View Full Version : Novo disco WD VelociRaptor
mascarilha 21-04-2008, 15:00 Boas
>> http://www.infortech.eu/modules.php?name=News&file=article&sid=8353&mode=thread&order=0&thold=0
WD VelociRaptor!
http://i32.tinypic.com/27yuyhu.jpg
Engineered for maximum speed! WD VelociRaptor, the newest member of our unique class of 10,000 RPM SATA hard drives, combines a SATA 3 Gb/s interface and 16 MB cache, to deliver performance that’s up to 35% faster than its speedy older brother.
Key FeaturesKiller Speed - Built on the performance bloodlines of WD Raptor, these 10,000 RPM drives, with SATA 3 Gb/s interface, and 16 MB cache deliver mind-bending performance. Not only are they 35 percent faster than the previous generation WD Raptor drives, but they also beat out all other competitors in the field.
Rock-solid Reliability - Designed and manufactured to mission-critical enterprise-class standards to provide enterprise reliability in high duty cycle environments. With 1.4 million hours MTBF, these drives have the highest available reliability rating on a high capacity SATA drive.
Double the Capacity - State-of-the-art technology packs twice the capacity per disk compared to its older brother WD Raptor resulting in 300 GB of high-performance storage space in this enterprise-class 2.5-inch drive. (Not compatible with notebook computers)
IcePack™ Mounting Frame - The 2.5-inch WD VelociRaptor is enclosed in a 3.5-inch enterprise-class mounting frame with a built-in heat sink that keeps this powerful little drive extra cool when installed in high-performance desktop chassis.
Rotary Acceleration Feed Forward (RAFF™) - Optimizes operation and performance when the drives are used in vibration-prone, multi-drive chassis.
SecurePark™ - Parks the recording heads off the disk surface during spin up, spin down and when the drive is off. This ensures the recording head never touches the disk surface resulting in improved long-term reliability and increased drive protection when the chassis is moved.
5-year limited warranty
Ideal For
Performance enthusiast systems, workstations, and low-end servers
Compatibility
Windows Vista/XP/2000
SATA interface connector on motherboard or SATA host controller*
Available 3.5-inch internal drive bay
*Compatibility may vary depending on user’s hardware configuration and operating system.
Package Contents
3 Gb/s SATA hard drive
WD SATA interface cable
Quick Install Guide
Mounting screws
http://www.westerndigital.com/en/products/products.asp?driveid=459
http://www.westerndigital.com/en/flash/index.asp?family=wdfDesktop_GLFS
Romani48 21-04-2008, 15:06 *ass.. que até tenho medo que saia a voar do PC! :D
agora é começar a ver testes
mascarilha 21-04-2008, 15:12 reviews
http://www.maximumpc.com/article/the_new_fastest_hard_drive_ever
http://www.storagereview.com/WD3000BLFS.sr
Isso deve ir mais ou menos para que preços?
Isso deve ir mais ou menos para que preços?
300$
cumps
mascarilha 21-04-2008, 15:18 Isso deve ir mais ou menos para que preços?
300 Dolares (deve vir a uns 250 euros)
cumps
HeliosPR 21-04-2008, 15:25 um raid 0 destes meninos bate os SSD que assombro ... :drooling::drooling:
um raid 0 destes meninos bate os SSD que assombro ... :drooling::drooling:
então quem quiser gastra 1000€ mete 4 discos destes em raid 0... :003::003: e fica com algo rapido até de mais .
mascarilha 21-04-2008, 15:33 um raid 0 destes meninos bate os SSD que assombro ... :drooling::drooling:
In the real-world PCMark05 suite of tests, a single solid-state drive is 80 percent faster than a single Velociraptor and 47 percent faster than a pair of Velociraptors in a RAID 0 configuration.
cumps
destr0yer 21-04-2008, 15:35 um raid 0 destes meninos bate os SSD que assombro ... :drooling::drooling:
Eu não diria isto.
Um dos novos OCZ SSD, faz 120 mb/s de leitura e 100 de escrita, que aliando as latencias de 0,x ms, deixa o raptor a milhas :D
Claro que em preço também:cool:
Gostei deste bixo, a ver se arrumo um para testar :D
NightShade 21-04-2008, 15:41 300 Dolares (deve vir a uns 250 euros)
cumps
esse preço para quantos gb?
OnTheNet 21-04-2008, 15:44 esse preço para quantos gb?
