View Full Version : [Dúvidas] Fedora 9
Para discussão sobre esta release, podem faze-lo aqui: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=279345
Caso queiram mais informações sigam este link:
http://fedoraproject.org/wiki/Releases/9/FeatureList
Cumprimentos.
instalei o Fedora 9 no portatil e nao consigo ter flash no firefox 3, ja tentei de varias maneiras e continua a nao dar, e tambem nao consigo activar o 3d na minha Geforce 8400M G.
O mais certo é estares a fazer alguma coisa mal. Nem que seja instalando manulamente com o ficheiro do site da adobe, tem de funcionar.
acredita que ja fiz isso... mas pronto obrigado na mesma.
Pode parecer uma pergunta que até te pode ofender, mas já reiniciaste o FF entretanto? Usas o addon No Script com o FF?
ja consegui por o flash a dar mas estou sem som nos filmes que sejam flash.
B3n3v3nt3 14-05-2008, 21:30 Eu tenho o live cd, e ao fazer o boot aparece-me uma consola de comandos em que diz "localhost login:", e não sei o que fazer :S alguem me ajuda?
bem adicionei agora nisto o firefox 3 RC1 e ja nao tenho flash outra vez... acho que é melhor estar quieto quanto mais mexo pior.:lol:
Skyflier 16-05-2008, 20:16 Boas, depois de instalar o Fedora 9 deparo-me com um problema, sempre que quero executar algum comando com "sudo" ele diz-me que o meu username não consta no ficheiro sudoers.
Tentei usar o visudo para editar o ficheiro mas ele diz-me que não encontra nenhum comando "visudo".
Como é que posso resolver o problema?
Cumps
Boas, depois de instalar o Fedora 9 deparo-me com um problema, sempre que quero executar algum comando com "sudo" ele diz-me que o meu username não consta no ficheiro sudoers.
Tentei usar o visudo para editar o ficheiro mas ele diz-me que não encontra nenhum comando "visudo".
Como é que posso resolver o problema?
Cumps
A pergunta pode parecer básica mas... instalaste o sudo?
Skyflier 17-05-2008, 21:38 A pergunta pode parecer básica mas... instalaste o sudo?
Eu instalei o SO suponho que o sudo também, ele pede-me a password quando uso o sudo. De qualquer das formas qual é o comando para instalar o sudo? É qualquer coisa como "make install sudo" penso eu.
[kAIOSHIN] 18-05-2008, 14:01 Boas pessoal.
Era utilizador do ubuntu, mas com a saída do F9 decidi experimentá-lo.
Queria instalar os drivers da Nvidia, mas tenho encontrado tópicos pela internet fora que falam em fazer downgrade ao Xorg... Isto faz-me um pouco de confusão... Não há mal ao fazer isso? Não existem uns drivers menos "potentes" mas que não seja preciso fazer esse downgrade?
Obrigado
Eu instalei o SO suponho que o sudo também, ele pede-me a password quando uso o sudo. De qualquer das formas qual é o comando para instalar o sudo? É qualquer coisa como "make install sudo" penso eu.
Por defeito o Fedora não vem com o sudo instalado. Para instalar alguma coisa em Fedora podes usar o frontend gráfico ou usar o yum.
O frontend gráfico está em System -> Administration -> Add remove software.
Para usares o yum aconselho fazeres na consola man yum para leres o manual do mesmo.
Quanto ao sudo presumo que não está configurado correctamente, confere a configuração do mesmo e dá uma olhada no manual (man sudo).
;2963892']Boas pessoal.
Era utilizador do ubuntu, mas com a saída do F9 decidi experimentá-lo.
Queria instalar os drivers da Nvidia, mas tenho encontrado tópicos pela internet fora que falam em fazer downgrade ao Xorg... Isto faz-me um pouco de confusão... Não há mal ao fazer isso? Não existem uns drivers menos "potentes" mas que não seja preciso fazer esse downgrade?
