View Full Version : [ARTIGO] Microsoft criou o UAC no Vista para irritar o utilizador

maikkano
14-04-2008, 14:02
A verdade vem ao de cima acerca do User Account Control

(...)

Uma função que causa controvérsia entre os consumidores tem sido o User Account Control (UAC), incluido no Windows Vista. o UAC interrompe o utilizador antes de executar simples operações como ir ao gestor de dispositivos, esvaziar a reciclagem ou instalar/desinstalar uma aplicação.

David Cross, um administrador de produto responsável por criar o UAC explicou a verdadera razão para o UAC na conferencia RSA 2008 em S. Francisco. "A razão de colocarmos o UAC na plataforma foi para irritar os utilizadores. A sério."

Cross explicou tambem que este método pouco ortodoxo da Microsoft foi feito para impedir os utilizadores de espalhar o caos nos sistemas e para impedir os criadores de software de fazer aplicações que se embrenhassem demasiado nos subsistemas do windows.
"Precisamos de mudar o ecosistema (?!) e precisamos de medidas pesadas para o fazer", disse Cross. Ainda declarou que o UAC pode ser visto como irritante para alguns, mas as implicações a longo prazo sao muito mais benéficas para utilizadores do Vista. "Mais utilizadores, num ritmo diário, não têm avisos de UAC "

Muitos podem dizer que utilizadores não têm avisos de UAC diariamente porque eles JÁ desactivaram o UAC -- o que a Microsoft contraria. De acordo com Cross, 88% dos utilizadores do vista têm o UAC activo e 66% das sessões do Windows não encontram avisos de UAC

Mal traduzido e interpretado da página DailyTech (http://www.dailytech.com/article.aspx?newsid=11464)

Um bem haja!

Nota do tão-futuro-criticado intérprete: Isto é que é embrulhar!

Um bem haja!

tripeiro
14-04-2008, 14:07
'SIM'

Romani48
14-04-2008, 14:44
quantos desses utilizadores têm o SP1?
quantos deles realmente percebem o seu intuito?

não percebo o porque de dizerem que não podem fazer aplicações que mexam em aspectos mais profundos..

olhem o vista glazz.. uma coisa tão simples e que mexe em dlls cujo owner é o sistema.. nunca tive problemas com esta aplicação...

porém é irritante.. é verdade, e afirmo que mesmo eu a desligo, mas também eu sei o que faço com o meu pc.. agora acreditem que já vi pcs de pessoas menos compreendidas na coisa que foi o UAC que lhes valeu... ou não conhecem o sistema de bloqueio do vista?

por exemplo tenho aqui 4 ficheiros todos com virus.. e com o AV desligado se os tentar correr o sistema bloqueia o, sistema esse que é o UAC.. com ele desligado eles já correm..

Cage57
14-04-2008, 15:05
Esta aplicação pode ser chata, o que relamente é mas é melhor utiliza-la sem dúvidas, Linux utiliza isto e já por isso é que é seguro, ajuda imenso.
Isto ajuda e mesmo muito na protecção do sistema e acho muito bem que o Vista o utilize.

fsousa.fsousa
14-04-2008, 15:10
Sem dúvida que a funcionalidade ultrapassa o irritante...

Romani48
14-04-2008, 15:11
Linux "utiliza", queres tu dizer.. a MS tentou fazer algo semelhante, ou então baseou se nos mesmos princípios.. mas o UAC não representa a evolução que está patente no sistema semelhante no Linux..

com o tempo espero que chegue lá ;)

Btw se não queres ver tantas vezes o UAC, instalem os programas em pastas próprias do utilizador ;)

Sahaqiel
14-04-2008, 15:14
Isto de irritar traz vantagens e desvantagens.

Vantagens: Ao irritar os utilizadores, faz com que os developers façam um programa com o mínimo de acesso admnistrativo, o que é bom para a segurança e era esse o objectivo segundo a Microsoft.

Desvantagens: - Ao irritar os utilizadores, faz com que os developers digam simples instruções para desactivar o UAC para os utlizadores não se chatearem nem os developers tenham mais trabalho a lançar software mais seguro ( penso eu que é o que pode acontecer mais provavelmente ).
- Se não irritar, é porque os utilizadores também já se habituaram a carregar sim sem ler a mensagem de erro, de tão frequente que é, e assim retirando todo o propósito do UAC que é alertar.

Cage57
14-04-2008, 15:22
Linux "utiliza", queres tu dizer.. a MS tentou fazer algo semelhante, ou então baseou se nos mesmos princípios.. mas o UAC não representa a evolução que está patente no sistema semelhante no Linux..

com o tempo espero que chegue lá ;)

Btw se não queres ver tantas vezes o UAC, instalem os programas em pastas próprias do utilizador ;)

Sim é isso, Linux já utiliza à uns bons anos penso que não estou errado, a ms está a tentar fazer o que o linux já tem mas está a fazer à maneira deles, é sempre bom utilizar o UAC.
Espero que num futuro consigam melhorar o UAC tem bom potencial.

timber
14-04-2008, 15:25
Devo dizer que tiveram muito sucesso no seu propósito.

Crusher
14-04-2008, 15:38
Devem ter nascido mais uns cabelos brancos por aí. :D

Zero_Cool_PT
14-04-2008, 17:44
Desligadinho desde que foi instalado e o pc está de boa saude. Se eu sei o que faço com o pc não vejo a necessidade de usar o UAC. Agr para akela malta k axa piada em carregar em tudo qto são "icones giros" no browser, então admito que é uma boa segurança :D

Cage57
14-04-2008, 18:01
Desligadinho desde que foi instalado e o pc está de boa saude. Se eu sei o que faço com o pc não vejo a necessidade de usar o UAC. Agr para akela malta k axa piada em carregar em tudo qto são "icones giros" no browser, então admito que é uma boa segurança :D

Verdade, tu sabes e eu também mas outros não, a esses recomendo usar.

AFigueira
14-04-2008, 18:05
Os sistemas UNIX já utilizam sistemas semelhantes há muito tempo.

Não me irrita muito, tal como não me irrita no bsd, assim tenho a certeza de que o que é instalado e executado em zonas sensíveis (bom ou mau) foi autorizado por mim.

JohnTH
14-04-2008, 18:24
Eu tenho o UAC activado no meu laptop, e sempre lhe achei util. Uma vez, apareceu-me uma janela da firewall do Windows a perguntar-me se eu queria desbloquear um programa que eu nem reparei qual era, e distarído, escolhi "Unblock". E se não fosse o UAC a confirmar, já táva lixado XD
(E também se não fosse aquele ficheiro de ajuda que me chamou a atenção, teria confirmado o UAC -- É preciso sempre ver essas informações todas!)

alter_mann
14-04-2008, 18:42
epá eu n acredito que á pessoal a defender isto....
desculpem lá mas se a Microsoft gastasse dinheiro e recursos pa fazer um sistema operativo bom, fiavel, rentavel e SEGURO, não havia necessidade de enervar os utilizadores finais (que fica mal servido com uma cena que tem que andar sempre a dizer "que sim"), nem sequer de meter opções pa confirmar a instalação de um programa, ou o simples acesso ao painel de controle para aumentar a velocidade do rato....

Se a Microsoft me dissese que daqui a 3 anos lançava um sistema operativo Windows mas que não era preciso este tipo de protecções/confirmações do arco da velha, eu esperava e comprava o original de boa vontade...

agora com soluções destas que só lixam a esperança média de vida do utilizador final, não obrigado... xp ainda funciona....

timber
14-04-2008, 18:46
Os sistemas UNIX já utilizam sistemas semelhantes há muito tempo.

Não me irrita muito, tal como não me irrita no bsd, assim tenho a certeza de que o que é instalado e executado em zonas sensíveis (bom ou mau) foi autorizado por mim.
Os sistemas UNIX não são nada semelhantes no grau de irritação que causam ao utilizador.