300gb, bastava ler a noticia do primeiro post :P
RenatoFaria 21-04-2008, 15:44 2 destes meninos em raid 0 deve dar que falar!
destr0yer 21-04-2008, 15:46 Agora era um modelo single plate, 150 gb, a custar metade :D
comprava um sem hesitar :D
mascarilha 21-04-2008, 15:48 mais uma review com imensos testes
Western Digital's VelociRaptor VR150 hard drive
http://i26.tinypic.com/347e174.jpg
http://techreport.com/articles.x/14583
cumps
Qualquer dia passo-me da marmita e mando-os pagar direitos de autor! :D
Lord Paulus Cobris 21-04-2008, 17:54 Qualquer dia passo-me da marmita e mando-os pagar direitos de autor! :D
LOOOOOOOL
É mesmo!
LOL
Abraço,
LPC
Marco André 21-04-2008, 18:03 Eu estou um bocado desiludido com os raptors ditos normais... Fazem um barulho terrivel :( Se estes fizerem o mesmo ou ainda mais, não entram aqui :rolleyes:
mascarilha 21-04-2008, 19:04 Eu estou um bocado desiludido com os raptors ditos normais... Fazem um barulho terrivel :( Se estes fizerem o mesmo ou ainda mais, não entram aqui :rolleyes:
The Velociraptor achieves its new footholds of speed and storage as a result of its reduced, 2.5-inch size.
You're undoubtedly thinking about the ramifications of this, given that every modern desktop system under the sun fits 3.5-inch drives.
Well, Western Digital's one step ahead of the form factor. It's strapped each Velociraptor drive to a mounting mechanism that conveniently doubles as a giant heatsink for the drive itself. Dubbed the "Icepak," the all-black base allows helps ensure that the drive run at temperature and noise levels comparable to the Raptor X.
btw: penso que chegam a PT dentro de 1/2 semanas a cerca de 260€
cumps
Parece-me que é o primeiro grande passo para deixar de haver discos de 3,5.
A ideia do cooler está muito bem amanhada. Kudos para a WD.
O preço é que é um pouco alto, ou dito de outra forma há discos muito mais baratos e que dá para comprar dois e meter em RAID 0. Acho que esse vai ser o principal contra deste disco. De resto muito bom.
Lord Paulus Cobris 21-04-2008, 22:53 Gostava também que tivesse saido uma versão 3.5 de 15k dos raptores em Sata..
Isso sim seria algo muito bom para o mercado....
Cumprimentos,
LPC
PoolMania 21-04-2008, 22:58 Estes discos cabem numa baía normal de 3.5 polegadas de uma torre de pc?
Actualmente tenho dois hitachi em RAID 0 compensava mudar destes para apenas um só Disco desta nova geração da WD?
Eu estou um bocado desiludido com os raptors ditos normais... Fazem um barulho terrivel :( Se estes fizerem o mesmo ou ainda mais, não entram aqui :rolleyes:
São discos de 10.000 rpm não há milagres, tempos de acesso melhores = mais barulho.
Aqueles de 15k/18k rpm é que devem fazer barulho. :D
PoolMania 21-04-2008, 23:06 ;2854080']São discos de 10.000 rpm não há milagres, tempos de acesso melhores = mais barulho.
Aqueles de 15k/18k rpm é que devem fazer barulho. :D
Não necessariamente! Depende da forma como a mecânica está montada.
Nem todas as máquinas de lavar roupa fazem barulho quando o tambor gira a alta velocidade no fim do programa de lavagem.
Lord Paulus Cobris 21-04-2008, 23:35 Não necessariamente! Depende da forma como a mecânica está montada.
Nem todas as máquinas de lavar roupa fazem barulho quando o tambor gira a alta velocidade no fim do programa de lavagem.
Boas!!!
Nem mais...
Basta ver que a tecnologia da LG permite que o motor esteja no próprio tambor...
VS motor + correia das restantes...
Cumprimentos,
LPC
VoRtAn_MaDgE 22-04-2008, 02:08 Quanto ao cooling do disco a meu ver está mt bem pensado.
Quanto á altura do campeonato em que estamos penso que será mt mais sensato em termos de capacidade/desempenho/preço adquirir bons discos e fazer um raidzeco...
Por aqui ainda trabalho um raid0 de hitachi's de 80gb...
