guilhermegrg
15-05-2008, 00:34
Pretty cool
http://news.zdnet.com/2422-13568_22-201252.html
http://news.zdnet.com/2422-13568_22-201252.html
|
View Full Version : Livescribe smartpen guilhermegrg 15-05-2008, 00:34 Pretty cool http://news.zdnet.com/2422-13568_22-201252.html borbs 16-05-2008, 04:59 8|8|8| Pelo andar da carroça pode ser que ainda me venha dar jeito nos meus estudos! :D te-x 16-05-2008, 08:07 :| Acho que pode ser muito util. Aquele exemplo da aula que o colega dele deu, não tinha pensado nisso, mas dá muito jeito :D Phantasia 17-05-2008, 01:16 Estou parvo!!! Espectacular! Mitch 17-05-2008, 01:58 muito bom, em termos conceptuais pode dar origem a muita coisa bastante interessante e prática. Zero_Cool_PT 17-05-2008, 14:28 Se isto chega aos estudantes os profs tao todos tramados :D Jonezine 19-05-2008, 18:09 :n1qshok:Traduz com voz o que escrevemos? No minimo brutal... até fiquei a bater mal! ciberg 19-05-2008, 18:26 :n1qshok:Traduz com voz o que escrevemos? No minimo brutal... até fiquei a bater mal! Não é isso, grava voz e associa essa gravação ao que ficou escrito no momento da gravação, foi o que eu entendi. E quanto é que custam aqueles blocos de papel especial??? Joao Tiago 19-05-2008, 19:13 Oh god...! Simplesmente a coisa mais espectacular que vi até hoje! Onde se pode encontrar disto à venda? Quando chegará a Portugal? Ou é apenas um prototipo? Neural 20-05-2008, 01:49 Aqui está a Loja Online deles: http://www.livescribe.com/cgi-bin/WebObjects/Catalog.woa/wa/default 1 GB: 149 USD 2 GB: 199 USD 4 Cadernos: 19.95 USD 5 recargas de tinta: 5.95 USD Ou seja, nada de particularmente inacessível, antes pelo contrário, acho que vai vender às paletes!!! QuickFire 20-05-2008, 01:57 O jeito que isso dá para a faculdade agora. Se isso for massificado o suficiente e atingir 50€, eu compro :) Só pelo facto de pudermos ouvir o que foi dito na altura em que escrevemos algo, é só por si excelente :) Ou isso, ou gravar as aulas e colocar as horas de 5 em 5 minutos nas folhas :D xkillerpn 20-05-2008, 15:57 Bem granda pen assim tb vai dar jeito mt976 20-05-2008, 16:13 8| http://www.youtube.com/watch?v=bum_xYd6WgA&feature=related :lol: [_Rafeiro_] 20-05-2008, 22:38 Isto vem a dar muito muito jeito mesmo... :D Cumps Neural 21-05-2008, 02:13 http://www.youtube.com/watch?v=bX5z4w4A5HA&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=DE-mnEdAf7g&feature=related :D:D:D Joao Tiago 21-05-2008, 14:29 Quando chegar à Europa eu irei mesmo comprar uma. Está algo de extraordinário mesmo. :D JoaoVr 21-05-2008, 20:00 Muito muito bom! O preço que aparece no site até é porreirinho! [_Rafeiro_] 21-05-2008, 20:38 Quando chegar à Europa eu irei mesmo comprar uma. Está algo de extraordinário mesmo. :D Para mim, bastava ter o idioma em portugues, que comprava, quando fosse em erasmus :-D Já estou a ver eu a sair sempre com um caderno (Podiam tb fazer uns blocozitos pequenos que cabessem no bolso :D) Cumps Joao Tiago 21-05-2008, 21:53 ;2978837']Para mim, bastava ter o idioma em portugues, que comprava, quando fosse em erasmus :-D Já estou a ver eu a sair sempre com um caderno (Podiam tb fazer uns blocozitos pequenos que cabessem no bolso :D) Cumps Quando fores em Erasmus não te esqueças aqui do amigo João Tiago. :D Isto vai ser o futuro. Daqui a pouquissimos anos iremos ver isto aos montes, e cada vez mais evoluidas. Excelente avanço tecnologico! :D [_Rafeiro_] 21-05-2008, 22:46 Quando fores em Erasmus não te esqueças aqui do amigo João Tiago. :D Isto vai ser o futuro. Daqui a pouquissimos anos iremos ver isto aos montes, e cada vez mais evoluidas. Excelente avanço tecnologico! :D Dei o exemplo de erasmus, mas ainda nem na univ entrei :-D Daqui a uns anos, espero bem que isto tenha Português como lingua. É uma coisa que irei