Obrigado
Nvidia
You need to have the Livna Repository (http://www.fedoraguide.info/index.php/Fedora7#Livna) enabled.
su -c 'yum install kmod-nvidia xorg-x11-drv-nvidia-libs-32bit'
Nvidia (96xx)
Read #General Notes (http://www.fedoraguide.info/index.php/Main_Page#General_Notes)
You need to have the Livna Repository (http://www.fedoraguide.info/index.php/Fedora7#Livna) enabled.
This is for people with cards that are older.
su -c 'yum install kmod-nvidia-96xx'
eu não tenho Nvidia...mas experimenta isso.
Boas.
Instalei o Fedora 9 no meu laptop, mas não consigo instalar a placa ethernet, Agere Systems ET-131xPCI-E Gigabit Ethernet Controller. Já pesquisei em muitos lados mas nao consegui achar. Alguem sabe onde me posso desenrascar?
Cumps.
iceberger 02-08-2008, 18:27 Acabei de instalar o fedora9 mas queria por o vista arrancar como defeito, como faço???
Usas o search (http://www.techzonept.com/showthread.php?p=3039609#post3039609).
iceberger 02-08-2008, 18:37 quando uso o comando: sudo gedit /boot/grub/menu.lst, apos pedir a pass do root, da a seguinte mensagem: is not in the sudoers file. This incident will be reported.
Quando usas o sudo, ele não te pede a pass de root mas sim a pass do teu user.
De qualquer maneira, podes fazer isso pela maneira normal: su + pass de root e depois gedit /boot/grub/menu.lst
iceberger 02-08-2008, 18:54 :) Obrigado já esta arrancar pelo vista.
Sei que já há diversos posts sobre o assunto mas se puderes responder já directamente e se tiveres conhecimentos, agradecia.:)
Entrei este ano na faculdade num curso de informatica, no qual usa-se linux em todas as cadeiras, por isso o meu objectivo numa primeira fase é usar só para programar, claro com o passar do tempo explorar as utilidades do linux, por isso aconselhas fedora 9 ou ubuntu 8.4 para iniciar?
Se já tens o Fedora instalado, não tens problemas e sentes-te bem, não há nenhuma razão para mudar para Ubuntu.
Já agora, a versão é 8.04 ;)
iceberger 02-08-2008, 19:06 Hum... mesmo assim ainda sou capaz de mudar para o ubunto.. pelo menos no techzone há muitos posts a falar do ubunto, onde de certeza vou-me deparar com dificulades ora em instalações ou em aplicações e por isso haverá mais gente auxiliar... a versão fedora parece-me menos utilizada, mas pra mim tem a vantagem que é a versão utilizada na faculdade... vou explorar mais um pouco esta versao e mude mais tarde.. :)
Romani48 02-08-2008, 20:18 ubuntu
sinceramente se já tens fedora é como o esquiso disse: se não tens problemas mantém te por ai..
Se não e se quiseres algo mesmo n00b friendly podes sempre tentar o Linux Mint
iceberger 02-08-2008, 21:15 Ia tentar ver um dvd no fedora, e pede-me um plugin dvd source.. qual instalo nesta versão???
ruben8324 07-09-2008, 16:53 Acabei de instalar o Fedora 9 mas não tenho som, ja pus no maximo e nada.
Abre a consola e escreve:
lspci
ruben8324 07-09-2008, 17:03 Abre a consola e escreve:
lspci
Não deu aparece:
bash: lspci: command not found
AndreAPL 07-09-2008, 17:04 faz como root
su
(password)
lspci
ruben8324 07-09-2008, 17:06 Desculpa mas não deu outra vez aparece:
bash: syntax error near unexpected token `pass que pus'
EDIT: quando escrevo su depois não consigo pôr a pass parece o teclado nao esta a funcionar
EDIT2 : lol ja consegui mas aparece: bash: lspci: command not found
Desculpa estar a chatear,só estou nisto ha 1 dia.
Meteste a pass de root ou a desse user?