Qq dia tenho de me desfazer deles não por mau desempenho (mt pelo contrário) mas mesmo para s.o com instalações de jogos e prog's começa a ficar curto... nc fui gajo de ter os discos atafulhados como diz o outro!
lohka_86 22-04-2008, 02:22 Quanto ao cooling do disco a meu ver está mt bem pensado.
Quanto á altura do campeonato em que estamos penso que será mt mais sensato em termos de capacidade/desempenho/preço adquirir bons discos e fazer um raidzeco...
Por aqui ainda trabalho um raid0 de hitachi's de 80gb...
Qq dia tenho de me desfazer deles não por mau desempenho (mt pelo contrário) mas mesmo para s.o com instalações de jogos e prog's começa a ficar curto... nc fui gajo de ter os discos atafulhados como diz o outro!
para além de ao começar a ocupar as zonas mais distantes do centro dos discos, a velocidades começam a diminuir...
Lord Paulus Cobris 22-04-2008, 02:28 para além de ao começar a ocupar as zonas mais distantes do centro dos discos, a velocidades começam a diminuir...
Boas..
É precisamente ao contrário...
LOL
Os discos lêm das bordas para o centro...
Sendo que tudo o que é file que requer acesso rápido e boa velocidade de transferencia de dados, anda perto das bordas (swap file idem), conforme o disco vai enchendo e vai-se chegando ao centro, a velocidade de acesso reduz-se...
Isto porque a velocidade rotacional é constante e as voltas a dar são mais no centro do disco que numa borda do mesmo...
Cumprimentos,
LPC
lohka_86 22-04-2008, 02:35 Boas..
É precisamente ao contrário...
LOL
Os discos lêm das bordas para o centro...
Sendo que tudo o que é file que requer acesso rápido e boa velocidade de transferencia de dados, anda perto das bordas (swap file idem), conforme o disco vai enchendo e vai-se chegando ao centro, a velocidade de acesso reduz-se...
Isto porque a velocidade rotacional é constante e as voltas a dar são mais no centro do disco que numa borda do mesmo...
Cumprimentos,
LPC
Por acaso pensava que era ao contrário, e por se darem mais voltas no centro, e a velocidade de rotação ser maior, maior seria a leitura :p
Mas como se diz, a pensar morreu um burro... :-D
VoRtAn_MaDgE 22-04-2008, 02:36 As teses da borda são smp as melhores...mesmo que não tenham razão :D
Lord Paulus Cobris 22-04-2008, 02:38 As teses da borda são smp as melhores...mesmo que não tenham razão :D
Boas!!!
LOOOOOOL
Pessoalmente sempre que posso meto tudo nas bordas! LOL
E em especial meto sempre tudo o que é importante entre as bordas ... (dos meus discos...)
Abraço e porta-te mal!
Muahahaha
LPC
Por acaso pensava que era ao contrário, e por se darem mais voltas no centro, e a velocidade de rotação ser maior, maior seria a leitura :p
Mas como se diz, a pensar morreu um burro... :-D
chama-se uma constante angular...
Já que a velocidade é constante em todo o disco, quando a cabeça se encontra nas bordas (LOL) com a mesma rotação vai ler muito mais dados (já que a volta é maior....), e no centro vai ler menos, apesar de dar muito mais voltas, o percurso da mesma é pequeno...
Imagina um rolo de papel higiénico.... LOL quando está novo, vais puxando e parece que não desenrola nada, mas assim que começa a chegar ao fim quando puxas o mesmo papel o rolo dá muito mais voltas e gasta-se num instante...
Como vez a "merda" é a mesma! LOLOLOL
Cumprimentos,
LPC
continua a ser inferior aos SSD, em tudo menos no preço, pralem que 10k rpm é mto calor....
È mesmo pro mercado dos servers, onde o calor não importa...:009:
Boas!... pralem que 10k rpm é mto calor.... :rolleyes:
http://img178.imageshack.us/img178/2008/image023hj4.png (http://imageshack.us)
S1nnless 22-04-2008, 13:18 E por um desses num laptop? Ele até deve voar lol
E por um desses num laptop? Ele até deve voar lol
Não cabe. Mas é uma pena :x2:
Não cabe. Mas é uma pena :x2:
Cabe se tirares o cooling :P
Não cabe não :P
um ssd da boca a este....
nao cabe nada... sao mais altos na mesma que uma drive normal de 2,5"
PaiNatal_DEUS 22-04-2008, 13:43 não sei se será mais rentavel ter dois seagate 250Gb single plate em raid 0 que este disco....
destr0yer 22-04-2008, 13:58 Não cabe não :P
yup.
