View Full Version : Maquina Sony
seinfeld 28-04-2008, 09:37 Boas,
Vou comprar uma nova maquina digital, como já sei que é uma operação difícil :) Vou limitar com os seguintes critérios : Marca Sony e Modelo Compacto. Qual o modelo que recomendam?
Obrigado
Boas,
Vou comprar uma nova maquina digital, como já sei que é uma operação difícil :) Vou limitar com os seguintes critérios : Marca Sony e Modelo Compacto. Qual o modelo que recomendam?
Obrigado
Aqui costuma ser um pouco dificil encontrar alguem que recomende sony... ;)
De qualquer forma, é um pouco vago, o critério de escolha, dado que a sony tem mil e um modelos compactos...:(
Fornece mais uma ou outra caracteristica que pretendas na máquina... facilita a vida a quem te vai aconselhar...:D
Rui Marto 28-04-2008, 10:20 Boas,
Obrigado
Já é uma operação difícil e ainda mais difícil se torna se limitares à Sony. Já tive oportunidade de usar várias máquinas da Sony e tanto pela minha experiência como pelo que leio na net, não recomendo nenhuma a ninguém.
Agora, modelos compactos há muitos por isso convém saber algumas coisas:
- O que pretendes da máquina?
- Que tipos de fotos fazes mais?
- Sabes tirar fotografias? (e não estou a falar de apontar e disparar como 90% das pessoas)
- O tamanho tem que ser mesmo tipo cartão de crédito ou desde que caiba no bolso já está bom?
- Quanto estás disposto a gastar?
seinfeld 28-04-2008, 10:31 Eu ando a ver os modelos T e W.
seinfeld 28-04-2008, 10:36 Já é uma operação difícil e ainda mais difícil se torna se limitares à Sony. Já tive oportunidade de usar várias máquinas da Sony e tanto pela minha experiência como pelo que leio na net, não recomendo nenhuma a ninguém.
Agora, modelos compactos há muitos por isso convém saber algumas coisas:
- O que pretendes da máquina?
- Que tipos de fotos fazes mais?
- Sabes tirar fotografias? (e não estou a falar de apontar e disparar como 90% das pessoas)
- O tamanho tem que ser mesmo tipo cartão de crédito ou desde que caiba no bolso já está bom?
- Quanto estás disposto a gastar?
A ultima maquina digital que tive, foi uma Sony e nunca tive qualquer problema. Em resposta as tuas perguntas:
- Tirar Fotos de Ferias, sem grande retoque tecnico;
- Não tenho grande noções de fotografia;
- Tamanho compacto;
- valor : 300 euros
- Um zoom porreiro e um flash tb.
Rui Marto 28-04-2008, 10:46 A ultima maquina digital que tive, foi uma Sony e nunca tive qualquer problema. Em resposta as tuas perguntas:
- Tirar Fotos de Ferias, sem grande retoque tecnico;
- Não tenho grande noções de fotografia;
- Tamanho compacto;
- valor : 300 euros
- Um zoom porreiro e um flash tb.
O facto de teres tido uma Sony e até mesmo gostado dela não quer dizer que sejam alguma coisa de jeito. Muita gente tem uma máquina e acha-a muito boa só porque nunca a compararam com outras, ou mesmo quando o fazem, não o sabem fazer.
Sinceramente acho que é um erro comprar uma Sony, especialmente da série T, tendo em conta a quantidade de máquinas muito superiores que há no mercado.
Tendo em conta aquilo que procuras, uma das máquinas que te recomendava seria a Panasonic TZ3, ou uma das novas TZ4/TZ5. Tens também as Canon A720IS e SX100.
Fatalit1-4 28-04-2008, 20:14 Já é uma operação difícil e ainda mais difícil se torna se limitares à Sony. Já tive oportunidade de usar várias máquinas da Sony e tanto pela minha experiência como pelo que leio na net, não recomendo nenhuma a ninguém.
