View Full Version : Gf Fx5900xt
Bem, parece que a nova aposta da NVidia para concorrer com a Radeon 9600 XT safa-se bastante bem ...
http://www.tech-report.com/reviews/2003q4/geforcefx-5900xt/index.x?pg=1
Originais nos nomes não são? OMFG......
nvidia a rular ......... :(
Aparentemente porta-se bem! :)
É uma questão de ver o preço, mas honestamente, preferia comprar uma GF FX5900 normal do que esta XT!!!
GF FX5900 - 450/850MHz - (+/-)300€
GX FX5900XT - 400/700MHz - (+/-)200€ (não acredito mt, mas tasse!)
Ok, a nivel de preços a 5900XT é mais tentadora... mas mesmo assim... prefiro uma ATI! ;)
SilveRRIng 17-12-2003, 11:58 Desde q esperimentei uma ATI que puz a nVidia completamente de parte. Enquanto a nVidia não se preocupar em fazer uns filtros que melhorem a qualidade de imagem 2D, como têm as ATi e as Matrox nem me vou preocupar com os produtos deles. só espero q eles abram o olho na próxima geração, mas não acredito muito...
D1S0RD3R 17-12-2003, 12:55 GX FX5900XT - 450/850MHz - (+/-)200€
:-D Era bom era:-D
Tens razão, já foi emendado! :)
SoundSurfer 17-12-2003, 14:19 Penso que este grafico continua a dizer muito...
Principalmente as partes só com o risco vermelho :D
http://www.tech-report.com/reviews/2003q4/geforcefx-5900xt/shadermark.gif
SilveRRIng 17-12-2003, 14:41 É agora q o ppl tem q dizer OWNED né? :cool:
Para mim, a placa é muito boa. Possivelmente, a placa na gama media mais interessante desde a Radeon 9500 pro.
Outra coisa interessante desta placa é que poderá levar a ATI a tambem lançar uma placa interessante. Uma Radeon 9800 com clocks da 9700pro por 200€ já não seria mau. :)
Soundsurfer,
"Penso que este grafico continua a dizer muito..."
Para mim, uns shaders que não correm numa placa dizem muito menos do que benchs a 1024 50% ou 100% abaixo.
SilverRing,
"Desde q esperimentei uma ATI que puz a nVidia completamente de parte. Enquanto a nVidia não se preocupar em fazer uns filtros que melhorem a qualidade de imagem 2D, como têm as ATi e as Matrox nem me vou preocupar com os produtos deles."
Já alguma vez pensaste em comprar um TFT e usar a saida DVI das placas para ligar ao TFT?
Raptor,
"Ok, a nivel de preços a 5900XT é mais tentadora... mas mesmo assim... prefiro uma ATI! "
Quando dizes que preferes uma ATI suponho que te estejas a referir à 9800XT, ou não?
Essa da qualidade de imagem já é mito, a partir das GF4 são quase tudo igual.
Se me falares na Matrox Parhelia ainda consigo perceber a diferença muito pequena q realmente existe, agora de ATI para Nvidia é tudo quase o mesmo...
Originally posted by Raptor
É uma questão de ver o preço, mas honestamente, preferia comprar uma GF FX5900 normal do que esta XT!!!
GF FX5900 - 450/850MHz - (+/-)300€
GX FX5900XT - 400/700MHz - (+/-)200€ (não acredito mt, mas tasse!)
Er... mas a 5900XT vai substituir a 5900 non-ultra... :P
E como já é sabido pela net, a 5900 non-ultra é melhorzita. Não vou dizer "por isso despachem-se", porque como é sabido, há as 9800 SE! :)
Originally posted by ptzs
Essa da qualidade de imagem já é mito, a partir das GF4 são quase tudo igual.
Se me falares na Matrox Parhelia ainda consigo perceber a diferença muito pequena q realmente existe, agora de ATI para Nvidia é tudo quase o mesmo...
Como diz o boneco do "Cassete Carvalhas" no Contra Informação:
Olhe que não, olhe que não...
Pnabais, pelo preço, ou seja, (+/-)200€, preferiria uma R9800SE que desse o mor para R9800Pro, ou então uma R9700Pro/R9800Pro usada, a R9800XT simplesmente é outra gama (a nível de preços)...
Zealot,
Penso que não era suposto substituir a 5900, mas sim a 5700, que por sua vez ainda não apareceu por cá, mas era para substituir a 5600 Ultra.
Mas é uma questão de se ver é na pratica ...
Originally posted by pnabais
Para mim, a placa é muito boa. Possivelmente, a placa na
Soundsurfer,
"Penso que este grafico continua a dizer muito..."
Para mim, uns shaders que não correm numa placa dizem muito menos do que benchs a 1024 50% ou 100% abaixo.
Ausência de Multiple Render Targets nas FX.
Não é a única aplicação a pedir isso e que as FX falham sempre nisso.
Placa interessante? Ainda não sabem como as FX até desactivam o Trilinear em algumas aplicações para ganhar mais perfomance?
Placa interessante para agora... mas como isto têm andando e como disse o Kyle do HardOCP o sonho dele era ter uma placa Nvidia realmente DX9...
