View Full Version : blaupunkt travel pilot lucca 3.3 [Tuturial para Correr software]
EnterSandman 28-04-2008, 21:53 Boas, eu sou um possuidor do blaupunkt travel pilot lucca 3.3 e como quem tem este equipamento tenho a necessidade de actualizar os mapas, contudo a blaupunkt não continuou o suporte para este equipamento, logo o ultimo mapa disponivel é de 23 03 2007. Assim tive a necessidade de arranjar maneira de correr outro software neste pequeno aparelho. Procurei pela net e não encontrei qualquer tuturial, ajuda ou mesmo quem ja o tenha conseguido fazer, assim pus mãos á massa para descobrir solução para o meu problema! Rapidamente consegui dar volta á situação, e vou partilhar aqui algumas soluções que encontrei para que possa ajudar o proximo ;)
Necessário:
blaupunkt travel pilot lucca 3.3
Cartão SD (256 mb chegam) [IMPORTANTE FORMATAR]
download do firmware original do site da blaupunkt Link (http://www.blaupunkt.com/de/css_js/v20080114os112_304.zip)
explorer.exe do windows CE 5 Link (http://airsofteam.com.sapo.pt/explorer.rar)
IDEIA:
OK, colocando o firmware original [DESCOMPACTAR O CONTEÚDO DO .ZIP] no cartão de memória o que vai acontecer é que o conteúdo será copiado para a memória flash interna do aparelho, sendo que quando no menu principal DO SISTEMA escolhemos "Navegação" o aparelho vai correr o ficheiro \My Flash Disk\Lucca\Lucca.exe [ "My Flash Disk" refere para a memória flash do aparelho], assim sendo a ideia é forçar o aparelho a abrir o explorer.exe para poder-mos escolher livremente o executável que desejamos abrir.
COMO FAZER:
- Extrair o conteúdo do .ZIP do firmware para um cartão SD devidamente formatado (para evitar erros desnecessários )
- Abrir [no cartao SD ainda no PC] a pasta /Lucca e renomear o ficheiro para Lucca.exe para lucca2.exe e copiar para esta pasta o ficheiro explorer.exe e por fim renomear o ficheiro explorer.exe para Lucca.exe .
Colocar o cartão no GPS e ligar o aparelho de forma a que este faça boot [carregar no botao de ligar 5 segundos (isto força o reset), voltar a carregar para fazer boot do sistema]
Deixe o GPS fazer a actualização do sistema.
Agora tem o seu GPS "livre", sempre que carregar em "Navegar" no menu principal este vai abrir o explorer, possibilitando que possa escolher qual o executável que pode correr.
Para não infringir as regras do forum não divulgo mais informações de como colocar o que quer que seja no cartão SD para que possa ser aberto.
Qualquer duvida coloquem no Tópico, evitem as PM.
abraço
EnterSandman 04-05-2008, 18:02 Software freeware:
http://www.pocketpcfreeware.com/en/index.php
Atenção esta técnica poderá ser adaptada para outros aparelhos
XIPcorporation 25-05-2008, 13:13 Este tuturial funcionou para alguem?
E se funcionou k outros programas se podem usar pro GPS? Todos os Compatíveis com Windows Mobile?
Um cartão de 128MB serve?
EnterSandman 25-05-2008, 19:38 Amigo o tuturial ja funcionou pelo menos para 3 pessoas. E o tuturial é da minha autoria e nao tirado da net, logo pelo menos por mim foi bem testado.
Eu não reparei no tamanho necessário do cartao, eu fiz o procedimento com um d 256.
Em termos de software, corre qualquer programa que nao precise de instalação e funcione em windows CE5 (CE5!=mobile 5)
Qualquer duvida esteja á vontade!
Este tuturial funcionou para alguem?
E se funcionou k outros programas se podem usar pro GPS? Todos os Compatíveis com Windows Mobile?
boas
este tuturial funcionou ás mil maravilhas só tens de o seguir direitinho.
ao renomeares a pasta lucca para explorer não é preciso acrescentar "exe"
basta colocar só "explorer".
experimenta e depois diz se precisares de ajuda. eu tive dificuldade mas conseguí.
128 é pouco se quiseres instalar o mapa.
abraço
Este tuturial funcionou para alguem?
peço desculpa enganei-me numa coisa
quando renomeares o ficheiro explorer.exe para lucca, aqui é que não acrescentas o "exe".
se acrescentares ele não abre o executável.
abraço.
JDelgado 01-06-2008, 01:27 Boas,
Tinha interesse em obter mapas actualizados para o TravelPilot
Tenho um Lucca 3.3 e os mapas que vêm no DVD de origem são de 2006 :(
Consegues ajudar?
1 ab
Boas,
Tinha interesse em obter mapas actualizados para o TravelPilot
Tenho um Lucca 3.3 e os mapas que vêm no DVD de origem são de 2006 :(
Consegues ajudar?
1 ab
boas
as ultimas actualizações para o travel lucca são de março de 2007 então não vale a pena.
o melhor será fazeres assim:
segues o tuturial do entersandman depois vais aqui: www.megaupload.com/es/?d=RQD4E3EI, segues tambem este tuturial e instalas o tomtom.
é fácil!
espero ter ajudado.
Abraço
Falta a pass do ficheiro deste ultimo link...
Obrigado
Falta a pass do ficheiro deste ultimo link...
Obrigado
caro amigo
a pass para desencriptar o ficheiro é a que está lá...
ou seja: javiermb.com
experimenta
abraço
Siim é essa mas com o J maisculo ;)
Helder_Wolf 24-06-2008, 21:20 Boas pessoal..
Eu sou novo nestas andanças e tenho alguma urgenciaa que me digam uma coisa...
Eu fiz tudo o que sugeriram neste topic...e correu tudo direitinho.
Mas agora como faço para correr os mapas da tom tom? É que consigo aceder ao explorer mas depois não sei como correr os mapas...
Já agora, o mapa iberia deverá ser descarregado para a raiz do cartao de memoria com esse mesmo nome?
Agradecia uma ajuda urgente por favor...
Tentei num Nortek no qual nao consigo por um mapa de portugal e não deu... Carrego Navegar e não faz nada nem abre nada...
Boas pessoal..
Eu sou novo nestas andanças e tenho alguma urgenciaa que me digam uma coisa...
Eu fiz tudo o que sugeriram neste topic...e correu tudo direitinho.
Mas agora como faço para correr os mapas da tom tom? É que consigo aceder ao explorer mas depois não sei como correr os mapas...
Já agora, o mapa iberia deverá ser descarregado para a raiz do cartao de memoria com esse mesmo nome?
Agradecia uma ajuda urgente por favor...
caro Helder_wolf
depois de acederes ao explorer abres o cartao depois a pasta ndrive, depois a tomtom, outra ndrive e por ultimo a ndrive Ce420 onde tem o simbolo da tomtom.
isto é o q acontece no meu.
mas acho q se pode renomear uma das pastas para abrir logo a ndrive Ce420.
isso ainda n fiz.
espero ter ajudado.
cumps
Boas. Ja tentei faxer o que dizes aí na tua mensagem mas nao consigo...
podias me ajudar? por favor
desculpa...tava me a referir a sms que deixas te para correr o novo software.
Jack_Estripador 09-07-2008, 15:42 pessoal tou com um problema, eu ligo o meu sd card ao pc mas quando vou a formatar ou a adicionar ficheiros, da um erro de protecçao de escrita
ja vi se a patilha tava no lock e nao está e inclusive ja experimentei um novo cartao sd que nem patilha tem, alguem me pode ajudar?
olá amigo fiz tudo o que indicaste agora o meu blaupunkt lucca 3.3 abre com pastas o que devo fazer a seguir. faz favor
obrigado
EnterSandman 13-08-2008, 15:52 olá amigo fiz tudo o que indicaste agora o meu blaupunkt lucca 3.3 abre com pastas o que devo fazer a seguir. faz favor
obrigado
Agora é só colocar no cartão SD/MMC um novo software e através desse explorer abrir o executável.
Abraço
deodato1991 14-08-2008, 12:46 eu possuo um destes gps e tentei fazer este tutorial nele...
eu faço o processo da cópia dos ficheiros do firmware do gps e do explorer, mas o que acontece é que quando faço o reset à memória flash do aparelho, no final deste processo volta a ficar igual ao que estava anteriormente...
clico no "Navigation" mas ele continua a abrir o software da blaupunkt, e não o explorer...
ajudem-me por favor...
o meu mail: deodatonogueira@hotmail.com...
cumprimentos...
