View Full Version : OC Q6600 G0 a AR!
Q6600 G0 arrefecido a ar.
Após varios testes parece-me que tenho um optimo CPU consegui 4.141ghz:-D sei que ainda dá mais, e assim que tiver tempo ponho aqui a foto deste resultado que a meu ver é muito bom.
Blitzer_# 11-05-2008, 16:30 Sim senhor bom resultado :D, os 4GHz são a média de OC dele, mas tenta puxar mais um pouco por ele... :D
Ja' agora qual e' o resto do sistema ??
Cumps
OnTheNet 11-05-2008, 16:35 coloca aí umas pics, o teu sistema, qual o cooler e as temps, etc
Thanks blitzer
Sim vou puxar mais por ele, mas isto foi só mesmo para ver mais ou menos o que tinha comprado...comprei-o na sexta feira e ainda tou a rodar o animal neste momento tou a ver se a pasta termica fica curada, para aí sim dar o maximo dele arrefecido a AR.
Posso dizer que com vcore default faz 3420ghz (teste feito à pressa)
Tive ideciso entre este cpu e o E8500, mas para o que eu quero este é muito melhor, visto que so jogo fsx.
Sistema:
Blood Iron P35
Q6600
XFX 8800GTS 512mb DDR3
Corsair Dominator 8500 a 1066 - 2gb
HD 250 gb Maxtor
Cooler Gigabyte G.Power Pro 12"
Nao sei colocar as fotos se alguem quiser fazer o favor de as colocar eu envio por email.
Temps em idle 37º e em load 60º
martikos 11-05-2008, 16:49 Vai aqui a este site, fazes procurar para ires buscar a pic e depois "host it". Copias o link que te vão dar e colocas aqui desta maneira: www.link.xxx
site: http://www.imageshack.us/
Parabéns, grande resultado! ;)
Gostava de ter tanta sorte quando for comprar o meu cpu :D
Aqui ta ela e obrigado pela dica.
http://img178.imageshack.us/img178/1350/bomoctl6.png
lohka_86 11-05-2008, 17:11 A imagem está muito pequena não se percebe nada.
OnTheNet 11-05-2008, 17:14 nao ponhas visto em resize, upload a imagem no formato original e depois poe aqui o link que disser thumbnail for foruns
ja agora mete um screen do cpu-z no separador cpu e memorias, assim como testa isso com o prime 95 para ver se está estavel
Espero que fique ok
http://img178.imageshack.us/img178/3198/bomocgk8.png
Agora nao vou ter tempo para por mais fotos mas ainda hoje ponho, ele pareceu-me estavel pq ainda fiz umas coisas com ele.
obrigado pelas vossas dicas de como por fotos aqui
rustyballzz 11-05-2008, 19:01 bom scoore.....isso queria era uma validaçao do cpu-z,
para o pessoal nao ficar a pensar que usaste um multiplicador mais baixo.....o coretemp assume sempre o mais elevado :P
cumpz.
POrra.
Tenho WC e nunca passei dos 4GHZ......
Queremos CPUIZ, pois o meu Coretemp, tb diz que tenho 3700, qd estou a 2400 em IDLE:D
Cumps,
P.S. Já agora, uns 15 minutos de Prime95, eram bem vindos...eheheh:002::002:
transistor 11-05-2008, 19:22 Experimenta correr o cpu-z e mete aí um screen...
tenho um grande problema, o cpuid da-me uma velocidade irreal muiiiito inferior.
e no site deles diz isto:
Q: CPU-Z reports my CPU speed below its stock frequency.
A: This is the effect of the CPU power reduction mechanism : C1E (Enhanced Halt State) and/or EIST (Enhanced Intel SpeedStep Technology) for Intel CPUs, Cool'n'Quiet and or PowerNow! for AMD CPUs. Load your system and you will see the frequency increase to its nominal value.
como é que corrigo isto?
Blitzer_# 11-05-2008, 20:20 tenho um grande problema, o cpuid da-me uma velocidade irreal muiiiito inferior.
e no site deles diz isto:
Q: CPU-Z reports my CPU speed below its stock frequency.
A: This is the effect of the CPU power reduction mechanism : C1E (Enhanced Halt State) and/or EIST (Enhanced Intel SpeedStep Technology) for Intel CPUs, Cool'n'Quiet and or PowerNow! for AMD CPUs. Load your system and you will see the frequency increase to its nominal value.
como é que corrigo isto?