Mas prontos life goes on. :D
HyperRush 18-12-2003, 01:44 A Nvidia devia se preocupar em remendar os buracos dos seus drivers.>(
SilveRRIng 18-12-2003, 02:38 pnabais,
TFT? É claro q a ideia é boa, mas como gosto de jogar, TFT's bons para isso são poucos e caros, só a partir de 17" e isso, como bem sabes, não é barato. Resolvo a questão com uma ATI, porque é o melhor q se consegue dentro da minha pobreza :-D
ptzs,
Se vires as duas placas em separado, agora uma e horas ou dias depois a outra, não deves notar a diferença facilmente. Põe as duas lado a lado e "see for yourself"...
Lado a lado não é possivel, mas na viagem quarto/escritorio não noto nada! :D
É engraçado, porque na Parhelia já se nota uma melhoria, principalmente se for para ler grandes .doc/.xls/.ppt!
Acerca do 2D, eu andei com uma FX5950U, e acho que em texto deixava muito a desejar... as letras apareciam mais desfocadas.
Para isso mais vale andar com a Radeon. :-D
Arrakis_Dune 26-12-2003, 19:18 Ois.. gostaria que me esclarecessem.. E que a resposta fosse elucidativa e não uma guerra entre marcas, como por xs se tende a cair :P (no critica here ;))
http://www.firingsquad.com/hardware/evga_e-geforce_fx_5900_xt_review/default.asp
Depois de uma analise detalhada, fiquei naquela.. É certo que a Ati se cinge no standard 9.0 do DX.. Mas em certas alturas a diferença de frames é abismal.. E vamos ver uma coisa.. Eu não sou rico.. Como tal terei de comprar uma plaka que dure.. E se em certos casos leva a 9600 Xt 40 fps de diferença, deixa que pensar uma beka.. Quaisqueres ajudas/comentarios serão bem vindos.. Obrigado :D
PS: Espero que o natal teja sido 5 estrelas ;)
Arrakis_Dune OUT
Quanto à qualidade de imagem ... Nvidia continua inferior à ATI. DVD Playback ... e mesmo qualidade de rendering, porém, acho que nao e' assim tão perceptivel ao olho humano quanto isso.
sinceramente são as duas iguais, não vais notar diferença nenhuma entre ambas. Já possui várias ATi's e várias nVidia's, e a partir da serie FX, tanto em 2D, 3D, como em DVD Playback são iguais... falo por experiencia própria, agora pode haver quem discorde...
quanto á pergunta do Arrakis_Dune, agora depende muito da carteira de cada um... mas uma 9600 XT é bastante boa, ou melhor ainda uma R9700 Pro ou uma FX5900 XT/NP em segunda mão :D
Arrakis_Dune 26-12-2003, 22:41 Mas pera.. A radeon 9600Xt ta nos 190 $ enquanto que a 5900 Xt ta nos 200 $.. Ou seja.. A equivelencia está quase perfeita.. Visto os preços estarem assim que axas agora?? E qual será a plaka mais para o futuro?? Visto que a plaka da Nvidia funka nativamente (Ou penso que assim seja) a 32 bits.. Enquanto que salvo erro o Dx9 funka a 24 bits.. O que obriga a Nvidia a fazer downsampling para 16 bits penso.. mas os Fps da review deixaram-me nakela.. Eu adoro ati.. Na me levem a mal os fans.. Tive 2as e agora ia comprar a 3a.. Mas depois veio a 5900 Xt e fikei indeciso.. E as performançes sao muito boas..
Se puderes ajudar mais um bokadinho eu agradecia.. Desde já o meu obrigado pelas respostas ;) :001:
Arrakis_Dune OUT
Nemesis11 26-12-2003, 22:59 Originally posted by Arrakis_Dune
Visto que a plaka da Nvidia funka nativamente (Ou penso que assim seja) a 32 bits.. Enquanto que salvo erro o Dx9 funka a 24 bits.. O que obriga a Nvidia a fazer downsampling para 16 bits penso..
Os requesitos minimos para o Dx9 é 24 bits.
O que acontece é o seguinte. A nVidia tem suporte para 32 e 16. Como 32 é muito lento ( vejam alguns benchs que andam pela net ) os developers fazem o "downsampling" para 16........apesar do requesito minimo do dx9 ser 24.
A ati tem suporte para 24 bits ( não vai aos 32 ).
Arrakis_Dune 26-12-2003, 23:24 e Nota-se mt a diferença?? É que cada vez tou mais indeciso.. Mas que porra.. Antigamente so tinha de escolher a Voodo 2 da diamond ou da creative.. 8 ou 12 megas.. Era do bufo a plaka.. Mas agora tou a ver que é infinitamente mais complicado.. :\
Arrakis_Dune Out
Nemesis11 26-12-2003, 23:31 Originally posted by Arrakis_Dune
e Nota-se mt a diferença?? É que cada vez tou mais indeciso.. Mas que porra.. Antigamente so tinha de escolher a Voodo 2 da diamond ou da creative.. 8 ou 12 megas.. Era do bufo a plaka.. Mas agora tou a ver que é infinitamente mais complicado.. :\
Arrakis_Dune Out
Se fosse a ti começava por ir procurar reviews, especialmente aquelas que têm comparativos de imagem e depois decide.
Há tantas variaveis hoje em dia.....
