View Full Version : Finepix S8100fd

BrunoMCP
05-05-2008, 18:27
Que acham da Finepix S8100fd?

Andei a pesquisar e parece-me ser a melhor (relativamente a outras com preços parecidos).

Ando à procura de uma para comprar...

jmmsmm
05-05-2008, 18:34

Andei a pesquisar e parece-me ser a melhor (relativamente a outras com preços parecidos).

Também ando à procura de uma para comprar...

e precisas de uma lente 27-486 mm, como a da s8100fd... ?!

Andre_pais
05-05-2008, 20:11

Também ando à procura de uma para comprar...

S8100FD não. Mas S8000FD sim.

Isto porque a S8000FD é muito mais barata e a S8100FD nao faz nada que justifique a diferença.

Por muito que se fale da S8000FD e da qualidade, é sempre uma maquina minimamente compacta com uma lente superversátil e um bom macro por uns 260€.

Ou então a FZ8 mas a lente nao é tao versatil, embora de melhor qualidade e normalmente os preços são iguais ou superiores aos da fujifilm. Só vi a panasonic mais barata na pixmania. E eram apenas 10€.

A S8000FD e muito mais versatil que a FZ8, mas esta tem outras vantagens. Tens agora de ver o que e mais importante.

BrunoMCP
05-05-2008, 20:50
Não entendo.

A Fuji FinePix S8100fd tem +/- o mesmo preço que as FZ8 e FZ18 mas tem mais megapixeis e zoom... Como pode a qualidade ser pior?

O quê que significa versátil?

Também não sei o que é 27-486 mm, prefiro falar em 18x.
Significa que pode aumentar 18 vezes a imagem, não é?

Sinceramente, as únicas diferenças que vejo entre a Fuji FinePix S8100fd e a PANASONIC LUMIX DMC-FZ18 é que a 1ª tem mais megapixeis e funciona a pilhas (e é mais bonita).
Porque dizem que a PANASONIC LUMIX DMC-FZ18 é melhor?

"Precisar" de zoom é muito relativo, para mim...
Mas não é a única coisa grande da máquina...
Tem 10 megapixeis, montes de características para melhorar as fotos, e usa formatos de cartões que alguém usa, ao contrário de outras...

Acho que por uns €30 de diferença entre a Fuji FinePix S8100fd e a Fuji FinePix S8000fd, mais vale comprar logo a Fuji FinePix S8100fd...

A minha maior dúvida penso que é esta:
Panasonic Lumix (LUMIX DMC-FZ18)
ou
Fujifilm FinePix (Fuji FinePix S8100fd)
?

Estou mais inclinado para a Fuji FinePix S8100fd. Se souberem algo contra, pf digam.

Talvez tenham reparado, mas eu não me sinto muito bem a comprar modelos ultrapassados, como a Fuji FinePix S8000fd, mesmo que até me servissem...

Não tem lógica que tenham resolvido qualquer problema de um modelo para o outro?

Andre_pais
05-05-2008, 21:48
Muito resumidamente.

Mais megapixeis normalmente quer dizer menos qualidade.

Se a diferença for 30€ pode ser que valha a pena A s8100fd.

Mas o melhor e esqueçeres as 2 e comprares a FZ18 da panasonic que é melhor no geral.

Outra coisa, as lentes da panasonic são melhores que as da fuji. E mais zoom tambem nao quer dizer mais qualidade antes pelo contrario.
Há que haver equilibrio.

Onde só há 30€ de diferença entre a S8100FD e a 8000 ? Pelos sites que vejo a diferença e bem maior...

Rui Marto
05-05-2008, 22:01
A Fuji FinePix S8100fd tem +/- o mesmo preço que as FZ8 e FZ18 mas tem mais megapixeis e zoom... Como pode a qualidade ser pior?
Porque nada disso significa qualidade! Os MP a mais não te servem rigorosamente para nada, só pioram, e mais zoom implica mais vidro, que normalmente implica pior qualidade.

O quê que significa versátil?
Que tanto tem uma boa grande angular, como uma boa telescópica.

Também não sei o que é 27-486 mm, prefiro falar em 18x.
Significa que pode aumentar 18 vezes a imagem, não é?
Não. 18x significa que a distância focal máxima é 18x a mínima. Ou seja, 486 = 18 x 27. E é em 27-486 que se deve falar, porque é isso que interessa.

kmolazz
06-05-2008, 09:12
Como diz o Rui, o que interessa é falar em distâncias focais. Imagina uma máquina com uma lente 100-500mm. Apesar de só ter um zoom 5x, conseguir ampliar mais a imagem do que essa da fuji. Isto porque 500mm->486mm.
cumps,
Carlos

BrunoMCP
06-05-2008, 19:57
A revista Digital Photography fez testes a comparar as melhores bridge com ultrazoom:
uma Olympus Qualquer, que ficou em terceiro
a Fuji FinePix S8100fd, que ficou em segundo
e a Panasonic Lumix FZ18, que foi considerada a melhor.
É mais leve, e tem um pouco mais qualidade que a Fuji,
(apesar de ter 8 em vez de 10 megapixeis) na minha opinião, é apenas ligeiramente mais feia...

Uma coisa que me preocupa é que, ao contrário da Fuji FinePix S8100fd, não a consigo encontrar nos sites de lojas mais famosas, como Fnac, Worten, Radio Popular, Vobis...
E todos os sites dizem um preço diferente! (muito diferente!)

De certeza que é isso que 18x significa?

Aqui parece que não... "...magnifies up to 18x..."
No site da Lumix FZ18:
http://panasonic.net/pavc/lumix/popup/fz18_powerful_zoom/index.html
É muito interessante...

Peço desculpa pelas dúvidas de iniciado, mas é o que sou...

Andre_pais
06-05-2008, 20:31
A revista Digital Photography fez testes a comparar as melhores bridge com ultrazoom:
uma Olympus Qualquer, que ficou em terceiro
a Fuji FinePix S8100fd, que ficou em segundo
e a Panasonic Lumix FZ18, que foi considerada a melhor.
É mais leve, e tem um pouco mais qualidade que a Fuji,
(apesar de ter 8 em vez de 10 megapixeis) na minha opinião, é apenas ligeiramente mais feia...

Uma coisa que me preocupa é que, ao contrário da Fuji FinePix S8100fd, não a consigo encontrar nos sites de lojas mais famosas, como Fnac, Worten, Radio Popular, Vobis...
E todos os sites dizem um preço diferente! (muito diferente!)

Sim, e nem é só essa revista ou site que diz isso.

Mas a questão é a seguinte. A FZ18 custa muito mais que a S8100FD. Isto vendo na fnac, porque na pixmania até é mais barata.

Mas uma coisa e certa:
nunca e mais barata que a S8000FD.
Visto que não há grande vantagem da S8100FD sob a S8000FD (nada que justifique a diferença de preço na minha opinião) acho que temos de ver as diferenças entre a S8000FD e a FZ18.

A FZ18 é seguramente melhor que a S8000FD. Mas é 150€ melhor? Na fnac a diferença é maior que 100€. E na pixmania também.

Rui Marto
06-05-2008, 22:34
A FZ18 não tem um pouco mais qualidade que a Fuji, tem muito mais qualidade que a Fuji.

E aqui a questão não é se a FZ18 vale os 375€ (para mim não vale), mas se a S8000fd vale os 260€ (também não vale)...

FZ18 (Wide - canto e centro)
http://img.imaging-resource.com/PRODS/FZ18/ZFZ18VFAWB_250LR.jpghttp://img.imaging-resource.com/PRODS/FZ18/ZFZ18VFAWB_250CTR.jpg
FZ18 (Tele - canto e centro)
http://img.imaging-resource.com/PRODS/FZ18/ZFZ18VFATB_250UL.jpghttp://img.imaging-resource.com/PRODS/FZ18/ZFZ18VFATB_250CTR.jpg

S8000fd (Wide - canto e centro)
http://img.imaging-resource.com/PRODS/S8000/ZS8000VFAWB_250UL.jpghttp://img.imaging-resource.com/PRODS/S8000/ZS8000VFAWB_250CTR.jpg
S8000fd (Tele - canto e centro)
http://img.imaging-resource.com/PRODS/S8000/ZS8000VFATB_250LL.jpghttp://img.imaging-resource.com/PRODS/S8000/ZS8000VFATB_250CTR.jpg

Andre_pais
07-05-2008, 08:38
A FZ18 não tem um pouco mais qualidade que a Fuji, tem muito mais qualidade que a Fuji.

E aqui a questão não é se a FZ18 vale os 375€ (para mim não vale), mas se a S8000fd vale os 260€ (também não vale)...

FZ18 (Wide - canto e centro)
http://img.imaging-resource.com/PRODS/FZ18/ZFZ18VFAWB_250LR.jpghttp://img.imaging-resource.com/PRODS/FZ18/ZFZ18VFAWB_250CTR.jpg
FZ18 (Tele - canto e centro)
http://img.imaging-resource.com/PRODS/FZ18/ZFZ18VFATB_250UL.jpghttp://img.imaging-resource.com/PRODS/FZ18/ZFZ18VFATB_250CTR.jpg

S8000fd (Wide - canto e centro)
http://img.imaging-resource.com/PRODS/S8000/ZS8000VFAWB_250UL.jpghttp://img.imaging-resource.com/PRODS/S8000/ZS8000VFAWB_250CTR.jpg
S8000fd (Tele - canto e centro)
http://img.imaging-resource.com/PRODS/S8000/ZS8000VFATB_250LL.jpghttp://img.imaging-resource.com/PRODS/S8000/ZS8000VFATB_250CTR.jpg

375 na pixmania, porque nas outras lojas todas e mais cara.