Nao tanto pela experiencia mas sim pelo que vou lêndo, a Sony nao é assim tao má como a pintas!
É verdade que, a Nikon e Canon estao num campeonato a'parte... Mas tambem é verdade que se ve por aí muito boa foto tirada pelas Sony!
Aqui no forum alguns users, deitam logo esta marca por terra...mal, na minha opiniao!
seinfeld 28-04-2008, 20:23 Nao tanto pela experiencia mas sim pelo que vou lêndo, a Sony nao é assim tao má como a pintas!
É verdade que, a Nikon e Canon estao num campeonato a'parte... Mas tambem é verdade que se ve por aí muito boa foto tirada pelas Sony!
Aqui no forum alguns users, deitam logo esta marca por terra...mal, na minha opiniao!
Então qual e o modelo que recomendas?
Na minha modesta opinião, não atiram as Sony por terra baseado apenas na qualidade das fotos. Acho que uma boa parte da razão pela qual o fazem é também o valor que pedem pelas máquinas. Embora possa haver algumas com boa qualidade, pelo preço delas muito provavelmente arranjam-se outras pelo mesmo preço e de melhor, ou muito melhor qualidade. :)
Rui Marto 28-04-2008, 20:32 Nao tanto pela experiencia mas sim pelo que vou lêndo, a Sony nao é assim tao má como a pintas!
A Sony não é uma marca má, é mediocre. Não deixa de ser uma péssima escolha tendo em conta que há N máquinas bem melhores e normalmente mais baratas. Daí eu e outros users deixar-mos logo a Sony de parte, pelo menos até sair uma Sony que realmente seja competitiva em qualidade/preço.
E digo-te isto principalmente pela experiência. Porque já tirei imensas fotos com máquinas da Sony e raramente consigo resultados tão bons como com outras máquinas.
A Nikon nas compactas não tem tanta reputação como nas SLR, mas a Canon, a Panasonic e a Fuji por norma têm sempre melhores ofertas que a Sony, com preços muito mais "ajuizados".
Mais ainda, das milhentas horas que passo numa loja de fotografia de um amigo, aquilo que reparamos é que por norma, quem gosta muito da Sony, são pessoas com algum dinheiro, que querem uma máquina com nome e estilo, mas de fotografia pouco ou nada percebem.
Fatalit1-4 28-04-2008, 20:40 A dslr-A100 anda a preços bons! Embora ja seja uma maquina datada!
dslr-A100 (http://www.fnac.pt/pt/Catalog/Detail.aspx?cIndex=5&catalog=foto&categoryN=Foto&category=camarasReflex&scategory=camarasReflexmais10Megapixel&product=4905524340242&minIndex=1&pageSize=12&orderBy=cy_list_price&template=Template%20CamaraDigital)
Nao pensem que sou apreciador das maquinas Sony...nem me suscitam grande interesse!
Rui Marto 28-04-2008, 20:48 Calma lá. Eu estou a falar única e exclusivamente de não-SLR. O mercado das SLR é completamente à parte. E aí sou o primeiro a dizer que se não fosse pelas lentes, adorava ter uma A700.
As A100 e A350 já tive oportunidade de usar, não gostei muito (tendo em conta a concorrência), mas reconheço que são muito boas ofertas. A A100 peca principalmente pelo sensor que tem, mas oferece muitas funcionalidades.
Mas isto é no mercado das SLR.
Fatalit1-4 28-04-2008, 21:00 Calma lá. Eu estou a falar única e exclusivamente de não-SLR. O mercado das SLR é completamente à parte. E aí sou o primeiro a dizer que se não fosse pelas lentes, adorava ter uma A700.
As A100 e A350 já tive oportunidade de usar, não gostei muito (tendo em conta a concorrência), mas reconheço que são muito boas ofertas. A A100 peca principalmente pelo sensor que tem, mas oferece muitas funcionalidades.
Mas isto é no mercado das SLR.
Ah! ok.
Eu estava a falar na generalidade da oferta da marca!