Dazkarieh
14-04-2008, 18:51
A Microsoft lá vai conseguindo atingir os seus objectivos. Aqui está um bom exemplo :)

ilovewww
14-04-2008, 18:54
Por aqui está desactivado desde o 1º dia :D

Acho é um bocado de mau gosto vir dizer a publico que fizeram algo de proposito para irritar os utilizadores dos seus produtos..

lightMC
14-04-2008, 19:21
Para mim o UAC peca por tardio. Não me chateia nada e mantém o sistema bem seguro. Como já disse, são raras as vezes que vejo a janela do uac no dia-a-dia de uso do pc.
Já estou tão habituado a ver a janela do uac que quando vou para o XP e tento instalar algo pergunto-me, "que m3rda de segurança é esta?". :p
Espero q no windows 7 não dêm oportunidade de desligar este componente como o permitem no vista.

timber, discordo. para mim é bem mais irritante ver o popup em unix a pedir-me a password do que clicar apenas em continuar.

Quanto à notícia, cheira-me a grande ironia. "ora, vamos criar um componente para irritar tudo e todos. talvez deixem de usar windows" :lol:

(btw, eu era um daqueles que odiava, mais do que todos, o UAC. Primeiro estranha-se, depois entranha-se) :)

Zero_Cool_PT
14-04-2008, 19:25
Para mim o UAC peca por tardio. Não me chateia nada e mantém o sistema bem seguro. Como já disse, são raras as vezes que vejo a janela do uac no dia-a-dia de uso do pc.
Já estou tão habituado a ver a janela do uac que quando vou para o XP e tento instalar algo pergunto-me, "que m3rda de segurança é esta?". :p
Espero q no windows 7 não dêm oportunidade de desligar este componente como o permitem no vista.

timber, discordo. para mim é bem mais irritante ver o popup em unix a pedir-me a password do que clicar apenas em continuar.

Quanto à notícia, cheira-me a grande ironia. "ora, vamos criar um componente para irritar tudo e todos. talvez deixem de usar windows" :lol:

Vira pa la essa boca :D é bom k de pa desactivar, senão não instalo :berlusca:

timber
14-04-2008, 19:31
Clickar apenas para continuar por si só é menos irritante que o popup da password estilo UNIX (e tem uma segurança duvidosa especialmente combinado com o ponto seguinte) mas o problema do UAC é a frequência absurda que aparece (a maioria das vezes com operações que não tem nada a ver com segurança de processos ou programas) e com a transparência manhosa e ultra irritante que faz à imagem do desktop.

lightMC
14-04-2008, 19:42
Clickar apenas para continuar por si só é menos irritante que o popup da password estilo UNIX (e tem uma segurança duvidosa especialmente combinado com o ponto seguinte) mas o problema do UAC é a frequência absurda que aparece (a maioria das vezes com operações que não tem nada a ver com segurança de processos ou programas) e com a transparência manhosa e ultra irritante que faz à imagem do desktop.

Então se desejas fazer ao estilo unix é simples, crias uma conta admin com pass e outra limitada. Usas a limitada e sempre que surgir o prompt do uac terás de colocar a password de admin.
O uac é bastante seguro sim. Qualquer aplicação que necessite de acesso exclusivo ao sistema tem de "pedir" a prompt do uac e a maioria do malware não o faz, assim este não pode executar mais nada.
As aplicações na qual aparece o uac normalmente são apenas installers, programas que guardam as definições na pasta /program files (normalmente programas não adaptados ao uac) e outros que precisam de aceder aos registos do sistema.

redowk
14-04-2008, 19:42
em ambiente empresarial o UAC tem feito a diferença os utilizadores / programas / virus estao muito mais limitados ou seja mais segurança e maior integridade do sistema operativo.

é um ponto forte do vista embora a ideia original não tenha partido da microsoft

para o utilizador comum não custa muito desligar

ilovewww
14-04-2008, 19:43

:eek:

Espero bem que não.

Mesmo que assim fosse alguem haveria de inventar uma forma de mandar isso com os porcos.

muddymind
14-04-2008, 19:45
Sinceramente não percebo qual é a implicância que têm com o UAC... Eu acho que é um dos melhores mecanismos de segurança feitos pela m$. Ele é leve e eficaz!

Basta ver o xp que mesmo um utilizador bem comportado caso não tenha um anti-virus e um anti-spyware no final de 1 mes tá infestado de porcarias vindas de pens com autoruns.inf manhosos a executar executáveis duvidosos, programas para evitar legalidade, etc...

Eu durante o mês passado fiz a experiência de não ter AV durante 1 mês e no final instalei um AV e um anti-spyware para ver como tava e nem 1 único problema!

O mais cómico é quando vejo pessoal a queixar-se da frequência que ele aparece... não consigo perceber pois eu vejo no máximo uma a duas vezes por dia! Claro que há dias em que ando a configurar muita coisa onde o vejo uma série de vezes mas no dia a dia nem por isso. Não será já preguiça de alguns users?

Finalmente existe sempre a ressalva de quem não gosta não usa :P

[]

timber
14-04-2008, 19:45
Então se desejas fazer ao estilo unix é simples, crias uma conta admin com pass e outra limitada e assim sempre que o uac surgir terás de colocar a password da conta de admin.
O uac é bastante seguro sim. Qualquer aplicação que necessite de acesso exclusivo ao sistema tem de "pedir" a prompt do uac e a maioria do malware não o faz, assim este não pode executar mais nada.
As aplicações na qual aparece o uac normalmente são apenas installers, programas que guardam as definições na pasta /program files (normalmente programas não adaptados ao uac) e outros que precisam de aceder aos registos do sistema.
Como te disse o problema não é a password, mas sim (principalmente):
1-a maneira como o UAC é chamado e a disrupção que o mesmo provoca no que se está a fazer.
2-as situações absurdas (para além das necessários) em que o UAC acha por bem aparecer.

lightMC
14-04-2008, 19:53
Como te disse o problema não é a password, mas sim (principalmente):
1-a maneira como o UAC é chamado e a disrupção que o mesmo provoca no que se está a fazer.
2-as situações absurdas (para além das necessários) em que o UAC acha por bem aparecer.

1. isso já é uma questão de hábito :p
2. dá-me um exemplo. programas "not vista ready" não contam.

timber
14-04-2008, 19:57
Habituar-me à maneira como o UAC aparece parece-me algo análogo a habituar a comer porrada ou isso

Quanto ao segundo ponto agora não estou no meu PC particular (onde uso o Vista) e portanto não é tão fácil dar exemplos mas de memória tenho quase a certeza que se quiser usar o Task Manager para ver o que tenho a correr (para além do básico de o evocar) tenho que gramar com o UAC (e não estou a falar de matar processos ou isso), se quiser ver o meu hardware do Não sei o que Manger também é a mesma coisa.

De qualquer maneira se o ponto 1 fosse menos irritante convivia muito melhor com o UAC mesmo como ele é.

lightMC
14-04-2008, 20:05
Habituar-me à maneira como o UAC aparece parece-me algo análogo a habituar a comer porrada ou isso

Quanto ao segundo ponto agora não estou no meu PC particular (onde uso o Vista) e portanto não é tão fácil dar exemplos mas de memória tenho quase a certeza que se quiser usar o Task Manager para ver o que tenho a correr (para além do básico de o evocar) tenho que gramar com o UAC (e não estou a falar de matar processos ou isso), se quiser ver o meu hardware do Não sei o que Manger também é a mesma coisa.

De qualquer maneira se o ponto 1 fosse menos irritante convivia muito melhor com o UAC mesmo como ele é.