Mas se for assim, qual e a maquina que vale dinheiro?

As lentes têm de ser MUIIIIITOOOO más para esta maquina nao valer 260€.
Abaixo de 300 tens uma 18x bom macro bom wide bom tele 8mp que nao sao muitos nem poucos, e trata (para a sua classe) minimamente bem o ruído, um bom view finder, um bom ecrã, uma boa pega.

BrunoMCP
07-05-2008, 09:22
Porquê que para ti não vale?

Se é muito melhor, então pronto.

Mas de onde vêm as lunáticas diferenças de preço?
Na Fnac custa 529€ !!
Na redcoon (nunca ouvi falar) custa 302€ !!
É vigarice em qual?

Acho que a S8000fd só é barata porque foi descontinuada pela S8100fd...

kmolazz
07-05-2008, 09:49
De certeza que é isso que 18x significa?

Aqui parece que não... "...magnifies up to 18x..."
No site da Lumix FZ18:
http://panasonic.net/pavc/lumix/popup/fz18_powerful_zoom/index.html
É muito interessante...

Peço desculpa pelas dúvidas de iniciado, mas é o que sou...

Certeza absoluta.
Repara que na própria legenda da imagem, está referida a distância focal (eq. 35mm) de 504mm. O 18x só te diz a amplicacão em relacão á max angular (com o minimo de zoom) da própria lente. Para comparares a amplicacão máxima com a de outras máquinas o valor de zoom não te diz nada, precisas dos mm.
Outro exemplo prático. Eu tenho uma Fuji 6500fd, com zoom de 10.7x, e de vez em quando uso uma Canon S1is, com zoom de 10x. Se olhasses apenas para o zoom dirias que a 6500 consegue maior "amplicacão", mas na realidade é exactamente o contrário. A lente da fuji comeca nos 28mm e só vai até 300mm (300:28=10,7x), enquanto que a da Canon comeca nos 38mm e vai até os 380 (380:38=10x).
Os 18x aparecem em todo o lado e em letras grandes porque é para estas coias que a maior parte das pessoas olha... é o marketing a funcionar.

Na Fnac custa 529€ !!
É vigarice em qual?

Não é vigarice em nenhuma delas. Para além da fnac não ser própriamente nenhum exemplo de precos baixos, o material nas lojas online é quase sempre mais barato do que em lojas "fisicas".

cumps,
Carlos

Rui Marto
07-05-2008, 11:32
375 na pixmania, porque nas outras lojas todas e mais cara.

Mas se for assim, qual e a maquina que vale dinheiro?

As lentes têm de ser MUIIIIITOOOO más para esta maquina nao valer 260€.
Abaixo de 300 tens uma 18x bom macro bom wide bom tele 8mp que nao sao muitos nem poucos, e trata (para a sua classe) minimamente bem o ruído, um bom view finder, um bom ecrã, uma boa pega.

Para mim não vale nenhuma, por isso é que eu acho que máquinas de 18x só mesmo se precisares deles. De resto mais vale ir para uma máquina como a FZ8 que tem tanta ou mais qualidade e fica abaixo dos 250€.
Também porque a partir dos 400€ se encontram máquinas bastante melhores que qualquer uma destas, que é o caso da FZ50 e da G9.
As lentes têm que ser muito más para não valer 260€? Há N máquinas do mesmo valor com lentes significativamente melhores.

Porquê que para ti não vale?

Se é muito melhor, então pronto.

Na Fnac custa 529€ !!
É vigarice em qual?

Não vale pelo motivo que disse acima. A partir dos 400€ começa a haver máquinas bastante melhores e muito abaixo há máquinas tão boas ou melhores, apenas com a diferença de não terem os 18x de zoom.

knifass
07-05-2008, 13:15
0-o então siginfica que quanto maior o valor da direita (ex.:28-500) maior a ampliação que consegue?? Genial... Adoro ver o marketing a funcionar!! :P adorava entrar na área da publicidade e/ou marketing... então... resumindo... os MegaPixeis e o Zoom são marketing puro e DURO!! lool

EDIT: enganeim... keria dizer valor da direita....

Rui Marto
07-05-2008, 13:28
Não! O valor da esquerda é a distância focal mínima, só isso. Quanto maior, menos grande angular a lente tem (a partir dos 50mm já não é grande angular). A multiplicação (zoom) é maior quanto mais afastados ambos os valores estiverem.

E o zoom não é marketing puro e duro, o zoom é um valor real e não é para enganar ninguém. As pessoas é que confundem zoom com distância focal, e automaticamente pensam que quanto mais zoom, mais alcance tem.

Kaiput
07-05-2008, 13:44
O que acham desta máquina?

Câmara Fotográfica Digital FUJIFILM S8000fd

http://www.chip7.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=14791#

cumps

Rui Marto
07-05-2008, 14:11
Lê os posts acima. A S8000fd e S8100fd são quase iguais.

Andre_pais
07-05-2008, 22:31
Para mim não vale nenhuma, por isso é que eu acho que máquinas de 18x só mesmo se precisares deles. De resto mais vale ir para uma máquina como a FZ8 que tem tanta ou mais qualidade e fica abaixo dos 250€.
Também porque a partir dos 400€ se encontram máquinas bastante melhores que qualquer uma destas, que é o caso da FZ50 e da G9.
As lentes têm que ser muito más para não valer 260€? Há N máquinas do mesmo valor com lentes significativamente melhores.

Não vale pelo motivo que disse acima. A partir dos 400€ começa a haver máquinas bastante melhores e muito abaixo há máquinas tão boas ou melhores, apenas com a diferença de não terem os 18x de zoom.

A FZ8 so fica nos 250€ na pixmania. nas outras lojas é ve-la a 300 ou até mais.
A S8000FD fica sempre nos 260 - 270...

mmm... tanta ou mais qualidade por um preço mais baixo era o que querias dizer? é que visto que a S8000FD na global das lojas custa menos e tem melhores specs nao sei se será bem isso.

Sei que specs nao quer dizer nada, mas 18x sao sempre 18x zoom. 1cm macro e 27mm wide são sempre verdadeiros.

Nao te esqueças do fantástico processamento de imagem da FZ8.

A tão criticada lente tem de ser mesmo MÁ para atenuar estas vantagens todas.

A unica coisa que a FZ8 tem que me salte a vista, que me faz pensar entre ela e a fuji, que me faz indeciso, é a gravação de video em 16:9.
Isso era o que todas as maquinas deviam fazer e nao fazem.

ha muitas maquinas por 250 euros com lentes melhores? dizme.
Se for a canon S5 enganas-te porque tem fringing e um mau wide angle.

E eu nem disse que as lentes das maquinas têm de ser muito más para valerem 260. so disse que, com as features da S8000FD a sua maior desvantagem, a lente, tem de ser MUITO MÁ para nao valer os 260 euros que ela custa.

Rui Marto
07-05-2008, 22:52
Tens pelo menos 3 lojas que vendem a FZ8 abaixo dos 250€. Na redcoon chega a estar a 205€.

Sim, tanta ou mais qualidade por um preço mais baixo, em relação à FZ18. Em relação à S8000fd tem muito mais qualidade. E pouco interessa se há lojas a vendê-la por 500€, desde que seja possível compra-la por menos sem recorrer a importações e coisas manhosas.

Quanto às specs, há coisas que não há fuga. Os 18x são sempre 18x, a questão é se preferes os 18x em detrimento da qualidade de imagem? E sim, os 27mm são muito giros para paisagens, mas só isso. É outra questão de opção, se precisas ou não dos 27mm. No entanto com 27mm, o macro a 1cm deixa de ser algo por aí além.

Por 250€ a FZ8 tem uma lente melhor, a A720 tem uma lente melhor... São melhores em termos de qualidade. Podem não ser tão versáteis, mas têm mais qualidade.
E não percebo as queixas de aberrações cromáticas na S5 quando as Fuji são das piores nesse aspecto.
Aos cantos (muito) suaves e aberrações cromáticas, esta Fuji ainda lhe junta distorções elevadas.

Após ler as specs com mais atenção ainda acho a máquina pior. Além do que já referi em relação à lente, é uma máquina que ao contrário da FZ8, não tem RAW, é lenta como tudo (demora mais de 4s a ligar, mais de 7s para recarregar o flash!) e tem um disparo continuo muito mau (1.1fps até 3 fotos).

Fatalit1-4
07-05-2008, 23:46
Na Digital Photographer do mes de maio onde vem a tal comparaçao das Bridges...

A Fuji fica-se pelos 90%... contra os 94 da da FZ18!

Depois de ler bem o artigo, (e atençao que parecem nao testar a mesma maquina que o Rui tanto gosta de criticar) se tivesse que escolher iria obviamente para a Fuji...custa metade da Pana.

Andre_pais
07-05-2008, 23:56
Tens pelo menos 3 lojas que vendem a FZ8 abaixo dos 250€. Na redcoon chega a estar a 205€.

Sim, tanta ou mais qualidade por um preço mais baixo, em relação à FZ18. Em relação à S8000fd tem muito mais qualidade. E pouco interessa se há lojas a vendê-la por 500€, desde que seja possível compra-la por menos sem recorrer a importações e coisas manhosas.

Quanto às specs, há coisas que não há fuga. Os 18x são sempre 18x, a questão é se preferes os 18x em detrimento da qualidade de imagem? E sim, os 27mm são muito giros para paisagens, mas só isso. É outra questão de opção, se precisas ou não dos 27mm. No entanto com 27mm, o macro a 1cm deixa de ser algo por aí além.

