View Full Version : Drivers Belkin Wireless G Card?
j-pedrosantos 17-04-2008, 20:37 Bem, o típico problema de drivers para Linux... Sei que estes problemas estão a diminuir cada vez mais mas a verdade é que ainda tenho um grande problema: não arranjo drivers para uma pen Wireless USB da Belkin com o nome indicado no título. Sem eles, não consigo ter internet no meu desktop. Podem-me ajudar por favor?
Poderias ligar a placa usb, fazer um lsusb e postar aqui o resultado, sff? :)
j-pedrosantos 17-04-2008, 20:55 Poderias ligar a placa usb, fazer um lsusb e postar aqui o resultado, sff? :)
Aqui está ele:
joaosantos@joaosantos-desktop:~$ lsusb
Bus 005 Device 004: ID 050d:705c Belkin Components
Bus 005 Device 001: ID 0000:0000
Bus 004 Device 001: ID 0000:0000
Bus 002 Device 002: ID 046d:c505 Logitech, Inc. Cordless Mouse+Keyboard Receiver
Bus 002 Device 001: ID 0000:0000
Bus 003 Device 001: ID 0000:0000
Bus 001 Device 004: ID 0458:7004 KYE Systems Corp. (Mouse Systems) VideoCAM Express
Bus 001 Device 001: ID 0000:0000
Vi este (http://ubuntuforums.org/showpost.php?p=4254675&postcount=5) post no Ubuntu Forums em que o lsusb retornou um valor igual ao teu.
Portanto, tenta instalar esse pacote. Tens aqui (http://ubuntu.dcc.fc.up.pt/pool/universe/z/zd1211/zd1211-source_0.0.0.svnr67-2_all.deb) um .deb. Não sei se usas alguma distro derivada de Debian (o proprio Debian, Ubuntu, Mint, etc etc etc), mas se usas, para instalar basta um dpkg -i <nomedopacote>.deb. Se não usas, há metodos para converter os .debs para outros formatos (alien).
j-pedrosantos 17-04-2008, 22:11 Vi este (http://ubuntuforums.org/showpost.php?p=4254675&postcount=5) post no Ubuntu Forums em que o lsusb retornou um valor igual ao teu.
Portanto, tenta instalar esse pacote. Tens aqui (http://ubuntu.dcc.fc.up.pt/pool/universe/z/zd1211/zd1211-source_0.0.0.svnr67-2_all.deb) um .deb. Não sei se usas alguma distro derivada de Debian (o proprio Debian, Ubuntu, Mint, etc etc etc), mas se usas, para instalar basta um dpkg -i <nomedopacote>.deb. Se não usas, há metodos para converter os .debs para outros formatos (alien).
Obrigado pelas respostas rápidas. Olha, eu tentei instalar o pacote através da consola com o comando que me deste, com privilégios de super administrados no ubuntu 8.04 e dá-me este erro:
dpkg: erro ao processar zd1211-source_0.0.0.svnr67-2_all.deb (--install):
não pode aceder ao arquivo: Ficheiro ou directoria inexistente
Foram encontrados erros enquanto processava:
zd1211-source_0.0.0.svnr67-2_all.deb
No entanto, o pacote que saquei do link que me indicaste está no desktop... Não sei o que possa ser. Podes-me ajudar? É que eu sou ainda muito novo e inexperiente no mundo linux...
Podes fazer duas coisas: navegar até ao Desktop, fazendo o belo do cd Desktop/ ou passar o .deb para a tua Home :)
j-pedrosantos 17-04-2008, 22:55 Podes fazer duas coisas: navegar até ao Desktop, fazendo o belo do cd Desktop/ ou passar o .deb para a tua Home :)
Nem de uma maneira nem de outra... Dá-me sempre o mesmo erro. Se calhar é por uma estupidez mínima mas que infelizmente eu não sei resolver devido à minha inexperiência... Se eu conseguísse colocar a Internet a funcionar, adoptaria de vez o linux como sistema principal... Assim deixa-me muita pena não puder fazer o que quero com o sistema operativo.
AndreAPL 18-04-2008, 20:20 Fazes download do ficheiro para o /home/teuuser ou (predefinido suponho) para o Desktop,
e através da consola tens de deslocar até lá (cd /home/teuuser ) e dpkg -i zd1211*.deb
Assim deve dar :p
j-pedrosantos 20-04-2008, 00:19 Fazes download do ficheiro para o /home/teuuser ou (predefinido suponho) para o Desktop,
e através da consola tens de deslocar até lá (cd /home/teuuser ) e dpkg -i zd1211*.deb
Assim deve dar :p
Ok. E agora que fiz isso, surgiram-me vários erros:
dpkg: problemas com dependências impedem a operação de zd1211-source:
zd1211-source depende de module-assistant; no entanto:
O pacote module assistant não está instalado.
etc...
Existem várias dependências que o programa necessita e que não são instaladas. Essas dependências são: kernel package, debhelper, quilt, cdbs e gawk.
Por estes mesmo motivos o pacote não é instalado. Alguém me ajuda por favor?
EDIT:
Estive a procurar mais informações e num fórum do ubuntu tinha passo a passo como instalar este driver, e eu fiz como lá estava. No final do tutorial dizia-nos para fazermos na consola iwconfig para verificarmos que a nossa pen está a receber sinal, só que os valores de Link Quality e Signal Level estão sempre a zero, mesmo depois de ter configurado a rede manualmente. Não sei mesmo como resolver isto.
j-pedrosantos 21-04-2008, 23:31 Então? Any Suggestion?
|
|