros que mostram estar mais avançadas na detecção do hardware como o Ubuntu 8.04 ou OpenSUSE, tens outras como o Mandriva, Fedora 9, Gentoo, etc...
Experimenta estas que não te devem dar assim tantos problemas:)
Cumps
Boas obrigado pela respostas, não vou muito para o unbunto nem para o fedora acho demasiado live microsoft, o gentoo parece me interessante e tem bue tutorais de como instalar vou tentar se se conseguir ponho no forum como fiz }>
outra pergunta penso que a placa deste portatil nao e a eth0 normalmente em porteis sao quais? ( e o meu primeiro portatil)
abraços.
Boas obrigado pela respostas, não vou muito para o unbunto nem para o fedora acho demasiado live microsoft, o gentoo parece me interessante e tem bue tutorais de como instalar vou tentar se se conseguir ponho no forum como fiz }>
outra pergunta penso que a placa deste portatil nao e a eth0 normalmente em porteis sao quais? ( e o meu primeiro portatil)
abraços.
normalmente sao eth0 ou eth1
Skyflier 17-05-2008, 00:12 normalmente sao eth0 ou eth1
Por exemplo no meu é eth0 e tenho também uma wlan0 que é a wifi, isto no Ubuntu. slydor (http://www.techzonept.com/member.php?u=54717) se achaste o Gentoo interessante então força, eu nunca a usei mas pelo que dizem tem das maiores comunidades e tens imensos tuturiais. Experimenta pode resolver a tua questão.
Cumps
Olá Boa Tarde
Recentemente adquiri o portatil HP 530 da TMN do programa E-opurtunidades.
Gostava de saber se é possivel instalar o ubuntu neste Computador. E se ele reconheçe automaticamente todos os componentes .
Obrigado
olha podes fazer um favor?
Podes correr o comando "lspci" na consola e meter aqui o resultado? é para eu ter uma ideia do hardware/fabricantes/chipset etc
por favor, mete o Desktop CD ( live cd ) e testa :)
e ja agora corre o comando :
lscpi
na consola e diz-me o resultado.
Sim, funciona sem problemas em principio.
Até vou testar isso no portatil.
Ubunto Live Cd
Vou fazer download depois reporto resultados.
:-D
Sim, funciona sem problemas em principio.
Até vou testar isso no portatil.
Ubunto Live Cd
Vou fazer download depois reporto resultados.
:-D
eu de momento nao tenho um live CD... depois poe aqui os resultados sff
Skyflier 17-05-2008, 21:52 Eu também tenho o mesmo portatil, meti o Live CD do Ubuntu 8.04 e o resultado é o seguinte:
ubuntu@ubuntu:~$ lscpi
bash: lscpi: command not found
Será que tem que estar mesmo instalado?
Bmw1000c 17-05-2008, 22:01 eu fiz lscpi, e deu o mesmo erro.
AndreAPL 17-05-2008, 22:11 Como root
lspci
Não precisa de ser como root. O problema é que o comando é lspci e não lscpi.
shit mm erro meu ( shame on me ) é lspci como o esquisos disse. sorry pessoal
Paulo Truta 18-05-2008, 00:52 Ubuntu detecta tudo sem problemas (Eu instalei no HP 530 e dá tudo bem ;)
Wireless e tudo (Versão 7.10)
Se achas live microsoft muda o visual, não é muito dificil xD
Cumps ;)
Ubuntu detecta tudo sem problemas (Eu instalei no HP 530 e dá tudo bem ;)
Wireless e tudo (Versão 7.10)
Se achas live microsoft muda o visual, não é muito dificil xD
Cumps ;)
Sendo assim vou espetar lhe ubuntu no rapaz :P
Podem me dizer, onde encontrar essa versao live Cd?