Por 250€ a FZ8 tem uma lente melhor, a A720 tem uma lente melhor... São melhores em termos de qualidade. Podem não ser tão versáteis, mas têm mais qualidade.
E não percebo as queixas de aberrações cromáticas na S5 quando as Fuji são das piores nesse aspecto.
Aos cantos (muito) suaves e aberrações cromáticas, esta Fuji ainda lhe junta distorções elevadas.

Após ler as specs com mais atenção ainda acho a máquina pior. Além do que já referi em relação à lente, é uma máquina que ao contrário da FZ8, não tem RAW, é lenta como tudo (demora mais de 4s a ligar, mais de 7s para recarregar o flash!) e tem um disparo continuo muito mau (1.1fps até 3 fotos).

A S5 tem grandes aberrações cromaticas. A S8000FD tem grandes aberrações cromaticas. Ambas perdem detalhe nos cantos.

Talvez a fuji perca mais detalhe nos cantos. mas pode-se pedir mais para uma lente de 18x zoom que começa nuns optimos 27mm?

Além disso a S5 custa mais de 300€.

Abaixo de 300€ a S8000FD é na minha opiniao a melhor.

Onde viste os 4s para ligar e a 1.1fps e 7segundos entre fotos com flash?

O que eu vejo é 1.5fps para 3 fotos na qualidade maxima tamanho máximo.
Vejo também 7fps em qualidade de 4mp e 15fps em qualidade de 2mp. Isto tudo a tirar 15 fotos num burst.
2.8 segundos entre fotos com flash. Não 7 segundos.

Chega a ser mais rapido a ligar que a panasonic.

A S8000FD TEM no geral melhores specs que a panasonic.
Na minha opiniao é MESMO uma melhor maquina.

Com a FZ8 a 205€ talvez as coisas sejam um pouco diferentes. Mas de 250€ para cima é melhor comprar a S8000FD na minha opiniao.

E no geral, qualidade, versatilidade a lente da A720 perde. NÃO há essas tais N maquinas com lentes melhores abaixo de 250€. Podes encontrar a SX100IS mas que ainda assim duvido que tenha uma lente melhor. isto tendo em conta todas as specs da lente.

Não te esqueças que uma melhor qualidade da lente nao quer dizer que tenha melhor qualidade final. O sensor e o processamento de imagem tabém contam.

Na Digital Photographer do mes de maio onde vem a tal comparaçao das Bridges...

A Fuji fica-se pelos 90%... contra os 94 da da FZ18!

Depois de ler bem o artigo, (e atençao que parecem nao testar a mesma maquina que o Rui tanto gosta de criticar) se tivesse que escolher iria obviamente para a Fuji...custa metade da Pana.

É esse o problema. Por muito que se diga que a FZ18 é melhor que a S8000FD custa muito mais. É uma maquina que melhora muito em relação á FZ8. Só que pura e simplesmente ainda é cara demais para aquilo que ofereçe.

A FZ8 por 200 e poucos euros e que sim, é uma optima compra. Agora vejo-a a disparar para 300 e tal euros...

Fica-se a espera da FZ9 para corrigir os defeitos da FZ8 ao nivel do processamento da imagem.

Fatalit1-4
08-05-2008, 00:14
É esse o problema. Por muito que se diga que a FZ18 é melhor que a S8000FD custa muito mais. É uma maquina que melhora muito em relação á FZ8. Só que pura e simplesmente ainda é cara demais para aquilo que ofereçe.

A FZ8 por 200 e poucos euros e que sim, é uma optima compra. Agora vejo-a a disparar para 300 e tal euros...

Fica-se a espera da FZ9 para corrigir os defeitos da FZ8 ao nivel do processamento da imagem.

Claro!
Que a Pana. é no geral uma melhor maquina que a Fuji. nao tenho duvidas...agora o preço faz descambar a balança!
Nao va-le o que custa!

Rui Marto
08-05-2008, 01:17
A lente é muito versátil, não haja dúvida, mas sim, pode-se pedir MUITO mais de uma lente de 18x e a FZ18 é a prova disso.

Os testes à velocidade da máquina podes encontrar em vários sites de reviews. Os que encontrei foram:
Off to first shot - 4.2s
Display recorded image - 1.5s
Flash recycling (full power) - 7.4s

Disparo contínuo - 1.3fps (valor oficial da Fuji) Os outros valores são muito bons, mas à custa de resolução.

Em relação à qualidade das lentes, não tenhas a mínima dúvida que a A720IS, a FZ8, a SX100 e outras máquinas, são muito melhores. Podem não ser tão versáteis, é verdade, mas em qualidade são muito superiores.

E sim, eu sei que muito mais coisas contam para a qualidade de imagem. Mas embora o processamento da Panasonic seja francamente mau, especialmente em ISOs acima de 100, o da Fuji também não é perfeito e nem sequer dá a opção de processar a foto no PC.

As ÚNICAS coisas que a S8000fd tem a seu favor é que é a única 18x, que começa nos 27mm, perto dos 250€ e baixando a resolução consegue um disparo contínuo bom.

@dpreview:
Canon A720IS - Highly Recomended - Optics 8.0 - Image quality 8.0
Canon SX100 - Recomended - Optics 8.0 - Image Quality 8.0
Panasonic FZ8 - Highly Recomended - Optics 8.0 - Image Quality 8.0
Fuji S8000fd - Recomended - Optics 7.0 - Image Quality 7.0

Por isso volto a dizer que na minha opinião não está sequer perto de ser a melhor opção por 250€, a menos que se queira uma lente tão versátil. E fico por aqui.

Andre_pais
08-05-2008, 12:34
A lente é muito versátil, não haja dúvida, mas sim, pode-se pedir MUITO mais de uma lente de 18x e a FZ18 é a prova disso.

Os testes à velocidade da máquina podes encontrar em vários sites de reviews. Os que encontrei foram:
Off to first shot - 4.2s
Display recorded image - 1.5s
Flash recycling (full power) - 7.4s

Disparo contínuo - 1.3fps (valor oficial da Fuji) Os outros valores são muito bons, mas à custa de resolução.

Em relação à qualidade das lentes, não tenhas a mínima dúvida que a A720IS, a FZ8, a SX100 e outras máquinas, são muito melhores. Podem não ser tão versáteis, é verdade, mas em qualidade são muito superiores.

E sim, eu sei que muito mais coisas contam para a qualidade de imagem. Mas embora o processamento da Panasonic seja francamente mau, especialmente em ISOs acima de 100, o da Fuji também não é perfeito e nem sequer dá a opção de processar a foto no PC.

As ÚNICAS coisas que a S8000fd tem a seu favor é que é a única 18x, que começa nos 27mm, perto dos 250€ e baixando a resolução consegue um disparo contínuo bom.

@dpreview:
Canon A720IS - Highly Recomended - Optics 8.0 - Image quality 8.0
Canon SX100 - Recomended - Optics 8.0 - Image Quality 8.0
Panasonic FZ8 - Highly Recomended - Optics 8.0 - Image Quality 8.0
Fuji S8000fd - Recomended - Optics 7.0 - Image Quality 7.0

Por isso volto a dizer que na minha opinião não está sequer perto de ser a melhor opção por 250€, a menos que se queira uma lente tão versátil. E fico por aqui.

Manda-me o site desses valores. 7segundos para recarregar e muito muito mau.

Nao compares o tratamento de ruido da panasonic com a da fuji. As fotos da panasonic, logo a ISO 200 ou 400 os vermelhos perdem-se.

Não vou comprar uma maquina so porque a lente não dá aberrações cromaticas e grava video em 16:9. Até porque a qualidade final so supera a da fuji com iso100.

Por 205euros e que sim ja vale a pena.

Nessas recommended e isso está o "versatility" ? ou por exemplo "value for money" ?

Aonde e que a qualidade de imagem e melhor que a da fuji?
So se estiverem a falar de iso 100.
Nao te esqueças que se tiveres um objecto longe e quiseres usar os 18x zoom, na fuji vais usar 18xzoom optico na panasonic ja vais tar a usar o zoom digital.

Rui Marto
08-05-2008, 13:07
Esses valores são de www.imaging-resource.com

Quanto à cena do ISO isso apenas se aplicava a alguns modelos da Fuji. O famoso sensor Super CCD 1/1.6" e 6Mp já não existe. Os sensores actuais têm um pixel pitch normalissimo. Só o da S100fs é que se destaca.

No caso da Panasonic, JPEGs da máquina, sim, só supera em ISO100, mas ao contrário da Fuji a Panasonic dá-te o RAW, o que muda muito as coisas.

Sim, eles quando atribuem a pontuação às lentes, contam com qualidade e versatilidade, mas obviamente que dão mais valor à qualidade. E sim, também têm o value, apesar de ser relativo porque os preços de lá não são iguais aos de cá.

O recomended ou highly recomended é a classificação geral, tendo tudo em conta: Qualidade de imagem, processamento, desempenho, versatilidade, valor, etc.

A qualidade de imagem é superior às da Fuji, não só em ISO100. Como já disse umas linhas acima, os sensores da Fuji que se destacavam nesse aspecto, já sairam do mercado. E há sensores com mais alcance dinâmico e melhores cores que os da Fuji, o da FZ8 é um exemplo disso e o da A720IS também.