P.S. - Espero que tenhas ido para a Diamond....:D
Arrakis_Dune 26-12-2003, 23:52 O uniko prob era o aquecimento.. Mas Diamond powa all the way.. Pena ter sido cortado o peskoço.... adorava a marca.. :\
Bem eu já vi imensas reviews.. Por isso é k estou indeciso.. Se por varias vezes a kualidade grafica das ati tava 5% a frente, vim a uns dias a saber que a ati ou tem bugs nos drivers ou então está a usar a mm técnica de optimização extrema nos drivers que disponibiliza.. E com cuidado repara-se que a nvidia está mais brilhante, mais defenida que a Ati.. E depois temos uma diferença de frames abismal.. Que passei a verificar na Se da Nv.. O que inverteu again o cenário.. E eu preciso de uma plaka po futuro.. Com frames altos..
Na estou muito seguro da disponibilidade da Ati 960 Xt para o futuro.. certo que é Dx9 compliant.. Mas perte de momento ( a as xs d+ para a nova 5900 Se..)
Mas que complikação.. Fonix..
Arrakis_Dune
0º Era o meu Sinclair Pc200 (grafica?? na sei.. Dava 4 cores e era um maquinão :D :001: :D :004:
1º era a Diamond Monster 2 (2 megas) a correr com uma Ati rage 2c agp de 4 mb..
2º passei para uma Ati 7500 ddr 64 mb..
3º Matei-me com 1 tiro nos miolos por na conseguir escolher a nova plaka.. :\
Arrakis_Dune OUT
Nemesis11 27-12-2003, 00:01 O uniko prob era o aquecimento.. Mas Diamond powa all the way.. Pena ter sido cortado o peskoço.... adorava a marca.. :\
http://www.diamondmm.com/viper.html :)
They're back.
Bem eu já vi imensas reviews.. Por isso é k estou indeciso.. Se por varias vezes a kualidade grafica das ati tava 5% a frente, vim a uns dias a saber que a ati ou tem bugs nos drivers ou então está a usar a mm técnica de optimização extrema nos drivers que disponibiliza.. E com cuidado repara-se que a nvidia está mais brilhante, mais defenida que a Ati.. E depois temos uma diferença de frames abismal.. Que passei a verificar na Se da Nv.. O que inverteu again o cenário.. E eu preciso de uma plaka po futuro.. Com frames altos..
Na estou muito seguro da disponibilidade da Ati 960 Xt para o futuro.. certo que é Dx9 compliant.. Mas perte de momento ( a as xs d+ para a nova 5900 Se..)
A escolha é tua, mas já viste a 9800SE. Não devias comparar a 5900XT com a 9600XT, mas sim com a 9800SE. A equivalente à 9600XT é a 5700 Ultra.
Arrakis_Dune 27-12-2003, 00:08 Diamond is back in the scene.. Porra.. Mas axo que na vou esperar para comprar a minha grafica.. Tenho o barton parado a espera da grafica..
Bem da Ati 9800 Se na tenho nepia de reviews.. Mas vou a prokura :D
tks por tudo mm.. Foi uma excelente help ;) [[[[[[]]]]]
Arrakis_Dune OUT
9800Se se tiveres a sorte de lhe conseguir fazer o mod ui...
Ate sabe a pato!:D :D
[]z
Se não queres a 9600XT para agora, vais a para uma 9700np pelo menos... mas o provável é que de 9700 já deve ser quase tudo em 2ªmão.
As ATI actuais estão melhor preparadas para DX9 do que as Nv actuais... um dos poucos jogos em que as FX podem valer o que valem será em jogos como o Doom3 por causa de usar um sistema de sombras que funciona mais rápido nas FX do que nas Radeon. De resto e se for para DX9 e estou a dizer no uso de PS2.0 perguntem aos programadores de jogos qual a placa mais adequada para DX9, neste momento...
"O que obriga a Nvidia a fazer downsampling para 16 bits penso.. mas os Fps da review deixaram-me nakela.. "
Estás a fazer confusão... isso dos 16bits, 24bits, 32 bits está relacionado com a quantidade de cor utilizada quando se usa PS2.0... alias neste caso os 16bits devia ser dito 16FP que equivale a 64bits de cor, (16R-16G-16B-16A). No caso de 24FP equivale a 96bits (24R-24G-24B-24A) e a 32FP a 128bits de cor. (32R-32G-32B-32A).
R-Red
G-Green
B-Blue
A-Alpha
Não quer dizer que no uso de PS2.0 use sempre estes formatos... também dá para usar os 16bits (4R-4G-4B-4A) e os 32 bits (8R-8G-8B-8A) normais. ;)
Por acaso no novo TR dá para escolher esses vários modos de cor... pelo menos nas ATI dá para escolher. Nas FX pelo menos não dá... deve estar sempre a forçar baixa precissão. (64bits)
E o jogo fica bem melhor em certas situações se se usar mais cor do que os normais 32 bits. Se alguém quiser posso botar um screen do TR com tudo no máximo na 9700Pro. ;)
Agora isso dos 64bits da FX para os 96bits da Radeon... nota-se a diferença em certas situações... noutras não... mas daqui à algum tempo quando se exige mais do os simples 64bits podem ser insuficentes para muitas situações... é um pouco a diferença entre os 16bits e os 32bits de cor em certos jogos. Daí achar que é melhor ir para as ATI na minha opinião.
