View Full Version : Instalaste o Ubuntu depois do vista?Tens aqui a solucao!
PedroPereiraStr 05-05-2008, 16:02 Boa tarde!
Como alguns devem ter visto pelo fórum, tive bastantes dificuldades a ter dual boot com vista + ubuntu.
O defeito não era editar o menu.lst ( ficheiro que faz parte do ubuntu, fácilemente editavel), etc.
Como voces sabem aos instalar o ubuntu, este "ultrapassa" o MBR, acabando por não conseguirmos arrancar com o vista, ou então, arrancar erradamente.
Eu fiz o seguinte, corri o CD do vista ( nao interessa a lingua), fiz o seguinte:
-"Reparar Sistema" no menu de instalação do vista
- Depois carregei no atalho para a consola (promt).
- Fiz os seguintes comandos : "bootrec.exe /fixmbr" e de seguida "bootred.exe /fixboot".
- Reiniciar a máquina.
Bom a partir deste momento passamos a ter somente o Vista, sem qualquer sinal de Grub.
Próximo passo : - Descarregar e instalar o EasyBCD.
- Abrir o programa, fazer uma nova "Entry" de um sistema linux ( temos o separador lá em baixo), e dar uma "pica" na pequena frase que fala no grub ( nem tenho usado o vista já não me lembro bem o que diz ao certo).
-Reboot
A partir deste momento têm o MBR com duas entradas, uma para o vista ( SO default, por outras palavras se deixarem passar o tempo o SO que vai ser iniciado é o Vista), e outra para o Linux ( neobox linux ou algo do género, mas isso é editável no EasyBCD :) ). Quando carregarem na opção do vista iram reparar que ele vos "salta" para o GRUB e pronto, já está :).
Cumprimentos e boa sorte para a malta
PS: a semana passada quando fiz isto no meu computador encontrei um site que até tinha os screenshots das operações a fazer pelo EasyBCD se alguem encontrar mande PM para editar e colocar as screens.
CruDeLioS 06-05-2008, 00:45 Boas,
Eu encontrei este tutorial (http://neosmart.net/wiki/display/EBCD/Ubuntu) e de acordo com ele o segredo é não instalar o GRUB no MBR mas sim na partição do /boot de linux, e depois o EasyBCD faz o resto :)
Ainda não testei, mas nos próximos dias vou instalar o Ubuntu aqui em dual-boot com o Vista e digo se funciona!
Cumps
JAFoNEXUS 06-05-2008, 11:57 Não tou a ver qual é problema, instalando o ubuntu depois do windows nunca houve stresses ao contrario é q sim.
destr0yer 06-05-2008, 16:04 Precisamente. Eu instalei o ubuntu depois do Vista e voilá! Grub com os 2!
cumps
Romani48 06-05-2008, 16:22 Precisamente.. tinha o Vista, instalei o Mint e apareceu o grub com a listagem completa!
Podes simplificar as coisas.
Em regra geral Ubuntu e as distros mais user friendly automaticamente identificam o Vista / XP e deixam uma entrada no Grub.
Se isso não acontecer basta editar o menu.lst.
Por exemplo se tiveres o Windows em /dev/sda1:
title Windows XP
rootnoverify (hd0,0)
makeactive
chainloader +1 Isso do EasyBoot e amigos é basicamente matar uma mosca com um canhão fotónico-nuclear-ultra-mega-grande.
Sim, mas o que o CruDeLioS esta a dizer, pelo pouco que percebo, é que usando o EasyBCD dá menos stresses na desinstalação/formatação da partição do Ubuntu. Se formatarmos a mesma com o Grub instalado no MBR, ele dará erro porque nao vai encontrar a partição do Ubuntu.
Penso eu de que...
Easy, instalam o BootLoader numa partição independente, coisa que dá para fazer com o GRUB mas não com o BOOTMGR/NTLDR
PedroPereiraStr 07-05-2008, 19:39 Podes simplificar as coisas.
Em regra geral Ubuntu e as distros mais user friendly automaticamente identificam o Vista / XP e deixam uma entrada no Grub.
Se isso não acontecer basta editar o menu.lst.
Por exemplo se tiveres o Windows em /dev/sda1:
title Windows XP
rootnoverify (hd0,0)
makeactive
chainloader +1 Isso do EasyBoot e amigos é basicamente matar uma mosca com um canhão fotónico-nuclear-ultra-mega-grande.
a mim nao resolveu. e a alguns colegas da faculdade também nao lol...