O alcance da lente é uma questão de opção. Eu não preciso de uma lente com 18x para nada. Tenho dezenas de milhares de fotos tiradas, já usei lentes dos 24mm aos 850mm e posso-te dizer que uma 35-210mm chega-me perfeitamente. Mesmo assim é muito raro usar os 210mm. Apesar de também não sentir falta, compreendo muito mais a necessidade dos 28mm do que dos 500mm ou 18x de zoom. Uma lente 28-280mm (10x) como a da TZ3 consegue ser versátil o suficiente para a maioria das pessoas e não sacrifica tanto a qualidade.
Isto porque ao escolher uma máquina, quero que ela tenha qualidade máxima na maioria das fotos. Não vou comprar uma máquina com menos qualidade só porque uma ou duas vezes poderei vir a precisar de 18x de zoom.

Andre_pais
08-05-2008, 22:05
Esses valores são de www.imaging-resource.com (http://www.imaging-resource.com)

Quanto à cena do ISO isso apenas se aplicava a alguns modelos da Fuji. O famoso sensor Super CCD 1/1.6" e 6Mp já não existe. Os sensores actuais têm um pixel pitch normalissimo. Só o da S100fs é que se destaca.

No caso da Panasonic, JPEGs da máquina, sim, só supera em ISO100, mas ao contrário da Fuji a Panasonic dá-te o RAW, o que muda muito as coisas.

Sim, eles quando atribuem a pontuação às lentes, contam com qualidade e versatilidade, mas obviamente que dão mais valor à qualidade. E sim, também têm o value, apesar de ser relativo porque os preços de lá não são iguais aos de cá.

O recomended ou highly recomended é a classificação geral, tendo tudo em conta: Qualidade de imagem, processamento, desempenho, versatilidade, valor, etc.

A qualidade de imagem é superior às da Fuji, não só em ISO100. Como já disse umas linhas acima, os sensores da Fuji que se destacavam nesse aspecto, já sairam do mercado. E há sensores com mais alcance dinâmico e melhores cores que os da Fuji, o da FZ8 é um exemplo disso e o da A720IS também.

O alcance da lente é uma questão de opção. Eu não preciso de uma lente com 18x para nada. Tenho dezenas de milhares de fotos tiradas, já usei lentes dos 24mm aos 850mm e posso-te dizer que uma 35-210mm chega-me perfeitamente. Mesmo assim é muito raro usar os 210mm. Apesar de também não sentir falta, compreendo muito mais a necessidade dos 28mm do que dos 500mm ou 18x de zoom. Uma lente 28-280mm (10x) como a da TZ3 consegue ser versátil o suficiente para a maioria das pessoas e não sacrifica tanto a qualidade.
Isto porque ao escolher uma máquina, quero que ela tenha qualidade máxima na maioria das fotos. Não vou comprar uma máquina com menos qualidade só porque uma ou duas vezes poderei vir a precisar de 18x de zoom.

Ajuda muito as coisas o RAW? Não é o que me dizem. Se a camera tem problemas com iso's altos, tem problemas com iso's altos e nao podes mudar isso.

A TZ3 nao tem modos manuais.

Não é a unica a ter aberrações cromaticas.
Olha a fz8.
"Chromatic aberration
Low at wide angle, high at telephoto. Very noticeable effect on some images in the corners toward full telephoto."
Chega a ser mais preocupante e intrusiva a da FZ8 no 12xzoom do que a fujifilm nos 18x zoom.

Outra questão:
Detail and resolution were both good, though there's a moderate amount of softening in the corners from the lens, as well as significant chromatic aberration not far from the center.

Nos testes de ruido tambem se ve uma grande diferença entre as duas cameras. A da fujifilm porta-se bem melhor. Logo a partir do 200iso os vermelhos das fotos das panasonic começam a esborratar-se.

Enfim, acho que isto nao vai dar a lado nenhum. Prefiro a S8000FD. Tou a espera review da superzoom de 18x da nikon.

São maquinas para usos diferentes. mas acho que all-around a S8000FD e melhor. Isto na minha opiniao, á revistas que podem discordar, mas pronto.

Rui Marto
08-05-2008, 22:46
O RAW não ajuda em muito? O RAW é das melhores coisinhas que se pode ter. Se te informares melhor, o problema das Panasonic com os ISOs altos, não tem nada a ver com o sensor, tem a ver com o processamento do Venus Engine, que esborrata as fotos. Se o processamento for feito no PC a partir do RAW, o Venus Engine nem toca na foto, portanto é um problema que fica completamente excluído.

A FZ8 sofre algumas aberrações cromáticas, mas a S8000fd abusa:
"High at wide angle, higher still at telephoto. Extends fairly deep into the frame too."
Além disso na FZ8 só se notam aberrações cromáticas, com o zoom ao máximo, nos cantos, no centro não se nota. Já a Fuji tem aberrações cromáticas tanto nos cantos como no centro. Se bem que nos cantos já está tudo tão desfocado que as aberrações cromáticas acabam por ser um mal menor.

Essa segunda parte que citas diz respeito ao modo Macro e logo a seguir diz:
"Most cameras have some softening in the corners in macro mode, and it's not surprising to see chromatic aberration in a 12x lens's macro mode."
No entanto se fores ver o da Fuji verás que é pior. E além de cantos "significativamente suaves" ou aberrações cromáticas, ainda tem distorções, que de acordo com eles já não é assim tão normal.

Se fores ver a secção "Color" verás também que a FZ8 tem melhor precisão nas cores. Mesmo em relação aos ISOs, até em ISO200 a FZ8 é melhor. Em ISO400 a Fuji é melhor, mas a partir daí venha o diabo e escolha.
Aliás, no fim em "Output quality" eles dizem mesmo que na FZ8 uma foto em ISO800 ainda dá para uma boa impressão a 8x10", enquanto na S8000fd dizem que em ISO800 uma foto 4x6" "only make passable" (minimamente aceitável).

E mais uma vez, a questão dos ISOs na FZ8 é contornável e pode ser muito melhorada processando a partir do RAW. Aliás, tens aqui muitos relatos no fórum sobre o próprio Silkypix (processador da Panasonic) fazer um excelente trabalho. Depois ainda há o Noise Ninja e NeatImage.

Agora gostos não se discutem, se gostas mais da S8000fd é contigo, não digas é que é a melhor máquina porque não é. É muito versátil, mas isso é só uma coisa e não é apreciada por todos, especialmente se implicar tanta perda de qualidade.

Andre_pais
09-05-2008, 01:17
O RAW não ajuda em muito? O RAW é das melhores coisinhas que se pode ter. Se te informares melhor, o problema das Panasonic com os ISOs altos, não tem nada a ver com o sensor, tem a ver com o processamento do Venus Engine, que esborrata as fotos. Se o processamento for feito no PC a partir do RAW, o Venus Engine nem toca na foto, portanto é um problema que fica completamente excluído.

A FZ8 sofre algumas aberrações cromáticas, mas a S8000fd abusa:
"High at wide angle, higher still at telephoto. Extends fairly deep into the frame too."
Além disso na FZ8 só se notam aberrações cromáticas, com o zoom ao máximo, nos cantos, no centro não se nota. Já a Fuji tem aberrações cromáticas tanto nos cantos como no centro. Se bem que nos cantos já está tudo tão desfocado que as aberrações cromáticas acabam por ser um mal menor.

Essa segunda parte que citas diz respeito ao modo Macro e logo a seguir diz:
"Most cameras have some softening in the corners in macro mode, and it's not surprising to see chromatic aberration in a 12x lens's macro mode."
No entanto se fores ver o da Fuji verás que é pior. E além de cantos "significativamente suaves" ou aberrações cromáticas, ainda tem distorções, que de acordo com eles já não é assim tão normal.

Se fores ver a secção "Color" verás também que a FZ8 tem melhor precisão nas cores. Mesmo em relação aos ISOs, até em ISO200 a FZ8 é melhor. Em ISO400 a Fuji é melhor, mas a partir daí venha o diabo e escolha.
Aliás, no fim em "Output quality" eles dizem mesmo que na FZ8 uma foto em ISO800 ainda dá para uma boa impressão a 8x10", enquanto na S8000fd dizem que em ISO800 uma foto 4x6" "only make passable" (minimamente aceitável).

E mais uma vez, a questão dos ISOs na FZ8 é contornável e pode ser muito melhorada processando a partir do RAW. Aliás, tens aqui muitos relatos no fórum sobre o próprio Silkypix (processador da Panasonic) fazer um excelente trabalho. Depois ainda há o Noise Ninja e NeatImage.

Agora gostos não se discutem, se gostas mais da S8000fd é contigo, não digas é que é a melhor máquina porque não é. É muito versátil, mas isso é só uma coisa e não é apreciada por todos, especialmente se implicar tanta perda de qualidade.

Mas não foi o que me disseram. Eu sei, que o problema é do processamento de imagem da VENUS III, só que me tinham dito que era muito dificil, reverter o resultado. Uns diziam que sim outros que nao.

Eu acho que em ISO 200 para cima a fuji leva a melhor. Em todos os ISO's, prefiro o tratamento da fuji, mas se o raw depois de tratado devidamente fizer essas maravilhas o que isso interessa.

Mas repara, que andar sempre a tirar fotos em RAW não é a coisa mais engraçada que há. Torna a camera mais lenta.

Acho que são 2 optimas cameras. Tinha a ideia de que a S8000FD leva-va a melhor porque vi uns preços que me assustaram (da fz8), e as specs e umas fotos em ISO alto comparadas com as FZ8 e até a FZ18 tambem me davam a ideia de que a S8000FD era uma melhor maquina.

Visto que o problema do barulho excessivo esta resolvido com o raw já não vejo grandes razões para a S8000FD ser melhor.

