View Full Version : Desbloquear uma PSP é ilegal...?

Bairro
28-04-2008, 13:37
Boas,

Desbloquear uma PSP é ilegal...?

Se é nosso podemos fazer o que nos apetecer à psp certo?

Excluindo claro o facto de perder a garantia... :016:

obrigado

Seavoices
28-04-2008, 13:53
É ilegal já que estás a alterar para uma versão de firmware alterado do original, o que é um crime contra propriedade intelectual da Sony!

Agora, fazeres uma cópia de um CD ou DVD para uso pessoal se tiveres o original, já não é crime!

Nalgas
28-04-2008, 13:54
Na minha perspectiva sim...

compraste podes fazer o k kizeres com ela... se a kizeres meter no micro-ondas tb podes e ng te prende por isso...

Possibilita explorar mt mais potencialidades da consola... o problema está em deixar de dar lucro às produtoras de jogos tendo acesso a estes de forma ilicita...

Mas axo k a malta k moderadora por estas bandas nao vai deixar este topico aberto por muito tempo...

So deixo uma ultima consideração... porque não debater até onde vai a legalidade destes "processos"? ... sem começar a entrar em detalhes sobre como fazer isto ou aquilo... mas sim refletir sobre vantagens e desvantagens... e até k ponto pode prejudicar as produtoras...

Deixo à consideração...

[[]]

É ilegal já que estás a alterar para uma versão de firmware alterado do original, o que é um crime contra propriedade intelectual da Sony!

Agora, fazeres uma cópia de um CD ou DVD para uso pessoal se tiveres o original, já não é crime!

E o direito a fazer um backup de UMD's ... nao temos esse direito?

... os firmwares nao sao necessariamente alterados... mas podemos adicionar elementos (plugins) que permitem fazer coisas que o firmware original por si só nao consegue... estamos portanto a falar de uma alteração infima mas fulcral que permite correr codigo criado por utilizadores... a partir daí ... na minha perspectiva ... o que se faz a partir desse momento é que pode ser ilegal ou nao... e para quem não conhece posso falar de montes de aplicações que não sao ilegais e que tornam a utilização das consolas bem mais agradável e mais produtiva lol...

[[]]

eheheh
28-04-2008, 14:04
eu mandei a minha psp a 1 ano para a sony madrid brikada e eles acharam tao ilegal que ate me deram uma nova em folha :-D

R_M_F
28-04-2008, 17:36
Que confusão apra aqui vai....

Ilegal era vender essa modificação baseada no código da Sony, aí sim era um crime contra propriedade intelectual da Sony!

E o direito a fazer um backup de UMD's ... nao temos esse direito?

O outro user quando disse CD's e DVD's devia estar a sintetizar

Elrond
28-04-2008, 17:42
Alterar o firmware da consola não é ilegal. Podes altera-lo à vontade..:)

Correr jogos não comprados é.

Agora tira as tuas ilações..:)

Bairro
28-04-2008, 18:03
eu nem tenho PSP...

Mas se tivesse certamente iria desbloquear ou adicionar tudo o que quisesse, a sony só começa a perder dinheiro quando eu deixar de comprar jogos e optar por jogos piratas. Ao comprar a PSP eles já fizeram o deles...com aquele material apartir de ali poderei fazer o que quiser ao aparelho.

a minha ideia é :
"O acto de desbloquear uma psp penso q não seja ilicito, mas claro a intensão de desbloquear, normalmente, é usar jogos pirateados." fica o Dilema...

agora não sei até q ponto estarei errado...

X-Blitz
28-04-2008, 18:06
eu mandei a minha psp a 1 ano para a sony madrid brikada e eles acharam tao ilegal que ate me deram uma nova em folha :-D

:x2::x2:

Make.Love
28-04-2008, 18:20
Alterar o firmware da consola não é ilegal. Podes altera-lo à vontade..:)

Correr jogos não comprados é.

Agora tira as tuas ilações..:)

e se forem oferecidos? :lol:

ja agora... a PSP vem bloqueada em que?

theforbidden1
28-04-2008, 19:23

Santa ignorância... a PSP pode brickar ao fazer update de firmware official...enfim

eheheh
28-04-2008, 23:16
claro que pode mas como é obvio pelo topico nao estava a falar nesse contexto e os da sony se tivessem a santa panciencia detectavam isso, mas foram amigos e deram-me uma psp nova

Triston
29-04-2008, 09:13
Apenas um pequeno aviso à navegação para evitar que o tópico vá ter aonde não deve.

O facto de se estar a debater até que ponto é ou não legal "desbloquear" uma PSP é ou não legal não implica que mesmo que seja legal não seja contra as regras do fórum em geral, do fórum de jogos e consolas, ou mesmo deste subfórum em particular portanto antes de carregarem no botão que submete o post é uma boa ideia que releiam o que escreveram para evitar surpresas desagradáveis já que como assunto sensível que é este tópico vai obviamente estar sob o olhar atento da moderação.

Em relação à legalidade do uso de CFW's numa PSP duvido que seja ilegal nos termos da lei já que não conheço nenhuma lei que proiba directamente a alteração do sistema operativo utilizado por uma consola, agora em relação a violar os termos da garantia ou de utilização da consola não posso dar uma opinião formada já que nunca li os termos da garantia da mesma.

@R_M_F

Eu não sei como são feitos os CFW's mas a menos que os mesmos tenham sido programados de raiz por quem os criou não sei até que ponto será legal (ou pelo menos contra o EULA do firmware) distribuir software alterado mesmo que gratuitamente já que um firmware não é propriamente open source, a meu ver isso é o mesmo que dizer que uma versão alterada do windows XP (como algumas que vi a circular) por ter sido alterada se torna legal.

eRKULIX
29-04-2008, 11:37
Basta carregas em Menu e * para desbloquear a PSP :P

Podes instalar firmwares alteradas na PSP que não é ilegal. Tal como não são as aplicações homebrew.

Existe é a possibilidade de com essas firmwares jogares jogos que não compraste e ai sim isso é ilegal.
Mas se tiveres comprado o jogo e quiseres fazer um ISO para não teres de andar com os UMDs todos atrás, podendo teres tudo pronto a jogar através do cartão de memória na consola isso também não é ilegal.

Seavoices
29-04-2008, 11:49
Apenas um pequeno aviso à navegação para evitar que o tópico vá ter aonde não deve.

O facto de se estar a debater até que ponto é ou não legal "desbloquear" uma PSP é ou não legal não implica que mesmo que seja legal não seja contra as regras do fórum em geral, do fórum de jogos e consolas, ou mesmo deste subfórum em particular portanto antes de carregarem no botão que submete o post é uma boa ideia que releiam o que escreveram para evitar surpresas desagradáveis já que como assunto sensível que é este tópico vai obviamente estar sob o olhar atento da moderação.

Em relação à legalidade do uso de CFW's numa PSP duvido que seja ilegal nos termos da lei já que não conheço nenhuma lei que proiba directamente a alteração do sistema operativo utilizado por uma consola, agora em relação a violar os termos da garantia ou de utilização da consola não posso dar uma opinião formada já que nunca li os termos da garantia da mesma.

@R_M_F

Eu não sei como são feitos os CFW's mas a menos que os mesmos tenham sido programados de raiz por quem os criou não sei até que ponto será legal (ou pelo menos contra o EULA do firmware) distribuir software alterado mesmo que gratuitamente já que um firmware não é propriamente open source, a meu ver isso é o mesmo que dizer que uma versão alterada do windows XP (como algumas que vi a circular) por ter sido alterada se torna legal.
Aconselho a todos a ler o disclaimer da Sony quando efectuam qualquer update de firmware (sim, ele aparece), quer na PSP quer na PS3 para perceberem realmente se é ilegal ou não efectuar alteração de software proprietário!

Dizer que não é ilegal ter um firmware alternativo na PSP é o mesmo que dizer que instalar um crack que altera as definições de bloqueio do Windows Vista é legal.

Quando ao UMD, não é ilegal efectuar uma cópia de segurança do mesmo, mas... Com que leitor é que esse backup é efectuado? Com que software é efectuado? Com que meios é efectuado?

