View Full Version : No mundo das compactas
Caros amigos...
Queria contar com a vossa ajuda para escolher a minha próxima fotográfica.
Ainda detenho uma Sony P50 que outrora foi uma boa maquina, adquiria em 2ª mão numa altura que ainda custava 120 contos.
Não posso dizer que tire umas fotos imaculadas, pois não é verdade, mas também convém salientar que de fotografia não percebo nada. De qualquer forma a minha P50 pede a reforma, pois a bateria já nem carrega.
Assim, quero ir de férias e levar uma nova compacta.
Neste momento seleccionei as seguintes opções:
Fuji FinePix F40 fd prateada (http://www.pixmania-pro.com/pt/pt/fuji/finepix-f40-fd-prateada/496350/similar.html#similar)
Fuji FinePix F50 fd preta (http://www.pixmania-pro.com/pt/pt/fuji/finepix-f50-fd-preta/576945/fiche.html#tech-desc)
Fuji FinePix J50 preta (http://www.pixmania-pro.com/pt/pt/602085/art/fuji/finepix-j50-preta.html)
Fuji FinePix F100fd preta (http://www.pixmania-pro.com/pt/pt/fuji/finepix-f100fd-preta/604265/fiche.html)
Nikon Coolpix Coolpix S700 silver (http://www.pixmania-pro.com/pt/pt/610125/art/nikon/coolpix-coolpix-s700-silv.html)
Panasonic Lumix DMC-TZ3 preta (http://www.pixmania-pro.com/pt/pt/panasonic/lumix-dmc-tz3-preta/499246/fiche.html)
Não tenho opinião formada sobre nenhuma destas máquinas.
Se porventura tiverem alguma outra a acrescentar que achem ser de qualidade, estejam à vontade de a recomendar.
Como é óbvio, o factor financeiro vai ser levado em conta, pois a vida não está barata.
Qual é a vossa opinião?
Rui Marto 28-04-2008, 23:19 Se queres uma máquina casual, para apontar e disparar, tens aí a F40fd e a TZ3 como boas escolhas. A F40fd tem um bom sensor para sensibilidades altas, a TZ3 tem uma excelente lente.
Outras alternativas são as Canon A590IS ou A720IS, sendo esta última a melhor e acho que já a arranjas abaixo dos 200€. Não sei se te interessa, mas também em termos fotográficos, estas duas permitem-te evoluir, visto que têm os chamados modos criativos ou manuais.
Eu tive com estas 2 nas mãos e gostei.
Fuji FinePix F40 fd prateada (http://www.pixmania-pro.com/pt/pt/fuji/finepix-f40-fd-prateada/496350/similar.html#similar)
Fuji FinePix F50 fd preta (http://www.pixmania-pro.com/pt/pt/fuji/finepix-f50-fd-preta/576945/fiche.html#tech-desc)
Eu consigo-as com uma diferença de 25/30€, por isso pergunto, qual das duas me aconselham?
Rui Marto 01-05-2008, 12:25 Se é para apontar e disparar, a F40.
Se é para apontar e disparar, a F40.
Obrigado Rui pela ajuda que tens dado.
Já agora, a F50 é melhor em quê?
Valerá a pena gastar mas 28€ nela?
Rui Marto 01-05-2008, 13:41 A F50fd tem mais resolução, que é um pouco irrelevante, e modos manuais, que também são irrelevantes para apontar e disparar.
Se é para apontar e disparar, a F40.
Andei a ver umas fotos e achei "mais agradáveis" as fotos da Panasonic FX12.
Em termos comparativos consideras a F40 mais máquina que a FX12?
É que mesmo em fotos com pouca luz, gostei mais das fotos da FX12.
Tenho uma fuji f50.
É a maquina ideal para jantares e afins. Pequena e fácil de mexer. (E com um toque de modos manuais ;) )
Rui Marto 01-05-2008, 23:00 A F40fd normalmente é a preferida das point and shot por causa da sua ligeira melhor qualidade em ISOs altos. Mas a FX12 também é uma boa máquina, especialmente se houver luz. E para mim, nesta gama, as preferidas são mesmo as Canon, não têm os problemas dos processamentos da Panasonic.
A F40fd normalmente é a preferida das point and shot por causa da sua ligeira melhor qualidade em ISOs altos. Mas a FX12 também é uma boa máquina, especialmente se houver luz. E para mim, nesta gama, as preferidas são mesmo as Canon, não têm os problemas dos processamentos da Panasonic.
