View Full Version : Ajuda com switch!!!
Boas pessoal!!
Eu ando a procura de um switch de 24 portas com ligaçao de fibra optica e que as portas tambem sejam de fibra optica...
Alguem me pode ajudar??
aluminium23 08-04-2008, 17:54 Cisco, HP ProCurve, Alcatel-Lucent?
Cisco, HP ProCurve, Alcatel-Lucent?
de preferência cisco
aluminium23 08-04-2008, 19:07 Cisco:
Cisco Catalyst 3560-E Series Switches (http://www.cisco.com/en/US/prod/collateral/switches/ps5718/ps7078/product_data_sheet0900aecd805bac22.html);
Cisco Catalyst 3560 Series Switches (http://www.cisco.com/en/US/prod/collateral/switches/ps5718/ps5528/product_data_sheet09186a00801f3d7d.html)
Alcatel:
OmniSwitch 6600 (http://www1.alcatel-lucent.com/products/productsummary.jsp?category=Enterprise&productNumber=os6000&subCategory=LAN+Platforms)
OmniSwitch 6800 (http://www1.alcatel-lucent.com/products/productsummary.jsp?category=Enterprise&productNumber=tcm%3A228-221691635&subCategory=LAN+Platforms)
OmniSwitch 6850 (http://www1.alcatel-lucent.com/products/productsummary.jsp?category=Enterprise&productNumber=tcm%3A228-804611635&subCategory=LAN+Platforms)
Cisco:
Cisco Catalyst 3560-E Series Switches (http://www.cisco.com/en/US/prod/collateral/switches/ps5718/ps7078/product_data_sheet0900aecd805bac22.html);
Cisco Catalyst 3560 Series Switches (http://www.cisco.com/en/US/prod/collateral/switches/ps5718/ps5528/product_data_sheet09186a00801f3d7d.html)
Alcatel:
OmniSwitch 6600 (http://www1.alcatel-lucent.com/products/productsummary.jsp?category=Enterprise&productNumber=os6000&subCategory=LAN+Platforms)
OmniSwitch 6800 (http://www1.alcatel-lucent.com/products/productsummary.jsp?category=Enterprise&productNumber=tcm%3A228-221691635&subCategory=LAN+Platforms)
OmniSwitch 6850 (http://www1.alcatel-lucent.com/products/productsummary.jsp?category=Enterprise&productNumber=tcm%3A228-804611635&subCategory=LAN+Platforms)
Mas e switchs de entrada de fibra optica e distribuição de fibra optica? ou entrada fibra optica e saida de cabos de rede rj45?
aluminium23 08-04-2008, 19:14 Mas e switchs de entrada de fibra optica e distribuição de fibra optica? ou entrada fibra optica e saida de cabos de rede rj45?
Não percebi.
Aquilo que ele pretende, na minha óptica, é um switch empresarial, de 24 portas, com portas que suportem fibra. Quero acreditar, que ele não está a perguntar por um switch com 24 portas de fibra!
Não percebi.
Aquilo que ele pretende, na minha óptica, é um switch empresarial, de 24 portas, com portas que suportem fibra. Quero acreditar, que ele não está a perguntar por um switch com 24 portas de fibra!
Pelo que eu percebi e um switch com 24 portas de fibra!
Ele diz em cima portas de fibra tambem...
aluminium23 08-04-2008, 19:20 Então, tenho algumas perguntas ao lsamad, que são essenciais para a ajuda:
- Para que fim é o Switch?
- Quantas ligações a fibra são?
Então, tenho algumas perguntas ao lsamad, que são essenciais para a ajuda:
- Para que fim é o Switch?
- Quantas ligações a fibra são?
Eu sou o companheiro de trabalho! lol tambem te posso responder...
E assim a ideia e ligar um switch na cave (entrando fibra optica no uplink) e depois fazer uma distribuiçao de fibra optica por 6 andares em que entra em cada switch (1 por andar), fibra optica tambem! Fazendo ligaçao aos respectivos computadores, mas ai ja pelo simples cabo de rede!
Basicamente a ideia era ter na cave um switch que fizesse distribuição de fibra optica!
aluminium23 08-04-2008, 19:52 As portas sendo RJ45, levam "adaptadores", chamados Mini-GBIC, onde podes ligar os cabos de fibra óptica.
Não sei o vosso orçamento, mas aquilo que posso dizer, é que o que pretendem, é extremamente caro.