A resposta? PSP com firmware alterado!

azulandre
29-04-2008, 12:13
Isto leva tudo a uma grande entrelaçado de CFW e OFW... a alteração de firmware, pode não ser uma ilegalidade, mas tudo o que pode advir dai... ou seja, pode-se só jogar homebrew com CFW, que são livres a qualquer pessoa, não estando a ir contra a ilegalidade, mas depois existe a questão de "posso ter cópia dos meus jogos que comprei", pois podes sem duvida que se pode, mas então lá estamos noutra encruzilhada.
Para realizar a operação pelo que parece é necessario uma PSP com CFW, para fazer o backup do UMD e como tal, podemos estar numa ilegalidade, pois alterámos o firmware da PSP... então e como é que eu o jogo numa PSP com OFW????? Não jogo... Ou seja, ter os backup's dos jogos leva a que se opter por encaminhar para um CFW.

Ou seja fica-se num ponto sem saida.

Eu acho que é tudo uma questão de "cada cabeça, sua sentença"

theforbidden1
29-04-2008, 14:06
claro que pode mas como é obvio pelo topico nao estava a falar nesse contexto e os da sony se tivessem a santa panciencia detectavam isso, mas foram amigos e deram-me uma psp nova

Até deves pensar que quem trabalha no serviço de reparações tem qualificações por ai alem. Não é a primeira vês que mando aparelhos para reparar e voltam tal como foram, exactamente com o mesmo problema.

dar_k
29-04-2008, 15:42
Que confusão apra aqui vai....

Ilegal era vender essa modificação baseada no código da Sony, aí sim era um crime contra propriedade intelectual da Sony!

O outro user quando disse CD's e DVD's devia estar a sintetizar

isso mesmo. tudo dito.

se a consola for minha posso fazer dela o que quiser. agora se for expor a consola ou vende la já modificada isso sim, é crime.

agora, desde que usos para uso pessoal ninguem te vai prender.

peperoni
29-04-2008, 18:17
Nunca me dei ao trabalho de ler a fundo o manual da PSP, será que lá diz que é proíbido alterar de alguma forma o conteudo de software e firmware da mesma?

Ja alguem leu?

JohnTH
29-04-2008, 19:43
Eu já li foi o EULA... Foi daquelas vezes em que eu tinha uma paciência santa, táva um ambiente silcensioso, e era de manhã... (O que é raro :P)

E, lá diz que é proíbido descompilar o package do update. E acho que também diz que é proíbido usar firwmare alterado.

Moral da história: É ilegal.

madi
30-04-2008, 14:29
Tanta dúvida. O melhor mesmo é mantê-la original não? Eu cá não tenho dessas dúvidas.

ordisi
30-04-2008, 19:07
Na minha opinião o acto de colocar o CFW na PSP é ilegal, pois estamos a alterar o firmware proprietario da sony para o corrermos de forma alterada na psp. Mas depois vem outra questão, o firmware da PSP não é open source, mas é livre. Ou seja, qualquer pessoa o pode descarregar da net e possuir sem estar a cumprir uma infracção.
Portanto, julgo que o facto de se colocar CFW na psp mesmo sendo ilegal, por si só não prejudica ninguem pois se se colocasse o OFW, a empresa que desenvolveu o codigo ganha exactamente o mesmo.
Agora é sabido que usar os CFW para correr jogos que se deviam comprar dos quais não se possui o original, é grave.
Just my 2 cents.

theforbidden1
30-04-2008, 19:09
Nunca me dei ao trabalho de ler a fundo o manual da PSP, será que lá diz que é proíbido alterar de alguma forma o conteudo de software e firmware da mesma?

Ja alguem leu?

claro que é ilegal modificar firmware e instalar lá firmware modificado...

R_M_F
30-04-2008, 19:18
Na minha opinião o acto de colocar o CFW na PSP é ilegal, pois estamos a alterar o firmware proprietario da sony para o corrermos de forma alterada na psp.

Ao "desbloquear" a PSP estás a modificar o firmware proprietário da Sony?

Estás a modificar o firmware que está na PSP....nada mais do que isso....

Como disse antes, usar propriedades intelectuais da Sony(modificando-as) para criar um novo "produto" é ilegal como é obvio. Correr um CFW na psp já é uma coisa totalmente diferente!

BTW - (!WARNING!Posso estar a dizer grande estupidez!WARNING!) Pelo que sei, ao quebrarmos uma EULA não estamos a fazer nada ilegal, apenas não temos mais o direito de usar os produtos que essa EULA abrange

nans
01-05-2008, 15:52
Ao "desbloquear" a PSP estás a modificar o firmware proprietário da Sony?

Estás a modificar o firmware que está na PSP....nada mais do que isso....

Pensa lá bem nisto que disseste...

Primeiro perguntas se estás a mudar o firmware da sony, e depois dizes que estás a modificar o firmware da PSP! Então mas afinal de contas o firmware da PSP é de quem, da ********(Inserir aqui nome à escolha), ou da Sony?

Cumps

R_M_F
01-05-2008, 17:30
Pensa lá bem nisto que disseste...

Primeiro perguntas se estás a mudar o firmware da sony, e depois dizes que estás a modificar o firmware da PSP! Então mas afinal de contas o firmware da PSP é de quem, da ********(Inserir aqui nome à escolha), ou da Sony?

Cumps

Pensa tu bem.....

Modificar o firmware da sony é uma coisa...trocar o firmware que está na PSP(que por acaso é feito pela Sony) por outro é outra coisa totalmente diferente...

Eu sei que o português é traiçoeiro...mas dava perfeitamente para perceber...

nans
01-05-2008, 18:14
Por acaso não percebi isso dessa maneira, mas aceito essa tua explicação!
Outra coisa, O firmware alterado, não é o software da Sony modificado?

R_M_F
01-05-2008, 20:24
Por acaso não percebi isso dessa maneira, mas aceito essa tua explicação!
Outra coisa, O firmware alterado, não é o software da Sony modificado?

Sim. Mas isso já não é problema teu :P

nans
01-05-2008, 20:44
Claro que é...

Isso é a mesma coisa que estares a dizer, que sacar jogos da net e gravá-los, não é problema teu, porque não foste tu que os ripaste...

Seavoices
01-05-2008, 22:31
LEIA POR FAVOR O ACORDO DE LICENÇA DO SOFTWARE DE SISTEMA. O ACESSO AO SOFTWARE DE SISTEMA OU A SUA UTILIZAÇÃO ESTÁ EXPRESSAMENTE CONDICIONADA À ACEITAÇÃO DESTE ACORDO.
ACORDO DE LICENÇA DO SOFTWARE DE SISTEMA

Todos os direitos de propriedade intelectual no conteúdo, código e dados fornecidos como parte de qualquer actualização, aperfeiçoamento ou nova versão do sistema de software (aqui referenciada como "Software de Sistema"), pertencem à Sony Computer Entertainment Inc. ("SCE") ou aos seus concessores de licenças e toda a utilização de tal Software de Sistema estará sujeita aos termos deste Acordo e a todos os direitos de autor aplicáveis e leis de propriedade intelectual. Excepto conforme expressamente concedido neste Acordo, a SCE e os seus concessores de licenças reservam todos os direitos, interesses e remédios.

A SCE concede-lhe um direito não exclusivo, não comercial ao Software de Sistema para o utilizar no seu sistema PSP™. Dentro do que é permitido pela lei aplicável, os seus direitos para utilizar ou ter acesso à versão actual do Software de Sistema cessam mediante a instalação de uma versão mais recente do Software de Sistema no seu sistema PSP™. A SCE não lhe concede qualquer licença para Software de Sistema adquirida por utilizadores por qualquer forma que não seja por meio dos métodos autorizados de distribuição da SCE.

Actualizações ao Software de Sistema PSP™ são postos de quando em quando à sua disposição e podem incluir 'patches' de segurança e regulações e funções novas ou revistas que podem causar perda de informação ou de funcionalidade, ou uma alteração ao seu actual sistema operativo.