AndreAPL 07-09-2008, 17:32 terminal
Depois escreves su e enter
escreves a password do root, mesmo que não apareça nada
e tem de mudar pra root@nome_do_pc
e depois o comando lspci
ruben8324 07-09-2008, 17:49 Não dá aparece:
bash: lspci: command not found
Skyflier 07-09-2008, 19:48 Experimenta "su -" e depois mete o lspci.
ruben8324 07-09-2008, 21:57 Ja deu e agora apareceu isto:
00:00.0 Host bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] 645xx (rev 03)
00:01.0 PCI bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] Virtual PCI-to-PCI bridge (AGP)
00:02.0 ISA bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS963 [MuTIOL Media IO] (rev 25)
00:02.1 SMBus: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS961/2 SMBus Controller
00:02.5 IDE interface: Silicon Integrated Systems [SiS] 5513 [IDE]
00:02.7 Multimedia audio controller: Silicon Integrated Systems [SiS] AC'97 Sound Controller (rev a0)
00:03.0 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.1 Controller (rev 0f)
00:03.1 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.1 Controller (rev 0f)
00:03.2 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 2.0 Controller
00:04.0 Ethernet controller: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS900 PCI Fast Ethernet (rev 91)
00:0a.0 Multimedia audio controller: Creative Labs SB Audigy (rev 03)
00:0a.1 Input device controller: Creative Labs SB Audigy Game Port (rev 03)
00:0a.2 FireWire (IEEE 1394): Creative Labs SB Audigy FireWire Port (rev 01)
01:00.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc RV280 [Radeon 9200 PRO] (rev 01)
01:00.1 Display controller: ATI Technologies Inc RV280 [Radeon 9200 PRO] (Secondary) (rev 01)
Que faço agora ?
É capaz de te falta alsa...
ruben8324 08-09-2008, 15:25 Boas, já consegui ja tenho som obrigado. Faltava-me actualizar as drives Alsa
Mas agora tenho outro problema, eu ontem queria pôr o Windows Xp a hibernar mas não consegui porque quando o pc "acordou" á hora que pus foi para o Fedora e não para o windows.
Não há maneira de pôr o Windows Xp a arrancar por omissão ??
Boas, já consegui ja tenho som obrigado. Faltava-me actualizar as drives Alsa
Mas agora tenho outro problema, eu ontem queria pôr o Windows Xp a hibernar mas não consegui porque quando o pc "acordou" á hora que pus foi para o Fedora e não para o windows.
Não há maneira de pôr o Windows Xp a arrancar por omissão ??
Sim, edita o /boot/grub/menu.lst . Há de haver um campo lá que é o default, e dependendo da posição do Windows metes aí esse número (a numeração começa no 0, e se houver uma opção que é apenas um traço, também conta...)
ruben8324 08-09-2008, 19:49 Obrigado, é que o Fedora é muito mais dificil de mexer do que o Windows ^^
Obrigado, é que o Fedora é muito mais dificil de mexer do que o Windows ^^
Lol...nós sabemos :-D
boas tardes..
sou novo no forum e em linux..
tenho andado muito interessado no em linux..
por isso comecei por sacar o opensuse ao que fiquei muito desiludido por nao conseguir instalar,desta vez saquei o fedora 9 e voltou a fazer o mesmo tipo de erro:confused:, depois de instalar e fazer o boot quando ta a reconhecer os pacotes ou a fazer algo do genero nao passa num teste, (generating ssh2dsa host key" ai ele bloqueia..
alguem me pode dizer que deva fazer??
obrigado:mad:
AndreAPL 20-09-2008, 16:34 Mas isso foi num LiveCD ?
nao..
foi num dvd que um amigo meu me emprestou..
ruben8324 21-09-2008, 16:35 Não sei porque mas fiquei sem som outra vez :'(
Ja voltei a instalar as drives alsa outra vez e nem assim...
EDIT: Só tenho som no firefox agora se for para ouvir musicas no ambiente de trabalho já nao da não sei porquê
positive_mind 24-09-2008, 00:39 Nvidia
Nvidia (96xx)
Read #General Notes (http://www.fedoraguide.info/index.php/Main_Page#General_Notes)
This is for people with cards that are older.
su -c 'yum install kmod-nvidia-96xx'
eu não tenho Nvidia...mas experimenta isso.