acompanhar a sua evolução :D Cumps Salvador_ 21-05-2008, 23:49 Não é isso, grava voz e associa essa gravação ao que ficou escrito no momento da gravação, foi o que eu entendi. E quanto é que custam aqueles blocos de papel especial??? mas se viste o video todo... tambem podes usar a caneta para tradução. imagina que tas na China e queres pedir ao empregado uma cena qualquer. Escreves na tua lingua o que queres, e depois aquilo traduz-te para a outra lingua se tiveres umas colunas ou entao no speaker incorporado geniallll Salvador_ 21-05-2008, 23:51 Aqui está a Loja Online deles: http://www.livescribe.com/cgi-bin/WebObjects/Catalog.woa/wa/default 1 GB: 149 USD 2 GB: 199 USD 4 Cadernos: 19.95 USD 5 recargas de tinta: 5.95 USD Ou seja, nada de particularmente inacessível, antes pelo contrário, acho que vai vender às paletes!!! só acho mal é termos que comprar cadernos, ou seja, obvio que temos que comprar, mas gostava que sempre que já nao precisássemos daquilo, simplesmente pudessemos apagar e continuar com o mesmo caderno isso sim é que era !! apmm17 22-05-2008, 00:18 OMG!!! Tenho de arranjar uma coisa destas. [_Rafeiro_] 22-05-2008, 00:34 só acho mal é termos que comprar cadernos, ou seja, obvio que temos que comprar, mas gostava que sempre que já nao precisássemos daquilo, simplesmente pudessemos apagar e continuar com o mesmo caderno isso sim é que era !! Mas pelo que percebi da "coisa", é mesmo para ficares com os apontamentos, tanto mais que pelo que li, existem packs de 4 cadernos (com capa de cor diferente), para que a caneta não confunda quando mudares de caderno. Acho uma ideia Super interessante e devo dizer que genial mesmo! Só espero é que daqui a uns anos, isto tenha a lingua PT pra traduzir, e uns blocos pequenos, para levar pa night em erasmus, por exemplo :-D Salvador_ 22-05-2008, 04:07 ;2980061']Mas pelo que percebi da "coisa", é mesmo para ficares com os apontamentos, tanto mais que pelo que li, existem packs de 4 cadernos (com capa de cor diferente), para que a caneta não confunda quando mudares de caderno. Acho uma ideia Super interessante e devo dizer que genial mesmo! Só espero é que daqui a uns anos, isto tenha a lingua PT pra traduzir, e uns blocos pequenos, para levar pa night em erasmus, por exemplo :-D Sim mas imagina que acabas um ano lectivo ou tipo ja nao precisas do que tao naqueles cadernos, podia haver uma maneira de "Apagar" e puder voltar a reescrever...até porque a pen hade ter espaço limitado 1 GB ou 2GB e pelo q ouvi dá ate 100/200 horas de conversação...ou seja as tantas tens que apagar conversações mais antigas, e os cadernos vão ficar inutilizados, aqueles a que as gravaçoes pertenciam... mas a ideia tá de genio mesmo !!! [_Rafeiro_] 22-05-2008, 13:32 Pelo que percebi, podes ligar ao pc, descarregar a informação (incluindo o que escreveste). Do mesmo modo, deves poder re-colocar novamente a gravação na caneta, para se precisares de novo, dos mesmos apontamentos de um caderno qualquer, poderes ter. Mas sim, também concordo que deveria dar para "apagar".. Mas tu apagas o que escreves a caneta nos cadernos de apontamentos das aulas? :D FullDevr 22-05-2008, 13:50 Se isso tivesse Português já tinha encomendado uma. :o Cumps Baía 22-05-2008, 14:31 Fantástico Salvador_ 22-05-2008, 15:50 ;2981282']Pelo que percebi, podes ligar ao pc, descarregar a informação (incluindo o que escreveste). Do mesmo modo, deves poder re-colocar novamente a gravação na caneta, para se precisares de novo, dos mesmos apontamentos de um caderno qualquer, poderes ter. Mas sim, também concordo que deveria dar para "apagar".. Mas tu apagas o que escreves a caneta nos cadernos de apontamentos das aulas? :D não mas tens q ter em conta q o caderno não custa 40 $ lool...e porque nao tenho mesmo alternativa, por isso