Isso no taskmanager é óbvio do porquê. Imagina um virus que te faz kill constantemente aos processos do sistema. Se não fosse necessário dar permissão de admin era "uma festa para eles".
O mesmo se aplica ao Gestor de dispositivos (device manager). (penso que te referias a isto)

timber
14-04-2008, 20:16
Repara que eu sublinhei que não estava a falar de autorizações para mexer em coisas (especialmente matar processos) mas sim consultas.

Seja como for as minhas principais embirrações com o UAC (como acho que se tem vindo a perceber) tem a ver com a forma como o mesmo funciona e não propriamente com o propósito que está por trás do mesmo. Só por isso é que não o desligo. Não sou o super homem e eventualmente posso-me enganar e por isso deixo aquilo ligado.

AFigueira
14-04-2008, 20:23
Os sistemas UNIX não são nada semelhantes no grau de irritação que causam ao utilizador.

Depende sempre do utilizador. Não me faz a mínima diferença escrever sudo e inserir uma password em cada comando (de certa forma é um mecanismo mental que me faz sempre rever o que estou a fazer, pela responsabilidade/consequência de um possível erro), assim como não me irrita muito mais um click no Vista.

É sempre algo muito subjectivo.

Mas também duvido que a Microsoft tenha criado o sistema simplesmente para irritar seja quem for, e não vai ser o UAC que vai impedir os utilizadores de fazerem asneiras, tal é o automatismo que se cria, autorizam tudo e mais alguma coisa sem pensar 2 vezes.

EDIT: Também depende da password, existem passwords e p4$$w0rÐ$ :D

lightMC
14-04-2008, 20:26
Repara que eu sublinhei que não estava a falar de autorizações para mexer em coisas (especialmente matar processos) mas sim consultas.

(Precisas de consultar constantemente os processos do sistema que estão em execução? ou o hardware? :p)

Romani48
14-04-2008, 20:27

@ SP1 isso não acontece ;)

esquiso
14-04-2008, 20:27
Então se desejas fazer ao estilo unix é simples, crias uma conta admin com pass e outra limitada. Usas a limitada e sempre que surgir o prompt do uac terás de colocar a password de admin.

Mas isso não é "ao estilo unix".
Ao estilo unix era tu quando queres fazer algo que realmente importante (e não qualquer coisinha pequena), aumentares os teu privilégios trocando para root on the fly, e fazeres tudo o que quiseres, durante o tempo que quiseres, até fazeres logout da conta de root. Não, não tens de inserir a password de root/admin -sempre- que queres fazer algo (independentemente do UAC estar ou não certo relativamente à real necessidade de permissões mais elevadas).

Sim, o UAC -era- uma boa ideia. Mas não passa disso, infelizmente.

lightMC
14-04-2008, 20:40
Mas isso não é "ao estilo unix".
Ao estilo unix era tu quando queres fazer algo que realmente importante (e não qualquer coisinha pequena), aumentares os teu privilégios trocando para root on the fly, e fazeres tudo o que quiseres, durante o tempo que quiseres, até fazeres logout da conta de root. Não, não tens de inserir a password de root/admin -sempre- que queres fazer algo (independentemente do UAC estar ou não certo relativamente à real necessidade de permissões mais elevadas).

Sim, o UAC -era- uma boa ideia. Mas não passa disso, infelizmente.

Pois não e ainda bem! :D
(Como já sabes) com o sudo ficas tipo 'logged in' durante um certo tempo e por isso o prompt não aparece tantas vezes. Em windows se fosse assim, nesse espaço de tempo em que está 'logged in' podias sem querer executar um "virus" como admin.
Prefiro o 'estilo' uac.

CesarLuc
14-04-2008, 20:50
O UAC é muito chatinho. Até para correr um programa já instalado, ex: ccleaner, ele pede autorização...

lightMC
14-04-2008, 21:03
O UAC é muito chatinho. Até para correr um programa já instalado, ex: ccleaner, ele pede autorização...

é normal, o ccleaner precisa de permissão de admin para aceder ao registo na sua totalidade... entre outros...
Isso agora depende mais de como fazem o programa. Existem funções nele que não precisa de elevação de privilégios.
Quem faz o programa bem pode só "mandar" o prompt do uac quando se executa o "limpador de registo" por exemplo.

timber
14-04-2008, 21:33
(Precisas de consultar constantemente os processos do sistema que estão em execução? ou o hardware? :p)
Existem outros exemplos de pequenas coisas. Mas como disse não tenho aqui o Vista à mão.

@ SP1 isso não acontece ;)
Aleluia

abc
14-04-2008, 21:45
Nenhum dos programas de desenvolvimento que usei há uns tempos para programar FPGAs e processadores PIC funcionava com o UAC ligado, period.

Um amigo meu tinha uma issue ainda melhor, o Vista dele em português confundia-se e gerava mal um caminho no Notepad que o impedia de editar ficheiros neste programa... Desactivava-se o UAC e ficava tudo bem.

Já nem falo do ser irritante mas quem o compara à implementação similar em sistemas UNIX é porque nunca usou UNIX numa daily basis. Experimentem Mac OS X durante uns tempos e vejam a diferença entre o "UAC" do MAC OS e o UAC do Vista.

Já agora, e sem nada a ver, após mais de um ano de Vista, eis que um updatezeco qualquer menor (já pós SP1) finalmente me corrigiu o booting time de 10 minutos que um update qualquer me tinha imposto aquando da instalação do Vista. Só por isso, hoje até estou contente com a Microsoft... Mas esperem! Talvez seja uma política qualquer para eu ficar contente com eles... Enfim....

José Alberto
14-04-2008, 21:47
Questão um pouco off-topic, onde está aquele tópico com o tutorial para que o UAC não bloqueasse o acção do RivaTuner? A muitos (e a mim) daria jeito não só para esse programa mas para muitos outros.

abc
14-04-2008, 21:52
Mas não sei se fique parvo com a Microsoft se com a afirmação:

Viva a liberdade de escolha! Com afirmações destas em porcarias relacionadas com a forma como cada um usa o seu PC, nem quero imaginar o que o autor desta afirmação pensa sobre assuntos digamos mais relevantes e de maior escala.

MultiSpeed
14-04-2008, 22:00
Sinceramente não percebo a implicância com o UAC mais de um ano após a saída do Vista, ainda menos quando vejo uma thread com um título sensacionalista como é o caso desta.

O UAC é uma das medidas mais competentes que a Microsoft tomou em relação ao Windows.

Muitos dos que antes do Vista criticavam fortemente a MS por não fazer um sistema seguro, fiável e robusto, são os mesmos que agora "apedrejam" a MS por ter, finalmente, feito o que eles tanto reclamaram. O Vista é de longe o melhor, mais seguro e mais fiável SO da MS, ponto final.

"Ah e tal, mas até loggado como Admin eu tenho de levar com o UAC?"

Pois é verdade e acho muito bem. De certeza que 99% dos computadores domésticos com o Vista estão neste momento a funcionar tal e qual como foram comprados, ou seja, pela conta de Admin.

Só quando os "average Joes" perceberem a razão da necessidade do UAC (http://www.guiadohardware.net/artigos/uac-windows-vista/) é que talvez se possa prescindir dele em contas de Admin no Windows.

Quanto aos experts, é simples... Não gostam do UAC, acham irritante, absurdo, blá, blá, blá?.... eh pah, desactivam (http://www.petri.co.il/disable_uac_in_windows_vista.htm) essa função do SO!!

Se até dá para desactivar, onde é que está o BIG Problem, afinal de contas?

Enfim... :rolleyes:

timber
14-04-2008, 22:15
Quanto aos experts, é simples... Não gostam do UAC, acham irritante, absurdo, blá, blá, blá?.... eh pah, desactivam (http://www.petri.co.il/disable_uac_in_windows_vista.htm) essa função do SO!!