No meu caso especifico o meu problema é a dimensão. Terá de ser uma ultra-compacta, o que elimina desde logo as Canon.
Em relação a problemas de processamento, referes-te a lentidão entre fotos?
Sim, realmente as Canon não primam pela dimensão. Razão pela qual, também não são as minhas preferidas.
Rui Marto 02-05-2008, 15:31 No meu caso especifico o meu problema é a dimensão. Terá de ser uma ultra-compacta, o que elimina desde logo as Canon.
Em relação a problemas de processamento, referes-te a lentidão entre fotos?
A Canon também tem uma linha de ultra-compactas, as Ixus. Mas em relação a ultra-compactas, na generalidade as Powershot são melhores e não é por serem ligeiramente maiores que são menos práticas.
Pessoalmente não troco qualidade por uns milímetros a menos.
Não, os problemas de processamento não têm nada a ver com lentidão entre fotos. Os problemas de processamentos referem-se ao noise reduction super agressivo, que rouba muita qualidade de imagem, e aos imensos artefactos criados pela compressão usada.
A Canon também tem uma linha de ultra-compactas, as Ixus. Mas em relação a ultra-compactas, na generalidade as Powershot são melhores e não é por serem ligeiramente maiores que são menos práticas.
Pessoalmente não troco qualidade por uns milímetros a menos.
E as Ixus conseguem bater-se com uma Fuji F40 ou Panasonic FX12?
Sobre a relação qualidade milimetros, os milimetros são mesmo uma imposição, é uma máquina para usar no meu trabalho que tem de andar sempre comigo no bolso de umas calças de ganga, em vários locais, nem sempre muito seguros, não tenho hipotese de andar com ela pendurada ao pescoço ou à cintura. Por isso a minha escolha terá de se limitar às ultra-compactas.
Rui Marto 02-05-2008, 18:23 E as Ixus conseguem bater-se com uma Fuji F40 ou Panasonic FX12?
Acho que não. Só mesmo modelos de topo como a 960, mas são muito mais caras. Normalmente as ultra-compactas não vendem pela qualidade, mas pelo estilo, por isso a Canon desleixa-se um pouco na qualidade.
Se é para tirar mais fotos em ambientes de pouca luz, acho que a F40 é a melhor. Se for com muita luz talvez a FX12 seja melhor, ou então a F50fd.
Se é para tirar mais fotos em ambientes de pouca luz, acho que a F40 é a melhor. Se for com muita luz talvez a FX12 seja melhor (...).
A F40fd será pior com mais luz por algum motivo em especial? A F40fd provavelmente acaba por ser uma máquina mais versátil não?
Estive hoje a olhar para as duas máquinas na fnac a ver se decidia qual das duas iria encomendar... Queria ver se decidia neste fim de semana...
Rui Marto 03-05-2008, 12:21 A F40fd será pior com mais luz por algum motivo em especial? A F40fd provavelmente acaba por ser uma máquina mais versátil não?
A F40fd é a pior em ambientes com muita luz só porque as outras são melhores. Não há nenhuma razão em especial.
Quanto ao ser mais versátil, tem muito que se lhe diga. Eu sou da opinião que o ser boa em ISOs altos, ou é uma diferença brutal, ou então não vale a pena. Se estiver num jantar, ou dentro de casa, não uso ISOs altos, uso o flash e pronto. Até porque não é por usar ISO800 que vou conseguir velocidades por aí além. Mas por outro lado, há quem venere isso.
A máquina não se destina a esse tipo de aplicação, fotos de pessoas, festas, jantares, etc... Será para fotos em exteriores, nas mais diversas condições de luminosidade e muitas vezes os elementos a fotografar estão demasiado longe para poderem ser fotografados com flash. Olha um exemplo de uma foto tirada com a W50, em que não é importante uma qualidade extraordinária, mas sim conseguir captar com clareza o momento/elementos:
http://img413.imageshack.us/img413/7504/desktopue9.th.jpg (http://img413.imageshack.us/my.php?image=desktopue9.jpg)
Acho que vou pela F40fd. O motivo que me leva à escolha é a ideia de que de dia todas se safam, se a F40fd é melhor à noite, então vou para essa.
EDIT: Obrigado pela ajuda
Rui Marto 04-05-2008, 00:49 Sim, para isso a F40fd é capaz de ser mesmo a melhor opção. As outras também conseguiriam bons resultados, mas já seria mais às custas de estabilizador ou tripé. E não seria possível captar movimento quase nenhum.
