View Full Version : Aplicar massa termica/ sobreaquecimento
Boas!!!
O meu processador normalmente andava a volta dos 25/30º de temperatura ate que me lembrei de sacar o cooler dele para fazer limpezas e agora ele atinge 60º e por vezes ainda atinge mais quando exijo muito dele.!8|8|
Ja voltei a aplicar massa termica e ele continua a aquecer muito. So que nao raspei os restos da antiga. Podera ser disso?:004::004::004:
Nesta ultima massa que comprei trazia um plastico pequeno do tamanho do processador? Pra que é? Sera para colar no processador antes de aplicar a massa termica?
Obrigado pela ajuda!!!:001::001::001:
ruben-moniz 14-05-2008, 22:34 Boas!!!
O meu processador normalmente andava a volta dos 25/30º de temperatura ate que me lembrei de sacar o cooler dele para fazer limpezas e agora ele atinge 60º e por vezes ainda atinge mais quando exijo muito dele.!8|8|
Ja voltei a aplicar massa termica e ele continua a aquecer muito. So que nao raspei os restos da antiga. Podera ser disso?:004::004::004:
Nesta ultima massa que comprei trazia um plastico pequeno do tamanho do processador? Pra que é? Sera para colar no processador antes de aplicar a massa termica?
Obrigado pela ajuda!!!:001::001::001:
Suponho, apenas é melhor esperares por mais sugestoes, tens de limpar abase do cpu que antes tinha apsta com um produto especial ou com alcool( quanto mais puro melhor) quanto ao plastico tens de tirar como é obvio o plastico nao conduz calor(pouco digo) e mete pouca pasta termica !
V_for_Vendetta 16-05-2008, 22:01 Boas.Eu ainda agora mudei a minha pasta térmica.Limpei a antiga muito bem com alcool etilico,tanto do cpu como da base do cooler,passei um pano seco para limpar os residuos do alcool,e apliquei uma porção(muito pouco)de massa térmica no centro do cpu.Não é necessário aplicar também na base do cooler,porque estas duas peças quando se encostam a massa espalhasse por si própria.Agora aconselho a usar uma boa pasta térmica,isso é essencial.
lohka_86 16-05-2008, 22:17 Boas.Eu ainda agora mudei a minha pasta térmica.Limpei a antiga muito bem com alcool etilico,tanto do cpu como da base do cooler,passei um pano seco para limpar os residuos do alcool,e apliquei uma porção(muito pouco)de massa térmica no centro do cpu.Não é necessário aplicar também na base do cooler,porque estas duas peças quando se encostam a massa espalhasse por si própria.Agora aconselho a usar uma boa pasta térmica,isso é essencial.
tiveste ganhos nas temperaturas?
cumps
V_for_Vendetta 16-05-2008, 22:47 tiveste ganhos nas temperaturas?
cumps
Sim,sem duvida.Posso te dizer que as minhas temps desceram uns 8 graus.Desta vez apliquei pasta Artic Silver 5,ao invés da Zalman STG1.O mal da pasta da Zalman é ser condutora electrica,a Artic Silver 5 não o é.
Cumps.:)
Na quarta retirei a massa termica que tinha antes e pus nova as temperaturas voltaram ao normal...
Hoje as temperaturas quando liguei o pc voltaram para os 55/60º...
Não sei o que se passa...
V_for_Vendetta 18-05-2008, 09:45 Na quarta retirei a massa termica que tinha antes e pus nova as temperaturas voltaram ao normal...
Hoje as temperaturas quando liguei o pc voltaram para os 55/60º...
Não sei o que se passa...
Continuo a dizer,massa a mais.Que massa usaste?
Este video,entre outros,pode dar uma ajuda:
http://br.youtube.com/watch?v=J8xsbq2OspE&feature=related
Eu utilizei uma da cooler master premium...
Massa a mais não pude ser pois ela acabou enquanto eu estava a deitar e não deitei muito...
Agora ja sei o que era o plastico que trazia servia para colar no dissipador...
WindWalker 18-05-2008, 19:24 Agora ja sei o que era o plastico que trazia servia para colar no dissipador...
8|
A única coisa que deve existir entre a base do dissipador e o CPU é massa térmica.
Não sei onde foste buscar essa do plástico.
V_for_Vendetta 18-05-2008, 19:28 8|
A única coisa que deve existir entre a base do dissipador e o CPU é massa térmica.
Não sei onde foste buscar essa do plástico.
x2...esse adesivo é para tirar...
Depois de o retirares problema resolvido.