As portas sendo RJ45, levam "adaptadores", chamados Mini-GBIC, onde podes ligar os cabos de fibra óptica.
Não sei o vosso orçamento, mas aquilo que posso dizer, é que o que pretendem, é extremamente caro.
Pois foi o que pensamos! Se calhar vamos deixar a fibra optica de lado e fazer uma ligação mais simples!
Switch na cave de onde sai um cabo de rede para cada piso (ao seja 6), onde liga ao switch do respectivo piso, fazendo a distribuição para cada tomada cat 6!
Ja agora uma duvida.....se precisarmos de mais switchs por piso, uma ligaçao em cascata e o melhor? Porque e aquela coisa.....se falha o switch do meio la se vai a rede, para baixo!
aluminium23 08-04-2008, 20:07 Pois foi o que pensamos! Se calhar vamos deixar a fibra optica de lado e fazer uma ligação mais simples!
Switch na cave de onde sai um cabo de rede para cada piso (ao seja 6), onde liga ao switch do respectivo piso, fazendo a distribuição para cada tomada cat 6!
Ja agora uma duvida.....se precisarmos de mais switchs por piso, uma ligaçao em cascata e o melhor? Porque e aquela coisa.....se falha o switch do meio la se vai a rede, para baixo!
Chama-se redundância. E sim, podes por em "cascata", ou seja, Stack. É uma questão de configurações.
Os Switch Alcatel-Lucent também são Switch/Routers. Esqueci-me de dizer. Existem os OmniSwitch 6200 que são só Switch.
Quantos computadores vão ser ligados por piso?
Chama-se redundância. E sim, podes por em "cascata", ou seja, Stack. É uma questão de configurações.
Os Switch Alcatel-Lucent também são Switch/Routers. Esqueci-me de dizer. Existem os OmniSwitch 6200 que são só Switch.
Quantos computadores vão ser ligados por piso?
Tamos a falar mais ou menos 150 pcs por piso, ou seja nao chega um switch por piso! lol vi isso agora! :p
aluminium23 08-04-2008, 20:14 Existem sempre os Chassis! :P
Qual o vosso orçamento?
Existem sempre os Chassis! :P
Qual o vosso orçamento?
Nao temos orçamento, mas temos que ver o melhor qualidade/preço!
aluminium23 08-04-2008, 20:39 Podem sempre fazer stack dos switches.
Quanto a estes (http://www.cisco.com/en/US/products/ps6545/index.html) Cisco, não sei se dá para fazer stack, mas penso que sim.
Em relação aos Alcate-Lucent, já falei no 6200, que podes fazer stack até 8 equipamentos.
Uma coisa, isto é um projecto real, ou é académico?
tem se discutido muito para estes lados!!! gosto disso:016:
mas estou a ver que esta complicado..
mas aquilo dos adaptadores parece bem.. e o profe tambem so falava em redundancia. lool
para o nosso trabalho nao nos interessa muito routers. estamos a falar so de nivel 2.
aconselhas a fazer com cabo de rede??
Podem sempre fazer stack dos switches.
Quanto a estes (http://www.cisco.com/en/US/products/ps6545/index.html) Cisco, não sei se dá para fazer stack, mas penso que sim.
Em relação aos Alcate-Lucent, já falei no 6200, que podes fazer stack até 8 equipamentos.
E academico.
Mas se fizermos stack dos switchs e aquela coisa, o do meio falha o que tao ligado a esse tambem falham! Nao ha uma maneira de se um falhar, so falha os pcs que tao associados a esse switch?
Podem sempre fazer stack dos switches.
e um trabalho academico:003:
o que mais nos preocupa e o que o prof quer é que haja essa tal redundancia que tu falas em cima..
e isso a nos esta-nos a dar cabo da mioleira, pois sempre que pensamos numa maneira o prof descobre algo e falha tudo..
aluminium23 08-04-2008, 20:51 A redundância nunca é 100% garantida, ou seja, pode haver sempre falhas. Mas para que o sistema seja altamente redundante, é necessária muita complexidade na rede, logo diversos equipamentos. Nesse caso em particular, é possível, mas é quase que obrigatório andar com muitas "manobras", que para um simples computador, é, quanto a mim, desnecessário.
Quando falo de redundância, presume-se que estamos a falar de sistemas complexos, onde estão ligados vários equipamentos, entre eles, máquinas importantes, como é o caso de servidores. Agora, como já disse em cima, para as ligações a computadores de secretária, não vale a pena.