Rui Marto 28-04-2008, 21:17 Aí sim, mas SLRs e não SLRs são mercados completamente distintos. Apesar de o mercado das SLR ser claramente dominado pelas Canon e Nikon, as restantes marcas têm também boas ofertas e para mim a Sony tem se esmerado muito mais do que o que eu estava à espera, especialmente quando lançou a A700.
anonymopt 28-04-2008, 21:34 pois mas ele quer uma compacta... enfim o ppl tem smp a mania da sony... e dps vai a comparar as fotos com modelos mais baratos de outras marcas e fica arrependido...
Rui Marto 28-04-2008, 21:53 pois mas ele quer uma compacta... enfim o ppl tem smp a mania da sony... e dps vai a comparar as fotos com modelos mais baratos de outras marcas e fica arrependido...
O mais incrível é que na loja desse meu amigo, quando as pessoas ficam insatisfeitas com as fotos, a máquina continua a ser sempre excelente. Já tive casos de pessoas com fotos do pior, queimadas, super-saturadas, cheias de aberrações, a dizerem que as suas máquinas tiram grandes fotos. Chegam mesmo a dizer que são melhores que fotos que lhes meto ao lado, tiradas com SLRs e até máquinas de 120mm com lentes de topo.
No fundo, ai daquele que falar mal da compacta Sony que "roubou" 450€ ao bolso deles.
Mas pronto, indo para compactas as W ainda devem ser as que se safam melhor.
Elijah Price 28-04-2008, 22:45 Falando por experiência própria posso dizer que tenho, desde o Verão passado, uma Sony H9 e está longe de valer o que custa, especialmente se for cometida a loucura de ser comprada fora das lojas online do costume.
Não foi a minha primeira câmara e não é a minha única câmara mas na altura representou, por ter com controlos totalmente manuais, a possibilidade de aprender (e de ter vontade de continuar a aprender) coisas sobre Fotografia. O que eu sabia não passava do que as minhas anteriores câmaras tinham permitido. Como se tratavam de câmaras totalmente automáticas, é fácil perceber que o que eu sabia do assunto oscilava entre o redondo zero e o opulento nada. OK, sabia que havia DSLR e não-DSLR :p. Pelo que me proporcionou, estou contente por ter tido uma H9.
O problema é que quando se salta para uma câmara com controlos manuais e se lhes quer dar uso, apercebemo-nos ao fim de menos de 10 fotos que para lhes dar uso e produzir resultados convém saber o que se está a fazer. Isso leva-nos a pesquisar, a testar, a comparar e é aí que as coisas começam a dar para o torto no que toca às Sony.
No entanto, se estivermos a falar de modelos compactos, para pessoas que não querem aprender, que não querem ou não sabem se querem, ou não sabem se existem modos manuais, e que não são exigentes (porque às vezes também não têm conhecimentos para ser) quanto à qualidade das fotos, que fazer? ... ... Que se lixe.
Não me interpretem mal. Quando o pessoal aqui vem pedir conselhos acho que fazemos bem em tentar ajudar o melhor que podemos. Mas quando se quer um modelo tão minúsculo como o modelo T, será que importa muito a quem pergunta por esse modelo se a qualidade das fotos está à altura do que todos os que aqui têm aconselhado estão habituados a contemplar? É que um amigo já me disse que o iso1600 da sua HP (não me lembro do modelo, mas convenhamos...) as fotos "ficam com ruído, mas más não ficam".
Desculpem o off-topic.