O teu telemóvel não tem toque de vibração? Às vezes não é bom ter uma função que se manifesta duma maneira diferente do "convencional". Ou só porque o telefone toque tens que ficar automaticamente satisfeito pela maneira como a marca montou a campainha?

lightMC
14-04-2008, 22:23
Mas não sei se fique parvo com a Microsoft se com a afirmação:

Viva a liberdade de escolha! Com afirmações destas em porcarias relacionadas com a forma como cada um usa o seu PC, nem quero imaginar o que o autor desta afirmação pensa sobre assuntos digamos mais relevantes e de maior escala.

É uma opinião. Por mim vinha assim mas claro que teriam de manter a conta de Super administrador igual à do vista (sem uac prompts).

Romani48
14-04-2008, 22:47
sugeria o acalmar dos ânimos ;)

Btw uma coisa que já vi milhentas vezes é que a experiência no Windows Vista varia de configuração para configuração.. e esta configuração já inclui PC + User.. por isso enquanto que para muitos não é nada de especial.. para outros é..

Agora.. uma coisa que vos digo antes de comentarem muito máis é:
Instalar o SP1 ;)

MultiSpeed
14-04-2008, 23:07
O teu telemóvel não tem toque de vibração? Às vezes não é bom ter uma função que se manifesta duma maneira diferente do "convencional". Ou só porque o telefone toque tens que ficar automaticamente satisfeito pela maneira como a marca montou a campainha?

Não me parece que esse exemplo seja o mais adequado. Alterar o tipo de toque num telemóvel em nada afecta a sua segurança e integridade de utilização nem tão pouco é um sistema de protecção "anti nerds". É apenas um componente de "cosmética" e de personalização pessoal, nada mais.

Eu compararia o UAC aos sistemas de segurança activa de um carro desportivo.

Num carro desportivo terás, suponhamos, ABS, ESP, TRC, etc, etc. Esses sistemas estão lá para servirem de segurança aos utilizadores comuns (os tais "average joes") e não aos pilotos profissionais de rally (que também os usam, apesar de tudo).

Esses sistemas estão, normalmente, activos por defeito. Alguns podem ser desligados, mas ao faze-lo qualquer pessoa consciente terá de saber que acabou de prescindir de uma boa percentagem da segurança activa na condução daquela viatura. Se essa pessoa percebe o risco da sua atitude e sabe que tem "unhas" para conduzir assim o carro, tudo bem, pode tirar maior prazer da condução do seu desportivo.

No UAC passa-se exactamente o mesmo, em minha opinião. É um sistema de segurança activa que só deve ser desligado por quem percebe do assunto e por quem tem "unhas" (leia-se "boas práticas") na utilização de um computador. Os restantes devem estar quietinhos porque o UAC foi criado precisamente por causa deles e para eles!

Eu até tenho boas práticas e mantenho o UAC activo, não me incomoda assim tanto. Escrever uma password umas 2 ou 3 vezes por dia (no meu caso) não é irritante ao ponto de prenscindir da segurança extra que o sistema me proporciona.

Mas isso sou eu, outros terão opinião diferente.

Cumps :)

muddymind
14-04-2008, 23:12
Questão um pouco off-topic, onde está aquele tópico com o tutorial para que o UAC não bloqueasse o acção do RivaTuner? A muitos (e a mim) daria jeito não só para esse programa mas para muitos outros.

Na minha sig :P

José Alberto
14-04-2008, 23:30

Obrigado!

Recomendo a toda a gente. Vou guardar ;)

Kill Me
14-04-2008, 23:30
eu tambem concordo, quem percebe do assunto e nao quer levar com os avisos, fácil, basta desactivar o serviço, não demora mais de 1 minuto, eu mal instalei o visto à 1 ano atras, desactivei logo isso...

diogovans
14-04-2008, 23:34

O problema é que essa tal "malta" com o UAC activado nem lê o que aquilo diz, pede sim ou não? "vai sim que eu ainda quero ir ao msn hoje":016:

lightMC
14-04-2008, 23:37
O problema é que essa tal "malta" com o UAC activado nem lê o que aquilo diz, pede sim ou não? "vai sim que eu ainda quero ir ao msn hoje":016:

Mas aí já é problema deles. :P

Only*Me
14-04-2008, 23:48
Sinceramente não percebo qual é a implicância que têm com o UAC... Eu acho que é um dos melhores mecanismos de segurança feitos pela m$. Ele é leve e eficaz!

Basta ver o xp que mesmo um utilizador bem comportado caso não tenha um anti-virus e um anti-spyware no final de 1 mes tá infestado de porcarias vindas de pens com autoruns.inf manhosos a executar executáveis duvidosos, programas para evitar legalidade, etc...

Eu durante o mês passado fiz a experiência de não ter AV durante 1 mês e no final instalei um AV e um anti-spyware para ver como tava e nem 1 único problema!

O mais cómico é quando vejo pessoal a queixar-se da frequência que ele aparece... não consigo perceber pois eu vejo no máximo uma a duas vezes por dia! Claro que há dias em que ando a configurar muita coisa onde o vejo uma série de vezes mas no dia a dia nem por isso. Não será já preguiça de alguns users?

[]

Eu tenho XP só com firewall e funciona aqui que é uma maravilha. Basta não andar em sites duvidosos...

muddymind
14-04-2008, 23:52
Eu tenho XP só com firewall e funciona aqui que é uma maravilha. Basta não andar em sites duvidosos...

Eu falei sem ir a esses sites...

PoolMania
15-04-2008, 00:04
:rolleyes:
Acabei neste momento exacto de vir de uma formatação e fresca instalação do Vista com SP1 integrado.
Porquê? Sypware, Ad-Ware, malware e umas trojinhas.....
Tinha eu o UAC desactivado e "só" a firewall do Vista.
E agora tenho o UAC sempre activo, Avast! desde o inicio e commodo Firewall sempre presente sem a firewall do Vista.

Antes tentei remover todo este pesadelo mas sem resultado! Nem com o trojan Remover, neo o Avast! e nem o SpyBoot e nem nada!!!! Os malditos DLLs infectados não saiam....E o restauar do sistema esteve desactivado numa desesperada tentativa....
E nem em modo de segurança.....

Detectei os problemas quando no Firefox o Google carregava mas pesquisar? Não dava! e certos sites nem a murro abriam....
Portanto não me venham dizer que o UAC não presta....Eu era dos que assim pensavam....Até descobrir os buracos da segurança que podem muito bem ter lixado as passwords incluindo este fórum :rolleyes:

A segurança é sempre chata: Demoram tempo a passar pela segurança de um areoporto... mas preferem ter como companhia uma bomba no avião? Não? então é melhor perderem tempo do que a vida para sempre.....

FerCam™
15-04-2008, 02:27

[]Fala por ti, porque eu uso o xp sem anti-vírus e tenho menos vírus do k quando tinha AV, e experimento programas/jogos menos legais, mas o truque foi mesmo deixar de usar o IE. Alem disso para saber se tenho o sistema limpo uso uma ferramenta mto util o process explorer, e tudo o que sao serviços do windows que n utilizo estão desactivados.

Rob-Zombie
15-04-2008, 02:49
Bem eu das primeiras coisas que fiz quando instalei o vista foi desligar o UAC.
No entanto após alguns meses de utilização do sistema, voltei a liga-lo. Há por ai uns tweaks quaisquer que o tornam menos irritante e assim sendo parece-me um boa pratica de segurança ter isto activo.
Tenho o sistema limpinho e a correr 5*!

Romani48
15-04-2008, 10:20
Fala por ti, porque eu uso o xp sem anti-vírus e tenho menos vírus do k quando tinha AV, e experimento programas/jogos menos legais, mas o truque foi mesmo deixar de usar o IE. Alem disso para saber se tenho o sistema limpo uso uma ferramenta mto util o process explorer, e tudo o que sao serviços do windows que n utilizo estão desactivados.