mesmo se podes passar tudo para o PC mais uma razao me das para o suporte fisico as folhas e isso poderem ser "apagadas" para voltarmos a usar... assim que isso tiver PT compro...até eh capaz de ter, onde se ve as specs da tradução ? A comprar comopro la para Agosto Setembro antes das aulas... FullDevr 22-05-2008, 17:03 Na loja online deles um pack de 4 cadernos "especiais" custa: 20$ = 12.76€ Que dá 3.19€ por caderno. Eu não acho um valor nada exagerado. Uma coisa daquelas tem a vantagem que vocês estão a dar uma matéria. Escrevem: 1. Nome da Matéria - O professor fala, fala, fala. Vocês não escrevem nada, chegam a casa e ouvem tudo. Poupam trabalho, e erros que possam acontecer ao tirar apontamentos. Eu preferia pagar mais dinheiro por um caderno e não ter de tirar apontamentos nas aulas. Então com aqueles prof's que não se calam um bocado xD Cumps [_Rafeiro_] 22-05-2008, 17:53 não mas tens q ter em conta q o caderno não custa 40 $ lool...e porque nao tenho mesmo alternativa, por isso mesmo se podes passar tudo para o PC mais uma razao me das para o suporte fisico as folhas e isso poderem ser "apagadas" para voltarmos a usar... assim que isso tiver PT compro...até eh capaz de ter, onde se ve as specs da tradução ? A comprar comopro la para Agosto Setembro antes das aulas... Reparaste nos preços? 19.95 USD - 4 cadernos (12.73€ pelos 4 cadernos.. 3.18€ por cada!) e 5.95 USD por 5 recargas.. (3.80€ por 5 recargas.. 0.76€ por cada!) Agora diz-me.. 3.18€ por caderno faz diferença? Eu compro daqueles cadernos de capa dura, por 2.5€, e não têm esta tecnologia! Até dá para fazer contas! 8|) E onde compras canetas a 0.76€? (Sim.. cada recarga fica por 0.76€.. Eu falo por mim, quando compro canetas, compro prái 3 canetas a 3€.) Para resumir: Acho que não são nada caros para o que oferecem. Podia haver a forma de apagar, mas não me importo nadinha, em ter que comprar os cadernos e as recargas. Até que fica barato! Agora espero é que quando vier para PT, isto sofra a conversão de dollares para €.! PS: Eu usei os índices de conversão do google. 1 USD= 0.637877145 Euros PS2: o FullDevr escreveu primeiro.. Eu tinha o reply já aberto, mas a net foi-se abaixo, e só agora é que vim acabar de escrever. Mas tb fiz as contas para as recargas. Não me importo mesmo nada de ter que pagar os cadernos e ter isto.! PS3: A caneta de 2GB fica por 127€ sensivelmente.. e a de 1GB por 95€. FullDevr 22-05-2008, 18:42 Sou rápido demais :-D Mas como vez, não sou só eu que acho que 3€ por caderno é muito MPalhas 22-05-2008, 18:57 tecnologia excelente! não acredito que vi este tópico tantas vezes e nunca cheguei a ler... e estou de acordo com o [_rafeiro_], isto não e nada caro para aquilo que oferece. que todas as tecnologias novas venham a preços destes! uma coisa que seria uma boa adição. já li por aqui algures que se pode copiar as gravações para o pc para ir arquivando as coisas mais antigas. seria excelente podermos isto funcionar por exemplo com cartões de memória ou até mesmo pens (das que só servem para guardar coisas), para podermos ouvir outras gravaçoes a qualquer altura. agora ainda mais fixe seria uma porta para ligar os auriculares. com uns auriculares wireless e uma caneta dessas era a festa nos teste :lol: já agora. cria-se assim um novo significado para a expressão "pen de 2GB":D _zZz_ 22-05-2008, 19:29 isso vem com o software de tradução gratis ou é mesmo so um demo? algo que nao percebi: isto funcionaria como um scanner e seria possivel ver os "cadernos" no pc? era altamente edit: parece que sim.. altamente!! http://www.livescribe.com/smartpen/vid6.html edit2: fiquei apaixonado.. até me apetecia voltar a estudar para a poder aplicar. No meu meio de trabalho actual não a usaria muito Vorador 22-05-2008, 20:02 Isto é brutal :| Se houvesse versão PT acho que não tinha duvidas nenhumas em comprar. _zZz_ 22-05-2008, 20:30 acabei de enviar um e-mail a perguntar sobre a disponibilidade na europa... Espero que respondam. [_Rafeiro_] 22-05-2008, 20:35 Daqui a uns meses deverá já existir mais aplicações para isto, já que existe um espaço para se desenvolver software e traduções para outras linguas (ainda não consegui saber quais são as linguas que isto suporta!). Cada user, pode-se registar no site deles, e tem 250mb para uploar os apontamentos e assim, para estar visivel aos outros users registados. Isto daqui a uns meses, com a entrada na universidade, é o software de tradução para PT, e poderei pensar seriamente comprar uma coisa destas. :D EDIT: _zZz_ Depois avisa de qualquer resposta deles. ;) FilipaF 22-05-2008, 20:36 Versão Portuguesa... pelo que percebi aquilo grava a voz.. nao associa a idioma nenhum.. apenas associa a voz a parte em que estavas a escrever.. acho eu!! Mas muito fix.. minha proxima comprar para o 2 º ano ehehe FullDevr 22-05-2008, 20:37 Pois, mas para associar deve usar as palavras escritas digo eu :o Vorador 22-05-2008, 20:45 Versão Portuguesa... pelo que percebi aquilo grava a voz.. nao associa a idioma nenhum.. apenas associa a voz a parte em que estavas a escrever.. acho eu!! Mas muito fix.. minha proxima comprar para o 2 º ano ehehe Sim, para a maior parte dos usos serve. Mas por exemplo, para aquela coisa da tradução, que não percebi bem se fazia tipo OCR ou por reconhecimento de voz já precisas das línguas. MPalhas 22-05-2008, 20:47 edit2: fiquei apaixonado.. :x2: eu que nem costumo ter muito interesse em gadgets... este brinquedo vai dar muito jeito na universidade, e até mesmo só para mostrar aos amigos! agora aquele software do pc que detecta o texto escrito é que não deverá ter muita utilidade. eu tenho uma letra horrenda, ainda mais quando escrevo com pressa, como nas aulas:D _zZz_ 22-05-2008, 20:49 não ha necessidade de ser em português.. talvez os menus e SW, mas isso é "easy". aquilo associa a voz ao que escreves, não liga ao conteudo... TIve a ler o forum, e eles estão com 4/6 semanas para enviar para os US.. Produto novo, deve demorar a começar a ser produzido em escala suficiente para o mercado dos USA... Significa que vamos ter que esperar bastante até chegar à europa :(: edit: aquilo vai ter upgrades no futuro.. ha features que nao estao disponiveis ainda (O OCR é uma delas), a outra mais interessante é a possibilidade de imprimir o nosso proprio papel (com impressora laser talvez) [_Rafeiro_] 22-05-2008, 20:50 Sim, para a maior parte dos usos serve. Mas por exemplo, para aquela coisa da tradução, que não percebi bem se fazia tipo OCR ou por reconhecimento de voz já precisas das línguas. Pelo que vi, tu seleccionas o idioma (ex. Portugues para Ingles), escreves em portugues, e aparece no visor e pelos altifalantes a palavra traduzida em ingles. Cumps TIve a ler o forum, e eles estão com 4/6 semanas para enviar para os US.. Produto novo, deve demorar a começar a ser produzido em escala suficiente para o mercado dos USA... Significa que vamos ter que esperar bastante até chegar à europa :(: edit: aquilo vai ter upgrades no futuro.. ha features que nao estao disponiveis ainda (O OCR é uma delas), a outra mais interessante é a possibilidade de imprimir o nosso proprio papel (com impressora laser talvez) Qual é o forum que viste? E pode demorar, desde que traga a lingua de PT..