EDIT:
tem se discutido muito para estes lados!!! gosto disso:016:
mas estou a ver que esta complicado..
mas aquilo dos adaptadores parece bem.. e o profe tambem so falava em redundancia. lool
para o nosso trabalho nao nos interessa muito routers. estamos a falar so de nivel 2.
aconselhas a fazer com cabo de rede??
Se é só switching, não vale a pena então subir para routing, ou seja, os equipamentos acima do 6200 da Alcatel estão fora de questão. Os Cisco, penso que são apenas switches, mas não tenho a certeza.
Sim, ligações a Giga. Não descarto a hipótese de Fibra Óptica, pois são muitas máquinas...
o que mais nos preocupa e o que o prof quer é que haja essa tal redundancia que tu falas em cima..
e isso a nos esta-nos a dar cabo da mioleira, pois sempre que pensamos numa maneira o prof descobre algo e falha tudo..
É a ciência do Design de redes :P
nos também não queremos uma trabalho muito sofisticado e "poderoso". queremos algo barato e que funcione.
Como já foi dito temos mais ou menos 150 computadores distribuidos por 5 pisos.. e nos estavamos a pensar em meter 4 switches por piso para ligar a esses pcs... o problema agora que nos surge e que se falhar um switch que so afecte os que tao ligados.. e o prof também falou que os swithes tem que suportar vlan.. isso faz altera de alguma forma a nossa maneira de pensar?
Ou seja em cada piso o primeiro switch liga no uplink o cabo vindo da cave......do downlink do primeiro vai um cabo de rede para o uplink do segundo e por ai fora! Certo?
2º Pergunta: Os pisos tambem tem uma cobertura wirelless! Pode sair o cabo de rede de um desses switches a um acess point e ta feito?
aluminium23 08-04-2008, 21:20 nos também não queremos uma trabalho muito sofisticado e "poderoso". queremos algo barato e que funcione.
Como já foi dito temos mais ou menos 150 computadores distribuidos por 5 pisos.. e nos estavamos a pensar em meter 4 switches por piso para ligar a esses pcs... o problema agora que nos surge e que se falhar um switch que so afecte os que tao ligados.. e o prof também falou que os swithes tem que suportar vlan.. isso faz altera de alguma forma a nossa maneira de pensar?
Não. Os switches são mesmo para criar Vlans :)
Ou seja em cada piso o primeiro switch liga no uplink o cabo vindo da cave......do downlink do primeiro vai um cabo de rede para o uplink do segundo e por ai fora! Certo?
2º Pergunta: Os pisos tambem tem uma cobertura wirelless! Pode sair o cabo de rede de um desses switches a um acess point e ta feito?
Sim, mais ou menos isso. Se tiveres a fazer stack, é uma questão de "olhar para o bicho" e ver o que liga ao que.
Para wireless é mais complicado. Não tenho a certeza se dessa forma funciona, mas é uma questão de pesquisar.
tu conheces o packet tracer??
aluminium23 08-04-2008, 21:45 tu conheces o packet tracer??
Apenas de nome.
É um programa que simula a rede que nos vamos criar...
Tu que deves estar dentro do assunto qual é o switch de 48 portas que aconselhas??? os da cisco sao os melhores??
Vlans + Spanning Tree?
Precisam mesmo de fibra óptica?
Vlans + Spanning Tree?
Precisam mesmo de fibra óptica?
so vlans..
nos queriamos meter mas ao que parece da um trabalhao de primeira.. pelo menos da maneira que inicialmente tavamos a pensar
aluminium23 08-04-2008, 21:54 É um programa da Cisco, se não me engano.
Sim, Cisco são os melhores. Embora não esteja muito familiarizado com Cisco. Estou mais ao par dos Alcatel-Lucent.
Os da lista que postei. Ainda há mais modelos, é uma questão de ler as especificações de cada um.
convinha ser da cisco pois como dizes-te muito bem e um programa da cisco. convem usar switch da cisco..
isto de ter que agradar aos profs... loool
aluminium23 08-04-2008, 22:29 Então força, daquela lista, estão alguns. Existem mais, mas é preciso procurar. :P
so vlans..
nos queriamos meter mas ao que parece da um trabalhao de primeira.. pelo menos da maneira que inicialmente tavamos a pensar
Porque não a parte de spanning tree? "Resolve" o problema da redundância.