é obvio que um browser mais seguro é logo uma forma de atrair menos viroses.. porém sem AV tu não garantes que tens menos virús.. garantes é que não sabes se eles estão lá se estiverem.. e as vezes até pode ser uma coisa pequena a mandar informação que digitas.. pode ter se ocupado no explorer.exe ou numa dll e nem notas..

e quanto a serviços é sempre preciso ter cuidado no que se desliga ;)

mas isto já é passar para lá do que a thread nos conta..

o UAC não é só por motivos de segurança.. também nos ajuda a organizar certas informações de programas.. que em vez de ficarem acessíveis a todos fica só destinado a uma conta de utilizador...

MultiSpeed
15-04-2008, 11:47
Fala por ti, porque eu uso o xp sem anti-vírus e tenho menos vírus do k quando tinha AV, e experimento programas/jogos menos legais, mas o truque foi mesmo deixar de usar o IE. Alem disso para saber se tenho o sistema limpo uso uma ferramenta mto util o process explorer, e tudo o que sao serviços do windows que n utilizo estão desactivados.

Yá, realmente!! Se não tens antivirus os virus bem podem estar lá dentro que nem os notas. Há malware, spyware etc que nem afectam o funcionamento do sistema, apenas servem para mandar informação para os seus autores e para lhes permitir entrar na tua máquina quando quiserem.

Mas enfim.... agora há toda uma nova vaga de users que se vangloriam de usar tudo sem protecções e que nada lhes acontece.... até à primeira vez.

Deve ser moda. :rolleyes:

Ricardo C.
15-04-2008, 11:54
Pois, pensam que só por andar em sites que pensam eles que não acontece nada estão limpos, cada um sabe de si.

wviegas
15-04-2008, 12:12
eu ca tenho o meu UAC desactivado... e ainda fui ao registo desactivar o aviso q ele da por estar desactivado...

ate chateia o meu pc estar a perguntar sempre se quero mesmo "fazer isso"... pra isso basta a minha maezinha... :D

se este medo e irritacao que esta malta (mundo tambem) tem pelo UAC continuar tou a ver que o windows seven nao vao ter muitas vendas...

mOrSa
15-04-2008, 17:50
O erro começou no "vamos imitar os sistemas unix!". Depois seguiu-se a correcção do outro erro que cometeram no passado: "Vamos fazer o autorun.inf e permitir que os CDs arranquem em modo automático!". Em seguida nasceu a firewall do windows que filtra até o que não deve...
Sinceramente, esse pseudo-sistema de protecção põe no utilizador toda a responsabilidade, i.e., descarta todo e qualquer problema gerado pelo próprio sistema operativo de modo a que seja o utilizador a sentar-se na cadeira dos réus! Isto é negligência: "eu não sei resolver o problema logo é melhor culpar alguém!". Que política indecente!

Mais ainda, a todos os windows lovers (eu uso diariamente XP só para que se saiba que gosto do SO como ele é) deixem de comparar windows com linux até porque nem sequer são comparáveis. Lá porque um é um desktop manager e o outro é uma linha de comandos com desktop manager, o que os torna algo semelhantes, não quer dizer que ambos sejam iguais.
Se formos ainda mais fundo, a base de cada um pode ser a mesma (uma linha de comandos) mas seguiram rumos diferentes!

Quanto ao UAC não concordo que isso exista até porque o utilizador cai no erro de "Estou habituado a clicar aqui para continuar por isso vou clicar!" é mais forte do que ler o que lá está. Outro grande mal, a meu ver, o excesso de informação das caixas de mensagem! Demasiado para o utilizador. Com o Vista as coisas mantiveram-se quase iguais com alguns benefícios visíveis e com outros entraves para o utilizador avançado. São exemplo disto a detecção as redes wireless e o facto de não conseguir escrever na raíz do disco!

Como remate se é para irritar o utilizador então só o compra quem quer! Vista para mim não obrigado. Nem com SPs nem com mais nada. Mostraram que não são capazes de mudar e redesenhar as coisas tendo como base o zero! O UAC é a prova mais visivel de que não conseguíram eliminar o "autorun.inf" ou não querem... Há muita empresa que vende anti-virus que precisa de sobreviver... deixo-vos isso para pensar!

No dia que o Windows XP deixar de ser eficiente e suficiente para o meu trabalho irei mudar de plataforma. E comigo pelo menos umas 100 pessoas! Linux o Mac Os será o destino!

1abraço!

FerCam™
15-04-2008, 19:03
Yá, realmente!! Se não tens antivirus os virus bem podem estar lá dentro que nem os notas. Há malware, spyware etc que nem afectam o funcionamento do sistema, apenas servem para mandar informação para os seus autores e para lhes permitir entrar na tua máquina quando quiserem.

Mas enfim.... agora há toda uma nova vaga de users que se vangloriam de usar tudo sem protecções e que nada lhes acontece.... até à primeira vez.

Deve ser moda. :rolleyes:De facto, mas aqui ainda não houve 1ª vez, e já la vão 3 anos (nova vaga... :rolleyes:) sem AV e ate mto de vez em quando faço um scan online no panda e no kaspersky e não acusam nada. por isso não quero nada de UAC's para me chatearem, ou ate quem sabe ate "espiar" o que acontece no pc, sim porque não so virus e afins que espiam...

abc
15-04-2008, 19:05
Just for the record, também não uso qualquer tipo de AV no Vista e até hoje, sem UACs e tretas não tive qualquer problema. Limito-me a ter os cuidados básicos tendo em conta que é um sistema Windows.

possessed
15-04-2008, 19:46
Pessoalmente, como sei o que faço no pc não uso o UAC, mas se fosse configurável em níveis ou a possibilidade de adicionar excepções, como numa firewall aí sim seria uma boa ferramenta de protecção para utilizar

PoolMania
15-04-2008, 20:25
Vamos analisar as paredes de Betão da Microsoft no seu Windows Vista:

UAC:
Sabem o que é uma boa troja? É aquela que é instalada por um software qualquer, por exemplo um leitor MP3, O UAC vai avisar que o software necessita de "enfiar" um DDL na pasta System32 do Windows. Dizem logo que não? ;) Origina um imediato erro de instalação.
Dão permissão ao UAC? A troja é instalada juntamente com o DLL mais o leitor de MP3 que por um grande acaso usa esse DLL para poder funcionar ;)

Windows Defender:
O maravilhoso anti-SpyWare que a Microsoft criou para o Vista. Excelente! Mas.......Mas.....CUIDADO porque não é bem assim!!! :rolleyes: Porque tinha eu todos os updates para esta ferramente em dia e mesmo assim levei "só" com algum Spyware e Malware e o Windows defender nem seuqer detectou o cheiro....
Mas o SpyBoot detectou, O Spyware doctor idem, O SpyHunter igualmente e por fim o AD-Ware SE também detectou......
O Windows Defender esse foi praticamente o unico incapaz de evitar a tragédia..... Incrivel!

Firewall do Vista:
Mas porque raios continua a ser o mesmo que no xp: Detecta aquilo que entra no pc mas não detecta aquilo que sai do PC e mesmo quando detecta o que entra o caso é que entra alguma coisa mesmo com aquela caixa de dialogo a perguntar se devo deixar o programa x aceder á Net.....

Em jeito de balanço: Nada substui uma boa firewaall comercial free ou não, um bom AV e um bom programa anti-spyware e Malware.....

Romani48
15-04-2008, 20:36
Firewall do Vista:
Mas porque raios continua a ser o mesmo que no xp: Detecta aquilo que entra no pc mas não detecta aquilo que sai do PC e mesmo quando detecta o que entra o caso é que entra alguma coisa mesmo com aquela caixa de dialogo a perguntar se devo deixar o programa x aceder á Net.....