(Mas tb que não seja muito :016:) Cumps P.S: Doule post deleted MPalhas 22-05-2008, 20:58 mas será que ainda este ano? ou nem isso... aquilo vai ter upgrades no futuro.. ha features que nao estao disponiveis ainda (O OCR é uma delas), a outra mais interessante é a possibilidade de imprimir o nosso proprio papel (com impressora laser talvez) esse papel que se pode imprimir, inclui aqueles botões de pause, play, etc não é? será preciso algum papel especial já com eles incorporados ou são feitos através do laser? (pelos vistos a minha terá finalmente alguma utilidade relevante:D) _zZz_ 22-05-2008, 21:01 duvido que seja este ano... quanto ao papel, aqueles "botoes" são impressos.. é simplesmente um papel especial, cheio de pontinhos pequeninos, que a caneta usa para reconhecer o conteudo. o forum oficial é aqui: http://livescribe.com/cgi-bin/WebObjects/LDApp.woa/wa/CSForumPortalPage [_Rafeiro_] 22-05-2008, 21:16 duvido que seja este ano... quanto ao papel, aqueles "botoes" são impressos.. é simplesmente um papel especial, cheio de pontinhos pequeninos, que a caneta usa para reconhecer o conteudo. o forum oficial é aqui: http://livescribe.com/cgi-bin/WebObjects/LDApp.woa/wa/CSForumPortalPage Obrigado pelo link ;) FilipaF 26-05-2008, 09:35 Hi Filipa, Thank you for your interest in the Pulse smartpen. Currently, the Pulse smartpen has a translator demo for Spanish, Mandarin, Arabic and Swedish. These are third party applications and other languages maybe available later down the line. Sorry for the inconvenience. Felicia :( [_Rafeiro_] 26-05-2008, 10:05 Desde que depois haja a linguagem portuguesa, é na boa..! :D Era de estranhar que viesse já com suporte a português, mas também o que vem é demos, e não a lingua toda, digo eu. Cumps Bringer 26-05-2008, 13:00 Bom, bom era se eles produzissem uma versão da caneta com slot de micro SD, para lhe poder aumentar a memória. FilipaF 26-05-2008, 15:58 Ja voltei a perguntar se vai ser possivel fazer update ao firmware !! Depois faço um postzinho.. :) Yes Filipa, once the third party applications become available you will be able to purchase the application, then download them into the Pulse smartpen. Thank you, Felicia p.s esta felicia já deve estar farta de mim.. mas pronto em Setembro vou comprar esta caneta que pensa que um computador ..lllooll ilovewww 26-05-2008, 19:37 Comecei a ver o video agora (10 segundos :D) pelo que ainda estou no negro mas aqueles sons que a caneta faz parecem-me que numa saula de aula devem incomodar um bocado. Secalhar deve dar para tirar o som... Vou continuar a ver o video e ja o edito o meu post. Ja vi uns videos e li umas coisas: As duas maiores vantagens a meu ver: - Poder ter as notas no PC (graande vantagem mesmo). - Tem possibilidade de expansao em termos de software :D Mas é demasiado cara...claro que custa 200 dolares (ou 149) mas como grande parte das coisas, quando ca chegar deve ficar por €149 ou €200. Os cadernos e as recargas nem são nada do outro mundo.. Tech specs: http://www.livescribe.com/smartpen/techspecs.html Olhem para o software que ja vem e pensem nas possibilidades (em termos de novas aplicaçoes que poderão surgir). Mesmo que nao venha logo com software de tradução de/para português não é nada que não se resolva mais tarde. Outro problema é o facto de so se poder usar 4 cadernos de cada vez...mas vá. O meu veredicto: É pena o preço :) PS: Se o OCR fosse coisa garantida (é, definitivamente, possivel) a caneta passaria a valer cada centimo (a de $149 pelo menos :P). FilipaF 26-05-2008, 20:34 Nos posts anteriores já tinha sido analisado isso tudo!! Mas podemos sempre comprar directamente na loja online e esperar 2 meses porque da maneira que ta a dólar eu fiz as contas para a caneta + 5 cadernos + 5 recargas e tudo sem o transporte dá a volta de 150 euros.. o que nao e nada caro.. ja gastei mais em coisas menos uteis...:003: _zZz_ 26-05-2008, 21:45 não dá para comprar na loja online.. experimentei e só deixa moradas dentro dos USA.. Por isso o envio do meu e-mail para eles, que até agora está sem resposta :( FilipaF 27-05-2008, 19:33 Humm tenho