A tua ultima frase está muito correcta. :) De dia mais ou menos todas as máquinas se safam, há máquinas excelentes, mas mesmo um que se possa considerar má, tira uma foto decente. Entre a F40fd, de dia, as diferenças para as outras são subtis.
Fui buscar hoje a minha F40fd e quando a liguei fiquei agradavelmente surpreendido quando leio no ecrã da máquina:
"Manual - definição manual apenas apenas da abertura e velocidade do obturador"
Mas julgo que eles em vez de apenas, queriam dizer: "excepto".
É uma falha um pouco estranha não?
Já agora, alguém sabe onde se arranja um manual em Português? Da Pixmania só mandam um francês e no site da Fuji não encontrei o manual...
Ainda hoje tive a ver na Pix-Pro e já não têm a F40, por isso devo escolher a F50?
OU seja, na eventualidade de a F40 já ser saído de cena, a F50 é a escolha mais lógica? OU aconselham outra?
Ainda hoje tive a ver na Pix-Pro e já não têm a F40, por isso devo escolher a F50?
OU seja, na eventualidade de a F40 já ser saído de cena, a F50 é a escolha mais lógica? OU aconselham outra?
Parece que comprei a última:016:. Encomendei-a no fim-de-semana passado. Na Pixmania "normal" também já não há.
Na Pro, a diferença cifra-se nos 25€.
A F50 tem 12M o que na pratica só gera ficheiros maiores, quanto ao resto já não sei.
Será que a F50 não fica atrás da F40?
apocalypto 14-05-2008, 11:39 Já não se pode comprar a f40?
Já que estao a discutir as Fuji, alguem me consegue explicar a diferença de preços entre duas F50, cuja única diferença é a cor?
http://www.pixmania.com/pt/pt/674254/art/fuji/finepix-f50-fd-preta.html
http://www.pixmania.com/pt/pt/627078/art/fuji/finepix-f50-fd-prateada.html
é uma diferença bastante considerável, por isso, se me pudessem esclarecer, agradecia...
sim também gostava de saber as diferenças, tbem ando de olho numa maquina por esse preço.
Só existe um tipo de f50fd, por isso a diferença entre essas duas é só mesmo a cor (e o preço :D).
Só existe um tipo de f50fd, por isso a diferença entre essas duas é só mesmo a cor (e o preço :D).
ok e em relação esta maquina com a canon a720?? desculpem se existe um topico a comparar, é que já tou perdido em tantos termos tecnicos, sou um newbie neste mundo, e so queria uma maquina razoável qualidade/preço.
Rui Marto 15-05-2008, 01:56 A A720is.
Sim, também concordo que a A720 é melhor, mas não a considero nada compacta.
Rui Marto 15-05-2008, 20:51 Sim, também concordo que a A720 é melhor, mas não a considero nada compacta.
A A720IS é uma compacta por todos os padrões. Existem mais pequenas, as ultra-compactas, mas não é por isso que a A720IS deixa de ser uma compacta.
Sim, também concordo que a A720 é melhor, mas não a considero nada compacta.
Eu cá acho-a "gorda" demais.
Embora considere uma boa maquina.
Rui Marto 16-05-2008, 01:22 Eu cá acho-a "gorda" demais.
Embora considere uma boa maquina.
:) Isso são maus hábitos daquelas máquinas tipo "cartão de crédito" e dos telemóveis. Se esta é "gorda" de mais, o que será uma superzoom, uma bridge ou mesmo uma SLR?
Eu costumo andar com uma Canon A710IS e uma Sony DSC-T1 e em termos práticos é igual. Ambas cabem no bolso, ambas é só puxar para fora, apontar e tirar a foto. Acredita que não há sitio nenhum onde uma vá e a outra não.
E nem vale a pena ter em conta a qualidade de imagem, visto que 95% das ultra-compactas só são boas para ter na montra.
Até era capaz de "gostar" de uma A720, mas o facto de elas virem com pilhas, deixam-me desiludido.
Continuo a achar que a F50 disfarça bem, para quem quer uma máquina de uso casual e com menor impacto em termos de área de ocupação.
:) Isso são maus hábitos daquelas máquinas tipo "cartão de crédito" e dos telemóveis. Se esta é "gorda" de mais, o que será uma superzoom, uma bridge ou mesmo uma SLR?