Não. Os switches são mesmo para criar Vlans :)
Sim, mais ou menos isso. Se tiveres a fazer stack, é uma questão de "olhar para o bicho" e ver o que liga ao que.
Para wireless é mais complicado. Não tenho a certeza se dessa forma funciona, mas é uma questão de pesquisar.
Sim, funciona. Podes ligar AP's a switchs que a "coisa" funciona bem. Já fiz algumas implementações desse género.
Quanto ao projecto, quando acabei o secundário também fiz um projecto parecido, com a diferença de ser individual (podem existir mais diferenças, mas vocês também não deram pormenores sobre o âmbito e as indicações que receberam).
aluminium23 09-04-2008, 09:28 Porque não a parte de spanning tree? "Resolve" o problema da redundância.
Sim, realmente, isso é verdade.
Sim, funciona. Podes ligar AP's a switchs que a "coisa" funciona bem. Já fiz algumas implementações desse género.
Óptimo. Na verdade nunca fiz nenhuma implementação dessas. :)
vamos ver o que é que vai sair daqui:lol:
mas obrigado pela ajuda..
boas aluminium23
olha conheces algum access point que receba fibra optica??
aluminium23 10-04-2008, 15:06 boas aluminium23
olha conheces algum access point que receba fibra optica??
Não. :)
Ja encontramos switch de distribuição de fibra optica! ;)
Tivemos a falar com o nosso prof e pelos vistos podemos por uma rede toda High-Tech, o patrão da empresa e um mãos largas! lool
aluminium23 10-04-2008, 16:24 Ja encontramos switch de distribuição de fibra optica! ;)
Tivemos a falar com o nosso prof e pelos vistos podemos por uma rede toda High-Tech, o patrão da empresa e um mãos largas! lool
Óptimo!
Já agora, qual é o switch?
Óptimo!
Já agora, qual é o switch?
Cisco Catalyst 3560E-12D
Cisco Catalyst 3560E-12D
12-port 10GbE X2 (or TwinGig) switch $20,000 Now! OMG 15 000 euros???
aluminium23 10-04-2008, 16:43 Cisco Catalyst 3560E-12D
Cisco Catalyst 3560E-12D
12-port 10GbE X2 (or TwinGig) switch $20,000 Now! OMG 15 000 euros???
Foi precisamente da lista que eu coloquei:
Cisco:
O preço, é normal. :D
Não é um switch caseiro. :P
Foi precisamente da lista que eu coloquei:
O preço, é normal. :D
Não é um switch caseiro. :P
Podes crer! Tanta coisa e ja tinhas dito o switch a tanto tempo! lol:D
Surgiu outra cena! :\ E preciso ter intregração de voz! Eu sei que tem algo a ver com o PPCA (Posto Particular de Comutação Automática), mas nao faço a minima como e que se faz! Que tipo de aparelhos tamos a falar?
Ja andei a pesquisar e preciso de um voice panel!
Neste caso e preciso varios voice panel por piso? Tamos a falar de 150 Pcs por piso! E um voice panel pode ser ligado a um switch?
aluminium23 10-04-2008, 17:22 Ja andei a pesquisar e preciso de um voice panel!
Neste caso e preciso varios voice panel por piso? Tamos a falar de 150 Pcs por piso! E um voice panel pode ser ligado a um switch?
Sinceramente, não faço a mínima ideia.
Sinceramente, não faço a mínima ideia.
Depois de uma pesquisa ja percebi mais ou menos ;)
Tem que se ter um PPCA no bastidor da cave, na qual sai cabos de rede para os pisos que vao ligar aos paineis de voz!
Ja agora fica aqui pode ser que ajude alguem! lol
freefall2870 11-04-2008, 18:20 O que vale é que não é para uma implementaçãoa a sério, senão a empresa ia à falência!
Deixa ver...
Para ser funcional e barato escolhia Dlink, optima relação qualidade/preço. Optava para core alguns switches de 24 portas SFP interligados com fibra (permite colocar módulos de fibra óptica) e em cada piso vários switches 10/100 de 48 portas ou de 24 portas Gigabit com 2 módulos de fibra óptica. Interligava com 2 cabos de fibra cada switch e configurava com STP para redundancia das ligações. Juntava-he também um sistema de UPS com boa autonomia, com gerador de preferência. Tudo era ligado num bastidor central com cablagem estruturada e interligada com a central telefónica standard (ou VoIP) e vários bastidores mais pequenos em cada piso para facilidade de ligações
|
|