Aqui esta uma imagem do que trazia a massa termica o plastico que eu digo é esse que tem os sockets:
http://widget.slide.com/rdr/1/1/3/W/1800000009ecc65a/1/226/JjjUFYYq4D_Gp46I7V6qvr_ym7n2Cn8a.jpg (http://www.slide.com/s/xGnG-QTKzz8nyCDgiwIoh1mphFqBi_PF?referrer=hlnk)
Olá. O processo em si é relativamente simples. Remover a pasta antiga com álcool ou acetona. Aplicar uma gota da nova pasta térmica. Espalhar o melhor possível com o cartão ou algo plástico rígido de modo a que fique apenas uma camada finíssima entre o cpu e o cooler. O plástico não se aplica de maneira alguma, pois vai impossibilitar o contacto directo entre o cpu e o cooler e contrariar o efeito da pasta térmica que é melhorar a condutividade do calor entre estes dois elementos.
Um colega meu tambem teve o mesmo problema e comprou uma massa igual a minha e trouxe tambem o mesmo plastico...
Ele aplicou o plastico no cooler e depois aplicou a massa em cima desse plastico...
E agora o processador esta a funcionar a uma temperatura normal...
Metalwolf 19-05-2008, 12:30 Pela imagem o plástico parece ser uma espátula para espalhar bem a massa térmica e não para colocar entre o processador e o cooler.
Isso é o cartao azul para espalhar...
O transparente é que eu acho que é para por no dissipador...
Isso é o cartao azul para espalhar...
O transparente é que eu acho que é para por no dissipador...
nada disso, esse plastico é para remover e assim fica tipo uma janela para pores a massa sobre o cpu e n sair para fora do mesmo. se leres as instruçoes esta la a explicar.....
cum~ps
Pois parece que tens razao...:D:D
Parece que fui enganado pelo meu colega a dizer que tinha colocado o plastico..>(>(
Ja apliquei nova massa termica vou ver como se comporta depois dou mais informações...
Nada!!! :(:(
Ainda aquece muito desta vez esta a aquecer ate aos 80 graus quando chega a essa temperatura o pc encrava e tenho que reiniciar...
Por favor estou mesmo aflito presiso do pc...
Alguem me ajude...
WindWalker 20-05-2008, 21:18 Dissipador mal montado...
Eu acho que isso não pode ser pois eu ja mudei 3 vezes a massa e dessas 3 vezes foram mudadas 1 vez por um colega e outra por outro esta ultima foi por mim....
Mas se calhar não sei até pode ser...
WindWalker 20-05-2008, 21:52 É fácil. Força-o em todas as direcções do plano da mboard e vê se abana.
Eu faço sempre isso e ele nunca abana...
Acho que o melhor a fazer é levar o pc a uma loja pois não estou a ver modos de por o pc a funcionar...
O pior vai ser o orçamento pois vai ter que sair do meu bolso:005::005: mas ao menos fico com o pc arranjado...
Se alguem tiver alguma ideia melhor porfavor diga...
Ja viste se tens po ou lixo no dissipador? podes ter mexido nas voltagens sem kerer na board, k voltagens tens? vejo ja pelo meu...
Olha dsclp uma perg estupida mas k pode acontecer, ligas-t o fio da alimentaçao do cooler?
cumps
Eu limpei o dissipador, nas voltagens eu nunca mexi... E sim liguei o cabo de alimentação do dissipador...
N sei o k dizer, alguma coisa esta mal, mas agora o k...
V_for_Vendetta 22-05-2008, 10:34 Pois,sem ver é dificil saber.Uma coisa,já tentaste montar outro cooler sem ser esse?Esse cooler poder estar com algum problema e antes de arrefecer pode estar é a aquecer...
Cumps.
Desculpem nunca mais ter dito nada mas ainda continuo com o problema da temperatura...
O cooler tem que estar a dar pois ele sempre funcionou direito...
Levei a loja e afinal estava o dissipador mal montado...
AlmaMater 19-06-2008, 09:23 Levei a loja e afinal estava o dissipador mal montado...
e pq é que estava mal montado? :confused:
Marco André 19-06-2008, 09:33 Um dos pinos não devia ter ficado preso à parte de trás da board... suponho eu :D
bassmaster 11-07-2008, 18:11 Tenho uma dúvida comprei o meu computador no inicio do mês numa loja de informática uma configuração escolhida por mim e disseram que de 2 em 2 meses era preciso aplicar a massa térmica e fiquei com uma dúvida que é caso faça isso não anulo a garantia? E é preciso ser mesmo de 2 em 2 meses?