Eu costumo andar com uma Canon A710IS e uma Sony DSC-T1 e em termos práticos é igual. Ambas cabem no bolso, ambas é só puxar para fora, apontar e tirar a foto. Acredita que não há sitio nenhum onde uma vá e a outra não.
Grandes bolsos que tu tens. Não serão bolsos de casaco? Bolsos de jeans em geral são apertados para andar com uma A710IS.
Uma superzoom ou uma bridge são máquinas que não cabem nos bolsos. Para muitos esse é o motivo que os leva a comprar uma ultra compacta.
Rui Marto 16-05-2008, 23:14 Estou a falar de bolsos de calças de gangas... E não são nada largas. Com calças mesmo coladas ao corpo, realmente não é tão confortável andar com a A710IS como com a DSC-T1, mas pah, isso já são extremos.
Qualquer dia já só andam com a máquina fotográfica se ela couber na ranhura dos cartões, da carteira que vai no bolso de trás das calças... Ou então tipo James Bond, enfiada no botão da camisa.
Uma superzoom/bridge normalmente já não cabe nos bolsos, mas a A720IS está longe de ser uma bridge e digo-te que há por aqui pessoal no fórum que até já andou de SLR no bolso. Eu sou um deles.
Até era capaz de "gostar" de uma A720, mas o facto de elas virem com pilhas, deixam-me desiludido.
Continuo a achar que a F50 disfarça bem, para quem quer uma máquina de uso casual e com menor impacto em termos de área de ocupação.
Qual é o problema das pilhas!??? pá ainda estou indeciso na maqui a comprar por esse preço sera a canon a melhor opção!?? há algum versus entre essa e a fuji ou outra da gama?
PS: há já agora e o problema dos redeyes!?? como é que é com esta câmara?
Rui Marto 19-05-2008, 13:54 O problema das pilhas não é nenhum. Há pessoas que preferem pilhas, há pessoas que preferem baterias. Eu uso várias máquinas, tanto a bateria como a pilhas, e prefiro pilhas, duram mais e são mais rentáveis.
Comprei 4 pilhas de 2500mAh há um ano por 18€, para a minha A710IS. Cada par dá-me para centenas e centenas de fotos (600-700 à vontade, já cheguei a atingir as 1000) e após muitos carregamentos (rápidos ainda por cima) não notei perda de capacidade. Quando se estragarem é só comprar mais dois pares, que fica muito mais barato que uma bateria. E como a máquina só usa um par de cada vez, dois pares são como ter duas baterias.
Depois ainda há aquela vantagem "clássica". Se ficas sem bateria tens que arranjar forma de a carregar, se ficas sem pilhas, em qualquer lado compras um pack de descartáveis.
O problema das pilhas não é nenhum. Há pessoas que preferem pilhas, há pessoas que preferem baterias. Eu uso várias máquinas, tanto a bateria como a pilhas, e prefiro pilhas, duram mais e são mais rentáveis.
Comprei 4 pilhas de 2500mAh há um ano por 18€, para a minha A710IS. Cada par dá-me para centenas e centenas de fotos (600-700 à vontade, já cheguei a atingir as 1000) e após muitos carregamentos (rápidos ainda por cima) não notei perda de capacidade. Quando se estragarem é só comprar mais dois pares, que fica muito mais barato que uma bateria. E como a máquina só usa um par de cada vez, dois pares são como ter duas baterias.
Depois ainda há aquela vantagem "clássica". Se ficas sem bateria tens que arranjar forma de a carregar, se ficas sem pilhas, em qualquer lado compras um pack de descartáveis.
uhm assim compro umas pilhas recarregáveis e tbem dá para o wii mote ;)... mais uma coisa onde comprar esta maquina a preço acessível não encontro na pixmania... há e mais uma coisa a câmara tbem é para a minha irmã, que quer coisas simples de mexer, o modo automático da câmera é porreiro? e quanto aos red eyes não disseste nada...
Rui Marto 19-05-2008, 15:10 Porque os red eye não são um problema da máquina. O que provoca os olhos vermelhos é o reflexo do flash no interior dos olhos das pessoas (a cor vermelha vem do sangue). O máximo que a máquina pode fazer é dar umas flashadas para fazer a íris do olho fechar e reduzir o efeito, mas isto também não é grande ideia porque muita gente fecha os olhos e depois fica mal na foto. A outra solução é teres o flash longe da lente, mas isso só com uma máquina que tenha flash externo separado.