Outra coisa que me fazia e faz gostar da S8000FD era porque era mais ergonomica. Pelo menos para mim. Fui pegar nas 2 a umas semanas e a fuji cabia-me melhor na mão. A panasonic era muito pequena e leve.

Falo assim porque vou comprar uma maquina, e queria uma bridge ou superzoom. E essas 2 eram as que me mais saltaram a vista. Também não é para comprar já por isso.

Depois a FZ8 tem uma delicia que me dá muito jeito que é a gravação de video.

De qualquer forma, a pana apesar desta minha opiniao final só é melhor compra façe á fuji se tiver abaixo dos 270€, por volta do preço da fuji.

Rui Marto
09-05-2008, 01:47
O RAW não serve para reverter resultados nenhuns. Uma coisa é aquilo que o sensor capta, outra é a foto final. O RAW é a informação que o sensor captou, no seu estado puro. A foto depois fazes no PC com essa informação. Ou seja, não estás a reverter nada, estás a criar outra foto, com outro processamento, a partir dos mesmos dados.

Mas o RAW não interessa só por isso. O RAW é um tipo de ficheiro muito importante para quem leva a fotografia a sério. Permite muito tipo de edições e ajustes que só podem ser feitos a partir do RAW, sem perdas de qualidade. E visto que o RAW não tem compressão nenhuma, até tens ganhos em relação aos JPEGs feitos pelas máquinas.

Claro que andar sempre a tirar fotos em RAW não é praticável (só em SLRs ou se a lentidão não for um problema), mas pelo menos para mim, na maioria das situações, o JPEG da máquina é suficiente. Primeiro porque o processamento é bom, depois porque mesmo que fosse uma Panasonic, a maioria das fotos que tiro são durante o dia, com flash ou com tripé. Muito raramente preciso de usar ISOs altos.

Se a FZ8 fosse assim tão cara também começava a não ser grande opção. Mas continua a ter uma das melhores lentes e a ser a única (das que me lembro) que consegue tirar fotos em RAW, dentro destes valores.
A FZ18 é muito semelhante à FZ8, mas além da qualidade e funções, ainda lhe junta a versatilidade dos 18x de zoom. Também por isso é que é tão cara.

Quanto à ergonomia já vai de cada um, mas normalmente as maiores são as melhores (no meu caso).
Já agora, a S8000fd não faz vídeo?

Existe também outra opção que não foi falada e que dizem ser uma boa concorrente, a Kodak Z812 (acho que é essa). E já pensaste também procurar por uma máquina usada? Acho que andam por aí umas FZ50 à venda. São grandes máquinas.

BrunoMCP
10-05-2008, 01:52
Olhem,
estão a dar-me uma enorme ajuda. Antes de vir ao fórum não sabia metade sobre foto digital do que sei agora.
Mas a conversa está a ficar descontrolada.
Há posts em que já nem sei se estão a dizer mal ou bem de certa câmara...
Leio um post e penso: ena pá, a panasonic é a melhor! E no seguinte dizem que não presta e que a fuji é a melhor, e depois acrescentam que não tem vermelhos (?!?!?).
Vamos resumir:
A minha dúvida inicial era sobre a Finepix S8100fd (na altura achava que era a melhor). Depois convenci-me que valia mais a pena a Panasonic LUMIX FZ18 (principalmente por causa da revista).
Começou-se a falar da Finepix S8000fd, da Panasonic LUMIX FZ8, etc...
Eu só quero saber qual é a melhor, se é mesmo a Panasonic LUMIX FZ18 ou outra...

Obrigado

:zzz:

BrunoMCP
10-05-2008, 01:59
Já agora, se por acaso alguém conhecer algum site
que explique claramente, em português, todas estas noções básicas sobre fotografia,
(abertura, focagem, zoom, RAW, ect,), era ouro.

Rui Marto
10-05-2008, 02:05
Se leres tudo com atenção verás que a minha opinião é que a S8000fd tem a vantagem de ser versátil, mas em termos de qualidade de imagem acho a FZ8 melhor. A FZ18 é versátil e tão boa como a FZ8, mas é bem mais cara.

Quanto ao que queres aprender, tens tudo aqui no fórum. Já há por aí um tópico "Modos manuais - dicas" com muita informação sobre usar uma máquina, tens outro só sobre o RAW e tens um Sticky cheio de links para sites com mais informação.

jmmsmm
10-05-2008, 10:17
Eu só quero saber qual é a melhor, se é mesmo a Panasonic LUMIX FZ18 ou outra...

a minha mulher tem uma FZ18...
a máquina tem uma performance muito boa;
cheia de funções e opções de funcionamento que não encontras em nenhuma das outras super-zoom;
oferece-te resultados excelentes em termos de qualidade de imagem quando utilizada em condições ideais (muita luz...) graças a sua excelente lente e também ao óptimo sistema de estabilização de imagem, ;
boa autonomia;
zoom bastante versátil, desde wide até à tele;
leve, bem construida e fácil de transportar (não no bolso, mas num saco relativamente pequeno..)...
modo macro muito bom.

enfim, tens tudo isto e muito mais...
mas em "compensação", quando utilizada com pouca luz e/ou com ISO´s a ou acima de 200, a qualidade é sofrível...
diria mesmo... se pensas tirar fotos dentro de casa, com pouca luz ou mesmo luz artificial, não compres a máquina (bom, esta ou qualquer outra super-zoom)...
mas se a tua intenção for utilizar a máquina com luz ambiente na maior parte das vezes, com ISO 100 ou 200 (mesmo assim, de evitar) e nunca acima disto, de entre todas as super zoom, compra a FZ18... é excelente e não te vais arrepender... ;)

BrunoMCP
10-05-2008, 11:45
Não me vou arrepender?
Mas e se eu quiser tirar fotos dentro de casa?
No site da FZ18 diz que tira boas fotos no escuro, e no interior, até tem um modo para isso!

Rui Marto
10-05-2008, 11:52
E achas que o site da FZ18 ia dizer que tira más fotos? Até é capaz de tirar boas fotos, tens é que usar flash.

kmolazz
10-05-2008, 11:54
...tens que saber filtrar o "PR". É claro que no site da máquina só vais ler coisas boas.
cumps,
Carlos

Andre_pais
10-05-2008, 11:54
Olhem,
estão a dar-me uma enorme ajuda. Antes de vir ao fórum não sabia metade sobre foto digital do que sei agora.
Mas a conversa está a ficar descontrolada.
Há posts em que já nem sei se estão a dizer mal ou bem de certa câmara...
Leio um post e penso: ena pá, a panasonic é a melhor! E no seguinte dizem que não presta e que a fuji é a melhor, e depois acrescentam que não tem vermelhos (?!?!?).
Vamos resumir:
A minha dúvida inicial era sobre a Finepix S8100fd (na altura achava que era a melhor). Depois convenci-me que valia mais a pena a Panasonic LUMIX FZ18 (principalmente por causa da revista).
Começou-se a falar da Finepix S8000fd, da Panasonic LUMIX FZ8, etc...

Obrigado

:zzz:

Isto é muito simples. Tens dinheiro para a FZ18 compra a FZ18 de todas as 4 que falamos a FZ18 é a melhor.

Andre_pais
10-05-2008, 12:01
O RAW não serve para reverter resultados nenhuns. Uma coisa é aquilo que o sensor capta, outra é a foto final. O RAW é a informação que o sensor captou, no seu estado puro. A foto depois fazes no PC com essa informação. Ou seja, não estás a reverter nada, estás a criar outra foto, com outro processamento, a partir dos mesmos dados.

Mas o RAW não interessa só por isso. O RAW é um tipo de ficheiro muito importante para quem leva a fotografia a sério. Permite muito tipo de edições e ajustes que só podem ser feitos a partir do RAW, sem perdas de qualidade. E visto que o RAW não tem compressão nenhuma, até tens ganhos em relação aos JPEGs feitos pelas máquinas.

Claro que andar sempre a tirar fotos em RAW não é praticável (só em SLRs ou se a lentidão não for um problema), mas pelo menos para mim, na maioria das situações, o JPEG da máquina é suficiente. Primeiro porque o processamento é bom, depois porque mesmo que fosse uma Panasonic, a maioria das fotos que tiro são durante o dia, com flash ou com tripé. Muito raramente preciso de usar ISOs altos.

Se a FZ8 fosse assim tão cara também começava a não ser grande opção. Mas continua a ter uma das melhores lentes e a ser a única (das que me lembro) que consegue tirar fotos em RAW, dentro destes valores.
A FZ18 é muito semelhante à FZ8, mas além da qualidade e funções, ainda lhe junta a versatilidade dos 18x de zoom. Também por isso é que é tão cara.

Quanto à ergonomia já vai de cada um, mas normalmente as maiores são as melhores (no meu caso).
Já agora, a S8000fd não faz vídeo?

Existe também outra opção que não foi falada e que dizem ser uma boa concorrente, a Kodak Z812 (acho que é essa). E já pensaste também procurar por uma máquina usada? Acho que andam por aí umas FZ50 à venda. São grandes máquinas.

Não sei o que foi feito do post em que te respondi, mas pronto, falo outra vez

Já tou a perceber o RAW. É pena é que faça a maquina mais lenta, mas visto por outro lado nao tenho de o usar sempre. Sempre que sair á rua com a maquina guardo as fotos em jpg. Quando tirar fotos á noite ou indoors posso começar a gravar raw + jpg. A FZ8 tem opção para isso certo?