ElvioNeto 08-05-2008, 08:52 nunca tive problemas em instalar linux depois dos windows , alias faço sempre isso
agora o contrario ja da barraca apaga o grub
É apenas uma questão de saber qual o disco e partição onde o Windows está e instalar o Grub. Aliás tenho 3 pc que são prova disso mesmo. ;)
Mas ok se preferes o método que indicaste força. É sempre bom existirem alternativa, aliás é de realçar a iniciativa de postares esta alternativa.
eddie_gordo 11-05-2008, 19:17 Eu por mais que tente, instalar o Ubuntu depois do Vista nao dá.. Nem editando menu.lst nem nada, tal como podem ver nesta thread (http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=787481)! Se calhar vou tentar mesmo esta alternativa, visto que ja quando instalei o Ubuntu 7.10 foi a mesma coisa..
Cumps
Eu por mais que tente, instalar o Ubuntu depois do Vista nao dá.. Nem editando menu.lst nem nada, tal como podem ver nesta thread (http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=787481)! Se calhar vou tentar mesmo esta alternativa, visto que ja quando instalei o Ubuntu 7.10 foi a mesma coisa..
Cumps
Tenta isto:
title=Windows
rootnoverify (hd0,3)
chainloader (hd0,1)+1
Assumindo que tens as partições ordenadas da seguintes forma: restauro do portátil, Windows e depois Ubuntu.
Para instalares do Grub faz:
sudo grub-install --no-floppy /dev/sda
eddie_gordo 12-05-2008, 09:42 Tenta isto:
title=Windows
rootnoverify (hd0,3)
chainloader (hd0,1)+1
Assumindo que tens as partições ordenadas da seguintes forma: restauro do portátil, Windows e depois Ubuntu.
Para instalares do Grub faz:
sudo grub-install --no-floppy /dev/sda
As minhas partiçoes estao descritas na thread que indiquei...
fdisk -l da-me este resultado:
Disk /dev/sda: 120.0 GB, 120034123776 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 14593 cylinders
Units = cylinders of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x69f807c0
Device Boot Start End Blocks Id System
/dev/sda1 1 243 1951866 1b Hidden W95 FAT32
/dev/sda2 * 244 4690 35716520 7 HPFS/NTFS
/dev/sda3 6118 14594 68080640 7 HPFS/NTFS
/dev/sda4 4691 6117 11462377+ 5 Extended
/dev/sda5 4691 4814 995998+ 82 Linux swap / Solaris
/dev/sda6 4815 5407 4763241 83 Linux
/dev/sda7 5408 6117 5703043+ 83 Linux
Partition table entries are not in disk order
A partiçao do Vista está no hd0,1.. Mas vou tentar.. ;) Ja posto feedback..
Cumps
Edit: Como esperava, ta igual.. lol Quando tiver um tempinho vou mesmo ver se a soluçao desta thread resulta comigo! :)
Se tiveres a partição / no /dev/sda6 e o Window em /dev/sda2 usa:
title=Windows XP
rootnoverify (hd0,6)
chainloader (hd0,1)+1E tenta instalar de novo o Grub.
sudo grub-install --no-floppy /dev/sdaMas cá para mim o teu problema está relacionado com o erro das partições não estarem ordenadas (o erro está na última linha do output do fdisk -l que postaste). Vê aqui como resolver esse erro: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=211194&page=7.
eddie_gordo 12-05-2008, 22:18 Nao cheguei a tentar mais dessa forma, fiz o que o primeiro post desta thread indica e resultou! :D Finalmente dual-boot Ubuntu+Vista no meu portatil! :D
Obrigado PedroPereiraStr!!
PedroPereiraStr 13-05-2008, 20:31 Nao cheguei a tentar mais dessa forma, fiz o que o primeiro post desta thread indica e resultou! :D Finalmente dual-boot Ubuntu+Vista no meu portatil! :D
Obrigado PedroPereiraStr!!
só agora vi os post's. Deves ter tido o mesmo problema que eu, instalaste o ubuntu numa partição sem qualquer problema a escolher para instalar por cima do MBR, ou coisas do género e pimba, nunca deu. Assim não tens de voltar a instalar as coisas ;)
Cumprimentos
|
|