Esta' com que versão do CPU-Z ??
Experimenta actualizar para a versão 1.45 (http://www.cpuid.com/download/cpuz_145.zip) ;)
Mas provalvelmente deve ser disto: Intel Speedstep, idle -> multiplicador mais baixo, experimenta um programa que isso aumenta logo
Cumps
sim, é a 1.45
vou postar aqui fotos com outro programa
Sim é isso
quando nao estou a usar o computador ele baixa e se o tiver a usar ele poe tudo ok
Entao para que nao restem duvidas....aqui fica
http://img122.imageshack.us/img122/1769/ccpuzvalidationcf0.png
OnTheNet 11-05-2008, 21:50 coloca tbem screen do separador memory pf
Epa
agora ja voltei a por o cpu com tudo em default...
Pode ficar para amanha?
mas algo tipo isto:
RAM : 2048 MB DDR2 Dual Channel
RAM Speed : 553.4 MHz (5:6) @ 5-5-5-18 2T
Ja agora digam-me outra coisa que timings é que posso por? e o que é que poderei conseguir mais.
obg
Bom CPU......
Estranho nao mostrar o Vcore o CPUIZ...
Cumps,
Rom Hacker 12-05-2008, 18:42 Epa
agora ja voltei a por o cpu com tudo em default...
Pode ficar para amanha?
mas algo tipo isto:
RAM : 2048 MB DDR2 Dual Channel
RAM Speed : 553.4 MHz (5:6) @ 5-5-5-18 2T
Ja agora digam-me outra coisa que timings é que posso por? e o que é que poderei conseguir mais.
obg
Bom Oc,
Mete o Racio em 5:4 e começa a clockar as RAMS :D
Bom CPU......
Estranho nao mostrar o Vcore o CPUIZ...
Cumps,
É uma imagem tirada do site onde ele Validou,logo o Vcore está Indisponivel...
:D
oops....obrigado pelo esclarecimento.
Grande CPU:kfold:
Stormgiant 16-05-2008, 04:08 Sim senhor bom resultado :D, os 4GHz são a média de OC dele, mas tenta puxar mais um pouco por ele... :D
Ja' agora qual e' o resto do sistema ??
Cumps
4Ghz é a média a ar ? :002:
Bom cpu. O meu nem perto chega.
Blitzer_# 16-05-2008, 19:07 4Ghz é a média a ar ? :002:
Sim, com uma boa board, cooler e mems facilmente la' chega...
Sim, com uma boa board, cooler e mems facilmente la' chega...
Com a minha p5k pro e um gemin2 chegava na boa aos 4ghz. Nao e preciso grande cooler.
Eu não vi foi nenhum teste de estabilidade
Stormgiant 16-05-2008, 20:50 Que me digam que os Q6600 em média fazem 3.4/3.5 a ar com boas temperaturas e estável para jogar um dia inteiro, tudo bem. Agora 4Ghz com um cooler a ar...
Que me digam que os Q6600 em média fazem 3.4/3.5 a ar com boas temperaturas e estável para jogar um dia inteiro, tudo bem. Agora 4Ghz com um cooler a ar...
yup, nao sao todos que fazem >4GHz
a nao ser que as ultimas fornadas andem a sair muito boas, isso já nao sei
Rom Hacker 16-05-2008, 21:18 yup, nao sao todos que fazem >4GHz
a nao ser que as ultimas fornadas andem a sair muito boas, isso já nao sei
Normalmente ,as ultimas Rev. e Steppings de Cpu´s tornam-os melhores :)
Que me digam que os Q6600 em média fazem 3.4/3.5 a ar com boas temperaturas e estável para jogar um dia inteiro, tudo bem. Agora 4Ghz com um cooler a ar...
Da para jogar mas nao arrisco muito a nao ser que seja algo muito puxado ou entao para enconding. As temps sao aceitaveis mas como e obvio ficam a volta dos 70 nos cores mas nao passa muito disso. Prefiro meter a 3.5 para ficar mais fresquinho. Os 4 nao e para dia a dia mas dao na boa desde que nao se seja limitado pela board ou rams.
EDIT: O meu Q6600 é dos ultimos e tem vid abaixo da media.
Ricasete 17-05-2008, 01:03 Normalmente ,as ultimas Rev. e Steppings de Cpu´s tornam-os melhores :)
No caso específico dos Q6600 parece-me que se passa exactamente o contrário. Estes últimos batches são bem piores (na generalidade).
Por experiência própria e pelo que se vê por outros fóruns, as últimas fornadas fazem oc´s mais baixos e têm vid´s de 1.32...
A média é 4 ghz??!! Dream on...
A ar 3.6 para 24/7 já é muito bom e mesmo com wc não são muitos os que se mantêm estáveis acima dos 3.8...
Uma coisa é cpu-z e mesmo 1mb de pi, agora estável...nem perto.
No caso específico dos Q6600 parece-me que se passa exactamente o contrário. Estes últimos batches são bem piores (na generalidade).
Por experiência própria e pelo que se vê por outros fóruns, as últimas fornadas fazem oc´s mais baixos e têm vid´s de 1.32...
A ar 3.6 para 24/7 já é muito bom e mesmo com wc não são muitos os que se mantêm estáveis acima dos 3.8...
Subscrevo... o meu vi me lixado pa conseguir estabilidade a 3.9 e foi a agua! LOL media de 4ghz era giro...
Abraço
o meu nos 3Ghz a ar ja chega aos 90º em full.. (everest)
tenho q deixá-lo nos 2.7Ghz mais ou menos pa isto n estoirar em pouco tempo, ainda o quero pelo menos mais uns anitos xD
Stormgiant 17-05-2008, 01:47 o meu nos 3Ghz a ar ja chega aos 90º em full.. (everest)
tenho q deixá-lo nos 2.7Ghz mais ou menos pa isto n estoirar em pouco tempo, ainda o quero pelo menos mais uns anitos xD
Ve lá o que se passa com ele, porque nao deveria chegar a temperaturas tao altas. Controla o Vcore e a pasta térmica.
reiszink 17-05-2008, 03:54 No caso específico dos Q6600 parece-me que se passa exactamente o contrário. Estes últimos batches são bem piores (na generalidade).
É bem verdade, os últimos Q6600, regra geral, são os que estão a sair pior de todos, eu apanhei um desses menos bons, VID de 1.32... e só consegui estabilidade total a 3.0Ghz no Prime95 com 1.36v, bem acima do que se vê por aí.
É bem verdade, os últimos Q6600, regra geral, são os que estão a sair pior de todos, eu apanhei um desses menos bons, VID de 1.32... e só consegui estabilidade total a 3.0Ghz no Prime95 com 1.36v, bem acima do que se vê por aí.
O meu teu vid de 1.1. Sem mexer nas voltagens da 3.1ghz na boa e estavel. Secalhar por isso e que overcloka tao bem.
Ricasete 17-05-2008, 13:04 O meu teu vid de 1.1. Sem mexer nas voltagens da 3.1ghz na boa e estavel. Secalhar por isso e que overcloka tao bem.
1.1??!!
Abre o CoreTemp e põe o cpu em load...és capaz de ver outro valor...
omg 1.1 se for mesmo assim tens o melhor LOL o meu era 1.3
Bem visto que ja fiz td o tipo de expriencias com o Q6600 acho mt estranho teres atinjido tais valores pk ja tive um n mao que me disseram que era das melhores fornadas de sempre e ele a 4.6 wc crashava de 2 em 2 min! bem mas mesmo assim aconselho-te a teres cuidado pk ja queimei 5 com overs mais pequenos!
Ties-t azar ja apanhei 2 do genero do teu a 3.5 queimaram! :S
reiszink 22-05-2008, 05:20 Ties-t azar ja apanhei 2 do genero do teu a 3.5 queimaram! :S
A mim até me faz pouca diferença, não pretendo passar disto, 3.0Ghz chega-me perfeitamente, no máximo dos máximos poderei ir até aos 3.2Ghz, mas dificilmente.
De qualquer maneira, é sempre bom apanhar batches melhores, mesmo até para quem não faz OC, menos voltagem, menor aquecimento, etc...
Ricasete 22-05-2008, 11:52 A mim até me faz pouca diferença, não pretendo passar disto, 3.0Ghz chega-me perfeitamente, no máximo dos máximos poderei ir até aos 3.2Ghz, mas dificilmente.
De qualquer maneira, é sempre bom apanhar batches melhores, mesmo até para quem não faz OC, menos voltagem, menor aquecimento, etc...
Atenção que o VID não é nenhuma ciência exacta. Há muita gente que tem cpu´s com VID´s altos e consegue excelentes oc´s.
Pelo que se vê por aí até conseguem temps mais baixas com voltagens maiores quando comparados com VID´s menores. Não consigo perceber porquê, mas acontece.
Se colocares tudo em auto na mobo, e mesmo sabendo que esta dá uns pozinhos desnecessários na voltagem, vais ver (com o cpu-z) que a voltagem aplicada é bem menor que 1.32 (o teu VID).
No teu caso, e como tens um bom cooler, esses 3.0 são algo conservadores. Eu sei que é fácil mandar bitatites com o material dos outros, mas de certeza que isso dá bem mais dentro de voltagens e temps aceitáveis.
Já testei pessoalmente meia dúzia de q6600 e nunca apanhei nenhum que precisasse de mais de 1.35 de vcore para fazer 3200 e em quase todos os 3600 foram alcançados com menos de 1.43v.
Todos estes valores são OCCT stable (teste de 1h). Infelizmente não tive tempo para mais:D
Por isso estou convencido que pelo menos os 3200 atinges na boa. É uma questão de ires sempre verificando as temps.
Rom Hacker 22-05-2008, 15:51 Atenção que o VID não é nenhuma ciência exacta. Há muita gente que tem cpu´s com VID´s altos e consegue excelentes oc´s.
Pelo que se vê por aí até conseguem temps mais baixas com voltagens maiores quando comparados com VID´s menores. Não consigo perceber porquê, mas acontece.
Se colocares tudo em auto na mobo, e mesmo sabendo que esta dá uns pozinhos desnecessários na voltagem, vais ver (com o cpu-z) que a voltagem aplicada é bem menor que 1.32 (o teu VID).
No teu caso, e como tens um bom cooler, esses 3.0 são algo conservadores. Eu sei que é fácil mandar bitatites com o material dos outros, mas de certeza que isso dá bem mais dentro de voltagens e temps aceitáveis.
Já testei pessoalmente meia dúzia de q6600 e nunca apanhei nenhum que precisasse de mais de 1.35 de vcore para fazer 3200 e em quase todos os 3600 foram alcançados com menos de 1.43v.
Todos estes valores são OCCT stable (teste de 1h). Infelizmente não tive tempo para mais:D
Por isso estou convencido que pelo menos os 3200 atinges na boa. É uma questão de ires sempre verificando as temps.
Tem cpu´s bons e outros fracos.
Por exemplo o Q9450 ,aqui fez 3600 com 1.32V(Penso que foi 1.3XV)...
Se fosse uma revisão pior,provavelmente iria precisar de 1.4XV para fazer o mesmo...
Cumps
Cheguei a ter meses a fio, 24/7, o meu Q6600 G0 a 3600MHZ.....
Embora, sinceramente, agora ache um exagero.....deveria ter-me focado nos timmings mais agressivos e uns meros 3400MHZ......
O Vcore, com Pencil mod, mto perto dos 1.4Vc.
Embora tenha conseguido 4000MHZ, so o fiz 1 vez, e sem testar, aquilo durou uns gloriosos 5 minutos:D
Stay Cool...:kfold:
DarkWolfXP 26-05-2008, 22:08 Alguem sabe qual é o maximo que ja conseguiram con Vcore em default?
Ou quanto de Vcore é que é preciso para chegar aos 3.0GHZ no Q6600?
Cumps
Alguem sabe qual é o maximo que ja conseguiram con Vcore em default?
Ou quanto de Vcore é que é preciso para chegar aos 3.0GHZ no Q6600?
Cumps
Em principio da os 3.0Ghz com default vcore. no meu dou a volta de 3.2 em default vcore mas nao testei bem se da mais. Tudo depende do cpu.
cump
Stormgiant 27-05-2008, 00:09 A grande maioria dos Q6600 dá 3.000 / 3.200 com vcore default.
DarkWolfXP 27-05-2008, 00:28 Nice :002:, estou deserto de comprar as peças no próximo mês :)
Confirmo.
Td em Auto, dá 3000MHZ sem espigas.
Boa compra!:)
Em auto n é stock...em auto as voltagens e timmings sobem sozinhos mm q as vezs n sejam precisos.
