View Full Version : Criar VPN entre dois sitios diferentes

Dark_nc
07-04-2008, 16:26
Tenho dois escritórios em localizações diferentes. A minha ideia era instalar um programa num escritório e a partir do outro escritório conseguir trabalhar nesse programa. A minha net é sapo ADSL, tenho um router smc. É possível configurar essa vpn com algum software? É preciso ter ip fixo? Vou ter que ter um windows server?

pascasso
07-04-2008, 22:30
boas,

um programa como? Para isso podes usar o VNC.

freefall2870
08-04-2008, 17:30
VPN podes ter de diversas formas:

- teres um windows server 2003 na empresa com a porta de VPN aberta. Tu ligas-te directamente ao IP da empresa a partir do PC de casa. Caso seja dinamico, podes sempre configurar um DNS dinamino (por ex. dydns.org).

- teres um router na empresa que aceite ligações VPN. Neste caso é semelhante ao anterior.

- Teres um router ligado ao router da empresa com uma VPN. Este método é mais complicado, mas mais transparente para o utilizador.

Para acederes à aplicação, remote desktop no 2003 server, radmin ou VNC. Se for a aplicação for pequena, acede directamente.

daylight ghost
09-04-2008, 17:06
Eu tenho o mesmo problema, tenho de criar uma soluçao para os utilizadores de um escritorio poderem aceder via remota. Estou inclinado para a criaçao de uma vpn, mas o vnc tambem parece ser boa escolha... que sugeris?

obrigado

pascasso
09-04-2008, 17:09
boas,

isso depende. O VNC é muito fácil de configurar, já o VPN, se não tiveres conheciementos de redes, pode ser complicado. Eu, só por um questão de comodidade escolheria VNC.

aluminium23
09-04-2008, 17:23
E no que toca a segurança?

daylight ghost
10-04-2008, 13:42
boas,

isso depende. O VNC é muito fácil de configurar, já o VPN, se não tiveres conheciementos de redes, pode ser complicado. Eu, só por um questão de comodidade escolheria VNC.

Eu andei de volta disso cá no escritório, quando estava a tentar criar uma VPN pelo routere em workgroup vi-me a rasca tanto que so consegui cria-la quando instalei o windows 2003. A VPN é mais ou menos simples de utilizar, se nao estiverem grandes coisas entre o rementente e destinatario.

Consegui por a funcionar entre minha casa e de um colega.

Vou optar pelo VNC só pelo caso, aquilo é gratuito para empresas nao é?

daylight ghost
10-04-2008, 13:43
E no que toca a segurança?

VNC nao sei, mas VPN tens a ligaçao sobre IPSec que te permite boas personalizaçoes, claro que quanto mais segurança, para um leigo, mais complicada é a configuraçao.

aluminium23
10-04-2008, 15:02
VNC nao sei, mas VPN tens a ligaçao sobre IPSec que te permite boas personalizaçoes, claro que quanto mais segurança, para um leigo, mais complicada é a configuraçao.
Sim, eu sei. :)

Estava era a referir-me à segurança em VNC.

Dark_nc
10-04-2008, 15:31
O VNC permite estarem vários users a acederem remotamente ao mesmo pc?

daylight ghost
10-04-2008, 16:34
Aparentemente sim:

http://www.realvnc.com/vnc/how.html

Quanto a segurança a versao free nao tem encriptaçao mas tem segurança por autenticaçao pass do VNC. As versoes pagantes já possuem mais metodos.

PTNetSurfer
10-04-2008, 18:46
o HAMACHI não te serve? é bastante fácil e intuitivo de configurar... tens todas as vantagens de uma lan à distancia... :D

olha aqui, http://pt.wikipedia.org/wiki/Hamachi...
depois podes usar vnc, ambiente de trabalho remoto, whatever... sobre o hamachi...(basicamente vai de encontro às VPN, mas é fácil de configurar além de ser freeware)...

cumpz

SagresMetal
11-04-2008, 19:29
Podes usar o Cliente VPN TheGreenBow (http://www.thegreenbow.pt)
Da para fazer uma vpn entre dois PC, mas é sempre melhor fazer uma vpn : Client-to-Gateway.
Para Isto basta teres um router VPN (Draytek, Linksys, etc) no escritório e no pc de casa o Cliente VPN TheGreenBow. Não é muito complicado configurar.