Resumindo, pela experiência que descrevi, por ter passado por todo aquele processo, por ter visto fotos, por ter ganho o hábito de ler análises às câmaras mesmo que não esteja com ideias de comprar uma, por ter comparado alguns modelos, o que posso dizer é que não recomendo uma Sony a quem perceba minimamente disto (ou que identifique logo aberrações cromáticas assim que olha para uma foto :p), mas para quem quer tirar fotos com os amigos, com a família, que ache que a iso1600 as fotos "más não ficam", uma Sony serve perfeitamente. Para quê comprar melhor se depois não tiram partido disso? E se nunca se interessarem, também nunca vão saber que o que têm é melhor, só mesmo porque no fórum disseram que sim. O mais que vão apreciar se evitarem as Sony é mesmo o dinheiro que poupam. :)
Está feito. Espero que ninguém leve a mal, não quis parecer presunçoso, até porque eu disto, se sei alguma coisa, à H9 (e à vontade que me deu em aprender mais) o devo e mesmo assim nada sei comparado com muitos dos membros que aqui estão. E para quem quer começar a evoluir como eu no Verão passado, também não recomendava uma Sony não-DSLR. A questão é que eu comprei sem sequer me ter aconselhado. So... "Kids" don't do that. :)
ManoelMartins 29-04-2008, 00:19 Confesso que a Sony W80 ou a W120 / 130 andam-me a baralhar as ideias.
Coloquei-as lado a lado com a canon 950 e a anterior 850. A sony é mais barata.
Aqui http://www.dpreview.com/reviews/sonyw80/page5.asp a comparação entre a W80 e a Canon 850 dá que pensar. Ora reparem bem nas imagens e digam alguma coisa. Rolem, vejam a dama de copas e logo em baixo as letras do Baileys...
Na http://www.dcresource.com/ cantam aléluias à 130...
No que ficamos?
Confesso que a Sony W80 ou a W120 / 130 andam-me a baralhar as ideias.
Coloquei-as lado a lado com a canon 950 e a anterior 850. A sony é mais barata.
Aqui http://www.dpreview.com/reviews/sonyw80/page5.asp a comparação entre a W80 e a Canon 850 dá que pensar. Ora reparem bem nas imagens e digam alguma coisa. Rolem, vejam a dama de copas e logo em baixo as letras do Baileys...
Na http://www.dcresource.com/ cantam aléluias à 130...
No que ficamos?
bom, não é a canon sd850... é a sd800... ;)
e no final, nas conclusões, a sony w80 obtém a "above average"...
e a canon sd800, "recommended"...:)
em resumo... analisando toda a review, existem mais prós a favor da canon...
não querendo fazer do tópico uma "guerra" entre marcas, longe disso, canon é CANON...!! :002:
um pouco a sério agora... ainda não vi ninguem neste forum recomendar a sd800... em abono da verdade... ;)
ManoelMartins 29-04-2008, 00:47 Realmente as conclusões do teste favorecem a canon, o que ainda me surpreende mais tendo em conta as imagens.
Tive uma Fx12 que vendi por achar que tinha pouco detalhe (pouco ruído também, diga-se em abono da verdade) Eu prefiro um pouco mais detalhe, ainda que com algum ruído.
Agora ando de olho numa máquina para trazer no bolso. Point & shot -literalmente.
Bem sei que canon tem provas dadas. Mas o que contam são as imagens. Além de que a a sony está na casa dos 170€ e a ixus 80 IS - outra alternativa que tenho ponderado - na casa dos 220€...
Deves estar a pensar: este tipo mistura canon e sony, mistura os modelos da canon.:lol:
Só mais uma coisa: estás a baralhar os modelos americanos e os europeus. A sd800 = ixus 850 IS. Vê aqui http://www.dcresource.com/reviews/canon/powershot_sd850-review/#tree_anchor
Rui Marto 29-04-2008, 00:48 Verdade. Também porque mesmo a Canon sendo melhor (de acordo com a review) diga-se de passagem que a visão que a Canon tem sobre as Ixus é mais ou menos a que disse o Elijah Price: Para leigos? Tem é que ser bonita... E também as acho um pouco caras.
Realmente as conclusões do teste favorecem a canon, o que ainda me surpreende mais tendo em conta as imagens.
Tive uma Fx12 que vendi por achar que tinha pouco detalhe (pouco ruído também, diga-se em abono da verdade) Eu prefiro um pouco mais detalhe, ainda que com algum ruído.