A S8000FD faz video só que nao o grava em 16:9. Isso dame muito jeito porque tenho um portatil a minha televisão é em 16:9 e por isso nao faz sentido estar a gravar um video em 4:3.
Aliás todas as maquinas deviam agora ter suporte de 16:9...
Enfim,

Já vi essa kodak e gostei muito até a parte em que estava escrito (distancia min de macro - 12cm)

Sei que posso por lentes a parte, mas como a maquina nem com baterias vem nao tou para comprar isto ali, e aquilo acolá, e depois fica um bocado caro. Até porque nem e a coisa mais pratica estar a meter lente e tirar lente. Além disso o som do video disseram-me que era horrivel.

Rui Marto
10-05-2008, 12:10
Tirar e meter lentes? Actualmente penso que só SLRs fazem isso...

Sim, a FZ8 tem opção para RAW. Normalmente usa-se o RAW sempre que queres tirar o máximo de uma imagem, seja de dia, de noite, indoor, outdoor.

jmmsmm
10-05-2008, 12:16
Não me vou arrepender?
Mas e se eu quiser tirar fotos dentro de casa?
No site da FZ18 diz que tira boas fotos no escuro, e no interior, até tem um modo para isso!

tem, tem vários modos para isso, para te dizer a verdade... tens vários cenários nocturnos à escolha... mas todos caiem no mesmo... escolhem-te ISO´s altos, o que desde logo te deteriora a imagem... e muito... e como não tens muito controle da máquina, pois tratam-se de modos automáticos... não é preciso dizer mais...

se fotografares dentro de casa com flash, desde que o sujeito esteja perto da máquina e disparares com ISO 100, a foto não sai má... mas se o motivo está mais recuado e o flash não chega até ele, aí começam os problemas...:(

sempre tens a hipótese de usar um tripé para não teres que subir o ISO acima de 100, mas tudo depende das tuas intenções e da própria utilização que pretendes dar à máquina...

Andre_pais
10-05-2008, 20:24
Tirar e meter lentes? Actualmente penso que só SLRs fazem isso...

Sim, a FZ8 tem opção para RAW. Normalmente usa-se o RAW sempre que queres tirar o máximo de uma imagem, seja de dia, de noite, indoor, outdoor.

Nao e isso. E meter umas lentes que se adaptam a lente que a kodak ja tem. Para fazer um melhor macro.

Eu sei, que a FZ8 tem modo RAW. so estava a perguntar se pode guardar em jpg aoi mesmo tempo que tira em raw.

E isso de tirar raw so a noite era porque o raw nao tem muita utilidade em iso 100 e 200 porque o processador de imagem da panasonic consegue processar bem as imagens, e nao e preciso fazer o noise reducion no pc.

jmmsmm
10-05-2008, 20:39
wrong...!! :D

a ISO 200, pelo menos na FZ18, é extremamente necessário usar RAW... o ruído já se faz notar e não é pouco... claro, tudo isto para quem se preocupe em obter um produto final com alguma qualidade...

uma imagem a ISO 200 sacada de uma FZ18 em JPEG, se lhe dás um tratamentosito no photoshop, por pequeno que seja, estragas tudo...

knifass
10-05-2008, 20:58
...desculpem se o meu post vai um pouco "off topic" ... mas até tem a ver.... eu queria saber o que acham da FZ 50... já é um modelo mais avançado do que a fz18 e da fuji, certo? a fz50 continua com o problema com os ISO que tem a FZ18? vale a pena os 400 dinheiros pela FZ50? estou muito inclinado a comprar essa.... mas... queria tirar umas dúvidas...

Rui Marto
11-05-2008, 01:40
Nao e isso. E meter umas lentes que se adaptam a lente que a kodak ja tem. Para fazer um melhor macro.

Eu sei, que a FZ8 tem modo RAW. so estava a perguntar se pode guardar em jpg aoi mesmo tempo que tira em raw.

E isso de tirar raw so a noite era porque o raw nao tem muita utilidade em iso 100 e 200 porque o processador de imagem da panasonic consegue processar bem as imagens, e nao e preciso fazer o noise reducion no pc.

Sim, a FZ8 faz RAW+JPEG (acho que todas as que fazem RAW, fazem isso).

Claro que tem muita utilizade em ISO100 ou 200. Não é por acaso que muita gente quase que só dispara em RAW, seja qual for a situação, especialmente com SLRs. O RAW serve para muita coisa mesmo, não é apenas para se fazer o noise reduction no PC.

...desculpem se o meu post vai um pouco "off topic" ... mas até tem a ver.... eu queria saber o que acham da FZ 50... já é um modelo mais avançado do que a fz18 e da fuji, certo? a fz50 continua com o problema com os ISO que tem a FZ18? vale a pena os 400 dinheiros pela FZ50? estou muito inclinado a comprar essa.... mas... queria tirar umas dúvidas...

A FZ50 não continua com o problema com os ISOs altos, a FZ18 é que continua, visto que a FZ50 é mais antiga. Mas sim, é uma excelente máquina e vale a pena o dinheiro. Procura pelo tópico sobre ela que isto já é offtopic.

Andre_pais
11-05-2008, 23:15
Tive com as duas na mão hoje a fuji ligada, e a fujifilm cabe bem melhor na mao e nao demora nem metade dos do site...

Ai ai...

Tenho uma duvida, imaginemos uma maquina grande angular de 28mm , com um sensor de 1/2.3".
E outra maquina com um sensor 1/2.5" com a mesma dist. focal.

O que tem maior sensor, na verdade nao vai ter um angulo tao grande pois nao?

O angulo da fuji, é menos digamos "wide" que o da Panasonic FZ18, ja que a mesma tem um sensor mais pequeno, correcto?

Rui Marto
11-05-2008, 23:34
Errado, porque as distâncias focais que vês anunciadas já são 35efl. Essas contas só tens que fazer nas SLR, ou se estiveres a olhar para as focais marcadas nas lentes.

BrunoMCP
20-05-2008, 23:12
Estão a assustar-me um bocado com isso dos ISO.
Podem explicar-me melhor como é isso, e como funciona?
E o que tem de mal o da FZ18?

Rui Marto
20-05-2008, 23:19
O ISO é a sensibilidade do sensor à luz. Quanto maior, mais luz o sensor capta, mas mais ruído tens nas fotos. O mal da FZ18 (e das Panasonic no geral) é que ao tentar "eliminar" o ruído, perde muito detalhe nas fotos.

Andre_pais
21-05-2008, 10:50
Estão a assustar-me um bocado com isso dos ISO.
Podem explicar-me melhor como é isso, e como funciona?
E o que tem de mal o da FZ18?

É a sensibilidade do sensor. Quanto maior o ISO, menos tempo o sensor tem de estar exposto a luz, logo, terás imagens menos desfocadas, mas menos nitidas.
Isto muito resumidamente.

O mal da FZ18 é o preço. e o sensor que nao é dos melhores para usar iso's altos.

BrunoMCP
27-05-2008, 12:57
.
Para Andre_Pais:

Então, achas melhor a Fuji Finepix S8100 ou a Panasonic Lumix FZ18?

Faço a questão anterior a todos os outros utilizadores...

Este site diz que a Lumix FZ18 é melhor:
http://www.imaging-resource.com/PRODS/FZ18/FZ18A.HTM

Andre_pais
27-05-2008, 13:58
Para Andre_Pais:

Então, achas melhor a Fuji Finepix S8100 ou a Panasonic Lumix FZ18?

A FZ18 é melhor. Mas se a diferença de preço for muita é preferivel a fuji.

BrunoMCP
27-05-2008, 17:55
Se tudo correr bem, compro a Lumix FZ18.
Se não encontrar a um preço decente, compro a Finepix S8100fd.

(Já pensaram como seria bom se as câmaras tivessem nomes mais acessíveis?)

Se calhar até comprava a Fuji Finepix S8100...
Talvez a diferença de preço não valha a pena...

Para dizer a verdade, gosto mais de segurar na Fuji Finepix S8100, e a FZ18 tem uma lente gigantesca.
Por outro lado, usa pilhas, o que não me parece muito prático. Gosto mais de bateria, porque não tenho de estar sempre a comprar novas...

A diferença na qualidade de imagem compensa isto?

Rui Marto
07-06-2008, 17:09
Por outro lado, usa pilhas, o que não me parece muito prático. Gosto mais de bateria, porque não tenho de estar sempre a comprar novas...

Comprar novas?! Compras umas pilhas recarregáveis que duram mais e são mais baratas que as baterias.

A diferença na qualidade de imagem compensa o quê?

BrunoMCP
08-06-2008, 13:24
Compensa o facto de a fuji ser mais confortável (pelo menos foi o que me pareceu a pegar nelas) e a lente enorme da FZ18.

Com as pilhas recarregáveis, tenho de andar com o carregador atrás, enquanto que se tiver bateria, levo só o cabo.

Parece que vem com cabo AC incluído.

Li que a fuji não tem RAW. É verdade?

Rui Marto
08-06-2008, 13:52
Sim, é.

Se compensa ou não, tu é que sabes. Já foi dito aqui várias vezes que a lente das FZ é consideravelmente melhor.

BrunoMCP
08-06-2008, 14:36
Como é que uma lente pode ser melhor? Não é um pedaço de vidro em qualquer câmara?

É muito mau não ter RAW? Nunca usei RAW, portanto não sei...

Rui Marto
08-06-2008, 15:39
Como é que uma lente pode ser melhor? Não é um pedaço de vidro em qualquer câmara?
Desculpa lá, mas isso é uma pergunta completamente estúpida...

Os "pedaços de vidro" não são todos iguais. O tipo de vidro, a qualidade de fabrico, o desenho da lente, são tudo coisas que influenciam a qualidade da lente.