"Se por varias vezes a kualidade grafica das ati tava 5% a frente, vim a uns dias a saber que a ati ou tem bugs nos drivers ou então está a usar a mm técnica de optimização extrema nos drivers que disponibiliza.. E com cuidado repara-se que a nvidia está mais brilhante, mais defenida que a Ati.. E depois temos uma diferença de frames abismal.. "
Em que jogos vistes isso?
Cá vai a imagem... :)
http://www.oc-zone.com/files/crusher/traod.jpg
Pena que a compressão estrague um pouco a pic... mas acho que dá para perceber.
Pelo menos nas FX deve dar para obter isto também... mas se calhar era a 5fps. E mesmo assim nem dá para escolher para usar mais cor.
FELiYCORA 27-12-2003, 15:59 é assim tu se kiseres neste momento compras a 9600xt mas n podes comprar a 5900xt pk ela simplesmente ainda n existe... e ng me mete na cabeça k akela placa, em portugal vai sair com o preço a k saiu a 9600xt
Nemesis11 27-12-2003, 16:10 Originally posted by Crusher
Por acaso no novo TR dá para escolher esses vários modos de cor... pelo menos nas ATI dá para escolher.
Que modos de cor dá para escolher no TR com uma Ati? Os varios "modos de cor" são "gerais" ou relacionados com o PS2.0?
Estou a perguntar isso, pq as Ati fazem tudo a 24 bits e não estou a ver como é que podes escolher outro modo em PS2.0
Em relação ao resto os 16FP se não estou enganado está abaixo dos requesitos minimos do Dx9 ( 24FP ). A nVidia só "cumpre" o dx9 pq tem 32FP, mas neste caso é quase impraticavel pela sua lentidão.
Arrakis_Dune 27-12-2003, 17:40 Ati here I come :P eh eh eh.. agora resta saber kal das 9600 Xt.. tenho 42 contos certinhos reservados pá plaka ;) Alguem ajuda a eskolher a melhor neste preço?? tks again ;)
La vou eu para a 3ª ati na minha vida ih ih ih :P
Arrakis_Dune OUT
Originally posted by Nemesis11
Que modos de cor dá para escolher no TR com uma Ati? Os varios "modos de cor" são "gerais" ou relacionados com o PS2.0?
Estou a perguntar isso, pq as Ati fazem tudo a 24 bits e não estou a ver como é que podes escolher outro modo em PS2.0
Em relação ao resto os 16FP se não estou enganado está abaixo dos requesitos minimos do Dx9 ( 24FP ). A nVidia só "cumpre" o dx9 pq tem 32FP, mas neste caso é quase impraticavel pela sua lentidão.
Vê o attach... e foi tirada numa Radeon... acho que é indiferente o resultado final já que a placa converte tudo para 96bits...
Sei que na FX nem dava para usar esses modos por algum motivo... deve haver alguma razão para isso. Outra situação é que não dá para usar PS2.0 nas sombras nas FX... dá erro. :(
Originally posted by pnabais
Outra coisa interessante desta placa é que poderá levar a ATI a tambem lançar uma placa interessante. Uma Radeon 9800 com clocks da 9700pro por 200€ já não seria mau. :)
Essa placa ja existe à muito tempo! :p
Radeon 9800 (nao pro)
Só que não custa 200€... custa um pco mais... comprei a minha por US$300 durante o verao... fikou por 250€ +-
:D
P4rthen0n 06-01-2004, 23:22 Originally posted by brank
Essa placa ja existe à muito tempo! :p
Radeon 9800 (nao pro)
Só que não custa 200€... custa um pco mais... comprei a minha por US$300 durante o verao... fikou por 250€ +-
:D Imitador!!!! :D:D
Arrakis_Dune 07-01-2004, 03:04 Ati Powa.. Lá comprei uma GeXcube 9600 Xt.. 38 contitos ;) Até poupei uns trokos :)
Continuo a amar a Ati.. Bem que os drivers .8 me reiniciavam o pc a louka.. Altamente instavel.. Tou com os 3.10 agora.. Catalist no principio.. Agora mais optimizados.. Ou seja, os Omega :P
Pena que de x em kd a placa continue instavel.. Dá uns erros estupidos.. Na há de ser nada.. Incompatibilidades.. Mas Ati all the way.. Kal kalidade de imagem.. Melhor que isto só mm as G400 k eu via no pc do meu "bro" á uns times.. E mm assim vai lá vai.. A minha ati sp teve Tv-Out ;)
Eh eh
Ati PoWa!!
[[[]]]
PS: Tks por toda a help ;)
Arrakis_Dune OUT
FELiYCORA 20-01-2004, 21:24 Originally posted by Arrakis_Dune
Ois.. gostaria que me esclarecessem.. E que a resposta fosse elucidativa e não uma guerra entre marcas, como por xs se tende a cair :P (no critica here ;))
http://www.firingsquad.com/hardware/evga_e-geforce_fx_5900_xt_review/default.asp
Depois de uma analise detalhada, fiquei naquela.. É certo que a Ati se cinge no standard 9.0 do DX.. Mas em certas alturas a diferença de frames é abismal.. E vamos ver uma coisa.. Eu não sou rico.. Como tal terei de comprar uma plaka que dure.. E se em certos casos leva a 9600 Xt 40 fps de diferença, deixa que pensar uma beka.. Quaisqueres ajudas/comentarios serão bem vindos.. Obrigado :D
Arrakis_Dune OUT
é mt boa mt boa e mt barata mas *******, e ve-la??? anunciam, mas ve-la é mentira... tou a ver que so sai qnd sair o HL2...