Você não pode arrendar, alugar, sub-alugar, publicar, modificar, adaptar ou traduzir qualquer porção do Software de Sistema. Até ao máximo que a lei permita, não pode usar engenharia de inversão, 'descompilar' ou desmontar qualquer porção do Software de Sistema, nem criar quaisquer trabalhos derivativos, nem de outro modo tentar criar o código fonte do Software de Sistema a partir do seu código de objecto. Não pode (i) usar qualquer hardware ou software não autorizado, ilegal, falsificado ou alterado em conexão com o Software de Sistema, incluindo o uso de tal processo para ludibriar, desactivar ou contornar qualquer mecanismo de encriptação, segurança ou autenticação para o sistema PSP™; (ii) violar quaisquer leis, regulamentos, estatutos, ou direitos da SCE ou de terceiros em conexão com o seu acesso a ou utilização do Software de Sistema, incluindo o acesso, utilização ou distribuição de qualquer software ou hardware que saiba ou devia saber ser infringente ou pirateado; (iii) usar qualquer hardware ou software para levar o Software de Sistema a aceitar ou usar software ou hardware não autorizado, ilegal ou pirateado; (iv) obter o Software de Sistema de qualquer outra maneira que não seja pelos métodos de distribuição autorizados da SCE; ou (v) explorar o Software de Sistema de qualquer forma que não seja a de o usar no seu sistema PSP™ de acordo com a documentação anexa e com software e hardware autorizados, incluindo o uso do Software de Sistema para conceber, desenvolver, actualizar, ou distribuir software ou hardware não autorizado para usar por qualquer motivo em conexão com o sistema PSP™. Qualquer violação destas restrições anula a garantia do sistema PSP™ e afectará o seu direito de obter serviços e reparações dentro da garantia da SCE.

O Software de Sistema PSP™ pode conter tecnologia que está sujeita a certas restrições ao abrigo dos Regulamentos da Administração de Exportação dos E.U., e não pode ser exportado ou re-exportado para destinos embargados pelos E.U.. Para além disto, o Software de Sistema PSP™ não pode ser exportado ou re-exportado para pessoas ou entidades proibidas pelos Regulamentos da Administração de Exportação dos E.U.

Quando liga o sistema PSP™ a uma rede a SCE pode utilizar o DNAS (Dynamic Network Authentication System - Sistema Dinâmico de Autenticação de Rede), um sistema patenteado designado para autenticar títulos de jogos e o sistema PSP™. O DNAS pode recolher informações sobre o seu hardware e software para fins de autenticação, protecção de cópia, bloqueamento de conta, sistema, regras ou gestão de jogo e outros fins. A informação recolhida não é a sua informação de identificação pessoal e não há qualquer forma de o identificar a partir da informação recolhida pelo DNAS. Qualquer transferência, apresentação, exportação, importação ou transmissão de programas e dispositivos não autorizados, que contornem o DNAS, pode ser proibido por lei. A SCE reserva o direito de utilizar qualquer outro sistema ou método de autenticação ou segurança, em conexão com o sistema da PSP™.

O uso do 'browser' de Internet de sistema da PSP™ é da sua própria responsabilidade. O 'browser' de Internet requer um acesso LAN sem fios que pode NÃO estar disponível no local onde se encontra, sem custos, ou livre de interrupções ou desligamentos. Para obter mais informações consulte o seu fornecedor LAN sem fios. O 'browser' de Internet de sistema PSP™ pode NÃO suportar todos os 'sites' da Web ou a pontos de ligação de acesso à LAN sem fios. Visitar 'websites', reproduzir programas ou dados, ou a transferência de programas ou dados poderá resultar na contaminação por vírus, perda ou corrupção de dados ou outros problemas. Você tem que cumprir com todas as leis e regulamentos aplicáveis. Veja outras condições e termos de utilização nos Manuais do Utilizador.

Todo o conteúdo que for guardado sob um nome de ficheiro que comece por "[RSS]" pode ser eliminado do seu Memory Stick™ quando for adicionado novo conteúdo ao seu Memory Stick™ por intermédio da funcionalidade do Canal RSS. Não guarde o seu conteúdo sob um nome de ficheiro que comece com "[RSS]" e faça cópia de segurança noutro ficheiro ou meio de armazenamento, se não quiser que tal conteúdo seja eliminado.

Ao utilizar o Macromedia® Flash® Player está a aceitar respeitar os direitos de propriedade intelectual de outros.
Veja outros termos ou condições de utilização nos manuais do utilizador.
Contains Macromedia® Flash® Player technology by Adobe
Copyright © 1995-2008 Adobe Systems, Inc. All rights reserved.
Macromedia, Flash and Macromedia Flash are trademarks or registered trademarks of Adobe Systems Incorporated in the United States and internationally.

A SCE não está afiliada com o Skype e não é responsável pelas contas do Skype, nem por quaisquer outros aspectos da administração Skype.

O uso de Skype pode requerer uma conexão à internet de banda larga através de uma LAN com ou sem fios. A Conexão à internet de banda larga, através de um LAN, com ou sem fios, pode NÃO estar disponível na sua localidade, grátis, ou isenta de interrupções ou desconexões. Consultar o seu fornecedor de serviço para detalhes.

Durante a utilização, você compromete-se a cumprir todas as leis vigentes e restrições de licença, assim como os termos do Acordo do Utilizador Skype que se segue a este contrato. Conectando à internet de banda larga pode resultar em vírus, perda de dados, ou outros problemas.

O SKYPE É FORNECIDO "TAL E QUAL" E NÃO FAZEMOS REPRESENTAÇÕES, CONDIÇÕES DE GARANTIA DE QUALQUER GÉNERO, QUER EXPRESSA, IMPLÍCITA, ESTATUÁRIA, OU OUTRAS, QUE SKYPE SERÁ APROPRIADO PARA UM USO OU PROPÓSITO EM PARTICULAR, OU PARA A QUALIDADE DO SKYPE OU DESSE PROPÓSITO OU USO.

ATÉ AO LIMITE PERMITIDO PELOS REGULAMENTOS OU LEIS VIGENTES, A SONY COMPUTER ENTERTAINMENT INC. E/OU AS SUAS COMPANHIAS SUBSIDIÁRIAS REJEITAM TODA E QUALQUER RESPONSABILIDADE POR QUALQUER PERDA OU DANOS A SI PRÓPRIO, O SEU SOFTWARE, OS SEUS DADOS, OU A QUAISQUER TERCEIROS, OU POR PERDA OU DANOS CAUSADOS PELA UTILIZAÇÃO DE SKYPE, QUER ESSA PERDA E DANOS SEJAM, OU NÃO, O RESULTADO DO USO DIRECTO OU INDIRECTO, INCIDENTAL OU CONSEQUENCIAL DO SKYPE.

O uso da Rádio da Internet pode requerer acesso a uma ligação de banda larga à Internet através de uma LAN com ou sem fios. A ligação de banda larga à Internet não é fornecida como parte desta oferta e poderá NÃO estar disponível na sua localidade, não ser grátis, nem estar isenta de interrupções ou de desconexões. Consulte o seu fornecedor de serviços para mais detalhes.

Deve cumprir todas as leis, regulamentos e restrições aplicáveis, incluindo a conformidade com a legislação sobre direitos de propriedade intelectual da Sony Computer Entertainment Inc., suas empresas subsidiárias e terceiros. O acesso a qualquer conteúdo utilizando a Rádio da Internet pode originar vírus, perda de dados ou outros problemas.

A RÁDIO DA INTERNET E O CONTEÚDO FORNECIDO ATRAVÉS DELA SÃO FORNECIDOS "TAL COMO ESTÃO" E NÃO CONCEDEMOS REPRESENTAÇÕES OU GARANTIAS DE QUALQUER GÉNERO, QUER EXPRESSAS, IMPLÍCITAS, ESTATUTÁRIAS OU OUTRAS, INCLUINDO GARANTIA DE QUE SEJAM APROPRIADOS PARA UMA UTILIZAÇÃO OU FIM ESPECÍFICOS, GARANTIA DE COMERCIABILIDADE OU DE CONFORMIDADE COM A LEGISLAÇÃO.

ALGUNS CONTEÚDOS SÃO PRODUZIDOS E FORNECIDOS POR TERCEIROS, COM OS QUAIS A SONY COMPUTER ENTERTAINMENT INC. E SUAS EMPRESAS SUBSIDIÁRIAS NÃO TÊM QUALQUER TIPO DE RELACIONAMENTO.