:001:
http://www.ubuntu.com/getubuntu/downloadmirrors
estranho, no ubunto corre tudo bem e no debian nao :S eu agora ja desistalei o debian mas o problema que tive no debian foi que o X nao arrancava, vou tentar o debian com 130mb o resto ele saca da net é ver se corre tudo bem desta vez.
ps. gosto de coisas complicadas se o ubunto da a primeira não da pica nenhuma. LOL
estranho, no ubunto corre tudo bem e no debian nao :S eu agora ja desistalei o debian mas o problema que tive no debian foi que o X nao arrancava, vou tentar o debian com 130mb o resto ele saca da net é ver se corre tudo bem desta vez.
ps. gosto de coisas complicadas se o ubunto da a primeira não da pica nenhuma. LOL
Ubuntu. E quanto ao Debian não arrancar, que erro dá no X? Já tentaste mudar o driver para vesa no xorg.conf?
Ubuntu. E quanto ao Debian não arrancar, que erro dá no X? Já tentaste mudar o driver para vesa no xorg.conf?
sim ubuntu, sim ja tentei acho que no problema e mesmo com a compatibilidade pois o x arranca mais logo bloqueia.
Obrigado pelas discas malta, vou tentar resolver os problemas depois digo vos as soluções.
Abraços.
Instalei o Ubunto 8.04 no portatil Hp 530 mas nao consigo meter o wireles, a dar.
Ou seja carrego na tecla de ligar o wireles, e ele nao liga.
Soluçao ?
8|
Paulo Truta 08-07-2008, 02:14 Elel liga, infelizmente não tens acesso à pesquisa de redes, ou seja, tens de saber o nome das redes para te poderes ligar... Na minha escola o nome da rede é SMC-2 e então ligo o wireless, ele começa a piscar intermitentemente e depois em cima no icone de rede tenho de clicar e meter o nome da rede, e ele faz a ligação. Não arranjei outra forma de por a dar neste portátil, infelizmente.. cumprimentos ;)
Instalei o Ubuntu 8.04 no portatil Hp 530 mas nao consigo meter o wireles, a dar.
Ou seja carrego na tecla de ligar o wireles, e ele nao liga.
Soluçao ?
8|
Tem alguma luz indicadora?? Não conheço a máquina.
Se sim é porque tem a placa a funcionar.
Depois tens é de procurar a rede:
Sistema - Administração - Redes.
No wireless procurar a rede e meter as pass: wep ou wpa.
Este portatil é 1 tecla para wireles.
A luz nem sequer liga, carrego na tecla mas nao acontece nada.
Eu ja instalei num PC que tinha pen wireles, e pediu o nome da rede e tabem a chaves.
Mas no Hp530 nepia, ao instalar nao pediu nada do wireles...:(
AndreAPL 08-07-2008, 18:59 Esses portateis são uma porcaria nesse aspecto. As placas wireless, pelo menos nesse e no toshiba, como já vi, não sao minipci's, como seria normal, mas usb. Se souberes o chipset...
Skyflier 08-07-2008, 19:30 No meu HP 530 o wireless funciona no Ubuntu, a luz pisca e quando ligo a uma rede fica fixa.
Paulo Truta 08-07-2008, 22:08 Pois no meu acontece o mesmo... não será o teu portátil que esta a ter problemas no wireless (A nível de hardware?)
Cumps ;)
Afinal funciona.
O botao apenas nao acende a luz, mas a rede funciona.
Exelente mesmo Ubunto a rular a patrao :)
Vou esperimentar agora o BIG LINUX.
:007:
Paulo Truta 08-07-2008, 22:17 Haha coool... boa sorte, não te vais arrepender, o Ubuntu safa-se bem com este portátil
Este portatil sem duvida alguma sao grandes maquinas.
Pelo preço, esta espectacular.
Ainda nao me deixou mal em nada nem estou arrependido em nada,nao sou pessoa para jogos.
:P
Paulo Truta 09-07-2008, 15:11 Same for me... O melhor que podia ter escolhido, principalmente por causa do processador, que dá "Porrada" a todos os outros, até os mais recentes, o que é muito bom para mim... HP 530 FTW!
Boas pessoal, eu tenho um HP530 e gostava de saber se ha algum problema em ter o portatil com a bateria e a mesmo tempo ligado? e que eu uso mt o portatil e deves em quando a luz vai abaixo e ele tambem porque nao tem bateria. Em principio ele ao estar sempre ligado vai viciar a bateria ou nao?
