View Full Version : Servidor para escola
flaviorodrigues 10-05-2008, 20:07 Boas,
Vou implementar um servidor numa escola, que tem 3 salas de infiormatica, com uns 20 computadores cada sala. computadores com o win xp pro.
alem destes computadores, na parte administrativa existem mais uns 10 computadores.
O objectivo do servidor, é os alunos se ligarem com o user e pw da turma e as pastas ficheiros e isso que usam irem po servidor, exemplo, fazem login e é como se trabalhassem no servidor, o ambiente de trabalho e isso e tipo no servidor,criam as pastas no servidor, guardam tudo no servidor.
O servidor assim tera que aguentar com mais de 60 computadores conectados a este ao mesmo tempo. e desde o login no computador cliente, o inicio tera de ser rapido.
Alem disto, o servidor tera sistema backups durante a noite, onde mantera backups das pastas dos alunos durante 1 semana.
Tera discos em raid, penso que disk mirror seja o melhor neste caso.
Tera a correr varias aplicações servidor, tais como o sql server, iis, para correr paginas asp.net, ftp server, pois os alunos podem aceder aos dados em qualquer lado atraves da internet e ainda correr algo tipo uma proxy para gerir os sites e o que os alunos fazem na internet.
Tera que ter placa tv, para ligar as cameras de vigilancia.
O servidor, tem que estar 24 horas sobre 24 horas ligado e vai correr o windows server 2008
O servidor vai ficar no gabinete do tecnico, logo vai estar sobre monitorização
Assim qual acham a melhor configuração a este nivel, tendo uma relação perfomance e custo.
a escola não tem valor fixo, mas tambem nao querem pagar 3000€ nem algo assim.
Não é preciso caixa, monitor, teclado nem rato!.
Tem que ter obrigatoriamente: placa captura, gravador dvd, 2 placas de rede, pois temos 2 ligacoes distintas, os alunos e a area administrativa e não pode haver quaqluer acesso dos alunos a esta area.
Mandem as vossas configs!
obrigado
dearxz3vil 11-05-2008, 00:13 desculpa la dizer isto mas a 3000€ nao se consegue um que faça isso tudo..
e duas mboard?! onde foste buscar essa ideia xD arranja se uma com dois sockets assim ficava melhor..
servidores nao e a minha area de expertise mas diria que ficava pelos 4500€..
cumps.
flaviorodrigues 11-05-2008, 02:34 ha? aonde disse 2mboards?
Dinheiro não é grande problema caso valha o investimento. Não sei se é preciso tambem uma board com 2 cpus, mas não sei, nunca tive que montar um servidor em tao grande escala.
OnTheNet 11-05-2008, 15:59 nao tendo conhecimento na área de servidores, uma máquina para te aguentar com 60 utilizadores em simultâneo, terá de ser provavelmente um rack com varios modulos etc..
a começar pela ram que terá que ter um servidor destes, no minimo 512mb por user, mais para o proprio OS da maquina etc, penso nao estar a dizer nenhuma asneira..
é um processo megalomano para 3000€, nem por 5mil
Depende do que entendes como e é como se trabalhassem no servidor ...
Se a unica coisa que pretendes e que todo o trabalho que seja feito seja guardado numa partilha, mais os serviços que referiste, penso que um blade DL360 G5 com 2 Xeon a 3,2GHz e 4GB RAM chegam para o efeito ... O único problems que pdoes vir a ter é de storage, visto o espaço para discos ser limitado ....
Quanto aos backups, tudo depende de como e com o que os fazes ...
Se te estavas a referir a trabalhar por remote desktop no servidor ( o que nao acredito, esquece :eek: nao tens recursos para isso e só em CALs jazus ... ) Longe vai o tempo de terminais ...
Não faz muito sentido o que dizes, se tens os 60 computadores, os alunos podem trabalhar no computador, porque vão para o servidor? O melhor será uma ligação ssh, e o servidor ligado à internet, deste modo os alunos podem se ligar a partir de casa e da escola.
Não precisas de caixa? Como assim? Não estás a pensar em por uma board de servidor dentro de uma caixa de desktop pois não?