ATÉ AO LIMITE PERMITIDO PELOS REGULAMENTOS OU LEIS VIGENTES, A SONY COMPUTER ENTERTAINMENT INC. E/OU AS SUAS COMPANHIAS SUBSIDIÁRIAS REJEITAM TODA E QUALQUER RESPONSABILIDADE POR QUALQUER PERDA OU DANOS CAUSADOS A SI PRÓPRIO, AO SEU SOFTWARE, AO SEU HARDWARE, AOS SEUS DADOS, OU A QUAISQUER TERCEIROS, OU POR PERDA OU DANOS CAUSADOS PELA UTILIZAÇÃO DE RÁDIO DA INTERNET, OU QUALQUER CONTEÚDO FORNECIDO ATRAVÉS DA RÁDIO DA INTERNET, QUER ESSA PERDA E DANOS SEJAM OU NÃO, O RESULTADO DA UTILIZAÇÃO DIRECTA OU INDIRECTA, INCIDENTAL, ESPECIAL OU CONSEQUENCIAL DA RADIO DA INTERNET.

Não se concede qualquer garantia de qualidade, utilidade, funcionalidade ou actuação do Software de Sistema. O Software de Sistema é fornecido "TAL COMO SE ENCONTRA". A SCE rejeita expressamente qualquer garantia implícita de mercadoria, de aptidão para um fim específico e de não-infracção.

A SCE E AS SUAS EMPRESAS AFILIADAS EXCLUEM TODA A RESPONSABILIDADE POR QUALQUER PERDA DE DADOS, PERDA DE LUCROS OU DANOS SOFRIDOS POR SI OU QUAISQUER TERCEIROS, QUER SEJAM OU NÃO RESULTADO DIRECTO, INDIRECTO, ACIDENTAL, ESPECIAL OU CONSEQUENTE, DO ACESSO A OU UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE SISTEMA OU TRANSFERÊNCIA DE CONTEÚDO, DESDE QUE ESTA PROVISÃO SEJA EXECUTÓRIA NA SUA JURISDIÇÃO, AS EXCLUSÕES E REJEIÇÕES ANTERIORES APLICAR-SE-ÃO ATÉ AO MÁXIMO QUE A LEI APLICÁVEL PERMITIR, AINDA QUE QUALQUER REMÉDIO FALHE O SEU PROPÓSITO ESSENCIAL.

Ao utilizar ou entrar no Software de Sistema, você concorda em aceitar todos os termos vigentes deste Acordo. Para ter acesso a uma cópia actualizada imprimível deste Acordo, vá para http://www.scei.co.jp/psp-eula no seu computador pessoal. A SCE, pode à sua inteira discrição e em qualquer altura, modificar os termos deste Acordo. Para alterações a este Acordo, consulte por favor de vez em quando este 'site' da 'Web'. O seu acesso continuado a ou utilização do Software de Sistema significará a sua aceitação de quaisquer alterações a este Acordo.

©2008 Sony Computer Entertainment Inc. All rights reserved

in http://www.scei.co.jp/psp-eula/psp_eula_pt.html

R_M_F
01-05-2008, 23:10
Claro que é...

Isso é a mesma coisa que estares a dizer, que sacar jogos da net e gravá-los, não é problema teu, porque não foste tu que os ripaste...

Estás a comparar situações totalmente diferentes....

Imagina o seguinte exemplo:

1º Uma empresa cria um produto

2º Outra cria um baseado no primeiro podendo possivelmente estar a quebrar copyrights

3º Tu preferes o produto da segunda empresa e por isso usas esse

4º Culpam-te a ti!

Percebeste porque é que não se pode comparar?

Miguel05
02-05-2008, 00:19
Desbloquear nao é ilegal.Ilegal e correr backups de jogos.

nans
02-05-2008, 00:45
Indo pela tua lógica

1º X cria o firmware da psp

2º Y arranja o firmware da psp e altera-o ( Violação de copyright por parte da pessoa que o altera)

3º Tu preferes o produto da empresa Y, feito na ilegalidade

4º És apanhado com um software ilegal! (És acusado de violação de copyright)

Dê por onde der, tanto és culpado tu, como quem alterou o firmware!

Cumps

P.S. Peço desculpa se isto estiver um pouco confuso

Kisai
02-05-2008, 00:47
mas qual desbloquear uma PSP, isto é algum telemovel ? ... é correr um Sistema operativo alternativo... não é ilegal aos olhos da Lei Portuguesa mas é uma violação do EULA da Sony ... logo teoricamente o uso de OS alternativo é da responsabilidade do dono da consola... e se ela der o berro com esse OS não serve de nada a PSP ir a Sony ... tem que ser removido o OS alternativo e instalado uma versão de um OS oficial Sony !

R_M_F
02-05-2008, 02:41
Indo pela tua lógica

1º X cria o firmware da psp

2º Y arranja o firmware da psp e altera-o ( Violação de copyright por parte da pessoa que o altera)

3º Tu preferes o produto da empresa Y, feito na ilegalidade

4º És apanhado com um software ilegal! (És acusado de violação de copyright)

Dê por onde der, tanto és culpado tu, como quem alterou o firmware!

Cumps

P.S. Peço desculpa se isto estiver um pouco confuso

Estás a bater na mesma tecla.

O que tu estás a fazer não é ilegal! O software pode ser criado ilegalmente, mas isso é um problema de quem o cria!

Tu ao usa-lo não estás a fazer nada de ilegal, a ilegalidade não está a ser cometida por ti, percebes?

Uma coisa é usar software ilegal, outra é usar software ilegalmente....mais uma vez a traiçoice do português atraiçoou-te XD

É por estas e por outras que detesto português :P :P :P

Mitch
02-05-2008, 02:59
Estás a bater na mesma tecla.

O que tu estás a fazer não é ilegal! O software pode ser criado ilegalmente, mas isso é um problema de quem o cria!

Tu ao usa-lo não estás a fazer nada de ilegal, a ilegalidade não está a ser cometida por ti, percebes?

Uma coisa é usar software ilegal, outra é usar software ilegalmente....mais uma vez a traiçoice do português atraiçoou-te XD

então comprar um carro roubado não tem problemas porque não foste tu quem o roubou :002:

R_M_F
02-05-2008, 03:09
então comprar um carro roubado não tem problemas porque não foste tu quem o roubou :002:

Não tem nada a ver..... 8|

Quando se compra um carro tens de por um carro em teu nome e tratar do processo de legalização,etc....durante o processo ias aperceber-te que ele era roubado....

Enfim...outra vez a tentar comparar o incomparável.... :rolleyes:

Mitch
02-05-2008, 04:27
vou reformular:
então comprar um telemovel roubado não faz mal porque não foste tu quem o roubou :rolleyes:

ordisi
02-05-2008, 12:12
vou reformular:
então comprar um telemovel roubado não faz mal porque não foste tu quem o roubou :rolleyes:
Pois, deve ser deve... Mas se a policia te apanha com um telemovel roubado és tu quem vai responder por isso, e não o gajo que o roubou.
Assim como se a sony quiser (o que é muuuuito improvavel) se te apanhar com firmware deles alterado (CFW) eles não vão andar atras do D_A mas vão-te pedir as justificações a ti.
Mas lá está, como a sony não age, deixa andar.

eheheh
02-05-2008, 12:31
estamos com cada comparacao... imaginacoes ferteis

ordisi
02-05-2008, 13:31
Esta Parte do EULA chega:
Você não pode arrendar, alugar, sub-alugar, publicar, modificar, adaptar ou traduzir qualquer porção do Software de Sistema. Até ao máximo que a lei permita, não pode usar engenharia de inversão, 'descompilar' ou desmontar qualquer porção do Software de Sistema, nem criar quaisquer trabalhos derivativos, nem de outro modo tentar criar o código fonte do Software de Sistema a partir do seu código de objecto. Não pode (i) usar qualquer hardware ou software não autorizado, ilegal, falsificado ou alterado em conexão com o Software de Sistema, incluindo o uso de tal processo para ludibriar, desactivar ou contornar qualquer mecanismo de encriptação, segurança ou autenticação para o sistema PSP™; (ii) violar quaisquer leis, regulamentos, estatutos, ou direitos da SCE ou de terceiros em conexão com o seu acesso a ou utilização do Software de Sistema, incluindo o acesso, utilização ou distribuição de qualquer software ou hardware que saiba ou devia saber ser infringente ou pirateado; (iii) usar qualquer hardware ou software para levar o Software de Sistema a aceitar ou usar software ou hardware não autorizado, ilegal ou pirateado; (iv) obter o Software de Sistema de qualquer outra maneira que não seja pelos métodos de distribuição autorizados da SCE; ou (v) explorar o Software de Sistema de qualquer forma que não seja a de o usar no seu sistema PSP™ de acordo com a documentação anexa e com software e hardware autorizados, incluindo o uso do Software de Sistema para conceber, desenvolver, actualizar, ou distribuir software ou hardware não autorizado para usar por qualquer motivo em conexão com o sistema PSP™. Qualquer violação destas restrições anula a garantia do sistema PSP™ e afectará o seu direito de obter serviços e reparações dentro da garantia da SCE.Ainda alguem tem duvidas???

eheheh
02-05-2008, 13:34
sim eu tenho, compro uma coisa faço dela o que bem entender:002: é minha nao é como um contracto de permanencia de telemoveis

ordisi
02-05-2008, 13:36
sim eu tenho, compro uma coisa faço dela o que bem entender:002: é minha nao é como um contracto de permanencia de telemoveis
Lê o manual da PSP. Ao comprares a PSP estás a aceitar as condições do manual e do EULA do software.