Tenho uma dúvida comprei o meu computador no inicio do mês numa loja de informática uma configuração escolhida por mim e disseram que de 2 em 2 meses era preciso aplicar a massa térmica e fiquei com uma dúvida que é caso faça isso não anulo a garantia? E é preciso ser mesmo de 2 em 2 meses?
depende das massas termicas
se for uma muito rasca, seca ou fica tipo chiclet, nesse periodo de tempo, especialmente se for verão
se for uma massa de qualidade dura na boa 1 ano
a que uso agora(mx-2) supostamente dura 8 anos(segundo o fabricante), mas normalmente mudo pelo menos 1 vez por ano, porque acabo por desmontar o pc por outros motivos
bassmaster 13-07-2008, 02:32 Podes me dizer qual é a marca dessa e o preço e onde vende é que quanto menos tiver de preocupar com isso melhor, não me vá a esquecer de meter...
A minha deve ser rasca não tenho a certeza veio com isto
http://www.arctic-cooling.com/further_prod2.php?idx=140
o preço deve rondar os 5€
http://www.kuantokusta.pt/Arrefecimento-Acessorios-Arrefecimento-Arctic-Cooling-MX-2.php
bassmaster 13-07-2008, 12:33 Obrigado vou tentar comprar esta só tenho mesmo a dúvida se acaba-se a garantia ou não, vou tentar perguntar lá na loja quando conseguir, mas se não se puder se só puder ser feito por eles a troca da massa é muito chato estar de 2 em 2 meses (caso também se for obrigado a usar aquela massa) a levar lá o PC.
Marco André 13-07-2008, 12:35 Obrigado vou tentar comprar esta só tenho mesmo a dúvida se acaba-se a garantia ou não, vou tentar perguntar lá na loja quando conseguir, mas se não se puder se só puder ser feito por eles a troca da massa é muito chato estar de 2 em 2 meses (caso também se for obrigado a usar aquela massa) a levar lá o PC.
O que eles querem é levar-te 20€ por cada vez que vais la :kfold:
bassmaster 13-07-2008, 12:48 O que eles querem é levar-te 20€ por cada vez que vais la :kfold:
Eles não me disseram que tinha de levar lá o PC, disseram só depois tens de aplicar a massa térmica de 2 em 2 meses, mas se tiver de levar acho que não porque eles foram porreiros e se eu comprei la o PC e se tem 4 anos de garantia acho que tem de cobrir isso não? Se não não metíamos ups queimou então venha de lá outro Pc. Era um PC novo de 2 em 2 meses :002:
Mas agora se fosse noutras lojas que conheço e tivesses mesmo de levar sempre lá devia ser mesmo pagar uns 20 euros cda vez que se ia lá.
O melhor é eu perguntar mesmo se a garantia vai se ou não.
WindWalker 13-07-2008, 19:28 Eles não me disseram que tinha de levar lá o PC, disseram só depois tens de aplicar a massa térmica de 2 em 2 meses, (...)
Sim sim, pois pois.
Se uma pasta térmica decente só aguenta 2 meses, imagina o estado de 99% dos PCs que nunca viram nem verão tal coisa enquanto funcionarem :rolleyes:
(...) mas se tiver de levar acho que não porque eles foram porreiros e se eu comprei la o PC e se tem 4 anos de garantia acho que tem de cobrir isso não? (...)
Eu acho que garantia é diferente de manutenção. Por essa ordem de ideias, se a tua caixa se enchesse de pó de 4 em 4 meses, pela garantia eles eram obrigados a limpar-te o pó da caixa de 4 em 4 meses.
Garantia é uma espécie de seguro contra avarias que não sejam propositadamente provocadas pelo utilizador.
Se não não metíamos ups queimou então venha de lá outro Pc. Era um PC novo de 2 em 2 meses :002:
Sabes para que serve uma UPS?
E se a instalação eléctrica te queima componentes assim, o melhor será revê-la e não ficar à espera de mais uma avaria...digo eu (e/ou comprar uma UPS/supressor de picos)
O melhor é eu perguntar mesmo se a garantia vai se ou não.
Não. A não ser que estragues algo ao mudar a pasta.
bassmaster 16-07-2008, 17:35 Sabes para que serve uma UPS?
E se a instalação eléctrica te queima componentes assim, o melhor será revê-la e não ficar à espera de mais uma avaria...digo eu (e/ou comprar uma UPS/supressor de picos)
Eu disse Ups de interjeição e por acaso tenho uma tripla com um ligado ao pc
Obrigado pelas respostas
|