É bem mais "gordo" :(
Mas também iriam vir diminuir a bateria do portátil, bem como o aquecimento :P
Isto consome mais que um disco 2,5" tradicional, apesar de ser inferior a qualquer disco de 3,5", a excepção talvez dos WD green power e mesmo assim andam lá perto!
Terem feito isso com form factor de 2,5" foi excelente :D
a ver se consigo experimentar um ou quem sabe comprar :D
Um de 150 gigas, a uns 150 € já não era mal.
O preço vai ser mais perto dos 250€
Tenebrus 22-04-2008, 14:03 não sei se será mais rentavel ter dois seagate 250Gb single plate em raid 0 que este disco....
O Raid0 é um espectáculo para acessos sequenciais. O problema é nos aleatórios, onde o tempo de acesso se torna realmente importante e aí não é o Raid que resolve.
um ssd da boca a este....
Deixa-me adivinhar... um Mtron não? Não sendo o preço um obstáculo há muita coisa que deixa um SSD a comer pó também. E o que é que isso interessa?
destr0yer 22-04-2008, 14:11 um ssd da boca a este....
Depende do SSD. Só se for daqueles high-end, tipo MTRON ou OCZ, mas que também dá boca no preço :P
Os SSD mais baratos tem taxas de transferência muito baixas
não sei se será mais rentavel ter dois seagate 250Gb single plate em raid 0 que este disco....
Se fosse contra 1 raptor de 150, a resposta era sim :P
Agora contra este, já tenho as minhas dúvidas. E 2 discos irá sempre consumir mais e fazer mais barulho.
Mas já existe seagate 320 gb single plate, com 140 mb/s de pico e 110 de média de leitura :D, bem como os WD 320 e 640 gb.
Queria ver este VelociRaptor vs estes 3 discos :P
O preço vai ser mais perto dos 250€
isso o modelo de 300 gb
O que digo que devia ter um de 150 :D
The new VelociRaptor is still not available but when it comes it might be among the fastest drives on the market. The price ranges from €230,76 at Austrian Nostra etailer to €249/€255 at German/Austrian Alternate.
You can find it listed here (http://geizhals.at/eu/a331732.html).
Just my 2cent
Qualquer dia passo-me da marmita e mando-os pagar direitos de autor! :D
pelo menos ta associado a algo topo, era pior se os dinossauros tivesse associados à baixa gama ;)
Koncaman 22-04-2008, 14:51 chama-se uma constante angular...
Já que a velocidade é constante em todo o disco, quando a cabeça se encontra nas bordas (LOL) com a mesma rotação vai ler muito mais dados (já que a volta é maior....), e no centro vai ler menos, apesar de dar muito mais voltas, o percurso da mesma é pequeno...
Imagina um rolo de papel higiénico.... LOL quando está novo, vais puxando e parece que não desenrola nada, mas assim que começa a chegar ao fim quando puxas o mesmo papel o rolo dá muito mais voltas e gasta-se num instante...
Como vez a "merda" é a mesma! LOLOLOL
Cumprimentos,
LPC
Ve la se não estas aí a fazer confusão...
uma velocidade angular constante, implica uma aceleração da rotação do disco, à medida que a agulha se desloca para as zonas do exterior.
Nos leitores/gravadores de discos opticos é habitual implementar este tipo de leitura/escrita (CAV - Constant Angular Velocity)
Se a velocidade de rotação é constante, a velocidade angular não é igual no centro e na perfireia dos pratos. e então tens o CLV (Constant Linera Velocity) que também encontras em leitores e gravadores de discos opticos, mas de velocidades inferiores.
sendo que a velocidade rotacional do disco é constante, e que cada sector ocupa essencialmente a mesma area do disco, eu diria que o centro do disco oferece condições para uma velocidade de leitura superior. a desvantagem do interior do disco, é a necessidade de maior movimentação da agulha, face ao exterior, dado que no exterior, ha mais dados que podem ser lidos numa rotação que no interior... e isto tem bastante influencia de facto. mas não esta nada relacionado com velocidades angulares... é mesmo uma questão de geometria.
chaosbringer 22-04-2008, 16:14 Não tem os conectores sata na localização padrão? WTF?:blubomte:
Tiago@Rosetta 22-04-2008, 16:23 Tenho dois de 74gb em raid0 e quando estou a desfragmentar o disco ou a escrever muita informação e a ler ao mesmo tempo, para além de fazer muito barulho também abana a mesa o que até é engraçado. :D:016:
Este novo está muito bom, melhores velocidades, menos consumo, menos barulho... acho que está excelente. Só tenho pena do preço...