Em jeito de balanço: Nada substui uma boa firewaall comercial free ou não, um bom AV e um bom programa anti-spyware e Malware.....

firewall: errado! a firewall do windows faz gestão dos ins e outs.. e não é a mesma do XP.. apenas o GUI não está o melhor.. claro que não substitui uma boa firewall comercial.. mas isso é obvio.. ou pensas que a MS ia fazer algo que substituia assim? assim é bom para eles e para os outros.. $$ se é que em entendes :p

BTW tentem não divagar muito sff

PoolMania
15-04-2008, 20:48
Portanto o UAc pode estar desactivado, A firewall também e o Windows defender idem! :p
Tudo trocado por soluções comerciais melhores: Avast!, Commodo Firewall e SpyBoot
E não faço plubicidade :p

Quiker
15-04-2008, 22:20
é Spybot e não spyboot ;)

PoolMania
15-04-2008, 23:25
é Spybot e não spyboot ;)
Obrigado ;)

José Alberto
16-04-2008, 00:00
O AVG AntiSpyware está a detectar 128 "coisinhas" que o Windows Defender nunca detectou. Porreiro pá!

MultiSpeed
16-04-2008, 00:06
O AVG AntiSpyware está a detectar 128 "coisinhas" que o Windows Defender nunca detectou. Porreiro pá!

Podem ter entrado depois da ultima vez que fizeste scan com o Defender.

Para teres a certeza que o Defender não as detecta terias de corre-lo a seguir ao AVG sem que este tivesse limpado essas "coisinhas" antes.

Também é verdade que se a seguir usares outros detectores gratuitos eles vão-te encontrar mais "coisinhas" que o AVG não encontrou... chama-se a isso marketing!! :D

José Alberto
16-04-2008, 00:10
Fiz scan com o Defender precisamente esta tarde mas a conversa do Poolmania chamou-me a atenção ;)

PoolMania
16-04-2008, 00:13
Pois é! Cada um dos softwares para detectar spyware e Malware tem as suas manias.....
Detectam sempre "coisinhas" :p É a politica de vender a imagem..... Resta saber se isso não será publicidade enganosa....

PoolMania
16-04-2008, 00:27
Tweak UAC (http://www.tweak-uac.com/)
Aqui está o que queriam! :003:
Testado e a funcionar. UAC sem chatices para o básico!;)

Mitch
16-04-2008, 02:32
a esmagadora maioria dos programas "maliciosos" são vocês quem os instala voluntariamente, por isso não há UAC que vos salve.
é só idioticamente irritante.
também adoro a paranoia dos "antispywares", que detectam centenas de "spywares" ... também conhecidos como vulgares cookies dos browsers da net, uuuuuu que perigo.
a única justificação pessoal que encontro para ter anti-virus é por causa das pendrives que têm em 99% dos casos virus, por causa da sua utilização em centros de fotocopias :P

maikkano
16-04-2008, 13:43
Sinceramente não percebo a implicância com o UAC mais de um ano após a saída do Vista, ainda menos quando vejo uma thread com um título sensacionalista como é o caso desta.

Desde o momento em que não percebeste o título (e nao leste a noticia com olhos de ler) que estás em erro. tu e muita gente que postou que usou o tema do UAC para discutir se é seguro ou nao. é seguro, mas não concordas que usa um método um bocado ofensivo?... para mim é, mas se gostas de ver janelas a aparecer no ecrã não posso discutir.

O UAC é uma das medidas mais competentes que a Microsoft tomou em relação ao Windows.
Juntamente com o botão de desactivar

Muitos dos que antes do Vista criticavam fortemente a MS por não fazer um sistema seguro, fiável e robusto, são os mesmos que agora "apedrejam" a MS por ter, finalmente, feito o que eles tanto reclamaram. O Vista é de longe o melhor, mais seguro e mais fiável SO da MS, ponto final.

Fizeram um sistema seguro para o utilizador, sem dúvida nenhuma. mas não estou a falar em segurança no tópico mas sim o objectivo de "chatear o utilizador" até que ele deixe de mexer no que "nao deve".

e claro que o S.O. é o melhor, a microsoft tb aprende com os erros

"Ah e tal, mas até loggado como Admin eu tenho de levar com o UAC?"

Pois é verdade e acho muito bem. De certeza que 99% dos computadores domésticos com o Vista estão neste momento a funcionar tal e qual como foram comprados, ou seja, pela conta de Admin.

Só quando os "average Joes" perceberem a razão da necessidade do UAC (http://www.guiadohardware.net/artigos/uac-windows-vista/) é que talvez se possa prescindir dele em contas de Admin no Windows.

claro, os defensores do sistema poderiam andar à porrada com aqueles que detestam o sistema (como eu) mas a questão deste tópico, e daí a notícia para os bons entendedores é que uma das razões pela que a microsoft implementou este esquema de janelas em que pára o trabalho por completo serve também para que os utilizadores comuns deixem de mexer em algo que nao devam!

senão o tópico estava nomeado como "Microsoft criou o UAC no Vista SÓ para irritar o utilizador"

patati patata patati e estão mais protegidos dos virus. claro que estão mais protegidos dos virus. mas é como o exemplo dos carros que deste. eles deveriam ter uma sirene dentro para apitar sempre que o condutor "average joe" vá a mais de 120km/h?

vais na auto-estrada com a sirene oueoueoueoueoueoue do porto a lisboa? se houvesse, desligavas. ficava menos seguro mas escusavas de ouvir o apito irritante.

espero que toda a gente entenda (antes de me mandar farpas) que esta notícia que coloquei aqui dava conta de que o UAC foi tornado irritante de propósito pela microsoft. seja seguro ou nao seja seguro, não é a questão do tópico.

a questão é que, pela enésima vez, a microsoft fez irritante de propósito.

um bem haja

PoolMania
16-04-2008, 21:31
Ainda não se percebeu um ponto de Vista:
Quando executam um Setup.exe o UAC pede permissão certo? Dão essa permissão e vão instalar uma troja ou um Virus, Para mim troja é virus também.
Portamto o UAC não é de forma nenhuma aquilo a que se chama de segurança. ;)

lightMC
16-04-2008, 21:36
Quando executam um Setup.exe o UAC pede permissão certo? Dão essa permissão e vão instalar uma troja ou um Virus, Para mim troja é virus também.

Tu executas todos os setups que te metem à frente?

PoolMania
16-04-2008, 21:52
Tu executas todos os setups que te metem à frente?
Sacas um freeware de um site que tem software free para download, um leitor de MP3 por exemplo e esse Setup.exe está infectado......
O UAC limita-se a pedir permissão mais nada!

Portanto diz-me lá para que serve o UAC? É um Anti-Virus?

PJTuga
16-04-2008, 21:57
Eu também já me habituei ao UAC.
o UAC não é nenhum antivirus.
O XP não tem UAC e sabem qual é o resultado? vejam a quantidade de posts que aqui aparecem a pedir ajuda por causa dos "virus das pen's"!!!

O user acount control serve essencialmente para ter a certeza de que foi o utilizador que o executou!

e quem não gosta, simplemente pode desactivar.
E não me venham dizer que o vista depois começa a avisar que o uac está desligado, porque o xp faz o mesmi se desligarem a firewall ou o antivirus!

PoolMania
16-04-2008, 22:06
Eu também já me habituei ao UAC.
o UAC não é nenhum antivirus.
O XP não tem UAC e sabem qual é o resultado? vejam a quantidade de posts que aqui aparecem a pedir ajuda por causa dos "virus das pen's"!!!

O user acount control serve essencialmente para ter a certeza de que foi o utilizador que o executou!

e quem não gosta, simplemente pode desactivar.
E não me venham dizer que o vista depois começa a avisar que o uac está desligado, porque o xp faz o mesmi se desligarem a firewall ou o antivirus!

:eek: O Virus? Diz-me lá: eu dou-te um leitor de MP3 infectado pelo Virus e tu executas e o UAC avisa-te PERIGO!!!! VIRUS!!!! Certo? E tu não executas porque tens a certeza que é um virus.....