Acho que a Redcoon tinha essa máquina a 190€.
Porque os red eye não são um problema da máquina. O que provoca os olhos vermelhos é o reflexo do flash no interior dos olhos das pessoas (a cor vermelha vem do sangue). O máximo que a máquina pode fazer é dar umas flashadas para fazer a íris do olho fechar e reduzir o efeito, mas isto também não é grande ideia porque muita gente fecha os olhos e depois fica mal na foto. A outra solução é teres o flash longe da lente, mas isso só com uma máquina que tenha flash externo separado.
Acho que a Redcoon tinha essa máquina a 190€.
Nop já não tem a maquina..
Ou é de mim, ou a FD50 esta a quase 300€ nas grandes superfícies?
Fatalit1-4 24-05-2008, 19:52 Ou é de mim, ou a FD50 esta a quase 300€ nas grandes superfícies?
É verdade! 8|
Então, se eu a conseguir por uns 160€, é uma excelente compra...
Fatalit1-4 25-05-2008, 22:59 Então, se eu a conseguir por uns 160€, é uma excelente compra...
Acho que nao ha duvidas nenhumas! :)
Que me dizem acerca desta maquineta (http://www.pixmania-pro.com/pt/pt/sony/cyber-shot-dsc-w120b-pret/589337/fiche.html)???
Se fosse a ti nem sequer pensava nessa,se tens a indecisão na fd 50 e a A720 IS ,nem partas para mais lado nenhum apesar da minha opinião cair sobre a 720...
cardosoaac 27-05-2008, 14:17 Então esta Sony detecta níveis de sorriso...ora, ora!!!
Então, se eu a conseguir por uns 160€, é uma excelente compra...
Já não consegui adquirir por este preço.
Acabei por ir de férias com uma sony emprestada...:mad:
Tenho mesmo de escolher uma maquineta.
cardosoaac 21-07-2008, 08:10 Até 160€ (ainda!) tens a Canon A570 que é boa mas se fosse a ti ia pela A720!
Como já perdi a pressa que tinha para comprar uma maquina fotografica, visto que já gozei as minhas férias, decidi abrir o horizonte a outros modelos.
Assim, acho que devo privilegiar a qualidade (mas sempre ao mais baixo preço), daí que encontrei esta FUJI (http://www.pixmania.com/pt/pt/fuji/12/marque.html) FinePix S5800 preta (http://www.pixmania.com/pt/pt/734593/art/fuji/finepix-s5800-preta.html), mas queria que me ajudassem a decidir.
Rui Marto 27-07-2008, 22:06 Se queres privilegiar a qualidade vai para uma das Canon.
cardosoaac 28-07-2008, 00:01 Sem dúvida...preferencialmente a A720.
A diferença de qualidade entre uma A720 e uma A590is é assim tão gritante?
cardosoaac 28-07-2008, 08:30 Não diria gritante mas significativa: o modo de vídeo é melhor, a lente é melhor apesar de + zoom, foca mais perto e o stick parece-me mais fácil de trabalhar! O preço é quase o mesmo, se bem que a A720 acho que já subiu, de novo, para os 200€, acho que vale bem a diferença.
Na pixmania já não esta exposta (se calhar para subirem o preço).
No entanto, vi a SX100, que dizem desta?
cardosoaac 28-07-2008, 22:17 É uma boa máquina mas encontras a A720, facilmente, à venda nas lojas físicas (mas o preço subiu cerca de 20€!), por ex. R. Popular.
Tive conhecimento de um ranking organizado pela Proteste.
Segundo a PROTESTE (Maio de 2008 )
1º Canon Digital Ixus 860 IS
Panasonic Lumix DMC-FX100
Casio Exilim EX-Z1200
Canon Digital Ixus 960IS
Casio Exilim EX-Z1080
Panasonic Lumix DMC-FX33 (1)
Fujifilm FinePix F50fd
Nikon Coolpix P5100
Pentax Optio A40
Sony Cyber-shot DSC-T2
Olympus µ830
(...)
Qual é a vossa opinião?
adolfo dias 04-08-2008, 23:25 proteste = :lol:
Rui Marto 05-08-2008, 01:36 A mesma do adolfo: :lol:
A sério que curtia bué saber os critérios dessa gente. Especialmente ao ponto de aparecer uma Sony T na lista!
|
|