Por essa ordem de ideias eu tambem compro um telemovel e faço dele o que bem entender. A rede não manda no meu telemovel que eu comprei...

R_M_F
02-05-2008, 14:10
vou reformular:

Exactamente a mesma merda que o carro....tirando o facto que corres menos riscos em não ter o telemóvel em teu nome

Lê o manual da PSP. Ao comprares a PSP estás a aceitar as condições do manual e do EULA do software.

Por essa ordem de ideias eu tambem compro um telemovel e faço dele o que bem entender. A rede não manda no meu telemovel que eu comprei...

Errado, ao usar a PSP é que tens de aceitar as condições

Agora é uma questão de ver o que é que a lei Portuguesa diz em relação às pessoas que não cumprem EULAS e continuam a usar o produto, isso ,sim, vai ditar a ilegalidade ou não do acto.

ordisi
02-05-2008, 14:56
Errado, ao usar a PSP é que tens de aceitar as condições
Acho que ninguem compra uma psp para não a usar... excepto se fôr para oferecer.
Qual é a diferença?

Mitch
02-05-2008, 14:57
Exactamente a mesma merda que o carro....tirando o facto que corres menos riscos em não ter o telemóvel em teu nome

não é obrigatório registar telemoveis - onde é que é a mesma "merda" que o carro?

vintage_one
02-05-2008, 15:34
Esta Parte do EULA chega:
Ainda alguem tem duvidas???

o problema é que devias ter conhedimento dessa EULA antes der comprar...pois só tens conhecimento das condições de garantia e etc depois de desembolsares a nota.

niguem é obrigado a ir à net ver a EULA antes de comprar seja que produto for.

Mitch
02-05-2008, 15:40
ninguem é obrigado a ir à net ver a EULA antes de comprar seja que produto for.
ninguém é obrigado a conhecer as leis, mas a ignorância das mesmas não é desculpa.
também ninguém te obriga a ler o diário da república, mas tens de cumprir o que lá está.
se não te queres informar, o problema é teu...
mas no caso concreto, acho que se não concordares com o EULA, podes devolver o equipamento :P

vintage_one
02-05-2008, 16:05
ninguém é obrigado a conhecer as leis, mas a ignorância das mesmas não é desculpa.
também ninguém te obriga a ler o diário da república, mas tens de cumprir o que lá está.
se não te queres informar, o problema é teu...
mas no caso concreto, acho que se não concordares com o EULA, podes devolver o equipamento :P

EULA é diferente de lei. n podemos por tudo no mesmo cesto.

eulas, dependem das empresas...cada uma tem a sua. o consumidor n tem de saber que n pode fazer isto ou aquilo com dado equipamento, só o sabe depois de comprar o que acho injusto.

quanto a devolver, dúvido que possas devolver só porque n concordas com a eula. O que te dizem depois è: não concorda? temos pena.

mas ninguem ta a dizer que não é ilegal alterar seja o que for.

a questão principal é que se não cumprires a EULA da Sony, não te dão garantia nenhuma em caso de avaria.

R_M_F
02-05-2008, 16:42
não é obrigatório registar telemoveis - onde é que é a mesma "merda" que o carro?

Esquece...tens razão :P

Estava a confundir com o cartão do telemóvel :lol:

Tendo isso em conta respondo-te o seguinte: Compraste um roubado? Ficou-te barato? Funciona bem? Então óptimo! Que culpa tens tu de ele ter sido roubado?

Mesmo assim continua a não ser a mesma coisa que adquirir(neste caso a custo 0€ ,mas o preço é exactamente esse, logo no problem) um firmware que viola copyrights, etc

A culpa não é tua e ponto final! Daqui a um bocado ia-mos começar a prender as pessoas que compram aqueles clones da NES dos chinocas....

Acho que ninguem compra uma psp para não a usar... excepto se fôr para oferecer.
Qual é a diferença?

A diferença é exactamente a que vem logo a seguir aqui no tópico com o facto de que apens depois de comprar a PSP(no momento em que a vais usar) é que descobres a EULA

E sim...se não concordarem com a EULA podem devolver o produto( Isto faz-me lembrar aquela pessoa que comprou um PC com Windows, não concordou com a EULA devolveu o CD OEM e recebeu o valor do windows...)

EULA é diferente de lei.

Tal como eu disse

a questão principal é que se não cumprires a EULA da Sony, não te dão garantia nenhuma em caso de avaria.

Errado...se não cumprires a EULA não podes usar a PSP. Agora o que está em causa(e isso é que eu não sei nem estou interessado em saber) é se se ao continuares a usar um produto mesmo nao respeitando a EULA existe alguma lei em Portugal que pode ser usada contra ti

Mitch
02-05-2008, 16:47
Tendo isso em conta respondo-te o seguinte: Compraste um roubado? Ficou-te barato? Funciona bem? Então óptimo! Que culpa tens tu de ele ter sido roubado?

comprar um produto que sabes que é roubado é tão crime como roubar o proprio produto.
usar software que sabes que viola a lei é a mesma coisa.

se deres um tiro em alguém, quem comete o crime é a pistola ou és tu? é que tu só apertaste um dedo :P a pistola é que matou a outra pessoa :lol:

PS: sim, eu gosto de exemplos parvos, porque é o melhor que há para combater argumentações parvas :D

nans
02-05-2008, 16:48
A culpa não é tua e ponto final! Daqui a um bocado ia-mos começar a prender as pessoas que compram aqueles clones da NES dos chinocas....

Isto é que é completamente diferente, porque essas NES dos chineses, não foram feitas através das outras, e o firmware é!

E que culpa é que tu tens de um telemóvel ser roubado e tu o comprares? TODA, ou agora tu compras coisas roubadas, por serem uma pechincha, e depois não queres ser responsabilizado? Se fosse assim, o ladrão era apanhado, dizia que tinha comprado a outro, e ia embora sem que lhe fizessem nada!

vintage_one
02-05-2008, 16:54
Errado...se não cumprires a EULA não podes usar a PSP. Agora o que está em causa(e isso é que eu não sei nem estou interessado em saber) é se se ao continuares a usar um produto mesmo nao respeitando a EULA existe alguma lei em Portugal que pode ser usada contra ti

[/QUOTE]

então porque é que há tanta psp que vai para a SONY alterada e eles enviam na de novo? podemos falar de outras marcas...xbox360, vão para a MS, e eles se detectarem, o máximo que fazem é enviar ta de novo avariada...

se fosse tão linear como dizes e como esta escrito na EULA da Sony...nem sequer te enviavam novamente a psp mesmo que avariada...isto porque alteraste o software da psp e n o podias ter feito. logo se alteraste foi porque NÃO concordaste com a EULA, logo n a podes usar...correcto?

então porque ta mandam e com orçamento e tudo, deviam era ficar lá com ela ou no maximo enviavam ta bloqueada. afinal não a podes usar...

isso realmente é o que esta escrito nas eulas mas é um beco sem saida...por isso n existe concenso em lado nenhum sobre que lei aplicar ou oi que fazer nessas situações.

Mas é só uma opinião...

R_M_F
02-05-2008, 16:55
comprar um produto que sabes que é roubado é tão crime como roubar o proprio produto.
usar software que sabes que viola a lei é a mesma coisa.

se deres um tiro em alguém, quem comete o crime é a pistola ou és tu? é que tu só apertaste um dedo :P a pistola é que matou a outra pessoa :lol:

PS: sim, eu gosto de exemplos parvos, porque é o melhor que há para combater argumentações parvas :D

Eu estou a falar no caso de não saberes que é roubado.....

E mesmo assim...continuo a dizer que é diferente....dou outra vez o exemplo dos clones dos chinocas....