Camarate 23-08-2008, 11:55 Na página da Teleatlas existem os mapas actuais para os luccas. No entanto o preço dos mesmos penso serem um exagero.
boas,consegui por o gps a abrir por pastas mas agora precisava de 1 mapa com 1 exe para abrir e nao consigo encontrar e ja tentei o postado em cima e nao sei instalar pork nao raz o exe. onde posso encontrar mapas a funcionar bem?obrigado
Amigo entersandman,fiz tudo o k manda o tuturial e ta a abrir por pastas mas precisava mesmo de 1 software tomtom actualizado k funcionasse pork testei alguns e nada,agradecia k me ajudasses,abraco
EnterSandman 27-08-2008, 11:57 Boas, eu vou responder por PM que por regras do forum são proibidas determinadas informações!
Abraço
O meu ta a bombar,bom post entersandman ;)
cris_vsc 10-09-2008, 21:12 O meu nao da...Alguem me pode ajudar???
Boas, tive a consultar o tuturial, e já consegui por o gps a abrir com o explorer, mas estou com o mesmo problema do Xeddiex.
Alguém me pode ajudar por pm.
Obirgado
boas
não sei se ainda vou a tempo de te ajudar, mas mesmo assim aqui vai:
ele está a abrir osofware da blaupunkt porque n reomeaste uma das pasta bem. revê os posts anteriores.
mas consegues abrir o explorer de outra maneira:
ligas o gps e qd aparecer a palavra "ok" clicas uma vez no canto superior esquerdo, outra no canto superior direito e de seguida no canto inferior direito e depois clicas na tecla explorer.
experimenta
cumps
Castor Amigo 26-09-2008, 11:15 Boas, eu vou responder por PM que por regras do forum são proibidas determinadas informações!
Abraço
Boas,
preciso da sua ajuda. Já tenho o explorer instalado no meu Lucca, agora preciso de saber como instalar o soft para carregar outros mapas.
Obg. Cumpts.
Tenho o mesmo problema... PM por favor
EnterSandman 29-09-2008, 10:03 Mensagens enviadas.
Mais novidades para quando sair o NDrive 3 e tomtom 8 para wince.
Abraço
nickmaleao 30-09-2008, 01:29 Mensagens enviadas.
Abraço
Boas, podes-me indicar onde sacar ou quais as versões dos mapas para usar neste GPS e se for possivel aonde(directoria,metodo) onde colocar os mapas.
Obrigado, cumprimentos.
Ice-Warez 12-10-2008, 00:38 É possível realizar este método ou semelhante no Blaupunkt Travel Pilot 100? ;)
New Rookie 22-10-2008, 22:17 Tenho um Blaupunkt Lucca 3.3 e gostava de poder colocar outro firmware/softwawe (?)
Deixo aqui esta mensagem para o entersandeman!
Enviei uma pm!
Precisava de saber mais alguma coisa, pois sou novato nestas andanças.
:009:
Boas!
Antes de mais tenho a dizer que este Tópico está excelente!!
Fiz tudo direitinho até aqui, o meu gps já abre com o explorer, descompactei o arquivo que estava no megaupload com a pass, indicado num post anterior e passei-o para o cartão de memória mas... para além de não conseguir abrir nenhum ficheiro, não encontro nenhum que seja um executável. Para tal situação agradecia ajuda.
Obrigado.
Rick
Boas,
Eu tenho um TravelPilot Lucca MP3 e não estou a conseguir seguir estes posts, alguem me pode dar umas dicas??
Obrigado
Bruninho7 07-11-2008, 18:13 Boas . . . eu fiz tdo direitinho como disseste, acedo ao explorer i tud.. mas quando entro no programa da tomtom la aparece um aviso i depos diz.m que nao encontrou nehum mapa!!
eu ja fiz o download do mapa da iberia i pos na pasta map...
que posso fazer pa ele cumeçar a dar?
ja agora o mapa esta actualizado?
abraço
Boas! o meu já está a bombar!
Um obrigado pela ajuda.
Abraço
Rick
Boa Noite!