uma amiga que esta a estudar na Florida.. se ela vier no verão ta resolvido :) Mas em pouco tempo devem incluir a Europa não?? Madcaddie 28-05-2008, 20:26 Ola Eu no Verão vou uns tempos para a America..esta pen arranja-se em lojas normais de informatica e isso ou é em algum sitio em especial? acho um espectaculo..e dá mesmo jeito para fazer apontamentos das aulas.. Cumps Salvador_ 30-07-2008, 13:54 ja alguem mandou vir alguma coisa destas ? tou indeciso entre esta caneta ou este notepad que funciona com qualquer bloco de folhas...: EDIT n encontro o link mas e' numa loja online tuga tipo ingenium ou la o que e'... e' esta mesmo ->> http://www.ingeniu.com/ecommerce/control/product/~category_id=PROMOTIONS/~product_id=DGMEMO091;jsessionid=g2ukncnt3eji RoloNinja 30-07-2008, 15:44 Hmm... eu li sobre isto à alguns meses, mas se bem me lembro o papel pode ser imprimido em casa, não tem que ser comprado pelo site. apmm17 30-07-2008, 17:20 Hmm... eu li sobre isto à alguns meses, mas se bem me lembro o papel pode ser imprimido em casa, não tem que ser comprado pelo site. Verdade. Eu vou a NY e vou encomendar algumas canetas. [_Rafeiro_] 30-07-2008, 19:40 Verdade. Eu vou a NY e vou encomendar algumas canetas. Deixa depois feedback.. :007: Salvador_ 30-07-2008, 21:50 sim sff depois diz como eh isso ja que eu tou indeciso entre os 2 :D rena 03-08-2008, 23:54 Isto é brutal! Excelente para por exemplo em Matemática quando estás a aprender a resolver novas coisas e teres tudo passo por passo e falado(os profs por exemplo :D) Lindo! Alguém tem planos de comprar isto? É pena o preço...ainda e puxado mesmo assim,se bem que para o que é não é nada. Só há uma coisa que não percebi...como é que a "caneta" sabe que estou a falar daquele assunto?Tipo escrevo 1 e meto a gravar,escrevo 2,...depois carrego no 2 para ouvir e como é que ela sabe que é a partir dali que deve começar a fazer play?! :S ;) EDIT: Já alguém ouviu falar de Logitech io2? É semelhante mas não tem gravação por voz,mas é mais barato tb.Já se ecnontra no ebay por 48+/- vindo de USA [_Rafeiro_] 20-08-2008, 13:03 Já alguem comprou? Será que já enviam para a Europa? Cumps Salvador_ 20-08-2008, 19:19 para a europa enviam sempre na boa... ate porque e' possivel comprar pela amazon. Eu vou comprar...alias antes de comprar para mim a minha mae vai comprar para o trabalho dela...quando souber dou feedback. rav3n 20-08-2008, 19:28 isto é muito interessante mas se toda a gente começar a usar vai haver muito burburinho de fundo nas aulas porque vao estar todos a falar para a caneta em termos praticos para mim nao tem grande utilidade, estou quase a acabar e tiro e sempre tirei muito poucos apontamentos, mas tem bastante potencial no mercado apmm17 20-08-2008, 19:34 para a europa enviam sempre na boa... ate porque e' possivel comprar pela amazon. Eu vou comprar...alias antes de comprar para mim a minha mae vai comprar para o trabalho dela...quando souber dou feedback. Eu tentei encomendar pela amazon e nao consegui. Tou a pensar em encomendar para o quarto de hotel onde vou ficar em ny. Espero que desta forma consiga por fim arranjar uma caneta destas. cumps Salvador_ 21-08-2008, 19:44 Eu tentei encomendar pela amazon e nao consegui. Tou a pensar em encomendar para o quarto de hotel onde vou ficar em ny. Espero que desta forma consiga por fim arranjar uma caneta destas. cumps ainda n tentei mas penso ser possivel pelo amanzon digo eu... Se receberes primeiro que eu depois poe feedback. Vai ser pa minha mae, pas actas das reunioes etc, que diz ela dalhe um jeito do caraças... e o meu tio que e' professor catedratico sou capaz de lhe oferecer isto como presente de anos (o homem ainda usa gravadores de voz e depois passa horas a frente do computador a passar as aulas pa word). |