Dutchman.Pt 21-01-2004, 00:48 Arrakis_Dune, essa gráfica GeXcube 9600 Xt é boa?
Pelo menos parece-me que sim, pelas especificações dela.
E o feedback de muitos users tem sido bastante positivo.
Originally posted by P4rthen0n
Imitador!!!! :D:D
Sim, mas secalhar ele ao contrário de ti quis mesmo comprar uma Radeon 9800 Non-Pro
P4rthen0n todo contente para Dutchman.Pt :
hehe comprei uma 9800 Pro que me ficou a volta de 300 e tal dolares , algo como 60 e tal contos... .Tu pagaste 370€ pela tua 9800 Pro... :P
Dutchman.Pt olha para a caixa da placa: isso é uma 9800 Non-Pro
P4rthen0n : Né, nada! As caixas são todas iguais. Nunca vi nenhuma caixa a dizer 9800 Pro...
Agora vendo bem as coisas...:-D :-D :-D
Essa é quase tão boa, como a tua Abit ter andado a viajar pa Globaldata porque o Pc não ligava... Realmente das 2 primeiras vezes a board foi realmente trocada porque estava estragada, agora esta última estava boa mas como o menino não ligou o Pc com um cooler a board não queria ligar...
É só episodios cómicos...
Põe lá isso a funcionar de vez... ( ou não consegues? ) :P :D :P
Cumprimentos
Boas....
Recentemente comprei uma 9600XT, e agora estão a começar a aparecer da MSI umas placas engraçadas da Nvidia:
http://www.microcaos.pt/product_info.php?products_id=8206&osCsid=56b6fd33c351dca9a6e58d09a460360f
http://www.microcaos.pt/images/produtos/08206.gif
Pelos testes (3dmark03) que um amigo meu fez... a ATI 9600XT leva uma abada desta Nvidia...
Ele com um PIV 2.8 com tudo a default teve 3800+- Marks e com a Nvidia baldou-se para os 5000 Marks... tb em default...
Tou indeciso no que fazer... o preço é idêntico (+20€urozes)
que acham ??
Nemesis11 29-01-2004, 22:47 200€, é o mesmo preço da 9600XT?
Se sim, é uma boa compra (bastante boa mesmo, comparando com a 9600XT)
Só é pena os shaders..........
Edit: Não há 9800SE a esse preço?
200€, é o mesmo preço da 9600XT?
Se sim, é uma boa compra (bastante boa mesmo, comparando com a 9600XT)
Perdão ??? :D
/Edit
PS: Ok já percebi... tou um bocado lento hoje :sad:
e penso que 200€ por uma 9600XT é caro :P IMO claro :D
Nemesis11 29-01-2004, 23:23 Eu não estou dentro dos preços, mas só comparando a 9600XT à 5900XT ao mesmo preço é melhor uma 5900XT (sem ser a parte dos shaders).
Claro que se os preços forem diferentes a historia é outra e se metermos outras placas ao barulho, aí então pode ser bem diferente.
Edit: Já agora........http://www.tech-report.com/reviews/2003q4/geforcefx-5900xt/index.x?pg=1
Mesmo assim, 200€ por uma FX5900 128MB está a um optimo preço, mesmo não sendo uma FX5900XT, que supostamente deverá ser mais barata ainda!
Nemesis11 29-01-2004, 23:25 Originally posted by Raptor
Mesmo assim, 200€ por uma FX5900 128MB está a um optimo preço, mesmo não sendo uma FX5900XT, que supostamente deverá ser mais barata ainda!
Mas aquela MSI não é uma XT?
Se for uma normal, então aí é bem melhor.
Honestamente não sei, porque no site da MSI aquele modelo não existe!!!
Esta Msi tem o core a 400mhz e as mems a 700mhz .. e a diferença para a ultra por exemplo ke tem 450/850, por este preço e bem melhor ke a 9600XT.
Caracteristicas das Duas Placas
Gecube 9600XTG e MSI 5900SP pelo AIDA32
9600XT
Propriedades do processador gráfico
Adaptador gráfico ATI Radeon 9600 XT (RV360)
Número de código RV360
Dispositivos PCI 1002 / 4152
Transístores 76 milhão(ões)
Tecnologia utilizada 0.13u
Tipo de Bus AGP
Tamanho da memória 128 MB
Velocidade do clock 500 MHz
Clock RAMDAC 400 MHz
Pixel Pipelines 4
TMU por Pipeline 1
Vertex Shaders 4 (v2.0)
Pixel Shaders 1 (v2.0)
Suporte de Hardware para o DirectX DirectX v9.0
Pixel Fillrate 2000 MPixel/s
Texel Fillrate 2000 MTexel/s
Propriedades da memória do Bus
Tipo de Bus DDR
Largura de bus 128 bits
Clock real 324 MHz (DDR)
Clock efetivo 648 MHz
Banda 10368 Mb/s
5900SP
Adaptador gráfico nVIDIA GeForce FX 5900 (MSI FX5900)
Número de código NV35
Dispositivos PCI 10DE / 0331
Transístores 130 milhão(ões)
Tecnologia utilizada 0.13u
Tipo de Bus AGP
Tamanho da memória 128 MB
Velocidade do clock 301 MHz
Clock RAMDAC 400 MHz
Pixel Pipelines 8
TMU por Pipeline 1
Vertex Shaders 4 (v2.0)
Pixel Shaders 1 (v2.0)
Suporte de Hardware para o DirectX DirectX v9.0
Pixel Fillrate 2408 MPixel/s
Texel Fillrate 2408 MTexel/s
Propriedades da memória do Bus:
Tipo de Bus DDR
Largura de bus 256 bits
Clock real 351 MHz (DDR)
Clock efetivo 702 MHz
Banda 22464 Mb/s
Nemesis11 30-01-2004, 00:07 Pixel Pipelines 8
*cof*cof*
Mas sim, é melhor em tudo, sem ser nos shaders.
Sorry pelo 2º post seguido...
Página da Placa na MSI:
http://www.msi.com.tw/program/products/vga/vga/pro_vga_detail.php?UID=503
mas fico na duvida se isto é uma 5900, uma 5900 XP, ou se é mesmo uma 5900SP :rolleyes:
*cof*cof*
Mas sim, é melhor em tudo, sem ser nos shaders.
Que queres dizer com o Cof cof ?? :P
Sem pensar em Mods marados, apenas com a utilização em defualt qual das placas é melhor ?? entre a 9800SE e a 5900XT
Tendo em conta que uma R9800SE é pior que uma R9500Pro, a FX5900XT é superior a R9800SE...
Claro que na R9800SE tens a vantagem, se tiver memórias em L e de 256bits, poderás activar os 8 pipelines e tens uma R9800Pro, que é claramente superior à FX5900XT.
Parece que esta é finalmente uma gráfica barata e com excelentes performances, como a ti4200 à uns tempos.
Ta na altura de trocar a ti4800
já as vi à venda por 200€ :D
Diferenças entre 5900 XT/LX/Nultra/ultra:
http://www.theinquirer.net/?article=13967
Tendo em conta que uma R9800SE é pior que uma R9500Pro,
O quê?!? Onde é que foste buscar essa? :confused:
Tecnoboy 04-02-2004, 00:52 Originally posted by pnabais
Zealot,
Penso que não era suposto substituir a 5900, mas sim a 5700, que por sua vez ainda não apareceu por cá, mas era para substituir a 5600 Ultra.
Mas é uma questão de se ver é na pratica ...
Já aqui tive uma 5700 em casa da Chaintech e vendi ainda á bem pouco tempo uma 5700Ultra da Creative, por isso elas andem por ai... :P
Originally posted by Zar0n
Parece que esta é finalmente uma gráfica barata e com excelentes performances, como a ti4200 à uns tempos.
Ta na altura de trocar a ti4800
já as vi à venda por 200€ :D
Diferenças entre 5900 XT/LX/Nultra/ultra:
http://www.theinquirer.net/?article=13967
Mas viste à venda em pt? Se foi cá, posta ai o link da loja.
Esta 5900XT parece-me muito boa, mas estou com dúvidas em relação aos shaders. Num jogo com shaders, nota-se muita diferença de frames de uma placa ATI para Nvidia? No meu caso, estou a pensar comprar uma placa tendo em conta o Half-Life 2 (penso que este jogo faz uso dos tais shaders). Em teoria, seria mais bem servido com uma 5900XT ou com uma 9600 XT?
Já saiu mais uma FX5900, e pelas specs é exactamente igual á da MSI... Esta é da Gainward...
http://www.microcaos.pt/product_info.php?products_id=8209
213€ ...
devo trocar a minha 9600XT por esta....
http://www.nuno-candeias.pt/catalogo/index.php?cat=48&sessao=1&p=4
MSI Geforce FX5900SP-VTD8X 128MB DDR VIVO/TV-OUT/DVI
213€
@amigo
Em teoria, seria mais bem servido com uma 5900XT ou com uma 9600 XT?
A 5900 é muito superior a 9600XT, compara-se à 9800SE da ATI
Zar0n, a 9600XT é superior à 9800se!!!
Raptor és a 1ª pessoa que eu vejo a dizer isso! Não nos podes dar uns benchs para comparar?
É que com AA e AF custa-me mesmo a acreditar que a 9600XT seja melhor que a 9800SE...
http://www.msicomputer.com.au/program/products/vga/vga/pro_vga_list.php
confirmado então que esta 5900SP é uma 5900, por 200€ ?! melhor que 5900XT?
5900SP tem mais: Video_in (Composite Video) e 26db Noise Level Cooling System (será um cooler pior que o da 5900? -> pior margem de oc com cooler original?)
Reparem que de uma XT para uma normal vai uma diferença muito baixa de Mhz tanto no core como nas memórias. Por isso se o preço for muito diferente escolham uma XT que é quase igual.
p.s. estou a falar da 5900 obviamente.
JAFoNEXUS 05-02-2004, 17:00 a 9600xt é superior à 9800se :P
[siLciR] 05-02-2004, 17:21 Originally posted by JAFoNEXUS
a 9600xt é superior à 9800se :P
yep, true sentence....
iJFerreira 05-02-2004, 18:09 que placa de 200€ comprariam hoje?
Eu não percebo... como é que vocês sabem que a 9600 XT é melhor?!? :confused: Eu não estou a contradizer ninguém, só gostava é de saber qual é a vossa fonte de informação!
Zealot, qualquer review que tenha os dois modelos em comparativo se determina imediatamente isso!
A 9800SE só tem a vantagem de, caso possibilite o mod, torna-se numa 9800Pro, e aí então é claramente superior à 9600XT, mas até aí, a 9600XT é superior!
FELiYCORA 05-02-2004, 19:56 5900SP = XT
Zealot, qualquer review que tenha os dois modelos em comparativo se determina imediatamente isso!
Mas eu é que não encontro nenhum comparativo que tenha esses dois modelos!!! Será tão dificil postarem aqui um link?!? :mad:
http://www.digit-life.com/articles2/over2003/index.html
Aqui tens:
Code Creatures
http://www.ixbt.com/video2/images/over-2003/cr-1024.png
UT2003
http://www.ixbt.com/video2/images/over-2003/ut-1024.png
Em todas as situações a 9600XT é superior, e até mesmo a 9600Pro em muitos casos é superior à 9800SE.
Zar0n eu sei, mas eu estava-me a referir se no caso do HL2, que faz muito uso dos pixel shaders, não se correria melhor o jogo numa 9600xt que numa 5900xt.
Originally posted by iJFerreira
que placa de 200€ comprariam hoje?
Aquela Gainward da Microcaos. (link postado nesta thread)
Parece porreira. Ou atão se quiseres uma Club3d 10 Euritos mais barata mandas vir da www.pcdiga.com
Originally posted by ptzs
Aquela Gainward da Microcaos. (link postado nesta thread)
Parece porreira. Ou atão se quiseres uma Club3d 10 Euritos mais barata mandas vir da www.pcdiga.com
na pcdiga tem tem FX5900XT por 199€ k eh melhor k a 9600XT (em reviews)..
nao curto a Nvidia.. mas a FX5900XT esta barata e ate tem um performance rezoavelmente boa...
cumps!
@amigo
Eu tb estou à espera do HL2, mas é melhor esperares sentado, já foi adiada pro verão, nessa altura já saiu uma nova fornada de gráficas. :confused:
Mas como podes ver aki:
http://www.anandtech.com/video/showdoc.html?i=1955&p=24
Não há comparação entre a 9600XT e a FX5900
As 5900 da XFX tb são muito baratas, se encontares uma.
http://www.digit-life.com/articles2/over2003/index.html
Rap lub ya! :D
Obrigado, mas infelizmente, tal como eu desconfiava, não tem testes em AA e AF. Penso que seja aí o ponto forte da 9800SE, pois se não estou em erro tem o mesmo modo de os aplicar que a familia 9800.
Contudo reconheço que se não der para o mod a 9800 SE é uma fraude! Até mesmo a que dá para o mod é em muitos casos abafada pela 9800 non-Pro! :(
O facto de não haverem por aí benchs entre as 9800 SE e as 9600 XT/Pro com AA e AF é MUITO suspeito. Muito mesmo!
Originally posted by Zealot
Raptor és a 1ª pessoa que eu vejo a dizer isso! Não nos podes dar uns benchs para comparar?
É que com AA e AF custa-me mesmo a acreditar que a 9600XT seja melhor que a 9800SE...
eu tenho as duas e confirmo o que o raptor diz , a 9600xt é superior nos jogos actuais a 9800se sem mod.
em 3dmark nao tenho como comparar, porque a mnha 9800se deu para mod para 9800pro logo nao a uso em defaut!
14200 da a 9600xtg da gecube no meu a64 com grafica em default.
a 9800se@pro nas mesmas condiçoes da 19600!!! , sem mod nao sei , nem vou testar , com mod é que presta a grafica.
a64 3000+@2200mhz
2x256 kingstom
k8v deluxe.
quem nao arrisca nao petisca, eu arriscaria outra vez numa 9800se , é que dando para mod compensa muito , 210€ por uma 9800pro é obra HEHEHE
cumps []
BigBoy eu tenho a impressão que as nossas 9800SE@Pro não são bem a mesma coisa que uma 9800 Pro... :(
Troquei a minha 9600XTG pela Gainward FX5900 (Não é XT)
3DMark03
9600XTG - 3733
FX5900 - 4873
http://service.futuremark.com/compare?2k3=2012398
3DMark01
9600XTG com 2600+@2305Mhz - 12248Marks
http://service.futuremark.com/compare?2k1=7463463
FX5900 com 2600+@2105Mhz - 13627Marks
http://service.futuremark.com/compare?2k1=7524282
(este teste ele não me identificou o processador... baralhou-se um pouco :eek: )
Ganhei com esta troca e por mais 20€ 1140 Marks, com tudo em default... Não é mau!!!
A MSI e a Gainward FX5900 que dei em links em cima, são Normais.. ou seja não são XT.
A Msi e a Gainward teem mems a 2.8ns, ou seja 700mhz.
Poes me confirmar isso na tua Gainward? E que se assim for, sao versoes capadas, ja ke a 5900"normal" tem mems a 2.2ns ou seja 850mzh .. corrijam-me se tiver a dizer bacuradas, mas axu ke e assim.