Então o problema está mais do que resolvido!!! Basta o UAC para quê um Anti-Virus?:D

PJTuga
16-04-2008, 22:14
:eek: O Virus? Diz-me lá: eu dou-te um leitor de MP3 infectado pelo Virus e tu executas e o UAC avisa-te PERIGO!!!! VIRUS!!!! Certo? E tu não executas porque tens a certeza que é um virus.....

Então o problema está mais do que resolvido!!! Basta o UAC para quê um Anti-Virus?:D

Queres que te faça um desenho?
se no xp fizeres duplo clique numa pen/mp3 infectado o virus é logo executado sem te aperceberes!

no vista isso não acontece!!!

até hoje ainda não instalei nenhum antivirus e não tenho problemas.
Eu nunca disse que o UAC substitui um antivirus!

PoolMania
16-04-2008, 22:35
Queres que te faça um desenho?
se no xp fizeres duplo clique numa pen/mp3 infectado o virus é logo executado sem te aperceberes!

no vista isso não acontece!!!

até hoje ainda não instalei nenhum antivirus e não tenho problemas.
Eu nunca disse que o UAC substitui um antivirus!
Interessante.......
O UAC avisa-te do Virus......
pronto: Fiz a seguinte experência noutro pc que está para ser formatado: Com o UAC activo executei um software que eu sei que está infectado por um virus....O UAC pede-me permissão para executar o Setup.exe.....Dou.....e acontece o quê????? O software mais o virus é instalado sem o UAC dizer mais nada!!!!

Sim faz lá o tal desenho.

lightMC
16-04-2008, 22:43
Interessante.......
O UAC avisa-te do Virus......
pronto: Fiz a seguinte experência noutro pc que está para ser formatado: Com o UAC activo executei um software que eu sei que está infectado por um virus....O UAC pede-me permissão para executar o Setup.exe.....Dou.....e acontece o quê????? O software mais o virus é instalado sem o UAC dizer mais nada!!!!

Sim faz lá o tal desenho.

Claro que não protege de todos os casos! Mas isso é óbvio.

recomendo a leitura -> http://en.wikipedia.org/wiki/User_Account_Control

PoolMania
16-04-2008, 22:49
Claro que não protege de todos os casos! Mas isso é óbvio.

recomendo a leitura -> http://en.wikipedia.org/wiki/User_Account_Control
Sim já tinha lido.
Agora finalmente já chegamos a algum lado. ;)
Eu não quero de forma nenhuma dizer para se andar com o UAC desactivado, como foi dito acima, é opção de cada um.
Agora andarem a dar ás pessoas falsas sensações de segurança....Isso é que não.
Um Anti-Virus é sempre importante!
Senão porque é que o centro de segurança do vista avisa se não tiverem nenhum anti-virus e tendo o UAC activo? ;)

apocalypto
16-04-2008, 22:49
A primeira coisa que fiz quando instalei o Vista foi desactivar o UAC...dizer que aquilo é irritante é favor! Aquilo dá cabo do juízo a qualquer um!

Romani48
16-04-2008, 23:01

errado...

o UAC também tem defesas pós elevação... exemplo:
com um AV activo e o UAC, pelo menos a partir de X updates no caso deste exemplo, e deixas de conseguir instalar o famoso crack do bootloader..

exemplos que são esquecidos nestas discussões..

PoolMania
16-04-2008, 23:05
errado...

o UAC também tem defesas pós elevação... exemplo:
com um AV activo e o UAC, pelo menos a partir de X updates no caso deste exemplo, e deixas de conseguir instalar o famoso crack do bootloader..

exemplos que são esquecidos nestas discussões..
Pode ter mas não detectou o virus quando fiz a experiência e o Avast! detecta....

Romani48
16-04-2008, 23:07
ele bloqueia alguns.. não trata deles nem a sua maioria.. também por isso é que não é um anti virus lol

lightMC
16-04-2008, 23:11
Um Anti-Virus é sempre importante!

Eu não tenho antivirus, tenho o windows defender desligado, não uso spybot nem outro anti-spyware que seja, e como firewall só tenho a do Windows sem controlo de trafego de "saída" e não apanho um único virus . Como explicas isto?

PoolMania
16-04-2008, 23:24
Eu não tenho antivirus, tenho o windows defender desligado, não uso spybot nem outro anti-spyware que seja, e como firewall só tenho a do Windows sem controlo de trafego de "saída" e não apanho um único virus . Como explicas isto?
Porque tu não executaste qualquer programa malicioso e nem foste a sites web maliciosos.
Eu estive como tu e apanhei uma troja mais outro malware.

apocalypto
16-04-2008, 23:33

Eu tenho o AVG (antivírus), o Lavasoft adware(antispyware) e a Firewall do Windows. Também desligo o Windows Defender, e até agora não tive qualquer tipo de problemas com vírus.

lightMC
16-04-2008, 23:50
Porque tu não executaste qualquer programa malicioso e nem foste a sites web maliciosos.
Eu estive como tu e apanhei uma troja mais outro malware.

Enganaste. Por acaso passo muitas vezes por sites maliciosos mesmo com o IE :p e o windows não apanha bixarada.

helderxl
17-04-2008, 11:33

Só uma questão : sempre que ligo a placa da banda larga , lá vem o belo do pop-up... com este guia isso desaparece, mesmo numa conta de utilizador ? O problema está que o programa não está no computador, quando se liga a placa ele faz o autorun.exe a partir da drive...

muddymind
17-04-2008, 23:51
Só uma questão : sempre que ligo a placa da banda larga , lá vem o belo do pop-up... com este guia isso desaparece, mesmo numa conta de utilizador ? O problema está que o programa não está no computador, quando se liga a placa ele faz o autorun.exe a partir da drive...

O guia é para correr programas no arranque da sessão de utilizador... O que pedes só é possível caso a placa já esteja ligada durante o arranque... Agora se apenas for colocada após o arranque então não te vai servir de nada...

nemesis26
18-04-2008, 00:08
Nunca me deu dores de cabeça nem nunca me irritou...

Assim sei que nada é instalado ou executado o que seja estranho sem minha autorização.

greven
18-04-2008, 00:17

E se não tens antivirus como é que sabes? :p

Fia-te na virgem e não corras.

O UAC é um sistema útil mas irritante. Já era mais que tempo da Microsoft implementa algo do género. Pena que não seja como o do Unix, mas bem pensado. Não chateia a cada peido que damos. Este é particularmente irritante e a Microsoft admite-o... 0.o

lightMC
18-04-2008, 00:49

O UAC é um sistema útil mas irritante. Já era mais que tempo da Microsoft implementa algo do género. Pena que não seja como o do Unix, mas bem pensado. Não chateia a cada peido que damos. Este é particularmente irritante e a Microsoft admite-o... 0.o

Simples, HijackThis (http://www.trendsecure.com/portal/en-US/tools/security_tools/hijackthis/download) diz-te tudo. ;)

Mitch
18-04-2008, 01:04

é como na vida - se tiveres comportamentos responsáveis, é improvável que apanhes certas doenças.
eu já não tenho antivirus e sei que não vou apanhar virus. a razão? nunca apanhei virus. nunca.

é claro que os teus programazinhos vão detectar tudo e mais alguma coisa - se nunca encontrassem nada, tu deixavas de os usar porque eram irrelevantes. é do interesse dos fabricantes de anti/virus/spyware/etc fazer-vos acreditar que correm incrível risco, quando na realidade isso é bastante improvável.

tenho duas irmãs. uma delas tem o computador cheio de virus de 3 em 3 meses. a outra já apanhou um ou outro mas foram situações em que foi ela que instalou os programas infectados :P. a configuração dos computadores delas é a mesma, e usam as duas antivirus. tudo se resume aos comportamentos que cada uma tem.

muddymind
18-04-2008, 01:27
tenho duas irmãs. uma delas tem o computador cheio de virus de 3 em 3 meses. a outra já apanhou um ou outro mas foram situações em que foi ela que instalou os programas infectados :P. a configuração dos computadores delas é a mesma, e usam as duas antivirus. tudo se resume aos comportamentos que cada uma tem.