Agora ando de olho numa máquina para trazer no bolso. Point & shot -literalmente.
Bem sei que canon tem provas dadas. Mas o que contam são as imagens. Além de que a a sony está na casa dos 170€ e a ixus 80 IS - outra alternativa que tenho ponderado - na casa dos 220€...Deves estar a pensar: este tipo mistura canon e sony, mistura os modelos da canon.:lol:
Só mais uma coisa: estás a baralhar os modelos americanos e os europeus. A sd800 = ixus 850 IS. Vê aqui http://www.dcresource.com/reviews/canon/powershot_sd850-review/#tree_anchor
Favorece a canon em relação a determinados pormenores...
atenção que eu não estou a querer dizer que neste caso especifico, defendo ou prefiro a sd, ou a ixus, como queiras... ;)
Realmente e se estivermos atentos, todas as marcas têm necessariamente que enveredar por diversos caminhos, e o caminho da imagem "agradável à vista", provavelmente, ainda é bastante rentável... daí que apareçam modelos "menos bons"... (para não dizer péssimos...:002:)...
É a tal história... ao fim e ao cabo, ninguém pode exigir que todos os "amantes" da fotografia saibam visualizar aberrações cromáticas ou ruido em excesso ou "halo" etc etc... cada um brinca com a fotografia à sua maneira, como pode ou como acha melhor e ninguém pode criticar por isto...
Daí que exista sempre mercado para todas as marcas e modelos...
Aliás, confesso... ofereci uma sony compacta à minha filha...:D:D... e não é que ela gostou...!?!8|
Em relação à confusão entre sd e ixus... é verdade... sem querer, descobrimos um grande defeito da canon no que respeita a estes modelos, (estes e outros)... a dupla designação...
Num mercado globalizador que é aquele em que estamos incluidos, é uma completa aberração, utilizar dois nomes para o mesmo produto... mesmo que sejam utilizados em continentes distantes...
Mesmo assim... CANON IS THE BEST..!! :) :) :)
Andre_pais 29-04-2008, 12:59 Boas,
Obrigado
é assim, sony nao tem muito boa fama. Mas das maquinas que eles vendem, talvez a nova W170 ou a W120 / W130. Das 3 comprava a W120.
Nunca achei piada as maquinas ultra compactas como a série T da sony.
A TZ5 da panasonic está muito interessante. Só a pequena delícia de gravar video em HD...
Tambem tem umas lentes boas.
eu a ser sincero com sinceridade sempre fui fan da fuji no mundo das compactas e pq? porque se calhar como aqueles q tiveram sony sempre gostaram da sony e os q tiveram canon sempre tiveram canon. A verdade é q tenho uma fuji e500 desde q saiu e antes tive a a310 todas elas para serem usadas em modo automático e ainda hoje quem ve a minha e500 a disparar quase em modo 'lomo' pergunta se aquilo fica focado e quando vê não acredita porque a sony dele recente demora tempo a fazer aquilo. A verdade é q a sony com os seus 1k disparos de flash para fazer contagens demora é eternidades :lol:
Eu usei uma sony h1 (semi-bridge) e gostei bastante e foi onde aprendi a usar os modos manuais mais a fundo mas se calhar face aos modelos seguintes a h1 foi o 'pior' modelo q fizeram pois se calhar as outras seguintes só pioraram.
Eu para compra, até os 300€ vejo as fuji como boa opção (f50d ou até a f40 visto ser para modos automaticos), algumas canon e até as sony W qq coisa q para o uso q é servem perfeitamente!
ManoelMartins 29-04-2008, 23:25 [quote=Andre_pais;2882312]
(...) Das 3 comprava a W120.
Nunca achei piada as maquinas ultra compactas como a série T da sony.
(..)
quote]
Assino por baixo. A série T é para os vaidosos ( não se aborreçam os que a têm) :002:
Experimentei uma W80 e, como já disse gostei do resultado imediato.
|
|