É muito mau não ter RAW? Nunca usei RAW, portanto não sei...

Muito mau não é, mas quem quer uma máquina mais avançada, o RAW dá jeito.

Andre_pais
09-06-2008, 20:14
A S8100FD custa menos, e pega-se melhor. A FZ18 custa mais e pega-se pior.

MAS, a FZ18 é melhor que a S8100FD.

Decide tu com o dinheiro que tens.

BrunoMCP
10-06-2008, 09:54
Isso resume todo o post.
A minha questão é:
Quanto melhor é a FZ18?

Eu tenho e tinha consciência de que a pergunta é estúpida, mas tinha de a fazer.
O vidro é transparente em todas. <==(Não é uma afirmação estúpida, é uma piada).

Rui Marto
10-06-2008, 17:42
Pois... Mas na fotografia o vidro é talvez a coisa mais importante na máquina. É a base de tudo...

BrunoMCP
10-06-2008, 20:04
OK
Eu fazia mais perguntas sobre isso, mas não interessa nem vale a pena.
Só preciso de saber se a FZ18 é melhor que a Fuji Finepix S8100fd o suficiente para se pagar mais por ela e para aturar uma câmara maior, menos prática, com uma lente enorme e mais feia.
Tem de ser uma imagem muito melhor, para compensar isto...

Andre_pais
10-06-2008, 20:18
OK
Eu fazia mais perguntas sobre isso, mas não interessa nem vale a pena.
Só preciso de saber se a FZ18 é melhor que a Fuji Finepix S8100fd o suficiente para se pagar mais por ela e para aturar uma câmara maior, menos prática, com uma lente enorme e mais feia.
Tem de ser uma imagem muito melhor, para compensar isto...

Isso e tu que tens de decidir com o dinheiro que tens e as vantagens da FZ18. ;)

Rui Marto
10-06-2008, 23:08
Exactamente... Eu posso-te dizer que para mim só vale a pena andar com uma máquina grande se for uma SLR, mas isto é para mim. E quando digo grande, estou a falar tanto de uma como outra, tudo o que for maior que uma compacta para mim é grande.

BrunoMCP
17-06-2008, 19:52
Isso e tu que tens de decidir com o dinheiro que tens e as vantagens da FZ18. ;)

Pois, é sobre as vantagens que preciso de saber.
Quais são?

BrunoMCP
17-06-2008, 19:56
.
De qualquer forma, isso já não interessa muito, porque acho que já me decidi pela Fujifilm Finepix S8100fd.

Encontra-se mais Finepix S8000 do que Finepix S8100, mas acho que deve valer mais a pena a Finepix S8100.

Apenas me incomoda ligeiramente o facto de não ter RAW...

Fatalit1-4
17-06-2008, 19:58
Pois, é sobre as vantagens que preciso de saber.
Quais são?

Sobretudo uma lente superior!

Fatalit1-4
17-06-2008, 20:00
.
De qualquer forma, isso já não interessa muito, porque acho que já me decidi pela Fujifilm Finepix S8100fd.

Encontra-se mais Finepix S8000 do que Finepix S8100, mas acho que deve valer mais a pena a Finepix S8100.

Ja tive a fazer uma pesquisa, e a diferença de preços esta muito pequena! As maquinas sao muito semelhantes... Nao sei ate que ponto justifica estares a gastar mais dinheiro...

robsgil
17-06-2008, 20:42
eu tb tinha esta duvida...mas entre a fz8 e a fuji...e vou optar pela fz8! estive a ver uma pics e fiquei deliciado com o q a lente consegue fazer! Para alem de que com a fuji tens de ter mais um encargo na compra de pilhas recarregaveis e carregador!

BrunoMCP
18-06-2008, 12:37
Já percebi que a lente é superior, mas ninguém me diz em quê...

A Finepix s8100 é muito mais prática.
E não é preciso carregador, ela consegue carregar as pilhas.

Rui Marto
18-06-2008, 12:42
Já percebi que a lente é superior, mas ninguém me diz em quê..

Bolas, em que é que uma lente pode ser superior?! É superior em nitidez de canto a canto, em aberrações cromáticas, em definição... No fundo é superior em tudo.

cardosoaac
18-06-2008, 13:05
.

Tenho lido isto tudo e já tenho aprendido mais umas coisas...só tenho uma dúvida:

Se te preocupas tão pouco com a lente porque te incomoda o facto de não fazer raw???...o objectivo do raw não é mesmo o de evitar o tratamento da imagem e preserva-la tal e qual é captada pela lente?

Rui Marto
18-06-2008, 13:08
Realmente estar preocupado com o RAW e não estar com a lente... Para favorecer a qualidade, a preocupação deveria ser mesmo ao contrário. Primeiro a lente, depois o RAW.

BrunoMCP
18-06-2008, 15:05
Ninguém disse o contrário.
Que parte do "ligeiramente" não dá para entender? Nunca usei RAW.

Já percebi que vantagens as lentes podem ter, quero é saber quais é que as lentes em questão têm e em que quantidade.

BrunoMCP
18-06-2008, 15:07
Estou a começar a pensar que a única forma de saber a diferença entre a Finepix S8100fd e a Lumix FZ18 é tirar uma foto com as duas usando o máximo da lente...

Rui Marto
18-06-2008, 15:12
As vantagens que eu coloquei ali em cima, já são referentes às lentes em questão.

BrunoMCP
20-06-2008, 19:11
E esses problemas são visíveis?
Quer dizer, não iam fazer uma câmara que desfocassem os cantos de propósito...

O que são exactamente aberrações cromáticas? Nunca vi uma lente que alterasse cores...

BrunoMCP
20-06-2008, 19:15
é possível alterar os posts dos outros?
o grandenaboverde já editou uma série de vezes o que eu digo

razão: merge: USAR O EDIT

não sei o que isto significa

Rui Marto
20-06-2008, 19:27
Não, só podes alterar os teus próprios posts. E é isso mesmo que o grandenaboverde te está a tentar dizer para fazeres. Em vez de fazeres dois posts seguidos, altera o teu post anterior. Para isso basta clicares em "EDIT" que aparece na parte de baixo do teu post. Também podes usar o edit para apagares o teu post.

http://img142.imageshack.us/img142/4580/semttulonj6.jpg

Ah e ele pode alterar os posts sempre que achar necessário, ele é moderador.

Em relação à lente, nenhuma marca faz uma lente que desfoque os cantos de propósito. O que acontece é que não fazem uma lente que seja boa de canto a canto, ou porque fica mais caro, ou porque simplesmente não conseguem e acham que não vale a pena. A questão das aberrações cromáticas pode estar relacionado com a qualidade do vidro e com o desenho da própria lente. Mais uma vez é uma questão de conhecimentos da marca e de eles acharem se vale ou não a pena algo melhor.

E sim, tudo isto são coisas visíveis nas imagens, caso contrário ninguém queria saber disto para nada. Há imagens onde se notam mais umas coisas, há imagens onde se notam mais outras, até há imagens em que não se nota nada. Isso depois já depende da foto que tiras e de como a tiras.

As aberrações cromáticas não são propriamente alterações nas cores. São tipo uns contornos roxos que aparecem em zonas de alto contraste. É muito comum ver-se em coisas que tenham o sol por trás, ou em coisas pretas que estejam contra um fundo branco.
Se for um problema grave, ou seja, se as aberrações da lente forem fortes (e em algumas Fuji é) consegues vê-las em quase todo o lado.

cardosoaac
20-06-2008, 22:21
As aberrações cromáticas são, por ex., o efeito que vês nestas fotografias... (http://www.dpreview.com/reviews/fujifilms8000fd/page5.asp)

BrunoMCP
21-06-2008, 03:15
Parece que só experimentando é que vou saber...
Raios, já estava decidido a comprar a Finepix S8100fd, e dizem-me isso.

Quer dizer, o mais próximo de uma câmara profissional que tenho é uma que comprei no TOYS'R'US, por €80!
Fica quase sempre tudo desfocado, se me mexo um pouco, mas só faz coisas roxas se a apontar para o Sol!
Só me custa a acreditar que uma câmara de 300 euros faça essa caca...

E eu digo tudo no mesmo post quando ACHO necessário, e ninguém tem a ver com isso.
('Use o edit' não especifica exactamente o problema...)

Fatalit1-4
21-06-2008, 13:32
Quer dizer, o mais próximo de uma câmara profissional que tenho é uma que comprei no TOYS'R'US, por €80!
Fica quase sempre tudo desfocado, se me mexo um pouco, mas só faz coisas roxas se a apontar para o Sol!

Muito boas fotos tiras com a S8100fd, nao duvides! ;)

Rui Marto
22-06-2008, 04:22
Parece que só experimentando é que vou saber...
Raios, já estava decidido a comprar a Finepix S8100fd, e dizem-me isso.

E eu digo tudo no mesmo post quando ACHO necessário, e ninguém tem a ver com isso.

Uma máquina não tem que ser obrigatoriamente melhor só porque é mais cara. Até tens máquinas de 400 ou mais € a fazer isso. A Fuji S9600 já custou alguns 500€ e é um martírio com isso.
Até porque uma máquina de 400€ está mais perto da tua máquina do TOYS'R'US de 80€, do que de uma máquina profissional. :p

PS: Estás num fórum com regras, como tal tens que lhes obedecer. Se não as cumpres, os moderadores têm tudo a ver com isso, pois fazer cumprir as regras é uma das funções deles.

cardosoaac
23-06-2008, 10:53

Vai com calma...liberdade não é libertinagem (filosofia de vida...:p sempre lhe podes chamar nabo muitas vezes:004:!!!)