Isto é que é completamente diferente, porque essas NES dos chineses, não foram feitas através das outras, e o firmware é!

Pois não é baseado não....é mesmo um CLONE! :lol:

então porque é que há tanta psp que vai para a SONY alterada e eles enviam na de novo? podemos falar de outras marcas...xbox360, vão para a MS, e eles se detectarem, o máximo que fazem é enviar ta de novo avariada...

se fosse tão linear como dizes e como esta escrito na EULA da Sony...nem sequer te enviavam novamente a psp mesmo que avariada...isto porque alteraste o software da psp e n o podias ter feito. logo se alteraste foi porque NÃO concordaste com a EULA, logo n a podes usar...correcto?

então porque ta mandam e com orçamento e tudo, deviam era ficar lá com ela ou no maximo enviavam ta bloqueada. afinal não a podes usar...

isso realmente é o que esta escrito nas eulas mas é um beco sem saida...por isso n existe concenso em lado nenhum sobre que lei aplicar ou oi que fazer nessas situações.

Mas é só uma opinião...

Isso não prova nada....tu podes não poder usar...não significa que não a possas ter em casa a apanhar pó.....

nans
02-05-2008, 16:57
Eu estou a falar no caso de não saberes que é roubado.....

E mesmo assim...continuo a dizer que é diferente....dou outra vez o exemplo dos clones dos chinocas....

Eu já te respondi a isso dos clones dos chineses! Está a resposta neste página...

R_M_F
02-05-2008, 17:02
Eu já te respondi a isso dos clones dos chineses! Está a resposta neste página...

Um clone que não é baseado naquilo que foi clonado....ao que o mundo chegou.... :004:

nans
02-05-2008, 17:06
Pois não é baseado não....é mesmo um CLONE! :lol:

Desde quando é que aquilo é um clone? Aquilo não é mais que uma imitação e das rascas...
(Agora sem conhecimento relativo a isto)Se eles lerem os mesmo cartuchos, mesmo processador, memória, chip gráfico etc, é um clone!
Agora se tem a forma parecida com a outra, mas o resto tudo diferente, para mim isso é uma imitação!

Agora já com conhecimento, as "PSP's" dos chineses, não é mais que uma imitação rasca do "chassi" da PSP, com o software, de algo tipo uma brickmania lá dentro!

No caso do firmware da PSP, isso sim é um clone, que teve algumas alterações genéticas

vintage_one
02-05-2008, 17:09
Isso não prova nada....tu podes não poder usar...não significa que não a possas ter em casa a apanhar pó.....

então resumindo:

As eulas servem para estragar papel e matar arvores inocentes...

Conclusão: compras uma PSP e fazes com ela o que quiseres sempre com o risco que se avariar, deixas de ter direito à garantia.

Se a Sony quisesse levar a cabo aquilo que diz na EULA, simplesmente n te enviava a PSP arranjada ou com a possiblidade de ta poder arranjar por meio de pagamento de X, bloqueava ou ficavas com a PSP retida. Isto porque se n cumprires a EULA, não a podes usar.

R_M_F
02-05-2008, 17:10
Desde quando é que aquilo é um clone? Aquilo não é mais que uma imitação e das rascas...
(Agora sem conhecimento relativo a isto)Se eles lerem os mesmo cartuchos, mesmo processador, memória, chip gráfico etc, é um clone!
Agora se tem a forma parecida com a outra, mas o resto tudo diferente, para mim isso é uma imitação!

Agora já com conhecimento, as "PSP's" dos chineses, não é mais que uma imitação rasca do "chassi" da PSP, com o software, de algo tipo uma brickmania lá dentro!

No caso do firmware da PSP, isso sim é um clone, que teve algumas alterações genéticas

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/62/PSOne_Style_Famicom_Clone_adjusted.jpg/641px-PSOne_Style_Famicom_Clone_adjusted.jpg

Isto é um NES clone....não é igual por fora...ok...mas é um clone na mesma

http://en.wikipedia.org/wiki/Nintendo_Entertainment_System_hardware_clone

Morais
02-05-2008, 17:11

Os teus pais devem estar mesmo orgulhosos de ti... Teres em tua posse algo roubado é ilegal, tão simples quanto isso.
Além de ilegal é incrivelmente moralmente reprovavel, daquelas atitudes que me faz perder todo o respeito pela pessoa em questão.

ruimoura
02-05-2008, 17:12
Conclusão: compras uma PSP e fazes com ela o que quiseres sempre com o risco que se avariar, deixas de ter direito à garantia.

Se a Sony quisesse levar a cabo aquilo que diz na EULA, simplesmente n te enviava a PSP arranjada ou com a possiblidade de ta poder arranjar por meio de pagamento de X, bloqueava ou ficavas com a PSP retida. Isto porque se n cumprires a EULA, não a podes usar.

Precisamente. Alteraste os termos da garantia, ou os termos do contrato, ficas com a PSP encalhada, é tão simples quanto isso.

E é obviamente ilegal desbloquar a PSP, assim como usar ou distribuir qualquer tipo de firmware modificado. Por alguma razão o dude mais conhecido a nível de firmwares modificados da PSP teve que mudar de país para não ser preso ...

nans
02-05-2008, 17:13
Isto é um NES clone....não é igual por fora...ok...mas é um clone na mesma

http://en.wikipedia.org/wiki/Nintendo_Entertainment_System_hardware_clone

Isso é um cartucho funcional na NES?

É que isso para mim até era um clone da PSOne

R_M_F
02-05-2008, 17:16
Os teus pais devem estar mesmo orgulhosos de ti... Teres em tua posse algo roubado é ilegal, tão simples quanto isso.
Além de ilegal é incrivelmente moralmente reprovavel, daquelas atitudes que me faz perder todo o respeito pela pessoa em questão.

Não ler o tópico todo dá nisso...aliás sou 100% contra comprar material roubado

Tal como fazer dinheiro com "desbloqueios" de psp's e afins

vintage_one
02-05-2008, 17:17
Precisamente. Alteraste os termos da garantia, ou os termos do contrato, ficas com a PSP encalhada, é tão simples quanto isso.

E é obviamente ilegal desbloquar a PSP, assim como usar ou distribuir qualquer tipo de firmware modificado. Por alguma razão o dude mais conhecido a nível de firmwares modificados da PSP teve que mudar de país para não ser preso ...

pois...agora o que o autor da trhead pergunta é se Desbloquear a PSP é ilegal...

resta perceber se ilegal é no sentido de ir preso ou de a Sony pode não cumprir os termos da garantia se o consumidor não cumprir aquilo que a EULA determina.

por desbloquear uma psp, ninguem vai preso. Agora, se fizerem vida disso, ou seja, desbloquear a troco de dinheiro, aí sim, podera o consumidor ser alvo de processo judicial.

ruimoura
02-05-2008, 17:20
pois...agora o que o autor da trhead pergunta é se Desbloquear a PSP é ilegal...

resta perceber se ilegal é no sentido de ir preso ou de a Sony por não cumprir os termos da garantia se o consumidor não cumprir aquilo que a EULA determina.

por desbloquear uma psp, ninguem vai preso. Agora, se fizerem vida disso, ou seja, desbloquear a troco de dinheiro, aí sim, podera o consumidor ser alvo de processo judicial.

Mas isso é assim com tudo na vida ... Se o fizeres na tua casa, e só usares para ti, é ilegal, mas não estás realmente a prejudicar ninguém, nem a ganhar nada com isso. O problema é que as PSP são desbloqueadas para depois se poder jogar jogos pirateados, regra geral, mas lá está ...

Agora respondendo à pergunta directamente, sim, estou convicto que desbloquear a PSP seja ilegal ...

nans
02-05-2008, 17:21

Tu por sacares um jogo/filme/série/whatever ou darem-te um cd/dvd, com isso e o utilizares, podes ser preso, queres ver que por usares um software ilegal, não podes ser preso?

ruimoura
02-05-2008, 17:23
Tu por sacares um jogo/filme/série/whatever ou darem-te um cd/dvd, com isso e o utilizares, podes ser preso, queres ver que por usares um software ilegal, não podes ser preso?