Cumps
Stormgiant 28-05-2008, 14:56 Em auto n é stock...em auto as voltagens e timmings sobem sozinhos mm q as vezs n sejam precisos.
Cumps
Quer dizer que quando montas um pc, e deixas tudo em auto no primeiro boot, o cpu leva com voltagens diferentes daquela que é o "stock" ?
Nao foi isso que qis dizer se bem que acontece isso tambem...por exemplo fazes algum OC ao cpu...so frequencia...e nao mexes no vcore...deixas em auto ele nao ta stock...ta a aumentar sozinho...e mais aconselhado controlares tu pq em auto as vezes tem mais vcore do que precisa
Tenho o meu para uso diario em 3.8ghz estavel.
com vcore default faz 3.420ghz
e para baralhar tudo isto tem um vid de 1.325.
DMPG, acho que tiveste azar com o teu....
Por exemplo tenho 2 pentium 4 SL6WK "30 caps" e nao fazem as mesmos GHz, bem como as voltagens sao diferentes... o que faço num nao posso fazer igual no outro, e isto ate mesmo com a mesma board como sabes.
podes dizer qual tua board com que fizeste esses 3.8 esteveis???
tou aqui com uma Asus striker II formula e tome a ver enrrascado pa por 3.6 estaveis :S
e este cpu sei que os faz pois ja esteve com 4.0 estaveis.. mas em otras maos xD
Tenho o meu para uso diario em 3.8ghz estavel.
com vcore default faz 3.420ghz
e para baralhar tudo isto tem um vid de 1.325.
DMPG, acho que tiveste azar com o teu....
Por exemplo tenho 2 pentium 4 SL6WK "30 caps" e nao fazem as mesmos GHz, bem como as voltagens sao diferentes... o que faço num nao posso fazer igual no outro, e isto ate mesmo com a mesma board como sabes.
O meu a 3.420ghz ate 3.6 da e ainda dizes que tive azar? Tenho um vid mais baixo embora nao seja sinal de melhor overclocker mas se puser a mesmo voltagem do teu, o meu ganha. Ja agora, bom overclocking que fazes ai... Nao gosto de passar muito dos 3.6ghz mesmo tendo wc e exelentes temps.
cump
podes dizer qual tua board com que fizeste esses 3.8 esteveis???
tou aqui com uma Asus striker II formula e tome a ver enrrascado pa por 3.6 estaveis :S
e este cpu sei que os faz pois ja esteve com 4.0 estaveis.. mas em otras maos xD
A board é uma DFI como está descrito logo no 1ª pagina, nas asus nao sei como será, faz uma busca no google que certamente encontras o que procuras
O meu a 3.420ghz ate 3.6 da e ainda dizes que tive azar? Tenho um vid mais baixo embora nao seja sinal de melhor overclocker mas se puser a mesmo voltagem do teu, o meu ganha. Ja agora, bom overclocking que fazes ai... Nao gosto de passar muito dos 3.6ghz mesmo tendo wc e exelentes temps.
cump
Essa do azar deveria ter sido entre aspas, mas acho que entendeste que nao foi no sentido depreciativo.
Sim realmente foi bem observada essa do teu vid ser mais baixo...mas deve ir dar tudo ao mesmo, acho que levas vantagem nas temps certo?
Na volta se eu fizer um undervoltage provavelmete tb consigo os 3.2ghz... quem sabe.
Penso que no teu caso podes ter isso um pouco mais alto, ja agora que temps tens nos cores em full e em load a 3.6ghz?
Hoje andei empenhado a fazer overclock na grafica e obtive exceletes resultados a nivel internacional, o melhor lugar foi 7º
Essa do azar deveria ter sido entre aspas, mas acho que entendeste que nao foi no sentido depreciativo.
Sim realmente foi bem observada essa do teu vid ser mais baixo...mas deve ir dar tudo ao mesmo, acho que levas vantagem nas temps certo?
Na volta se eu fizer um undervoltage provavelmete tb consigo os 3.2ghz... quem sabe.
Penso que no teu caso podes ter isso um pouco mais alto, ja agora que temps tens nos cores em full e em load a 3.6ghz?
Eu percebi que nao foi no sentido depreciativo nem me chateio com isso.
Nos cores mais quentes fico com 47 passado 2 horas de orthos, e tu?
a 3800 tenho cerca de 38/39 em idle e 59/60 em full
|
|