Será que me podes ajudar a instalar os drivers de uma "NVIDIA® GeForce® 9500M GS, 512MB VRAM external"
??? simplesmento nao encontro drivers ... isto esta a deixar-me maluco.
Obrigado
AndreAPL 24-09-2008, 11:10 Tens aí os passos, é so seguir.
Qual é a dúvida ?
No terminal / consola :
su -c 'rpm -i http://rpm.livna.org/livna-release-9.rpm'
positive_mind 24-09-2008, 15:52 Tens aí os passos, é so seguir.
Qual é a dúvida ?
No terminal / consola :
su -c 'rpm -i http://rpm.livna.org/livna-release-9.rpm'
bom eu fiz isso tudo mas da-me este erro :
Error: Missing Dependency: kernel-uname-r = 2.6.25.14-108.fc9.i686 is needed by package kmod-nvidia-2.6.25.14-108.fc9.i686-173.14.12-3.lvn9.i686 (livna)alguma ideia do que seja??
Muito obrigado!;)
Boas, instalei ontem o fedora 9 no meu portatil LG S510 mas nao detectou a placa de rede...saquei os drivers da intel, descompactei-os, fiz o make install mas deu-me um erro que nao conseguia localizar o kernel :S
P.S. : Apesar de já "ter tentado" entrar no mundo do linux algumas 10x acabo sempre por desistir, pois ainda não fiz uma instalação (Red Hat, Mandriva, Ubuntu e Fedora) que me corresse a 100% e nao tivesse que instalar (pelo menos tentar) algo à posteriori....é desmotivante...
luisgala 04-10-2008, 11:27 Boas...
Ontem decidi instalar o Fedora 9, até porque vou ter a cadeira de Sistemas Operativos com este SO, a questão é que ele instalou tudo direitinho, boot para arrancar XP e F9, a questao é que o XP está normal, o Fedora, carrega mas não sai dali, aparece ecra azul como se fosse de entrada, o rato mexe mas mais nada, já esperei ai 10 minutos mas nao sai de la...
Não sei se será da configuração do pc ou assim:
MB P4S800 Bios 1011 Beta (será da BIOS ou msm da MB em si?)
GF FX5200
512 RAM a 400
Disco IDE 120
P4 2.8 HT
É de reparar que sou um leigo em Linux, por essa razao querer começar a familiarizar-me com o msm!
Obrigado
Bem voltei a instalar e deparei-me logo ao inicio da instalação com um erro relacionado com a grafica!
Ora agora a questão muda, dá para correr de alguma maneira nesta gráfica ou posso experimentar mudar de gráfica, posso sempre pedir uma gráfica a alguém para experimentar!
penso q tens q instalar em modo seguro ou com drivers vesa... Experimenta as outras opções de boot
luisgala 04-10-2008, 14:33 Tenho de instalar como?
Voltar a instalar o Fedora?
Peço desculpa mas sou mesmo leigo, bem passa a todos mas ainda me estou a orientar nisto, tenho feito muita pesquisa para ver se me familiarizo mas não está facil...
tenta:
Ctrl-Alt-F1 (para ir para a linha de comandos e depois escreves)
(isto é para activares o local de onde vais fazer o download do driver da grafica)
su -c 'rpm -i http://rpm.livna.org/livna-release-9.rpm' depois dás 1 enter e vai pedir pra colocar a pass de administardor. Escreves a pass e dá 1 enter...
depois tenta instalar os drivers aqui em baixo
su yum install kmod-nvidia ---> (Isto faz o download e instala os drivers )
reinicia o pc
e reza :cool:
também n tenho muita pratica no fedora e como não tive esses problemas também nunca precisei de me preocupar com isso. Depois se não der nada vai ao forum do fedora http://forums.fedoraforum.org/ e ve se encontras a solução. se o problema é da grafica então a solução passa por instalar os driver pela linha de comandos como disse anteriormente.
dá uma olhada aqui
Unofficial Guide to Fedora 9
http://www.fedoraguide.info/index.php?title=Main_Page
|