View Full Version : triple boot em macbook, quem tem?

legerdemain
13-05-2008, 14:02
leopard + xp + linux

alguém conseguiu fazer isto com sucesso? (ênfase no leopard visto que a maioria dos tutorials são com o tiger)

ando com problemas a fazer isto, basicamente as partições aparecem todas maradas no setup do windows ou então falha o boot após o setup
nunca consigo ir até ao instalador do windows

ando a editar as partições com o diskutil (como recomendado por todos os artigos), o windows está a ser instalado na última partição (novamente como recomendado), já andei a editar o boot.ini para tentar corrigir o boot da partição do windows

já varri tudo o que é tutorial acerca disto, mas ainda não consegui acertar
se alguém já fez isto e que possa dar uma ajuda, apite aí

mas estou prestes a desistir e a usar apenas leopard + xp, instalando através do bootcamp e cagando em linux..

Decrypter
13-05-2008, 15:30
Aconteceu-me o mesmo que tu e decidi não tentar mais .
Tens uma boa opção, com o bootcamp para o XP (eu estava a tentar com o Vista mas estava a dar erro por causa de supostamente o Vista ainda não ter suporte para EFI, iniciava mas antes aparecia uma lista de para ai 50 erros) e o Leopard.
Depois pegas ou no Parallels ou no VMware fusion e instalas o Ubuntu em máquina virtual.

legerdemain
13-05-2008, 16:42
pois, xp com bootcamp é fácil (já tenho)

queria era mesmo triple boot.. :\

Romani48
13-05-2008, 17:30
pah nunca tentei dado que não tenho um computador mac.. mas tenta fazer o seguinte que é o que tenho no PC

Tens o OSX, instalas o linux e posteriormente o Windows..

depois dentro do windows com um programa como o EasyBCD Editor crias uma entrada para linux no bootloader do windows. dado que o bootloader nao suporta de origem outros OS, com o BCD edit instalas o neogrub

legerdemain
13-05-2008, 20:39
bem, após muito andar a testar, consegui meter isto com triple boot :D

agora queria era uma alternativa ao refit, mas por enquanto estou a bootar do cd do refit e funciona perfeitamente :D

Decrypter
13-05-2008, 20:52
CD do rEFIT ?
Não basta instalar ? No meu caso , quando andei a testar dava sem CD.
Como é que conseguiste por a dar o triple boot ?

legerdemain
13-05-2008, 21:00
podes usar o refit de 2 formas: instalas ou gravas para um cd e depois bootas do cd

estava a fazer 2 erros ao tentar meter triple boot:
- visto que com o diskutil do leopard já não conseguia formatar uma partição como Linux, eu estava a formatar como FAT32; isto fazia com que na altura da instalação do windows, os ficheiros de boot do windows iam para a partição linux (que estava formatada como fat32 e era a C: (1º) - o windows tem que ficar instalado na última partição)
- o outro erro era criar uma partição FAT32 com um tamanho maior que 32gb.. (isto foi mais por descuido, eu estava a meter a partição do windows com 20gb e a de linux com 40gb.. mas como a de linux também era formatada com fat32.. puff)

resolvido isto, foi mais ou menos seguir os tutorials

chino
14-05-2008, 00:13
Se só fores usar linux para coisas simples como programar, nem há vantagem em ter um boot para ele...vmware fusion para a carola que chega e dá menos trabalho xD

xmidt
15-05-2008, 12:27
Se só fores usar linux para coisas simples como programar, nem há vantagem em ter um boot para ele...vmware fusion para a carola que chega e dá menos trabalho xD

ou usa o Leopard... xcode ftw! não sei qual a utilidade que ele dá ao linux tendo mac os x, mas cada 1 é k sabe de si