Ve la se não estas aí a fazer confusão...
uma velocidade angular constante, implica uma aceleração da rotação do disco, à medida que a agulha se desloca para as zonas do exterior.
Nos leitores/gravadores de discos opticos é habitual implementar este tipo de leitura/escrita (CAV - Constant Angular Velocity)
Se a velocidade de rotação é constante, a velocidade angular não é igual no centro e na perfireia dos pratos. e então tens o CLV (Constant Linera Velocity) que também encontras em leitores e gravadores de discos opticos, mas de velocidades inferiores.
sendo que a velocidade rotacional do disco é constante, e que cada sector ocupa essencialmente a mesma area do disco, eu diria que o centro do disco oferece condições para uma velocidade de leitura superior. a desvantagem do interior do disco, é a necessidade de maior movimentação da agulha, face ao exterior, dado que no exterior, ha mais dados que podem ser lidos numa rotação que no interior... e isto tem bastante influencia de facto. mas não esta nada relacionado com velocidades angulares... é mesmo uma questão de geometria.
Desculpa lá, mas tas ai a fazer umas confusões...
A velocidade angular é a velocidade de rotação, quando esta é constante, a velocidade linear é que não é igual do centro para a periferia.
Trocaste os conceitos...
MaxDamage 22-04-2008, 17:17 Western Digital wasn't about to let a performance icon get beaten by run-of-the-mill desktop drives, and certainly not by ones manufactured by companies that also make washing machines, so they've rolled out an all-new Raptor
:-D
Para mim o maior contra é mesmo o barullho, já o factor preço acho que fica atenuado dada a performance que o disco oferece. Anyway, é sem dúvida um grande disco.
destr0yer 22-04-2008, 17:21 Não tem os conectores sata na localização padrão? WTF?:blubomte:
Como o disco é de 2,5", segue o padrão dos discos de laptop, como é obvio.
Se seguísse o padrão, iria ficar na parte metálica .P
Desculpa lá, mas tas ai a fazer umas confusões...
A velocidade angular é a velocidade de rotação, quando esta é constante, a velocidade linear é que não é igual do centro para a periferia.
Trocaste os conceitos...
exacto, rpm=rotaçoes por minuto, logo é velocidade angular
1 rotaçao =2*pi*r
isto se a velocidade anunciada for efectivamente constante
Precisava de uma treta dessas, nem que fosse 120G, para instalar os OS`s....
Isto as vezes arrasta-se, mto por culpa dos meus HD`s....:o
Tenho de ver tb os tais perpendiculares ou la o que é.....
Na volta vai ser um dos meus próximos updates.....
Abraço,
Tiago@Rosetta 22-04-2008, 17:47 Compra um de 150 Gb que ficas muito bem servido.
o gajo ronca um bocado, mas é 1 espectáculo... É mesmo pena este disco ser um bocadinho alto pra entrar num portatil... de qq maneira se o gajo entrasse no portatil ao fim de alguns minutos derretia-me os plásticos todos... sem cooling e num espaço mt fechado... ñ sei ñ... ou derretia os plasticos ou então tinha de andar sempre a correr atrás do portatil k com aquela speed o gajo ia-se embora com a vibração... :D
Koncaman 23-04-2008, 11:31 Desculpa lá, mas tas ai a fazer umas confusões...
Trocaste os conceitos...
:tareon:
anyway, de qualquer forma o ultimo paragrafo, apesar do que o precede, não deixa de estar certo.
Lord Paulus Cobris 23-04-2008, 12:35 Boas...
Continua a estar incorrecto, já que a velocidade 10.000 rpms é sempre constante por todo o disco, sendo que nas bordas consegues ter mais sectores por linha (raio maior), logo a cabeça vai os conseguir ler mais depressa, do que no centro do disco onde o raio é menor e por volta tens menos sectores...
Isto sim é uma questão de geometria...
Cumprimentos,
LPC
Koncaman 23-04-2008, 12:44 Boas...
Continua a estar incorrecto, já que a velocidade 10.000 rpms é sempre constante por todo o disco, sendo que nas bordas consegues ter mais sectores por linha (raio maior), logo a cabeça vai os conseguir ler mais depressa, do que no centro do disco onde o raio é menor e por volta tens menos sectores...