Sem querer abusar da ajuda e visto que neste momento é como se tivesse um novo GPS :) gostaria de saber o seguinte:
existe alguma forma de, no meio do monte e com o GPS ligado, "gravar" o percurso que estou a fazer de forma a que, melhor ainda do que voltar para trás pelo mesmo caminho, gravar esse mesmo caminho para futura utilização? Falo de trialeiras que não estão assinaladas na maioria dos mapas, excepto as cartas militares.
Desta forma poderia posteriormente fazer de novo o percurso, assim como partilhar com o ppl amigo de forma a que só com o GPS possam fazer o mesmo percurso. Falo aqui de trialeiras para a prática do TT onde normalmente se utilizam "road books". Se isto for demais para o lucca 3.3 ou se simplesmente não for possivel de realizar não tem problema.
Agradeço desde já toda a vossa ajuda.
Abraço,
Rick
Boa Noite!
Sem querer abusar da ajuda e visto que neste momento é como se tivesse um novo GPS :) gostaria de saber o seguinte:
existe alguma forma de, no meio do monte e com o GPS ligado, "gravar" o percurso que estou a fazer de forma a que, melhor ainda do que voltar para trás pelo mesmo caminho, gravar esse mesmo caminho para futura utilização? Falo de trialeiras que não estão assinaladas na maioria dos mapas, excepto as cartas militares.
Desta forma poderia posteriormente fazer de novo o percurso, assim como partilhar com o ppl amigo de forma a que só com o GPS possam fazer o mesmo percurso. Falo aqui de trialeiras para a prática do TT onde normalmente se utilizam "road books". Se isto for demais para o lucca 3.3 ou se simplesmente não for possivel de realizar não tem problema.
Agradeço desde já toda a vossa ajuda.
Abraço,
Rick
Não tenho a certeza, mas penso que isso só dá para fazer ligando o GPS a um computador que tenha um programa que faça esse registo... Acho que até o Google Earth dá, mas a versão plus.
tiago.almeida 12-11-2008, 01:16 Mensagens enviadas.
Abraço
já consegui limpar e instalar o novo explorer, alterar o nome para lucca. (já agora, o ficheiro lucca2.exe também fica na pasta, não fica?).
a partir daí não percebo onde ir buscar o novo modelo (por exemplo tomtom ou ndrive) e onde o instalar. o meu e-mail é tiagoaaalmeida@hotmail.com.
Obrigado.
:004:
Não tenho a certeza, mas penso que isso só dá para fazer ligando o GPS a um computador que tenha um programa que faça esse registo... Acho que até o Google Earth dá, mas a versão plus.
Boas!
A idéia era o GPS fazer o registo do caminho e depois exportar para o pc. Fazer TT com um portátil, embora possível, no meu caso não é aconselhado :)
A nível de competição e desporto federado essa (a que tu indicaste) é a prática comum.
O ideal seria o GPS gravar as coordenadas de x em x metros e com esses dados, criar uma trialeira. Posso de facto fazer de forma manual mas para além de muito trabalho feito "à unha", lol a coisa não ficará tão bem.
Abraço e obgd.
Rick
Boas!
A idéia era o GPS fazer o registo do caminho e depois exportar para o pc. Fazer TT com um portátil, embora possível, no meu caso não é aconselhado :)
A nível de competição e desporto federado essa (a que tu indicaste) é a prática comum.
O ideal seria o GPS gravar as coordenadas de x em x metros e com esses dados, criar uma trialeira. Posso de facto fazer de forma manual mas para além de muito trabalho feito "à unha", lol a coisa não ficará tão bem.
Abraço e obgd.
Rick
Pois, eu percebi o que querias, mas penso que nenhum GPS "comum" (destes que usamos no carro) faz isso. A não ser que haja realmente algum truque que eu desconheça, além desse teu "à la pata" :lol:
Abraço
barreto15 18-11-2008, 14:19 consegui colocar o software a correr mas nao detecta nenhum tipo de dispositivo de gps
iscap_boy 28-11-2008, 01:01 consegui colocar o software a correr mas nao detecta nenhum tipo de dispositivo de gps
Aconteceu-me o mesmo, o TOMTOM V6 não detecta sinal de GPS :005: Pq será?
Ola amigos,
tenho o lucca 5.3, este tutorial tb funciona para este modelo?
Obrigado
|
|