As aberrações cromáticas são um compromisso...que querias numa máquina desse preço com esse zoom todo? Agora uma lente 27mm, 18x de zoom, macro de 1cm é tentador...agora se fosse eu a escolher compraria a S8000 (como já te disseran aquí...) e não a S8100 (melhor não compraria nenhuma das duas :007:)...

De qualquer forma se não ficares contente com a qualidade de imagem podes sempre devolver ou trocar...

BrunoMCP
23-06-2008, 13:02
devolver ou trocar depende de onde comprar

A frase "Muito boas fotos tiras com a S8100fd, nao duvides!" deu-me nova esperança.

Porquê que comprarias a S8000 em vez da S8100? E porquê nenhuma das duas?

Mas não tem mais lógica usar posts diferentes no caso de assuntos muito diferentes ou muito afastados no tempo?
Se eu escrever algo num dia, no dia seguinte tenho de escrever no mesmo post?

cardosoaac
23-06-2008, 14:08
És teimoso...

Não tens de escrever no mesmo post. Só escreves se for oportuno! Repara eu estou a editar o post que escrevi às 14:08 porque ainda ninguém disse nada de relevante ou que alterasse o teor da conversa, naturalmente que se isso acontecesse eu ou replicava o que alguém disse ou abria um novo post...naturalmente que ninguém vai procurar que eu replique o hoje alguém disse no post que escrevi ontem...isto era uma confusão!

Eu compraria a S8000 em vez da S8100 porque a única coisa que se altera entre os dois modelos é o n.º de mp o que é irrelevante, muitas vezes até é pior e só serve para subir o preço às máquinas! Por ex. para uma fotografia 10x15 só precisas de 3mp.

Não compraria nenhuma das duas por diversas razões que te direi quando tiver mais um bocadito de tempo porque agora tenho de ir trabalhar...depois se for oportuno edito este post (como tu já fizeste no anterior!) senão abro outro...

BrunoMCP
23-06-2008, 17:14
A sério? só há mesmo essa diferença?
Como podes ter a certeza?

Rui Marto
23-06-2008, 17:28
A sério? só há mesmo essa diferença?
Como podes ter a certeza?

Lê as especificações na net.

cardosoaac
23-06-2008, 17:35
Lê as especificações na net.

Pois...

BrunoMCP
23-06-2008, 18:44
Desculpem, mas o "Pois" ainda era mais escusado do que o "Lê as especificações na Net"...

A FinePix S8100FD tem um visor ligeiramente maior que a FinePix S8000FD.
A focagem macro tem uma diferença de 9 centímetros (1 para 10).
E até lê mais tipos de cartões.
(fonte: Fnac)

Como vêm, há mais diferenças para além da resolução.

Fatalit1-4
23-06-2008, 18:48
Desculpem, mas o "Pois" ainda era mais escusado do que o "Lê as especificações na Net"...

Tanto uma como a outra sao respostas certas para o que questionaste!

Que querias que te dissessem?

BrunoMCP
23-06-2008, 18:50
Desculpa, mas escreveste antes de eu acabar (DESVANTAGEM DO EDIT).
Relê o post em cima.

Pernas
23-06-2008, 18:53
Desculpa, mas escreveste antes de eu acabar (DESVANTAGEM DO EDIT).
Relê o post em cima.

Querias que ele adivinhasse que ias editar o teu post? lol.

BrunoMCP
23-06-2008, 19:01
Por as pessoas não adivinharem é que é uma desvantagem...:hello:

Rui Marto
23-06-2008, 19:23
Que resposta querias?! Se queres comparar as características de duas máquinas olhas para a lista de especificações e comparas.

Não arranjavas uma fonte menos fidedigna?! Quando se quer saber as especificações de uma máquina, normalmente procura-se no site da marca, não de uma loja qualquer.

O visor e o LCD são exactamente os mesmos. Nenhum é maior.
Ambas focam a 10cm em macro e a 1cm em super macro.
Ambas lêem cartões xD, SD e SDHC.

cardosoaac
23-06-2008, 23:10

Como vêm, há mais diferenças para além da resolução.

Isto já roça a miopia:sad: mas ok...

...depois destes equívocos que certamente se devem à "review" menos conseguida dos "fotógrafos" da FNAC, de macros, cartões e etc...em poucas palavras, vou-te repetir as 2 principais diferenças (senão únicas!) entre a S8000 e a S8100: 2 mp e 107€ de diferença na Pixmania nas lojas físicas deve ser mais, ou seja, 2 mp bem caros:lol:!!! Aliás, diferença idêntica entre a S5700 e a S5800!

Porque não compraria nenhuma das duas que, no fundo, são a mesma coisa:

1. Porque não sei até que ponto a mania das fotografias vai continuar e se não continuar prefiro ter uma máquina mais bolsável do que uma "bolsa cheia de máquina" que acabarei por deixar em casa!

2. Se pretender evoluir na fotografia será para uma SLR a sério e não para uma "DSLR-like" como é designada esta linha da Fuji,

3. Como já te disse os 27mm e os 18x zoom são apelativos mas não ao ponto de perder qualidade de imagem em troco disso, ou seja, perde-se de uns lados mas ganha-se nos outros.

4. Esta é a minha opinião mas certamente outros terão outras tão ou mais válidas que as minhas, naturalmente, ninguém te vai dizer compra A, B ou C as pessoas aconselham-te dentro daquilo que sabem e naquilo que tu, aparentemente, não sabes...:wow:

BrunoMCP
24-06-2008, 03:12
Em relação à miopia referes-te a mim ou aos palermas da Fnac?

É para me informar naquilo que obviamente não sei que me inscrevi neste fórum.

De qualquer forma, fizeram entrar a S8000 na minha lista de opções, mas sinceramente não consigo deixar de pensar se a diferença de preço está relacionada com algo mais do que os MP...

Quero aproveitar para lembrar de que isto é uma discussão saudável sobre um tema que gostamos,
logo peço que tenham um pouco de paciência, e peço DESCULPA por mensagens que possam ter sido um pouco mais hostis,
e agradecer-vos,
até porque entendo que têm mais em que pensar na vossa vida, têm emprego,
portanto imagino que não entrem aqui todos os dias para fazer frete e ler dúvidas parvas,
mas para desanuviarem e partilharem conhecimentos com outras pessoas.

BrunoMCP
24-06-2008, 03:30
Estive a ler sobre as duas câmaras no site da Fujifilm, e tinham razão, são praticamente o mesmo...
Excepto algumas funções, como 'High-speed playback', 'Zoom Bracketing', 'Instant Zoom'...
Nunca ouvi falar delas. Mas uns extrazinhos são sempre bem-vindos ('Instant Zoom' soa bem)...
Talvez até contacte a Fnac para dizer-lhes que uma grande empresa como eles devia ter vergonha do seu site, que até eu faço melhor, etc...

Mas:
1. Qual é a diferença entre macro e super-macro?
2. Será que no modelo mais caro não resolveram já certos problemas, como as aberrações?
3. Se eu tirasse uma foto com uma destas câmaras, sem usar o zoom, teria os mesmos problemas de imagem que a lente provoca?

Para futura referência:
FinePix S8000fd (http://www.fujifilm.com/products/digital_cameras/s/finepix_s8000fd/specifications/index.html)
FinePix S8100fd (http://www.fujifilm.com/products/digital_cameras/s/finepix_s8100fd/specifications/index.html)

Rui Marto
24-06-2008, 09:30
1. Super macro consegue focar mais próximo, mas não podes usar zoom nem flash.
2. Não, a lente continua a ser a mesma e o sensor pior (ter mais MP sem aumentar o tamanho do sensor é pior).
3. Há lentes em que os defeitos se notam mais num extremo que no outro, mas no caso destas os seus defeitos já são bem notórios mesmo com o zoom todo recolhido.

Já agora, essas coisas como o instant zoom são apenas cenas para vender. Na prática a utilidade é 0. A única diferença mais significativa entre as máquinas é que a S8100 faz 1.1fps (fotos por segundo) e a S8000 faz 1.3fps. O que até torna a S8000 melhor, mas por uma margem muito baixa.

cardosoaac
24-06-2008, 15:14
Estive a ler sobre as duas câmaras no site da Fujifilm, e tinham razão, são praticamente o mesmo...
Excepto algumas funções, como 'High-speed playback', 'Zoom Bracketing', 'Instant Zoom'...
Nunca ouvi falar delas. Mas uns extrazinhos são sempre bem-vindos ('Instant Zoom' soa bem)...
Talvez até contacte a Fnac para dizer-lhes que uma grande empresa como eles devia ter vergonha do seu site, que até eu faço melhor, etc...

Mas:

2. Será que no modelo mais caro não resolveram já certos problemas, como as aberrações?

3. Se eu tirasse uma foto com uma destas câmaras, sem usar o zoom, teria os mesmos problemas de imagem que a lente provoca?

Para futura referência:
FinePix S8000fd (http://www.fujifilm.com/products/digital_cameras/s/finepix_s8000fd/specifications/index.html)
FinePix S8100fd (http://www.fujifilm.com/products/digital_cameras/s/finepix_s8100fd/specifications/index.html)

A distância de focagem, se bem que a + valia da lente em modo de macro é a capacidade de ampliação do motivo e não só a aproximação e neste modo desconheçoa capacidade desta lente.

Sendo a lente igual (do mesmo segmento!) o problema é o mesmo, como disse, é um compromisso, isto é, levas as 18x zoom e o resto...

Sim, porque a quantidade de vidro que a luz tem de atravessar está lá sempre quer uses ou não o zoom.