Basta andarem em escolas ou universidades onde os computadores não têm protecção nenhuma para depois veres quantos não apanham com as pen's... nos dias de hoje é bastante difícil não se apanhar NADA de tempos a tempos...

Bad_Cop
18-04-2008, 01:48
o tipo citado na noticia tem razão: os software makers habituaram-se a usar os previlégios adminitrativos por tudo e por nada. mas, como tudo na vida, isso começa nos hábitos de cada um. quantos de vós tem uma conta limitada para usar no dia a dia e uma de administrador para "administrar" (duh!) quando necessário? quantos de vós recorre ao "run as" na na conta limitada quando precisa que um processo especifico seja executado com previlégios adminitrativos? no entanto todos se queixam que o windows é menos seguro que linux, que OS X, etc. pois, mas a culpa, em muitas das situações é vossa.

PoolMania os teus exemplo são demasiado tendensiosos, desculpa que te diga. Tu sacas um freeware qq da net e assumes que é seguro? Eu não. E se queres que te dê um exemplo em como algo como o UAC pode dar jeito, eu dou. Imagina tu que estás a instalar um player de video, um desses freeware que sacas-te de um site. O UAC diz que vai alterar o registo. Eu, que uso o MPC à anos, pergunto-me: para quê? se calhar aqui há coisa, não? O mesmo para um editor de fotos, o mesmo para um jogo, para um player de musica, enfim.. Há tanto, mas tanto software que requer previlégios administrativos sem necessidade.. Eu compreendo que um jogo precise de lançar outro aplicativo, um anti-cheat por exemplo, para jogar online, mas porque tem o anti-cheat de ter previlégios administrativos, como vi acontecer recentemente no pc de um colega? É óbvio que o UAC não substitui um antivirus, mas que trás mais segurança, isso trás. Até porque há antivirus que dão falsos positivos a torto e a direito. Eu sou fan do nod32, e muito recentemente troquei-o, no pc dos meus pais, pelo kaspersky. Foi incrivel a quantidade de falsos positivos que ele se queixou, principalmente nos jogos estilo msn que a minha mãe costuma jogar. E já nem falo dos virus que te podem aparecer antes do AV ter actualizado. Não achas que aí dá jeito teres algo a avisar-te se o programa (o tal freeware que sacas-te) vai alterar algo que não deve?

E quanto ao argumento que o UAC faz um aviso e as pessoas carregam em sim, nem vale a pena comentar.. É como aqueles individuos que têm relações sem preservativo e depois admiram-se quando a rapariga está grávida.. É preciso ter conhecimento e responsabilidade, como tudo na vida. Por muito user friendly que um software seja é sempre preciso noção do que se está a fazer e com a quantidade de informação hoje disponivel na net, só não se informa quem não quer. Aliás, a microsoft até costuma ser explicita nos sites que apresenta em caso de problemas.

O objectivo destas declarações é precisamente que as pessoas se virem contra os programadores que aí andam que vão pelo caminho mais fácil e dão previlégios a tudo e mais alguma coisa. Mesmo em linux se começa a ver isso de vez em quando.. É claro que há exemplos abusivos e esses, pelo que parece, estão ou serão corrigidos com o tempo.

Só um pouqinho de OT, vocês vivem felizes sem AV, ok. Imaginem é que um dos vossos amigos do peito vos mete um trabalho na pen, ou um jogo, ou qq outra coisa e mal a pen entra no pc puff.. fez-se o chocapic. É certo que mais tarde se calhar até encontram o virus, com o hijack diz, mas e se ele estragou alguma coisa importante? pior, se enviou, por exemplo, os jpegs da pasta os meus documentos para alguem e daí a uns tempos as vossas fotos com a namorada na praia aparecem na net? Cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguem, just a warning. Estou a ser extremista, é certo, mas eu preocupo-me com a minha segurança. Acho que ter um pouco de cuidado pode poupar muitos trabalhos. Quando saem à rua à noite não levam 2 quilos de ouro ao pescoço nem um ou dois telemoveis a piscar no bolso, ou levam?

PS: não estou, de maneira nenhuma, a defender a microsoft nisto ou naquilo. o meu portátil corre ubunto 4 dias por semana e windows na aula de sexta e para dar uns tiros no fim de semana.. mas acho que um bom principio mal implementado é melhor que um mau principio bem implementado.

Mitch
18-04-2008, 01:51
Só um pouqinho de OT, vocês vivem felizes sem AV, ok. Imaginem é que um dos vossos amigos do peito vos mete um trabalho na pen, ou um jogo, ou qq outra coisa e mal a pen entra no pc puff.. fez-se o chocapic.

regra nº1 - desligar o autorun. nunca mais apanhas esses virus.

greven
18-04-2008, 03:11
é como na vida - se tiveres comportamentos responsáveis, é improvável que apanhes certas doenças.
eu já não tenho antivirus e sei que não vou apanhar virus. a razão? nunca apanhei virus. nunca.

é claro que os teus programazinhos vão detectar tudo e mais alguma coisa - se nunca encontrassem nada, tu deixavas de os usar porque eram irrelevantes. é do interesse dos fabricantes de anti/virus/spyware/etc fazer-vos acreditar que correm incrível risco, quando na realidade isso é bastante improvável.

Não é assim tão simples. Tu não vais a sites manhosos, eu também não. Eu uso o Firefox, firewall e percebo alguma coisa de segurança de redes, de sistema operativo, etc. Vem o meu irmão cá a casa, trabalha numa escola pública, aquilo é um antro de virus? O que faço? Recuso-me a aceitar-lhe a pen? É que no outro dia foi ele que me infectou com um virus, quando abri o computador estava com trojans e o raio, não, não era paranoia do Antivirus. Eu vi as consequências. Deixei de poder abrir .docs entre outras coisas.

Cada um sabe de si, mas eu não dispenso um antivirus.

Nem todos os virus são desse tipo, os que vêm na pen. Imagina que abres um .doc, este tem macros... Entre outras coisas. Mas hey, não estou a dizer para usares AV. :p Como disse, cada um sabe de si.

Bad_Cop
18-04-2008, 13:36

regra para quem? eu prefiro ter um AV a alertar-me para um virus do que ter de prescindir de features que me dão jeito. mas isso sou eu.

anyway, o tópico não é sobre isso.

Mitch
18-04-2008, 16:50
regra para quem? eu prefiro ter um AV a alertar-me para um virus do que ter de prescindir de features que me dão jeito. mas isso sou eu.

vamos lá ver: o teu anti-virus conhece todos os virus? não, pois não?
então o que é mais seguro? evitar que o autorun te instale virus (sejam conhecidos ou não), ou confiar cegamente que o antivirus vai fazer o seu trabalho (não há nenhuma garantia)?

HecKel
18-04-2008, 21:33
anyway, o tópico não é sobre isso.

Bingo!

Voltem lá ao tema da thread, sff ;)

Romani48
21-04-2008, 14:59
New! Windows Weekly 55: User Annoyance Control (http://www.twit.tv/ww55) - Leo and Paul discuss Windows 7 build 6519, Gartner's Windows collapse prediction, UAC created to annoy users, and the Linux-based Shuttle KPC....

_PrEdAt0r_
21-04-2008, 18:26
n kerendo fugir mt ao topico...mas à pala do UAC vi-me grego para salvar um projecto que estava a desenvolver na pasta .../public tudo pk o UAC nao me deixou trocar o nome da pasta...foi a gota de água para eu desactiva-lo