A melhor solução neste momento será com os novos Xeon E54xx, as boards para elas são um pouco caras, mas já tem 2 sockets, poderás começar por apenas 1 socket e 2 discos SAS de 147GB a 10000rpm ou mesmo de 300GB.
Tempest i5400PL (S5393)
1 Xeon E5420
4*2GB DDR2 ECC/FB DIMM
2 HDD SAS 300GB 10000rpm
Controladora Raid
Placa de TV
Boas
Ter um servidor para suportar os utilizadores que pretendes terá que ser algo com um bom desempenho, podes optar por algo deste género:
TYAN TEMPEST i5000XT SAS 2696WA2NRF - 525€
4 x TRANSCEND FB-DIMM ECC 2GB DDR2-667MHZ - 620€
2 x INTEL XEON QUAD 45nm E5430 2.66GHz FSB1333 BOX - 920
2 x Hitachi 147GB UltraStar 15K300 SCSI - 480€
2 x Western Digital 750Gb 7200 RPM S-ATA2 16Mb RAID Edition - 300€
SAPPHIRE HD3650 256MB GDDR3 PCIe 2.0 - 75€
Total:2920€
Acho que com uma maquina destas conseguirás assegurar o bom funcionamento da rede escolar...
Boa Sorte
flaviorodrigues 11-05-2008, 17:29 Boas
@kazuza - sim o que quero é que tudo o que guardarem tais como docuemtnos etc fique guardado no servidor. Exemplo, entrem com o user 10j , o ambiente de trabalho tem as pastas exemplo testes. quando entrearem noutro pc da escola com esse username vao ver a mesma pasta. entendem?
Não faz muito sentido o que dizes, se tens os 60 computadores, os alunos podem trabalhar no computador, porque vão para o servidor? O melhor será uma ligação ssh, e o servidor ligado à internet, deste modo os alunos podem se ligar a partir de casa e da escola.
Não precisas de caixa? Como assim? Não estás a pensar em por uma board de servidor dentro de uma caixa de desktop pois não?
A melhor solução neste momento será com os novos Xeon E54xx, as boards para elas são um pouco caras, mas já tem 2 sockets, poderás começar por apenas 1 socket e 2 discos SAS de 147GB a 10000rpm ou mesmo de 300GB.
Tempest i5400PL (S5393)
1 Xeon E5420
4*2GB DDR2 ECC/FB DIMM
2 HDD SAS 300GB 10000rpm
Controladora Raid
Placa de TV
Sim, cada aluno trabalha no proprio pc, a questao esta em o servidor guardar os dados.
Eu tenho la uma caixa de um servidor antigo, aquilo é grande para caraças, penso que encaixe la uma board dessas. mas tambem se for necessaria a caixa nao é grande problema.
Por quanto fica essa config anjo2?
Obrigado
flavio
Psycop, essa solução que deste não se encaixa, tens uma board para SAS, não podes usar SCSI.
A board vem com controladora integrada, mas não te aconselho, aconselho a teres uma controladora com pelos menos 128MB (chega) e bateria (opcional, precisa se a escola não tiver geradores e nunca haja falha de luz).
Controladora SAS podes ter discos SAS (Serial Attached SCSI) e SATA (Serial ATA), o que te vai dar uma excelente relação entre desempenho para os discos principais e baixo custo para os backups.
A solução que te indiquei é a usada pelas universidades e é a mais lógica, por vezes os alunos guardam em pens, outras vezes por ssh, em cada pc, sempre que fazem logout, tudo é apagado (menos as configs). E sempre podem aceder através de casa.
A solução que indiquei deve rondar os 3000€, já tens fonte? A caixa é tower ou rack (4U/5U)?
Onde estou é me dificil ver os preços. talvez amanhã consiga.
Recomendo a criação de vários servidores mais modestos ao invés de um só.
Ira, a longo prazo, melhorar a performance da rede e até estabelecer um sistema fail-safe para a mesma.
Sobrecarregar um só servidor com N cargos é um desastre à espera de acontecer, na minha opinião, isto é.
Quanto à questão de ter uma maquina para 60 perfis remotos, o numero de perfis em si não é muito importante, o mais importante é qual a media de perfis a serem acedidos por uma certa fracção de tempo e a quantidade de dados que cada um irá ter, pois se são perfis de alunos de uma secundária que só são acedidos para um ou outro trabalho .doc, carregar o background dos Morangos com Açucar e pouco mais até o PC que tenho aqui a um canto é perfeitamente capaz de suportar.
Reli o que é pedido e, mais uma vez, recomendo maquinas de pequeno porte que, sendo dedicadas a certos serviços, oferecem uma estabilidade e performance excelente, compreendo que uma coisa é ter N maquinas com o Windows Server 2003 e só uma com o Windows Server 2008 e o foco que tem em virtualizar tudo e permitir uma maior estabilidade e numero de serviços por maquina mas, mesmo assim, penso ser mais seguro ter duas maquinas a dar 500 do que apenas uma a dar 1000, pois se na primeira solução uma maquina falha lá só se vai 500, enquanto que nesta, se a maquina falha... bem... lá se vai tudo.
flaviorodrigues 11-05-2008, 21:09 e tower, e daquelas big towers.
o objectivo como disse em cima e algo como:
cada turma tem 20 alunos
cada turma tem um user e uma pw
todos os alunos daquela turma usam aquele username.
Quando gravam um documento esta grava no servidor. esse doc foi guardado no pc2 da sala 1
o aluno no dia seguitne vai para a sala 3 po pc 10. ao fazer login tem que ter acesso a esse ficheiro, da forma mais simples.
dai eu indicar que ao fazer login o ambiente de trabalho devia ser o mesmo para a turma toda.
O servidor tem que gravar registos de logins e isso tudo, mas pelo que ja usei no windows 2003 server no active directory fazia se ja isto.
@Morais entendo te mas o objectivo é mesmo centralizar tudo num so. para ser mais facil po tecnico da escola.
dinheiro nao e problema, desde que valha a pena o investimento. claro esta desde que compense o investimento. e tem o servidor que ser espansivel.
dearxz3vil 11-05-2008, 21:43 aquela configuraçao parece estar boa... a unica coisa que mudava era a mboard metia uma da asus e um bocado mais caro mas valia a pena pode durar mais tempo.. e da para meter 64gb de ram que e outra vantagem
Asus é melhor ou dura mais? O servidor nem 8GB precisa.
2 Maquinas seria sempre melhor que uma, mas com o orçamento que tem, não estou a ver como... Além de que não sei se teem software grátis ou não, até porque licença MSSQL é cara.
Mas já tens como fazer o que pretendes? Ou só estás a dizer como gostaria que ficasse?
flaviorodrigues 13-05-2008, 09:13 nos ainda nao temos, temos so os pcs nas salas a trabalhar tudo num workgroup normal, cada pc com as suas coisas, omeu objectivo era colocar tudo num dominio. mas devido ao desaparecimento de trabalhos, ha haver vezes que os alunos teem que mudar de sala e ficam sem acesso aos trabalhos, o meu objectivo era esse centralizar tudo.
Licensas penso que a escola tem protocolos com a m$, logo nao é ai o problema maior.
Ideias are welcome.
mais alguma sugestão?
flaviorodrigues 18-05-2008, 01:03 ANJO2 podes me indicar o local onde comprar aquele material que indicaste?
Obrigado,
Flavio
flaviorodrigues 27-06-2008, 20:58 Boas
Ja esta quase o servidor escolhido
HP - ProLiant ML350 G5
- E5405
- 2x1GB
- 2x146GB SFF-SAS 10k
- E200i-128M BBWC
- DVD-ROM
- (6003TV)
o que acham?
o que mudavam?
qual escolhiam?
Opinem
obrigado,
Flavio
Boas,
não te esqueças depois que tens de dar possibilidade de criar premissões... porque se não tens pessoal a apagar ou modificar finheiros dos outros...
Só que para isso era necessário que cada utilizador tivesse o seu login!
flaviorodrigues 28-06-2008, 00:32 Boas,
não te esqueças depois que tens de dar possibilidade de criar premissões... porque se não tens pessoal a apagar ou modificar finheiros dos outros...
Só que para isso era necessário que cada utilizador tivesse o seu login!
isso entre a turma ja tem que haver bom senso
é impossivel criar login para cada aluno!
não, não é!! eu na minha escola (etic) cada aluno tem o seu login... e sao mais de 500 pessoas com login...
flaviorodrigues 28-06-2008, 00:44 não, não é!! eu na minha escola (etic) cada aluno tem o seu login... e sao mais de 500 pessoas com login...
ate sou capaz de me aventurar nisso, diivirto me um dia a colocar os alunos no active directory!
Cria se por grupos, exemplo
informatica 1
-> prof
.> ana
.> joao
nem é ma ideia, e será que assim não se vai usar muitos recursos na maquina?
e que ainda sao mais de 150 alunos
ate sou capaz de me aventurar nisso, diivirto me um dia a colocar os alunos no active directory!
Cria se por grupos, exemplo
informatica 1
-> prof
.> ana
.> joao
nem é ma ideia, e será que assim não se vai usar muitos recursos na maquina?
e que ainda sao mais de 150 alunos
pois isso de recursos ja não sei... provavelemente vais e de ter um armazenamento maior porque cada utilizador vai ter os seus ficheiros... ou seja o mesmo ficheiro vai estar repetido em varios user's... enquanto se tivesses so 1 isso nao acontecia.
Paulo Truta 28-06-2008, 16:23 Se é usado para trabalhos, não precisa de grande espaço em disco, ou seja, 100Mb chegam perfeitamente para cada aluno, multiplicando isso por 150 alunos, terás 15000 Mb (15Gb) (Quase nada...).
A minha escola tem 2 servidores, um para os alunos e outro para parte administrativa (Secretaria, concelho executivo, e outros orgãos...) e os professores trabalham no mesmo servidor dos alunos, mas não existe qualquer tipo de problema para ninguém já que cada professor/Aluno tem a sua conta de utilizador e pw. Apenas o que é guardado nos ''Meus documentos'' fica acessivél nos outros computadores, ou seja, usa a quota de 100Mb, o que estiver guardado noutras localizações (Ambiente de trabalho p/ ex.), fica no disco rígido do PC...
Penso que ter um servidor para tudo não é muito viável, porque se falha algo puf! lá se vai tudo...
Não te esqueças também que os alunos são "Rebeldes" a navegar na internet, e podes esquecer os proxys, pois existem sempre sites para dar a volta a isso. Também são rebeldes a navegar no sentido em que instalam tudo o que lhes aparece à frente e os PC's na primeira semana já vão estar carregados de vírus. O que aconselho quanto a isto é teres um sistema de "Freeze", ou seja, sempre que é terminada a sessão, tudas as acções daquele PC são eliminadas, e como os ficheiros ficam sincronizados no Servidor, não existe possibilidade de perda de dados.
Ao colocares o sistema de freeze, irás ter 2 vantagens:
- A rapidez dos computadores (Pois ao logar de novo é como se fosse a primeira vez, ou seja, em vez de ficarem mais lentos ao logo de tempo, estarão sempre de igual forma, dispensando manutenção para esses lados.
- A felicidade dos alunos, que não vão estar sempre a implicar com os professores por causa do "Técnico estúpido que decidiu fazer isto mal..."
PS: Falo por experiência própria, pois a minha escola está cheia de prolemas relacionados com vírus e a solução simplesmente era esta...
CUmprimentos ;) e Bom projecto!
flaviorodrigues 28-06-2008, 20:21 Se é usado para trabalhos, não precisa de grande espaço em disco, ou seja, 100Mb chegam perfeitamente para cada aluno, multiplicando isso por 150 alunos, terás 15000 Mb (15Gb) (Quase nada...).
A minha escola tem 2 servidores, um para os alunos e outro para parte administrativa (Secretaria, concelho executivo, e outros orgãos...) e os professores trabalham no mesmo servidor dos alunos, mas não existe qualquer tipo de problema para ninguém já que cada professor/Aluno tem a sua conta de utilizador e pw. Apenas o que é guardado nos ''Meus documentos'' fica acessivél nos outros computadores, ou seja, usa a quota de 100Mb, o que estiver guardado noutras localizações (Ambiente de trabalho p/ ex.), fica no disco rígido do PC...
Penso que ter um servidor para tudo não é muito viável, porque se falha algo puf! lá se vai tudo...
Não te esqueças também que os alunos são "Rebeldes" a navegar na internet, e podes esquecer os proxys, pois existem sempre sites para dar a volta a isso. Também são rebeldes a navegar no sentido em que instalam tudo o que lhes aparece à frente e os PC's na primeira semana já vão estar carregados de vírus. O que aconselho quanto a isto é teres um sistema de "Freeze", ou seja, sempre que é terminada a sessão, tudas as acções daquele PC são eliminadas, e como os ficheiros ficam sincronizados no Servidor, não existe possibilidade de perda de dados.
Ao colocares o sistema de freeze, irás ter 2 vantagens:
- A rapidez dos computadores (Pois ao logar de novo é como se fosse a primeira vez, ou seja, em vez de ficarem mais lentos ao logo de tempo, estarão sempre de igual forma, dispensando manutenção para esses lados.
- A felicidade dos alunos, que não vão estar sempre a implicar com os professores por causa do "Técnico estúpido que decidiu fazer isto mal..."
PS: Falo por experiência própria, pois a minha escola está cheia de prolemas relacionados com vírus e a solução simplesmente era esta...
CUmprimentos ;) e Bom projecto!
Boas, chegou hoje la o material a nivel do bastidor e patch panels e isso tudo, e a nivel dessa ideia agrada me, mas sabes como se configura e se faz isso do tal freeze?
Gostava de instalar em cada pc por exemplo:
Windows xp pro sp3
Office 2003
visual basic
primavera express
colocar a pasta documentos e ambiente trabalho sincronizada com o server claro.
e ao fazer terminar seccao, voltar ao que estava dantes.
era 5*
nao instales a versão orginal do office nas makinas... instalas uma pirata e tens as licenças guardadas... pk se nao tens ppl a roubar as licenças!!
flaviorodrigues 28-06-2008, 21:43 nao instales a versão orginal do office nas makinas... instalas uma pirata e tens as licenças guardadas... pk se nao tens ppl a roubar as licenças!!
não quero problemas ca ASAE!
não quero problemas ca ASAE!
ATENÇÂO:: eu não estou a promover pirataria!!!
Nunca vais ter problemas com a ASAE porque desde que tenhas as licenças do software não existe problema em teres versão pirata nos PC's... é so por uma questão de segurança!! Imagina que os alunos resolvem roubar a licença?? epa eu conheço escolas que fazem o que eu disse... quando a fiscalização vai ver as licenças de utilização do software eles tem la guardadas num arquivo mas o software que está nos pc's dos alunos é pirata!
Mais uma vez eu não estou a promover pirataria... até porque serias obrigado na mesma a pagar pelas licenças!!
Mas informa-te mais sobre isso!
Paulo Truta 29-06-2008, 00:53 Boas, chegou hoje la o material a nivel do bastidor e patch panels e isso tudo, e a nivel dessa ideia agrada me, mas sabes como se configura e se faz isso do tal freeze?
Gostava de instalar em cada pc por exemplo:
Windows xp pro sp3
Office 2003
visual basic
primavera express
colocar a pasta documentos e ambiente trabalho sincronizada com o server claro.
e ao fazer terminar seccao, voltar ao que estava dantes.
era 5*
Para o sistema de freeze, terás de instalar, depois do office, windows, visual basic e primavera um programa, se não me engano de nome DeepFreeze, que faz esse trabalhinho todo automaticamente. Se não me engano existe também uma versão servidor, para fazer o trabalho a partir desse mesmo, sem ter nada instalado na máquina... mas existe um senão... é pago :(
Não sei se existem versões freeware, mas é uma questão de pesquisares...cumprimentos ;)
PS: Aqui tens o site oficial e com explicação virada para ambientes de educação (Escolas)... Desculpa a demora na resposta. cumprimentos ;)
Para o sistema de freeze, terás de instalar, depois do office, windows, visual basic e primavera um programa, se não me engano de nome DeepFreeze, que faz esse trabalhinho todo automaticamente. Se não me engano existe também uma versão servidor, para fazer o trabalho a partir desse mesmo, sem ter nada instalado na máquina... mas existe um senão... é pago :(
Não sei se existem versões freeware, mas é uma questão de pesquisares...cumprimentos ;)
Não existe outra forma de evitar esses problemas?? Se criar uma conta de administrador na rede e por em todos os computadores que apenas com o user de administrador é que pode fazer download de programas ou instalar programas talvez resultasse... e em relação aos viruz que ás vezes os alunos trazem nas pens e etc... era instalar um bom antiviruz freeware...
Paulo Truta 29-06-2008, 01:04 Não vale a pena.... eu próprio propus este projecto na minha escola, e só mo recusaram por falta de verbas... de qualquer maneira já foi tentado todo o tipo de esquemas e não vale a pena... Isto até tem Nod32 instalado em todos os PC's!
PS: o preço de licenças para 150 computadores: 1432€ (Ainda é puxado...)
miraportuga 29-06-2008, 01:18 Se vais usar a AD, podes tambem usar a AD para esse "freeze" através das group policy. Usas uma regra que tens lá a dizer para não guardar alterações e usas um Profile remoto comum para todos e mandatório. Assim, todas as alterações que forem feitas não são guardadas e o perfil guardado e carregado no inicio de cada sessão é sempre aquele que tu configuras-te. Para "Os meus documentos, usas o folder redirection, ou então crias uma account template para alunos, outra para professores, etc.... e crias uma drive mapeada para cada um para uma pasta só sua e usas as quotas para controlar o espaço. E podes sempre criar uma share comum para todos tambem com um certo espaço definido e com o audit ligado para o object access para que saibas o que metem lá, quem meteu, quem apagou, quem modificou.. etc. caso haja algum problema podes sempre ver quem foi o responsavel.
Cumps
Paulo Truta 29-06-2008, 01:44 Se vais usar a AD, podes tambem usar a AD para esse "freeze" através das group policy. Usas uma regra que tens lá a dizer para não guardar alterações e usas um Profile remoto comum para todos e mandatório. Assim, todas as alterações que forem feitas não são guardadas e o perfil guardado e carregado no inicio de cada sessão é sempre aquele que tu configuras-te. Para "Os meus documentos, usas o folder redirection, ou então crias uma account template para alunos, outra para professores, etc.... e crias uma drive mapeada para cada um para uma pasta só sua e usas as quotas para controlar o espaço. E podes sempre criar uma share comum para todos tambem com um certo espaço definido e com o audit ligado para o object access para que saibas o que metem lá, quem meteu, quem apagou, quem modificou.. etc. caso haja algum problema podes sempre ver quem foi o responsavel.
Cumps
Boa alternativa... irei analisar isso para a minha escola ;) cumps ;)
flaviorodrigues 29-06-2008, 13:47 Se vais usar a AD, podes tambem usar a AD para esse "freeze" através das group policy. Usas uma regra que tens lá a dizer para não guardar alterações e usas um Profile remoto comum para todos e mandatório. Assim, todas as alterações que forem feitas não são guardadas e o perfil guardado e carregado no inicio de cada sessão é sempre aquele que tu configuras-te. Para "Os meus documentos, usas o folder redirection, ou então crias uma account template para alunos, outra para professores, etc.... e crias uma drive mapeada para cada um para uma pasta só sua e usas as quotas para controlar o espaço. E podes sempre criar uma share comum para todos tambem com um certo espaço definido e com o audit ligado para o object access para que saibas o que metem lá, quem meteu, quem apagou, quem modificou.. etc. caso haja algum problema podes sempre ver quem foi o responsavel.
Cumps
Boas, sim vou usar o AD, não sabia que havia essa opção no grupo de politicas, quando estiver a configurar o servidor vou usar isso logico, a cena das pastas pensei no folder redicterion que faz o serviço bem, depois é isso mesmo, uma share folder e pronto :)
obrigado a todos pela ajuda, opinem ai no servidor que acham que faz este serviço sem problemas e que dure uns bons 5 anos no minimo!
Perfis remotos e o caneco a 20 so te vai fazer uma coisa: gerar trafego de rede.
Voces estao a voar tao alto que se estao a esquecer do mais basico... Contas de utilizador locais sem previlegios de administração local.
Quero-os ver a passar pelos proxyes , "roubar" licenças :lol: e fazer o crl a 20 ...
Depois, um login script como manda a lei para por tudo o resto em ordem e acabaram-se os problemas ...
Para a questao das partilhas: ja pensaste em sharepoint?
|
|