A questão não é essa, é mesmo quem é que vai descobrir que usas uma PSP com firmware ilegal? Ninguém ... Podes sim ser condenado por sacares jogos pirateados para jogar na tal PSP desbloqueada, que é para isso que elas são desbloquadas, não sejamos hipócritas.

vintage_one
02-05-2008, 17:28

tes razão, mas o que queria dizer em cima era que, em Portugal por desbloqueares uma PSP para teu uso pessoal, ninguem te vai prender por isso, embora seja ilegal, da direito a prisão mas NA PRATICA, ninguem vai preso por isso. Agora se andares a vender o serviço de desbloquear...aí a situação é mais grave.

Os violadores, violam a torto e a direito e no dia seguinte estão na rua prontos para violar novamente. è nesse sentido a que me refiro...agora, que é ilegal e contra etica lá isso é.

Sou músico, estudei composição entre outras coisas e se alguem alterasse uma nota que fosse de uma partitura minha protegida por direitos de autor, podia processar a pessoa em causa por isso. Tenho esse direito. Com software passa se a mesma coisa. Mas pirataria existe, e vai sempre existir, a não ser que o software passe a ser mais barato, mesmo assim, existirá sempre pirataria. A não ser que prendam as pessoas todas...as piratas...

R_M_F
02-05-2008, 17:29
De uma vez por todas....e utilizando termos correctos

Modificar o firmware da PSP vai contra a EULA

Algo que vai contra a EULA tira-vos o direito de usar o(s) produto(s) que a EULA abrange

Continuar a usa-los não respeitando a EULA só é crime se existir uma lei que diga isso

Concluindo: basta-vos ir ver se essa lei existe ou não e têm a resposta....infelizmente este tópico descambou como é costume ultimamente aqui pelo forum

Morais
02-05-2008, 17:32
Tanta confusão que para ai vai.

"That is correct, breaking an agreement is not illegal. It's a breach of contract, and EULA's spell out the consequences of tha breach. For most EULA's, that basically means that you have no support or security outside of the EULA, and if it damages your property you have no recourse to recovery for damages. The EULA is an End-User Licence AGREEMENT, and you AGREE to it by using the product. You don't OWN the product, you own the permission to use the product, within the guidelines set forth in teh agreement. If you do not choose to agree with the terms, you basically have no permission to use the product. But it's not a criminal act to behave outside of an agreement, it's a civil act, and must be pursued in civil court."

Não é crime, per se, mas podes, na mesma, ir a tribunal por violação de contracto.

vintage_one
02-05-2008, 17:36

É tão simples quanto isso, a EULA é, para todos os efeitos, um contracto, violas esse contracto e cabe à empresa responsável processar-te pela violação do contracto em si, por isso, sim, é ilegal no sentido que poderás ser levado a responder pelos teus actos, em tribunal.

É engraçado como as pessoas não sabem a quantidade de contractos/acordos que fazem ou encontram-se a cumprir, num só dia, ao ligares-te à net pelo teu ISP, lá vai um, ao frequentares a universidade, lá vai outro, ao andares de autocarro, lá vai mais outro, ao teres, sequer a luz ligada, lá vai outro que assinaste com a EDP.

Até, ao entrares num shopping, estás à "mercê" de algum tipo de directrizes.

nunca vi foi teres conhecimento de um contrato depois de o comprares...neste caso a PSP, vem la dentro o "contrato".

é a mesma coisa que pagares a casa e só depois teres acesso à escritura...

em relação ao contrato da EDP, antes de o ler e assinar, não me vêm por a LUZ.

Na usiversidade, antes de assinar a matricula e pagar a propina, não me é permitido o acesso a escola.

etc...

as coisas são diferentes...neste caso, só depois de pagar é que tens acesso às condiçoes do "contrato".

Sim, porque as pessoas não são obrigadas a saber que a EULA X ou Y esta dispoivel no endereço da net Z...

Conclusão: se n cumprires a EULA, n tens direito à garatia...nem supostamente a podes usar (PSP).

Agora, crime como alguem já disse, só o é se existir uma lei que torne a acção de desbloquear PSP num crime.

E para quem não sabe, desbloquear uma PSP n tem de ser só para jogar jogos pirateados...mas sim para correrem aplicações caseiras que n estão sob directrizes nenhumas de copytight.

R_M_F
02-05-2008, 17:38

É tão simples quanto isso, a EULA é, para todos os efeitos, um contracto, violas esse contracto e cabe à empresa responsável processar-te pela violação do contracto em si, por isso, sim, é ilegal no sentido que poderás ser levado a responder pelos teus actos, em tribunal. A EULA vai bastante além de ser apenas uma forma de filtrar a que produtos dar assistência, é normal que se pense isso pois ninguém se vai dar ao trabalho de processar todo e qualquer um que viole a EULA.

É engraçado como as pessoas não sabem a quantidade de contractos/acordos que fazem ou encontram-se a cumprir, num só dia, ao ligares-te à net pelo teu ISP, lá vai um, ao frequentares a universidade, lá vai outro, ao andares de autocarro, lá vai mais outro, ao teres, sequer a luz ligada, lá vai outro que assinaste com a EDP.

Até, ao entrares num shopping, estás à "mercê" de algum tipo de directrizes.

Exactamente!

E tal como eu disse antes, para aplicar esse tal processo(e ganhar, obviamente) é preciso haver uma lei sobre "isto" no país onde foi cometido o crime

É tão simples quando isso...se houver a tal lei, então é ilegal e podem ser processados se a sony se der ao trabalho

nunca vi foi teres conhecimento de um contrato depois de o comprares...neste caso a PSP, vem la dentro o "contrato".

Na usiversidade, antes de assinar a matricula e pagar a propina, não me é permitido o acesso a escola.

etc...

as coisas são diferentes...neste caso, só depois de pagar é que tens acesso às condiçoes do "contrato".

Sim, porque as pessoas não são obrigadas a saber que a EULA X ou Y esta dispoivel no endereço da net Z...

Vai ler o meu post mais a cima em que dei o exemplo da pessoa que devolveu o windows....se nao concordares com a EULA podes devolver o produto e recebes o dinheiro de volta....

ruimoura
02-05-2008, 17:38

etc...

Sim, porque as pessoas não são obrigadas a saber que a EULA X ou Y esta dispoivel no endereço da net Z...~

Mas antes de ligares a PSP pela primeira vez deverias, supostamente, ler o contrato. Se não concordares, podes muito bem devolver o produto.

vintage_one
02-05-2008, 17:43
~

Mas antes de ligares a PSP pela primeira vez deverias, supostamente, ler o contrato. Se não concordares, podes muito bem devolver o produto.

sim, eu sei. era o que se devia fazer. mas estão se a ver a comprar uma PSP ou um WINDOWS na loja da esquina e depois ir devolver porque não concordam com a EULA...

Na teoria é muito bonito mas na pratica já é mais complicado.

mas sem dúvida que deveria ser assim.

Produtos de higene pessoal, como maquinas de barbear etc...n são abrangidos pelas politicas de devolução da maior parte das lojas. Mas com a politica de poder devolver um produto se n concordar com a EULA, os produtos de higiene pessoal já podem ser devolvidos...

Porque na eula de uma maquina de barbiar pode por exemplo dizer que tu n podes abrir a maquina para a lubrificares ou limpares e só depois de a comprares é que tens conhecimento disso.

Logo nessa situação a loja com a politica de não devolução de produtos de higiene é OBRIGADA A aceitar de volta o produto porque tu NÃO concordas com a EULA.

Correcto?

R_M_F
02-05-2008, 18:08
Eu diria que 0.00001% das maquinas de barbear vêm com uma EULA.... XD

Mas se viessem podias devolver

vintage_one
02-05-2008, 18:11
Eu diria que 0.00001% das maquinas de barbear vêm com uma EULA.... XD

Mas se viessem podias devolver

a minha da PHILIPS e a minha maquina do cabelo da ROVENTA tÊm...

a depiladora da minha mulher já n tem...acho eu..

sendo assim, são boas noticias...

sir_atmc
02-05-2008, 18:54

Isso é mentira, mas adiante.

Se está na EULA acho que não ha volta a dar, embora eu não concorde.

nans
02-05-2008, 18:56
Agradecia que elaborasses a tua resposta!

Se eu não estou em erro, e posso estar, a lei portuguesa, não tem aquele buraco (que a lei espanhola tem/tinha), que por ser para uso pessoal, não faz mal nenhum!

ordisi
02-05-2008, 19:20
sim, eu sei. era o que se devia fazer. mas estão se a ver a comprar uma PSP ou um WINDOWS na loja da esquina e depois ir devolver porque não concordam com a EULA...