Isto sim é uma questão de geometria...
Cumprimentos,
LPC
e não foi isso que eu disse no ultimo paragrafo?
menos mivimentações agulha, volume de dados maior por cada rotação e para a mesma posição da agulha...
A velocidade linear é igual á velocidade angular (rad/s) vezes o raio, pelo que na periferia do disco a velocidade do disco relativamente á cabeça é maior, logo a transferência de dados tb é maior.
E ainda leva a outra conclusão, se o disco fosse 3.5 ainda mais rápido seria, mas aí teria os problemas dos anteriores, mais vibração, tempos de spin-up mais altos (momento de inercia mais alto) e tolerâncias mecânicas mais apertadas o que aumenta o custo de produção
metralha761 23-04-2008, 21:49 (...) eu diria que o centro do disco oferece condições para uma velocidade de leitura superior. (..)
Errado, no centro o m/s (metro por segundo) percorrido pela agulha é inferior ao m/s no exterior. Se tivermos 10 MegasBytes por metro, logo no local onde tivermos mais m/s temos mais leitura por segundo.
Entenda ista ideia agulha como um veiculo andar numa estrada.
Um caso real é os leitores de cds de musica, começam a ler do centro para fora, e começam na rotação maximo e vao abrandando com o tempo, pela simples razao q na parte mais externa consegue obter mais informação por rotação.
Quanto ao topico ... ja viram um dos teste com algo real? Sem ser a movimentar grandes quantidades de ficheiros, o disco deixa mt a desejar, prefiro um disco com grande capacidade e boas performances :)
Agora bom bom bom era um I-RAM, teria uma das melhores performances :) o problema é os custos da drive :\
targeting 23-04-2008, 23:13 quando e onde estão cá á venda em PORTUGAL?
chaosbringer 24-04-2008, 09:51 Como o disco é de 2,5", segue o padrão dos discos de laptop, como é obvio.
Se seguísse o padrão, iria ficar na parte metálica .P
Bah! era só colocar o disco mais abaixo e para o lado naquele dissipador enorme:cool:
Pra mim raptors só quando conseguirem baixar o ruido deles... este por acaso axo que existe probabilidade de ser bem mais silencioso que os seus antecessores, por todas as características físicas que ele demonstra.
Havia pessoal que falava que a velocidade justificava o ruido.. bem é relativo, podíamos ter um maxtor a 7200rpm super ruidoso vs um samsung 7200rpm de igual capacidade quase inaudível... e ninguém questiona o desempenho superior do samsung!
Eu gosto de performance, mas detesto ruidos de qualquer espécie, eu passo mto tempo a trabalhar no PC não quero sair daki com a cabeça frita.
Bem.. mas lá que ele promete grandes desempenhos promete! Era uma questão de ver até que ponto eram 500€ bem investidos num raid0 deles.
Boas!Pra mim raptors só quando conseguirem baixar o ruido deles...Done.
http://img72.imageshack.us/img72/5033/noiseidlebx4.th.gif (http://img72.imageshack.us/my.php?image=noiseidlebx4.gif)http://img72.imageshack.us/img72/5672/noiseseeknm4.th.gif (http://img72.imageshack.us/my.php?image=noiseseeknm4.gif)
destr0yer 24-04-2008, 12:35 Bah! era só colocar o disco mais abaixo e para o lado naquele dissipador enorme:cool:
Mas o que isso tem de tão importante??
Eu ca preocupo-me com a performance do disco, ruido e consumo e principalmente o preço e não a posição das fichas :P
turrican 24-04-2008, 15:12 Mas o que isso tem de tão importante??
Eu ca preocupo-me com a performance do disco, ruido e consumo e principalmente o preço e não a posição das fichas :P
Então o consumo é que não interessa mesmo nada, estamos a falar de 5 ou 10W enquanto uma grafica ou CPU comem 100W ou mais cada um. E um disco não é propriamente um aquecedor or maquina de lavar :p
chaosbringer 25-04-2008, 23:16 Uma palavra: Backpane
A minha caixa tem backpane self made mac pro styled com as medidas usadas em qualquer disco sata, é so por o disco num caddy e deslizar para o sitio... :s
Por muito bom que o disco seja...
destr0yer 26-04-2008, 00:37 ligas com cabos normais :D
blastarr 26-04-2008, 00:45 Finalmente. Um Raptor que cabe dentro da PS3.
destr0yer 26-04-2008, 01:33 Não deve caber pelo mesmo motivo que não cabe em portáteis: é mais gordo.
15 mm vs 9 mm
e se tirar o dissipador, perde a garantia.
E isso enfiado dentro da PS3 ou laptop, vai assar! Embora consuma e aqueça menos que um disco de 7200 normal, é superior a um disco de 5400 ou 7200 rpm de laptop.
Boas!Não deve caber pelo mesmo motivo que não cabe em portáteis: é mais gordo.
15 mm vs 9 mmEra interessante se a versão de 150GB viesse fininho...
targeting 27-04-2008, 20:43 quando é que está cá á venda? Ou já cá está?
Isso ninguem responde!?
quando é que está cá á venda? Ou já cá está?
Isso ninguem responde!?
Isso já foi respondido.
Vai sair em Maio. Depois que saia não deve demorar muito a aparecer em Portugal.
Agora preço/performance não é uma boa escolha. Mais pelo preço.
targeting 28-04-2008, 17:27 preço/performançe? não é boa escolha? Então quais é que são tão performantes como este?
Não é boa escolha pelo preço, queres tu dizer?
preço/performançe? não é boa escolha? Então quais é que são tão performantes como este?
Não é boa escolha pelo preço, queres tu dizer?
:lol:
entao se nao é boa escolha pelo preço, como pode ser bom na relação preço/performance?!:002:
:lol:
entao se nao é boa escolha pelo preço, como pode ser bom na relação preço/performance?!:002:
Pois :)
LuisVasco 29-04-2008, 00:42 Certamente vou comprar um disco destes. Se não fizer tanto barulho quanto parece fazer, talvez considere comprar mais um. Mal posso esperar para o experimentar!
continua a ser inferior aos SSD, em tudo menos no preço, pralem que 10k rpm é mto calor....
È mesmo pro mercado dos servers, onde o calor não importa...:009:
tens que me dizer quantos ºC correspondem 10K rpm:lol:
agora mede-se o calor com rpm?
Fazer-se de burro para contradizer os outros normalmente não dá bom resultado.
Neste caso dá para perceber claramente que ele quis dizer que os discos mais rapidos geram mais calor.
Tenebrus 30-04-2008, 17:05 Fazer-se de burro para contradizer os outros normalmente não dá bom resultado.
Neste caso dá para perceber claramente que ele quis dizer que os discos mais rapidos geram mais calor.
E mesmo assim esse calor adicional é minimo quando comparado com o resto de um sistema normal. Só em arrays de discos ou em sistemas com overclocks extremos é que faz sentido pensar nisso.
SilveRRIng 30-04-2008, 17:19 E mesmo assim esse calor adicional é minimo quando comparado com o resto de um sistema normal. Só em arrays de discos ou em sistemas com overclocks extremos é que faz sentido pensar nisso.
Sim, mas a questão pertinente tem mais a ver com o arrefecimento do dito disco do que propriamente a contribuição deste, quando único no sistema, para o aquecimento do mesmo.
Boas!
O disco é mais fresco que um 7200rpmer normal:
http://img504.imageshack.us/img504/3904/image023ez7.png (http://imageshack.us)
http://img504.imageshack.us/img504/3904/image023ez7.27e36bd2f8.jpg (http://g.imageshack.us/g.php?h=504&i=image023ez7.png)
També é preciso ter em conta o bixo metalico em que o disco vem encaixado :)
pois, mas o dissipador é "obrigatorio" :P
Sim, mas estão a compara-lo com discos sem dissipador. Aquele bixo metálico está lá por alguma razão, senão tinham-no emagrecido uns mm e tinham criado uma bomba de 2.5" =)
destr0yer 02-05-2008, 23:37 por ser mais pequeno, há menos area de dissipação que um disco de 3,5", daí "necessitar" de dissipador face um disco de 7200 rpm ou 5400 rpm de 2,5". O seu consumo até é inferior a um disco de 7200 rpm 3,5"!
o dissipador também serve para encaixar o disco numa baia de 3,5".
nelsondac 04-05-2008, 12:43 por ser mais pequeno, há menos area de dissipação que um disco de 3,5", daí "necessitar" de dissipador face um disco de 7200 rpm ou 5400 rpm de 2,5". O seu consumo até é inferior a um disco de 7200 rpm 3,5"!
o dissipador também serve para encaixar o disco numa baia de 3,5".
pois é... mas se reparares a maior parte do tópico é: ai e tal isso aquece muito...
nota-se mesmo quem é que não leu a thread e põe-se a falar do que não sabe... fkb
destr0yer 04-05-2008, 13:12 Só a complementar, a principal função do dissipador é mais para ter o form factor de 3,5". porque como dissipador é algo "ineficaz".
Um dissipador com fins mais finos, instalado por baixo e por cima, bastava ter uns 5 mm de altura para dissipar na boa.
E com fans nem precisa de dissipador.
Someone_yeh 04-05-2008, 15:31 o que interessa é: quando é que se poderá comprar este bicho? já vi por aí que estaria disponivel em meados de Maio mas ainda não se viu nada.
PoolMania 04-05-2008, 17:53 Numa caixa de PC bem ventilada o disco pode perfeitamente ser fresco.....
A minha caixa tem duas ventoinhas de 80 mm a meter ar na parte mais baixa onde estão as baias que alojam os discos.
Uma 8800 GTX é bem quente que nem a tampa de um forno e eu tenho aqui uma há mais de 1 ano e ela nunca ficou em churrasco durante o crysis a puxar ao máximo pela Placa gráfica :)
Portanto não estou a ver o vista a fazer indexação a queimar o disco. De qualquer das formas tem garantia...
o ponto que mais interessa é saber se este novo disco não faz um barulho dos diabos?
Boas!nota-se mesmo quem é que não leu a thread e põe-se a falar do que não sabe... Há muitos pára-quedistas, há.
o ponto que mais interessa é saber se este novo disco não faz um barulho dos diabos? http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2863224&postcount=65
PoolMania 04-05-2008, 23:47 Hummmmm isso mais parece um motor de avião desta maneira! 8| Se alguém tiver um sistema baseado em Water Cooling com estes discos aquilo vai parecer uma base área Norte-Americana....
ruidoso?
nao te fies nos valores absolutos, variam bastante consoante o aparelho usado e distancia
é mais silencioso, por exemplo, do que qualquer seagate testado, portanto deve ser calmo
Boas!
Versão 150GB confirmada:
http://www.wdc.com/en/library/2178-001010.pdf
destr0yer 09-05-2008, 14:32 a 100 € e vinha um para já :D :D
Mas duvido que venha a menos de 150-170 :(
O preço está mais que confirmado. Próximo dos 250€ já em algumas lojas em Portugal com a informação de para breve.
Imagino que até ao final do mês apareçam em Portugal.
O preço está mais que confirmado. Próximo dos 250€ já em algumas lojas em Portugal com a informação de para breve.
Imagino que até ao final do mês apareçam em Portugal.
mas esse preço é o de 300gb, o destroyer ta se a referir aos de 150gb...
Aponto para uns ~190€ para o de 150GB...
Lord Paulus Cobris 10-05-2008, 15:05 Aponto para uns ~190€ para o de 150GB...
Boas Nopes..
Vai custar 150 € a versão de 150 gigas... :)
Cumprimentos,
LPC
mas esse preço é o de 300gb, o destroyer ta se a referir aos de 150gb...
Ups. Não sabia que ia haver uma versão de 150GB. Menos mal.
Frosticwaver2 15-05-2008, 01:23 Acabei de ler o tópico quase todo e notei que de facto não percebo a discussão entre a leitura dos ditos cujos pratos já que pelo ouvi dizer a informação está guardada electro-magnéticamente como tal é absurdo falar de algo físico quando o que se trata eh muito para além disso.
Especulações sobre o ruído...existem tantos materiais isolantes para prevenir o ruído não percebo tal discurso < .<
Se o salário for bom não à problema no preço penso eu...Espero que valha a pena o gasto.
Gostei bastante da inovação da WD ^^
RenatoFaria 15-05-2008, 05:03 Axam que compensa trocar os meus 2 raptor 150gb por 2 velociraptors 150gb ? Irei notar muita diferença ou nem por isso?
cumpz
PoolMania 15-05-2008, 07:00 Axam que compensa trocar os meus 2 raptor 150gb por 2 velociraptors 150gb ? Irei notar muita diferença ou nem por isso?
cumpz
Depende!
Se trabalhas muito com ficheiros muito grandes então deves notar diferenças....
Mas eu esperava por testes a este novo disco para depois comparar com o teu.
Tenebrus 20-08-2008, 16:44 Já aí andam os Velociraptors de 150Gb. Já deverei ter o meu na próxima semana. Depois darei feedback.
|
|