Avantix, se a tua tiver as mems 2.8ns, ve ate aonde consegues leva-las, plz ... ;)
Originally posted by Gandalf
A Msi e a Gainward teem mems a 2.8ns, ou seja 700mhz.
Poes me confirmar isso na tua Gainward? E que se assim for, sao versoes capadas, ja ke a 5900"normal" tem mems a 2.2ns ou seja 850mzh .. corrijam-me se tiver a dizer bacuradas, mas axu ke e assim.
Avantix, se a tua tiver as mems 2.8ns, ve ate aonde consegues leva-las, plz ... ;)
A placa tem as mems a 2.8ns, e o Aida32 reporta os tais 700mhz ...
Quanto a puxar :P pois .... eu ainda sou bastante novato nos OC.. já vou brincando com o CPU, mas em termos de Gráficas ainda não arrisquei... mas vou fazê-lo para bem da comunidade :D
Já li em alguns foruns de pessoal que flashou a bios da FX5900 com a bios da FX5950 e a "bicha" trabalha com com os clocks da FX5950 ... mas ainda não tive coragem de testar...
Originally posted by Zealot
BigBoy eu tenho a impressão que as nossas 9800SE@Pro não são bem a mesma coisa que uma 9800 Pro... :(
hummmm, no nature ( falando de 3dmark ) da-me impressao que uma 9800pro de raíz da mais!!
a minha tem um defeito, o core nao passa dos 460mhz :(
Bem, pelo que me parece é que estas novas FX5900 SP, SE, XT andam a dar uma tremenda confusão.
Uma coisa é certa as 3 versões tem memórias 2,8ns.
Agora existem alguns problemas, dizem que as versões SP ou SE, para além de terem o core coberto pelo cooler, tem simultâmente as memórias com ramsinks.
O caso da MSI, isso é notório, na versão SP, tem um cooler que cobre toda a área (core e memórias), e na versão XT não.
O problema é que em Portugal, está a ser comercializada a versão XT, como se fosse a versão SP.
De referir que existe também á vende a Aopen 5900XT, mas no entanto, deveria só ter o core coberto, mas não, as memórais são parcialmente cobertos pelo cooler, só que neste caso em aluminio.
Penso, que elas em termos de overclock devem andar ela por ela, as versões SP ou SE.No entanto, a que mais parece puxar é mesmo a Gainward.
O mesmo se passa com as 9600XT, sendo que na minha opinião a GeCube XTG a melhor opção, relação preço/desempenho/qualidade/overclock.Em algumas casas, já se encontram a 170 euros.
Já vi review da MSI, Albatron, Aopen (neste caso a XT), e Leadtek .A Asus tambem já tenha a sua a andar por aí.
E se assim é, relação preço/qualidade, deixaria para trás a Asus, Albatron e MSI (mais caras e o mesmo overclock), e a Aopen (pois é versão XT, cooler fraco).
No meu caso:
- Ou ia para Gainward que se encontra numa casa de informática a 209 euros ( exelente preço).
- Ou uma Leadtek fx5900 SP ou SE (a marca dá-lhe outro nome), acho que o cooler tem exelente aspecto e que aquilo deve bombar :P.Parece já a ter visto, a ser comercializada no estrangeiro, por volta dos 235 euros (sorry, não me recordo qual a casa neste momento).A versão é a LX.
Agora aqui vão umas links:
- Gainward (melhor utilizar o slim browser neste caso, pois tem tradutor de página automático, incluindo inglês, já que a review é alemã)
Vejam o overclock que atinge esta menina, fenomenal.8o 8o 8o
Imaginem elas em default são core 400MHz/ Mem 350MHz, ela foi até aos 490MHz/462,5MHz, ou seja de 800MHz / 700MHZ para 980 MHz / 925 Mhz.8o 8o 8o
http://www.k-hardware.de/artikel.php?s=&artikel_id=2379
- Para verem a Leadtek:
http://www.digit-life.com/articles2/gffx/gffx-27.html
[][][]
Boas Neo... eu tenho uma Gainwaed dessas, e tou a ter alguma dificuldade em puxar por ela....
a Tópico disso está aqui:
http://www.techzonept.com/showthread.php?s=&threadid=30386
Até agora o melhor que consegui foi (420 / 850 )
Update.
3dmark03
http://service.futuremark.com/compare?2k3=2026995
(425/900)
3dmark01
http://service.futuremark.com/compare?2k1=7551744
(466/900)
Agora ... tendo as memorias a 2.8ns não sei se devo fazer o mod para a 5950Ultra ....
todas as reviews que vejo, o pessoal não usa placas como esta com os clocks default a 400/700, mas sim 400/850 ...
será que dá problemas ?
de resto esta placa parece-me muito boa para o preço que tem!
Também comprei uma dessas e é muita fixe.
É a Gainward ULTRA/1100 TV-DVI Geforce FX 5900 128MB
Agora só falta fazer overclock :D :cool:
Comparativo entre:
AOpen Aeolus GeForce FX 5900XT
Chaintech GeForce FX 5900XT
MSI FX5900XT
http://www.digit-life.com/articles2/gffx/gffx-38.html
Excelente preço / performance :D
|
|