Gostava que alguem podesse ajudar neste assunto!!!
Cumprs.:lol:
Paulo Truta 09-07-2008, 22:04 Está à vontade, nunca tirei a bateria do portátil. Mas certifica-te de uma coisa... quando usares o PC só com a bateria, tenta descarregá-la completamente antes de ligares à corrente. De resto ela não vai viciar no worries... cumps ;)
Thanks pela ajuda!!!:002::002:
_mistral_ 04-09-2008, 19:15 boas pessoal...
tenho o HP530 tambem e tenho andado com dois problemas diferentes em duas distros diferentes...>(>(>(>(>(
quando instalo o 7.10 o som nao funciona... se actualizo para a 8.04, a placa nao é automaticamente detectada e nem sei como a instalar...
cumpx
uterrorista 04-09-2008, 23:29 (...) mas certifica-te de uma coisa... quando usares o PC só com a bateria, tenta descarregá-la completamente antes de ligares à corrente (...)
Na minha opinião acho isso um mito - mas aqui não é o local indicado para discutir tal.
As únicas preocupações que realmente interessam são (na minha opinião):
Utilizar a bateria pelo menos uma vez por 1/2 semanas no mínimo para que tenha algum 'ritmo'.
Nunca deixar mesmo a bateria descarregue totalmente por falta de uso.
Estas novas baterias não viciam. Mas é claro que muitos ciclos de usam a cansam.
Paulo Truta 05-09-2008, 00:09 boas pessoal...
tenho o HP530 tambem e tenho andado com dois problemas diferentes em duas distros diferentes...>(>(>(>(>(
quando instalo o 7.10 o som nao funciona... se actualizo para a 8.04, a placa nao é automaticamente detectada e nem sei como a instalar...
cumpx
Reeinstal... provavelmente foi uma má instalação...
Na minha opinião acho isso um mito - mas aqui não é o local indicado para discutir tal.
As únicas preocupações que realmente interessam são (na minha opinião):
Utilizar a bateria pelo menos uma vez por 1/2 semanas no mínimo para que tenha algum 'ritmo'.
Nunca deixar mesmo a bateria descarregue totalmente por falta de uso.
Estas novas baterias não viciam. Mas é claro que muitos ciclos de usam a cansam.
Bem já tivemos grande discussão quanto a isso numa thread que já está enterrada penso eu...
Tens razão quanto às tuas recomendações mas convém mesmo descarregar a bateria para completar o ciclo de descarga... ao desligar o PC com bateria carregada e voltar a ligá-lo estás a desperdiçar um ciclo de carga...
O "Cansaço" é mesmo acabarem por ficar "Viciadas"... a única coisa que foi feita foi a detecção da bateria e 2 vias de "abastecimento".
P/exemplo. Nos antigos portáteis a energia passava sempre pela bateria antes de chegar ao PC (Quando ligado à corrente claro). Isto fazia com que fossem gastos "à toa" centenas de ciclos de descarga por ter o PC ligado 1 hora à corrente e à bateria ao mesmo tempo...
Nos novos portáteis, se a bateria tiver ligada ao PC enquanto este está ligado à corrente, a energia é dada directamente ao PC e à bateria em separado. Ou seja, não é gasta qualquer energia da bateria enquanto o PC está ligado à corrente.
Espero ter-me explicado... E desculpem o Off-topic...
Cumps ;)
_mistral_ 05-09-2008, 00:40 Reeinstal... provavelmente foi uma má instalação...
3 vezes seguidas no 7.10?
sera que é do meu cd??
cumpx
Paulo Truta 05-09-2008, 14:27 Talvez... Eu tenho o mesmo PC que o teu, instalando o 7.10 corre tudo às mil maravilhas... o 8.04 também... Eu tenho o CD que mandei vir gratuitamente da Canonical... Talvez tenhas gravado mal o CD... tenta gravar outra vez e vê o que sai...
Cumps ;)
Antes de instalar fazer o check ao cd. Isso basta. Se der para o torto grava de novo. E testa.
|