Na teoria é muito bonito mas na pratica já é mais complicado.

mas sem dúvida que deveria ser assim.

Produtos de higene pessoal, como maquinas de barbear etc...n são abrangidos pelas politicas de devolução da maior parte das lojas. Mas com a politica de poder devolver um produto se n concordar com a EULA, os produtos de higiene pessoal já podem ser devolvidos...

Porque na eula de uma maquina de barbiar pode por exemplo dizer que tu n podes abrir a maquina para a lubrificares ou limpares e só depois de a comprares é que tens conhecimento disso.

Logo nessa situação a loja com a politica de não devolução de produtos de higiene é OBRIGADA A aceitar de volta o produto porque tu NÃO concordas com a EULA.

Correcto?
Se abriste a embalagem, não utilisaste o produto por não concordares com os termos e o quiseres devolver, em principio devem ficar com a maquina sim.

EDIT: Quanto ao caso de comprar um produto roubado não se ter culpa... já ouviram falar do crime de receptação?

R_M_F
02-05-2008, 19:50
O crime de receptação é assim definido pelo Código Penal (art. 180): “Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte”.

Tal como eu disse....se não soubermos...que culpa temos?

nans
02-05-2008, 19:57
E como é que tu provas que não sabes que o produto é roubado?

R_M_F
02-05-2008, 20:04
Como é que provam que sabes?

XD

nans
02-05-2008, 20:09
Tu é que tens que provar que não sabes, não são eles! Eles apanham-te com material roubado, mesmo que o tenhas comprado a outra pessoa, para eles o ladrão és tu...

R_M_F
02-05-2008, 20:16
Isto agora era uma festa....não vou usar analogia nenhum desta vez porque acho que nem é preciso

JohnTH
02-05-2008, 20:18
Mas as pessoas têm de ter conhecimento das condições do EULA, pois ele até aparece na Configuração Inicial, no primeiro arranque da PSP XD

Se não lerem, problema deles. Depois, se forem punidos, não podem dizer "Mas eu não sabia!!", pois aparece sempre (i) na Configuração Inicial, ao arrancar a PSP pela primeira vez; (ii) ao fazer actualização de firmware (software do sistema).

(Gozar com o EULA... Sem graça nenhuma :P)

E... Se houver lei... É ilegal, pois violas o EULA :)

nans
02-05-2008, 20:19
Era uma festa porquê?
Tens material roubado em tua posse, és apanhado, se não conseguires provar que não foste tu quem roubou o material, eles deixam-te ir embora queres ver?

R_M_F
02-05-2008, 20:49
Mas as pessoas têm de ter conhecimento das condições do EULA, pois ele até aparece na Configuração Inicial, no primeiro arranque da PSP XD

Se não lerem, problema deles. Depois, se forem punidos, não podem dizer "Mas eu não sabia!!", pois aparece sempre (i) na Configuração Inicial, ao arrancar a PSP pela primeira vez; (ii) ao fazer actualização de firmware (software do sistema).

(Gozar com o EULA... Sem graça nenhuma :P)

E... Se houver lei... É ilegal, pois violas o EULA :)

Alguem falou sobre não conhecer o EULA?

Está-se a falar sobre o facto de sabermos que estamos a usar algo roubado ou não

Era uma festa porquê?
Tens material roubado em tua posse, és apanhado, se não conseguires provar que não foste tu quem roubou o material, eles deixam-te ir embora queres ver?

Dessa forma eras sempre culpado, porque é impossivel provar que não sabes uma coisa.....simplesmente porque não a sabes....

nans
02-05-2008, 20:50
Eu vou deixar de responder, porque é mais cego aquele que não quer ver, do que aquele que não consegue mesmo ver!

Cumps

sir_atmc
02-05-2008, 20:56
Agradecia que elaborasses a tua resposta!

Se eu não estou em erro, e posso estar, a lei portuguesa, não tem aquele buraco (que a lei espanhola tem/tinha), que por ser para uso pessoal, não faz mal nenhum!

Há uns tempos vi um link de uma directiva ou lei (alguém do ramo que diga qual o nome) que diz que para uso proprio é legal. Infelizmente não estou a conseguir encontrar o link, mas até me lembro de ter visto a noticia penso que na Exame Informática.

R_M_F
02-05-2008, 21:53
Eu vou deixar de responder, porque é mais cego aquele que não quer ver, do que aquele que não consegue mesmo ver!

Cumps

Mas não é isso o que eu tenho tentado mostrar? :lol:

revolution_fx
02-05-2008, 22:13
queria aproveitar este topico para fazer uma pergunta: Quando temos uma psp desbloqueada, se a actualizar-mos podemos ficar com ela danificada ou bloqueada em relação aos jogos nãocomprados?

aconselham-me a desbloquear a psp?

JohnTH
02-05-2008, 22:50
queria aproveitar este topico para fazer uma pergunta: Quando temos uma psp desbloqueada, se a actualizar-mos podemos ficar com ela danificada ou bloqueada em relação aos jogos nãocomprados?

aconselham-me a desbloquear a psp?
Se a tentares instalar um firmware original da Sony? É simples, acho que não consegues, após instalares um firmware pirata, é impossível regressar -- Pelo menos, penso eu :)

Cumps.

madi
02-05-2008, 23:31
Tu é que tens que provar que não sabes, não são eles! Eles apanham-te com material roubado, mesmo que o tenhas comprado a outra pessoa, para eles o ladrão és tu...

Considerado inocente até se provar o contrário :D
Eles é que têm que provar que és culpado.

Acho que esta discussão é sempre a mesma coisa, andam para aqui a falar muito , parecem as pescadas de rabo na boca...
E também não sei o que querem provar com esta discussão ou onde vai levar.
Quem só tem o software legal como eu, não está nada preocupado se X é legal ou ilegal... e quem tem o software ilegal o que quer mesmo provar?

nans
02-05-2008, 23:42
Considerado inocente até se provar o contrário :D
Eles é que têm que provar que és culpado.

Vou quebrar o que tinha dito antes, e vou responder mais uma vez nesta thread!

Se ele é apanhado com algo ilegal/roubado que foi o meu exemplo, quem é que tem que provar o quê a quem? Não é a pessoa que tem que demonstrar à polícia que não foi ela a roubar o material? É que se não for assim, vou já roubar 500 carros de alto luxo, e ninguém me toca, se não conseguirem provar que fui eu! :zzz:

R_M_F
03-05-2008, 01:33
Vou quebrar o que tinha dito antes, e vou responder mais uma vez nesta thread!

Se ele é apanhado com algo ilegal/roubado que foi o meu exemplo, quem é que tem que provar o quê a quem? Não é a pessoa que tem que demonstrar à polícia que não foi ela a roubar o material? É que se não for assim, vou já roubar 500 carros de alto luxo, e ninguém me toca, se não conseguirem provar que fui eu! :zzz:

Tu estás a pensar no que escreves? Responde sinceramente.....

É impossível provares que não és culpado se estiveres inocente neste tipo de situações! Pura e simplesmente também não é possível provar que és culpado...

"Considerado inocente até se provar o contrário" Tal como a madi disse

BTW - Quando roubares esses 500 carros, vê se tens cuidado e não és apanhado por nenhuma câmara de segurança ou assim....

Eu é que não posto mais neste tópico, a conversa já descambou totalmente e eu tenho que acabar o Lost Odyssey! :lol:

nans
03-05-2008, 01:46
Tu é que parece que não vês o que escreves!

Não é possível provar que és inocente?
Câmaras de vigilância do sítio onde estiveste à hora do roubo, se esses sítios tiverem
Conta multibanco, caso tenhas feito algum transacção nesse momento
Pessoas com quem estiveste!
Há tanta coisa que te pode ilibar da situação de culpado, no caso de não o seres é claro!
Apresenta um álibi credível, e ninguém te toca

Agora és achado com material roubado, não consegues provar que não o roubaste, e não queres ser culpado?

POR FAVOR, alguém que me diga que eu não vivo num mundo à parte, e isto que estou a dizer é só na minha imaginação!

Korben_Dallas
03-05-2008, 01:50
Mas alguém se deu ao trabalho de ler o nome deste fórum?

É "JOGOS".... querem falar de questões legais contactem o vosso advogado. Aqui fala-se de jogos e as regras são claras.

:iconlock: